1720-2020: Livro-reportagem das comemorações do tricentenário de Minas Gerais

Page 93

Migrações no DNA da cultura alimentar

A

cultura alimentar é uma das expressões mais espetaculares das migrações e do intenso intercâmbio que marcam a trajetória da humanidade desde as suas origens na África, há milhares de anos. Da África à Ásia e à Oceania, da Ásia à Europa e às Américas, os descendentes da Eva Mitocondrial das estepes africanas adaptaram-se aos rigores da sobrevivência nos novos ambientes conquistados, fosse transplantando espécies vegetais e animais que já conheciam, fosse aprendendo a domesticar novas espécies, com o que moldavam a cultura alimentar às particularidades dos territórios. Naturalmente, o desenvolvimento da cultura alimentar seria desigual entre povos e continentes. Mas, se na África e na Eurásia a criação de rotas terrestres e marítimas permitiria a disseminação intercontinental de espécies domesticadas, nas Américas ela ficaria restrita ao próprio continente, visto que o degelo e a elevação do nível do mar entre a Sibéria e o Canadá, no Estreito de Bering, ao fim da última glaciação, há 12 mil anos, interrompera as possibilidades de intercâmbio. Apenas com o advento do que os historiadores chamam de intercâmbio colombiano7, em 1492, as conexões seriam reinauguradas, em uma escalada crescente de produção e consumo de espécies cuja domesticação havia sido bem-sucedida, espécies que forjariam os produtos de base de uma cadeia alimentar globalizada nos séculos seguintes, sobretudo a partir do século XX. 7 Início da globalização do mundo, cujo marco foi o desembarque de Cristóvão Colombo em uma ilha do Caribe, na América Central.

< Foto: Denise Avelar. "Mar vermelho" (2017). Conquista, MG

93


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
1720-2020: Livro-reportagem das comemorações do tricentenário de Minas Gerais by Assembleia Legislativa de Minas Gerais - Issuu