A força de um ideal
Todo ano, no dia 3 de dezembro, celebramos o “Dia da Gratidão”. Foi nessa data que, 136 anos atrás, padre Piamarta acolhia os primeiros quatro jovens, marcando, assim, o começo da sua obra social que revolucionária e salvaria gerações.
Celebramos este dia, com este nome, pois resgata e ressalta a principal virtude sobre a qual padre Piamarta fundou a Congregação Sagrada Família de Nazaré: a gratidão.
Foi com o coração cheio de gratidão que, na mesma data, ano passado, abrimos o Jubileu dos 50 anos do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta e estamos realizando atividades em alusão à este marco por todo este ano.
Um ano jubilar representa uma data importante para qualquer Obra e, além das celebrações, é motivo de avaliação e de análise sobre o que contribuiu para alcançarmos tal meta. Nas modernas organizações, as atividades começam somente após um planejamento estratégico que mostre claramente por onde começar e onde se quer chegar. Qual foi o planejamento estratégico do padre Piamarta e do padre Luiz, filhos órfãos da dura realidade em que nasceram? Mesmo sem saber onde isso os levaria, ambos quiseram ajudar a juventude pobre, sem medir esforços. Os dois acreditaram na educação integral e na profissionalização como meios de resgate e de oportunidades para a juventude esquecida. Os dois se entregaram à Providência.
Quando se fala em como dar continuidade à missão do Centro Educacional, é unânime a resposta: “manter vivo o carisma piamartino inserido na realidade atual”. Ao longo deste ano jubilar, foram muitos os momentos em que paramos para refletir
e discutir sobre como fazer isto: como continuar a cuidar integralmente do rapaz e da moça que vivem as múltiplas vulnerabilidades da sociedade de hoje e que batem à nossa porta. A única resposta que podemos dar é cuidando deles e da família deles, integralmente e com amor. O nosso diferencial, que é o carisma piamartino, é cuidar de cada uma e de cada um como se fossem únicos, dando-lhes os instrumentos emocionais, espirituais e materiais para se descobrirem sujeitos ativos, na família, na comunidade e na sociedade.
Eu refleti sobre isto lendo o esboço do livro “Fazer Bem o Bem: Piamarta Aguanambi-50 Anos”, da jornalista Adriana Santiago. Foi nas entrevistas aos primeiros jovens que acompanharam o padre Luiz na construção do Centro Educacional que sobressaiu-se o seguinte: cada um chegou com a sua história, cada um seguiu depois estradas diferentes, mas todos estavam acomunados pela força do ideal do padre Luiz, que era o mesmo do padre Piamarta. É a força deste ideal que continua nos movendo e ajudando a enfrentar os desafios de levá-lo adiante nos dias de hoje.
Consideramos a realização deste livro um grande presente para este ano jubilar, pois documenta e se torna uma narrativa estimulante desta linda história de Bem. Por isso, com o coração cheio de gratidão, agradecemos à Providência, ao padre Piamarta, ao padre Luiz, à Congregação, a todos os pioneiros desta história, a todos os alunos e alunas, às famílias deles, aos benfeitores, à Operazione Lieta, aos Amigos do Piamarta e aos voluntários por estarem conosco nesta caminhada jubilosa dos 50 anos. Uma vez piamartino, sempre piamartino: não desistimos nunca.
Lieta Valotti Presidente
AMI O GO O DO PIAMARTA EDIÇÃO 32 Dez/2022
Fotos: Thais Mesquita
Piamarta Aguanambi Piamarta é homengeado na AL é homengeado na AL
OCentro Educacional da Juventude Padre João Piamarta foi homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em sessão solene atendendo a requerimento do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT). O deputado Evandro Leitão foi representado pela primeira-dama da Alece,
Cristiane Leitão, que ressaltou a relevância do trabalho da instituição para o Ceará nos seus 50 anos de fundação. Ela disse que o Centro Educacional é “uma referência em fi lantropia, que age sem fi ns lucrativos, voltado à educação, à formação profissional e à proteção social. Resgata e forma crianças e
Discurso de agradecimento na Assembleia Legislativa
Agradecer sempre
Tudocomeça no ano de 1886, na cidade italiana de Brescia, quando um jovem padre de nome Piamarta que só pensava em fazer “bem o bem” acolheu a quatro meninos.
Tal ação contagiou a outros jovens padres que também buscavam e ainda buscam até os dias atuais a promoção humana de tantas crianças, jovens e adolescentes através da educação básica e profissional.
Já no século xx, precisamente nos anos 60, chega ao nordeste brasileiro, um grupo de jovens padres piamartinos vindos da Itália; em princípio, no estado do Maranhão e depois no Ceará, fi xando residência no Bairro do Montese. Todos com o mesmo objetivo de educar.
Um dos padres desse grupo, padre Luiz Rebuffini, iniciou nos anos 70, uma nova história entrelaçada em tantas vidas cearenses que chega a perder de vista quantas foram tocadas por sua generosidade, espírito de justiça e disponi-
bilidade para o outro, sempre a serviço da vida, promovendo comunhão e caridade, caracterizando, assim, o verdadeiro espírito cristão!
Como o tempo passa rápido… E o Piamarta Aguanambi há 50 anos, continua exercendo um trabalho de educação inclusiva, no qual prevalece um movimento de prevenção, cujo objetivo é oportunizar acesso e permanência nos espaços escolares.
O que dizer das ações educativas proporcionadas pela música como mestra: cada uma, cada um de nós, sabe o bem que a música faz ao ouvir e sentir a emoção de sons formando um todo harmônico! Por isso, temos na Banda de Música Juvenil Dona Luiza Távora a educação profissional mais benéfica de nossa Instituição. É através da tocata aos quatro ventos que vamos agradecendo, em primeiro lugar, à Providência Divina que não nos abandona, nunca! Sempre colocando em nosso caminho gente de bem que nos estimula a ser mais gente!
adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Destacamos o trabalho de excelência executado por pessoas comprometidas com o bem e o amor ao próximo”. A sessão solene aconteceu na tarde de 22 de junho e reuniu alunos, ex-alunos, professores e membros da Associação Amigo do Piamarta.
E nós, que estamos sendo homenageadas e homenageados, encontramos nas palavras do padre Luiz Rebuffi ni a exigência necessária que se traduz em servir aos que mais precisam da nossa atenção, cuidado, enfi m, do nosso afeto.
Convém lembrar que não saímos da sua presença sem ter apreendido o significado de educar para o trabalho, para a ética, para a estética, para a vida!
Dessa forma, o Colégio Piamarta nos foi apresentado como uma família, não obstante ser nosso local de trabalho, pois sempre desenvolvemos uma relação fraterna onde o respeito, a responsabilidade, a justiça e a gratidão são as palavras que tocam as cordas do nosso coração. É o lugar da vontade e da alegria de ser e estar!
Por tanto amor, por tanta emoção, agradecemos vivamente por este honroso reconhecimento da nossa caminhada, às pessoas que fazem desta casa um lugar de exercício democrático, pois só a gratidão reconhece os motivos para agradecer!
Rosangela Marques
*Texto lido na Sessão Solene ocorrida em 22 de junho na Assembleia Legislativa
2 | CENTRO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE PADRE JOÃO PIAMARTA
Fotos: Thais Mesquita
Foto: Adriana Santiago
50 anos da banda reuniu todas as gerações de músicos piamartinos
ABanda Juvenil Dona Luiza Távora, mais conhecida como Banda do Piamarta, comemorou os seus 50 anos em grande estilo, reunindo no dia 2 de julho, todas as gerações no palco do cineteatro São Luis. A plateia formada por ex-alunos, alunos, familias e amigos de todas as gerações lotou todo o espaço.
O maestro Rômulo Santiago conseguiu reunir ex-integrantes da banda de todas as gerações, muitos deles maestro vindos de outras cidades do Ceará e até de outros estados especialmente para reger algumas obras. A emoção era percebida por todos os presentes, muitas lágrimas e abraços, e os aplausos eram sempre efusivos.
Contudo, o ponto alto foi a participação do mestro Costa Holanda, desde a formação da banda quando chegou muito jovem oriundo da Banda Juvenil Paulo Sarasate, do Piamarta Montese, com o desafio de fazer acontecer, com o mesmo rigor e qualidade, a banda do Piamarta Aguanambi. Costa Holanda, Rômulo Santiago, Tereza Távora - fi lha de dona Luiza, grande incentivadora da Obra piamartina - e o integrante mais novo da banda foram homenageados com placas entregues pela diretoria do Centro Educacional.
Loucuras de amor de Pe. Luiz
Ao Pe. Luiz,
Pe. Luiz, vou falar como se o senhor estivesse ali na última fila de cadeiras desse cineteatro. Porque o último lugar era sempre o seu. Primeiro, os meninos. Primeiro as meninas. E se está escrito que os últimos serão os primeiros no reino do céu, é lá que o senhor está.
Mas, nessa noite, aqui nesse teatro, você ouvirá cada acorde e todas as notas musicais serão tuas.
E aí de você, menino e menina, ai daquele que desafina.
Teu ouvido era sensível demais e qualquer nota fora do tom o senhor percebia. A arte pede rigor.
Fim de tarde, o senhor largava tudo pontualmente às 17 horas, atravessava o pátio da escola e ia ver os ensaios da banda. Se o maestro Costa Holanda se esmerava para apresentar tudo em harmonia, os meninos
mais ainda. Pe. Luiz era o educador do rigor e da ternura.
Loucuras de amor era mandar para a Europa 60 adolescentes para espalhar a música mundo afora. “Porque a música afasta o mal do mundo”.
Lembro muito bem quando a situação financeira pesou e uma ‘bacana’ te disse: “Pe. Luiz, para quê esses meninos vendo o Louvre (museu) se eles nunca saíram de Caucaia?”
. Vejo tua cara de ira e, polidamente, dar as costas para a tal ‘bacana’. E, de novo, a Banda Juvenil Dona Luiza Távora voltou ao Primeiro Mundo. E o fez muitas vezes.
Loucura de amor foi quando entregava diariamente cinco mil refeições, enquanto segurava sozinho uma escola profissionalizante e outra formal, e um gentil senhor te vendo, de novo, naquela situação fi nanceira precária te aconselhou: “Padre Luiz, diminua suas ações. Pare a música, a distribuição de co-
midas”. O senhor voltou pra casa mais fi rme de que antes. E a ordem dada foi: nenhuma ação a menos!
Até que tua loucura de amor chegou ao máximo: uma greve de fome.
Foi aí, padre Luiz, que eu e muitas pessoas da sociedade, vimos que o amor te alimentava. Tua vida foi alimentada por amor.
E, por amor, estamos aqui. Em plena desobediência. Vê, agora temos meninas na banda. Você nos ensinou a desobedecer, a subverter a ordem.
Bendita foram as tuas lições.
Bendita seja tua memória em nós e nos meninos e meninas que compõem a Banda Juvenil Dona Luiza Távora.
Galeara Matos de França
*Esta carta foi lida no Cineteatro São Luiz, na apresentação do Concerto Comemorativo dos 50 anos da Banda
Dona Luiza Távora
3 INFORMATIVO AMIGO DO PIAMARTA - EDIÇÃO 32 - DEZEMBRO DE 2022 |
Fotos: Gabriel Las Heras
Um livro para contar como se faz bem o Bem
Padre Luiz Rebuffi ni costumava dizer que não havia tempo para escrever história, guardar fotografias ou qualquer tipo de memória, pois o mais importante era fazer, construir, cuidar dos meninos. “O resto é perder tempo”. O livro é sobre uma escola alicerçada sobre um homem dinâmico e complexo, foi um desafio para os autores. Foi preciso entrevistar 31 pessoas para mostrar o empreendedorismo de um homem obstinado – e também um religioso – que, na ânsia de cumprir sua missão, o carisma de sua ordem, não conseguiu parar de alargar horizontes até que não sobrassem mais forças em seu corpo. Uma trajetória na maioria das vezes sustentada com as próprias mãos, clamando por ajuda e resistindo com teimosia, com um objetivo incansável de construir novos caminhos para uma juventude socialmente excluída.
