2 minute read

Estrutura do Livro

Next Article
Referências

Referências

Estrutura do Livro

Para atender às necessidades dos alunos, empregadores e formuladores de políticas, CSCDs da ALC precisam ter boa qualidade e responder de forma flexível às demandas do mercado. Assim, este estudo descreve o setor de CSCDs na ALC, investigando os seus resultados, qualidade e oferta.

Advertisement

Do mesmo modo que os CSCDs não receberam grande atenção em termos de políticas públicas no passado, também não receberam muita atenção no que tange a pesquisas.6 Uma vez que a maior parte das pesquisas sobre o ensino superior investigam cursos de bacharelado, tanto no mundo em desenvolvimento quanto no desenvolvido, CSCDs são um segmento pouco estudado desse mercado. Durante a divulgação de um trabalho anterior sobre o ensino superior na ALC7 versando principalmente sobre cursos de bacharelado, conversas com formuladores de políticas, dirigentes de empresas, administradores e professores do ensino superior revelaram quão importante — e pouco conhecido — é o segmento de cursos superiores de curta duração. Este estudo busca suprir essa lacuna. Ademais, devido ao seu alcance geográfico, dados e foco, o estudo oferece uma contribuição única para a literatura sobre CSCDs. Enquanto as melhores pesquisas da atualidade sobre CSCDs no mundo desenvolvido tendem a se concentrar em uma única região de um país (por exemplo, um estado nos Estados Unidos),8 este estudo cobre vários países da ALC, explorando e combinando dados ricos de várias fontes, inclusive dados administrativos e a nova WBSCPS. E embora a pesquisa anterior tenha colocado pouca ênfase na heterogeneidade dos diversos cursos, particularmente nas matérias práticas, este estudo documenta e examina a variação nos CSCDs entre países, tipo de instituição de ensino superior (IES), campos do conhecimento e localizações subnacionais.

O livro foi organizado da seguinte maneira. O Capítulo 1 retrata o panorama dos CSCDs na ALC. Apresenta fatos estilizados fundamentais sobre CSCDs na ALC em relação a outras regiões e fornece evidências iniciais sobre o que prometem em termos acadêmicos e do mercado de trabalho. O capítulo também descreve os alunos, financiamento e arranjos institucionais de CSCDs. O Capítulo 2 examina uma dimensão da qualidade dos CSCDs, qual seja, os seus retornos econômicos. O capítulo examina várias métricas: Retornos mincerianos, retornos líquidos ao longo da vida, contribuições de valor agregado e efeitos do tratamento. Também analisa a demanda por egressos de CSCDs usando dados sobre vagas de emprego.

O Capítulo 3 investiga a oferta pelo lado do setor produtivo. Examina como as instituições decidem quanto à abertura ou fechamento de CSCDs, como elas competem entre si e como a oferta de CSCDs varia entre localidades de tamanhos diferentes. Usando dados da pesquisa WBSCPS, o capítulo analisa aspectos da formulação dos cursos — os recursos e práticas adotadas pelos cursos, incluindo os alunos, corpo docente, grade curricular e treinamento, infraestrutura, conexões com o setor privado, e assistência aos alunos na busca de emprego.

Dados os recursos e práticas dos cursos documentados no Capítulo 3, e os retornos econômicos documentados no Capítulo 2, o Capítulo 4 investiga quais

This article is from: