3 minute read
Figura 24 Quiosque a ser implantado nos mirante ao longo do percurso no MONA Serra da Calçada (croquis sem escala
DOCUMENTO Monumento Natural Municipal da Serra da Calçada - Plano de Manejo
20.5 Mirantes
Advertisement
As trilhas principais propostas para uso público no MONA Serra da Calçada serão equipadas com três mirantes equipados com quiosques singelos para favorecer momentos de descanso de visitantes (Figura 24 ). Este quiosque deve ser construído com materiais rústicos, como madeira roliça de reflorestamento e fibra vegetal, proporcionando espaço confortável para a observação da paisagem, um breve descanso, e eventualmente atividades de intepretação ambiental em grupo.
Figura 24 Quiosque a ser implantado nos mirante ao longo do percurso no MONA Serra da Calçada (croquis sem escala)
Croquis: Vitor Moura
Foto 165 Quiosque implantado no mirante da RPPN Vale dos Cristais (MONA Serra do Souza) Foto 166 Mirante com sinalização interpretativa e guarda-corpo – Gilla
Cliff Dwellings National Monument,
EUA.
Foto: Ana Elisa Brina Foto: Luciana Alt e Vitor Moura
DOCUMENTO Monumento Natural Municipal da Serra da Calçada - Plano de Manejo
Foto 167 Vista a partir da subida para o topo do Serra da Calçada, para oeste, vendo-se ao fundo a área do Parque Nacional da Serra do Gandarela.
Foto: Vitor Moura
20.6 Equipamentos de suporte à interpretação ambiental
Para apoiar as atividades de informação e interpretação ambiental, é proposto um sistema de interpretação ambiental para ser utilizado nas trilhas do MONA Serra da Calçada. O projeto de sinalização interpretativa pretende despertar o interesse do visitante sobre recursos ambientais e culturais do MONA e do município, descortinado a partir das trilhas e mirantes. A interpretação deverá enfocar a importância histórica e cultural de Nova Lima e de alguns pontos na paisagem observados a partir do topo da Serra da Calçada. Abordará também a biodiversidade ali protegida. O objetivo do projeto é que os visitantes, além de entenderem a importância de se preservar a Serra da Calçada com a criação do MONA, possam admirar a paisagem, identificar locais familiares na paisagem de Nova Lima e, dessa forma, se entender como parte dessa realidade. A sinalização promoverá um contato dos visitantes com a história, cultura e recursos naturais não só do MONA, mas de toda a região, constituindo portanto um instrumento de educação ambiental e cultural que desperte nas pessoas o interesse e a preocupação pelo patrimônio local. Instalar placas interpretativas não é o único recurso disponível. A instalação de placas possui um alto custo de implantação e manutenção, especialmente em se tratando de UC’s em terrenos acidentados, como é o caso do MONA Serra da Calçada. As placas também possuem a desvantagem de interferir visualmente no ambiente natural, de forma negativa, introduzindo um elemento antrópico em meio a uma paisagem natural. Por esses fatores, optou-se por minimizar o número de placas a serem instaladas na UC, concentrando este recurso nas placas de sinalização e advertência. Como recurso de interpretação, é proposta a implementação de um sistema de pequenos marcos de concreto armado, que servirão para sinalizar pontos de parada numerados. Ao chegar neste ponto com um marco, o visitante irá consultar um guia impresso contendo as informações detalhadas deste ponto (Figura 25). Um código de cores no marco poderá informar ao visitante se aquele ponto de parada possui, por exemplo, oportunidades de interpretação ambiental com o tema flora (verde), fauna (vermelho), geologia e geomorfologia (laranja), história e sócio-economia (azul) e assim por diante. Este sistema de associação de marcos e guias impressos possui as seguintes vantagens: Baixo custo de implementação e manutenção de infraestrutura no local (marcos duráveis). Baixa alteração na paisagem, pois os marcos deverão ter no máximo 30cm de altura.