
2 minute read
BI.1.1 Universos, amostras e taxas de resposta, por país
Quadro I.1 Alguns Aspectos Técnicos da Pesquisa de Cursos Superiores de Curta Duração do
Banco Mundial (continuação)
Advertisement
profesional, e universidades; e quatro tipos no Brasil: universidade, centro universitário, faculdade, e instituto ou centro federal); e tipo de administração (pública ou privada). Cursos de ensino à distância não foram incluídos na pesquisa devido à falta de identificador geográfico no universo do Brasil. A Tabela BI.1.1 mostra o universo e os tamanhos das amostras, bem como as taxas de resposta.
Como as informações para a pesquisa foram relatadas pelos diretores dos cursos, a equipe seguiu as melhores práticas para mitigar os problemas que costumam acontecer em pesquisas autorrelatadas. Primeiro, para facilitar que os entrevistados respondessem prezando pela verdade, todos receberam uma carta do líder da equipe indicando que as suas respostas seriam confidenciais, anônimas, e reportadas somente de forma agregada. Segundo, na carta os entrevistados ficaram sabendo que a pesquisa estava sendo realizada pelo Banco Mundial, e não por um órgão governamental do país (como o Ministério da Educação), eliminando assim qualquer vantagem que poderia ser obtida reportando dados errôneos, e favorecendo novamente a verdade. Terceiro, as perguntas foram formuladas para evitar alguns vieses comuns. Por exemplo, referem-se a um período específico (como o ano acadêmico anterior) para evitar os vieses de memória; as perguntas não são abertas, e sempre que possível incluem um menu do tipo drop-down com opções mais especificas. Sempre que possível a equipe verificou as respostas batendo-as com dados administrativos.
A equipe realizou testes para avaliar a representatividade das amostras, dada a calibração adequada dos pesos amostrais. No caso de Brasil e Colômbia, tratava-se de saber se as pesquisas efetivas eram representativas do universo. No resto dos casos, a questão era saber se pesquisas efetivas eram representativas das amostras (com as amostras sendo por sua vez representativas dos seus universos). Em todos os casos, a equipe concluiu que as pesquisas efetivas eram de fato representativas dos seus universos (Brasil e Colômbia) ou amostras (no restante dos países). Dinarte et al. (2021) fornecem mais informações sobre testes de representatividade no seu documento de referência para este relatório.
Tabela BI.1.1 Universos, amostras e taxas de resposta, por país
País Tamanho do universo Tamanho da amostra Cursos fechados Pesquisas efetivas
Taxa de resposta (%)
Brasil
2.388 1.205 266 603 64 Colômbia 2.130 1.314 207 900 81 República Dominicana 209 209 116 80 86 Equador 543 543 59 294 61 Peru 387 387 9 228 60
Total 5.657 3.658 657 2.105 70
Fonte: Cálculos da equipe com base em dados da Pesquisa de Cursos Superiores de Curta Duração do Banco Mundial..