CRA VIRTUAL FEV/MAR 2019

Page 5

CAPAC I TAÇÃO

Profissão Em setembro de 1965, a Lei Federal nº 4.769 propiciou o reconhecimento oficial da categoria profissional e também da Ciência da Administração, ao definir o Administrador como profissional habilitado legalmente pelo diploma no curso superior de Técnico de Administração. Ao mesmo tempo, determinou a criação de um Conselho Federal, bem como de instâncias regionais, para registrar e fiscalizar o exercício da profissão. Posteriormente, em junho de 1985, a Lei nº 7.321, mudou o termo Técnico de Administração para Administrador.

ENTREVISTA com Roselis Mazuchetti

mercado de trabalho, com o objetivo de obter subsídios para que o Sistema CFA/ CRAs possa desenvolver ações estratégicas, visando à normatização, ao aperfeiçoamento e à valorização da categoria profissional. A pesquisa nacional é regionalizada por Estado. A pesquisa é realizada a cada quatro anos. A última foi em 2015 e a próxima será neste ano. Ainda assim, pretendemos microregionalizar a pesquisa com amostra apenas para o Estado do Paraná e focar nos municípios, para que possamos entender o caminho mais adequado para a formação do futuro profissional de Administração. Esta é apenas uma proposição que será analisada pelos pares e plenária. 2 - Qual o balanço a senhora faz sobre a atuação da Câmara de Formação Profissional em 2018? E quais são os planos para 2019? A atuação da Diretoria de Formação profissional de 2018 está apresentada no relatório da última gestão. O plano para 2019 é realizar cursos para Administradores em especial para a formação de consultores de micro e pequenas empresas. No dia 28 de fevereiro estivemos em reunião com a FIA/ USP para a realização destes cursos que serão semipresencial e pretendemos levar a todas as regiões do Paraná.

1- O que exatamente essa pesquisa de cursos pretende identificar? Por exemplo, a pesquisa pretende analisar cenários e identificar tendências para a Administração no Estado do Paraná? O CFA já realiza uma pesquisa que abrange os cursos de Administração, egressos e

Estamos estudando meios para “capacitar” coordenadores interessados e ainda formar novos coordenadores com o propósito de que as coordenações sejam preenchidas com Administradores aptos para orientar o curso de Administração/tecnologias e os futuros Administradores/Tecnólogos em gestão. O CRA não pretende direcionar grades curriculares ou mesmo interferir na gestão dos cursos, mas oferecer caminhos que sejam importantes para o desenvolvimento e formação da profissão.

5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
CRA VIRTUAL FEV/MAR 2019 by CRA PR - Issuu