2 minute read

2.8 Conclusões

Next Article
Referências

Referências

cada país. A demanda e a oferta de formados em CSCD estão concentradas nas principais localidades. No entanto, a oferta de formados em CSCD é menos concentrada geograficamente do que a demanda, sugerindo uma possível incompatibilidade geográfica que deve servir de alerta aos formuladores de políticas. Uma expansão desorganizada de CSCDs em um país pode não atender à demanda por essas habilidades nos locais onde são necessárias e pode dar diplomas a indivíduos que vivem em lugares onde não há empregos que requeiram suas habilidades. Ao impedir que alguns formados em CSCD encontrem empregos locais, essa incompatibilidade pode contribuir para o estigma social dos CSCDs.

2.8 Conclusões

Advertisement

Os formados em CSCDs podem formar uma força de trabalho qualificada com rapidez e eficiência em resposta às demandas do mercado. Apesar dessa promessa, a ALC tem poucos alunos de CSCD e formados nesses cursos em relação a outras regiões. Este capítulo estudou os retornos econômicos para os CSCDs na ALC usando várias métricas - retornos mincerianos, retornos líquidos ao longo da vida, efeitos do tratamento, resultados médios do curso, contribuições de valor agregado e demanda do mercado de trabalho. Embora os retornos mincerianos do ensino superior em relação a um diploma do ensino médio tenham diminuído desde o início dos anos 2000, isso foi principalmente impulsionado por diplomas de bacharelado. As tendências para retornos dos CSCD são menos claras, com mais da metade dos países relatando um aumento. Ainda mais interessante, em relação à alternativa de cursos de bacharelado incompletos, os CSCDs surgem como uma alternativa superior.

Embora os retornos mincerianos forneçam informações sobre os retornos médios, as outras métricas falam mais sobre a variação ou heterogeneidade dos retornos para cursos de ensino superior em geral e CSCDs em particular - e todas mostram grande variação. Usando dados administrativos de cursos de ensino superior no Chile e na Colômbia, o capítulo estimou o valor líquido de custo ao longo da vida de CSCDs e cursos de bacharelado. Os resultados revelam que os retornos econômicos variam muito a depender do tipo de curso, tipo de IES e área de estudo. Para um aluno desinformado, essa alta variação se traduz em alto risco.

A análise de quem se beneficia com a expansão da oferta de CSCDs na Colômbia mostra mais uma perspectiva dos retornos heterogêneos - desta vez entre os alunos. Os resultados da pesquisa mostram que abrir vagas de CSCDs aumentaria de fato as matrículas, em grande parte como resultado de alunos mais desfavorecidos, do sexo masculino, terem uma alternativa para evitar os cursos de bacharelado. Se esses alunos escolhessem um curso de bacharelado em vez de um CSCD, seus resultados no mercado de trabalho seriam piores. Por outro lado, alunas do sexo feminino de famílias de baixa renda não responderiam à disponibilidade de CSCDs, mas responderiam à maior demanda local por formados em CSCD ao ingressar no ensino superior e matricular-se em um CSCD.

This article is from: