2 minute read

Pesquisa de Cursos Superiores de Curta Duração do Banco Mundial (WBSCPS

Next Article
Referências

Referências

cursos de um país. Mesmo que seja possível explorar cenários experimentais que não precisem de randomização, esses cenários nem sempre estão disponíveis. Considerando a necessidade de construir a análise utilizando sobretudo dados não experimentais, a medição do valor agregado exigirá informações comparativas dos alunos — como características de base, preparo acadêmico para o curso, características dos seus pares, e resultados —que não estão disponíveis ou são extremamente difíceis de obter. E embora os conjuntos de dados possam até conter informações sobre a situação socioeconômica dos alunos, geralmente não registram outros aspectos importantes, como motivação ou hábitos de trabalho.

Dependendo da disponibilidade de dados e do assunto específico de interesse, este estudo usa vários substitutos para a qualidade do CSCD, como dados agregados de emprego e rendimentos do trabalho, retornos mincerianos, retornos líquidos do curso ao longo da vida, abertura de postos de trabalho (vagas), resultados médios do curso, valor agregado do curso, e retornos (efeitos do tratamento) em comparação com a segunda melhor opção do aluno, que pode ser não cursar o ensino superior ou cursar um bacharelado.

Pesquisa de Cursos Superiores de Curta Duração do Banco Mundial (WBSCPS)

Consideremos um curso tido como “bom”. O que faz com que ele seja bom? Quais são as práticas específicas que utiliza para render bons resultados, após ajustar para as características dos alunos? Mantem comunicação frequente com empresas locais para avaliar a necessidade de habilidades, por exemplo? Atualiza a grade curricular em resposta ao feedback do setor produtivo? Contrata corpo docente com experiência no setor produtivo? Dirige uma agência de empregos para auxiliar os alunos na busca de emprego?

Entrar na “caixa negra” da qualidade dos cursos é fundamental para que possamos projetar e replicar cursos de alta qualidade. Porém, as práticas dos cursos não costumam ser relatadas nas séries de dados padrão, que no máximo incluem características como duração e número de docentes. Essa falta de dados limita seriamente a capacidade de compreender o que torna um curso bom.

Para superar essa limitação, este estudo projetou e implementou a WBSCPS no Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador e Peru. Esses países respondem por 54 por cento de todas as matrículas em CSCDs na ALC. No Brasil, a pesquisa concentrou-se nos estados de São Paulo e Ceará; no Peru, concentrou-se em programas com autorização de funcionamento.

A pesquisa foi realizada entrevistando diretores de cursos por telefone, internet e pessoalmente. A taxa de resposta foi excepcionalmente elevada (em média de 70 por cento) para um total aproximado de 2.100 entrevistas realizadas. Quase a metade das entrevistas ocorreu durante o lockdown da pandemia de COVID-19. Tentando incentivar os diretores a fornecer respostas verdadeiras, eles foram informados que a pesquisa fazia parte de um estudo do Banco Mundial, não de um esforço conjunto com autoridades governamentais; que as respostas eram confidenciais e não seriam compartilhadas com terceiros

This article is from: