
1 minute read
MARCUS ANGHINONI DE SOUZA A1 B1
Desfile de Sete de Setembro de 1969 na Av. João Pessoa
Já vestidos, os internos formaram direto na frente do rancho, sem deslocamento para não sujar os calçados, pois a chuva da noite deixara o pátio bastante encharcado.
Advertisement
As brincadeiras correndo soltas entre os alunos durante o café, como pisões nos pés dos colegas só para sujar o sapato. Os xingamentos, também, se fizeram presentes e as mães foram bastante “lembradas”.
Na volta ao alojamento, as surpresas aguardavam; os mais distraídos, que deixaram a barretina sobre o armário, tiveram que procurar o penacho, as carabinas escondidas, luvas amarradas etc. e as ordens contínuas de —“Descendo, descendo, tá pronto desce. Vamos, vamos, vamos…”.
O Sargento de Dia vociferava, empurrando o pessoal para a formatura. Um verdadeiro Deus-nos-acuda!
O corre-corre só acabou quando, pontualmente, às 7h30min, o Batalhão Escolar estava, marcialmente, formado no Pátio Plácido de Castro com Estado-Maior (sob o comando do Coronel Aluno Oscar Daudt Neto), Banda de Música, 2ª Companhia de Alunos (Curso Científico), 3ª Cia Al (3ª e 4ª Série do Ginasial) e 1ª Cia Al (1ª e 2ª Série do Ginasial).
Realmente, era bonito de se ver o Corpo de Alunos com suas túnicas brancas, cintos brancos, calças garança, barretinas com penacho verde e amarelo, charlateiras douradas nos ombros e polainas brancas sobre os sapatos. Mas para nós, adolescentes com cerca de 15 anos, além da beleza das fardas, o que mais nos empoderava era o fato de desfilarmos “armados” com uma velha, mas impecável, CAL (Carabina Automática Leve) calibre 30mm, carregada na posição “em bandoleira”.
Após o Cel. Al Daudt ter apresentado o Btl. Esc. ao Comandante do Corpo de Alunos (Major Sittoni), este o apresentou ao Comandante do CMPA, Cel. Túlio Chagas Nogueira, seguindo-se, então, a incorporação da Bandeira Nacional com sua Guarda ao grupamento, entrando em forma logo após o Estado-Maior.
Antes de se dirigir ao Btl. Esc., o Cel. Túlio olhou para o céu, totalmente, tomado por nuvens cor de chumbo que prenunciavam o que viria a seguir, e ficou absorto por alguns segun-
