Revista ALVO - ed 23

Page 14

Entrevista públicos nas áreas sociais, e também na saúde e educação, pelos próximos vinte anos. Dos 17 deputados paraenses, 13 votaram a favor da PEC e o senhor foi um deles. Por que? O Brasil está quebrado. O cidadão simples não sabe o que é PEC 241, ele sabe que ele perdeu o emprego, ele sabe que está tudo mais caro. Se nós não revertemos a economia, nós não vamos chegar a lugar nenhum. Nós precisamos de regras claras pra mudar isso. O Estado está quebrado. Nós precisamos acabar com a ideia do Estado paternalista. Não é o Estado que tem que investir e contratar, quem tem que fazer isso é a iniciativa privada. O Estado tem que fazer o mínimo que puder fazer.

gasta mais do que a inflação em todas as áreas. E ninguém reclamou. Como faz isso no orçamento de casa? O cidadão tem que se equilibrar. Com o país não é diferente. O remédio é amargo, mas necessário. Nós não tiramos uma presidente da República pra fazer graça.

O senhor se arrepende de ter votado pela saída da presidente que foi eleita por 54 milhões de brasileiros? Eu não me arrependo de ter votado a favor do impeachment da presidente Dilma. As pessoas apoiaram o impeachment, com a crença de que seria feito algo diferente, porque se for pra fazer a mesma coisa que o PT fez há 13 anos, é melhor voltar a Dilma, porque eles sabem fazer melhor do que qualquer um. Nós tiramos a presidente com a “desculpa” (a resposta) pro povo que nós não vamos fazer igual. Não fazer igual é não gastar como se está gastando, não roubar como se está roubando. Essa foi a tese pra tirar a presidente.

Mas, saúde e educação são áreas que já tem investimentos mínimos do governo. A situação não tende a ficar pior pra população mais pobre? A saúde tinha uma previsão de somente em 2020, aumentar os investimentos pra 15% do PIB. A PEC está antecipando em 3 anos esse aumento, já pra 2017, ou seja, a saúde é O que o senhor acha do a única área que já começa deputado Eduardo Cunha? com mais. A educação ficou Eu acho que o Cunha foi o de fora do teto, isso significa melhor presidente que a Casa teve que se a gente tiver um maior até hoje. Eu me refiro a presidente. aumento da arrecadação, mais A vida pessoal dele fora da Casa, investimentos pra educação. foi totalmente errada, mas não Quando você tem maior ”Nós não tiramos uma presidente da cabe a mim julgar. aumento da demanda na República pra fazer graça.” educação e na saúde? Quando Qual a sua avaliação do você desemprega as pessoas presidente Temer? e elas precisam ir pra rede O Temer está tentando acertar, pública. Não adianta falar de saúde e educação, com todas as dificuldades. Você vai fazer tudo que se não falarmos em emprego e geração de renda, agrade pra poder se eleger. Essa posição é que nos em tirar esse 12 milhões de pessoas das ruas. Se a dá uma garantia que ele está fazendo as coisas pra gente não conseguir recuperar a economia, nada acertar o país. Nós estamos apostando nisso, pra que vai mudar. Não adianta eu ter mais médico, se eu possa ser feito o que deve ser feito. Se a cada pressão não vou ter dinheiro pra pagar o hospital. É preciso você ceder, você não vai a lugar nenhum. trazermos essas 12 milhões de pessoas de volta ao mercado, porque os mesmos, deixaram de O senhor acredita na política brasileira? contribuir e impostos. Não tem doença pior do que Não tem democracia sem política. Tem um o desemprego. ditado antigo que diz o seguinte, “quando você não se interessa pela política, você está fadado a ser governado por quem se interessa”. Não tem E qual a saída? outro caminho, senão a política pra transformar. Se Eu vejo que a grande saída pra esse país é voltar nós começarmos a nos omitir, a anular voto, a não a gerar emprego, gerar renda, senão nós não vamos tomar posições, nós vamos deixar tudo do jeito que sair do buraco. Não adianta aumentar orçamento, está. E eu acho que o povo brasileiro acordou e quer se nós não vamos conseguir arrecadar porque o mudar a política brasileira. Vamos ver quem tem comércio não vai vender, a indústria não vai produzir, coragem de votar contra as medidas anticorrupção. aí vai tirar dinheiro da onde? Vão rodar dinheiro? A inflação aumenta. Nós temos agora que diminuir a inflação e dar uma certa garantia pro mercado pra atrair investimentos no país. Há 25 anos, esse país

Acesse o audio desta entrevista:

14

Revista Alvo - Edição 23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.