

AGORA
A nova vitrine do Impacto Socioambiental no Brasil.
AGORA


Caminhos para uma captação inteligente



Já são:
19 artigos de especialistas do setor
5 edições lançadas
Uma das frentes de impacto da Ago Social, a Revista Agora, foi criada para levar inspiração, conhecimento e conteúdo para milhares pessoas de todo o Brasil de forma gratuita. Mais de 19 mil pessoas recebem a publicação digital ou fisicamente a cada três meses.
15 empreendedores sociais, alunos da Ago, apresentados no Mapa do Impacto da Ago
12 histórias empreendedoras contadas
6600 exemplares distribuídos em eventos do setor
8 coberturas de grandes eventos do setor
6 entrevistas especiais

Nosso propósito
Temos o prazer de lhe apresentar o nosso relatório de impacto! Aqui você irá encontrar o nosso propósito e a materialização dele através de projetos, números e histórias. Obrigado por fazer parte dessa jornada em prol do empreendedorismo socioambiental no Brasil!”
Alexandre Amorim Cofundador da Ago Social
“Ago foi criada com o grande propósito de estar ao lado do empreendedor social em cada cidade do nosso país levando conhecimento através dos programas e conexões com nossos professores e outros alunos. Existimos para auxiliar pessoas com vontade de mudar o mundo nos desafios do dia a dia, não somente como escola, mas também mostrando o caminho e oportunidades para construir e fortalecer iniciativas de impacto socioambiental positivo.

Nossa Missão
é “Transformar Propósito em Ação”
Nossa visão
é que em cada lugar com um problema socioambiental, existe um aluno da Ago atuando.
Nossos Valores
Equilíbrio entre Sustentabilidade financeira e impacto positivo, prontidão para ajudar, simplicidade com excelência, ir além.
Alex Barbosa
Cofundador da Ago Social
Somos Ago, Juntos queremos mudar o mundo!

Carlos Ebner, Embaixador da AGO Social, executivo e conselheiro com ampla experiência no mundo corporativo, tendo atuado em grandes empresas e agora em transição para o universo de impacto socioambiental. Como embaixador da AGO Social, acredita na sinergia entre a responsabilidade social e o sucesso corporativo, promovendo ações que geram impactos positivos e sustentáveis na sociedade. Defende que a filantropia vai além de doações financeiras, englobando a contribuição de ideias inovadoras, tempo e energia dedicados a uma missão maior, visando transformar comunidades e preservar o meio ambiente para as futuras gerações.

Daphne Moysés nasceu e cresceu em Curitiba. Tem 23 anos, é formada em Design e entrou em contato com a área de impacto social há um ano, desde que começou a trabalhar na Ago Social. É apaixonada por criatividade e acredita ser essa uma ferramenta para ajudar as pessoas.

Mariana Micheleto é gestora educacional na Ago Social. Como educadora atua desenvolvendo metodologias e jornadas de aprendizagem que proporcionem melhores experiências para os professores e alunos que trabalham por impacto. Nas horas livres adora ler, assistir filmes, encontrar amigos, sair para dançar e viajar.

Alexandre Amorim é empreendedor social há 17 anos, cofundador da ASID Brasil e da Ago Social. Recebeu os prêmios Folha de Empreendedorismo Social, FORBES Under 30 e uma das 100 lideranças globais no tema de impacto. Tem formações em Harvard, Stanford, INSEAD sobre empreendedorismo social, MBA na FDC e foi professor em diversas universidades desde 2016.

Fabiola Melo está na Ago há dois anos. Atualmente, atua com redação para diversos canais, edição da revista AGORA e entrevistas para o podcast Por Trás do Impacto. É, também, orientadora parental e educadora sobre inteligência emocional e competências socioemocionais.

Vanessa Sescatto, natural de Mafra, SC, é Gestora Administrativo e Financeira na Ago Social, liderando atividades de tesouraria, administração e controle financeiro. Com experiência diversificada em organizações públicas e privadas, possui conhecimento em análise financeira e estratégias empresariais. Formada em Administração pela Unifatec PR, valoriza oportunidades que ofereçam um propósito significativo e a possibilidade de fazer a diferença no mundo enquanto avança em sua carreira.


Gabriela Cabral nasceu e cresceu em São Paulo. Ao longo da sua vida se envolveu com diversas atividades sociais, que fizeram ela se apaixonar por essa área. Atua como Gestora de Projetos na Ago.

Rômulo Vieira é capixaba e tem 32 anos, sendo 7 desses entregues ao campo dos negócios de impacto. Apaixonado por trabalhar no apoio a organizações sociais, acredita em um mundo de iguais oportunidades para todos e todas. Atua na Ago como Gestor de Projetos.

Jéssica Arndt é Gestora de Parcerias Corporativas na Ago. Curitibana, 34 anos, apaixonada por trabalho voluntário e amante dos animais. Fez sua transição de carreira para o terceiro setor em 2019 e segue em busca de conhecer mais agentes de transformação e fomentar projetos que geram impacto positivo.

