
1 minute read
Nota do autor
O livro que você está começando a ler reporta as principais atividades comemorativas dos 300 anos de Minas Gerais realizadas ao longo de 2020. Marcada pelo impacto avassalador da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, a programação do tricentenário teve de ser ajustada às exigências sanitárias e de distanciamento social, mas mesmo assim pôde oferecer à sociedade mineira conteúdos exclusivos, produções literárias e audiovisuais inéditas, exposições deslumbrantes, e reflexões e debates em ambientes virtuais que desvelam recortes ilustrativos da riqueza, da diversidade e dos impasses da nossa formação histórica, econômica, cultural e artística, bem como dos desafios do futuro.
Mas muito além do mero registro factual dos acontecimentos, 1720/2020 buscou contextualizar e ilustrar as temáticas abordadas nos eventos da programação dos 300 anos a partir de rigorosas pesquisas históricas e em estudos ainda pouco conhecidos, trazendo, assim, outras vozes e visões sobre a História de Minas Gerais. Trata-se, portanto, de um livro de viagem do tricentenário, que aliou o trabalho de reportagem ao do historiador, na esperança de oferecer aos leitores, em linguagem jornalística, instigante e direta, novos olhares sobre aspectos essenciais da formação do Estado e da identidade cultural dos mineiros.
Boa viagem!
17

Lançamento da programação comemorativa dos 300 anos da criação do Estado de Minas Gerais (Salão Nobre, Palácio da Inconfidência – ALMG). Sandra Regina Goulart Almeida (reitora da Universidade Federal de Minas Gerais), Antônio Sérgio Tonet (procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais), Agostinho Patrus (presidente da ALMG - PV/MG), Nelson Missias de Morais (presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais), Gério Patrocínio Soares (defensor público-geral do Estado de Minas Gerais), Mauri Torres (presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais), Luiz Enéas da Silva (superintendente de operações dos Correios em Minas Gerais). Fotos: Sarah Torres