Boletim Informativo Rio Araguari Notícias 129 - setembro 2022

Page 1

Comitê do Rio Araguari participa de Encontro de de

Comitês

Bacia no Paraná NOTÍCIAS Uma publicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari | nº 129 | Setembro 2022

O CBH Araguari foi instituído pelo Decreto 39.912, de 22 de setembro de 1998. Sua finalidade é promover, por meio da gestão de recursos hídricos, o desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari.

Nos empenhamos cada vez mais para melhorar a qualidade e quantidade das águas do Araguari, com vistas a um futuro melhor. Evidentemente que não conquistamos tudo. Há muito ainda a ser feito e sabemos que os próximos 20 anos serão igualmente desafiadores. A crise hídrica e as mudanças climáticas são realidade na nossa bacia e são alguns dos desafios que teremos pela frente.

Bruno Gonçalves dos Santos Presidente do CBH Araguari

Mas, o que nos motiva, é olhar para trás e ter a certeza de que o nosso trabalho foi fundamental para a bacia e a população que nela vive. Celebramos as conquistas, mas sem nos esquecer o motivo da luta, que é ter um rio com mais e melhores águas e que propicie maior qualidade de vida e saúde aos povos da sua bacia.

2 Rio Araguari Notícias

Em setembro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) completa 24 anos. Ao longo de mais de duas décadas de atuação, várias conquistas fazem parte da nossa história. Criamos o Plano Diretor de Recursos Hídricos, implementamos a cobrança pelo uso da água e demos início às ações para a preservação e revitalização da bacia com os projetos financiados com os recursos da cobrança e, atualmente, estamos desenvolvendo o Sistema de Informação de Recursos Hídricos da bacia.

Editorial

Chegamos aos 24 anos ANOS

Aambientais.coordenadora de Licenciamentos Ambientais da Mosaic Fertilizantes, Nayana Marques, explica sobre os

Outorga

3Rio Araguari Notícias

O processo de outorga para atualização da vida útil da barragem de rejeitos (B6) da mina da Mosaic Fertilizantes, em Araxá (MG), foi deferido pelo plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), em Assembleia Geral, realizada no dia 18 de agosto. O Processo de Outorga no 13400/2021 - SEI no 1370.01.0010425/2021-95 - foi tema de diálogo dos membros da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) ao longo dos meses de julho e agosto, para balizar a tomada de decisão do plenário tecnicamente.

trabalhos realizados com as barragens na cidade e o projeto do alteamento. “O grande objetivo do projeto é de aumentar a vida útil da barragem. Ele consiste hoje em altear a cota de 960 m para 980 m da barragem B6. Com isso, vamos aumentar a vida útil da nossa estrutura em 22 anos, propiciando a continuidade da nossa operação aqui em Araxá”, esclareceu Nayana. Com o alteamento a barragem terá capacidade de armazenamento de aproximadamente 58 milhões de m3 de rejeito. O investimento para o alteamento será de R$ 250 milhões.

Comitê renova outorga da Mosaic Fertilizantes

Outorga prolongará a vida útil da barragem no Complexo Mineroquímico de Araxá

A Mosaic Fertilizantes é uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. O objetivo da licença para barramento sem captação, no córrego da Canjica, tem a finalidade de disposição de rejeitos e recirculação/reutilização da água proveniente do rejeito. O barramento recebe o material que é descartado nos processos de beneficiamento do minério, sendo necessária a disposição de forma adequada no meio ambiente e em áreas licenciadas pelos órgãos

A Mosaic Fertilizantes deve disponibilizar aos integrantes do CBH Araguari os estudos de projetos realizados de alternativas tecnológicas em fase experimental, e se houver em escala industrial, para desaguamento e disposição de rejeitos a seco. Também deverão ser apresentados ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e ao CBH Araguari, anualmente, os relatórios de cumprimento das condicionantes impostas nesse sentido pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram).

Já Maurício Scalon, secretário do CBH Araguari, entende o Encob como um momento de avaliar a relevância do próprio comitê em relação aos demais. “A cada encontro que passa a gente percebe o quanto está adiantado na implementação das ferramentas. Desde a criação do Comitê, avançamos muito em relação à política de recursos hídricos. O Encob é o momento de discutir vários temas e assuntos atuais, e essas mesas de debates são importantes para que a gente tome conhecimento de experiências interessantes de outros comitês que podemos reproduzir na nossa bacia. Tudo isso serve para entendermos nossa posição entre os CBHs, seja como quem absorve ou promove discussões e conhecimentos”. Ele foi coordenador da ação de Apoio aos Comitês, que procurou servir de ponto de suporte aos participantes do encontro, orientando sobre as atividades e instalações. Comitês

A secretária-adjunta do CBH Araguari, Maria Eduarda, participou pela primeira vez do Encob.”É uma experiência por si só enriquecedora! O contato com outras pessoas e comitês e conhecer o que é feito no Brasil em prol dos recursos hídricos nos energizou para lutar por melhorias. Retornamos para a bacia com o espírito renovado. Estou certa de que o Comitê volta com mais energia e experiências para planejar as próximas ações”, celebra.

de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos CBHs do Brasil.

O XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) participou da organização do encontro, com a coordenação do Apoio aos Comitês e do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH).

Evento aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 22 e 26 de agosto Comitê da Bacia do Rio participaAraguaridoXXIV Encob

O Encob é o grande momento em que os CBHs de todo o país se reúnem, tanto para adquirir quanto para compartilhar conhecimento. Na sua 24 a edição, com o tema “Gestão da água: Responsabilidade de todos”, o encontro promoveu diversas reflexões, como, por exemplo, a mediação de conflitos, a cobrança pela água, mudanças climáticas entre outras. O CBH Araguari, além de participar das oficinas e rodas de diálogos propostas pelo evento, também cumpriu a importante função de dar suporte ao Encob, seja no apoio aos comitês, seja na coordenação do FNCBH.

O membro representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Hideraldo Buch, considera que o evento é uma oportunidade de levar de volta para a bacia do rio Araguari todo o aprendizado adquirido. “O que a gente leva deste encontro? Conhecimento! A gente sai daqui com a mala cheia de novas ideias e aprendizados que precisam ser compartilhados com todas as pessoas que compõem o comitê e que vivem na bacia. Procuramos distribuir os membros no máximo de atividades possível, de forma que, quando voltarmos, possamos reunir todas essas informações em prol da bacia como um todo”, destacou. Buch, durante o Encob, compôs a coordenação do FNCBH, atuando diretamente no registro e aprovação de moções enviadas pelos comitês. O Fórum Nacional

4 Rio Araguari Notícias

Encontro de

O XXIV Encob tem como tema principal “Gestão da água: Responsabilidade de todos”. Entre 22 e 26 de agosto de 2022, os CBHs se encontram em Foz do Iguaçu (PR) para discutir os próximos passos dos Comitês de Bacias de todo o território nacional e compartilhar os sucessos e reveses na implantação de políticas públicas que dizem respeito à gestão das águas e do desenvolvimento sustentável.

Comitiva do CBH Araguari que participou do XXIV Encob em Foz do Iguaçu

O Encob reúne anualmente membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiros com o objetivo de integrar os organismos e segmentos que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de forma participativa e descentralizada, visando cenários presentes e futuros de otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.

5Rio Araguari Notícias

oSobreEncob

A eleição para vice-presidência do CBH Araguari, ocorreu por vacância no cargo destinado ao segmento da sociedade civil, devido à composição inicial da chapa. De acordo com o Regimento Interno do CBH Araguari, o cargo deve ser preenchido pelo mesmo segmento, em situações como esta.

Polyanna Custódio, representante da Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro foi eleita no dia 18 de agosto

“Atuo há aproximadamente 15 anos na área de recursos hídricos. Hoje estou na diretoria do PN3 (CBH do Baixo Rio Paranaíba) também como vicepresidente e já trabalhei na entidade entidade equiparada (delegatária é o termo adotada na legislação federal, na estadual de MG é equiparada),

Comitê do Rio Araguari elege nova vice-presidente

Diretoria

A vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), Polyanna Custódio, representante da Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá), foi eleita na 6ª Assembleia Extraordinária de 2022 por votação do plenário. A eleição aconteceu no dia 18 de agosto, na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), na cidade de Uberlândia.

a Abha Gestão de Águas. Atualmente sou diretora de Conservação da Flora na Angá. Minha participação na diretoria do CBH Araguari contribuirá para a equidade de gênero na diretoria para melhorar e equilibrar a participação feminina nas atividades da gestão dos recursos hídricos”, afirmou a nova vice-presidente, Polyanna Custódio.

Fonte: Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA)

Irrigação economiaede água

AmbienteNoatualquadro

Manutenção dos sistemas

O que é preciso saber e fazer para economizar água na irrigação?

de escassez hídrica em que vivemos, está claro que a irrigação se torna essencial para garantir a produtividade e rentabilidade dos produtores rurais, por isso, utilizar algumas técnicas de manejo da irrigação que possibilitam reduzir o uso da água e diminuir os gastos de energia sem afetar a produção da cultura é de fundamental importância para uma safra bem-sucedida.

Antes de acionar a irrigação é importante calcular a quantidade de água exata que seu cultivo precisa receber aquele dia, e esse valor é conhecido através do cálculo da evapotranspiração de cada cultura, diariamente. Com isso é possível saber o volume exato de água que deve ser recolocado no campo. Para conhecer o valor é preciso ter acesso a dados climáticos fornecidos através de estações meteorológicas, atualmente existem estações de baixo e médio custo que te fornecem diretamente os dados da evapotranspiração.

Conheça a necessidade hídrica do seu cultivo

Faça um mapeamento da área para saber se existem nascentes. Se houver, veja em que condições estão, recupere e conserve-as plantando espécies nativas em volta. Programas do governo até remuneram produtores com valores mensais.

Conservação

Procure fazer curvas de nível e manter maior quantidade de matéria orgânica no solo. Isso ajuda na retenção e na conservação de água no solo, além de amenizar a temperatura na terra.

Cuide do solo

7Rio Araguari Notícias Meio

A agricultura brasileira tem condições de fazer uso mais consciente da água. Para produzir mais por hectare com baixo consumo hídrico é preciso conhecer algumas técnicas simples e seguir algumas dicas. Vamos a elas:

Estabeleça uma rotina para verificar se não há vazamentos nas tubulações instaladas nos equipamentos de captação e distribuição de água no campo. Cada milímetro desperdiçado vale muito.

Textos: Lara Freitas e Luiza Baggio

A Lei das Águas (9.433/1997) foi criada no Brasil para garantir o acesso de todos à água. Essa lei se baseia em seis fundamentos:

Rua Jaime Gomes, 741, Centro – Araguari (MG) CEP: 38440-244

Vice-presidente: Antônio Geraldo de Oliveira Secretário: Maurício Marques Scalon Secretária Adjunta: Maria Eduarda Rodrigues da Cunha e Gonçalves

3) Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação dos animais.

Assessoria de comunicacao.cbharaguari@agenciaabha.com.brComunicação

Presidente: Bruno Gonçalves dos Santos

8 Rio Araguari Notícias

2) É um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.

6) A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e conta com a participação do poder público, dos usuários e das comunidades.

Tel.: (34) comite.araguari@agenciaabha.com.br3246-4269

Diagramação: Rafael Bergo

Produzido pela Assessoria de Comunicação do CBH DireitosAraguarireservados. Permitido o uso das informações desde que citada a fonte.

Assessoria de comunicacao.cbharaguari@agenciaabha.com.brComunicação cbharaguari.org.br@cbharaguari

Secretaria do CBH Araguari

4) A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.

Coordenação de jornalismo: Luiza Baggio

Projeto Gráfico: Vitor Moura

ANOS

Coordenação-geral: Paulo Vilela, Pedro Vilela e Rodrigo de Angelis

VocêCuriosidadessabia que a Lei das Águas é baseada em seis fundamentos?

5) A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da PNRH e atuação do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos.

1) A água é um bem de domínio público.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim Informativo Rio Araguari Notícias 129 - setembro 2022 by CBH Araguari - Issuu