4 minute read

taxas de evasão

Next Article
Referências

Referências

Quadro 4.2 Estimando as contribuições dos determinantes da qualidade para os resultados

acadêmicos e no mercado de trabalho: uma abordagem de regressão LASSO (continuação)

Advertisement

A Equação B4.2.2 é estimada usando mínimos quadrados ordinários para a taxa de evasão, tempo adicional para graduação e salários, e o modelo Probit é usado para emprego formal. Os parâmetros estimados de interesse estão no vetor ββ  1, que reflete a associação entre os determinantes da qualidade e os resultados da amostra. Como na primeira etapa, em todos os modelos entre países e específicos de cada país, os erros-padrão agrupados são estimados para cada IES.

Desempenho Acadêmico e Determinantes da Qualidade dos CSCDs

Taxa de evasão

A Figura 4.4 resume os determinantes da qualidade associados à taxa de evasão. As estimativas mostram quatro determinantes associados a menores taxas de evasão. O primeiro está relacionado à grade curricular: cursos com uma grade curricular fixa têm maior probabilidade de apresentar taxas de evasão mais baixas. Este resultado está de acordo com a literatura dos Estados Unidos, que encontra evidências de que cursos com uma grade curricular totalmente flexível podem afetar negativamente os resultados dos alunos, como a formação adicional e o emprego.22

Figura 4.4 Associações entre determinantes da qualidade dos CSCDs e taxas de evasão

A grade curricular é fixa

Custo anual das mensalidades 2019 US$ PPC (centenas)

Porcentagem de docentes trabalhando na indústria

Avaliação por pares é muito importante na avaliação dos docentes

IES tem um conselho diretor, além de reitor/diretor

−3 −2 −1 0

Pontos percentuais Grade curricular e formação Corpo docente Custos e financiamento Outras práticas

Fonte: Dinarte et al. (2021). Nota: A figura mostra a mudança na taxa de evasão associada aos determinantes da qualidade (em pontos percentuais). A estimativa foi feita usando apenas cursos para os quais a taxa de evasão pode ser calculada e que possuem dados sobre todos os determinantes da qualidade. A taxa média de evasão para este conjunto de cursos é de 14,1 por cento. Todas as variáveis são dummies, exceto quando indicado. Uma mudança positiva denota piora; uma mudança negativa indica melhora nas taxas de evasão. CSCD = Curso Superior de Curta Duração; IES = instituição de ensino superior; PPC = paridade do poder de compra.

O segundo determinante associado a taxas de evasão (ligeiramente) menores está relacionado aos custos. Os CSCDs com mensalidades mais altas apresentam menores taxas de evasão. Uma possível explicação é que a mensalidade mais alta torna o aluno mais propenso a se formar para recuperar seu investimento. Outra possível explicação é que a mensalidade mais alta captura aspectos não medidos da qualidade do curso (por exemplo, qualidade do laboratório ou tamanho da biblioteca) que ajudam o aluno a se formar.

O terceiro determinante diz respeito à avaliação do corpo docente. Cursos em que os docentes são avaliados por seus pares apresentam taxas de evasão mais baixas do que cursos que não empregam essa prática. As evidências sobre as avaliações do corpo docente no ensino superior mostram que a avaliação por pares é positivamente aceita e percebida como promotora de boas práticas de ensino.23 Quando os professores recebem feedback dos colegas sobre seu desempenho, eles podem melhorar o ambiente de aprendizagem, o que pode ajudar os alunos a concluir o curso.24 Curiosamente, a associação entre a taxa de evasão e as avaliações por pares do corpo docente é maior entre as IESs privadas (ver Figura 4B.1, no Anexo 4B).

O quarto determinante associado a taxas mais baixas de evasão é a presença de um conselho diretor além do diretor ou reitor. Uma possível explicação é que a participação de partes interessadas de diferentes setores — incluindo professores, alunos e indústria — permite que os cursos considerem as demandas e necessidades de todos eles, adaptando assim seu treinamento e grade curricular para ajudar os alunos a se graduarem.

A análise também revelou que uma característica do corpo docente está ligeiramente associada a taxas de evasão mais altas: a proporção de professores trabalhando na indústria. Evidências anedóticas sugerem que professores que trabalham na indústria às vezes convidam seus alunos para trabalhar com eles em projetos específicos da indústria enquanto ainda estão frequentando o curso. Embora isso possa aumentar sua empregabilidade no longo prazo, também restringe o tempo que eles têm para dedicar ao curso, aumentando a probabilidade de evasão.25

Em suma, a análise sugere que uma grade curricular fixa e um conselho diretor além do reitor estão associados às maiores reduções na taxa de evasão. Ter uma grade curricular fixa é a prática associada à maior redução da taxa de evasão (2,7 pontos percentuais). Considerando que a taxa média de evasão do curso é de 14,1 por cento, a existência de uma grade curricular fixa está associada a uma redução de 19,1 por cento na taxa média de evasão. Embora a análise não consiga estabelecer que uma grade curricular fixa levará a uma redução na taxa de evasão, a associação é informativa.

As taxas de evasão não diferem por tipo de administração (pública ou privada), de acordo com os dados da WBSCPS. Depois de considerar todos os determinantes da qualidade e outras características das IESs e dos cursos, não há diferenças estatisticamente significativas nas taxas médias de evasão entre IESs públicas e privadas.

This article is from: