Ed 029_Setembro a Dezembro 23_Conteúdo Compartilhado

Page 1


Somos uma Consultoria em Gestão e Serviços Empresariais, especializada na identificação de cenários e relações nas empresas. Nossas soluções vão desde o entendimento e desdobramento da estratégia, passa pelo desenho, redesenho, simplificação e otimização de Processos, pela implantação e revisão do modelo de gestão, incluindo Serviços Compartilhados (CSC), apoiando todas estas grandes transformações com a Gestão da Mudança e Prontidão Organizacional (GMO). Contamos com uma equipe altamente qualificada, além de parceiros que complementam nossas entregas, aportando tecnologia e inovação.

SERVIÇOS

PROCESSOS Desenho, redesenho e mapeamento de processos

CSC Projeto, Revisão e Implantação de Serviços Compartilhados

AVAMA Matriz de Avaliação de Maturidade dos Processos

GMO Gestão da Mudança e Prontidão Organizacional

APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE ERP'S Do mapeamento à jornada de transformação organizacional

ESCRITÓRIOS PORTO ALEGRE / RS (51) 3026 0070

contato@consulpaz.com consulpaz.com

SÃO PAULO / SP (11) 2348 5395 2


EXPEDIENTE

Idealização

A Revista Conteúdo Compartilhado é uma publicação periódica, gratuita da consultoria ConsulPaz CGP Associates. Sua divulgação ocorre de forma digital e o acesso pode ser realizado internacionalmente. O conteúdo dos artigos e entrevistas de convidados é de responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da empresa.

Eden Paz

Presidente do Conselho e Sócio-Fundador da ConsulPaz

Colaboração

Antônio Correia CEO da Plurio

Ari Pellicioli

CEO e Sócio da ConsulPaz

Caco da Motta

CEO Caco da Motta Comunicação

Diagramação e Criação

Donald Reis

Juliana Corrêa

Diretor de Negócios da Qualitor

Comunicação e Marketing ConsulPaz

Enéas Rodrigues

Consultor em Inteligência Empresarial

Jornalista Editor Responsável Caco da Motta

Fabíola Eggers

CEO Caco da Motta Comunicação Registro Profissional 7220/91/RS

Gerente de Relações Institucionais da Fruki e Coordenadora da Divisão ESG da Federasul

Guilherme Gondim

Especialista em Comunicação e Marketing

Lucca Ronchetti

Head de Parcerias e Ecossistema na ITS

3

CONTEÚDO COMPARTILHADO


05 | CARTA AO LEITOR

06 | SAP E INOVAÇÃO SAP e Transformação Empresarial: Tendências, Desafios e Estratégias de Sucesso Entrevista com Lucca Ronchetti.

14 | NEUROMARKETING Como desenvolver uma marca forte no mercado usando o Neuromarketing Artigo por Guilherme Gondim.

CON TEÚ DO

20 | TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Botsign: Transformando a Assinatura Digital no Brasil Entrevista com Donald Reis e Antônio Correia.

30 | ARQUITETURA DE NEGÓCIOS O varejo precisa de arquitetura — e não é da fachada que estamos falando Artigo por Enéas Rodrigues.

Clique nas páginas e acesse o conteúdo.

34 | FRUKI 100 ANOS Fruki chega aos 100 anos com nova fábrica e compromisso ESG Entrevista com Fabíola Eggers.

44 | COLUNA CACO DA MOTTA Liderança na Era Digital Coluna por Caco da Motta.

CONTEÚDO COMPARTILHADO

4


Conectando Horizontes: Inovação, Sustentabilidade e Estratégias para o Futuro Empresarial

Em um mundo em que a velocidade das inovações tecnológicas surpreende a cada instante, a Inteligência Artificial e o ERP SAP despontam como protagonistas, moldando o futuro das grandes organizações.

Nesta edição, contamos com um artigo de Guilherme Gondim sobre o poder do neuromarketing na construção de marcas sólidas, explorando elementos-chave do sucesso. Em seguida, Enéas Rodrigues, oferece uma visão perspicaz sobre Arquitetura de Negócios, especialmente no contexto dinâmico do varejo.

Lucca Ronchetti, Head de Ecossistema da ITS Group, nos guia pelos bastidores desse processo transformador, abordando desde mudanças operacionais até os desafios culturais inerentes a essa jornada.

Em sua coluna, Caco da Motta analisa a evolução e os desafios da comunicação nas lideranças, destacando a necessidade de aprender, adaptar-se e implementar modelos de trabalho inovadores, buscando o engajamento e a contribuição das equipes.

CARTA AO LEITOR

Na busca por soluções tecnológicas que gerem valor real, conversamos com Donald Reis, Diretor de Negócios da Qualitor, e Antônio Correia, CEO e Cofundador da Plurio. Juntos, eles nos apresentam o Botsign, produto resultante de uma colaboração inovadora entre suas empresas, abordando seus impactos significativos no cenário empresarial.

Aproveitem os conteúdos. Boa Leitura!

Encerrando nossas entrevistas, mergulhamos na história e nas práticas sustentáveis da Fruki. Fabíola Eggers, Gerente de Relações Institucionais da Fruki e Coordenadora da Divisão ESG da Federasul, compartilha não apenas a jornada da empresa, mas também exemplos inspiradores de ações ESG, ressaltando a importância de práticas sustentáveis como estratégia fundamental para o sucesso nos negócios.

CEO e Sócio da ConsulPaz

5


SAP E INOVAÇÃO

ENTREVISTA

SAP e Transformação Empresarial: Tendências, Desafios e Estratégias de Sucesso Entrevista com Lucca Ronchetti H e a d d e P ar c er i as e E c o s s i s t e m a n a I T S 5 minutos

CONTEÚDO COMPARTILHADO

6


SAP E INOVAÇÃO

acompanha em texto aqui, também está disponível para acompanhar em vídeo no canal do Youtube da ConsulPaz e em áudio no Podcast da ConsulPaz no Spotify. Ari destaca a longa presença da SAP no mercado, mas direciona a discussão para o cenário atual. Ele questiona Lucca Ronchetti sobre o aumento na demanda por soluções SAP e se há setores específicos da indústria que lideram essa busca, seja na implementação, manutenção ou troca de versões da ferramenta. Lucca ressalta o contexto póspandemia e lembra que as empresas que não estavam digitalizadas, enfrentaram desafios, perdendo margens e mercado. Contudo, observa um aumento significativo na demanda por serviços de tecnologia e destaca a relevância dos softwares de gestão, incluindo a SAP com importante papel na Indústria.

Em uma imersão especial na vanguarda da tecnologia empresarial, destacamos Lucca Ronchetti, Head de Parcerias e Ecossistema na ITS, consultoria SAP referência em inovação na América Latina. Exploramos as últimas tendências em ERP e SAP, oferecendo insights valiosos e estratégias interessantes. A conversa, liderada por Ari Pellicioli, CEO da ConsulPaz, e conduzida pelo jornalista Caco da Motta, editor da Revista Conteúdo Compartilhado, revela os caminhos fascinantes das soluções SAP. A entrevista que você

Lucca enfatiza, no entanto, que o varejo possui um consumo diferente de tecnologia e muitas vezes com maiores investimentos. "Cada vez mais, as empresas precisam se conectar e se fidelizar com os seus clientes nesse mundo pós pandemia, então isso acabou virando uma necessidade de mercado", salienta.

7

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ENTREVISTA

O Papel Vital das Pessoas

O alinhamento dos processos, a gestão eficaz de estoques e a qualidade da experiência do cliente são elementos fundamentais para impulsionar os resultados operacionais. No entanto, Lucca reforça que, sem a alocação adequada das pessoas nos lugares certos, a execução dessa transformação torna-se um desafio intransponível.

A velocidade de lançamento de inovações tecnológicas vem crescendo, principalmente, com o uso da Inteligência Artificial. Caco questiona como a ITS está alinhada com as últimas tendências da SAP e sobre o desafio da atualização cultural das pessoas em relação à tecnologia.

Complementando a observação de Lucca, Ari salienta a importância dos três pilares: pessoas, processos e tecnologia, conceito enraizado na literatura há décadas. Destaca, também, que além da necessidade das pessoas se adaptarem às mudanças, é preciso ter clareza do propósito em cada projeto. É necessário definir papéis e responsabilidades de forma clara para que a implementação de novas ferramentas e processos seja executada de maneira eficaz. Nesse sentido, a SAP se apresenta como uma solução que proporciona uma visão abrangente de toda a cadeia de processos da empresa.

Para Lucca, é essencial ter um olhar sobre como as empresas estão se posicionando no mercado e dando início ao processo de transformação, tanto em termos operacionais quanto culturais. É necessário superar a resistência à mudança, evitando a tradicional justificativa de "sempre fizemos dessa forma". Lucca enfatiza a importância de evitar detratores no processo de transformação, destacando a contraprodução de utilizar métodos desatualizados. Como exemplo, cita o uso de planilhas Excel em paralelo a um sistema robusto, após um alto investimento por parte da empresa. "Mas hoje as pessoas estão mais aptas a esse processo de mudança e sabemos como é fundamental ter uma consultoria de Gestão da Mudança", esclarece.

CONTEÚDO COMPARTILHADO

8


Evolução do SAP

tem à ITS destacar seu portfólio de serviços e da plataforma. O S/4 HANA, com suas melhores práticas e a recente adição de Inteligência Artificial, proporciona dados estruturados e não estruturados para auxiliar gestores nas tomadas de decisão. "Isso é fundamental quando a gente fala hoje da nova economia e principalmente de como, a mudança de mercado, da política, de como estes agentes externos podem afetar os negócios", afirma Lucca. A Inteligência Artificial, embutida no software, oferece inovação voltada para o produto. A ITS acredita no poder transformador dessa abordagem, já observando uma tendência em clientes que utilizam insights inteligentes em finanças, supply chain e RH.

Ari comenta sobre o quanto o SAP evoluiu e pede para Lucca compartilhar alguma experiência de inovação que tenha gerado retorno positivo durante a implementação. Lucca destaca, então, que o processo de implementação do SAP é singular em cada cliente, reconhecendo a importância de co-inovar e co-construir com os clientes. Neste contexto, ao lado de um de seus clientes, a ITS foi vencedora em uma competição de inovação relacionada à implementação do SAP S/4 HANA. A SAP, como parte desse processo, convida ativamente o mercado para participar dessas competições, proporcionando desafios de negócios reais que permi-

9

CONTEÚDO COMPARTILHADO


Inovação voltada para o produto

Lucca evidencia a importância de compreender cada cliente, pois cada indústria, empresa e projeto apresentam singularidades e necessidades únicas. É o caso de quando há, por exemplo, um foco específico, como a prática de ESG em clientes de bolsa aberta, ou desenvolver aplicativos direcionados à logística reversa, mostrando que cada cliente é um caso único de inovação.

Lucca citou um exemplo recente de competição de inovação, focada em temas ESG e sustentabilidade. "Trabalhando com um grande player de mercado preocupado com a cadeia produtiva e logística reversa, a ITS, por meio de sessões de Design Thinking, desenvolveu um aplicativo gamificado para facilitar a logística reversa de um produto específico, promovendo, assim, o engajamento e a fidelização dos clientes", comenta. Quando aborda projetos SAP, Lucca destaca o enfoque na inovação voltada para o produto. Ele ressalta o que a SAP continua a realizar nos últimos releases do SAP S/4 HANA, com o lançamento contínuo de novas funcionalidades.

CONTEÚDO COMPARTILHADO

Visão de Futuro Caco comenta sobre como ter uma visão para o futuro em meio a tantas inovações, especialmente no que diz respeito aos objetivos empresariais e corporativos, com foco em resultados e lucro. O desafio colocado é como preparar as pessoas para um ambi-

10


SAP E INOVAÇÃO

ente que, mesmo sob pressões e metas objetivas, possa oferecer um propósito de valor elevado. O jornalista enfatiza, ainda, a importância de atender às demandas do mercado de maneira não destrutiva. Ou seja, considerando reservas naturais, questões culturais e diversidade, aspectos que as empresas estão cada vez mais integrando em suas estratégias. Ele conclui perguntando a Lucca Ronchetti sobre sua percepção desse novo cenário e suas projeções para o futuro.

no mundo da consultoria. "As pessoas estão aqui por um motivo que não é só financeiro", enfatiza. Ele aproveita para expressar o orgulho e a satisfação da empresa ao ganhar o prêmio do GPTW, após 21 anos no mercado, refletindo o comprometimento e a vontade de fazer a diferença. Por fim, Lucca reforça que os líderes precisam estar preparados para a gestão, indo além da exibição de um selo. Para ele, as decisões de investimento estão intrinsecamente ligadas aos resultados esperados. Os clientes não investem apenas num selo, mas acreditam no negócio quando há uma decisão estratégica, contribuindo de forma genuína para o crescimento da empresa.

Lucca lembra de uma conversa que teve com um parceiro de negócio, que é um dos maiores players do mercado de embalagens. "Estávamos falando sobre ESG e a importância não apenas de exibir um selo, mas de demonstrar sustentabilidade que pode aumentar a margem do negócio", afirma. Durante a pandemia, o empresário alterou a fórmula química do spray de finalização das embalagens para proteger contra a covid-19. Mesmo tendo um aumento de custo, esse valor não foi repassado aos clientes. Lucca destaca este caso, evidenciando a necessidade de se posicionar em uma sociedade que busca propósito.

Benefícios e Desafios Falando como se fosse um representante de uma empresa interessada em substituir seu ERP, Ari encaminha duas perguntas para Lucca. "Há alguns anos, o processo de implantação do SAP era voltado apenas para grandes empresas que faturavam bilhões e demoravam anos para implementar. Como uma empresa, visando melhorar seu Parque Tecnológico, aumentar a produtivi-

Quanto à ITS, Lucca destaca a importância do propósito também

11

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ENTREVISTA

dade e fortalecer compliance e governança, pode se beneficiar da ferramenta SAP?". E a segunda pergunta: "Quais são os principais desafios que uma empresa pode enfrentar ao optar por migrar para o SAP e como posso me preparar para enfrentá-los?".

Dessa forma, preparar as lideranças, ter clareza sobre processos e evitar terceirizar estratégias são recados essenciais. "90% dos projetos SAP falham pela falta de gestão de mudança sólida. A mudança é complexa, e a dor da transformação precisa ser gerenciada." Lucca entende que a parceria com a ConsulPaz na Gestão da Mudança e outros fornecedores é fundamental para o sucesso. Assim, a dica é não fazer projetos isolados; precisa de parceiros como a ConsulPaz, a SAP e fornecedores de hyperscale. "Unimos esforços para oferecer ao cliente o melhor caminho, mas ele deve entender desde o início que a jornada parece fácil, mas não é."

Lucca ressaltou a transformação da SAP e a necessidade de preparação para projetos de implementação. "Entrei no mundo SAP em 2014, estagiando na empresa. Vi a evolução da SAP, que precisou se adaptar a um modelo de receita recorrente e software como serviço para garantir sua continuidade." Ele destaca a inovação no portfólio da SAP, como BTP e Joule, e a complexidade dos projetos SAP, exigindo preparação interna.

Confira a

entrevista na íntegra em:

CONTEÚDO COMPARTILHADO

Clique para acessar

12

Clique para acessar


SOBRE O ENTREVISTADO

Formado em Administração de Empresas pela UFRGS, especializou-se em Inovação e Negócios Internacionais na Universidade de Londres de Negócios e Finanças (LSBF). Iniciou sua carreira no SAP Labs Latin America, adquirindo expertise em tecnologia e inovação. Atualmente, é Líder da área de Parceria e Ecossistemas na ITS Group, destacandose na liderança de uma equipe dedicada a fornecer soluções SAP de excelência para clientes no Brasil.

Lucca Ronchetti

13

CONTEÚDO COMPARTILHADO


NEUROMARKETING

Como desenvolver uma marca forte no mercado usando o Neuromarketing Artigo por Guilherme Gondim P r o f e s s o r e Co ns ul t o r d e Co m u n i c aç ã o e M ar k e t i n g

AARRTTI IGGOO

5 minutos

No cenário competitivo atual, a construção de marcas fortes no mercado é uma tarefa desafiadora e essencial para o sucesso de qualquer empresa. Para alcançar esse objetivo, o neuromarketing aparece como uma ferramenta poderosa, permitindo que as organizações entendam melhor o comportamento do consumidor e, assim, criem

CONTEÚDO COMPARTILHADO

14

estratégias de branding mais eficazes. Neste artigo vou explicar um pouco sobre a importância do neuromarketing na construção de marcas fortes, destacando elementos-chave, como posicionamento da marca, atributos, tom de voz, cores, padrões de atendimento, treinamentos e a necessidade de um planejamento estratégico sólido.


COMUNICAÇÃO

Definindo o DNA da Empresa

outras plataformas online pode fornecer informações valiosas sobre a percepção da marca. Além disso, ferramentas de análise de linguagem e sentimentos podem ajudar a identificar tendências de opinião e emoções associadas à marca com base em postagens, comentários e interações dos consumidores.

O primeiro passo para construir uma marca forte é definir o posicionamento da marca. Isso envolve identificar o propósito da empresa, seus valores e o que a diferencia da concorrência. O neuromarketing desempenha um papel importante nesse processo, pois ajuda a compreender como os consumidores percebem a marca e quais emoções ela evoca. Assim, com base nesse conhecimento, é possível criar uma identidade de marca que se comunique de maneira mais assertiva com o público-alvo.

Existem várias técnicas e abordagens que podem ser usadas para investigar a percepção e as emoções associadas a uma marca, como, por exemplo: •

Pesquisas de mercado e focus groups: Fornece informações valiosas sobre como os consumidores percebem a marca.

Entrevistas e observações qualitativas: Além de dados quantitativos, entrevistas em profundidade e observações qualitativas podem fornecer insights ricos sobre as emoções e percepções dos consumidores em relação à marca.

Monitorar as mídias sociais e

Além de emoções, as marcas podem evocar sensações sensoriais. Pesquisas de sensoriamento podem avaliar como os consumidores percebem as texturas, aromas, sons e sabores associados à marca e como essas sensações influenciam sua percepção.

Testes de memória e reconhecimento podem avaliar o quanto os consumidores lembram da marca e seus elementos, como, logotipo e slogan, e quais associações são formadas a partir dessas lembranças.

Essas informações são importantes para ajustar estratégias de branding, garantindo, assim, que a marca transmita as emoções desejadas e crie conexões mais profundas com o público-alvo.

15


ARTIGO

Gerando Conexões Emocionais

mentos estejam alinhados com os valores da empresa. Isso se aplica a todos os canais de comunicação, incluindo publicidade, redes sociais, site, materiais impressos, etc.

Os atributos da marca são os traços de personalidade que a marca comunica. É importante que esses atributos estejam alinhados com os valores da empresa e sejam consistentes em todos os pontos de contato com o consumidor.

O Poder da Estética As cores desempenham um papel significativo na construção da identidade de marca. Estudos mostram que as cores podem afetar as emoções e a percepção do consumidor. Ou seja, ao escolher determinadas cores, é possível influenciar a forma com que os clientes se sentem em relação a ela.

Comece pelo básico: identifique e articule os valores centrais da empresa. O que a empresa acredita? Quais são seus princípios fundamentais? Isso pode envolver coisas como integridade, inovação, sustentabilidade, qualidade, entre outros. Então, com base em seus valores, liste os atributos que você deseja que a marca transmita.

Crie um guia de identidade de marca que especifique como a marca deve ser apresentada visualmente. Isso inclui o logotipo, as cores, as fontes e outros elementos visuais.

Comunicando com Eficácia

Importante: Certifique-se de que esses elementos reflitam os valores da sua organização.

O tom de voz e a linguagem utilizados nas comunicações da marca desempenham um papel fundamental na construção de uma identidade. O neuromarketing nos ajuda a compreender como o cérebro responde a diferentes tipos de linguagem e tom de voz.

Excelência no Atendimento ao Cliente Os padrões de atendimento são uma parte fundamental. Isso porque, a experiência do cliente é determinada, em grande parte, pela qualidade do atendimento ao clien-

Desenvolva uma diretriz de comunicação que estabeleça o tom de voz, a linguagem e a mensagem da marca. Certifique-se de que esses ele-

CONTEÚDO COMPARTILHADO

16


te. O neuromarketing nos ajuda a entender como o cérebro responde a diferentes interações e, assim, criar padrões de atendimento que proporcionem uma experiência memorável e positiva.

dos atributos da marca. Os valores da empresa devem ser incorporados em todos os processos internos, como, políticas, práticas de RH, padrões de atendimento ao cliente, entre outros.

Dessa forma, garanta que todos os funcionários estejam alinhados aos valores da empresa e aos atributos da marca. Forneça treinamento para garantir que todos estejam alinhados com a cultura da empresa e, assim, sejam capazes de transmitir a mensagem da marca de maneira consistente.

Os líderes da empresa possuem um papel fundamental na definição e demonstração dos valores e condutas da empresa. Eles influenciam e são exemplo para os seus times.

Incentive uma cultura interna que reflita os valores da organização, pois uma cultura organizacional forte e alinhada com a marca contribuirá para a consistência na entrega

Um planejamento estratégico robusto é essencial. Isso envolve a definição de metas claras, a alocação eficiente de recursos e a elaboração de estratégias eficazes.

O Alicerce do Sucesso

17

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ARTIGO

Monitore regularmente como a marca está sendo percebida pelos consumidores. Coleta de feedback, pesquisas de satisfação e análise de mídias sociais podem ser ferramentas valiosas. Se houver discrepâncias entre a percepção da marca e os valores da empresa, faça os ajustes necessários.

mercado é uma jornada que envolve diversos elementos, desde o posicionamento da marca até a comunicação interna. O neuromarketing desempenha um papel de destaque nesse processo, ao permitir que as empresas compreendam o comportamento do consumidor e criem estratégias de branding mais eficazes. Assim, com um planejamento estratégico sólido e a comunicação eficaz dos valores da marca aos colaboradores, é possível construir marcas fortes que se destacam em um mercado competitivo.

O neuromarketing fornece insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, podendo informar as decisões estratégicas da empresa. A construção de marcas fortes no

18


SOBRE O AUTOR

Com uma década de experiência em Comunicação, Marketing e Relacionamento, atualmente atua como Professor e Consultor. É graduado em Relações Públicas pela UFG e possui pós-graduação em Marketing e Inteligência Competitiva e em Neuromarketing, ambas pelo IPOG. Atuou em organizações renomadas, como Unimed Cerrado, Honcord e HP Transportes, onde desempenhou um papel fundamental no projeto do CityBus 2.0. Suas competências abrangem planejamento estratégico,

Guilherme Gondim

aprimoramento da experiência do cliente, gestão de marca e inovação. Além de suas atividades corporativas, é palestrante e facilitador.

19


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

BOTSIGN Transformando a Assinatura ENTREVISTA

Digital no Brasil Entrevista com Donald Reis e Antônio Correia D i re t o r d e N e gó c i o s d a Q u al i to r e CE O d a P l u ri o 5 minutos

CONTEÚDO COMPARTILHADO

20


No cenário atual, em que a tecnologia rege o compasso dos negócios e das interações com os clientes, surge uma ferramenta inovadora: o Botsign. Fruto da colaboração entre a Plurio ID e a Qualitor, o Botsign promete simplificar o processo de formalização de documentos entre empresas e clientes.

possuindo validade jurídica e eficiência através da PSD - Plurio Smart Docs. Ari Pellicioli, CEO da ConsulPaz, conversou com Donald dos Reis, Sócio-Diretor de Negócios da Qualitor, e Antônio Correia, CEO e Cofundador da Plurio, sobre essa inovação e seus impactos no cenário empresarial. Além da leitura, você também acompanha este conteúdo no Canal do Youtube da ConsulPaz e no Podcast em nosso canal no Spotify.

Para isso, a ferramenta utiliza um bot que coleta informações, preenche, envia para assinatura e arquiva os documentos. Tudo isso é feito através do WhatsApp,

21

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ENTREVISTA

Evolução do Mercado de Assinatura Digital e o Surgimento do BotSign

sa forma, o Botsign proporciona velocidade nos processos empresariais, além de atender a necessidade de velocidade e segurança nos processos empresariais.

Ari aborda, inicialmente, o cenário em constante evolução do mercado de assinatura digital. Além disso, ressalta como a pandemia impulsionou essa evolução, tornando-a vital para a operação remota. Nesse sentido, Ari questiona como surgiu a ideia de criar uma solução com integração multicanal para assinatura digital por meio de um chat. Para Antonio Correia, a transformação digital é uma necessidade vital para as empresas. Assim, a assinatura eletrônica de documentos não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma exigência.

A parceria com a Qualitor, empresa especializada em comunicação multicanal, foi o catalisador para a criação do BotSign. Concebido como uma solução para tornar a tecnologia mais acessível a todos, o BotSign agora se expande para diversos mercados, desde o seu lançamento em setembro de 2023. Outro aspecto importante a ser considerado como um diferencial competitivo é a velocidade. A demora na assinatura de documentos pode resultar em desistências e perdas. E além de velocidade, ainda é preciso ter segurança e principalmente validade jurídica por processo. "Então, em parceria com a Qualitor, que tem bastante autoridade quanto à multicanalidade e comunicação, pensamos em como aliar o melhor da tecnologia de assinatura com o melhor da comunicação, troca de mensagem e atendimento deste cliente final. Foi aí que surgiu o BotSign", explica Antonio.

Segundo o CEO da Plurio, o desafio também é tornar essa tecnologia acessível a todos, incluindo pessoas com menor afinidade tecnológica. Conforme Antonio, é uma ferramenta para atender até a "Dona Maria", do interior do país. Alinhado a isso, cerca de 96,4% da população brasileira usa o WhatsApp, o que torna a experiência mais intuitiva para a assinatura de documentos. Des-

CONTEÚDO COMPARTILHADO

22


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Aceleração da Pandemia e Necessidade de Crescimento Exponencial

Versatilidade do Botsign Donald ressalta que a abordagem do Antonio é inovadora com um olhar além do que a maioria dos concorrentes faz no mercado. Isso porque, o BotSign permite a personalização de fluxos para diferentes segmentos, atendendo à necessidade de otimização do tempo, escalabilidade e segurança, destacando a validação e integração por meio de APIs. Essa flexibilidade torna o projeto aplicável em diversas situações, desde grandes corporações até pequenas empresas e startups, tornando a assinatura

A pandemia também trouxe uma série de adaptações para as empresas se tornarem competitivas e assertivas em seus processos e decisões. Donald citou o exemplo da atuação da ConsulPaz, tanto na implementação do modelo de Serviços Compartilhados, como em projetos com automação, otimização de tempo e redução de custos. "Custo e unha precisam ser aparados sempre", citou Donald Reis. E toda esta aceleração e a busca por crescimento exponencial dos negócios após a crise da Covid-19 geraram outras reflexões. Se posso me reunir e tomar decisões de forma remota em uma ou duas horas, porque perder tempo e custo viajando? Da mesma forma, o BotSign pode ser uma solução mais prática, ágil e com menor custo, sem deixar de ser eficiente, seguro e juridicamente adequado. "A gente está aqui, remotamente, conversando da mesma forma como se estivéssemos celebrando algum projeto, com o Botsign servindo como ferramenta de segurança, de validade, sem a necessidade de nos deslocarmos fisicamente", sustenta Donald.

23

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ENTREVISTA

Validade Jurídica no BotSign: Priorizando Eficiência e Viabilidade

digital acessível a todos. Donald acrescenta: "Eu falo da Amazon como exemplo, porque o símbolo da Amazon é de A a Z. Então, o exemplo dado pelo Antônio vai desde uma grande corporação, uma média corporação, uma pequena corporação, uma startup ou até a Dona Maria, que ele citou e está lá precisando apenas validar aquilo que ela precisa para o negócio dela ou para a aquisição que ela venha a fazer."

Além de agilidade, a segurança e a validação jurídica também são fundamentais para que a assinatura digital seja eficiente e adequada. O Antonio explica que há três tipos gerais de assinaturas: simples, avançada e qualificada, com base na forma de identificação do signatário. De acordo com ele, a grande questão jurídica no país gira em torno de como provar a autoria da assinatura em documentos eletrônicos.

Ari elogia a capacidade do BotSign de atender a diversas necessidades e nichos de mercado. Ele destaca a importância da simplicidade para tornar a tecnologia acessível a uma ampla gama de usuários. Ao mesmo tempo, menciona a importância de adotar estratégias de compliance, com processos bem definidos, tecnologia, pessoas e conformidade. Tudo para garantir que a solução atenda a vários segmentos, não apenas no mundo corporativo, mas também para quem busca agilidade com o WhatsApp.

CONTEÚDO COMPARTILHADO

Segundo Antonio, para garantir a validade jurídica, é necessário reunir um conjunto de evidências que comprovem a autenticidade do signatário. Essas evidências incluem um duplo fator de autenticação, o IP da máquina do signatário, a geolocalização (latitude e longitude) do processo naquele momento, a assinatura digital correspondente e o carimbo do tempo, que garante a data

24


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

e hora legais da assinatura.

Antonio ressaltou que, em mais de 90% das assinaturas no Brasil, utiliza-se o tipo de assinatura eletrônica simples, que não exige a mesma identificação rigorosa da assinatura qualificada com certificado digital. O uso do certificado digital atribui ao documento características adicionais, como a inversão do ônus da prova, tornando mais fácil a comprovação da autoria. Assim, a escolha entre os tipos de assinatura depende da necessidade e viabilidade de cada cliente. "A gente sempre busca pelo melhor custobenefício e pela melhor experiência dentro da necessidade da empresa", relata Antonio.

Além disso, Antonio mencionou tecnologias mais avançadas, como a prova de vida e o reconhecimento biométrico facial associado a bases de dados governamentais confiáveis que a Plurio contempla, como o ICP Brasil, que é o certificado oficial do governo brasileiro. "Quando um documento com assinatura eletrônica entra em disputa, um perito examina todas essas evidências para comprovar a autoria da assinatura. A complexidade das evidências e o nível de segurança variam dependendo das necessidades da empresa e do contrato em questão", esclarece.

25


ENTREVISTA

Evolução da Assinatura Digital: Foco na Experiência

ais de eficiência. Ele destacou a relevância do tempo e da assertividade no contexto atual, mencionando que a integração da tecnologia da Plurio com o BotSign é uma solução crucial. Esse casamento tecnológico permite préconceituar as atividades e as opções do menu, criando um fluxo eficaz que complementa vários processos. O ponto central, destacou Donald, é o BotSign, que desempenha um papel fundamental ao possibilitar a coleta de todas as assinaturas de forma ágil e assertiva, otimizando a experiência corporativa. Essa abordagem tem se mostrado essencial nas demandas das grandes corporações, em que o tempo é um recurso valioso. Dessa forma, redesenhar processos, como contratos e validações, é crucial, especialmente em um contexto em constante mudança, como a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ari Pellicioli, em sua reflexão sobre a evolução das ferramentas no mundo de Serviços Compartilhados, abordou a forma com que o processo de assinatura digital costumava ser complexo. Ele lembrou que, anteriormente, a integração de assinaturas digitais era limitada, e muitas vezes, os documentos eram enviados por e-mail, com o acompanhamento manual da ordem de assinaturas. Então, levantou alguns questionamentos sobre como as ferramentas evoluíram e quais alternativas existem para simplificar o processo, ganhando eficiência e produtividade no mundo corporativo. Para Donald dos Reis, o desenho da experiência é fundamental para alcançar ganhos substanci-

CONTEÚDO COMPARTILHADO

26


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Os 4 Pilares do Botsign

tal. Isso protege a integridade dos documentos, tornando qualquer adulteração evidente.

A combinação do BotSign com o processo de validação torna-se um detalhe de importância fundamental, que tem feito a diferença na agilidade e assertividade dos procedimentos corporativos. Existem quatro pontos essenciais que a Plurio valoriza para garantir a validade jurídica das assinaturas digitais no Brasil e, ao mesmo tempo, manter uma perspectiva internacional de políticas de assinatura. São eles:

4. Não Repúdio: Com o uso de certificados digitais e carimbos de tempo, é impossível negar a autoria de uma assinatura, nem retroagir a data. Isso é fundamental para estabelecer a autenticidade e a validade jurídica das assinaturas. Esses quatro pilares são essenciais para garantir que as assinaturas digitais atendam aos requisitos legais no Brasil. Para isso, são utilizadas como base a MP 2200 de 2001 e a lei 14.063 de 2020, que lastreiam a validade jurídica, assim como, consideram os padrões internacionais de políticas de assinatura.

1. Autenticidade: Significa a identificação do signatário, sendo crucial para estabelecer a validade de uma assinatura. A Plurio assegura a autenticidade em suas tecnologias, especialmente na assinatura qualificada, que envolve a emissão de certificados digitais ICP Brasil. 2. Tempestividade: Todos os documentos e atos assinados com a tecnologia da Plurio incorporam carimbos de tempo. A Plurio é uma autoridade nesse quesito, e o uso dessa tecnologia garante a data e hora legais dos atos, sendo credenciada ao órgão brasileiro responsável por atribuir essas informações, o Observatório Nacional. 3. Integridade: Cada assinatura, seja ela eletrônica ou digital, é selada com uma assinatura digi-

27

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ENTREVISTA

Chat GPT: O que Vem por aí e os próximos desafios

cia Artificial (IA) e a importância de aproveitar a base de conhecimento do GPT para aprimorar as soluções. Ele menciona a evolução da IA e a possibilidade de integrar essa tecnologia para enriquecer a base de conhecimento e otimizar projetos, contratos e outros processos. A capacidade do GPT de fornecer agilidade, amplitude e precisão através de comandos bem elaborados é uma característica fundamental para o futuro.

O CEO da ConsulPaz faz uma última provocação com um olhar no futuro. A perspectiva do BotSign, da Qualitor e da Plurio, na visão de Antonio Correia, envolve simplificação, maior eficiência e a garantia da validade jurídica nas assinaturas. O intuito é proporcionar uma experiência ao usuário que seja tão simples quanto enviar uma mensagem no WhatsApp. Entretanto, com a formalidade necessária para atividades anteriormente burocráticas. Assim, o objetivo é criar um ambiente em que os usuários possam resolver uma ampla variedade de problemas com o mínimo esforço de aprendizado de tecnologia e processos, à semelhança dos super aplicativos.

Por fim, Ari enfatiza o aprendizado contínuo e a importância da co-criação. Ele compartilha a ideia de que a revolução do conhecimento está em andamento e todos estão aprendendo e se adaptando constantemente. Nesse cenário de constante evolução, a colaboração e a busca por aprimoramento contínuo são elementos fundamentais para o sucesso das organizações.

Donald ressalta o papel crucial da democratização da Inteligên-

Confira a

entrevista na íntegra em:

CONTEÚDO COMPARTILHADO

Clique para acessar

28

Clique para acessar


SOBRE OS ENTREVISTADOS

Empresário de carreira, empreendedor desde os 16 anos de idade. Com mais de 18 anos de experiência, fundou 12 empresas em diversos segmentos, entre eles, alimentação, transportes, distribuição, serviços financeiros, entre outros. Atualmente, atua como CEO da PLURIO, spinoff do Grupo Safeweb. Também é Sócio e parte do Conselho na empresa SW Certificação Digital, braço no norte e nordeste da Safeweb Certificação Digital.

Antônio Correia

Formado em Administração e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral, atua há mais de 30 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente, é Diretor de Negócios da Qualitor.

Donald Reis

29


ARQUITETURA DE NEGÓCIOS

O varejo precisa de arquitetura e não é da fachada que estamos falando Artigo por Enéas Rodrigues C o n s ul t o r e m I n t el i g ê nc i a E m p r e s a r i a l

ARTIGO

5 minutos

O varejo é dinâmico e cheio de nuances particulares de cada vertical. Porém, isso não impede que alguns temas se repitam, devido à sua relevância e complexidade. Enquanto alguns desses temas fazem menção a soluções sistêmicas, outros estão relacionados a facilidades de integração, e há aqueles que dizem respeito às estratégias e aos processos de negócios.

conta ao compor o que chamo de Arquitetura de Negócios das Empresas Varejistas. Segundo o Business Architecture Guild, “Arquitetura de Negócios representa visões de negócios holísticas e multidimensionais de capacidades, entrega de valor ponta a ponta, informações e estrutura organizacional; e as relações entre essas visões e estratégias de negócios, produtos, políticas, iniciativas e partes interessadas”.

Devemos levar todos eles em

CONTEÚDO COMPARTILHADO

30


ARQUITETURA DE NEGÓCIOS

Baseado nas discussões que venho tendo com meus Clientes, preparei uma lista com o que considero os 10 temas que precisamos endereçar para compor uma inteligência de negócios sólida. •

Integração das inovações: modalidades como Crediário Próprio, Loyalty e novas formas de pagamento vem surgindo com frequência e velocidade. É preciso estar preparado para integrá-las às plataformas de vendas físicas e web de forma funcional e processual;

Qualidade dos dados e seu impacto nos processos de negócios: esse entendimento deve levar em conta os riscos relacionados a questões regulatórias e de imagem para o negócio;

nada de venda. Pensar omnichannel separadamente mata o “omni” (“todo” em latim) e prejudica seriamente a experiência do consumidor;

Alocação correta de mercadoria: sempre foi relevante, mas a novidade é o quanto o uso de tecnologias como inteligência artificial e machine learning tem se destacado nestas funções. Elas ajudam a garantir maior assertividade na distribuição dos estoques e proporcionam melhores margens; Integração entre as operações de omnichannel: isso deve ser feito de forma a integrar a cadeia de fornecimento à jor-

31

Soluções complementares: o surgimento de novos canais proporciona diferentes experiências para atender segmentações de clientes e de negócios. É preciso explorar as soluções mais adequadas para cada público, garantindo que as novas plataformas e tecnologias sejam adaptadas para cada segmento. Tome como exemplo o processo de dropshipping;

Cobertura à complexidade da Legislação Fiscal: especialmente no que diz respeito à regionalidade e agilidade no resgate de benefícios legais. Parece incrível, mas esse ainda hoje é um ponto fraco em muitas empresas, e o tema está entre as principais queixas dos empresários varejistas;

Reconhecer que o híbrido veio para ficar: autoatendimento, venda assistida integrada ao e-commerce e assemelhados são cada vez mais presentes. Lutar contra isso é perda de recursos e energia. Muito mais importante é criar uma boa contingência que garanta a continuidade das vendas em

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ARTIGO

todos os modelos, independente de oscilações na infraestrutura;

bre seus clientes e investe pesado em suas estratégias de venda e gestão.

Transição de modelos: não são poucas as empresas que dedicam esforços para a venda ao consumidor final (B2C), reduzindo a atuação por meio de representantes ou distribuidores (B2B). Os gigantes do varejo, em especial, têm avançado muito nesse sentido. Pense no perfil de seus clientes e representantes, estude as necessidades de ambos. Além disso, reflita se não é o caso de sua empresa fazer essa transição também - ou ao menos se preparar para ela no futuro;

Agregar serviços à venda de mercadorias: estou falando de garantia estendida, seguros, serviços pós-venda, entre outros. Todos têm ajudado os varejistas a elevar suas margens sobre as vendas;

A necessidade de atender urgências no dia a dia deixa muitos desses temas parados em algum canto, esperando a hora em que enfim “vai dar tempo” para se preocupar com isso. Mas essa hora nunca vai chegar, a menos que a empresa tenha a seu lado profissionais experientes em tecnologia e processos para negócios do varejo, com atuação dedicada e estratégica. Esses profissionais podem estar entre as fileiras da empresa, ou serem consultores e mentores. Mais do que o “modelo de contratação”, importa é que sejam capazes de apoiar tanto na montagem da estratégia quanto na sua implantação.

Certamente após sua leitura você poderá discordar da presença de um tema ou da ausência de algum outro. Porém, a ideia dessa lista não é que ela seja exaustiva. Ao contrário: e uma lista, como já disse, construída a partir da minha experiência. Para que essa lista fique mais completa - e a Arquitetura de Negócios do Varejo construa um negócio sólido e eficaz - sua colaboração será muito bem-vinda.

Concorrentes: são e sempre serão um ponto de atenção inescapável. Entretanto, hoje, com o avanço das estratégias de BI, é preciso estar atento principalmente à concorrência que domina as informações so-

32


SOBRE O AUTOR

Consultor de inteligência empresarial, possui mais de 28 anos de experiência com empresas de médio e grande porte. Especializado em planejamento estratégico de TI,

gerenciamento de programas críticos e transformação tecnológica. Reconhecido por entregar resultados expressivos em redução de custos, aumento de vendas e eficiência na entrega de projetos.

Enéas Rodrigues

33


FRUKI 100 ANOS

ENTREVISTA

Fruki chega aos 100 anos com nova fábrica e compromisso ESG Entrevista com Fabíola Eggers G e r e n t e d e R e l a ç õ e s I ns t i t u c i o n a i s d a F r u k i S . A. e C o o rd e na d o r a d a D i vi s ã o E S G d a F ed e r as ul 5 minutos

CONTEÚDO COMPARTILHADO

34


FRUKI

No atual contexto global, a discussão em torno da Governança Ambiental, Social e Corporativa, as práticas ESG, têm ganhado cada vez mais relevância. Empresas de todos os setores reconhecem a importância de adotar práticas sustentáveis, responsáveis e socialmente inclusivas como parte de sua estratégia de negócios. Nesse sentido, a Bebidas Fruki S.A., de Lajeado, no Rio Grande do Sul, uma das principais empresas do segmento de bebidas no Brasil, tem se destacado como referência em iniciativas ESG.

100 ANOS

va fábrica, inaugurada no ano de 2024 quando celebra 100 anos de história.

Um história de quase 20 anos na Fruki Com uma trajetória de quase duas décadas na Bebidas Fruki S.A., Fabíola Eggers iniciou sua carreira na empresa em 2004, após passar cinco anos no Walmart. Entrou na Fruki na área de Relações Institucionais, onde desempenha um papel crucial na expansão, marketing institucional e iniciativas relacionadas à ESG. Sua jornada na Fruki começou com a abertura do Centro de Distribuição (CD) em Porto Alegre, posteriormente transferido para Cachoeirinha, e, mais recentemente, a construção de um moderno CD em Canoas, que recebeu a certificação sustentável Aqua. Além de seu trabalho na Fruki, Fabíola é ativa em diversas entidades de classe e instituições, incluindo a Federasul, Câmara Brasil-Alemanha e Amcham.

Para entender melhor as práticas adotadas pela Fruki e a visão da empresa sobre a importância do ESG no cenário empresarial, entrevistamos Fabíola Eggers, Gerente de Relações Institucionais da Fruki e Coordenadora da Divisão ESG da Federasul. A conversa, conduzida pelo CEO da ConsulPaz, Ari Pellicioli, e com a participação do jornalista e editor da Revista Conteúdo Compartilhado, Caco da Motta, revelou não apenas as ações da Fruki, mas também a trajetória de Fabíola e os esforços empreendidos para promover a sustentabilidade nas empresas gaúchas. Além disso, a entrevista abordou o compromisso da Fruki com o planeta e os planos para o futuro com uma no-

35


ENTREVISTA

Transformação na Governança: A Base para a Sustentabilidade ESG na Fruki Ari Pellicioli questionou Fabíola sobre sua percepção sobre a atual busca pela implementação de práticas de ESG, focando na responsabilidade corporativa relacionada à sustentabilidade ambiental e social dos negócios. "O que mudou para você nessa busca por práticas de ESG?”, ele perguntou. Fabíola trouxe, então, uma virada fundamental que aconteceu na empresa quanto à governança. Essa foi a origem de todas as outras mudanças necessárias para que a prática do ESG se estabelecesse, ainda mais numa empresa familiar e centenária.

físicas ao longo das gerações. Essa iniciativa, tomada em 2005, consolidou a base para uma governança sólida na empresa. "Eu sou da quarta geração da empresa, então imaginem quantas pessoas físicas são acionistas da Fruki", reforçou Fabíola. Estabeleceram, então, holdings familiares dentro do grupo, compostas exclusivamente por membros da família, visando evitar conflitos internos.

Em 2005, a Fruki iniciou um processo de transformação em sua governança corporativa, buscando a consultoria da Werner Bornholdt Governança. O consultor, Werner Bornholdt, desempenhou um papel crucial na implementação do acordo societário da empresa, proporcionando significativo auxílio nesse processo. Dada a natureza familiar e centenária da Fruki, a assinatura desse acordo foi de extrema importância para prevenir conflitos entre os acionistas, que incluem diversas pessoas

CONTEÚDO COMPARTILHADO

A iniciativa foi implementada com base no conhecimento que Nelson Eggers, pai de Fabíola, adquiriu durante uma palestra ministrada pelo professor João Bosco Lodi na década de 80. Desde então, Nelson começou a explorar possibilidades para garantir a perenidade da empresa. Em 2002, Aline Eggers Bagatini, irmã de Fabíola, ingressou na empresa e, em 2023,

36


FRUKI

100 ANOS

Fabíola Eggers destaca: "Muitas pessoas fizeram também no IBGC o curso de conselheiro para poder atuar no nosso conselho." Atualmente, a empresa conta com um conselho proativo, presidido por Nelson Eggers, que deixou a presidência da empresa. Ele lidera o conselho ao lado de outros conselheiros externos, sem membros da família, dedicando-se efetivamente ao dia a dia da gestão. Fabíola acrescenta: "Ele é super atuante, ele atua realmente no dia a dia. Eles se reúnem para discutir todo o nosso futuro de fato", enfatizou Fabíola.

se tornou a atual presidente da Fruki, introduzindo novas práticas. Werner Bornholdt foi contratado para iniciar a consultoria, mas outras consultorias foram envolvidas ao longo do tempo, uma vez que o acordo societário é considerado um instrumento dinâmico, sujeito a alterações e adaptações constantes.

Recentemente, implementaram um comitê executivo que vai além da diretoria, incorporando indivíduos estratégicos da empresa. Fabíola destacou: "Além da diretoria, foram convidadas pessoas estratégicas da empresa para participar do comitê executivo, onde esses tomam então as devidas decisões conforme for o andamento." Essa abordagem fortalece a tomada de decisões com uma visão estratégica abrangente.

Estrutura Inovadora: Conselho Proativo e Comitê Executivo na Fruki

Fabíola detalhou como ficou a estrutura de divisão da Fruki em três partes, seguindo orientações claras: governança corporativa, que abrange o conselho e o código de ética; governança societária, que

Várias pessoas, incluindo membros da família e externos, realizaram o curso de conselheiro no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para contribuir ativamente no conselho da Fruki.

37

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ENTREVISTA

inclui o acordo de acionistas; e governança familiar, que segue o protocolo da família em conformidade com as diretrizes do IBGC. "É bem bacana o que tem sido feito. É muito importante a gente pensar em ter um acordo, em ter um protocolo de família e ter esta estrutura bem dividida". Tudo partiu da inspiração de Nelson Eggers para uma nova condução de um processo de transformação constante a partir da nova presidente, Aline Eggers Bagatini.

mento interno e percebemos que já tínhamos uma trajetória sólida desde 1980, quando estabelecemos nossa primeira estação de tratamento de afluentes", disse Fabíola. Ao falar especificamente sobre os caminhões elétricos na frota de transporte de cargas, Fabíola enfatizou a postura inovadora da Fruki em testar tudo que possa ser benéfico para o meio ambiente. Mas destacou que é preciso entender melhor quais são os reais benefícios e impactos desses investimentos que são altos. "Temos que considerar não apenas a economia de energia, mas também as questões relacionadas aos custos e à gestão das baterias após o uso", explicou.

Caminhões Elétricos e Gestão de Resíduos em Destaque Caco abordou mais a fundo com Fabíola, o compromisso ambiental enraizado na Fruki. A ideia foi saber mais sobre as iniciativas sustentáveis da empresa, com foco na incorporação de caminhões elétricos na frota de transporte de cargas. "Começamos a abordar o ESG recentemente, inicialmente pensávamos que não tínhamos muita coisa. Fizemos um mapea-

Além de testes com os caminhões elétricos, a Fruki também se preocupa com a produção de resíduos. "Temos programas como a gestão de recursos e tecnologias limpas, que visa a não geração de resíduos. O programa, específico para o gerenciamento de resíduos, trabalha para não gerar nenhum tipo de resíduo, seja sólido ou líquido, e, caso ocorra, precisamos ter um tratamento adequado", ressaltou.

38


Preocupação com as enchentes do Vale do Taquari

vido a chuvas intensas em dois episódios separados em 2023, inclusive com um ciclone devastador que atingiu a região. As enchentes resultaram em danos às residências e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Medidas de segurança foram tomadas para abrigar a população afetada e a Defesa Civil emitiu alertas de risco para rápida inundação dos rios. A iniciativa privada foi importante com ações pontuais em vários setores.

Diante da devastação causada pelas fortes enchentes no Vale do Taquari, Fabíola Eggers compartilhou a experiência da Fruki Bebidas. "Fomos muito atingidos, não tenha dúvida, no sentido humano. A Fruki, graças a Deus, fisicamente não foi atingida. Porém, fomos intensamente procurados por todo o Vale do Taquari, não só em Lajeado, especialmente para doações de água. Esse foi o primeiro item solicitado", revelou Fabíola.

A empresária ressaltou também uma mobilização interna da Fruki, reconhecendo que alguns dos profissionais da empresa foram diretamente afetados pelas enchentes, perdendo tudo. "Tivemos uma situação complicada, não só para a comunidade, mas também para nossos próprios profissionais", recordou. A Fruki é bastante cobrada por sua participação na comunidade, mas tem um olhar amplo para as pessoas de todo o Rio Grande do Sul.

A Fruki não apenas respondeu ao chamado, mas organizou uma equipe extra dedicada à logística para garantir que as doações chegassem a todas as áreas afetadas de maneira eficiente. Fabíola destacou a importância não apenas de doar, mas de assegurar a entrega eficaz dos recursos. O Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, enfrentou inundações de-

39

CONTEÚDO COMPARTILHADO


ENTREVISTA

Os próximos 100 anos

e as primeiras produções de refrigerantes. A intenção é expandir para a produção de água e, possivelmente, cerveja nos próximos anos, alinhando-se aos planos de expansão. "Ela vai ser a indústria mais moderna do Brasil, com tecnologias de ponta que vieram da Alemanha, da Itália. Nem nossos maiores concorrentes tem uma tecnologia tão avançada quanto essa indústria tem", sustentou.

Com quase 100 anos de trajetória, a Fruki Bebidas se destaca como uma das principais empresas do segmento nos estados de SC e RS. A jornada começou em 1924, quando Emílio Kirst inaugurou a fábrica de Bebidas Kirst & Cia, produzindo inicialmente a cerveja Bella Vista em Arroio do Meio. A pequena fábrica cervejeira produzia apenas 200 garrafas por dia.

Inovação Sustentável

Ao longo dos anos, a empresa expandiu suas marcas e capacidade de produção, consolidando-se como uma referência no setor. Com valores sólidos, como surpreender clientes, nutrir relacionamentos de confiança e abraçar a sustentabilidade, a empresa busca fazer a diferença na vida das pessoas e do planeta.

Essa tecnologia possibilita inovações, como a produção de garrafas PET de 200 ml a 3 litros, abrindo oportunidades para marcas próprias e produção para terceiros. Com três variedades de água saborizada, a produção se estende à fábrica de Paverama. A Fruki também introduziu a inovadora água saborizada em lata, água mineral com gás e sem gás também em lata, sendo sustentável devido à reciclabilidade total do alumínio, em contraste com o desafio ambiental associado às garrafas PET. "A lata tem uma pegada sustentável pois é possível reciclar 100% do alumínio, enquanto a garrafa PET ainda tem todo um trabalho grande a ser feito", explicou.

"O que esperar dos próximos 100 anos? O que tem de novidade por aí?", pergunta Caco da Motta. Recentemente, em 2018, a Fruki retomou a produção da cerveja Bella Vista como uma homenagem ao fundador Emílio Kirst. Além disso, iniciou a construção da nova fábrica em Paverama, programada para inaugurar em 2024, mas que já está operacional desde o final de 2023, com testes

CONTEÚDO COMPARTILHADO

40


FRUKI

A nova fábrica não apenas amplia a capacidade de produção em 50%, mas também proporciona reduções significativas no consumo de água e energia, reforçando o compromisso sustentável da Fruki. O investimento total na nova instalação foi de R$174 milhões. "Teremos a oportunidade de fazer vários tipos de produtos, inclusive esses de marcas próprias ou de terceiros que desejarem envazar na Fruki. A tecnologia avançada permite que a gente tenha redução em consumo de água, de energia. A gente consegue ter melhores resultados do que tem hoje", declarou.

100 ANOS

Fabíola explicou que a Fruki possui um comitê multidisciplinar que é responsável por discutir inovações dentro das possibilidades da empresa, especialmente com a nova fábrica, que ampliou as opções de produção. Ela destacou a criação da Fruki Berga, uma combinação de Fruki Guaraná com Bergamota, como uma ideia do comitê que foi aprovada. Para o verão, a Fruki lançou a Frukaxi, uma combinação de Fruki Guaraná e abacaxi, que Fabíola descreveu como "mais refrescante e uma inovação de sabor". A empresa expandiu para Santa Catarina, introduzindo o sabor Laranjinha, bastante querido na região. Além disso, Fabíola mencionou que estão explorando opor-

Novos produtos para Santa Catarina e de olho no Paraná Ari Pellicioli indagou Fabíola sobre a estrutura da Fruki diante dos desafios do mercado empresarial, especialmente em relação às constantes inovações alinhadas à prática do ESG. Ele questionou se existe uma estratégia específica na empresa, como um departamento para lidar com pesquisa de novos mercados, inovação, processos e a preparação para eventos, como a inauguração de uma nova fábrica e o lançamento de novos produtos.

41


ENTREVISTA

tunidades no Paraná, onde identificaram uma preferência pelo sabor framboesa. Ela sugeriu a possibilidade de lançar uma Fruki Framboesa para atender a esse mercado específico. "Mas ainda é segredo, não posso adiantar mais detalhes", relata.

a liderança feminina na Fruki como uma notável e positiva iniciativa. Ele destacou a presença de duas líderes importantes, referindo-se a Fabíola e sua irmã, que ocupa a posição de presidente, incentivando outras mulheres a assumirem papéis de liderança na região do Vale do Taquari e no Rio Grande do Sul.

Impacto, Liderança e Transparência

Por último, Fabíola destacou a iniciativa da Fruki ao criar um FAQ (Frequently Asked Questions Perguntas Frequentes) disponível no site da Federasul. O objetivo é oferecer às pessoas uma compreensão clara e transparente sobre como implementar o ESG em suas empresas. A proposta central da Fruki com o FAQ era simplificar o entendimento do processo, tornando-o acessível e transparente para facilitar a adoção do ESG.

Ari Pellicioli ressaltou a importância da gestão da empresa, especialmente em questões ambientais, governança e sustentabilidade. Ele reconheceu o impacto significativo da Fruki na sociedade, especialmente na região do Vale do Taquari e o papel de Fabíola à frente da Divisão ESG da Federasul. Por outro lado, Caco enfatizou

Confira a

entrevista na íntegra em:

CONTEÚDO COMPARTILHADO

Clique para acessar

42

Clique para acessar


SOBRE A ENTREVISTADA

Há quase duas décadas na Bebidas Fruki S.A., Fabíola atua na área de Relações Institucionais, desempenhando um papel crucial na expansão, marketing institucional e iniciativas relacionadas à ESG. Sua trajetória na empresa começou com a abertura do Centro de Distribuição (CD) em Porto Alegre. Re-

centemente, liderou a construção de um moderno CD em Canoas, que recebeu a certificação sustentável Aqua. Além de atuar na Fruki, Fabíola é ativa em diversas entidades, como Federasul, Câmara Brasil-Alemanha e Amcham.

Fabíola Eggers

43


COLUNA CACO DA MOTTA

Liderança na Era Digital Desafios e Oportunidades

COLUNA

Caco da Motta Jornalista e Mentor em Comunicação Criativa

2 minutos

CONTEÚDO COMPARTILHADO

44


LIDERANÇA NA ERA DIGITAL

Em tempos de transformação digital, os líderes enfrentam desafios sem precedentes na arte da comunicação. Antigamente, a autoridade de um líder podia ser imposta, mas hoje, a conexão com as equipes exige uma abordagem mais sutil. A interação com diferentes gerações, culturas e as rápidas mudanças tecnológicas deixam muitos líderes se sentindo perdidos. A solução não é apenas manter-se atualizado, mas também abraçar a resiliência e a humildade para aprender e se adaptar às crescentes demandas. Isso pode incluir a adoção de ferramentas digitais dominadas pela equipe ou a implementação de modelos de trabalho inovadores.

tualizar as tarefas, explicando os porquês, metas e benefícios para a empresa e os colaboradores. Isso envolve debates abertos e a inclusão de diversas perspectivas.

Comunicação em 360 Graus A comunicação na liderança moderna não segue apenas uma direção vertical ou horizontal com base nas posições de cada um. Ela é multidirecional, abrindo espaço para diversas vozes e ideias. Além disso, promover a diversidade e a inclusão é crucial, garantindo que as oportunidades de liderança sejam baseadas na meritocracia, eliminando qualquer discriminação. Os líderes também precisam ser mentores, não apenas monitores, entendendo as habilidades e deficiências de cada membro da equipe para ajustar tarefas e objetivos de maneira mais eficaz.

A Evolução da Liderança Em um passado não tão distante, a liderança frequentemente se baseava no ditado "manda quem pode, obedece quem tem juízo." Os líderes eram encarregados de dar ordens e garantir que os resultados fossem entregues, muitas vezes sem considerar o diálogo ou a colaboração. No entanto, essa abordagem hierárquica não é mais sinônimo de credibilidade. Hoje, em vez de simplesmente delegar, os líderes precisam contex-

45

CONTEÚDO COMPARTILHADO


COLUNA CACO DA MOTTA

A Importância do Feedback e da Empatia

Isso é essencial para evitar conflitos internos e promover relações saudáveis.

A comunicação não violenta torna -se essencial, especialmente na hora de fornecer feedback. Os líderes devem ser honestos e firmes, com argumentos sólidos, sem recorrer a palavras ofensivas ou ameaças. Eles devem apontar quando as expectativas não foram atendidas e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de respeito. O feedback deve ser dado em ambientes privados, evitando humilhações públicas. A comunicação, nesse sentido, deve ser agridoce, com o líder orientando e apoiando, não apenas cobrando.

O Modelo de Liderança Moderna A liderança na era digital requer proximidade e compreensão das necessidades e desejos dos colaboradores. Os líderes devem ser exemplos positivos, motivando e inspirando suas equipes. O ambiente corporativo deve apoiar essa abordagem, promovendo um relacionamento saudável e produtivo entre líder e liderados, em vez de uma liderança baseada no medo. A comunicação não violenta e a criatividade são as chaves para enfrentar os desafios da liderança nos tempos atuais e nos próximos anos, promovendo conexões mais profundas, compreensão mútua e engajamento duradouro.

Incentivos e Reconhecimento Público Além do feedback construtivo, o reconhecimento público também desempenha um papel vital na liderança eficaz. Elogiar publicamente os esforços individuais dos colaboradores e destacar suas iniciativas inspira motivação e comprometimento. No entanto, os líderes devem manter o equilíbrio, evitando favorecimentos e garantindo que as promoções e reconhecimentos sejam baseados em critérios claros e na meritocracia.

CONTEÚDO COMPARTILHADO

46


LIDERANÇA NA ERA DIGITAL

Construindo uma Estratégia de Comunicação Criativa

Adquira o e-book clicando na imagem abaixo:

Para aprimorar as habilidades de comunicação das pessoas, desenvolvi um e-book bem prático e objetivo: "Comunicação Criativa: O Segredo dos Grandes Comunicadores". Este guia explora estratégias e técnicas valiosas para elevar a sua comunicação. São conceitos essenciais de comunicação criativa até técnicas avançadas de storytelling, destacando a importância do texto, da locução e do impacto visual e técnicas para gravar vídeos. Além disso, convido os leitores a participar da Mentoria de Comunicação Criativa, proporcionando a oportunidade de aplicar essas estratégias na prática, tornandose líderes excepcionais e comunicadores eficazes na era digital.

SOBRE O COLUNISTA Caco da Motta é Jornalista e Mentor em Comunicação Criativa. Contato: +55 51 99999 0192

47


contato@consulpaz.com consulpaz.com

48


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.