
3 minute read
ACONT ECE
Governança
Se você quer ficar por dentro das tendên cias na questão da Governança para Resultados eis uma boa dica. Esta coleção, com quatro volumes, esmiúça o tema. O volume I apresenta metodologias de sucesso no desenvolvimento de capaci dades para abordagem do Governo Matriarcal. O Volume 2 vai fundo nos desafios da gestão por resultados, enquanto que o volumes 3 trata de experiências relacionadas ao alinhamento entre políticas governamentais e estratégias organizacionais. Já o Volume 4 traz seis casos relevantes, que abordam temas de gestão para resultados, tais como gestão de pessoas e gestão de parcerias com organizações sociais. Vale conferir.
Advertisement
Editora: Publix Ano 2009/ 2013 Vários Autores
Administração
Uma boa leitura para quem quer mergulhar nas nuances da nova administração pública. Este livro, segundo informa a editora, discute as bases da nova administração pública e examina o caso brasileiro, no qual a recente reforma do Estado se organizou em torno de duas orientações políticas: a gerencial e a so cietal. Ao descrever as contradições entre essas duas vertentes, a autora mostra que é sempre possível elaborar ideias e ferramentas adequadas ao interesse público e que viabilizem o exercício dos direitos políticos através da participação popular.
Editora FGV Ano 2008 Autora Ana Paula Paes de Paula Encontro Anote: fevereiro de 2014 no calendário. É o mês em que todos os secretários de Planejamento de estados brasileiros vão se encontrar no Recife. Eles participarão de dois eventos: 57º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Coseplan) e do Seminário Internacional de Gestão Pública nos dias 19,20 e 21 de fevereiro, no Mar Hotel. O foco dos debates é a Governança por Resultados. O Seminário é promovido pelo Governo de Pernambuco.
Conferência O Comitê Gestor da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação é o organizador da edição 2014 da Conferência Anual do Reino Unido Sociedade de Avaliação, que vai acontecer no período de 9 a 10 de abril , na Universidade de Londres. A Conferência será composta por apresentações de palestrantes, painéis de discussão e sessões plenárias interativas, juntamente com sessões paralelas para que participantes de toda a comunidade de avaliação sejam convidados a submeter seus resumos. Uma série de workshops de treinamento pré-conferência será realizada na manhã do dia 09 de abril, com a conferência principal que começa depois do almoço. Veja mais informações no site http:// www.evaluation.org.uk/events Cidades Sustentáveis Uma oportunidade para quem quer mostrar que sabe fazer diferente. A Frente Nacional dos Prefeitos, em parceria com as organizações nacionais de prefeitos e com o apoio de veículos de comunicação de grande porte, lançou, em Brasília, o Prêmio Cidades Sustentáveis. A ideia é estimular a implementação de políticas públicas inovadoras, além de induzir à competição saudável entre cidades do mesmo porte. O prêmio vai contemplar as cidades nas categorias pequena, média e grande, em cada um dos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis. Os primeiros vencedores serão anunciados em agosto deste ano. A reedição será a cada dois anos. As inscrições podem ser feitas até maio. Você pode obter mais informações através do link: http://www.cidadessustentaveis.org.br/premio
Premiação do BID
Foto: Mariana Guerra

Duas iniciativas do Governo do Estado foram vencedoras do prêmio “Governarte: a arte do bom governo”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os projetos premiados foram: Modelo de Gestão por Resultados do Programa Pacto pela Vida, na categoria “Governo Seguro - Boas práticas em prevenção do crime e da violência”, e o Programa de Soluções Integradas, da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), na categoria “Governo Inteligente - Melhoria dos procedimentos burocráticos para cidadãos e empresas”. Os trabalhos do Governo pernambucano foram dois dos 71 recebidos pela comissão julgadora do BID de mais de 30 governos de países como México, Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Chile. O objetivo do Governarte é identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas de gestão pública em governos de segundo nível administrativo (estados, províncias, departamentos, regiões ou outras denominações). A cerimônia de premiação será realizada no dia 15 de janeiro em Washington (EUA).