Amigo do Piamarta nº 29

Page 1

29

É tempo de caminhar com fé

AMIGO DO PIAMARTA EDIÇÃO 29 Mai/2021

, esperança e caridade N

o domingo, 4 de abril, celebramos a festa da Páscoa e, este termo, que provém do hebraico pesach, significa passagem. Para nós, cristãos, deveria ser realmente uma passagem para uma vida à luz dos ensinamentos do Cristo ressuscitado e, em plena confiança nas promessas que Ele fez de estar sempre conosco até o fim dos dias. Porém, quem não duvidou, nesse período tão conturbado, da real presença Dele entre nós? Quem, em algum momento, não se sentiu traído, abandonado e sozinho? Quem não teve medo da doença e da morte ou quando estas, chegaram à nossa família ou nos amigos, não teve vontade de gritar: “Senhor, cadê Tu???” ou “Senhor, afasta de mim este cálice...” Então, cadê a fé no Cristo Ressuscitado, no Cristo que venceu a morte, na ressureição e na vida eterna? Com estes questionamentos na mente e no coração, nós tivemos que aceitar a nossa condição de fragilidade humana e com muita humildade pedir a Deus mais Fé para podermos continuar a caminhada. Olhando ao redor e, percebendo que não podemos nos entregar ao desespero ou só aguardar que tudo passe, mais do que nunca devemos ter e ser movidos pela Esperança. Nessas horas são bem-vindas as palavras do grande maestro Paulo Freire: “É

preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar.... Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo...”. Todos tivemos que aprender na marra a fazer de outro jeito: ensinar e aprender de forma remota; trabalhar em casa; usar a tecnologia até para manter as relações em família; fazer o isolamento rígido; manter o distanciamento num ônibus superlotado, usar máscara.... Mas será esse mesmo o outro modo de fazer? Prefiro acreditar que é com a Caridade o novo modo de fazer, que não é a esmola ou dando o usado que não preciso mais, mas sim acolhida, cuidado, respeito e partilha fraterna sem ostentação. O hino à Caridade de São Paulo nos ensina magistralmente as características próprias dessa virtude e quanto ela suscita quando praticada. Que possamos viver e dizer com ele: “Agora, portanto, permanecem fé, esperança e caridade.... A maior delas, porém, é a caridade.” (I Cor 13,13) Aqui vão então, os nossos votos para que possamos viver a nossa Páscoa (passagem) renovando em Cristo a Fé, a Esperança e a Caridade. Com afeto e Gratidão. Lieta Valotti

Planejamento

Música

Gratidão

O Encontro Pedagógico 2021 cujo tema foi “A Estrada é a Educação”, aconteceu entre 25 e 29 de janeiro. Padre Ronaldo iniciou os trabalhos com espiritualidade e aprendizado e, em seguida, o momento foi conduzido pela psicopedagoga Galeára França que falou sobre ensino e afeto. (pág. 3)

A Banda do Piamarta foi aprovada no Edital Mecenas do Ceará, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e conta com o patrocínio da ENEL Distribuidora de Energia (pág. 5)

Nosso destaque gratidão desse jornal vai para a professora Jandismara Sá, que há 33 anos, distribui empatia aos alunos do Piamarta. E para Angelo Faustini, que há 36 anos fazendo tudo o que é necessário para fazer valer o carisma Piamartino. (pág. 8)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.