Porém, a história do livro e da centro educacional não foi somente sobre um homem, mas sobre uma legião de obstinados e abnegados que resistem e insistem em
A manhã do Bem
Faço parte de um grupo composto de vinte italianos que, durante o mês de agosto, tiveram uma experiência de convivência em Pacoti (assim é considerada a Casa da Criança Gov. Virgílio Távora). Na última sexta-feira de nossa estadia no Brasil, 19 de agosto, Lieta e Angelo nos informaram que tanto as aulas dos meninos e das meninas quanto as nossas atividades no colégio estariam suspensas para que comemorássemos juntos o “Dia do Bem” no Piamarta Aguanambi. Ao chegarmos, encontramos o ginásio todo enfeitado com bandeiras da Itália e do Brasil, simbolizando a geminação com a Operazione Lieta e, assim, comemorarmos os 50 anos do nascimento do Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta. Os alunos do Pacoti e as alunas do Lar Nazaré já estavam alinhados nas arquibancadas. Até meus filhos, Elisa e Pietro, juntaram-se aos seus amigos e deslizaram entre eles, destacando-se apenas devido às suas camisas coloridas em meio aos uniformes branco dos alunos da escola. A banda estava posicionada embaixo do palco e a minha amiga Cláudia, nesse instante olha para mim e diz com os olhos arregalados: “Paola, eu choro!”. Quando me dei conta, meus olhos já estavam brilhando e já sabia como ia terminar, com lenços e soluços. Juntam-se a nós os alunos do Ensino Médio e Cursos Profissionalizantes. Alguns são ex-alu-
nos do Pacoti. E, confesso, que após 3 anos de ausência, tivemos dificuldade para reconhecê-los: não são mais crianças, são jovens prontos para enfrentar a vida adulta. Os pais também foram convidados para a festa e sentaram-se nas arquibancadas, curiosos e animados por verem tanta coisa linda.
O cerimonial começa com Lieta fazendo uma pequena apresentação e, imediatamente, passando o microfone para dois estudantes do Ensino Médio. As bandeiras do Brasil e da Itália desfilam, a banda toca o hino brasileiro, todos de pé e as crianças, com a mão no coração, cantam a plenos pulmões que o ginásio parece vibrar. Passamos, então, para o hino italiano, que acompanhamos com nossas vozes orgulhosas, mesmo na milionésima escuta, dá arrepios, a emoção é palpável e sincera.
A Banda Juvenil Dona Luiza Távora também completa 50 anos e, pela primeira vez, são quatro meninas que fazem parte dela. Lieta as faz se levantar e um aplauso estrondoso irrompe.
É apenas o primeiro de muitos aplausos que acompanham as apresentações subsequentes preparadas pelos alunos com mensagens de paz. Há também uma surpresa, que é transmitida de um telão: um belo vídeo preparado por uma estudante do ensino médio, chamada Lídia. O vídeo, em formato de desenho animado, conta a história de amor entre Lieta e Angelo.
ajudar os meninos e as meninas carentes de cuidados em Fortaleza e no Ceará, todos sem tempo para organizar suas memórias. Porém, a importância de um jubileu cobrou este livro. Com muita pesquisa e paciência se fez uma minuciosa colagem de fragmentos colhidos com solícitos narradores. Foram dezenas de detalhes, casos, anedotas, contadas em meio à emoção, à luz dos próprios sentimentos que ora traíam o narrador, ora criavam seus próprios percursos. E, apesar de o jornalismo sempre valorizar fatos, o romance tomou conta da narrativa a partir desses traços de afetos. Porque, afinal, tudo se trata de amor.
O livro será lançado na Noite da Gratidão, que acontece todo dia 3 de dezembro, às 19h, no Piamarta Aguanambi, com celebração de encerramento do Jubileu de 50 anos e noite de autógrafos. O livro já está em pré-venda a 30,00, pelo Pix – CNPJ 07 355100/0001- 80 (Por favor, encaminhe o comprovante). Maiores informações com Iolanda 85 99607 4878
Paola Boghi e com o marido Sandro Giacomassi e os filhos Elisa e Pietro, ladeados por Leita Valotti e Angelo Faustini
Todos riram inclusive, os protagonistas diante dessa grande e criativa surpresa.
A cerimônia continua com a entrega de um certificado de agradecimento a alguns dos italianos presentes, pela preciosa contribuição dada nos últimos anos através da Operazione Lieta para a realização das ações educativas, de promoção humana e social realizadas pela obra piamartina. Eu, Sandro e nossos filhos também recebemos esse reconhecimento que nos enche de orgulho e que compartilhamos com todos os amigos que, também este ano, estiveram ocupados para a realização de Brasilieta, a festa brasileira que organizamos na Itália com o intuito de arrecadar fundos para enviar ao Brasil. Neste dia tão importante e cheio de emoções, o “Dia do Bem”, Itália e Brasil está ainda mais próximo e, por isso, estamos muito felizes por podermos estar aqui, festejando ´presencialmente.
Paola Boghi
4 | CENTRO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE PADRE JOÃO PIAMARTA
E o sucesso da feijoada continua...
No dia 8 de outubro, realizamos a 4ª edição da Feijoada do Bem, evento beneficente promovido pelo Movimento Amigo do Piamarta, no qual toda a renda é destinada às ações sociais do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta. Foi uma mistura de sentimentos: alegria, apreensão, e gratidão em fazer bem o bem.
Os kits das feijoadas foram vendidos no valor de R$ 25,00 por meio de serviço de take way e delivery, sendo este último
Colégio Piamarta cuida do desenvolvimento socioemocional dos alunos
Poracreditar na importância de cuidar do bem-estar emocional dos alunos e por entender que dentre outros benefícios, os aspectos socioemocionais favorecem às relações consigo mesmo e com os outros, e que, por sua vez possibilita um melhor desempenho cognitivo, pois ajuda a combater a violência, o bullying e muito mais situações que por ventura venham a surgir. Nesse contexto, o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta criou o Núcleo de Apoio Socioemocional do Piamarta – NASP. Nele, realizamos algumas ações como: rodas de conversa, vivências socioemocionais, atendimentos individuais, atendimentos a grupos familiares, mediação de conflitos e atendimentos aos pais.
Flávia Campos Psicanalista/ Coordenadora do NASP
acrescido de uma taxa de R$ 7,00. Além da providência divina, contamos com a ajuda de voluntários (as) na organização e, como resultado de tanta solidariedade, conseguimos vender 192 kits de feijoadas; esse número indica que o sucesso continua, o que nos deixa muito felizes e nos incentiva a planejarmos a 5ª edição para o mês de dezembro do ano vigente.
Convém salientar que o lucro da 4ª Feijoada do Bem foi aplicado em melhorias na
infraestrutura de uma das casas que compõe o complexo composto pela Casa de Criança Governador Virgílio Távora e o Lar Nazaré no Pacoti-Riachão, em Itaitinga. Nosso sentimento é de muita gratidão a Deus, às pessoas que adquiriram os kits e aos nossos benfeitores que doaram generosamente produtos e valores, pois sem eles não seria possível realizarmos esse ato de amor.
Iolanda Correia
que atendem no núcleo:
O NASP olha, escuta, cultiva e acolhe, orientando e enfatizando as capacidades individuais e coletivas. O projeto cuida e abraça os sonhos, as causas e os sentidos, reconhecendo o protagonismo e a criatividade dos jovens, construindo uma visão de coparticipação e compartilhando a importância de nos formarmos, enquanto humanos, conscientes de nós mesmos, de nossas formas, movimentos e de nossas relações.
Kallyandra dos Santos - Psicóloga
O Projeto é uma ponte para a transformação das nossas crianças. Percebo esse trabalho como uma oportunidade para tocarmos em coisas que pareciam intocáveis, como as emoções, porém, a cada encontro, isso vai se tornando mais possível e a resistência de um abraço vai sendo transformada em um sorriso de gratidão.
Wanessa Falcão Psicóloga
O prazer de despertar nos jovens o autoconhecimento, o autocuidado, tem sido uma prática valorosa dentro da escola, porque a educação vai além da prática didática. Inclui outras dimensões: Físicas, emocionais e espirituais.
Tamires Oliveira Psicóloga
5 INFORMATIVO AMIGO DO PIAMARTA - EDIÇÃO 32 - DEZEMBRO DE 2022 |
As percepções das psicólogas
I Gincana Bíblica acontece com grande envolvimento dos alunos
Gratidão!
Sentimento que simboliza a gincana bíblica piamartina. Um projeto realizado com muita alegria e participação dos professores e funcionários do Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta. Momentos significativos de conhecimento da Palavra de Deus, de interação e colaboração entre os alunos que estavam bastante envolvidos no decorrer do projeto. O aprender brincando nos trouxe e experiência única e singular da amabilidade, carinho e amor entre nós.
Ser cristão, ser aluno, ser educador e ser piamartino, é um orgulhar-se na humildade
do aprender lúdico, compreendendo o processo criativo de cada fi lho cristão que se encontra no caminhar do carisma de São João Piamarata, no processo de ser gente e gente que faz o viver bíblico.
Conhecer o “Livro dos livros”, nesse momento gostoso foi mais que especial, a troca de conhecimentos intelectual e emocional foi singular.
Gratidão, palavra que encerra essa tão linda vivência em Cristo e com Cristo na palavra bíblica.
Profª. Kátia do Socorro
Piamarta Apodi investe em cursos de arte no contraturno
Enquantoescola, sabemos da importância de promover experiências para os nossos alunos como forma de desenvolver suas habilidades. É nesse contexto, que o Piamarta Apodi com o apoio do Centro Educacional da Juventude Pe.João Piamarta e alguns parceiros, neste final de semestre, passou a oferecer diversas opções de atividades extracurriculares, que ajudam na formação dos nossos alunos. A escola está criando oportunidades ricas para que as crianças, jovens e mulheres possam explorar um repertório de movimentos, gestos, olhares, sons, experiências, aprendizado e ensinamentos por meio de diferentes atividades, como: teatro, canto coral , atletismo, informática e costura criativa com mulheres. As aulas são dedicadas a 100 crianças e jovens estudantes da Escola Joaquim Dino Gadelha na modalidade de contraturno.
E, quando falamos de teatro na escola, as crianças ficaram na expectativa de conhecer melhor essa arte. Tudo novo! A professora de teatro, Dalva Rodrigues, com sua vasta experiência, falou que vai muito além da brincadeira e da interpretação; independente da idade, o teatro pode proporcionar ferramentas para se lidar melhor com a vida. Por meio da arte, os estudantes aprendem sobre sociabilidade, conseguem perder a timidez e ainda se expressar com mais clareza, melhorando a comunicação verbal e também a corporal. O teatro também aproxima as crianças e os jovens da poesia e
6 | CENTRO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE PADRE JOÃO PIAMARTA
A I Gincana Bíblica envolveu os alunos do Paiamrta Aguanambi.
da literatura, de maneira única. E já vamos estrear com uma peça, no dia 15 de dezembro, “A Floresta do Raio Vermelho”. Está sendo fascinante vê-los ensaiando com todo o empenho.
Por outro lado, o Canto Coral está sendo muito lindo! No começo, as vozes das crianças soavam um pouco tímidas, não entendiam o processo do cantar, mas todas com o anseio de aprender. A professora Lívia, amante da música que repassa as técnicas de canto com muita leveza, pois para cantar é preciso aprender sobre ritmo, timbre, voz e se expressar. No dia 23 de novembro, o coral foi convidado para se apresentar em uma Amostra de Arte no Instituto Federal do Ceará- IFCE, por isso estamos trabalhando para que esse momento seja muito especial na vida deles.
O atletismo, com a professora Clarice, está sendo maravilhoso! Como as crianças nunca tinham praticado essa modalidade, ficam ansiosas para que o dia chegue. Elas amam a professora e essa modalidade possui características e qualidades de suma importância para o desenvolvimento das crianças, pois esta pode testar as mais diversas capacidades motoras tanto em provas individuais quanto em provas coletivas. Desta forma, desenvolve e aprimora habilidades motoras essenciais e necessárias para a prática esportiva. No mês de dezembro, vamos organizar uma pequena maratona para testar os nossos atletas.
O projeto “Mãos que Fazem a Diferença” é composto por mulheres da Chapada do Apodi que através do empreendedorismo estão realizando os seus sonhos. Nesse final de semestre, elas estão com muitos trabalhos para fazer, o ponto chave foi uma encomenda de 120 bolsas para instituição piamartina em comemoração aos seus 50 anos. Foi algo muito gratificante para elas, visto que algumas peças foram vendidas para a Itália e para o mercado local.
Na Informática Educativa, abrimos espaços para as crianças e mulheres vivenciarem
XI Caminhada e Corrida
Cidadã Pe. Elvis Marcelino 2022
experiências únicas. Foi muito gratificante ver o quanto esse curso pode fazer o diferencial na vida dessas crianças e mulheres.
Esperamos muito continuar no próximo ano com todas as atividades que estão sendo desenvolvidas na escola: Informática, Coral, Teatro, Atletismo e a Costura Criativa com as mulheres. Diante desses relatos, confiamos na Providência Divina para que juntamente com a intercessão de São João Batista Piamarta nunca nos falte a esperança de dias melhores.
Helena Monte, Escola Agrícola Pe. Lino Gottardi (Piamarta Apodi)
Nesse
ano, maravilhosos acontecimentos com certeza ficarão guardados para sempre nos pensamentos dos alunos novatos. Um desses acontecimentos foi a Caminhada e Corrida Cidadã, denominada Pe. Elvis Marcelino, uma homenagem ao presidente do Centro Educacional que morreu de forma brutal. Foi bastante emocionante ver o talento dos estudantes, ao criar cartazes, para além de homenagear pessoas importantes da nossa história, lembrar também que devemos partilhar a paz. Nesse mesmo dia, houve a participação dos italianos.
A Corrida foi muito acirrada e empolgante, tendo como vencedores dois brasileiros, tanto na categoria feminina como na masculina.
Aluno Andrey (7º/02) e
Aluna Ana Quetile (7º/02)
7 INFORMATIVO AMIGO DO PIAMARTA - EDIÇÃO 32 - DEZEMBRO DE 2022 |
Sarau motiva alunos em em verso, prosa e movimento verso, prosa e movimento
OSarau
Piamartino surge na beleza dos versos produzidos e declamados por nossos alunos. Tivemos o privilégio de ver nos passos de dança a dedicação acompanhada da descoberta de talentos que, até então, estavam adormecidos.
O mais lindo ainda foi vê-los sendo protagonistas desse espetáculo, a escolha da música, as coreografias, o figurino, tudo escolhido com muita delicadeza e, no final, o sorriso de alívio foi a prova de que todo o esforço valeu a pena. O destaque foi para o aluno Anderson Felipe, do 9º ano, sala 02, que fez o poema sobre o pacificador Ailton Krenak e sua causa.
Profª Weleyda Késsia
CEDCA autoriza captação de recursos para o SIT
Esteano o Colégio Piamarta foi contemplado, via edital do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA), que autoriza a emissão de certificado de captação de recursos para organizações da sociedade civil e governamentais. Assim o Projeto Educação em Tempo Integral pode receber doações a partir da renúncia fiscal de seus doadores, um incentivo importante para os benfeitores da escola. O projeto de sistema integral, atende a crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de 10 a 17 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo uma programação complementar ao contraturno escolar, por meio de cursos profissionalizantes e de atividades de cultura, arte e esporte. Atualmente estão sendo ofertadas oficinas de artes visuais, capoeira e instrumentos de percussão. Convém ressaltar que, as oficinas são utilizadas como ferramentas para a permanência na escola e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, evidenciando o apoio socioassistencial. O projeto acontece diariamente e tem por meta o atendimento de 120 crianças e adolescentes, buscando intervir no desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho, para a vida, bem como o resgate da autoestima e construção da autonomia das crianças e adolescentes atendidos.
Marcondes Vasconcelos, Coordenados dos cursos de formação continuada
MOVIMENTO AMIGO DO PIAMARTA
DOAÇÕES
DADOS BANCÁRIOS
BANCO DO BRASIL S.A.
Agência - 2937-8 | Conta - 131928-0
BRADESCO
Agência - 3456-8 | Conta - 43.300-4
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência -1956 | Conta - 2492-4 | OP 003
@movimentoamigodopiamarta
amigo@piamartaaguanambi.org.br
@MovimentoAmigoDoPiamarta
PIAMARTA AGUANAMBI piamartaaguanambioficial
www.piamartaaguanambi.org.br
@piamartaaguanambioficial
+55 85 3022.5475
EXPEDIENTE - Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta | CNPJ - 07.355.100/0001-80 | Diretora Presidente - Lieta Valotti | Movimento Amigo do Piamarta | Jornalista responsável - Adriana Santiago, JP1010CE | Projeto Gráfico e Diagramação - Alx Santos e Eduardo Freire | Imagens do acervo, gentilmente cedidas ou com licença para livre utilização não comercial.
CENTRO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE PADRE JOÃO PIAMARTA
8 |
Foto: Thais Mesquita