
2 minute read
Piamarta Apodi investe em cursos de arte no contraturno
Enquantoescola, sabemos da importância de promover experiências para os nossos alunos como forma de desenvolver suas habilidades. É nesse contexto, que o Piamarta Apodi com o apoio do Centro Educacional da Juventude Pe.João Piamarta e alguns parceiros, neste final de semestre, passou a oferecer diversas opções de atividades extracurriculares, que ajudam na formação dos nossos alunos. A escola está criando oportunidades ricas para que as crianças, jovens e mulheres possam explorar um repertório de movimentos, gestos, olhares, sons, experiências, aprendizado e ensinamentos por meio de diferentes atividades, como: teatro, canto coral , atletismo, informática e costura criativa com mulheres. As aulas são dedicadas a 100 crianças e jovens estudantes da Escola Joaquim Dino Gadelha na modalidade de contraturno.
E, quando falamos de teatro na escola, as crianças ficaram na expectativa de conhecer melhor essa arte. Tudo novo! A professora de teatro, Dalva Rodrigues, com sua vasta experiência, falou que vai muito além da brincadeira e da interpretação; independente da idade, o teatro pode proporcionar ferramentas para se lidar melhor com a vida. Por meio da arte, os estudantes aprendem sobre sociabilidade, conseguem perder a timidez e ainda se expressar com mais clareza, melhorando a comunicação verbal e também a corporal. O teatro também aproxima as crianças e os jovens da poesia e da literatura, de maneira única. E já vamos estrear com uma peça, no dia 15 de dezembro, “A Floresta do Raio Vermelho”. Está sendo fascinante vê-los ensaiando com todo o empenho.
Advertisement

Por outro lado, o Canto Coral está sendo muito lindo! No começo, as vozes das crianças soavam um pouco tímidas, não entendiam o processo do cantar, mas todas com o anseio de aprender. A professora Lívia, amante da música que repassa as técnicas de canto com muita leveza, pois para cantar é preciso aprender sobre ritmo, timbre, voz e se expressar. No dia 23 de novembro, o coral foi convidado para se apresentar em uma Amostra de Arte no Instituto Federal do Ceará- IFCE, por isso estamos trabalhando para que esse momento seja muito especial na vida deles.
O atletismo, com a professora Clarice, está sendo maravilhoso! Como as crianças nunca tinham praticado essa modalidade, ficam ansiosas para que o dia chegue. Elas amam a professora e essa modalidade possui características e qualidades de suma importância para o desenvolvimento das crianças, pois esta pode testar as mais diversas capacidades motoras tanto em provas individuais quanto em provas coletivas. Desta forma, desenvolve e aprimora habilidades motoras essenciais e necessárias para a prática esportiva. No mês de dezembro, vamos organizar uma pequena maratona para testar os nossos atletas.
O projeto “Mãos que Fazem a Diferença” é composto por mulheres da Chapada do Apodi que através do empreendedorismo estão realizando os seus sonhos. Nesse final de semestre, elas estão com muitos trabalhos para fazer, o ponto chave foi uma encomenda de 120 bolsas para instituição piamartina em comemoração aos seus 50 anos. Foi algo muito gratificante para elas, visto que algumas peças foram vendidas para a Itália e para o mercado local.



Na Informática Educativa, abrimos espaços para as crianças e mulheres vivenciarem