2 minute read

1.5 Instituições e Alunos em Cinco Países

Next Article
Referências

Referências

1.5 Instituições e Alunos em Cinco Países

Uma pesquisa singular e inédita entre diretores de CSCDs foi realizada em cinco países da ALC: Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador e Peru. Esses países respondem por 54 por cento de todas as matrículas em CSCDs na ALC. A pesquisa no Brasil concentrou-se em dois estados - São Paulo e Ceará. Como resultado, os dados da pesquisa no Brasil correspondem a esses dois estados. No Peru, o foco da pesquisa foram os cursos autorizados. Parte da pesquisa indagou os diretores sobre seu corpo discente, requisitos de ingresso, mensalidades e financiamento. Antes de apresentar esses dados, esta seção fornece um contexto caracterizando o panorama dos CSCDs nesses países.

Advertisement

Panorama dos CSCDs

O anexo 1B descreve o panorama dos CSCDs nesses países. A participação das matrículas em CSCDs está acima da média da ALC de 9 por cento em todos os países, exceto na República Dominicana. O número de IESs que oferecem esses cursos varia de 28 na República Dominicana a 1.700 no Brasil. Na ALC, a proporção de matrículas em CSCDs diminuiu a partir do início dos anos 2000 em 10 dos 15 países (seção “Cinco Fatos Estilizados”), mas aumentou em todos os países da pesquisa, exceto no Peru.

A presença do setor privado varia substancialmente entre os países. No Brasil, 86 por cento das IESs são privadas e detêm 84 por cento das matrículas em CSCDs. Na Colômbia, 67 por cento das IESs são privadas, mas detêm apenas 21 por cento das matrículas. Isso porque o SENA, grande instituição pública que oferece CSCDs em vários locais, detém 62 por cento das matrículas, enquanto outras instituições públicas ficam com os 17 por cento restantes. IESs com fins lucrativos são permitidas no Brasil (36 por cento de todos os CSCDs) e no Peru (77 por cento dos CSCDs autorizados).

Várias IESs oferecem CSCDs nesses países. As universidades participam da oferta de CSCDs no Brasil, na Colômbia e na República Dominicana. Por outro lado, os CSCDs são oferecidos exclusivamente por IESs não universitárias no Peru. Nos cinco países, os CSCDs estão inseridos no âmbito de competência do Ministério da Educação, geralmente por meio de uma secretaria ou de um órgão específico. Diferentes tipos de IESs desempenharam papéis diferentes no aumento recente das matrículas em CSCDs nos países pesquisados (Quadro 1.3).

As IESs públicas não cobram mensalidade. Na Colômbia é um pouco diferente, já que o SENA não cobra mensalidade. O mesmo não se aplica às IESs públicas - que, no entanto, subsidiam suas mensalidades. Embora as IESs privadas não sejam gratuitas, os governos oferecem algumas bolsas de estudo no Brasil, na Colômbia, na República Dominicana e no Peru. Além disso, empréstimos estudantis são concedidos na Colômbia, na República Dominicana, no Equador e no Peru, e o governo brasileiro oferece garantia para empréstimos estudantis privados. É importante ressaltar que apenas o Brasil oferece empréstimos garantidos pelo Estado; nos demais países, os alunos precisam de um fiador para tomar

This article is from: