AGORA 2023

aqui gratuitamente a versão digital da

DUAS HISTÓRIAS E UM PROPÓSITO:


CONHEÇA NOSSOS PROGRAMAS:
aqui gratuitamente a versão digital da
CONHEÇA NOSSOS PROGRAMAS:
A Ago Social é uma Escola de Impacto para empreendedores socioambientais. Nossa metodologia exclusiva é baseada em 4 pilares:
Vivências e estudos de caso para apresentar formas práticas de aplicar os aprendizados rapidamente
ENCONTROS COM ESPECIALISTAS
Mentorias coletivas para aprendizado ativo em grupo, onde o conteúdo é pautado nas maiores dores e dificuldades dos nossos alunos.
Contamos com um time de profissionais e empreendedores que vivem o impacto na prática e apresentam um conteúdo que conversa com desafios reais.
ESPAÇOS PARA TROCA
Promovemos oportunidades de contato entre os integrantes dos programas para que aprendam entre si e se apoiem em suas jornadas
Poucos pensamentos, felizmente, são imutáveis. Como tudo o mais, eles evoluem e assim avançamos, como indivíduos e sociedade. Mas há um deles, atribuído a Albert Einstein, que, para mim, soa infinito e eterno: “Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade”. Acredito completamente nisto.
Força de vontade é a origem, o meio e o fim de grandes conquistas. A vontade transforma realidades de vulnerabilidade em novos cenários de esperança, mudança e melhorias. É a vontade que está no âmago da Ago Social, escola de empreendedorismo voltada à capacitação de gestores e atores socioambientais. Ago, em latim, significa ação. E ação é vontade.
Esta grande plataforma canalizada na Ago ganha uma nova voz com a Revista AGORA, que você neste momento segura em mãos. Que a Revista AGORA seja nosso ponto de encontro, a praça aberta da comunidade, do ecossistema social do Brasil.
Sabendo do valor e da força que tem a palavra impressa, no passado, presente e futuro, fizemos questão de trazer nossa revista nesta versão, observando que sua impressão segue as mais rígidas normas socioambientais e ostenta o selo FSC. O significado, o prazer de folhear uma edição impressa, tem incomparável permanência. A busca da informação de forma incessante e muitas vezes não-organizada nem sempre é o suficiente para sustentar um contexto efetivo para tomada de decisão. A informação e análise consistentes e a transformação, a partir deste momento, percorrem todo o país através da Revista AGORA
Para realizá-la, somamos ao valoroso Time da Ago profissionais que estão entre os melhores da área de comunicação e imagem. A jornalista ítalo-brasileira Camila Gino, com sólida carreira em Gestão de Conteúdo, em prestigiada atuação global, autora de um dos livros best-
sellers em Gestão de Mídias Sociais, veio para conduzir este belo projeto editorial.
A designer e artista visual Giana Pundek Tenius, diretora de comunicação da respeitada agência L'OXYGENE, que traz no portfólio a criação para algumas das principais marcas do país, assina este especial projeto gráfico. Uma verdadeira narrativa visual.
Muitas das fotografias que você vê nesta edição, inclusive a Capa, levam a assinatura do talentoso fotógrafo Gus Benke. Seu olhar atravessa o ser, capta o coração em cada imagem. Também contamos com um time admirável de articulistas, a começar pelo cofundador da Ago, meu brilhante sócio Alexandre Amorim. Temos articulistas do mais elevado conteúdo, como os ultracompetentes Marcos Pinheiro e Fernanda Andreazza. E temos articulistas do Time Ago, trazendo sua vibração e paixão pelo impacto positivo para estas páginas. Nossa revista é feita com propósito, com o coração. Tanto quanto as iniciativas de Norte a Sul do país, e até de fora, dos alunos Ago, que você acompanha na seção Mapa do Impacto. São histórias tocantes, corajosas, inspiradoras, transformadoras.
Que não parem, que com a força motriz da vontade cresçam e transformem cada vez mais!
Estamos aqui para isso. A Revista AGORA está aqui para ser esta voz, que seja sua também!
Uma ótima leitura e um grande abraço!
Ecoe sua voz!
Alexandre Barbosa (o Alex)
Publisher Cofundador Ago Social a.barbosa@agosocial.com.br
03 • Eco Social –
A Voz do Publisher
A força da Ação
Por Alexandre Barbosa
05 • Editorial
Nasce Agora – A Revista da Ago
Por Camila Gino
16 • Vivência Social
Mudança que vem de dentro: Projeto Dorcas
Por Fabíola Melo, Articulista Time Ago
21 • Fala Social
AGORA: uma voz para o impacto
Por Alexandre Amorim
22 • Agenda
Programe-se para os eventos do impacto
22 • Lugar de Fala
Testemunhos de empreendedorismo social
Campanha
18 • ABC do ESG
Você já ouviu falar desse tal de ESG?
Por Marcos Pinheiro
20 • Gestão Fácil
Empreendimento Social em 4 Pilares
Por Fernanda Andreazza
06 • Capa
Ago Social: escola para empreender e transformar
Por Camila Gino
08 • Quem faz
Conheça o Time da Ago Social
Por Camila Gino com Time Ago
12 • O Mapa do Impacto
Conheça os alunos Ago e seus projetos pelo Brasil
Por Talita Duprat, Articulista Time Ago
14 • Aula que Transforma
Conheça os professores da Ago
Por Mariana Micheleto, Articulista Time Ago
15 • Dinâmica Ago
Educação: o coração da Ago Social
por Mariana Micheleto, Articulista Time Ago
AGORA nasce da cocriação: conheça a vencedora do Concurso
“Ago em revista: qual o melhor nome? Mande suas ideias!” Foi assim que a Ago Social convidou alunos e equipe interna a compartilhar da criação da Revista da Ago, participando do concurso para escolher o nome de nossa nova revista. Como uma Comunidade para o empreendedorismo e ecossistema social, buscamos ser um espaço aberto para a cocriação, uma voz múltipla, de e para todos. A revista vem com este propósito, nada mais natural então que o nome viesse de dentro da Comunidade Ago.
A grande vencedora, primeira a sugerir o nome AGO-
RA, que adotamos para a revista, é: Elizabeth Menezes Bomfim. “Agora! Tem Ago e fala de quem já está fazendo acontecer e também da urgência das ações sociais”, defendeu ela em sua sugestão.
Certíssima, Elizabeth, parabéns! Como prêmio, Elizabeth ganhou um passaporte de 01 ano grátis para todos os cursos Ago Social. Parabéns, e muito obrigada pela inspiradora sugestão!
E fiquem todos ligados, porque queremos muito sua participação nesta revista. Vamos escrevê-la e a história do social no Brasil juntos! Contamos com vocês!
tempos múltiplos e, aspira-se, muito mais democráticos e fluidos em termos de trocas objetivas e subjetivas, de saberes, de comunicação, de papéis na sociedade. A fluidez é uma das características mais positivas de nossa sociedade contemporânea. É a partir dela, em muito, que passamos a nos entender, novamente, como partes de um todo – muito além da lógica individualista de anos recentes, que nos afastava da comunidade como se fosse possível a alguns realmente viver em ilhas de bem-estar diante do sofrimento de tantos e de assustadores fatores de desigualdade sobressaindo na sociedade como um todo. A fluidez e a troca dinâmica nos papéis da comunicação são fatores que, em grande parte, nos fizeram perceber que o compartilhamento é um dom. Uma oportunidade que todos recebemos. E que, quanto mais lançamos mão deste dom, melhor nossa realidade, nosso entorno, nossa comunidade, nossa região, nosso país, e o mundo como um todo, ficam. Ciente da importância – e apreciadora – da diversidade, da interdisciplinaridade e da multiplicidade de vozes, informações, histórias e opiniões, a Ago Social, a inovadora escola de empreendedorismo social que está ajudando a mudar o Brasil, e o mundo, apresenta seu novo canal de comunicação com este e os demais ecossistemas: AGORA. A nova revista da Ago vem com a propo-
Expediente
sição de atuar como ágora (no sentido da grande praça aberta, de lugar de reunião, conceito que herdamos da Grécia antiga) da comunidade atuante no 3º setor do país. A Revista AGORA nasce para ser um grande ponto de encontro para temas envolvendo o ecossistema social do Brasil, fortalecendo a comunidade que já dialoga e cresce a partir de seus canais digitais e cursos voltados ao empreendedorismo social.
Este é um espaço de vozes polifônicas, múltiplas, para que todos possam contar suas histórias e o valor de seus projetos, que possam encontrar e criar conexões, se inspirar e ser tomados como inspiradores. Nesta edição-piloto, de estreia, trazemos temas muito especiais e um pouco mais sobre a história da Ago, do propósito, de vida e alma, de seus cofundadores, os Alexandres da Ago (Alexandre Amorim e Alexandre Barbosa), de nossa brilhante equipe e do potencial dos cursos, alunos e projetos atuantes conosco. Vale a pena conhecer mais. E, por favor, já prepare suas histórias e de seus projetos, porque aqui é nosso ponto de encontro, e queremos falar ao longo das próximas edições de nosso vibrante e transformador ecossistema social brasileiro em toda a sua força e verdade.
Vem com a gente! Abraços, boas-vindas à AGORA!
Camila Gino Editora-ChefeREVISTA AGORA é um veículo de comunicação produzido e editado pela Ago Social.
Fundadores:
Alexandre Barbosa
a.barbosa@agosocial.com.br
Alexandre Amorim
a.amorim@agosocial.com.br
Coordenação e Projeto Editorial
Editora-Chefe:
Camila Gino (DRT/PR 3768)
Redação: Camila Gino e Time AGO
Revisão: Camila Gino
Articulistas convidados: Marcos Pinheiro; Fernanda Andreazza
Projeto Gráfico e diagramação:
@loxygenedesign @gianapundek
Foto Capa: Gus Benke @gusbenke
Impressão: Maxi Gráfica
Fale com a Redação: contato@agosocial.com.br
As opiniões emitidas nesta publicação são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Ago Social. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia.
Recém-chegado de Harvard, após uma temporada de aprimoramento profissional em algumas da mais respeitadas instituições dos Estados Unidos, da Europa e do Brasil, o empreendedor social Alexandre Amorim, então com 25 anos, se apresentou como professor à turma de Pós-Graduação de Empreendedorismo e Negócios de Impacto. Lá estava o investidor social Alexandre Barbosa, empresário e investidor então com 51 anos, com tino inato para bons negócios e identificação de oportunidades, que já há alguns anos vinha migrando do universo corporativo para o ecossistema de empreendedorismo social. “Neste momento eu pensei, um dia eu vou ser sócio do Alexandre Amorim e vamos, através da educação, ajudar quem ajuda”, revela Alexandre Barbosa.
Conheça mais sobre a Ago Social
AJUDAR
Encontros mudam vidas. Alguns encontros mudam nossas vidas em um senso particular. Outros, quando acontecem, são uma potência. Têm uma força tão intensa que impactam não apenas nossas vidas, mas, como ondas tridimensionais, se propagam em todas as direções. As realidades se transformam. O encontro de Alexandres foi em uma sala de aula de pós-graduação, na Curitiba de 2016. O empreendedor Alexandre Amorim como professor, o empresário e investidor Alexandre Barbosa como aluno (veja box). Ali, naquele preciso momento, estava a origem da Ago Social.
Ambos tinham visões em comum sobre ecossistema e impacto social. Alexandre Amorim, que se destacou como um dos fundadores da ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças, inspirada na realidade de sua irmã
Laura, nutria o desejo de desenvolver projetos de formação para o empreendedorismo social, outra de suas paixões – e case de sucesso, com a própria ASID.
Alexandre Barbosa visualizava um fundo para projetos e uma universidade voltada à formação de lideranças e gestores no terceiro setor, envolvendo toda a cadeia
relacionada de stakeholders. As conversas convergiram e a Ago, neste intervalo de cerca de cinco anos foi se desenhando, ganhando um poderoso reforço com a contribuição da executiva Araceli Silveira, hoje conselheira da Ago, como sócia-fundadora.
“Transformar propósito em ação”. Esta é a missão da Ago Social, exercida a partir da educação, uma ferramenta de transformação muito poderosa que está nas nossas mãos”, assinala Alexandre Amorim. A proposta é levar ao ecossistema de impacto social cursos desenhados dentro do que os Alexandres chamam de mapa do empreendedorismo social, em que os alunos podem cursar uma trilha envolvendo desde a colocação em prática de uma ideia, para aqueles que ainda estão começando ou nem começaram ainda, até a captação de recursos para tornar o empreendimento social sustentável e perene. “Por isso escolhemos o nome Ago, que significa ‘agir’ em latim. Nossa essência é a ação”, enfatiza Alexandre Barbosa, criador da feira de negócios brasileira ForMóbile, hoje referência mun-
dial e a maior em seu segmento da América Latina. Alexandre Barbosa migrou por vontade própria para o 3º setor. “Para mim, vir para o social foi, e é, um chamado.”
