ABIMO em Revista - Edição 16

Page 55

a

ma ica

o

Existem ainda as pequenas e médias empresas e até mesmo marcas nascentes que já levam, em seu DNA, essa característica de serem companhias inovadoras. É o caso da Hi Technologies, que venceu a categoria Médico-Hospitalar com a Hilab, uma plataforma online de exames laboratoriais rápidos e remotos que agrega tecnologias de ponta como inteligência artificial, internet das coisas e armazenamento na nuvem.

Desde o primeiro dia até hoje, a gente sempre apostou tudo em inovação, que é o que nos diferencia”, comenta Marcos Figueiredo, da Hi Technologies, reforçando a máxima de que inovar não é apenas para os grandes.

“A inovação é tudo para a Hi Technologies. Começamos na universidade, sem um real no bolso, sem equipe, sem estrutura e sem experiência. Não tínhamos como competir no mercado de saúde, que é um dos mais acirrados. O que a gente abraçou foi a nossa capacidade de inovar e de criar coisas diferentes.

Além de acabar com a lenda de que inovação é apenas para as gigantes do setor, é preciso desmistificar também o que ela é. Quando a empresa tem, em mente, que uma inovação só é relevante quando é disruptiva a ponto de revolucionar a saúde humana, deixa de visualizar inúmeras possibilidades de transformar tanto sua marca quanto o setor.

Em concordância com Figueiredo, Leonardo de Souza Vale da Costa, CEO e fundador da Guepardo Sistemas, também acredita que a inovação é extremamente importante para as pequenas empresas por ser a ferramenta que permite a diferenciação. “Por sermos menores e menos burocráticos, conseguimos, com força de vontade e garra, criar algo que nos possibilite contribuir com a saúde do ser humano ao mesmo tempo que compensa nossa falta de recursos financeiros perante nossos concorrentes”, enfatiza. Para o executivo, é preciso apostar na inteligência como diferencial.

“A DSP Biomedical investe continuamente em tecnologias considerando os três tipos de inovação: sustentadora, de eficiência e disruptiva. Acreditamos e aplicamos distintamente esses conceitos nos mais variados produtos, tornando-os sustentáveis”, comenta Netzel, que é um exemplo de que estar atento a tudo e a todos é o ponto de partida para apostar na inovação.

FAÍSCA DA INOVAÇÃO Estar atenta é, inclusive, o grande segredo das marcas reconhecidamente inovadoras. Muitas vezes, a inovação não surge apenas da criatividade, mas da observação consciente do entorno. Pode surgir, por exemplo, pela identificação do perfil do país, como no caso da própria Guepardo, que desenvolveu um sistema de baixo custo para telerradiologia capaz de transmitir exames de imagens usando links de internet de baixa qualidade. “Sabíamos que as soluções disponíveis no mercado demandavam

55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.