Vinicius Bazan, coordenador de marketing na Ago, é nascido e criado em Curitiba-PR. Graduado em Jornalismo pela Uninter, iniciou sua carreira há 10 anos com atuação voltada ao Marketing Digital. Em determinado momento de sua jornada, percebeu que estava faltando algo e que esse algo era propósito. Foi aí que seu caminho se cruzou com o da Ago, que ofereceu uma oportunidade de gerar impacto positivo na sociedade, que foi abraçada no mesmo momento.

Renata de Jesus, nascida no Rio de Janeiro-RJ, graduada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão de Projetos. Apaixonada pelo impacto e pelas transformações que o trabalho social promove, dedica meu conhecimento a iniciativas com propósito, buscando realizar uma contribuição positiva para a sociedade. Atualmente é Analista de Projetos na Ago.

Adriana Custodio é paulistana, tem 35 anos e mais de uma década de experiência em causas sociais, ambientais, desenvolvimento humano e organizacional. Apaixonada por inspirar mudanças positivas em direção a um futuro mais sustentável e compassivo, integra nosso time como Gestora de Projetos.


Talita Duprat nasceu e foi criada em São Paulo. É formada em psicologia e pós-graduada em psicopedagogia. Cativada desde a adolescência por trabalhos voluntários e causas sociais, iniciou sua trajetória profissional do terceiro setor. Atualmente é gestora de projetos na Ago Social.

Julio Nunes, 28 anos, nascido em São Paulo, acredita no poder da colaboração para a resolução de problemas sociais e ambientais, a partir de uma perspectiva baseada em evidências. É graduado em economia, mestre em desenvolvimento econômico, com experiência profissional em gestão de projetos em organizações do terceiro setor e negócios de impacto. Atua na Ago como gestor de projetos.
Araceli Silveira nasceu em Curitiba (PR), onde fez faculdade de jornalismo e pósgraduação em marketing pela UFPR. Construiu uma carreira executiva bem sucedida nas áreas de Comunicação, Conteúdo, Marketing, Digital e Planejamento Estratégico nos setores editorial e de feiras B2B, mas sentiu, em certo momento, o desejo de dar mais propósito à sua vida, ajudar as pessoas e o planeta, contribuir com a geração de impacto positivo no mundo. Nesse contexto ajudou a fundar a Ago Social, onde hoje atua como conselheira. Continua sua carreira executiva em uma grande multinacional, tendo como um de seus focos a área de Sustentabilidade.

Cirilo é Gestora de Projetos na Ago. Com mais de 12 anos de experiência em gestão estratégica de projetos, arquiteta apaixonada por causas sociais, tem sua jornada marcada pela busca contínua em contribuir com uma sociedade mais justa e digna.

Juliana Gonçalves, gestora de projetos na Ago, é especialista de gênero e diversidade, fundadora e presidente do Instituto Rebbú, já atuou em 7 estados brasileiros com projetos de inovação social com foco em comunidades periféricas, ribeirinhas, indígenas e lgbts. É palestrante, consultora de gênero e diversidade.

Joana Regis é administradora de empresas e pós-graduada em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania global. Atuando como gestora há mais de 15 anos, a responsabilidade social permeia sua atuação, ora voluntariamente, ora profissionalmente. Com espírito empreendedor, busca contribuir para construção de soluções para os desafios sociais e humanos. Atua na Ago Social como gestora de projetos.

Natália Matos foi criada em Fortaleza-CE. Além de ser formada em Direito pela UFC e especializada em negócios sociais pelo The Social Enterprise Institute, também é artista multilinguagem. Atua há mais de 6 anos com estratégia de impacto social, desenvolvimento criativo, avaliação de impacto e gestão de projetos em organizações, laboratórios e projetos sociais. É Analista de Projetos na Ago.

Alex Barbosa, desde muito jovem, se envolvia com trabalhos sociais. O gaúcho de Carazinho é um empreendedor nato, tendo atuado nas áreas de mídia e eventos como fundador e executivo de projetos internacionais. Aos 45 anos, decidiu trocar a carreira corporativa e virar um investidor social, buscando formação e conhecimentos pelo mundo com foco no ecossistema de impacto. Depois de tantos anos de experiências no social, em 2021, se tornou um dos fundadores da Ago Social.

Renato Matias Atual Diretor de Projetos da Ago Social, é administrador de empresas de formação, especialista em gerenciamento de projetos e sustentabilidade . Possui uma trajetória de mais de 18 anos como profissional dedicado à gestão de portfolios de iniciativas de impacto socioambientais, com conhecimento nos processos de planejamento, monitoramento e avaliação desses projetos. Atuou em empresas como Ago Social, Votorantim, Fundação Abrinq, Grupo Pela Vidda/SP e Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. Alia sua trajetória profissional com propósito, dedicando seu trabalho a propostas voltadas para a urgência socioambiental em que a sociedade se encontra.

Beatriz Carneiro é paulistana, filha de uma mineira e de um carioca que casaram no RJ, mas vieram trabalhar em SP onde nasceu e cresceu. Tem 45 anos, é casada e tem 2 filhos, Gustavo e Ricardo, com 13 e 11 anos. Trabalhou por quase 20 anos em grandes multinacionais e em 2017 resolveu focar em um grande sonho, que era trabalhar no 3o setor. Atualmente tem dividido o tempo entre SP e Campinas e adorado fazer parte da construção da Ago Social como Gerente de Projetos.
Emilly
pessoas impactadas pelos nossos cursos e materiais educativos.
172 professores e facilitadores
FORMALIZAÇÃO
Alunos em 5 países
48% dos empreendimentos têm foco em meio ambiente, educação e assistência social
LIDERANÇA E GESTÃO
MODELAGEM DE NEGÓCIO
GESTÃO FINANCEIRA
PRINCIPAIS INTERESSES
MARKETING
CAUSAS MAPEADAS
CAPTAÇÃO DE RECURSOS E VENDAS

Nossa força é a nossa metodologia.
O papel da Ago Social é ser um guia para quem quer transformar o mundo em um lugar melhor.
Por essa razão, todos os nossos programas são norteados por uma metodologia criteriosamente elaborada, baseada em 4 pilares
Escuta ativa com nossos alunos é a prioridade nº 1. O primeiro passo é sempre entender suas expectativas, dores e desejos antes, durante e depois das formações.
CONHECIMENTO PRÁTICO
Desenhamos jornadas de aprendizado e planos de aula que estimulam a participação e o protagonismo dos alunos no processo.
FOCO NAS PESSOAS
01 02 03 04
ACOLHIMENTO
Construímos nossos programas com conteúdos atualizados, aplicáveis ao dia a dia e condizentes com a realidade das pessoas participantes.
Além disso, para construir nossas formações sempre levamos em consideração:
Professores referência no ecossistema de impacto, que vivenciam ou vivenciaram os desafios na prática;
Trabalho com cases e vivências reais para facilitação da absorção e aplicação do conteúdo;
Criação de dinâmicas de conexão entre alunos para que aprendam entre si.
APRENDIZAGEM PERSONALIZADA
Nossas formações são construídas para fortalecer organizações e negócios socioambientais a partir do impulsionamento das capacidades de quem está por trás dessas iniciativas.
Destaques 2023
Confira alguns dos destaques da Ago no ano de 2023:

Continuidade do Impacto
Exponencial, projeto da Fundação
FEAC em parceria com a Ago Social com objetivo de impulsionar organizações sociais no alcance de um patamar de excelência revolucionário (Saiba mais na página 21).

Início do projeto do BTG Soma Meio Ambiente, com início do processo seletivo de 12 organizações que atuam pela conservação da biodiversidade brasileira (Saiba mais na página 15)
Criação de uma educacional gratuita sobre modelos de negócio sustentáveis para organizações socioambientais, com conteúdos sobre modelagem de negócios e exemplos práticos do mercado.


Primeiros passos do projeto Consultoria
Social da B3, com participação de 52 mentores voluntários da empresa (Saiba mais na página 19).

Belém do Pará sediou a décima edição do FIFE, promovido pela Rede Filantropia e patrocinado pela Ago. O evento focou na gestão no Terceiro Setor e contou com a participação da Ago, que apresentou a palestra “Quatro pilares de crescimento para sua organização”.
Pontapé inicial do BTG Soma Educação focado em organizações sociais que atuam pela causa da educação no Brasil (Saiba mais na página 16)


Lançamento da Revista AGORA, a nova vitrine do impacto positivo no Brasil, durante o Congresso GIFE. A revista compartilha histórias, experiências, boas práticas e caminhos para mudanças sociais e ambientais positivas no Brasil.
Início do projeto Ela Empreende, em 2023 formou 86 empreendedoras de favelas, comunidades e periferias de São Paulo - SP e Rio de Janeiro - RJ (Saiba mais na página 18)

OUT

Reunião professores da Ago e na sede do ICE para o evento Encontros para o Impacto, onde promovemos diálogos sobre o ecossistema de impacto tendências e oportunidades no setor.

Tivemos um encontro muito especial com Muhammad Yunus, vencedor do prêmio Nobel da Paz, para discutir sobre como expandir o empreendedorismo social no país. Yunus nos deu conselhos valiosos sobre a nossa metodologia e como crescer o impacto da Ago pelo Brasil e pelo Mundo.

Começo da primeira turma do BTG Soma Empreendedorismo, voltada a organizações que fomentam o empreendedorismo no Brasil
DEZ

Para encerrar bem o ano, realizamos a 4ª edição do evento Vozes do Empreendedorismo Social. Durante o evento, alunos e alunas do programa Negócio de Impacto de Sucesso, da Ago, apresentaram seus negócios para duas bancas de especialistas e investidores do setor.

Participação da Ago como patrocinadora do Festival ABCR 2023. Alexandre Amorim, cofundador da Ago, palestrou sobre Captação de Recursos com Grandes Empresas e ofereceu uma mentoria coletiva.
Começo de uma parceria de sucesso com a Citrosuco e da primeira edição do projeto Nutrir + — Semeando Impacto Positivo, que fortalece organizações que fomentam agricultura sustentável e regenerativa (confira mais na

Nossos Professores
Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão aos nossos professores por compartilharem seu bem mais precioso: o conhecimento.
O que é ser um Professor Ago?
Experiência e Prática: Nossos professores são capazes de traduzir teorias complexas em práticas aplicáveis, facilitando o desenvolvimento institucional necessário para impulsionar iniciativas de impacto.
Conhecimento das dores: Escolhemos professores que compreendem profundamente os desafios enfrentados por empreendedores e organizações do terceiro setor, proporcionando um suporte mais eficaz e direcionado.
Acolhimento: Valorizamos professores que criam um ambiente de aprendizado acolhedor e personalizado, fomentando a curiosidade e o pensamento crítico.
Conheça alguns dos 172 professores da Rede Ago

Juliana Mitkiewicz
É professora de graduação e pós, coordenadora do Núcleo de Mulheres e Territórios do Lab Cidades do Insper, pesquisadora do MIT D-Lab e consultora de P&D e Inovação do Instituto Votorantim. Ao todo, já ministrou 12 aulas (33 horas) na Ago, sobre Inovação Social, nos programas de Empreendedorismo Social e com o BTG.