Até o momento, nos dois anos de atuação desde que iniciou suas atividades, em 2021, a Ago Social já lançou mais de 10 programas e cursos, com metodologia exclusiva, com um quadro de mais de 70 professores convidados que são referência no setor e no mercado. Já impulsionou mais de 1.000 empreendedores e organizações sociais espalhados por 5 países, 24 estados e 144 cidades, dentre eles 72% são mulheres e 36% são pretos e pardos. As conexões geradas a partir da Ago já resultaram em mais de R$ 1 milhão em investimentos para empreendimentos sociais pelo Brasil. A meta de curto prazo da Ago é alcançar 5.000 alunos e fechar 15 novos projetos, fortalecendo a atuação de organizações e negócios sociais em todo o Brasil. “Viemos para agir e transformar”, demarca Alexandre Barbosa. “Somos a Ago Social, e a ação está em nosso DNA, é nossa força motriz para impactar e permitir que, assim, as comunidades, e sociedade como um todo, possam avançar e melhorar.”
Por Camila Gino, Com o Time Ago
TÉCNICA E HUMANA: ESTA É A EQUIPE QUE FAZ A AGO SOCIAL TODOS OS DIAS
Aconsciência e o desejo de ajudar quem ajuda a fazer de nosso planeta um espaço melhor para se viver uniram um grupo ímpar de profissionais, com talentos marcantes e diversos somados à uma formação técnica e humana de altíssimo padrão, interdisciplinar e muito variada. Este é o Time da Ago Social. Vivaz, bem-formado e que veio para cá porque acredita completamente no propósito de ajudar a fazer todos os dias um mundo melhor. Nós fazemos aqui na Ago, com expertise única e exclusiva, uma educação para o empreendedorismo social de impressionar, com muito networking e oportunidades para os alunos e o ecossistema social como um todo, derivados de muita dedicação, capacidade, foco e paixão. Vale conhecer nossa metodologia e nosso menu de cursos: https://agosocial.com.br.
E vale conhecer o Time que constrói dia após dia esta trajetória que já impactou mais de 5 países a se multiplicou, em dois anos, desde a fundação da Ago em 2021, por mais de 1.000 empreendedores e empreendimentos sociais. Vamos ao Time da Ago Social!
Desde muito jovem, o empresário e investidor Alexandre Barbosa já se envolvia com trabalhos sociais. Ajudar as pessoas, e ajudar quem ajuda a realizar seus sonhos e projetos sempre foi uma diretriz de sua vida, mesmo antes de se tornar um dos mais bem-sucedidos empresários do setor editorial especializado, assim como de feiras e eventos de negócios do Brasil, no início dos anos 2000. Gaúcho de Carazinho, estudou quando jovem em um dos melhores colégios particulares locais com a ajuda financeira de um amigo da família, fato que o impactou a ponto de nortear sua vida desde jovem à filosofia do giving back. A Ago Social nasceu deste propósito: ajudar pessoas motivadas a transformar o mundo em um lugar melhor a se tornarem empreendedoras sociais bem capacitadas e aptas a captar investimentos para a sustentabilidade de seus projetos. A Ago vem de uma trajetória consistente de atuação voltada ao impacto social. Quando completou a emblemática idade de 45 anos, Alexandre Barbosa decidiu trocar a carreira corporativa, agraciada com reconhecimentos importantes, como a homenagem empresarial recebida em Nova York, pela de investidor social: “Desde 2013, migrei para a atuação como investidor social e sou muito grato a James Marins e Glaucia Marins, fundadores do Instituto Legado, em Curitiba. Durante quase uma década tive a honra de atuar com eles, aprendendo com o Instituto Legado”. Ao longo desta trajetória, Alexandre Barbosa tem ajudado, inspirado, motivado e apoiado, de várias formas, diversas organizações, negócios e empreendedores sociais a ampliarem seu impacto. A Ago Social, cofundada com Alexandre Amorim, por seu viés de atuação na educação, é uma forma de potencializar sua filosofia de “ajudar quem ajuda”.
Um entusiasta da ideia de aliar impacto social à gestão de negócios. O empreendedor social Alexandre Amorim começou sua trajetória inspirado na sua irmã com deficiência, com Luiz Hamilton e Diego Tutumi – amigos que, junto com ele, empreenderam a ideia de uma sociedade inclusiva para PcD na ASID Brasil. Essa foi a grande escola que iniciou Alexandre Amorim no mundo do empreendedorismo social. Desde 2008 até os dias de hoje, tornou-se tornou uma personalidade do ecossistema social brasileiro, com grande reconhecimento também internacional. Já foi eleito entre as 100 lideranças globais pelo alinhamento entre impacto socioambiental a modelos de negócios sustentáveis e crescentes (MB 100 - 2021), além de FORBES UNDER 30 (2018) e Empreendedor Social Folha (2013), entre outros reconhecimentos importantes do ecossistema social. Sua formação sólida abrange da graduação em Administração de Empresas pela UFPR a pós-graduações e extensões em empreendedorismo social e gestão do 3º setor em instituições como Harvard Business School, Stanford University, INSEAD, Fundação Dom Cabral & HEC Paris, entre outras. Motivado a levar conhecimento, experiência e conexões a empreendedores e profissionais que atuam pelo impacto social em todo o Brasil, fundou a Ago em 2021 com o investidor social Alexandre Barbosa.
Gestora de Projetos
Gestor Administrativo-FinanceiroCom formação em Engenharia de Produção, é um dos mais competentes profissionais da área de gestão contábil, administrativa e financeira do Brasil. Consolidou sua carreira no setor contábil e financeiro, atuando como Advisor de grandes fortunas, orientando os clientes do ponto de vista de estratégia financeira e melhorias de processos em empresas na áreas de serviços. Devido às contribuições acadêmicas nas áreas de produção voltadas a serviços em busca de aumento de produtividade e lucratividade, tema pouco abordado em Engenharia de Produção, foi eleito em 2020/2021 um dos 5 melhores alunos de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul pela SERGS – Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.
Assistente financeira
Cursando Administração na Universidade Positivo, encontrou na Ago sua primeira oportunidade profissional, na área financeira. Seu propósito é participar de ações para o impacto positivo socioambiental por meio da educação.
Internacionalista entusiasta por causas e movida por propósito. Agente transformadora formada em Negócios de Impacto Social, Gestão do 3º Setor, capacitada para instruir micro e médios empreendedores por meio de técnicas de Design Thinking, Teoria da Mudança, Marketing e Comunicação de Causas e Captação de Recursos. Administra também o projeto @vidaenvolvida, mobilização social que promove ações para o desenvolvimento e autonomia de grupos vulneráveis em SP.
Fabíola Melo Redatora
Mãe do Alexandre e do Davi. Tem formação em Letras, especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; especialização em Inteligência Emocional e Educação Parental; formação em coaching parental. Com experiência na área corporativa em vendas e treinamentos e vivência com startups. Tem paixão por pesquisa e escrita, dedicação à redação e à curadoria de conteúdo. Ao conhecer a Ago, veio o contato com o universo do impacto positivo e nasceu ali um encantamento imediato pela área.
Gestora de Projetos
Formada em Engenharia Ambiental pela UNESP Sorocaba, está se especializando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUCRS. Desde pequena sempre gostou da natureza e de viajar. Tem grande paixão pelo Brasil, sonha em conhecer todos os estados brasileiros. Sua trajetória profissional começou na Endeavor, onde trabalhou apoiando scale-ups e na área de inovação. É gestora de projetos da Ago Social, apoiando organizações sociais que buscam expandir o seu negócio.
Gestor de Projetos
Mais conhecido como Cadu, é formado em Administração, pós-graduado em Marketing, com cursos de extensão em Projetos, Relações Públicas, Branding e 3º Setor. Trabalhou por 13 anos no 2º Setor, onde atuou como Coordenador-Geral em uma empresa do setor industrial. Atuou na gestão pública por 2 anos como Diretor de Cultura e Turismo, e foi nomeado Coordenador Municipal do Terceiro Setor. Está há mais de 10 anos à frente de uma OSC em Nova Odessa/SP, onde implementou o programa de voluntariado e ajudou a fundar a Associação das Entidades Assistenciais. Tem expertise na atuação direta com os stakeholders decisores em projetos e campanhas, na mobilização e advocacy para aprovação de leis e decretos, interagindo com vereadores, prefeitos e deputados na defesa de causas, além da criação e organização de grandes eventos, em especial na área de impacto positivo.
Coordenador de Marketing
Graduado em Jornalismo pela Uninter, iniciou carreira com atuação voltada ao Marketing Digital. Atua há uma década com comunicação digital. Em determinado momento de sua jornada, percebeu que estava faltando algo, e que “este algo” era propósito. Foi quando seu caminho se cruzou com o da Ago, com a oportunidade de gerar impacto positivo na sociedade. Criativo e apaixonado por contar histórias, espera acompanhar e reverberar as jornadas dos impactos positivos pulverizados pelas ações da Ago.
Gestor de Projetos
Administrador de empresas pela UFRGS, tem uma trajetória de 20 anos em grandes empresas como Pepsi, Claro, Fibria/ Suzano e Amyris nas áreas de Marketing e Planejamento. Nos últimos 8 anos tem se dedicado à área social, voltado a juventudes de periferia e desenvolvimento de gestão de organizações sociais. Atua com foco na identificação e mensuração de resultados e de impacto de projetos sociais.
Cassio Oliveira Giovanna Caminha Gabriela Cabral Carlos Pinotti Gabriela Souza Patrick Schoenardie Vinicius BazanJornalista, Gestora de Comunicação
Jornalista ítalo-brasileira com mais de 2 décadas de atuação em cobertura e gestão jornalística, relações públicas e gestão estratégica de comunicação, unindo as expertises do 3º setor, impacto socioambiental, ESG e educação às de relações e negócios internacionais, passando por design, arquitetura, lifestyle e mercado de luxo, com atendimento e comunicação estratégica de marcas e instituições globalmente prestigiadas, envolvendo do 1º ao 3º setor. Escritora, professora e parecerista acadêmica nas áreas de Comunicação, Literatura, Negócios e Mídia Social, tem fluência em Inglês, Espanhol e Italiano, além do Português, com mestrado em Estudos Literários pela UFPR e formação em História da Arte em Florença. Com MBA em Marketing pela FGV/ISAE, é especializada em marketing digital, gestão de mídias sociais, jornalismo, relações públicas e posicionamento de marca via estratégias de comunicação. Autora do livro Gestão de Mídias Sociais (2017, InterSaberes). É especialista em Jornalismo
Econômico pela FAE Business School e em Comunicação e Tecnologias da Informação na Educação pela UFPR. Possui intensa vivência profissional nacional e internacional, em países da Europa, América do Sul, América do Norte, Ásia e África. Com o desenvolvimento de projetos de comunicação em mídias digitais e a implementação desses projetos, conquistou prêmios de relevância nacional.
Comercial B2C – Eixo Ago Alunos/ Empreendedores Sociais
Cursando Economia pela UFPR, o impacto sempre foi algo que motivou Adriano de Andrade. Após terminar o Ensino Médio e ingressar na UFPR, deu-se conta de forma mais intensa da desproporcionalidade do acesso à educação no Brasil e passou a atuar como voluntário em uma ONG onde descobriu como o ensino pode mudar realidades. Dentro da Ago, a percepção de como a educação é capaz de transformar o Brasil se ampliou. Adriano de Andrade atua dentro da Ago no segmento B2C (business-to-consumer), termo por vezes não tão conhecido, mas que, simplificando, significa que mantém contato direto com alunos que tem o propósito de transformar positivamente a realidade, compartilhando e buscando soluções para o melhor caminho no setor de impacto social por meio de conhecimento e conexões.
Mariana Micheleto
Gestora Educacional
Administradora com especialização em Economia Aplicada pela FAE. Mestranda em Educação pela UTP. Fez vários projetos de consultoria nas áreas de marketing, recursos humanos e estratégia durante a faculdade. No último ano começou a trabalhar na coordenação do curso, onde ficou por 6 anos atuando com desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. Na Ago, atua como Gestora Educacional, participando da criação e desenvolvimento dos programas e turmas e acompanhando a jornada de professores e alunos. Seu propósito é poder contribuir no processo de crescimento e transformação de pessoas e suas realidades.
Talita DupratGerente de Comunidade
Formada em Psicologia, cursa atualmente pós-graduação em Psicopedagogia. Cativada desde a adolescência por trabalhos voluntários e causas sociais, iniciou sua trajetória profissional no terceiro setor. Hoje, é responsável pela criação e gestão de programas direcionados a empreendedores sociais que desejam impulsionar os seus negócios para gerar cada vez mais impacto. Talita é movida por um propósito e acredita que somá-lo ao trabalho seja a chave para a transformação.
Ana Rocha
Gestora de Redes e Relacionamento “Costumo dizer que a minha primeira lembrança de infância sou eu com meus pais, distribuindo alimentos em uma comunidade vulnerabilizada. Esse foi o meu primeiro contato com o ecossistema de impacto. Desde então, nunca mais parei”, conta, revelando que desde os 7 anos já atuava em iniciativas de impacto positivo. O idealismo faz parte de sua natureza, materializado no Direito, sua formação original e, de forma ainda mais robusta, no voluntariado, sua paixão. Ana Rocha foi líder de mobilização comunitária na ONG GoodTruck e se juntou ao grupo de jovens do Fórum Econômico Mundial Global Shapers, sendo parte do Hub de Belo Horizonte. Cursa mestrado em Geografia pela UFMG, onde pesquisa sobre desenvolvimento urbano e direito à alimentação segura e sustentável. Esta soma de experiências culminou no trabalho realizado na Ago, construindo junto com parceiros soluções que permitem ao 2º setor usar seus recursos em um legado positivo no mundo. Atualmente, vive na Alemanha, o que lhe permitiu ampliar sua visão de mundo, agregando um novo repertório para contribuir com a construção de um Brasil socialmente mais justo e ambientalmente sustentável.
Gestor de Projetos
Consultor sênior em Gestão de Projetos, é administrador de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Gerenciamento de Projetos – PMI pelo SENAC/SP e em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Participou de diversas outras formações, tanto em métricas de avaliação de impacto de projetos sociais pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública e JPAL | MIT – Massachusetts Institute of Technology, quanto em estratégias de descarbonização pela ESG Academy | WayCarbon. Tem trajetória de mais de 16 anos como profissional dedicado à gestão de portfolios de iniciativas de impacto social. Com profundo conhecimento nos processos de planejamento, monitoramento e avaliação dessas iniciativas, atuou em empresas como Votorantim, Fundação Abrinq, Grupo Pela Vidda/SP e Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. Atua como consultor para empresas e organizações sociais em projetos de desenvolvimento organizacional e como gerente de projetos de iniciativas socioambientais previstas em suas estratégias de sustentabilidade e de investimento social.
Agente de mudança:
Eduardo Matheus von Muhlen, Doutor em Ecologia
Empreendimento:
Instituto Juruá
Manaus, Amazonas, Brasil
Curso Ago Social:
Uma escola de formação específica para o empreendedorismo social, voltada especialmente ao desenvolvimento de empreendimentos e empreendedores neste ecossistema, trazendo as mais avançadas soluções, ideias e networking para suas dores e necessidades de forma dinâmica e com linguagem pragmática. Esta é a inovadora Ago Social, que desde 2021 espalha sua boa semente de Norte a Sul do Brasil. E já alcança o mundo, com alunos também de outros países. Veja um pouco deste imenso mapa do impacto que a Ago, em apenas dois anos, já está desenhando.
Social: os números do impacto
BTG Soma Meio Ambiente + de 1.000 empreendedores sociais
24 Estados 144 Cidades
Agente de mudança: Daisy Napoli, Gestora do Projeto
Empreendimento: Projeto Dindo - Apadrinhamento Afetivo
Curitiba, Paraná, Brasil
Cursos Ago Social: Empreendedorismo Social na Real; Liderança para o Impacto; Captação de Recursos
5 países
72% mulheres
39% negros e pardos
Agente de mudança:
Ivani Grance, Empreendedora Social
Empreendimento:
República das arteiras
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
Curso Ago Social: Empreendedorismo Social na Real; AcelerAção
Agente de mudança: Beatriz Mattiuzzo, Fundadora
Empreendimento: Projeto Marulho
Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil
Curso Ago Social: Empreendedorismo Social na Real
Agente de mudança: Iânia Rejane Pereira dos Santos, Coordenadora de Operações
Empreendimento: So+ma vantagens
Salvador, Bahia, Brasil
Curso Ago Social: Liderança para o Impacto; AcelerAção
Agente de mudança: Carlos Alexandre Guimarães, Educomunicador
Empreendimento: Projeto Memórias em Rede Santos, São Paulo, Brasil
Curso Ago Social: Empreendedorismo Social na Real
Em apenas dois anos de atuação, a Ago Social já lançou mais de 10 programas de educação, com mais de 70 professores convidados que são referência no setor de impacto social e no mercado. Traremos em nossas edições o perfil de nossos professores, para que você possa conhecê-los mais e o potencial da Ago para o seu projeto social.
Acessibilidade beneficia todas as pessoas em qualquer fase da vida. Quando consigo estimular essa mudança de pensamento, me sinto realizado.
"Sou fundador do Guiaderodas desde 2016, uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade que nasceu da minha experiência de cadeirante. Em 2001, sofri um acidente de carro e um belo dia decidi me dedicar a esta causa. Nesses anos, recebemos importantes reconhecimentos, inclusive 2 prêmios mundiais da ONU.
Acessibilidade beneficia todas as pessoas e ainda por cima é lucrativa. Quando consigo estimular a mudança desse pensamento, me sinto realizado. A mudança já começou e cremos que um dia o mundo será acessível.
Minha mensagem para os alunos: Conhecimento nenhum supera a importância da vontade que, adicionada da coragem, leva qualquer um para muito longe."
“Tenho 3 filhos adultos, uma arquiteta, um sociólogo e uma cineasta; e um neto, Martim, meu novo grande amor! Minha maior conquista profissional foi me aprofundar e me capacitar no 3º Setor, tendo a certeza de que este é o meu propósito de vida.
Minhas maiores paixões são estar com a minha família, contemplar as maravilhas da natureza, além de viajar! Colaborar para um mundo mais digno para todos, além de ser uma paixão, é a minha escolha principal de vida!
Minha mensagem para os alunos: Não há desafios nesta vida que não possamos transpor com coragem, foco e disposição de aprender. Todo encontro, conhecimento e oportunidade é relevante. Nada pode passar despercebido. Tudo que é ordinário nós podemos fazer de forma extraordinária, se nossos propósitos estiverem alinhados com o que acreditamos."
Minha maior conquista profissional foi me aprofundar e me capacitar no 3º Setor, tendo a certeza de que este é o meu propósito de vida.CAROLA MATARAZZO Movimento Bem Maior Foto: Divulgação Por Camila Gino com Mariana Micheleto, Articulista Time Ago
Transformar propósito em ação. Esta é a missão da Ago Social que, por meio da educação se propõe a impulsionar pessoas e organizações que têm o propósito de desenvolver nossa sociedade. “Para o propósito se transformar em impacto e ação, são necessários 3Cs: conhecimento, conexões e capital”, enfatiza Alexandre Amorim, diretor e sócio-fundador da Ago Social. A Ago orienta sua atuação em dois eixos centrais de atividades, que juntos formam sua atividade principal: a educação para o empreendedorismo social. Vamos conhecê-los.
Para o empreendedor social, a Ago desenvolveu uma trilha completa, tanto para quem tem uma ideia e busca orientação para começar; quanto para quem já está administrando sua organização ou negócio de impacto e busca investimentos para fortalecê-lo. Na trilha com expertise exclusiva Ago, o aluno percorre 5 grandes etapas: 1. conhecer o setor de impacto e se ver como um empreendedor social; 2. definir e validar o problema e a solução; 3. validar e consolidar o modelo de negócio; 4. ganhar tração e escala; 5. conseguir captar investimento.
Dentro da Ago Educação, tanto a formação para gestores e empreendedores sociais quanto para empreendimentos socioambientais é contemplada, com foco na democratização do conhecimento.
Para o universo de empresas, institutos e fundações, a Ago também criou um eixo, desenvolvendo projetos personalizados, dentro de seu menu de expertises. O eixo “Parcerias Ago” contempla projetos de aceleração de empreendimentos socioambientais e de formação de voluntariado em empresas e instituições como BTG Pactual, B3, Fundação FEAC, Itaipu Binacional e Intercement.
A Ago também criou um eixo de parcerias, contemplando empresas, institutos e fundações.
Quer
A partir destes dois eixos, que contemplam do empreendedor social às organizações e corporações, a Ago Social forma uma robusta comunidade de atores de impacto socioambiental, promovendo a conexão de ideias, conhecimento, networking e aproximação entre parceiros, projetos e negócios sociais. A partir desta vívida rede estabelecida pela Ago, desde o início de suas atividades, em 2021, a Ago já mobilizou mais de R$ 1 milhão em organizações e negócios de impacto, permitindo um forte crescimento de iniciativas em todo o Brasil, como o empreendimento social Olha o Peixe! que já registrou crescimento de mais de 500% em menos de dois
DISPOSTO A TRANSFORMAR A REALIDADE DA COMUNIDADE BONFIM, NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA (PR), O PROJETO DORCAS OPTOU POR SE
INSTALAR LOCALMENTE E, ASSIM, ATUAR NA PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS, JOVENS E SUAS FAMÍLIAS
Por Fabíola Melo, Articulista Time Ago
AComunidade do Bonfim, no município que fica em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba (PR), tem crianças ávidas por oportunidades. Mas tem também o triste histórico de uma das piores taxas de escolarização entre os municípios do Paraná. Essa realidade, porém, está sendo transformada pelo Projeto Dorcas, criado há quase 30 anos e administrado atualmente pelas empreendedoras sociais Darclê Westphal e Sirlei Herpich.
No ano de 1996, membros da Igreja Luterana de uma comunidade de Curitiba (PR) começaram um
projeto para atender pessoas que necessitavam de itens básicos. Com o tempo, eles perceberam que a maior parte das doações iam para o município de Almirante Tamandaré. Foi então que decidiram instalar ali uma sede e realizar um trabalho mais próximo e efetivo. Assim nasceu o projeto Dorcas, localizado na Comunidade do Bonfim. O acompanhamento realizado hoje com as crianças, adolescentes e suas famílias, ajuda a prevenir situações de negligência e violação de vários direitos.
Para Sandra Mara Silveira Godoi, a Tia Sandrinha, responsável por comandar a cozinha do Dorcas, o espaço representa uma chance muitas vezes única para as crianças. “Eu
queria ter uma oportunidade como eles têm hoje, porque não tive”, assinala. “Não conheci um projeto, não sabia o que era música”, revela.
Tendo à frente as empreendedoras sociais Darclê Westphal e Sirlei Herpich, o Projeto Dorcas é parceiro da Ago e participa do módulo de Vivência Social, que integra a formação da Trilha do Empreendedorismo Social.
A vivência é uma prática proporcionada aos alunos da formação, na qual eles são preparados com ferramentas de inovação social voltadas ao impacto positivo, entram em contato com a realidade de um projeto e propõem soluções.
Na experiência com o Dorcas, há o desafio de pensar em alternativas para reduzir a evasão escolar da comunidade do Bonfim a partir da atuação do próprio projeto que, atualmente, já tem um papel importantíssimo sobre este aspecto. Existe uma comunicação direta com as escolas, o que permite uma atuação precisa nas dificuldades individuais dos estudantes atendidos pela instituição.
O projeto atua muitas vezes como uma verdadeira ponte entre a escola e as famílias. Nesse contexto, os alunos da Ago fazem pesquisas e entrevistas e, com base nesse estudo, desenvolvem propostas.
Para o projeto, muitas dessas contribuições acabam sendo aproveitadas de alguma forma, pois as ideias já chegam fundamentadas em informações reais.
A Darclê aproveita ao máximo:
“É sempre muito boa essa troca, a gente aprende muito. A Sirlei e eu, no dia seguinte, já ficamos nos perguntando o que podemos fazer, o que ouvimos de interessante”.
Uma das histórias possíveis de conhecer nas entrevistas da vivência é a do Kauê. O adolescente já está há alguns anos no Dorcas e agora é monitor de outras crianças. Ele não apenas recuperou o desempenho na escola depois da intervenção das agentes do projeto, como descobriu um grande talento: a música.
Hoje, os treinos e ensaios são diários, e ainda existe o sonho de fazer faculdade nessa área, gravar músicas próprias ou se tornar um produtor musical.
“No Dorcas, temos uma rotina bem legal”, conta o Kauê. “Tem refeições, aulas, não apenas de música. É uma oportunidade que acho que nunca vou encontrar novamente.”
Darclê Westphal, gestora do Dorcas: “É sempre muito boa essa troca [com os alunos na Vivência Social], a gente aprende muito. A Sirlei e eu ficamos nos perguntando o que podemos fazer, o que ouvimos de interessante”
Sirlei Herpich, gestora do Projeto Dorcas na Comunidade do Bonfim: o projeto tem papelimportantíssimo sobre a redução da evasão escolar na comunidade
A missão do Projeto Dorcas é atender crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, auxiliando em suas necessidades básicas, como alimentação e educação, e agregando valores trabalhados em sua raiz cristã, como amor, esperança, paz e justiça.
Saiba mais:
PROJETO DORCAS
Rod. dos Minérios, 1921 Bonfim, Almirante Tamandaré/PR
(41) 3657-5274
dorcas.org.br/
Instagram: @dorcaspro_
A TENDÊNCIA É DE ALTA, NÃO APENAS NO INTERESSE, MAS NA INFLUÊNCIA DO ESG PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS E APROVAÇÃO DE PROJETOS DE IMPACTO SOCIAL
O TERMO ESG ESTÁ EM ALTA NO GOOGLE TRENDS, REFLETINDO A DIFUSÃO DESTE CONCEITO NA SOCIEDADE EM ESPECIAL NOS ÚLTIMOS 03 ANOS
OGoogle Trends, ferramenta que analisa as buscas de palavras no buscador, aponta “aumento repentino” no interesse por “ESG” a partir de 2020 – tendência que segue até hoje. Apesar de estar em alta, a junção das letras iniciais de “Environmental”, “Social” e “Governance” (ambiental, social e governança, em inglês) não é nova. “ESG” apareceu pela primeira vez em 2004, no relatório “Quem se importa vence”, do Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas. O texto convocava empresas a fazerem um mundo mais sustentável e sugeria a “agenda ESG” como caminho. Vamos a ela.
Que agenda é essa? A agenda ESG, segundo a norma brasileira ABNT PR 2030, é formada por 14 temas, contemplando os seguintes eixos
• Ambiental (5 temas)
• Social (5 temas)
• Governança (4 temas)
O que motivou o boom identificado pelo Google Trends em 2020?
Em janeiro daquele ano, Larry Fink anunciou que aspectos ambientais, sociais e de governança eram relevantes no desempenho das empresas e que o fundo do qual era CEO, o Black Rock, o maior do mundo, passaria a analisá-los para tomar as decisões de investimento.
Se o mercado financeiro está de olho em sustentabilidade e ESG, governos estão ainda mais: hoje existem mais de 700 leis ou exigências formais sobre sustentabilidade nas 50 maiores economias do mundo – em 2000, 90% delas sequer existiam.
Com certeza.
ESG: as origens Leia o relatório “Quem se importa vence”/“Who cares Wins” Do Pacto Global da ONU de 2004, em que o termo “ESG” apareceu pela primeira vez
Estes temas resumem questões que qualquer empresa deve analisar e potencialmente inserir na estratégia, caso queira ser sustentável econômica, social e ambientalmente, ou seja, caso deseje sobreviver e perdurar no mercado. São temas como “Mudanças climáticas”, “Diversidade, equidade e inclusão” e “Conduta empresarial”, por exemplo.
Se você trabalha em uma empresa ou quer captar com alguma delas, tenha certeza de que as diretrizes ESG cruzarão seu caminho.
Por isso, nesta coluna falarei do “ABC do ESG” de uma forma fácil e objetiva. Sem reduzir o assunto a uma “Responsabilidade social turbinada” – que ele não é – nem elevá-lo a um complexo bicho de 7 cabeças – que ele não precisa ser.
Vamos lá? Até a próxima!
Referência na área desde 1991, a Maxi Gráfica trabalha com a impressão de materiais editoriais e promocionais, assim como rótulos e etiquetas.
O comprometimento com parceiros sociais se faz presente no dia a dia da empresa, como Amigos do HC, Hospital Pequeno Príncipe, entre outros.
Além disso, outro fator que representa a Maxi é a responsabilidade ambiental em suas produções. A empresa possui o Selo FSC, que garante o manejo responsável de toda a cadeia produtiva dos papéis consumidos, e utiliza tintas à base de soja, compostas por 70% de ingredientes renováveis, diminuindo os impactos causados pela indústria.
TODO EMPREENDIMENTO, COM OU SEM FINS LUCRATIVOS, SOMENTE SE SUSTENTA COM A OBSERVAÇÃO DE 4 PILARES ESSENCIAIS
PARA O SUCESSO
VEJA COMO TRANSFORMAR UMA BOA IDEIA EM UM
NEGÓCIO QUE TENHA PROPÓSITO SOCIOAMBIENTAL
Muitos empreendedores me procuram para perguntar sobre o melhor caminho a seguir quando desejam transformar uma ideia em um negócio com o propósito de solucionar problemas sociais ou ambientais existentes na nossa sociedade. Costumo responder que qualquer empreendimento, com ou sem fins lucrativos, somente se sustenta com a observação de 4 pilares:
01. Propósito; 02. Pessoas; 03. Organização; 04. Sustentabilidade Financeira. Vamos conhecer mais sobre eles:
Refere-se às pessoas que estarão juntas no empreendimento. Nos negócios com fins lucrativos, o empreendedor pode atuar sozinho ou em grupo. Nas organizações sem fins lucrativos de cunho associativo, obrigatoriamente devem estar, ao menos, duas pessoas. É fundamental para o sucesso do empreendimento que estejam alinhadas em valores, princípios e interesses.
Dica: entender as expectativas de cada um ajuda a prevenir desgastes de relacionamento e o fim do negócio.
Conheça os ODS da ONU
Veja quais dos “ODS –Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” da ONU – Organização das Nações Unidas que podem nortear a definição do propósito de seu negócio de impacto
Esse pilar impacta diretamente na forma de acesso a recursos financeiros, autorizações de funcionamento, opção de regime tributário, benefícios fiscais, entre outros importantes aspectos. Deve refletir o que o empreendedor (ou grupo de empreendedores) deseja realizar: quais são os objetivos e finalidades. Clareza, objetividade e detalhamento da forma de atuação são pontos essenciais aqui.
Dica: os chamados “ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” da ONU – Organização das Nações Unidas são bons norteadores para a definição do propósito em negócios de impacto socioambiental.
A organização interna, também chamada “governança”, é outro aspecto essencial.
Dica: desde o início é importante estabelecer quais serão as entregas de cada participante: suas habilidades, tempo disponível e responsabilidades a serem assumidas.
Nenhum negócio terá longevidade se não possuir recursos financeiros.
Dica: a compreensão das necessidades orçamentárias e a capacidade de planejamento para acesso a fontes de recursos são, junto com os demais pilares, a linha divisória entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento nascente.
CADA VEZ MAIS, TEMAS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL GANHAM FORÇA E SÃO DECISIVOS NA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS OU MESMO NA DECISÃO DE CONSUMO
Há 16 anos, iniciei minha jornada como empreendedor social. Me lembro bem de que, em conversa com diversas empresas, não existia um setor de sustentabilidade ou responsabilidade social e que esses assuntos ficavam quase que esquecidos dentro do marketing ou da área de recursos humanos. Hoje, muitas dessas mesmas empresas têm setores estruturados focados na atuação ESG. O que isso significa? Cada vez mais os temas de impacto socioambiental estão ganhando força e sendo decisivos na atração de investimentos ou mesmo na decisão de consumo.
Acompanhamos uma entrada de recursos grande no setor, seja como filantropia estratégica ou como investimento de impacto. E, o fato é: as pessoas querem praticar investimentos que construam uma sociedade melhor.
Para empreendedores sociais isso significa a estruturação de um mercado consumidor, seja de empresas, pessoas físicas ou governo.
Além disso, significa um capital para alavancagem do empreendimento, mais paciente e focado também no impacto social. Vi, ao longo desses 16 anos, a estruturação de um setor: o setor de impacto social. Com fornecedores, clientes, distribuidores, pesquisadores e investidores, porém, com um fator a mais: cada projeto, produto ou serviço realizado constrói uma sociedade melhor.
SOCIEDADE MELHOR
Nesse contexto, tenho muito orgulho de, junto com o Alexandre Barbosa, ser cofundador da Ago Social: esse movimento que vem para estruturar o setor de impacto por meio do conhecimento, conexões e capital.
Muito bem-vindo à Ago!
Faça desta Comunidade a sua voz!
Alexandre Amorim, Cofundador e CEO Ago a.amorim@agosocial.com.b
UMA
ARevista da Ago - AGORA não poderia chegar em melhor hora! O segundo trimestre começa movimentado no universo do impacto positivo. Já no início de abril temos o Congresso GIFE, em São Paulo (SP). E, na sequência, o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), em Belém (PA), onde a Ago Social participa como patrocinadora, com diversas ações e a condução, no dia 26 , da Plenária Magna “Quatro pilares de crescimento para sua organização” pelo CEO Alexandre Amorim. Programe-se aqui para os próximos eventos do ecossistema social realizados no Brasil.
Quando: 12 a 14 de abril
Onde: São Paulo (SP)
Quando: 25 a 28 de abril
Onde: Belém (PA)
Quer saber mais sobre a programação de eventos do ecossistema social realizados no Brasil? Acesse aqui
Quando: 03 e 04 de julho
Onde: São Paulo (SP)
Quando: 27 a 30 de agosto
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
Lugar de Fala
Pluralidade, multiplicidade de vozes É o que propomos nesta nossa nova Revista AGORA, que já nasce como uma ágora da comunidade de impacto social atuante no Brasil. Trazemos aqui alguns testemunhos de alunos que já iniciaram ou desejam iniciar atuação no ecossistema de impacto. Vale conferir!
“Metodologia prática e objetiva. Excelentes professores e que, além disso, são atuantes no mercado. O conteúdo do curso, principalmente a jornada em que este conteúdo é ministrado, foi incrível, assim como cada aula dava um sentido maior ao assunto apresentado anteriormente. Era como ter ajuda para montar um quebra-cabeça na minha mente. E as trocas com os colegas de turma. Foi de fato muito enriquecedor.”
Aluna: Ellis Regina Amorim
Desenvolvimento Terceiro Setor
Cursos Ago: Empreendedorismo Social na Real (cursado), Captação Inteligente (cursando)
“A Ago vem desenvolvendo uma trajetória muito inovadora, motivada e conectada com sua comunidade de alunos, professores e negócios sociais – líderes e empreendedores. Parabéns!!”
Aluna Ago: Cintia Pureza
Entusiasta do setor de impacto
Curso Ago: Liderança para o Impacto
Veja mais testemunhos e histórias de impacto:
I m p u l s i o n a n d o o i m p a c t o p o s i t i v o e m C a m p i n a s - S P
O p r o j e t o I m p a c t o E x p o n e n c i a l , r e a l i z a d o p e l a F u n d a ç ã o F E A C e m p a r c e r i a c o m a A g o S o c i a l , t e m c o m o o b j e t i v o d a r s u p o r t e à g e s t ã o d e 2 O S C q u e a t u a m n a r e g i ã o d e C a m p i n a s - S P
"
E s s e p r o j e t o v i s a a t u a r n o d e s e n v o l v i m e n t o d e u m p l a n e j a m e n t o e s t r a t é g i c o p a r a a s o r g a n i z a ç õ e s c o m o a p o i o d a
J a i r R e s e n d e
S u p e r i n t e n d e n t e S o c i o e d u c a d i v o d a
F E A C
A g o . A p a r t i r d i s s o , h a v e r á o i n v e s t i m e n t o d a F E A C p a r a q u e e s s a s e n t i d a d e s a l c a n c e m u m
p a t a m a r d e s u s t e n t a b i l i d a d e e g e r e m m a i s i m p a c t o s o c i a l "
I n i c i a t i v a :
P a r c e i r o E x e c u t o r :
P r o g r a m a d e a c e l e r a ç ã o d e
O r g a n i z a ç õ e s S o c i a i s
O B T G S o m a é u m a i n i c i a t i v a
d o B T G P a c t u a l f o c a d a n o
f o m e n t o d a s u s t e n t a b i l i d a d e
f i n a n c e i r a , f o r t a l e c i m e n t o d a
g e s t ã o e e x p a n s ã o d e i m p a c t o
p o s i t i v o p a r a i m p u l s i o n a r a t r a n s f o r m a ç ã o s o c i a l .
A l e x a n d r e A m o r i m d a A g o ; J u l i a n a d e P a u l a , D i r d e R e s p S o c i a l d o B T G ; A l e x B a r b o s a d a A g o ; e C a m i l a A b r e u , A n a l i s t a d e R e s p S o c i a l d o B T G
" O B T G e s c o l h e u a A g o p o r q u e e l a v i v e n c i a o e m p r e e n d e d o r i s m o s o c i a l .
E n t ã o , e l e s p u d e r a m n o s a j u d a r a m o n t a r o p r o j e t o e t r a z e r e s s a e x p e r t i s e p a r a q u e c o n s t r u í s s e m o s a l g o q u e d e f a t o f i z e s s e s e n t i d o "
- J u l i a n a d e P a u l a , D i r e t o r a d e R e s p o n s a b i l i d a d e
S o c i a l n o B T G P a c t u a l