Plano de Manejo - Serra da Calçada

Page 149

EMPREENDEDOR

Secretaria de Meio Ambiente - Prefeitura Municipal de Nova Lima DOCUMENTO

Monumento Natural Municipal da Serra da Calçada - Plano de Manejo

 Possibilidade de parcerias para novas pesquisas que contribuam para a preservação do MONA;uso do selo “MONA” para obtenção de recursos - cobrança de taxa simbólica de proteção ambiental, ICMS ecológico, recursos de compensação ambiental, editais para projetos (SOS Mata Atlantica, FEGA, FNMA, Boticário, etc);  Conexão ambiental-cultural aproveitando infraestrutura existente no entorno, circuitos turísticos de Nova Lima e agenda cultural do município.

15.4 Ameaças  Incômodo à vizinhança e danos em área de vegetação nativa devido ao estacionamento de veículos em dias de uso intenso;  problemas de segurança;  conflitos no uso da infraestrutura viária que atende as comunidades vizinhas (estacionamento, geração de resíduos, ruído e trânsito);  Intensificação da pressão antrópica sobre o patrimônio natural e cultural dentro do MONA;  intensificação de processos erosivos pelo uso de veículos automotores;  aumento de pressão sobre a área tombada pelo IEPHA, cuja guarda é de responsabilidade da Vale (segundo TAC com Brumadinho são permitidas apenas visitas guiadas);  ocorrência de incêndios; coleta predatória de flora;deposição de lixo originado na vizinhança (bairros e BR040) e deixado por visitantes menos cuidadosos;  Conflito de interesses entre ocupação do entorno e preservação da vista do MONA.

16. DECLARAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA O diagnóstico dos aspectos físicos, bióticos e socioeconômico-culturais do MONA Serra da Calçada permite declarar sua importância, com destaque para :  Patrimônio paisagístico: relevo de destaque e pontos de mirantes privilegiados; beleza cênica associada principalmente ao relevo e à cobertura vegetal; disjunção da malha urbana e favorecimento de corredores ecológicos.  Aspectos físicos: importancia como área de recarga de aquíferos.  Aspectos bióticos: representatividade em relação ao ecossistema de campo rupestre sobre canga; biota diversificada incluindo espécies endêmicas do Quadrilátero Ferrífero.  Patrimônio histórico: a Serra da Calçada, patrimônio cultural do estado de Minas Gerais, integra a memória histórica da mineração dos séculos XVIII e XIX, atividade fundamental para a ocupação do território mineiro. O Forte de Brumadinho, a Calçada dos Escravos e os Muros de Pedras, localizados no entorno do MONA, são resquícios dessa memória.

CÓDIGO DO DOCUMENTO STE-CVD198-EAE-INT-TXT001-F1

PÁGINA 147


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.