Lina Useche Empreendedora social, mãe, conselheira de organizações sociais, professora de Empreendedorismo e Inovação Social. É administradora por formação e pós-graduada em Direito do 3º setor.
Ao todo, já ministrou 29 aulas (71 horas) na Ago, sobre Competências Empreendedoras e Ciclo Adaptativo, nos programas de Empreendedorismo Social na Real, Liderança para o Impacto, Aceleração e com o BTG Soma.
Gustavo Fuga É CEO da vc_tb (antiga 4YOU2), professor universitário, painelista e consultor de empreendedorismo social. É economista por formação, com mestrado em Empreendedorismo. Já ministrou 20 aulas (46 horas) na Ago, sobre Mentalidade de Startup e Pitch, nos programas de Empreendedorismo Social na Real, Aceleração e com o BTG.

Matheus Haddad É cofundador
da Webgoal e da Orgganica, diretor da Escola Lumiar, facilitador de projetos e consultor de diversos negócios. É graduado em Ciência da Computação, mestre em Engenharia
Elétrica, com MBA em Gestão Empresarial. Já ministrou 11 aulas (30 horas) na Ago, sobre Gestão Ágil de Pessoas, nos programas de Liderança para o Impacto e com o BTG Soma.


Catarina
Alencar
É CEO no Adverso Lab, um laboratório de inovação e design voltado para negócios e organizações de impacto socioambiental. É graduada em Design, com especialização em Empreendedorismo e Negócios Sociais. Já ministrou 11 aulas (30 horas) na Ago, sobre Marcas, Persona e Proposta de Valor, nos programas de Empreendedorismo Social e Captação Inteligente.
Soluções da Ago Institutos e
PARA
TORNAR OS PROGRAMAS CADA
VEZ MAIS COMPLETOS E PERSONALIZADOS
Uma série de produtos podem ser agregados à trilha principal de aceleração. São alternativas que complementam e potencializam os resultados de transformação socioambiental.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

DIAGNÓSTICO E FORMAÇÃO EXCLUSIVA
Planejamento e condução do processo seletivo, desde a mobilização dos potenciais participantes até as etapas de seleção, entrevistas e integração ao projeto.
Desenvolvimento de trilhas de conhecimento exclusivas, focadas no desenvolvimento de organizações sociais e construídas a partir de um diagnóstico dos desafios desse público.
GESTÃO DE VOLUNTARIADO
Programas de engajamento e orientação dos colaboradores para ações voluntárias. A expertise dos profissionais é aplicada na qualificação das organizações em uma experiência transformadora.
para empresas, Fundações

GESTÃO DE INVESTIMENTO SOCIAL
Planejamento, acompanhamento, mensuração e prestação de contas sobre o investimento de capital financeiro nas organizações. O foco é garantir uma aplicação eficiente, transparente e realmente transformadora dos recursos.
MENSURAÇÃO DE IMPACTO
Relatório final de mensuração e avaliação de impacto para consolidar os resultados e aferir o nível de excelência do projeto. Análise do retorno social do investimento e fornecimento de dados para a comunicação institucional.
GESTÃO DE COMUNIDADES
Criação de uma comunidade de ex-participantes com acesso regular a conteúdos de aprofundamento e novos aprendizados, perpetuando a formação. Incentivo às conexões internas e fortalecimento do networking.
SAIBA MAIS
Conheça nossos Parceiros nessa jornada
A partir do empenho desses atores, somado às expertises da Ago, cocriamos programas para desenvolver empreendedores e gestores em OSCs e negócios de impacto de diferentes territórios e causas, podendo envolver os colaboradores das empresas por meio do voluntariado corporativo.
Agradecemos às empresas, institutos e fundações parceiros por seu apoio essencial para o fomento do impacto socioambiental positivo no Brasil.








Aceleração de organizações que atuam pela conservação da biodiversidade
Em 2023, ocorreu a 6ª edição do BTG Soma e segunda turma focada em organizações que atuam na conservação da biodiversidade brasileira.
Números do programa
80h de aulas e workshops online 216h de mentorias voluntárias feitas por colaboradores do BTG
13 estados brasileiros
5 áreas/biomas
32 mentores participantes
4,8 / 5 de avaliação geral da aceleração
11 organizações participantes
103% de média no alcance do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
Impactam + de 3.700 pessoas na ponta
Parceiro:
O desafio antes do BTG Soma era manter os projetos economicamente sustentáveis e expandir com acesso a financiamento para infraestrutura em áreas remotas, como a instalação de sistemas de energia solar. O programa abriu portas para apoio econômico e financeiro, mostrando caminhos para evolução. A virada de chave foi encontrar parceiros financiadores além dos turistas, apoiando na capacitação indígena e melhoria de infraestrutura. Com o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), conseguiram estabelecer a primeira escola de capacitação de indígenas para guias turísticos de pesca esportiva, agora em busca de parceiros. A lição foi que, com bons parceiros, podem alcançar muito mais.
Cases de sucesso

Organização: Untamed Angling
Localização: Manaus - AM
Nome: Rodrigo Salles
Cargo: Cofundador no Brasil
Parceiro:

Cases de sucesso
Organização:
Sementes do Vale
Localização: Ninheira - MG
Nome:
Ana Luiza Amorim
Cargo: Coordenadora de projetos
Aceleração de OSCs que contribuem com a educação
7ª edição do BTG Soma e segunda turma focada em organizações que atuam pela causa da educação
Números do programa
80h de aulas e workshops online
199h de mentorias voluntárias feitas por colaboradores do BTG
100,99% de média no alcance do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
11 estados brasileiros + DF
4 áreas de atuação no fomento ao empreendedorismo
38 mentores participantes
4,78 / 5 de avaliação geral da aceleração
12 organizações participantes
Impactam + de
170.000 pessoas na ponta
Antes do BTG Soma, o Sementes do Vale tinha um planejamento, mas não era tão bem estruturado. O programa nos trouxe essa visão, ensinando a estruturar a captação de recursos de forma sustentável e diversificar receitas, como com nosso novo negócio social, a padaria. Também fortalecemos a captação de recursos de pessoas físicas. A capacitação em mídia e marketing nos ajudou a definir nosso tom e forma de comunicação. Capacitamos meninas da comunidade para cuidar das redes sociais, o que aumentou significativamente nosso engajamento, pois elas trazem uma visão autêntica e espontânea. Planejamento estratégico e divulgação da marca foram os pontos mais fortalecidos pelo BTG Soma, que nos forneceu ferramentas e conhecimento técnico essenciais para nosso desenvolvimento.
Aceleração de organizações que apoiam ações empreendedoras
8ª edição do BTG Soma e segunda turma focada em organizações que atuam pela causa do empreendedorismo no Brasil
Números do programa
80h de aulas e workshops online
250h de mentorias voluntárias feitas por colaboradores do BTG
108,11% de média no alcance do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)
26 estados brasileiros + DF
7 áreas de atuação no fomento ao empreendedorismo
33 mentores participantes
4,71 / 5 de avaliação geral da aceleração
12 organizações participantes
Impactam + de 340.000 pessoas na ponta
Parceiro:
Com a mentoria do BTG Soma, enfrentamos o desafio de profissionalizar e rever nossos paradigmas. As mentorias individuais e a prática de scrum nos permitiram adotar ações mais assertivas e ampliar nossa visão. A introdução da teoria da mudança pela instrutora Ana Luisa Farage foi um ponto de virada, forçando-nos a buscar um novo foco. Hoje, seguimos nosso propósito com práticas assertivas e segurança, utilizando as ferramentas aprendidas.
Cases de sucesso

Organização: Foco Empreendedor
Localização: Santa Cruz - RS Nome: Áurea Helena Kops Binz
Cargo: Presidente

Parceiro:
Ela EmpreendeFormação para mulheres empreendedoras
Ela Empreende é realizado pelo BTG Pactual com metodologia da Ago Social e visa fortalecer e fomentar o empreendedorismo feminino, promovendo um espaço de aprendizado e formação de redes.
Números do programa
19h de aulas e workshops presenciais
290h de mentorias voluntárias feitas por colaboradoras do BTG
48% de negócios sem CNPJ foram formalizados durante o programa

87 empreendedoras participantes
4,94 / 5 de avaliação geral da formação
78% relataram ter melhorias na organização financeira
73% afirmaram ter melhorias na autoestima
Cases de sucesso
Negócio:
Artes da Si
Localização:
São Paulo - SP
Nome: Francisca Sirlania
Antes do Ela Empreende, eu trabalhava com nécessaires e bolsas, mas não tinha visão de negócio e não me via como empreendedora. A jornada mudou isso, me ensinando a precificar, oferecer produtos e fazer postagens. Agora, aplicando esses conhecimentos, sei apresentar meu produto, faço parcerias e mantenho um caixa para a empresa. Pela primeira vez, tive saldo na minha conta e comprei maquinários e materiais à vista, melhorando minha margem de lucro. Sou muito grata pela jornada e sei que ainda tenho muito a aprender e aplicar no meu negócio.
Negócio:
Comfort Food das Marias
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Nome: Dayse Victor

Durante o programa, aprendi muito sobre gestão financeira, minha maior dificuldade. A mentoria de Maria Fróis foi crucial para entender a importância do fluxo de caixa. A jornada trouxe conhecimento que aplico na vida pessoal e profissional. Agradeço imensamente pela oportunidade. Quase um ano após a jornada, fui convidada para fazer uma palestra motivacional para alunas recém-formadas, o que me honrou muito. Ser reconhecida entre mais de 30 mulheres foi incrível. Acredito que devemos estar sempre em movimento, com fé e gratidão.
Consultoria SocialPrograma de mentorias voluntárias para organizações sociais
O programa Consultoria Social, realizado pela B3 em parceria com a Ago Social, teve como objetivo promover a experiência de voluntariado e compartilhamento de conhecimento com OSCs atuantes no estado de São Paulo.
Números do programa
540h de mentorias voluntárias feitas por colaboradores da B3
3 manhãs de formação para as OSCs
52 mentores participantes
4,9 / 5 de avaliação geral do programa
10 organizações participantes 10 municípios de São Paulo (SP)
7 diferentes causas
Impactam + de 340.000 pessoas na ponta

Parceiro:

A equipe tem procurado sempre se reciclar e ganhar novos conhecimentos a respeito das habilidades de gestão de uma ONG. As consultorias e aulas promovidas no programa - administração, captação de recursos, planejamento, marketing. Somou às outras capacitações e foi enriquecedor por trazer experiência, capacitação e coisas que conseguimos colocar em prática. Esse processo do aprendizado, você vai ouvindo várias vezes, tendo contato com o mesmo assunto, vai ancorando um conhecimento em outro e vai conseguindo por em prática.
Cases de sucesso

Organização: Associação Compassiva
Localização: São Paulo - SP
Nome: Caetano Pinilha
Cargo: Diretor Presidente

Parceiro:


Organização: Cooperativa
Agroecologica
Mãos da Terra
Cases de
sucesso
Localização: Ribeirão Preto - SP
Nome: Nivalda Alves
Cargo: Presidente
Aceleração para organizações que fotalecem agricultura sustentável
O Nutrir+ é uma iniciativa da Citrosuco com parceria executiva da Ago. O objetivo é apoiar organizações que atuam para promover soluções de resiliência na agricultura sustentável.
Números do programa
31h de aulas e workshops online
80h de mentorias voluntárias feitas por colaboradores da Citrosuco
3 Organizações receberam capital semente do projeto
305.000 pessoas impactadas na ponta
16 mentoras participantes
4,94 / 5 de avaliação geral das aulas
10 organizações participantes
Inicialmente, não entendíamos a magnitude do projeto em que fomos selecionadas. À medida que avançávamos, aprendíamos com executivos internacionais sobre o crescimento de empresas. Esse processo foi extremamente enriquecedor para nós, mulheres trabalhadoras rurais. Em dois meses, aprendemos a organizar melhor nossas atividades com a orientação de grandes professores e executivos da Citrusuco. Mudamos nosso posicionamento e estratégias, focando em ações concretas que incentivam a participação das cooperadas. Esse aprendizado será levado para a vida e aplicado em nossa cooperativa.
Impacto Exponencial - Projeto de Desenvolvimento Institucional para OSCs de Campinas (SP)
O projeto Impacto Exponencial, realizado pela Fundação FEAC (maior fundação de recursos privados do Brasil) em parceria com a Ago, tem o objetivo de impulsionar organizações sociais no alcance de um patamar de excelência revolucionário.
Números do programa
2 anos de duração
2.430 horas de consultoria desde o início do projeto
2 organizações participantes
2024 - Previsão de lançamento do Café Social (M.A.E. MARIA ROSA)


R$ 17 mil em receita nas vendas de final de ano da Padaria Sabor do Bem (CEPROMM)
R$ 100.000
viabilizados via emenda impositiva durante o projeto (CEPROMM)
3 Workshops para definição de planejamento estratégico da organização (M.A.E. MARIA ROSA)
Cases de sucesso
Organização: CEPROMM
Localização: Campinas-SP
Nome: Fernanda
Cargo: Coordenadora Geral
Nosso grande projeto nesse período é a busca pela sustentabilidade financeira da organização, um desafio que se mantém desde o início do programa. Com a mentoria e o apoio da Ago Social, estamos abordando todas as dificuldades envolvidas em alcançar essa sustentabilidade para manter o nosso trabalho. Já podemos afirmar que a base proporcionada pelo Impacto Exponencial tem fortalecido a equipe e nossos ideais, e estamos juntos buscando estratégias para superar esses desafios. As ações estão sendo implementadas e temos uma visão otimista do futuro. Os profissionais da Ago têm colaborado eficazmente com nossa equipe, especialmente na coordenação, contribuindo com pensamentos e ações estratégicas para superar cada desafio e buscar a sustentabilidade da organização.
Parceiro:

Organização: M.A.E. MARIA ROSA
Localização: Campinas-SP
Nome: Kelly Parro
Cargo: Coordenadora de Projetos Sociais

A participação do M.A.E. Maria Rosa no projeto Impacto Exponencial trouxe grande relevância para o nosso trabalho. Enfrentávamos o desafio de sistematizar processos institucionais, alterar o estatuto social, revisar o regimento interno e organizar recursos humanos e gestão de pessoas, entre outras atividades essenciais. O sentimento é de que fomos contempladas com o desenvolvimento do projeto e a mentoria da Ago Social, pois já mapeamos processos, elaboramos documentos e estamos a quatro meses de finalizar o projeto. Já avançamos significativamente nas questões propostas, e isso tem sido crucial para a história e o desenvolvimento institucional do M.A.E. Maria Rosa.
Programas autorais da Ago Social
Além de realizar acelerações e projetos em parceria com empresas, institutos e fundações, também criamos e oferecemos formações em diferentes formatos diretamente para empreendedores socioambientais e profissionais que atuam ou buscam atuar no setor de impacto socioambiental:
Formações Ágeis: Cursos curtos de até 6 horas de duração, focados em dores e desafios específicos das organizações participantes;
Programas gravados: formações disponibilizadas de forma online e assíncrona, com duração de 15h a 30h, focadas em assuntos amplos de interesse das organizações;
Programas ao vivo: trilhas de aprendizado longas e aprofundadas em grandes desafios de organizações sociais e negócios de impacto.
Em 2024, todas as trilhas, cursos e materiais serão oferecidos de forma gratuita, seja de forma 100% aberta ou por meio de editais de seleção.
Confira todos os nossos cursos:
Formações ágeis
oferecidas em 2023




Números do curso
24h de aulas online
8 dias de imersão
4,65 / 5 de avaliação geral das formações
72 pessoas participantes
Cases de sucesso
Organização: APAE Lages
Localização: Lages - SC
Nome: Julia Cristina
13 estados brasileiros
20 cidades diferentes 7 causas diferentes
Cargo: Coordenadora de projetos, programas e captação de recursos

Comecei a trabalhar com captação de recursos na APAE sem muita experiência e procurei cursos para me capacitar. Gastei bastante dinheiro em vários cursos, mas senti que faltava algo. Quando vi a Formação da Ágil de captação de recursos da Ago Social, resolvi tentar. Fiquei surpresa com a qualidade do curso, que superou todos os outros que fiz. Ele trouxe praticidade e clareza, ajudando a planejar e fortalecer nossa rede de doadores de forma eficaz. Sou muito grata aos cursos da Ago.

Programa de imersão online sobre Captação de Recursos para Organizações Socioambientais
Por meio de pesquisas com gestores de OSCs e captadores de recursos, conseguimos mapear os principais comportamentos e atitudes das organizações que captam recursos de forma eficiente para gerar sustentabilidade financeira. Com base nesses estudos, criamos o programa Captação Inteligente.
Números do curso
30h de aulas gravadas
4 ebooks + estudos de caso

Entrevistas e mentorias coletivas com nomes de referência no setor
Acesso a um grupo exclusivo no Whatsapp
4,75 / 5 de avaliação geral da aceleração
Cases de sucesso
Organização: Projeto Taquari
Localização: Campina Grande do Sul - PR
Nome: Fernando Fabelino
Cargo: Captador de Recursos
185 pessoas participantes
18 estados brasileiros
40 cidades
13 causas diferentes
Um dos nossos principais desafios sempre foi a captação de recursos, pois dependíamos exclusivamente de voluntários e eventos esporádicos para manter nossas atividades. A participação no curso Captação Inteligente foi transformadora. Aprendi a diversificar nossas fontes de recursos e a planejar estratégias eficazes. Graças ao curso, realizamos com sucesso nosso primeiro evento beneficente e aprovamos nosso primeiro projeto junto ao Conselho da Criança Municipal. A orientação recebida nas aulas do Alexandre Amorim e as trocas com os colegas foram fundamentais para essas conquistas, permitindo-nos ampliar nosso impacto e fortalecer a sustentabilidade do projeto.
Liderança para o Impacto
Programa de imersão online para líderes que atuam pelo impacto socioambiental positivo
A Ago ouviu 52 profissionais que atuam no ecossistema com o objetivo de identificar quais são as maiores dificuldades dessas lideranças para promover ainda mais impacto socioambiental positivo. Essa descoberta foi o ponto de partida para muita pesquisa e parcerias com grandes nomes do setor para criar o programa Liderança para o Impacto, que já tem 5 turmas realizadas, com mais de 175 lideranças.
Números do curso
20h de aulas ao vivo
4,77 / 5 de avaliação geral da aceleração
39 pessoas participantes
12 cidades
Criação de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)
Um estudo de caso para aplicar os conhecimentos do curso
Cases de sucesso
Organização: IDIS
Localização: São Paulo - SP
Nome: Yone Moreno
Cargo: Analista Sênior de Projetos
5 estados brasileiros
Liderança para o impacto, para mim, foi fundamental, porque é muito difícil encontrar cursos voltados para gestão e liderança no terceiro setor. A formação mostrou a importância de trabalhar com as pessoas, sempre visando o propósito e o impacto. Isso engaja a equipe a entregar trabalho de qualidade, lembrando constantemente a razão de estarmos ali. Quem trabalha no terceiro setor tem esse algo a mais, que é o propósito, muitas vezes ausente em outros ambientes de trabalho.

Negócio de Impacto de Sucesso
Programa de imersão online para negócios de impacto socioambiental positivo
Imersão voltada para empreendedores e empreendedoras socioambientais que possuem negócios de impacto e precisam construir um modelo de negócio atrativo para obter tração de vendas e atrair investidores sem se distanciar do principal: resolver problemas socioambientais.
Números do curso
30h de aulas ao vivo
Mentorias coletivas e workshops

Atividades práticas para aplicar os conhecimentos obtidos no programa
12 estados brasileiros
36 cidades 7 causas diferentes
Cases de sucesso
Organização: Mr. Garvey
Localização: São Paulo - SP
Nome: Thiago Braziel
Cargo: Fundador
44 pessoas participantes
4,62 / 5 de avaliação geral da aceleração
Fui aluno do NIS em 2023, e a experiência foi crucial para o desenvolvimento do nosso negócio. Durante as 10 semanas, aprendi sobre estratégia de mercado, comunicação, marketing e modelagem financeira, o que ajudou na nossa entrada no mercado e no desenvolvimento a longo prazo. Hoje, estamos inaugurando formações para professores antirracistas e fechando parcerias importantes, resultado do amadurecimento proporcionado pelo NIS e pela Ago Social. Foi uma experiência sensacional que recomendo fortemente.
Destaques de 2024
Confira um resumo do que já aconteceu este ano!
O Ambev Voa, realizado pela Ambev, é um dos maiores programas de fortalecimento de empreendimentos socioambientais do Brasil. A partir deste ano, a Ago entra como parceira no projeto para contribuir no objetivo de ampliar o impacto gerado e remodelar o programa para o foco em inclusão produtiva e geração de renda.
Iniciamos o projeto a todo o vapor, com 38 organizações participantes, que passarão por um período de formação com aulas assíncronas, encontros ao vivo e rodadas de avaliação de pitch. Também receberão acompanhamento personalizado de uma dupla de mentores da equipe Ambev para implementar os conhecimentos do programa e impulsionar seus resultados.

Adriana Custódio (Gestora de Projetos - Ago), Thayná Nascimento ( Gerente de Relações Corporativas - Ambev) e Matheus Magalhães (Analista de Programas Sociais - Fundação Arymax) durante a aula inaugural do Voa
Novas turmas com o BTG Pactual
Sentimos muita alegria por estar com o BTG Pactual em 2024. Pela terceira vez consecutiva como parceiros executores nas edições do BTG Soma, e como parceiros metodológicos em quatro turmas do Ela Empreende.
O Btg Soma trouxe em 2024 uma inovação para a edição do Meio Ambiente, o Hackaton, onde reunimos as organizações participantes com mentores em um momento de integração presencial para traçar objetivos e iniciar o programa com o pé direito.
Na primeira turma do Ela Empreende deste ano, no Rio de Janeiro, fizemos um exercício de pitches diferente. No Pitch de Feira, as empreendedoras puderam testar seu discurso em uma dinâmica bem conhecida por elas, a participação em feiras e eventos.

Organizações, mentores, equipes Ago e BTG reunidos durante o Hackaton do BTG Soma

Registro do encerramento do Ela Empreende RJ, em junho de 2024

Novos projetos com a Fundação FEAC
Além de seguir para a reta final do projeto Impacto Exponencial, fechamos mais duas parcerias muito importantes com a Fundação FEAC. Estamos executando um dos maiores projetos de diagnóstico de organizações sociais do país. São 120 organizações sociais acompanhadas pela Fundação. O projeto partiu de uma pesquisa com essas organizações sociais acompanhadas pela Fundação, com o objetivo de caracterizar a situação atual e identificar oportunidades de crescimento para esses atores a partir de 10 categorias de análise.
Iniciamos também um projeto que será executado nos próximos dois anos, que consiste na consultoria e acompanhamento da Reorganização Institucional da Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha de Campinas, utilizando a metodologia Social Turn-around, criada pela Ago.

Projetos
em
parceria
com o Fundo Vale
Tivemos também o lançamento de duas iniciativas do Fundo Vale em parceria com a Ago para criar a promoção impacto positivo dentro e fora da Vale.
A primeira delas é a Rede de Impacto Vale, que contará com encontros ao vivo e programas de mentoria e apoio a negócios de impacto socioambiental positivo.
A segunda é a Jornada Impacto ao Cubo - Imersão para Startups, um programa de aceleração de 32 startups determinadas a integrar o impacto socioambiental positivo em seus negócios.



Registro da aula da Jornada Impacto ao Cubo, que reuniu líderes do Fundo Vale, Ago Social e Hub Cubo ESG, junto aos representantes das 32 startups participantes
Na foto, Renato Mathias (Diretor de Projetos Ago), Rodrigo Correia (Coordenador de Projetos FEAC), Alex Barbosa (Cofundador Ago), Gabrieli Reis (Analista de Projetos FEAC), Alexandre Amorim (Cofundador Ago) e Jéssica Arndt (Gestora de Parcerias Corporativas Ago)
Novas parcerias chegando em 2024
Fomentando renda e impacto positivo em comunidades de todo o Brasil
Juntos, a Ago Social e a Stone iniciaram uma parceria para criar um futuro mais próspero e digno para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Através de um novo projeto inovador, esperamos gerar um impacto social positivo e duradouro, capacitando os participantes a alcançar seus objetivos de geração de renda e contribuir significativamente para suas comunidades.
Projeto de fortalecimento de organizações rurais em Vazante - MG
O Projeto Aceleração Social, realizado pela Nexa Resources em parceria com a Ago, tem o objetivo de fortalecer e desenvolver as instituições rurais em Vazante (MG). Juntos, vamos capacitar os atores locais para que sejam mais independentes e autônomos, mapear oportunidades de crescimento no território e apoiar na organização de demandas, elaboração de projetos e captação de recursos. Nosso foco é promover a sustentabilidade financeira e o desenvolvimento contínuo da comunidade.









