
2 minute read
3.4 Cursos nos países da WBSCPS
Tabela 3.4 Cursos nos países da WBSCPS
País
Advertisement
Brasil (São Paulo e Ceará) Colômbia Número de cursos Cursos ministrados em IESs privadas (%)
2.388 2.130 84 60
República Dominicana Equador
Peru (cursos reconhecidos) 209 543
387 54 62
100
Fonte: Universos do curso para países da WBSCPS. Nota: IES = instituição de ensino superior; WBSCPS = Pesquisa de Cursos Superiores de Curta Duração do Banco Mundial.
países varia de 209 na República Dominicana até 2.388 no Brasil (Tabela 3.4). A maioria dos cursos é oferecida por IESs privadas. No Brasil e no Peru, onde as IESs com fins lucrativos são permitidas, elas respondem por 39 e 77 por cento de todos os CSCDs, respectivamente.
Em cada país, negócios e engenharia (incluindo cursos relacionados a ciência da computação) respondem por mais da metade das opções (Figura 3.9). Os cursos de negócios são mais prevalentes no Brasil e no Peru, que têm a maior parcela de cursos ministrados por IESs privadas, de forma consistente com o fato de que as instituições privadas normalmente gravitam em torno de áreas de conhecimento com custo mais baixo.
O restante desta seção apresenta uma descrição detalhada de instituições e seus produtos — os cursos — com base na WBSCPS. As características descritas dos cursos certamente não são aleatórias; ao contrário, foram escolhidas pelos cursos para competir de forma mais eficaz no mercado. O Capítulo 4 discute como essas características se relacionam com os resultados acadêmicos dos alunos e com seus resultados no mercado de trabalho.
Características Gerais de Instituições e Cursos
Nos países cobertos pela WBSCPS, quase todos os CSCDs duram dois ou três anos — a maioria dura três anos. Algumas das IESs que oferecem CSCDs têm várias unidades em todo o país, e alguns cursos são oferecidos em várias cidades pela IES correspondente, particularmente na Colômbia, na República Dominicana e no Peru (Figura 3.10). Em contraste, no Brasil e no Equador, as IESs operam principalmente de forma localizada.
A IES média é relativamente nova, variando de 24 a 50 anos no Equador e na República Dominicana, respectivamente (Figura 3.11, painel a). Não apenas as IESs são recentes, os cursos também são novos (Figura 3.11, painel b). A idade média de um curso varia de 10 a 18 anos no Brasil e na República Dominicana, respectivamente, e cerca da metade dos cursos em cada país tem 10 anos ou menos. A média de matrículas em um curso varia entre 140 e 240 alunos no Brasil, Colômbia, Equador e República Dominicana; é substancialmente mais alto no Peru, com 380 alunos (Figura 3.11, painel c). Nos cinco países, o mais comum é que um curso tenha entre 101 e 300 alunos. Peru e Equador têm a maior parcela de cursos muito grandes com mais de 1.000 alunos.