1 minute read

4.1 Resultados acadêmicos dos alunos, por país

Next Article
Referências

Referências

O restante desta seção descreve os resultados de interesse. Também são documentados os resultados médios dos cursos usando dados da WBSCPS. A próxima seção descreve os determinantes da qualidade, e a seguinte resume as principais associações entre os determinantes da qualidade e os resultados de interesse. O Anexo 4A fornece estatísticas resumidas para os resultados, determinantes da qualidade e outras características dos cursos.

Resultados

Advertisement

Taxa de evasão e tempo adicional de graduação

Dados foram coletados para dois resultados acadêmicos: taxa de evasão e tempo de graduação. Para medir a taxa de evasão, foi solicitado aos diretores que se concentrassem na coorte que deveria se formar no ano letivo anterior. Para esta coorte, os diretores relataram a porcentagem de alunos que alcançaram cada um dos seguintes resultados: graduaram-se no tempo esperado, abandonaram o curso, e ainda estavam matriculados no curso. A porcentagem de alunos dessa coorte que abandonou o curso é a medida da taxa de evasão.

Em média, a taxa de evasão é de aproximadamente 14 por cento. Como mostra a figura 4.1, as taxas médias de evasão entre os países são semelhantes, variando de 13 por cento no Equador e Peru, a 14 por cento na Colômbia e 15 por cento no Brasil e na República Dominicana.

A medida do tempo de graduação corresponde ao tempo adicional que, em média, uma coorte leva para se graduar em relação à duração oficial do curso (em termos percentuais). Os diretores foram solicitados a se concentrar nos alunos que se formaram no ano letivo anterior e a relatar o tempo médio gasto por esses alunos para se formarem. Por exemplo, se um curso dura dois anos e os alunos

Figura 4.1 Resultados acadêmicos dos alunos, por país

Por cento 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Brasil Colômbia República Dominicana Equador Peru

Graduaram-se no tempo esperado Abandonaram o curso Ainda não se formaram

Fontes: Dinarte et al. (2021); cálculos baseados na Pesquisa de Cursos Superiores de Curta Duração do Banco Mundial. Nota: A figura mostra a média, entre os cursos, da porcentagem de alunos que alcançam cada resultado acadêmico, conforme informado pelos diretores dos cursos. A questão refere-se a alunos que deveriam ter se formado no ano anterior. Apenas São Paulo e Ceará estão incluídos para o Brasil, e cursos autorizados para o Peru.

This article is from: