
2 minute read
Piamarta Aguanambi Piamarta é homengeado na AL é homengeado na AL
OCentro Educacional da Juventude Padre João Piamarta foi homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em sessão solene atendendo a requerimento do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT). O deputado Evandro Leitão foi representado pela primeira-dama da Alece,

Advertisement
Cristiane Leitão, que ressaltou a relevância do trabalho da instituição para o Ceará nos seus 50 anos de fundação. Ela disse que o Centro Educacional é “uma referência em fi lantropia, que age sem fi ns lucrativos, voltado à educação, à formação profissional e à proteção social. Resgata e forma crianças e

Discurso de agradecimento na Assembleia Legislativa
Agradecer sempre
Tudocomeça no ano de 1886, na cidade italiana de Brescia, quando um jovem padre de nome Piamarta que só pensava em fazer “bem o bem” acolheu a quatro meninos.
Tal ação contagiou a outros jovens padres que também buscavam e ainda buscam até os dias atuais a promoção humana de tantas crianças, jovens e adolescentes através da educação básica e profissional.
Já no século xx, precisamente nos anos 60, chega ao nordeste brasileiro, um grupo de jovens padres piamartinos vindos da Itália; em princípio, no estado do Maranhão e depois no Ceará, fi xando residência no Bairro do Montese. Todos com o mesmo objetivo de educar.
Um dos padres desse grupo, padre Luiz Rebuffini, iniciou nos anos 70, uma nova história entrelaçada em tantas vidas cearenses que chega a perder de vista quantas foram tocadas por sua generosidade, espírito de justiça e disponi- bilidade para o outro, sempre a serviço da vida, promovendo comunhão e caridade, caracterizando, assim, o verdadeiro espírito cristão! adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Destacamos o trabalho de excelência executado por pessoas comprometidas com o bem e o amor ao próximo”. A sessão solene aconteceu na tarde de 22 de junho e reuniu alunos, ex-alunos, professores e membros da Associação Amigo do Piamarta.
Como o tempo passa rápido… E o Piamarta Aguanambi há 50 anos, continua exercendo um trabalho de educação inclusiva, no qual prevalece um movimento de prevenção, cujo objetivo é oportunizar acesso e permanência nos espaços escolares.
O que dizer das ações educativas proporcionadas pela música como mestra: cada uma, cada um de nós, sabe o bem que a música faz ao ouvir e sentir a emoção de sons formando um todo harmônico! Por isso, temos na Banda de Música Juvenil Dona Luiza Távora a educação profissional mais benéfica de nossa Instituição. É através da tocata aos quatro ventos que vamos agradecendo, em primeiro lugar, à Providência Divina que não nos abandona, nunca! Sempre colocando em nosso caminho gente de bem que nos estimula a ser mais gente!
E nós, que estamos sendo homenageadas e homenageados, encontramos nas palavras do padre Luiz Rebuffi ni a exigência necessária que se traduz em servir aos que mais precisam da nossa atenção, cuidado, enfi m, do nosso afeto.
Convém lembrar que não saímos da sua presença sem ter apreendido o significado de educar para o trabalho, para a ética, para a estética, para a vida!
Dessa forma, o Colégio Piamarta nos foi apresentado como uma família, não obstante ser nosso local de trabalho, pois sempre desenvolvemos uma relação fraterna onde o respeito, a responsabilidade, a justiça e a gratidão são as palavras que tocam as cordas do nosso coração. É o lugar da vontade e da alegria de ser e estar!
Por tanto amor, por tanta emoção, agradecemos vivamente por este honroso reconhecimento da nossa caminhada, às pessoas que fazem desta casa um lugar de exercício democrático, pois só a gratidão reconhece os motivos para agradecer!

Rosangela Marques
*Texto lido na Sessão Solene ocorrida em 22 de junho na Assembleia Legislativa
