Colégio
Diocesano: o nosso lugar de educação e amor. Pág. 05
Entrevista com Luciana Brentano sobre Educação Bilíngue. Pág. 04
MOSSORÓ - setembro de 2023 | Ano XXVIII | Nº 121 www.diocesanosantaluzia.com.br | cdslmossoro @diocesanosantaluzia | cdslmossoro
DIOCESANO SANTA LUZIA: Lugar de Educação Bilíngue!
Pensar em educação bilíngue é sinônimo de pensar pouco a pouco em novas oportunidades e caminhos que se abrem em contextos educacionais e profissionais. Em um ambiente escolar, a educação se mostra como aliada para se inserir no cenário globalizado e modernizado em que vivemos atualmente. Nossa esperança e nossa missão residem também na constante evolução do nosso colégio, responsável pela formação de crianças e jovens há gerações e gerações, para que todos possamos crescer juntos enquanto cidadãos globalizados no mundo moderno. PÁG.7
Fotos: Pedro Vale e cedida
NOSSO LUGAR DE CONQUISTAS
Primeiro semestre mantém
histórico de conquistas no CDSL
COLÉGIO DIOCESANO ALCANÇA GRANDES MARCOS EM EDUCAÇÃO E ESPORTE EM 2023
Oprimeiro semestre de 2023 começou e se encerrou com tudo para o nosso colégio, com inúmeras conquistas alcançadas por nossos alunos e professores em diferentes âmbitos pedagógicos, como as olimpíadas de conhecimento e os esportes. Dentre os destaques nos primeiros seis meses do ano, ressaltamos os marcos que nos trouxeram o melhor resultado da cidade de Mossoró, como as 30 medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), as 9 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a equipe de 3 alunos que conquistou medalha de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), os 41 alunos que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e, por último, mas não menos importante, o resultado da Olimpíada Canguru de Matemática, em que também alcançamos a marca de melhor resultado da história da escola na aplicação presencial com 95 medalhas, sendo 2 de ouro, 18 de prata, 29 de bronze e 46 de honra ao mérito.
Ainda no que diz respeito às olimpíadas de conhecimento, o segundo semestre promete continuar a trajetória de bons resultados para o Diocesano Santa Luzia, com nossos alunos tendo sido preparados continuamente dentro e fora de sala de aula com atividades especí cas para cada área. Em algumas das olimpíadas que serão realizadas na reta nal do ano, já estamos em fases decisivas, como na Olimpíada do Futuro (Sapientia), Olimpíada de Medicina (Vitalis), Olimpíada de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), Olimpíada de Matemática do Rio Grande do Norte (OMRN), Olimpíada Brasileira de Cartograa (OBRAC), Olimpíada Brasileira de Geogra a e Ciências da Terra (OBG), Olimpíada Brasileira de Quí-
mica (OBQ) e Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte (OQRN). Outras competições, além disso, ainda não tiveram as fases iniciais realizadas, mas já contam com a presença de equipes do Diocesano con rmadas, como a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), Olimpíada Nacional de E ciência Energética (ONEE) e Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF).
Para além de olimpíadas, o Diocesano também deu show no que diz respeito aos esportes. Com grande tradição e histórico na área, o educandário alcançou feitos marcantes na primeira metade deste ano, sobretudo devido à realização dos XXIV Jogos Interdiocesanos do Nordeste (JINES), com sede em Mossoró. Até agora, algumas das mais importantes marcas que nosso educandário conquistou incluem: campeão sub-14 do JINES 2023 e campeão da Inter-regional do JUVERNS 2023 (futsal masculino); campeão sub-14 do JINES 2023 (voleibol feminino); campeão sub-14 da Regional e da Inter-regional do JUVERNS 2023, campeão sub-14 do JINES 2023, campeão sub17 do Quadrangular da Amizade e campeão sub-17 da Copa IG (voleibol masculino); campeão sub-17 da Inter-regional do JUVERNS 2023 (voleibol de praia masculino); campeão sub-15 do JINES 2023 (tênis de mesa feminino); campeão sub-14 do JINES 2023 (futebol society masculino); campeão sub-14 da Inter-regional do JUVERNS 2023 (badminton masculino); campeão sub-13 no JINES 2023 (natação); e campeão geral de Mossoró e 3º lugar geral no Campeonato Estadual 2023 (karatê).
Como conclusão dessa primeira parte do ano, destacamos também as importantes conquistas trazidas pelo nosso karatê no Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, conquistando 46 medalhas (9 de ouro, 14 de prata e 23 de bronze).
O karatê é sempre um grande destaque em nosso colégio
Arte, dança e beleza nos inspiram todos os dias
O Grupo Diocecena de Dança, por m, não cou de fora das conquistas, uma vez que alcançou destaque absoluto em diferentes categorias dos
festivais FENDAFOR, em Fortaleza (1º lugar em cinco modalidades), e No Palco, em Natal (1º lugar também em cinco modalidades).
3 Mossoró, setembro de 2023
Os valores do esporte são muito importantes para nossa missão pedagógica As conquistas nos motivam a irmos sempre além
Fotos: Pedro Vale
EDUCAÇÃO BILÍNGUE
LUCIANA BRENTANO
DOUTORANDA EM PSICOLINGUÍSTICA E MESTRE EM LETRAS PELA UFRGS
DIOCESANO INFORMA: Como funciona, para crianças, o processo de aprendizado de uma nova língua no âmbito escolar?
LUCIANA BRENTANO: O processo de aprendizado de uma nova língua no ambiente escolar, para crianças, geralmente envolve uma abordagem imersiva, ou seja, é uma experiência em que as crianças cam expostas de forma constante e abrangente à língua alvo, vivenciando as rotinas e aprendizados não apenas na língua materna delas, mas também na nova língua que está sendo aprendida. A língua alvo é introduzida gradualmente em atividades cotidianas, como conversas, jogos, canções e tarefas de aprendizado. As crianças tendem a absorver a nova língua de maneira natural, construindo vocabulário e estruturas gramaticais conforme interagem com colegas e professores.
DI: Esse processo de bilinguismo pode impactar de alguma forma na aprendizagem da língua nativa ou no desenvolvimento da criança?
LB: Com certeza. Os benefícios de uma educação bilíngue são vastos e impactantes. Estudos indicam que o bilinguismo recon gura a estrutura e o funcionamento da mente, estimulando áreas cerebrais distintas, especialmente quando se trata de inibir
Henry era do Grupo IV da UNIFAM quando o Diocesano implantou o projeto bilíngue na escola. Desde então, nós nos encantamos com a proposta de um ensino totalmente lúdico, com imersão diária na Língua Inglesa. Sabendo-se que a criança tem uma capacidade de aprendizado maior, o contato desde pequeno com a língua fez com que hoje ele tenha um certo domínio do inglês, com pronúncia perfeita e falando com bastante naturalidade e segurança!”
LEILENE CAROLINO, mãe de aluno
O que eu gosto do ensino bilíngue do Colégio Diocesano é a forma com que aprendemos brincando e com atividades de forma interativa. É muito legal aprender dessa maneira. O bilíngue hoje é a minha atividade predileta de fazer na minha rotina de estudos”
HENRY CAROLINO, aluno do 6º ano
uma língua para utilizar outra. E esse exercício cognitivo pode aprimorar a habilidade de resolver de problemas, potencializar a criatividade, o raciocínio e o controle executivo e até mesmo melhorar a exibilidade cognitiva necessária para lidar com as situações do dia a dia. Além disso, o aprendizado de novas línguas pode também enriquecer a aprendizagem da língua materna porque as evidências mostram que há uma in uência bidirecional entre as línguas dos bilíngues porque elas estão sempre ativas no cérebro.
DI: Existe uma idade certa para que a criança possa iniciar o seu processo de educação bilíngue?
LB: Não há uma idade certa, mas a infância é geralmente considerada a melhor fase para iniciar a educação bilíngue pois as vias neuronais da criança estão muito maleáveis e abertas a novas experiências. Além disso, crianças mais novas tendem a ser mais receptivas a novos idiomas e podem desenvolver pronúncia mais acurada. Eles aprendem a nova língua de forma implícita, ou seja, brincando e construindo conceitos nas duas línguas, portanto, se tornando bilíngues compostos. Ser um bilíngue composto implica construir seu repertório linguístico a partir de duas línguas, simultaneamente. Isso permite que o sujeito se comunique efetivamente em diversas situações e contextos, usando a língua mais adequada para cada momento. Mas isso não signi ca que após essa fase não seja mais possível aprender um novo idioma. Signi ca que a infância traz mais vantagens.
DI: O que caracteriza uma escola bilíngue?
LB: Uma escola genuinamente bilíngue transcende a mera introdução de línguas estrangeiras na grade curricular; ela se dedica a um diálogo intercultural que fomenta o uso prático das línguas em diferentes contextos. Através desse enfoque, os estudantes não apenas expandem seu repertório linguístico em ambas as línguas, mas também desenvolvem repertório acadêmico, pensamento crítico e re exões a partir dos conteúdos e habilidades que são desenvolvidos a partir das línguas. O cerne de uma escola bilíngue reside na integração das línguas ao currículo, onde o foco se estende para além do ensino linguístico isolado. O objetivo é duplo: não só ensinar as línguas em si, mas também ministrar conteúdos acadêmicos por meio dessas línguas. Essa abordagem implica em uma colaboração intensa entre os diversos professores, todos empenhados na formação de cidadãos bilíngues/
multilíngues que possam atuar de forma global.
DI:Quais os benefícios que a educação bilíngue pode oferecer hoje a crianças e jovens no Brasil?
LB: Conforme comentado anteriormente, os estudos indicam que o bilinguismo recon gura a estrutura e o funcionamento da mente, trazendo aprimoramento para as funções executivas. O controle inibitório, que é uma habilidade das funções executivas, tende a se desenvolver precocemente em crianças bilíngues de 4 ou 5 anos, em comparação com as crianças monolíngues. Portanto, a educação bilíngue oferece uma série de benefícios, que vão além do desenvolvimento cognitivo, pois adicionam uma vantagem competitiva no mercado de trabalho globalizado, aumentando as possibilidades de comunicação, de compreensão intercultural e a capacidade destes sujeitos, de acessar recursos e informações em diferentes línguas.
Em resumo, ser bilíngue nos dias de hoje traz consigo benefícios incontestáveis, in uenciando o desenvolvimento cognitivo, cultural e até mesmo social. Aprofundar o conhecimento em mais de uma língua expande horizontes culturais e aprimora a percepção e o respeito pelo mundo ao nosso redor. A educação bilíngue, quando verdadeiramente incorporada, não apenas ensina línguas, mas também potencializa mentes e cria cidadãos globais prontos para enfrentar os desaos de um mundo cada vez mais interconectado.
Pedro Vale e arquivo pessoal
4 Mossoró, setembro de 2023
ENTREVISTA
Fotos:
Colégio Diocesano: o nosso lugar de educação e amor
INSTITUIÇÃO CELEBRA, JUNTO A ALUNOS E FAMÍLIAS, IMPORTANTES MOMENTOS DO SEMESTRE
OColégio Diocesano Santa Luzia, ao longo de toda a sua história centenária, sempre prezou pelo fazer de um exercício pedagógico aliado a variadas outras atividades culturais, sociais e esportivas que auxiliassem o desenvolvimento educativo das crianças e jovens. Durante o primeiro semestre letivo de 2023, não seria diferente, uma vez que diversos momentos importantes marcaram o cotidiano de todos que fazem nossa escola.
No último do mês de maio, celebrado na Igreja Católica como o Mês Mariano, realizamos a cerimônia de Coroação de Nossa Senhora. Reunindo estudantes, pais e funcionários, o evento é uma forma de louvor à Virgem Maria, com momentos de re exão e oração para que possamos sempre continuar, a exemplo da mãe de Jesus, éis discípulos de Cristo, nosso salvador, em toda sua in nita fé e bondade.
Em consonância com o Mês Mariano, a exemplo de Maria, as mães também foram grandes homenageadas pelos estudantes em maio. No Colégio Diocesano, as famílias constituem um importante aspecto do cotidiano escolar das crianças e jovens, como a verdadeira base na vida de cada um deles.
As Festas da Família, realizadas todos os anos, são celebradas em maio e em agosto, para homenagear mães, pais, avós e demais entes queridos, auxiliando a fortalecer ainda mais a relação entre as famílias e o nosso educandário.
Já no mês de junho, as festas de São João preencheram de vida e alegria os corredores do nosso educandário.
Relação entre família e escola é o pilar de nosso colégio
Cultura é um importante elemento presente no dia a dia do Diocesano e comemorar as festividades e tradições do Nordeste contribui para mantermos vivos os costumes tão ricos de nosso povo e nossa terra. Ao longo de todo o mês, as turmas de todos os segmentos do colégio vestiram suas melhores roupas quadriculadas e estamparam seus melhores sorrisos para abraçar também a arte poética da literatura potiguar e regional, culminando em um lindo espetáculo com as quadrilhas do nosso São João Literário.
Por falar em Nordeste e tradições regionais, o Colégio Diocesano Santa Luzia teve a honra de sediar, em 2023, os XXIV Jogos Interdiocesanos
do Nordeste. Durante uma semana, no início do mês de julho, recepcionamos 16 escolas diocesanas de sete estados diferentes do Nordeste, além de mais outros colégios convidados da cidade de Mossoró. Com o objetivo de estabelecer e fomentar um intercâmbio social, cultural, religioso e, sobretudo, esportivo entre alunos e escolas, os Jogos Interdiocesanos do Nordeste celebram também a pluralidade cultural e a importância do esporte para o desenvolvimento de crianças e jovens da região.
Por m, destacamos ainda a realização de importantes momentos cientí cos e culturais com nossos alunos. Neste ano, tivemos a Semana de
Arte e Ciência, com a segunda edição da Feirinha de Ciência Kids do Dió (FECIKIDS), além de mais uma edição da nossa consagrada DIOTECARTE. Por estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais até o Ensino Médio, ambos os eventos desenvolvem autonomia e protagonismo nas crianças e jovens, com abordagens teóricas e práticas variadas. Na certeza de que os próximos meses continuarão com excelentes momentos, ansiamos pelo novo semestre como uma grande oportunidade para continuarmos juntos em um processo de crescimento pela melhor qualidade de educação.
5 Mossoró, setembro de 2023
Pedro Vale
EVENTOS
Fotos:
EDUCAÇÃO BILÍNGUE
tem projetos inovadores no Diocesano
APRENDIZAGEM DE NOVAS LÍNGUAS POSSIBILITA MUITAS OPORTUNIDADES
Pensar em educação bilíngue nos dias e tempos de hoje é sinônimo de pensar pouco a pouco em novas oportunidades e caminhos que se abrem em contextos educacionais e pro ssionais. Em um ambiente escolar, responsável pela formação de crianças e jovens, a educação se mostra continuamente como uma das grandes aliadas para se inserir cada vez mais no cenário globalizado e modernizado em que vivemos atualmente.
Mais especi camente, para além da educação bilíngue e da aprendizagem de um novo idioma, a Língua Inglesa, em especial, é cada vez mais requisitada. Ao pensarmos que estamos todos inseridos dentro de um contexto global, sobretudo com o crescente uso de tecnologias e mídias digitais, o Inglês se destaca como língua mais utilizada na comunicação internacional devido ao seu forte histórico nos últimos tempos.
A parceria que o Colégio Diocesano Santa Luzia nutre com o International School desde 2019 é pensada a partir dessa perspectiva. O programa bilíngue, reconhecido pela Revista Educação como o melhor do Brasil, contribui grandemente para que o nosso educandário esteja sempre evoluindo no âmbito bilíngue, com diferentes projetos e atividades com estudantes e pro ssionais de diferentes segmentos. Pensada a partir disso, uma das maiores novidades deste ano, por exemplo, está na oferta, junto à Faculdade Católica do RN, da pós-graduação em Alfabetização, Letramento e Bilinguismo para nossos professores da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais.
Como mais uma consequência dos inúmeros frutos resultantes da relação entre nosso Diocesano e o International School, fomos representados pelo diretor Pe. Charles Lamartine no pioneiro programa “International Bilingual Education Experience”, uma proposta originada entre a International School e a International Space Center. A experiência, que reuniu gestores de diferentes colégios ao redor do Brasil visando a expansão da educação bilíngue no país, aconteceu no Kennedy Space Center e no Space Life Sciences Laboratory, ambos complexos espaciais dos Estados Unidos vinculados à NASA.
As atividades bilíngues de Língua Inglesa implementadas no Diocesano incluem, entre outras, a realização de projetos como Day Camps, Science Weeks, Art Weeks. Cada um com sua especi cidade, os projetos vão além do simples ensino e aprendizagem das estruturas e funcionamentos da língua: eles se utilizam do Inglês inserido em disciplinas gerais e atividades cotidianas, o que facilita que os alunos possam aprender integralmente a serem uentes.
Destacamos também, por m, a realização do maior evento bilíngue do nosso Colégio Diocesano: o Dió International Week. No mês de setembro, o projeto mobiliza toda nossa escola em uma semana inteiramente voltada para o Inglês, com apresentações culturais, confecção de projetos cientí cos e vivências lúdicas, tudo baseado na metodologia STEAM
de aprendizagem (que mescla ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).
Com grande dedicação, o ensino bilíngue e a aprendizagem de línguas adicionais como o Inglês vêm se mostrando como poderosos instrumentos de
crescimento pessoal e pro ssional, tanto para alunos, quanto para professores. Nossa esperança reside na constante evolução do nosso colégio, para que todos possamos crescer juntos enquanto cidadãos globalizados no mundo moderno.
6 Mossoró, setembro de 2023
Ensino em Inglês é parte fundamental do programa curricular do Diocesano
Pedro Vale e cedida
LUGAR DE INOVAÇÃO
A matemática e o protagonismo nos projetos pedagógicos
PROPOSTA UNE COMPONENTES CURRICULARES COM ATIVIDADES COTIDIANAS DOS ALUNOS
Desenvolver o aprendizado em uma disciplina pode ser tarefa difícil quando a concentração e o interesse estão em baixa. Criar novos e diferentes métodos de ensino, dentro do contexto escolar, torna-se um dos principais objetivos a serem alcançados por professores para estimular crianças e jovens quando se trata de um conteúdo tão importante quanto a Matemática.
No cenário do Diocesano, ao longo do ano, são desenvolvidas variadas ações práticas para que os estudantes de diferentes idades e segmentos de ensino possam colocar as mãos na massa e aprender conceitos, operações e proporções matemáticas enquanto participam de atividades lúdicas e interagem entre si socialmente.
Com a implementação do Novo Ensino Médio e a chegada dos Itinerários Formativos para as turmas das 1ª séries, as aulas de Matemática também ganharam uma roupagem mais moderna. Ao aproveitar a oportunidade da nova metodologia
de ensino, os alunos e alunas puderam utilizar os conceitos matemáticos na hora de cozinhar na nossa Cozinha Experimental Pão de Milho. Medidas, proporções, temperaturas, minutos, unidades... tudo no ambiente vira uma nova perspectiva de aprendizado ao se utilizar de noções básicas com as quais lidamos todos os dias no nosso cotidiano.
Um outro grande destaque nas atividades da disciplina no Colégio Diocesano ca por conta do Circuito de Matemática. Uma iniciativa pensada para as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, O evento busca também estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico e organização de ideias. Por meio de situação de compra e venda, jogos personalizados e trocas de experiências, o circuito possibilita caminhos que utilizem instrumentos e recursos favoráveis ao aprendizado, proporcionando ao educando um ambiente prazeroso e motivador.
Fotos: Pedro Vale
Fortalecer o ensino e o entendimento da Matemática ultrapassa diariamente desa os para tornar a disciplina mais atrativa e interessante aos olhos dos estudantes. Ao contextualizar conteúdos e práticas e criar conexões reais com o cotidiano para além da sala de aula, esperamos permitir que os alunos participem ativamente dos processos educativos e se sintam cada vez mais motivados a perceberem o quanto a Matemática é fundamental para o nosso mundo moderno.
Pe. Sátiro
Por: Pe. Philipe Villeneuve
NOVOS PADRES PARA A DIOCESE DE MOSSORÓ
Nos últimos meses, a Diocese de Mossoró celebrou a ordenação de mais quatro padres, formados em nosso Seminário Santa Teresinha e que agora dedicam-se ao serviço do povo de Deus. O primeiro foi o Pe. Mário Augusto da Costa, ordenado em 1º de junho, no Vila Caiçara, município de Paraná/RN, paróquia de Senhora Santana, Luís Gomes. Este, hoje, desempenha seu serviço de assistência pastoral como vigário paroquial da Paróquia de Menino Jesus de Praga, em Mossoró.
Em 1º de julho, no Brasil, durante Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, foram ordenados em Assu os padres Zacarias Eusébio da Costa Júnior e Wennel Narciso de Oliveira, ambos naturais da Paróquia de São João Batista, desta cidade. O primeiro está a serviço, como vigário paroquial, da Paróquia de São Miguel, que abrange os municípios de São Miguel, Coronel João Pessoa e Venha Ver. O segundo, hoje, é vigário paroquial na Paróquia de São Francisco de Assis, nos municípios de José da Penha, Água Nova e Riacho de Santana.
O último, ordenado em 4 de agosto, foi o Pe. Philipe Villeneuve Oliveira Rego, natural da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Pau dos Ferros e Rafael Fernandes. A celebração aconteceu na Igreja Matriz desta paróquia, uma igreja que tem quase três séculos de história e conta com uma média de trinta lhos padres, espalhados em todos os locais do mundo e nos mais diversos carismas.
Desta mesma paróquia, são também naturais os nossos diretores Pe. Sátiro Cavalcanti e Pe. Charles Lamartine, este último tendo também no mesmo dia celebrado 12 anos de sua Ordenação Presbiteral. O recém ordenado permanece no Colégio Diocesano, auxiliando a Profª. Glaudionora Silveira na Direção Pedagógica e como Vice-Reitor do Seminário Santa Teresinha,
sendo responsável pela formação daqueles que estão na etapa do discipulado/filosofia.
AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES
Estamos celebrando no Brasil o III Ano Vocacional do Brasil com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado na passagem dos discípulos de Emaús, em Lc 24. A proposta para este ano é tentar despertar em nossas comunidades a consciência de que todos somos chamados a uma vocação especí ca. Somos chamados por Deus ao serviço do Reino e, neste, a diversidade é comunicada através da unidade gerada em Cristo Jesus.
Durante o mês de agosto há sempre um toque especial para se re etir as vocações. Em nosso Colégio Diocesano, também, este tema será pauta de algumas das re exões com nossos alunos e alunas, buscando sensibilizar cada pessoa sobre o chamado que o Senhor nos faz, primeiro a viver o amor para que o projeto de Deus seja vivido no mundo, depois entender de que modo essa vocação se manifesta na vida, seja como ministro ordenado (bispos, padres e diáconos), como religiosos (freis e freiras), na vida laical ou vocação matrimonial.
4 DE AGOSTO, DIA DO PADRE
Além da ordenação celebrada este ano, outros padres também celebram seu aniversário de ordenação, neste dia em que se celebra São João Maria Vianney, padroeiro dos padres. Além de nosso diretor Pe. Charles Lamartine, temos também o Pe. Victor Santos, da paróquia de Santana, Luís Gomes/RN; Pe. Cornélio, que conclui seu doutorado em Roma; Pe. Ilário da Paróquia de Martins; Pe. Daelson, da Paróquia de Portalegre; Pe. Frederico Gurgel, que está na Diocese de Palamares/PE e Pe. Miqueias que também reside em Roma. Nossas felicitações e o desejo de um fecundo ministério a todos.
7 Mossoró, setembro de 2023
de Matemática
cotidiano Diferentes métodos de ensino visam estimular os estudantes
Aprendizagem
se dá por meio do
Diocesano segue com cronograma de atividades pedagógicas Projetos de ensino visam marcar segundo semestre letivo
VEM POR AÍ!
Colégio Diocesano investe na ampliação de projetos inovadores
DIOCESANO DIOCESANO SANTA LUZIA PREPARA NOVAS ATIVIDADES PARA ALUNOS E FAMÍLIAS
Ao m do primeiro semestre de 2023, o Colégio Diocesano Santa Luzia encerra um período de grandes realizações e conquistas, continuando a construir a história e o legado de umas das principais referências de ensino em Mossoró e região. Seja no âmbito educacional, cultural, esportivo ou social, nossa escola está sempre em busca da melhor educação humana, crítica e sensível para alunos e famílias.
Para dar início à segunda metade do ano letivo, recepcionamos toda a nossa equipe de professores e coorde-
nadores na Jornada Pedagógica, para continuarmos com a nossa missão de educar crianças e jovens da melhor maneira. Com o tema “Diocesano é o nosso lugar”, nos dois dias de planejamento, participamos de palestras, conversas e importantes reflexões acerca do exercício pedagógico nos dias atuais. Grande momento e oportunidade para seguirmos em frente juntos no processo de crescimento pela melhor qualidade da educação.
Ademais, o nosso calendário pedagógico segue para o segundo semestre repleto de novas atividades e projetos
para os diferentes segmentos do colégio, todos pensados em especial para as necessidades e interesses dos alunos. Semana dos Avós, Semana dos Pais, Festa da Família, Circuitos de Matemática, Dió International Week, Diolímpico, Projeto Temático da UNIFAM, Semana da Criança, ações do Setembro Amarelo e Dia de Santa Luzia, são apenas alguns dos exemplos das incríveis atividades que teremos pela frente. No Ensino Médio, sobretudo para as turmas das 3ª séries, o segundo semestre também signi ca um período de preparação mais intensa visando o
ENEM, um grande passo para os estudantes que signi ca o início de seus futuros enquanto pro ssionais.
Após mais de 120 anos de história do Colégio Diocesano Santa Luzia, o nosso amor pela educação só aumenta. Ano após ano, fazemos de nossa missão prezar pela qualidade de ensino, pelo per l de nossos alunos e pela competência de nossa equipe pedagógica, administrativa e técnica. Com metade do ano de 2023 tendo passado e nos trazido tantas conquistas, esperamos ansiosos pelo que ainda está por vir!
8 Mossoró, setembro de 2023
Fotos: Pedro Vale