
1 minute read
LUIZ ALBERTO ROGGIA PITHAN A2 B4 C1 D1 E1 F1 G2
A iniciativa, a concretização e a produção da peça tiveram uma pessoa responsável: Garcia! Ele motivou, “empurrou” e me fez realizar a peça.
A data escolhida foi em homenagem ao Dia dos Professores. Algo diferente! Com a aproximação da data, outubro, a pressão aumentou um pouco. Não havia um título ou um sequer um texto escolhido. Atores?! Nem pensar...
Advertisement
Importante escolher, pensava eu, um texto fora de conteúdo político ou contexto identificado com protestos ou revoluções. Até que, um dia, me deparei com o texto de Oscar Wilde, intitulado O Rouxinol e a Rosa.
O texto Rouxinol e a Rosa é curto, meio romântico, falando de amor e sacrifício. Permitiu boa e criativa adaptação.
Porém, foram inúmeras dificuldades.
A primeira delas, achar “atores”. As meninas do Colégio Cândido Godoy aceitaram participar. Convencer o Thomé a “interpretar” o “estudante” foi mais difícil, mas ele topou. A equipe técnica foi composta pelos alunos Delfim, Rony e Portela.
Lembro que o grande problema foi “arranjar” o cenário aonde se desenrolavam as cenas, pois envolviam um jardim, cujas rosas brancas se transformavam em vermelhas com o sangue do rouxinol.
Reparem nessa armação, onde a estrutura possui uma pequena escada, um reduzido espaço superior e, ao fundo, os “galhos” de uma roseira... Ali ocorreu o sacrifício do rouxinol!
O evento foi elogiado e, para todos nós, foi muito marcante. A ideia de tudo foi mostrar aos nossos mestres que há inúmeras formas de demonstrar como assimilamos o que nos foi ensinado. Algo que pode ser evidenciado até hoje, 2022!

Meninas do Colégio Cândido Godoy e alunos CMPA em ensaio da peça teatral
Olimpíada dos Colégios Militares - Belo Horizonte - 1970
AA Zanotta
| OLIMPÍADAS
Nossa formação no Colégio Militar estava baseada em três pilares: • Disciplina e ordem, caracterizadas pelos exercícios de ordem unida e pelo rigoroso regimento disciplinar; • Sólido ensino das disciplinas fundamentais; • Educação física, no mais puro sentido do “mens sana in corpore sano”.
