Revista UBC #36

Page 9

REVISTA UBC

9

Reginaldo Bessa:

Nos 60 anos da bossa nova, celebrados este ano, um dos pioneiros do estilo comemora uma efeméride particular. É o carioca Reginaldo Bessa, que faz 80 anos de vida e repassa uma rica carreira que começou de um jeito bem particular: na Argentina. “Me mudei para lá em 1962, por razões familiares. Ao aparecer num programa de TV, despertei a atenção da CBS e gravei um disco quase todo com canções de minha autoria e só com músicos argentinos”, lembra. O álbum foi “Amor en Bossa Nova”, um marco no estilo e que ele viria a lançar no Brasil, já de volta, em 1964. De lá para cá, Bessa teve canções gravadas por Maysa, Agnaldo Rayol, Elza Soares, Alcione, Peri Ribeiro, Guinga e muitos outros. Hoje, faz shows solo no estilo que conhece melhor: com banquinho, violão e muita bossa.

uma festa dupla

Rubel

Baco Exu do Blues,

Depois do sucesso de “Pearl”, de 2015, Rubel lançou “Casas”, seu mais recente álbum, no início de março. Com o single “Colégio”, sucesso nas plataformas de streaming, e as participações de Rincon Sapiência (em “Chiste”) e Emicida (em “Mantra”), o disco tem 14 faixas ao todo. Para marcar o lançamento, o artista publicou em seu perfil numa rede social uma terna homenagem ao pai, morto durante o processo de produção, e elogiou o apoio dos seus fãs: “Obrigado por acreditarem nesse sonho.”

Uma das grandes novidades recentes da música brasileira bebe nas fontes nobres de Chico Science, Racionais MCs ou Tim Maia, recheando suas letras de poesia e referências ao abismo social brasileiro, ao racismo e a outras mazelas da nossa democracia imperfeita. É o rapper baiano Diogo Montolvo, cujo nome artístico é Baco Exu do Blues, e que vem colhendo os frutos do seu primeiro álbum, lançando no terceiro trimestre do ano passado. Em “Esú” — nome que dá o tom da provocação religiosa, ao fazer um jogo de palavras com o nome Jesus, além de deixar espaço para canções como “Abre Caminho” e “Senhor do Bonfim” —, ele fala ainda de relações amorosas disfuncionais, como na forte “Te Amo Disgraça”, cita Almodóvar (“A Pele Que Habito”) e Jorge Amado (“Capitães de Areia”).

lança segundo disco

ou como meter o dedo em muitas feridas

Ouça MAIS O novo álbum de Rubel ubc.vc/RubelCasas

foto_ Amanda Perobelli

foto_ Carolina Vianna

VEJA MAIS O vídeo de “Facção Carinhosa” ubc.vc/Faccao


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.