
2 minute read
2.3 Valor Econômico dos CSCDs na ALC
cognitivas e interpessoais (capítulo 3). Em segundo lugar, outros estudos constataram que os egressos de cursos pós-médio com uma forte orientação para o mercado de trabalho apresentam maiores habilidades socioemocionais e interpessoais do que outros indivíduos.12
Além disso, as declarações gerais sobre as habilidades relativas e os retornos de bacharelados e CSCDs têm que ser sujeitas à qualificação. Por um lado, como mostra a próxima seção, há uma enorme variação tanto entre cursos de bacharelado como em CSCDs em termos dos seus retornos líquidos ao longo da vida, com alguns CSCDs superando alguns cursos de bacharelado. Doravante, os países da ALC devem ver o ensino superior como uma peça para promover a aprendizagem vitalícia, por meio da qual um indivíduo continua a adquirir habilidades ao longo da vida (capítulo 5). A opção de voltar para a escola quando necessário diminui a ênfase nas habilidades adquiridas em qualquer curso, pois permite ao indivíduo adquirir de forma flexível a combinação desejada de habilidades ao longo do tempo.
Advertisement
Por outro lado, a análise empírica pode não levar em conta adequadamente a auto seleção. Em outras palavras, não é óbvio que o mesmo aluno auto selecionado para um CSCD obteria o mesmo perfil médio de emprego de um aluno auto selecionado para um curso de bacharelado. Como mostra a “Expandindo a Oferta de CSCDs: Quem se Beneficiaria e por quê?”, quando a auto seleção é adequadamente considerada (tarefa reconhecidamente difícil em análises entre países), a conclusão é que os CSCDs são uma combinação melhor para os alunos que não estão preparados para um curso de bacharelado, pelo menos no curto prazo. A razão é que esses alunos provavelmente frequentariam um curso de bacharelado não seletivo. Sua probabilidade de concluir o curso seria menor do que a de alunos bem-preparados (Ferreyra et al. 2017) e, caso o fizessem, seus resultados no mercado de trabalho ficariam abaixo da média. Comparar a trajetória média do mercado de trabalho de egressos de CSCDs e de bacharelados, portanto, mascara uma heterogeneidade enorme entre alunos e cursos.
É claro que não se pode esperar que o ensino superior compense totalmente um déficit nas habilidades fundamentais que o aluno deveria ter adquirido no ensino fundamental e médio.13 Quase todos os diretores de CSCDs entrevistados na WBSCPS declararam oferecer ensino corretivo, em vista dos sérios déficits de seus alunos ingressantes (capítulo 1). À medida que criam um sistema de ensino superior para o futuro, os países da ALC devem continuar a melhorar a qualidade dos seus sistemas de educação básica.
2.3 Valor Econômico dos CSCDs na ALC
Durante décadas, os economistas exploraram maneiras de avaliar o valor14 econômico dos investimentos em capital humano (Becker e Chiswick 1966). Por razões conceituais, o desafio empírico por trás desses esforços é simples: como chegar à melhor comparação possível de salários médios entre grupos de indivíduos com diferentes graus de escolaridade, mas características idênticas em outros aspectos. Para ilustrar a ideia, consideremos W scp e WHS como sendo os