2 minute read

Apresentação

Aprovado no Edital Multilinguagens da Lei Aldir Blanc – 2020, e com patrocínio da Secult-PA, o projeto “Revoada: voos dos processos literários” teve como objetivo apoiar e fomentar a criação literária de jovens escritoras paraenses por meio de um curso com oficinas práticas de escrita organizado pelo Clube de Escritoras Paraenses. Como resultado desse processo, no dia 29 de abril de 2021 foi apresentado o resultado da seleção de textos que fazem parte desta publicação coletiva que você tem em mãos.

O curso contou com oficinas ministradas por Monique Malcher, Mayara La-Rocque, Camila Cravo, Roberta Tavares, Cleni Guimarães e Shaira Mana Josy, escritoras paraenses às quais agradecemos imensamente pela disponibilidade e parceria. O cronograma de oficinas se iniciou nos dias 01 e 02 de maio, com a temática “Reconhecimento: Eu, escritora”, ministradas por Camila Cravo e Mayara La-Rocque e com mediação de Camila Mendes e Monique Malcher.

Advertisement

Já nos dias 07 e 08 de maio foram ministradas as oficinas “Planando sobre os gêneros literários: poesia e prosa”, com Roberta Tavares e Cleni Guimarães, que contaram com a mediação de Luana Lima e Deyse Abreu.

Por fim, nos dias 15 e 16 de maio foram realizadas as oficinas “Voos solo e colaborativos”, com Monique Malcher e Shaira Mana Josy, mediadas por Camila Cravo e Laiane Guedes, encerrando assim o ciclo de oficinas.

Devido à pandemia da covid-19 e à facilidade de inclusão de escritoras de todas as regiões do Pará, todas as oficinas foram realizadas via plataforma on-line Google Meet, com a tradução de intérpretes de libras. Após a execução da primeira parte do projeto, todas as oficinas foram disponibilizadas no YouTube, no canal do Clube de Escritoras Paraenses.

Este e-book, então, é uma coletânea com textos das escritoras que participaram das oficinas, ministrantes e coordenadoras do clube. Seu conteúdo será disponibilizado gratuitamente na web como forma de contribuição à produção da literatura paraense.

Para nós do Clube de Escritoras Paraenses, esta é uma grande realização, visto que, em um momento tão difícil como o que estamos vivenciando, temos a oportunidade de ampliar nossa atuação, ainda que por meios virtuais. Ter a oportunidade de promover por meio de incentivo cultural um curso no qual 40 mulheres puderam realizar trocas literárias de forma prática é bastante significativo, pois, ao longo dos anos, observa-se pouco investimento na literatura em geral e menos ainda na literatura produzida por mulheres nortistas. Por essas e outras razões o projeto é voltado exclusivamente para mulheres, como uma alternativa que encontramos de reparar minimamente o silenciamento e apagamento de nossos protagonismos dentro e fora da literatura.

Sobre o clube

O Coletivo Clube de Escritoras Paraenses teve seu início após a “Oficina de autopublicação para escritoras”, ministrada pela escritora paraense Monique Malcher, em janeiro

de 2020, em parceria com o Sesc Ver o Peso, e é constituído por mulheres de diferentes localidades do Pará.

Durante a oficina, muito se discutiu sobre a ausência de um espaço onde escritoras pudessem se reunir para praticar a escrita ou até mesmo um espaço de apoio em suas jornadas literárias. Assim, pensou-se na criação do clube com aquelas que ali estavam. No entanto, com a pandemia os planos de atuação foram em parte interrompidos, mas trouxemos o clube cada vez mais para a internet, buscando dentro das redes sociais maneiras de promover alternativas de incentivo, inserção e apropriação da identidade de escritora, pautando em nossas ações integrar tanto as mulheres da região metropolitana como as que residem no interior do estado e até fora dele.

Contatos

@clubescritoras.pa facebook.com/clubescritoras.pa

Mais informações

Lucideyse de Sousa Abreu (proponente do projeto) deyse4e@hotmail.com

This article is from: