3 minute read

A manhã do Bem

Faço parte de um grupo composto de vinte italianos que, durante o mês de agosto, tiveram uma experiência de convivência em Pacoti (assim é considerada a Casa da Criança Gov. Virgílio Távora). Na última sexta-feira de nossa estadia no Brasil, 19 de agosto, Lieta e Angelo nos informaram que tanto as aulas dos meninos e das meninas quanto as nossas atividades no colégio estariam suspensas para que comemorássemos juntos o “Dia do Bem” no Piamarta Aguanambi. Ao chegarmos, encontramos o ginásio todo enfeitado com bandeiras da Itália e do Brasil, simbolizando a geminação com a Operazione Lieta e, assim, comemorarmos os 50 anos do nascimento do Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta. Os alunos do Pacoti e as alunas do Lar Nazaré já estavam alinhados nas arquibancadas. Até meus filhos, Elisa e Pietro, juntaram-se aos seus amigos e deslizaram entre eles, destacando-se apenas devido às suas camisas coloridas em meio aos uniformes branco dos alunos da escola. A banda estava posicionada embaixo do palco e a minha amiga Cláudia, nesse instante olha para mim e diz com os olhos arregalados: “Paola, eu choro!”. Quando me dei conta, meus olhos já estavam brilhando e já sabia como ia terminar, com lenços e soluços. Juntam-se a nós os alunos do Ensino Médio e Cursos Profissionalizantes. Alguns são ex-alu- nos do Pacoti. E, confesso, que após 3 anos de ausência, tivemos dificuldade para reconhecê-los: não são mais crianças, são jovens prontos para enfrentar a vida adulta. Os pais também foram convidados para a festa e sentaram-se nas arquibancadas, curiosos e animados por verem tanta coisa linda. ajudar os meninos e as meninas carentes de cuidados em Fortaleza e no Ceará, todos sem tempo para organizar suas memórias. Porém, a importância de um jubileu cobrou este livro. Com muita pesquisa e paciência se fez uma minuciosa colagem de fragmentos colhidos com solícitos narradores. Foram dezenas de detalhes, casos, anedotas, contadas em meio à emoção, à luz dos próprios sentimentos que ora traíam o narrador, ora criavam seus próprios percursos. E, apesar de o jornalismo sempre valorizar fatos, o romance tomou conta da narrativa a partir desses traços de afetos. Porque, afinal, tudo se trata de amor.

O cerimonial começa com Lieta fazendo uma pequena apresentação e, imediatamente, passando o microfone para dois estudantes do Ensino Médio. As bandeiras do Brasil e da Itália desfilam, a banda toca o hino brasileiro, todos de pé e as crianças, com a mão no coração, cantam a plenos pulmões que o ginásio parece vibrar. Passamos, então, para o hino italiano, que acompanhamos com nossas vozes orgulhosas, mesmo na milionésima escuta, dá arrepios, a emoção é palpável e sincera.

Advertisement

A Banda Juvenil Dona Luiza Távora também completa 50 anos e, pela primeira vez, são quatro meninas que fazem parte dela. Lieta as faz se levantar e um aplauso estrondoso irrompe.

É apenas o primeiro de muitos aplausos que acompanham as apresentações subsequentes preparadas pelos alunos com mensagens de paz. Há também uma surpresa, que é transmitida de um telão: um belo vídeo preparado por uma estudante do ensino médio, chamada Lídia. O vídeo, em formato de desenho animado, conta a história de amor entre Lieta e Angelo.

O livro será lançado na Noite da Gratidão, que acontece todo dia 3 de dezembro, às 19h, no Piamarta Aguanambi, com celebração de encerramento do Jubileu de 50 anos e noite de autógrafos. O livro já está em pré-venda a 30,00, pelo Pix – CNPJ 07 355100/0001- 80 (Por favor, encaminhe o comprovante). Maiores informações com Iolanda 85 99607 4878

Paola Boghi e com o marido Sandro Giacomassi e os filhos Elisa e Pietro, ladeados por Leita Valotti e Angelo Faustini

Todos riram inclusive, os protagonistas diante dessa grande e criativa surpresa.

A cerimônia continua com a entrega de um certificado de agradecimento a alguns dos italianos presentes, pela preciosa contribuição dada nos últimos anos através da Operazione Lieta para a realização das ações educativas, de promoção humana e social realizadas pela obra piamartina. Eu, Sandro e nossos filhos também recebemos esse reconhecimento que nos enche de orgulho e que compartilhamos com todos os amigos que, também este ano, estiveram ocupados para a realização de Brasilieta, a festa brasileira que organizamos na Itália com o intuito de arrecadar fundos para enviar ao Brasil. Neste dia tão importante e cheio de emoções, o “Dia do Bem”, Itália e Brasil está ainda mais próximo e, por isso, estamos muito felizes por podermos estar aqui, festejando ´presencialmente.

Paola Boghi

E o sucesso da feijoada continua...

No dia 8 de outubro, realizamos a 4ª edição da Feijoada do Bem, evento beneficente promovido pelo Movimento Amigo do Piamarta, no qual toda a renda é destinada às ações sociais do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta. Foi uma mistura de sentimentos: alegria, apreensão, e gratidão em fazer bem o bem.

Os kits das feijoadas foram vendidos no valor de R$ 25,00 por meio de serviço de take way e delivery, sendo este último

This article is from: