
@tribunadosmunicipios


tribunadosmunicipios.com.br

COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL NACIONAL


Edição 2665 R$ ,001

Tribuna dos Municípios
Rio de Janeiro, Quinta-feira, 08 de Junho de 2023
@tribunadosmunicipios
tribunadosmunicipios.com.br
Tribuna dos Municípios
Rio de Janeiro, Quinta-feira, 08 de Junho de 2023
Em cerimônia de lançamento do novo Farmácia Popular, mais abrangente e com gratuidade integral para todos os beneficiários do Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do programa para garantir acesso a medicamento às parcelas mais pobres.
“Isso não vai mais acontecer. A gente vai ao médico porque a gente quer o diagnóstico, quer a receita e quer comprar o remédio para curar o diagnóstico encontrado pelo médico”, afirmou, destacando que o Estado precisa garantir acesso aos medicamentos aos mais vulneráveis. Pág. 3
O governador do Estado do Rio de Janeiro determinou, na quarta-feira (07), que a Polícia Militar permaneça no Bateau Mouche, na Praça Seca, Zona Oeste, para prender os responsáveis pelo ataque a um veículo blindado da corporação, na noite de terça-feira (06). O caveirão foi incendiado por criminosos com coquetéis molotov e ficou destruído. Em suas redes sociais, Cláudio Castro declarou que a atuação dos bandidos não vai impedir o trabalho das forças de segurança. Segundo o secretário de Estado da corporação, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, equipes realizam ocupação na comunidade desde a madrugada, atuando em especial na área de mata, para onde os envolvidos no crime fugiram. Pág.
Os municípios foram inundados pelas fortes chuvas que aconteceram em dezembro de 2022, causando a morte de pessoas e deixando centenas de desabrigados. O repasse foi estabelecido pela Lei 9.968/23 e tem o objetivo de garantir o suporte para a recuperação dessas localidades. Pág. 3
Na terça-feira (06), aconteceu em Armação dos Búzios, a Pré-conferência da Assistência Social com o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos. O evento foi realizado pela Prefeitura de Búzios por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e da Pessoa com Deficiência. Pág. 2
Os artistas da região também terão destaque na 19ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Pág. 8
Na terça-feira (06), aconteceu em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, a Pré-conferência da Assistência Social com o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos. O evento foi realizado pela Prefeitura de Búzios por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e da Pessoa com Deficiência.
Este foi um evento do Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS (Sistema Único da Assistência Social) – que visa tratar sobre a Conferência Municipal que analisará as políticas públicas de Assistência Social e pensar em novas diretrizes para o público buziano. Além disso, o evento também serviu para criar propostas para a Conferência Municipal que acontecerá em 21 de junho.
A palestra foi ministrada pelo psicólogo Maycon Pereira, especializado em inclusão da pessoa com deficiência,
e contou com a participação de membros da sociedade civil, servidores das secretarias, da Secretária de Desenvolvimento
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) encaminhou, na terça-feira (06), uma Recomendação à prefeitura de Casimiro de Abreu para que se abstenha de prorrogar o prazo da contratação emergencial de Organização Social que está administrando as unidades de saúde do município, e, caso opte por continuar terceirizando o serviço, que conclua o procedimento na modalidade licitatória adequada.
O documento, expedido pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé, é destinado ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde e informa que foi firmado, entre o Município de Casimiro de Abreu e o
Instituto Multi Gestão (IMG), o contrato nº 001/2019 para operacionalização e execução de ações e serviços de saúde do Hospital Municipal Casimiro de Abreu (HMCA) e da Unidade Pré-Hospitalar Clínico, no Distrito de Barra de São João.
Posteriormente, foram constatadas inúmeras falhas na prestação dos serviços e o Município decretou então a intervenção, pelo prazo de 90 dias, renováveis pelo mesmo período, nos serviços ambulatoriais e hospitalares das duas unidades. Como as solicitações não foram atendidas, a prefeitura de Casimiro de Abreu realizou uma licitação de caráter emergencial. De acordo com a Recomen-
Social, Trabalho e Renda, Joice Costa e do Secretário da Pessoa com Deficiência, Aurélio Barros.
O Secretário Aurélio
dação, “embora a situação tenha se agravado em dezembro de 2022, o Instituto Multi Gestão estava há meses apresentando falhas na prestação dos serviços e na aplicação dos recursos percebidos, não havendo, até o presente momento, indicativo que o Município de Casimiro de Abreu estava fiscalizando de forma adequada a avença firmada”.
Também de acordo com a Recomendação, o Município “deve dar prosseguimento e concluir o procedimento administrativo que está em andamento para a contratação na modalidade adequada da Organização Social, abstendo-se de prorrogar prazo da contratação emergencial vigente
Barros falou da importância desta pré-conferência para a garantia de direitos da pessoa com deficiência: “A Secretaria do
PCD tem está muito honrada de participar desse evento junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para construção e
implementação de políticas públicas de assistência para quem precisa. É sempre importante discutirmos a implementação de programas de assistência a quem mais precisa. Estamos aqui para ouvir e aprender mais para colocarmos em prática os serviços para a população”, pontuou.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda destacou que é de suma importância o apoio do Estado e da União para aprimorar as políticas de Assistência Social no município: “Búzios conta hoje com três CRAS, um CREAS, um abrigo municipal da criança e do adolescente, serviços de abordagem social para pessoas em situação de rua, Programa de Erradicação de Trabalho Infantil, entre outros. Mas é muito importante que o município também receba repasses para ampliar o alcance desses serviços, uma vez que nosso município tem aumentado bastante em número de pessoas”, disse Joice.
e/ou renovar contratações emergenciais”. Além disso, deve promover a efetiva fiscalização mensal, por meio de comissão específica, observando detalhadamente se a OS contratada se encontra cumprindo as inúmeras obrigações assumidas, devendo ser criado um checklist padrão de acompanhamento de cada compromisso assumido, com envio mensal à Promotoria de Justiça até o término do prazo de seis meses”.
O Município de Casimiro de Abreu tem o prazo máximo de 15 dias para informar e comprovar ao Ministério Público, por escrito e documentalmente, sobre as providências adotadas.
A Prefeitura de Búzios, por meio do Gabinete do Prefeito, decreta Ponto Facultativo nos Órgãos Públicos Municipais na quinta-feira (08) e sexta-feira (09), devido à tradição religiosa de Corpus Christi.
Os serviços e atividades essenciais, tais como atendimento médico e de emergência do Hospital Municipal Dr Rodolpho Perisse e PU da Rasa, limpeza urbana e Guarda Municipal, terão funcionamento normal de acordo com sistema especial de plantão ou sobreaviso, cabendo aos respectivos Secretários Municipais as providências quanto à continuidade dos serviços públicos oferecidos à população nas datas mencionadas neste decreto.
A Prefeitura Municipal retornará com o expediente normal de atendimento ao público na segunda-feira (12) das 08h às 17h.
O Hotel da Cachoeira fica localizado na Colônia Finlandesa do Penedo-RJ, um destino turístico pitoresco que ainda preserva características de sua colonização escandinava. Fica entre Rio e São Paulo, aos pés das Agulhas Negras, nos limites do Parque Nacional de Itatiaia.
Penedo é um precioso santuário ecológico, privilegiado pelo clima de montanha e sua natureza exuberante! Possui Mata Atlântica remanescente, que abriga espécies de animais e vegetais que só existem nela, além de diversas cachoeiras. Cenário perfeito para um passeio romântico em busca de paz, sossego e tranquilidade ou fazer caminhadas ecológicas, trilhas e até escaladas. Penedo também possui uma vida noturna agitada com uma variedade de bares e restaurante. A arquitetura do hotel respeita o relevo montanhoso da região. Sendo assim, temos escadas para o acesso ao café da manhã e chalés.
EXPEDIENTE
Fundado em 26/02/91
O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
CNPJ nº 26.753.088/0001-06
Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559
Presidente: Aloisio Santiago Monteiro
Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME
Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000
Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189
Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360
E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com
Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787
Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Norte e Noroeste Fluminense
Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.
Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.
Em cerimônia de lançamento do novo Farmácia Popular, mais abrangente e com gratuidade integral para todos os beneficiários do Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do programa para garantir acesso a medicamento às parcelas mais pobres.
Ele lembrou situações em que pessoas iam ao médico, recebiam o diagnóstico da doença, mas acabavam morrendo por falta de dinheiro para comprar o remédio.
“Isso não vai mais acontecer. A gente vai ao médico porque a gente quer o diagnóstico, quer a receita e quer comprar o remédio para curar o diagnóstico encontrado pelo médico”, afirmou, destacando que o Estado precisa garantir acesso aos medicamentos aos mais vulneráveis.
O Farmácia Popular do Brasil oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, a partir de agora, também para osteoporose e anticoncepcionais. O programa também fornece medicamentos com descontos de até 90% para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Ao todo, contempla o tratamento para 11 doenças.
TOMAR DECISÕES - O presidente ressaltou que governar é fazer opções e tomar decisões, e destacou que recursos destinados à saúde, assim como à educação e ao aumento do salário, são investimentos, não gastos.
“Nós voltamos com o
Farmácia Popular com muito mais força, com mais remédios e mais capacidade de fazer mais convênios para que mais farmácias possam participar, até a gente chegar num momento de atender à totalidade das pessoas necessitadas nesse país”.
Em cerimônia em Recife (PE), na manhã de quartafeira (07), Lula assinou o decreto que estabelece o Farmácia Popular do Brasil, que oferecerá de forma gratuita todos os 40 medicamentos do programa aos beneficiários do Bolsa Família e a
comunidades indígenas e autoriza credenciamento de farmácias nos municípios mais vulneráveis do Mais Médicos. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.
“Essa é a razão pela qual eu voltei a ser presidente da República. É para cuidar do povo mais pobre, do povo trabalhador e das pessoas que não tiveram oportunidades”.
ECONOMIA E SAÚDE PÚBLICA - Também na cerimônia, a ministra Nísia
Trindade (Saúde) assinou portaria que inclui anticoncepcionais e medicamentos de tratamento da osteoporose na lista de gratuidade do programa. Antes, eles eram adquiridos com 50% de desconto no programa.
Nísia disse que o ciclo do atendimento à Saúde não é completo se o povo não tiver acesso aos medicamentos.
Ela lembrou que o programa passou por estagnação nos últimos anos e reduziu a rede de farmácias de 35 mil para 30 mil e deixou de atender cerca de dois milhões de
pessoas. Segundo ela, o Farmácia Popular, que definiu como uma das maiores e mais abrangentes parcerias entre setor público e privado, é a economia a serviço da saúde pública e já teve resultados comprovados, contribuindo para redução de 13% das internações por diabetes e 23% por hipertensão.
“A atenção à saúde faz parte da cultura da paz. Garantir acesso a medicamentos é resgatar o direito à saúde e, mais do que isso, resgatar a dignidade ao
povo. Hoje é um dia histórico para o Sistema Único de Saúde. O Farmácia Popular está de volta porque a nossa linha é o cuidado com o povo brasileiro”, disse Nísia Trindade.
Humberto Costa, senador por Recife e ministro da Saúde na época da criação do programa no primeiro governo Lula, elogiou as modernizações. “Com a reformulação, o Farmácia Popular ficará mais robusto. Tenho certeza de que será um sucesso”.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito de Recife, João Campos, destacaram a importância do programa para facilitar acesso aos medicamentos aos que mais precisam e reconheceram o papel do Governo Federal em ações de reconstrução do país.
NOVOS CREDENCIAMENTOS — Após oito anos sem novas farmácias credenciadas, o Ministério da Saúde retoma as habilitações priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. Dessa forma, o acesso à saúde passa a ser completo para essa população – do atendimento médico ao tratamento. Com as novas habilitações, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.
A doação de R$ 5 milhões do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) foi repassada aos municípios de Conceição de Macabu e Carapebus, na segundafeira (05), com cada cidade do Norte Fluminense recebendo R$ 2,5 milhões. Os municípios foram inundados pelas fortes chuvas que aconteceram em dezembro de 2022, causando a morte de pessoas e deixando centenas de desabrigados.
O repasse foi estabelecido pela Lei 9.968/23 e tem o objetivo de garantir o suporte para a recuperação dessas localidades.
Para fazer jus aos valores, os municípios tiveram
que comprovar a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, e a medida, sancionada pelo Governador em janeiro deste ano, teve anuência de todos os líderes partidários da Alerj. Os municípios no Norte Fluminense foram atingidos por um forte temporal, causando uma tragédia de grandes proporções, com deslizamentos que deixaram vítimas fatais, além de centenas de desabrigados e/ou desalojados.
Responsável pela liberação do repasse do Fundo da Alerj para socorrer os dois municípios, o presidente da Assembleia, deputado Rodrigo Bacellar (PL), falou
sobre o trabalho feito na região. “Visitei as cidades, na época, como Secretário de Governo, para levantar as principais demandas dos prefeitos após os estragos das fortes chuvas no ano passado. Este é um grande passo para a recuperação dos prejuízos causados pela tragédia”, disse.
O Corregedor da Casa, deputado Chico Machado, comemorou a efetivação da doação. “Através de uma articulação junto ao presidente Bacellar conseguimos efetivar o repasse dessa quantia de origem do Fundo Especial da Alerj. Por isso, esta medida é mais um compromisso cumprido pela Casa”, afirmou.
Cláudio Castro determinou que PM permaneça na comunidade para prender responsáveis pelo crime. Corporação realiza ocupação desde a madrugada
O governador do Estado do Rio de Janeiro determinou, na quarta-feira (07), que a Polícia Militar permaneça no Bateau Mouche, na Praça Seca, Zona Oeste, para prender os responsáveis pelo ataque a um veículo blindado da corporação, na noite de terça-feira (06).
O caveirão foi incendiado por criminosos com coquetéis molotov e ficou destruído. Em suas redes sociais, Cláudio Castro declarou que a atuação dos bandidos não vai impedir o trabalho das forças de segurança. Segundo o secretário de Estado da corporação, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, equipes realizam ocupação na comunidade desde a madrugada, atuando em especial na área de mata, para onde os envolvidos no crime fugiram.
Em seu perfil nas redes sociais, o governador apontou o ataque dos criminosos como “inadmissível” e disse que aconteceu em represália à morte do chefe do tráfico de drogas da comunidade, no último fim de semana. “Nossa luta contra o crime é diária. Não vamos permitir que a bandidagem se crie aqui. Nada vai impedir o trabalho das polícias. Esse ataque de hoje a um blindado que estava numa base do Batalhão de Jacarepaguá é inadmissível. É um ataque não só contra a polícia, mas contra toda a sociedade!”, escreveu Castro.
Nossa luta contra o crime é diária. Não vamos permitir que a bandidagem se crie aqui. Nada vai impedir o trabalho das polícias. Esse ataque de hoje a um blindado que estava numa base do Batalhão de Jacarepaguá é inadmissível.
O blindado foi consumido
pelas chamas rapidamente e precisou ser retirado da comunidade pelo Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), nesta terça-feira. De acordo com a PM, o caveirão foi incendiado após a base avançada do batalhão ter sido alvo tiros e objetos arremessados. Equipes foram acionadas para prestar apoio e também foram atacadas. O Corpo de Bombeiros conteve o incêndio e os agentes precisaram de breve atendimento, por conta da fumaça. Em entrevista ao ‘BDRJ’ da TV Globo de quarta-feira (07), o coronel Luiz Henrique Marinho Pires afirmou que o episódio representa uma agressão ao Estado que não vai ficar sem resposta por parte da Polícia Militar. O secretário ainda destacou que as operações da corporação não buscam pelo confronto, mas pela prisão de criminosos, e a preocupação com a população que vive nas áreas conflagradas pela violência.
“A busca pelo confronto
é dos bandidos, nós não fazemos operações com esse intuito. A gente tem uma preocupação grande com a comunidade, com os moradores, de evitar letalidade, de evitar que eles sejam atingidos. A opção do confronto é sempre por parte dos bandidos, da nossa parte não existe essa intenção. Existe, sim, a intenção de oferecer para essas comunidades, mais tranquilidade, mais conforto, mais segurança, o que eles merecem. A nossa opção é prender e entregar à Justiça, para que a Justiça faça a sua parte”, afirmou Pires, que ressaltou que as ações da PM respeitam as leis e protocolos de conduta.
“Nós sempre trabalhamos e pautamos nossa atuação dentro da lei, da conduta, da técnica, de protocolos criados pela Polícia Militar. Nosso trabalho é diário e a gente busca minimizar os impactos e efeitos sobre a população e isso a gente faz com muito treinamento, com muito trabalho de inteligên-
cia, equipando a nossa polícia. Então, acho que essa é a garantia, nosso trabalho diário, nosso sacrifício diário por essa população (...) Não acho que esse trabalho todo, esse esforço todo, esse sacrifício da Polícia Militar seja um trabalho perdido, seja um trabalho em vão”.
Com apoio de unidades do 2º Comando de Policiamento de Área (2CPA) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o 18º BPM atua também nas comunidades da Barão, Covanca, Pendura-Saia e Caixa D’água. Não há registro de prisões ou apreensões. Na comunidade da Barão, houve confronto, depois que criminosos que estavam escondidos em uma área de mata atacaram policiais militares. Durante a troca de tiros, um PM ficou ferido por estilhaços e precisou ser socorrido para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Segundo a corporação, o agente está lúcido e passa bem.
Por conta da ação, o
Autor é investigado por envolvimento em homicídios e tentativas de assassinatos
Agentes da 90ª DP (Barra Mansa) realizaram, na quarta-feira (07), a “Operação Barra Mansa Sem Fronteiras” e prenderam um dos principais criminosos que agia na Região do Sul Fluminense. A prisão ocorreu no município de Bananal, em São Paulo, em apoio de policiais civis paulistas.
Segundo a 90ª DP, o acusado é investigado por envolvimento em uma onda de homicídios e tentativas de assassinatos entre grupos rivais. Os agentes apuraram que ele agia com dois comparsas, que já foram presos, entre os municípios de Barra Mansa e Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, e em São Paulo.
Policiais Civis da 35ª DP (Campo Grande) prenderam dois homens em flagrante, na terça-feira (06), acusados de receptação. Eles foram localizados e detidos na cidade de Seropédica, em posse de equipamentos adquiridos por meio de esquema de fraudes usando cartões de crédito para realizar compras na internet.
Os agentes rastrearam o local onde os produtos foram entregues e lá identificaram dois suspeitos, que assumiram fazer parte de um grupo que organiza as fraudes. Um deles era encarregado de adquirir os produtos junto aos estelionatários enquanto o outro era responsável pela venda a terceiros. Ambos obteriam vantagem financeira com os golpes.
Toda a carga de equipamentos, no valor aproximado de R$ 10 mil, foram apreendidos e será entregue aos legítimos proprietários.
Policiais civis da 107ª DP (Paraíba do Sul) prenderam em flagrante, na quarta-feira (07), dois homens por tráfico de drogas no bairro Liberdade, naquele município da Região Centro-Sul Fluminense.
De acordo com as investigações, os acusados integram uma facção criminosa que controla a venda de entorpecentes na região. Durante a ação, os agentes apreenderam vastas quantidades de cocaína, maconha e crack, um simulacro de arma de fogo, uma motocicleta sem placa e R$ 3,4 mil em dinheiro.
zema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, além da Gardênia Azul e a Cidade de Deus, na Zona Oeste. Nessas favelas, moradores têm sofrido com constantes confrontos entre os grupos rivais e operações policiais. Ainda na entrevista à TV Globo, o coronel apontou a atuação das forças de segurança para minimizar os impactos da atuação de criminosos nessas regiões.
Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha Bandeira de Mello mantém o atendimento à população, mas suspendeu as visitas domiciliares. Já as escolas municipais da região não tiveram o funcionamento interrompido e oferecem aulas presenciais.
Guerra de facções
Desde o ano passado, comunidades das zonas Oeste e Norte estão vivendo cenários de guerra por conta da disputa entre criminosos rivais. Sob forte influência de milicianos, as favelas têm sido palco de invasões do Comando Vermelho, que pretende expandir pontos de venda de drogas pelo Rio.
Recentemente, integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) se juntaram com os paramilitares para expulsar bandidos da outra facção, que conseguiram invadir partes desses locais.
Além da Praça Seca, o Comando Vermelho está disputando o controle dos Morros do Fubá e do Campinho, na Zona Norte, e Mu-
“A gente têm uma disputa de território, de espaço. A gente vem atuando com inteligência, em trabalho com as outras instituições de segurança do Estado, com a Polícia Civil, para que a gente possa minimizar esse impacto. A gente ainda tem uma região que apresenta um conflito e a gente busca por essa estabilidade e, com isso, a gente conta com a participação dos demais órgãos de inteligência do Estado, num trabalho integrado com a Polícia Civil e de muita inteligência, para que a gente não coloque em risco a população”.
Chefe do tráfico morre em confronto
O chefe do tráfico de drogas do Bateau Mouche, conhecido como DVD, foi morto na noite de domingo, durante um confronto com PMs, na entrada da comunidade. De acordo com a corporação, agentes do 18° BPM foram atacados por um grupo de homens armados, quando faziam um patrulhamento na Rua Cândido Benício, na Praça Seca. Na ocasião, as equipes notaram dois veículos trafegando na contramão da pista do BRT que, ao avistarem a viatura, entraram na comunidade e atiraram contra os policiais. Houve confronto e perseguição e, após os disparos, os militares encontraram DVD ferido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiu.
PF, em conjunto com a PM de São Paulo, apreende mais de 840 quilos de maconha
Foram apreendidas ainda munições de fuzil
A Polícia Federal e o TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em um trabalho conjunto, apreenderam na terça-feira (06), na cidade de Mirassol/SP, aproximadamente 842 quilos de maconha.
As equipes receberam informações sobre um veículo que estaria vindo de Mato Grosso do Sul/MS com a droga em direção a São Paulo.
Durante as diligências, o veículo foi localizado em um posto de combustível na cidade de Mirassol. Os Policiais abordaram o veículo e encontraram também cerca de 136 munições de Fuzil calibre 5.56.
O motorista do veículo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em São Jose do Rio Preto. Ele permanecerá à disposição da Justiça Estadual do Estado de São Paulo.
A pena mínima para o crime de tráfico de drogas é de 5 a 15 anos de reclusão, e o transporte de munições de uso restrito é de 3 a 6 anos de reclusão.
Divulgação DivulgaçãoPolícia Civil prende dois homens acusados de receptação
O desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino é prioridade para a Secretaria Municipal de Educação. Dentro desta perspectiva, compreende-se a necessidade de formações continuadas para os profissionais da educação nas escolas sobre os diversos temas que norteiam uma educação de qualidade em todos os segmentos da educação básica ofertados em nosso Município.
A Coordenação da Educação Especial e Inclusiva vem cooperando para formações com os Cadernos de Orientações Pedagógicas sobre os diversos temas, subdivididos ao longo dos meses deste ano. Neste primeiro semestre já foram abordados temas como Síndrome de Down, TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), Altas Habilidades/ Superdotação. Neste mês de junho, a 4ª edição abordará o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
No Caderno, os profissionais da rede municipal
de ensino são orientados a compreender como ocorrem os primeiros sinais em crianças e adolescentes de TDH e também do TOD: Transtorno Opositor Desafiador e que estratégias podem utilizar no processo de ensino, além de recursos para auxi-
liar nas dificuldades que exigem atenção, entre outros. “Hoje, nossos cadernos de orientação já são referência para diversos municípios”, afirma Gracenir de Oliveira, secretária municipal de Educação. Atualmente, Casimiro de
Abreu possui 341 alunos em sua rede municipal de ensino que necessitam de apoio dentro e fora da sala de aula. Para isso, escolas como a Patrick Marchon Portal, no Centro, contam com uma AAE - Área de Atendimento Especializado.
Nessa sala, as crianças incluídas são orientadas por uma equipe multidisciplinar em suas dificuldades de aprendizagem. “Esse material serve de base de orientação para o planejamento pedagógico em nossas escolas e é uma importante fer-
ramenta de inclusão social”, explica Aline Leal, coordenadora municipal de Educação Especial e Inclusiva.
Crianças com TDAH costumam ter muita dificuldade de atenção e concentração, dificultando sua permanência de pensamento no tema central das aulas, dificultando assim os momentos que exijam atenção para os assuntos trabalhados em sala de aula. A criança opositiva-desafiante (TOD) tem dificuldades para compreender regras e opiniões de terceiros, não lida bem com frustração e expressa o seu desconforto de modo agressivo.
Trabalhar com alunos inclusos, mais do que uma responsabilidade é um prazer. “São crianças que valem a pena conviver”, diz a diretora- adjunto da Escola Municipal Patrick Marchon Portal, Dilcilena da Silva Oliveira.
Entusiasta dos cadernos de orientação, Lena é de opinião que quanto maior o vínculo entre os profissionais da educação com o aluno, melhor é o benefício deles com a aprendizagem.
De braços abertos para um mundo mais sustentável e iluminado, o monumento ao Cristo Redentor foi o cenário de um espetáculo multicolor em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça-feira (6). O evento integra o calendário de shows da segunda fase do projeto 90 Anos de Luz, fase 2, realizado em uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e a Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto, que nasceu com a proposta de criar iluminações especiais para campanhas culturais de causas relevantes (Novembro Azul e Dia Internacional da Mulher), inaugurou, no ano passado, a nova iluminação do monumento ao Cristo Redentor.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que amplia as discussões sobre questões ligadas a um futuro mais sustentável, como mudanças climáticas, transição energética e hábitos de consumo. Para trazer luz sobre temas como estes, um espetáculo luminotécnico, ao som do grupo Pique Novo e dos cantores Rony Lúcio, do Grupo Tá Na Mente, e Fernando Cury, pôde ser apreciado de diversos pontos do Rio. O evento no Corcovado contou com a presença de integrantes da Academia de Dança Valéria Martins, da Cidade de Deus, de colaboradores da distribuidora e autoridades. O espetáculo foi transmitido ao vivo em live no Instagram @cristoredentoroficial, com apresentação do Padre Omar, reitor do Santuário, e do radialista da rádio FM O Dia, Alan Oliveira.
Prepara o coração, porque vem aí um sorteio imperdível! Seis empresas incríveis de Cabo Frio se uniram para realizar um sorteio de tirar o fôlego no dia dos namorados, dia 12/06. E o melhor de tudo: o sorteio acontecerá online, ao vivo, às 15h. Não perca essa chance de ganhar prêmios incríveis! Confira os produtos que serão sorteados:
*Oralsin Cabo Frio: 02 Profilaxias completas e clareamento caseiro para você e seu amor terem um sorriso ainda mais radiante!
*Ótica Bem Mais Fácil: 02 óculos de sol para vocês arrasarem no estilo e protegerem os olhos com muito charme.
*Academia Viva 100%: 02 mensalidades para vocês cuidarem da saúde e ficarem em forma juntos!
*MDL Imports: 02 Copos Térmicos para manter suas bebidas favoritas na temperatura ideal.
* Pizzaria Realli: 01 Pizza Grande Calabresa e 01 Pizza Média Chocolate com Morango para vocês desfrutarem de uma deliciosa refeição romântica.
* Espaço Laser: 02 Depilações a Laser Axilas ou Faixa de Barba para vocês se sentirem ainda mais confortáveis e confiantes.
Para participar, siga as seguintes regras: Siga os perfis das empresas responsáveis pelo sorteio:
@espacolaser.cabofrio
@oticabemmaisfacil
@pizzariarealli
@oralsincabofrio
@viva100.cf
@mdlcabofrio
Curta esta publicação (FOTO OFICIAL) e marque 3 amigos nos comentários para que eles também possam participar e aumentar as chances de ganhar.
Compartilhe esta publicação no seu feed ou story marcando o perfil da empresa que mais gostou.
Lembrando que o sorteio será realizado no dia 12/06, às 15h, ao vivo. Fique ligado para conferir se você será um dos sortudos a levar esses prêmios incríveis para casa!
Boa sorte a todos e tenham um Dia dos Namorados cheio de amor e surpresas!
https://www.instagram.com/p/CtJse43NJXP/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
O projeto da nova iluminação do Cristo Redentor, com equipamentos mais modernos e eficientes, simboliza o compromisso da Enel com a descarbonização e a transição energética. “A Enel trabalha todos os dias por um mundo com menos emissões de carbono, mais sustentável e melhor para todos. Atuamos como parceiros de toda a sociedade nessa jornada”, afirma Anna Paula Pacheco, presidente da Enel Distribuição Rio. O Dia Mundial da Energia, para Anna Paula, também é uma oportunidade de discutir a importância de combater o furto de energia elétrica: “um crime que gera instabilidade no fornecimento e que pesa no bolso de todos os consumidores”, ressalta.
Padre Omar acredita que a tecnologia inserida nas iluminações e projeções aproxima ainda mais as pessoas deste símbolo máximo do país, tornando o Cristo Redentor uma referência turística e humanitária em todo o mundo. “Devemos nos atentar, também, ao momento crítico em que estamos vivendo, com mudanças climáticas e esgo-
tamento de recursos naturais. Para salvar o planeta, é necessária a união de todos”, comenta o sacerdote.
Iluminação com redução de 68% no consumo Lançada oficialmente em março do ano passado, a primeira fase do projeto 90 Anos de Luz contempla a implantação de um sistema luminotécnico capaz de reduzir em 68% o consumo de energia a partir do uso de novas cores e maior definição da imagem do monumento ao Cristo Redentor. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz.
Outro recurso utilizado para evitar desperdícios é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. Além disso, a tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.
Uma curiosidade histórica: o Cristo Redentor foi iluminado pela primeira vez em 1931 a partir de um impulso elétrico disparado de Roma (a 10 mil quilômetros de distância), onde fica a sede do Grupo Enel.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
de braços abertos para um mundo com mais energia verde
Conhecida como a princesinha do Acre, Xapuri é considerada o “berço” da Revolução Acriana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. O município é recheado de atrações, locais e monumentos históricos, recebendo assim muitas turistas de vários estados brasileiros.
A cidade ganhou grande projeção no mundo todo por causa de seu filho mais ilustre, o líder sindical Chico Mendes. Durante muito tempo, a história do seringueiro, que foi morto em dezembro de 1988, foi o maior atrativo turístico da cidade. Mas, agora a região aposta em um público novo, os apaixonados por turismo de aventura.
Na cidade, há ainda os seus filhos ilustres como o jornalista Armando Nogueira e o ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Mas, não deixe de conhecer a casa onde Chico Mendes morou e foi morto. Logo em frente à casa, há o Centro de Memória Chico Mendes que preserva as suas cartas, documentos, medalhas e fotos.
O nome da cidade tem origem no vocábulo indígena “Chapury” que significa “rio antes”, isto devido sua localização ser exatamente numa posição de encontro de dois rios: o Xapuri, (que deu nome à cidade), e o rio Acre, formando um só.
HISTÓRIA
Cidade histórica, distante 188 km da capital, Xapuri foi o primeiro povoado acreano e palco da revolução que resultou na incorporação deste pedaço de floresta ao Brasil, no início do século 20. O Vale do Acre tem ainda atrativos como o Casarão onde morou Plácido de Castro, herói da Revolução Acreana, no Seringal Bom Destino, município de Porto Acre, e o projeto de preservação do tracajá, no município de Plácido de Castro.
Xapuri, que está na desombocadura do Rio que lhe deu nome, com o Rio Acre, sempre teve destaque na história do Acre e da Amazônia. Durante os períodos conhecidos como “ciclos da borracha”, era a principal referência (em termos sociais e culturais) do Acre em outras regiões do país. Na época movida e dirigida por famílias de comercian-
tes de origem sírio-libanesa, o município esbanjava luxo no pequeno centro urbano, e ocultava a situação de miséria social a que eram submetidas as famílias que moravam no interior da floresta extraindo o látex.
A partir da década de 1970, o município volta a chamar atenção devido à denúncias feitas pelo líder sindical Chico Mendes. Ligado a causa dos trabalhadores rurais, Chico Mendes é assassinado em 1988, mas deixa um legado importantíssimo na história do movimento ecológico mundial. Mudanças no cenário político municipal ocorreram após a morte de Chico Mendes, e alguns de seus companheiros foram eleitos a cargos do legislativo e executivo.
O QUE VISITAR Como sede de eventos
importantes ligados à luta de Chico Mendes, Xapuri tem como um de seus principais atrativos a casa onde o famoso seringueiro foi assassinado em 1988. Outro atrativo importante, recentemente totalmente restaurado, o centro histórico de Xapurí, fez uma recriação da antiga atmosfera da cidade, nos seus sobrados, suas residenciais e, também nas casas comerciais das ruas do centro, que fica às margens do Rio Acre. A cidade é recheada de locais e monumentos históricos, pelo que, recebe muitas turistas de vários estados do Brasil e do exterior.
Igreja São Sebastião –Teve sua construção iniciada em 1950 em estilo eclético, embora presente forte influência da arquitetura greco-romana. Foi projetada
pelos Padres Felipe Gallerane e Carlos Zucchini. Seu principal acervo é a imagem de São Sebastião trazida da Itália e doada à igreja pelo Dr. Epaminondas Jácome em 1915. É um importante cartão postal de Xapuri.
Praça São Sebastião –Situada à margem do Rio Acre, em frente a foz do Xapuri que é um dos maiores afluentes do Rio Acre, nela se encontra a estátua de São Sebastião, santo padroeiro do município. A praça é bem arborizada e bastante utilizada pelos visitantes para visualização dos rios.
Rua do Comércio – É a área mais antiga da cidade e foi recentemente restaurada. Nela ficavam localizadas as grandes casas comerciais do Alto Acre. Durante o apo-
geu da borracha foi palco de grande parte das transações comerciais de mercadorias procedentes de Manaus, Belém, Estados Unidos e Europa. À sua frente ancoram os navios, gaiolas, vapores e chatas abarrotados de mercadorias que chegavam para abastecer os seringais da região.
Memorial Chico Mendes – Casa onde viveu e foi assassinado o mais expressivo líder sindical e ambientalista da história do Brasil. O espaço consiste em uma habitação simples, construída em madeira e coberta com telhas de barro. Após a morte de Chico Mendes foi transformada em centro de memória. E, logo depois da sua revitalização, em 2002, recebeu os antigos móveis e utensílios domésticos doados por parentes e amigos.
Casa Branca – A Casa Branca foi construída para funcionar como hotel e restaurante, na primeira década do século XX. Um anúncio publicado no jornal Folha do Acre, no dia 29 de novembro de 1910 (veja aqui), corrobora as afirmações do historiador. No entanto, a placa de tombamento da Casa Branca como Patrimônio Históri-
co Cultural de Xapuri, como base numa mentira histórica, continua fixada ao lado da porta de entrada do prédio a espera de que alguém crie coragem de retirá-la pelo bem da verdade. Com a recente reforma, o prédio recebeu uma estação digital dotada de 10 computadores e a reorganização do acervo da antiga Biblioteca Pública Municipal, que funcionava onde hoje está localizado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No prédio também estão expostas peças que relembram a Revolução Acreana, a atividade do seringueiro e obras de artistas locais e de outros pontos do Acre. Lá também estão expostas, em quadros padronizados, fotografias de vários prefeitos xapurienses. O Museu Casa Branca dispõe também de um auditório para cerca de 20 pessoas, onde são realizados eventos públicos e exibido o Cine Casa Branca.
Seringal Cachoeira –A 40 minutos do centro da cidade fica o Seringal Cachoeira, sede do Assentamento Agroextrativista Chico Mendes. O local foi palco do movimento de resistência dos povos da floresta (índios, seringueiros, castanheiros, ribeirinhos) em combate ao forte desmatamento que a região sofreu nas décadas de 70 e 80. Além de conhecer familiares, amigos e companheiros de luta de Chico Mendes, o lugar oferece um passeio ecológico em meio a uma densa floresta tropical e rústicos chalés da pousada ecológica que recentemente foi construída.
Praias do Inferno e Zaire – Duas praias do Rio Acre, localizadas próximas ao centro da cidade. Nelas, acontecem o Festival de Praia e Esportes.
Cachoeira dos Padres –Uma das únicas cachoeiras localizadas na porção leste do Acre. Fica a 4h de barco do Centro de Xapuri.
COMO CHEGAR De Rio Branco a Xapuri, são cerca de 170 km de viagem pela BR-317. Em Xapuri, é bom parar para conhecer a casa onde Chico Mendes viveu e foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, hoje um pequeno museu. Depois, segue-se pela BR-317 por mais 20 km de rodovia pavimentada e uns 12-15 km de estrada de terra até chegar à sede do Seringal. Embora a estrada seja bem sinalizada, é preciso ter cuidado com os buracos e com os animais silvestres que com frequência cruzam o caminho.
O governo federal publicou na terça-feira (06) a medida provisória que cria faixas de descontos para veículos populares conforme critérios de sustentabilidade econômica, ambiental e nacionalidade. Os descontos para os carros populares vão de R$ 2 mil até R$ 8 mil. O decreto está publicado no Diário Oficial da União. A medida foi anunciada na segunda-feira (05) pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles explicaram os critérios utilizados nas faixas de desconto, que variam de acordo com o preço, a eficiência energética e a densidade industrial.
Os agentes da Guarda Civil Municipal - GCM de Rio das Ostras, inicialmente dos departamentos do Grupamento de Operações Especiais – GOE, Trânsito, Patrulha Maria da Penha e Ronda Escolar, vão utilizar obrigatoriamente em seus uniformes câmeras portáteis. O objetivo da instalação do equipamento é dar mais transparência nos atendimentos e abordagens e proporcionar também mais segurança aos cidadãos e agentes em serviço. As 20 câmeras corporais que serão usadas são modernas, pequenas e leves, suportam até 12 horas de gravação contínua, tem conectividade 3G / 4G e Wi-Fi para transmissão em tempo real, bluetooth e GPS integrados, função rádio, visão noturna e lentes giratórias.
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Senhor e Mestre da minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação, de domínio e de palavra vã. Concede a teu servo o espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade. Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém!
Nossa mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios. Mas só receberemos os pensamentos que quisermos. Depende de nós fixarmos nossa mente numa faixa elevada de vibrações de Bondade e Amor, para que só sejamos atingidos por pensamentos idênticos. Desta maneira, nenhum pensamento de maldade e de enfermidade nos poderá atingir.
O ministro André Mendonça pediu vista (mais tempo para análise) e adiou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que deve decidir sobre a aplicação do chamado “marco temporal” na demarcação de terras indígenas no país. Se aprovada essa tese, os povos originários só poderão reivindicar a posse de áreas que já estivessem ocupando na data de promulgação da Constituição de 1988. Terrenos sem a ocupação de indígenas ou com a ocupação de outros grupos neste período não poderiam ser demarcados. O julgamento na Corte começou em setembro de 2021. Até o momento, votaram: o relator do caso, Luiz Edson Fachin, contra o marco temporal; o ministro Nunes Marques, a favor; e o ministro Alexandre de Moraes, também contrário ao marco temporal.
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de arroz branco cru
1 lata de milho escorrido
1 lata de ervilha escorrida
1 vidro de palmito picado (300g)
2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 tomates picados
4 e 1/2 xícaras (chá) de água morna Sal e cheiro-verde picado a gosto
200g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Aqueça uma panela com o óleo e então frite a cebola e o alho até dourar. Em seguida, adicione o arroz e frite por 3 minutos. Acrescente o milho, a ervilha, o palmito, o frango, o extrato e o tomate e refogue por 3 minutos. Junte a água, tempere com sal e cheiro-verde e cozinhe com a panela semitampada até a água quase secar Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até a água secar completamente. Desligue, transfira para uma travessa, polvilhe com o parmesão e leve ao forno alto, preaquecido, por 5 minutos ou até gratinar. Retire e sirva em seguida.
Na quarta-feira (07), ocorreu uma apreensão de pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro no final da rua da madeireira indo para Rasa. A partir da ocorrência da Guarda Municipal Ambiental (GMA), foi solicitado o apoio da Fiscalização Ambiental que prontamente foi de encontro para ajudar. Os animais serão devolvidos na natureza, pois estão em bom estado de preservação. O homem responsável pela propriedade, e por manter esses animais em cativeiro foi encaminhado para 127º DP onde foi autuado.
Seu Jorge (1970) é um cantor, compositor, instrumentista e ator brasileiro.
Jorge Mário da Silva (1970), conhecido como Seu Jorge, nasceu no bairro de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, no dia 8 de junho de 1970. É sobrinho de Jovelina Pérola Negra e primo do sambista Dudu Nobre. Teve uma infância difícil no bairro de Belford Roxo. Com 10 anos já trabalhava em uma borracharia. Entre outros trabalhos, foi contínuo e marceneiro. Desde a adolescência frequentava as rodas de samba e logo passou a cantar nas noites cariocas. Serviu o Exército entre os anos de 1989 e 1990.
Após a morte de seu irmão Vitório em uma chacina e com a desestruturação de sua família, passou a morar nas ruas, onde ficou por três anos, com medo de voltar para a comunidade. Sua vida começou a mudar quando conheceu Paulo Moura que estava tocando violão em um bar. Foi ele
que o levou para fazer um teste para uma peça de teatro. Sendo aprovado, acabou por participar de mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como ator e cantor. Em 1997 Seu Jorge passou a integrar a banda “Farofa Carioca” Em 1998
lançou o CD “Moro no Brasil”, o único com o grupo, onde apresenta uma mistura de ritmos como o samba, reggae, jongo, funk e rap. Participou de diversos projetos, entre eles, um disco de tributo a Tim Maia e a gravação em estúdio e na turnê da banda Planet Hamp, em 2000.
Seu Jorge recebeu o apelido do amigo Marcelo Yuka. Iniciou sua carreira solo em 2001, com o CD “Samba Esporte Fino”. Em 2003 lançou o álbum “Cru”, em seguida lançou outros trabalhos de grande importância, como o “DVD MTV Apresenta Seu Jorge” (2004), “América Brasil” (2006), “América Brasil, o DVD” (2009) e
“Músicas para Churrasco v.1” (2011). Em 2012 Seu Jorge participou da Cerimônia de Encerramento das Olímpiadas realizadas em Londres, quando cantou as músicas Nem Vem Que Não Tem, de Wilson Simonal e Aquela Abra-
ço de Gilberto Gil. Em dezembro desse mesmo ano, Seu Jorge decidiu mudar-se para os Estados Unidos, onde mora em Los Angeles, junto com sua família. Como ator, Seu Jorge atuou em diversos filmes, entre eles, “Cidade de
Deus” (2002), “Casa de Areia” (2005), “Reis e Ratos” (2009), “Tropa de Elite 2” (2010) “E Aí... Comeu? (2012) e “Pelé” (2016). Na TV atuou na minissérie “Os Normais” (2002), “Mandrake” (2005) e Brasil, Brasil (2007). Em 2009 recebeu o Prêmio Mul-
tishow de Música Brasileira - Melhor Cantor e em 2012 recebeu o Grammy Latino – Melhor álbum pop contemporâneo: Seu Jorge, com “Músicas Para Churrasco vol. 1”. Em 2015, Seu Jorge lançou “Músicas Para Churrasco v. 2”.
Os artistas da região também terão destaque na 19ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. A Fundação Rio das Ostras de Cultura, que tem, entre os seus objetivos, a valorização e a divulgação dos artistas da Região, ficou responsável pela seleção de músicos que se apresentam no Espaço Arthur Maia, localizado dentro da Cidade do Jazz, em Costazul.
O Espaço Arthur Maia
Você agora pode voltar a ficar sabendo de tudo que acontece na Cultura do Município sem sair de casa, na palma da sua mão. A Linha de Transmissão da Fundação Rio das Ostras de Cultura está reativada e pronta para informar os eventos, oficinas, editais, cursos, espetáculos, ações e serviços para toda comunidade diretamente pelo celular. Os interessados devem mandar uma mensagem para o número (22) 999167599 com a #SouCultura, para que passem a ter acesso às informações. É importante ressaltar, também, que é necessário que a pessoa adicione o número em sua lista de contatos para confirmar o seu cadastro.
Para a presidente da Fun-
Estudante do Ciep Brizolão
349 Mestre Marçal, Bryan Magno
Viana de Albuquerque Silva
conquistou a honraria máxima da competição
Está em mãos rio-ostrenses a honraria máxima dos melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em cerimônia realizada em Florianópolis, capital de Santa Catarina, o aluno Bryan Magno
Viana de Albuquerque Silva, do Ciep Brizolão 349 Mestre Marçal, recebeu a medalha de ouro conquistada na 17ª edição da competição, que reúne anualmente mais de 18 milhões de estudantes em âmbito nacional.
Bryan, de 13 anos, subiu ao palco da maior cerimônia realizada pela olimpíada junto com os demais representantes do Estado do Rio de Janeiro. O estudante recebeu a medalha de autoridades da OBMEP, como o diretor e coordenador-geral da iniciativa. Ao todo, a premiação recebeu cerca de mil medalhistas que passam a ter direito ao Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 mensais do CNPq para alunos de escolas públicas.
“A premiação foi maravilhosa, foi algo que nunca vivi. Me senti muito feliz e grato por ter conseguido chegar até lá. Receber a medalha foi uma experiência sensacio-
dação de Cultura, Cristiane Regis, esta é outra forma de levar informações culturais à população. “O nosso trabalho não para e essa é mais uma alternativa de aproximar a população das ações e serviços da cultura. As pessoas
Divulgação
devem fazer sua parte, que é o cadastro na própria linha de transmissão. Assim conseguimos divulgar mais e mais o trabalho que vem sendo desenvolvido na Fundação”, explicou a presidente.
Além dessa linha de
plado por Bryan, Raquel Fiaux Rodrigues Picorelli. Todo o translado do estudante para o aeroporto foi custeado pela Administração Municipal. “Ele nunca dormiu fora de casa, está maravilhado. Estamos todos muito orgulhosos dele”, contou Cristina, mãe do Bryan.
Representatividade – A coordenadora de Matemática do município, Liliam Benhame, ressalta que resultados como o da OBMEP colocam a Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras em posição de destaque. A premiação proporciona a representatividade dos estudantes e dos resultados dos trabalhos pedagógicos efetuados nas escolas.
é o palco mais democrático do Festival, destinado aos talentos locais que estão despontando no mercado. Nesta edição serão realizados nove shows, sempre a partir das 20h, durante os três primeiros dias do evento, dias 8, 9 e 10.
Na quinta-feira, o cantor Luca Sodré é o responsável para abrir a programação local. No mesmo dia ainda sobem no palco a Banda Segundo Set Instrumen-
tal e a cantora Júlia Vargas, com um tributo especial a Gal Costa. No segundo dia do festival, o Espaço Arthur Maia vai receber a Banda Lopine, El Miraculoso Samba Jazz e o cantor Liw. Encerrando a programação desse palco, no sábado, dia 10, se apresentam Fábio Guma, Raphaella Souza e Big Bee. Além dos grandes shows, prestigiem também os artistas da Região.
Divulgação
transmissão, as pessoas também podem acessar os canais oficiais, que são o site (www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br), as redes sociais (Facebook, Instagram e Linktree) e a Rádio Web Froc.
se desenvolver mais no componente curricular, com o objetivo, inclusive, de participar de olimpíadas e gincanas de conhecimento.
Para alegria dos amantes da boa leitura, a escritora riostrense Juliana Ramos está lançando o seu sexto livro:
“O Elo de Cally”, pela editora Flyve. A publicação está na fase de pré-venda e a entrega do livro físico está prevista para a partir do dia 10 de julho. O link para compra no site é: https://flyve.com. br/207/o-elo-de-cally
Ambientado no mundo da fantasia, Cally é uma terra soberana, um mundo sobre os mundos. Uma grande guerra está se preparando para acontecer, e quis o destino que todos os representantes dos seres pudessem se encontrar às margens do Rio Sagrado.
Divulgação
Academia Casimirense de Letras e Artes e professora atuante em Rio das Ostras, onde criou e dirigiu o Departamento de Leitura e Artes da Secretaria de Educação de Rio das Ostras.
nal que vai me impulsionar a cada dia estudar mais. Representar o meu município e a escola foi muito bom e, com isso, acredito que mais alunos vão ficar inspirados e incentivados a estudar mais para participarem e verem o quanto agrega fazer parte de um evento desse”, contou Bryan.
Além da consagração pelo bom resultado, a premiação em Florianópolis proporcionou ao aluno do Ciep Mestre Marçal sua primeira viagem de avião sem a companhia dos familiares. Ele foi acompanhado pela coordenadora de Matemática do município, Lilian Benhame, e a professora da unidade escolar e do projeto contem-
“Rio das Ostras é um dos poucos municípios da Região dos Lagos que consegue, em todo ano, ter alunos premiados na competição, principalmente com a medalha de ouro. Isso mostra o bom trabalho desempenhado de forma conjunta entre equipes, escolas e alunos. Resultados como os da OBMEP mostram as inúmeras oportunidades que a educação de qualidade possibilita. Isso nos enche de orgulho”, completou a coordenadora.
Bryan foi um dos participantes do Projeto OBMEP, promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio do Núcleo de Gestão Pedagógica, que ofertou aulas específicas de Matemática no contraturno para os alunos desejavam
A conquista do ouro do Bryan foi recebida com grande alegria. “Estávamos em um almoço de confraternização com a equipe quando recebemos a ligação com a notícia. Foi uma comemoração geral, uma gritaria. Ficamos muito felizes. Já tinha um tempo que não ganhávamos um ouro. Essa é uma conquista muito boa. É muito gratificante ver o fruto do nosso trabalho com os alunos alcançando grandes horizontes”, destacou, na ocasião, a diretora do Ciep Mestre Marçal, Lúcia Regina Afonso Fernandes. Conquistas – A 17ª edição da OBMEP foi recheada de bons resultados para a Rede Municipal de Ensino. Além do ouro, o município conquistou uma medalha de prata, quatro de bronze e 35 menções honrosas de participação.
A medalha de prata foi para o estudante Kaua França de Santana, da E. M. Nilton Balthazar. Já as premiações de bronze somaram quatro ganhadores: Benicio Felizola de Freitas, E.M. Vereador Pedro Moreira dos Santos; Gustavo Tonassi Scherrer, Escola Municipal Professora Rosangela Duarte Faria; Alana Vitoria Arruda dos Santos, E.M. Francisco de Assis Medeiros Rangel e Samuel Maia Andrade de Souza, E.M. Vereador Pedro Moreira dos Santos.
Elfos, feiticeiras, magos, dragões, anões, ogros e uma humana especial terão o encontro mais poderoso que toda Cally já viu. E se o elo de tudo fosse tão pequeno e tão precioso que ninguém pudesse acreditar na profecia até que ela estivesse se cumprindo? Toda emoção de Cally está naquilo que não se pode ver e no elo que une a todos, indistintamente, sem que saibam o que o destino reserva a cada ser. O lançamento do livro “O Elo de Cally” conta com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Sobre a Autora: JULIANA RAMOS – é professora e produtora cultural por formação. Nasceu no Município de Casimiro de Abreu e há cerca de 16 anos é moradora de Rio das Ostras. Amante do universo artístico, é também escritora, atriz e contadora de histórias. Membro fundador da
Dentre os livros físicos da autora estão: “Nua” (Poemas); “Nada Nunca É Igual” (romance); “Horizonte Encantado” (Infantil); “Inteira” (Poemas) e “Liberdade do Amor” (Coletânea de Contos). Juliana também lançou oito e-books: “Desejo da Mente” (Sáfico); “Floral” (Sáfico); “Minha Cadelinha” (Sáfico); “Todo Desejo do Mundo” (Contos Eróticos); “Lyra” (Conto lésbico); “Regresso de Amor” (Romance); “O Colorido da Alma” (Conto) e “Reinado Submerso” (Romance histórico). Juliana também foi escritora participante da Bienal Internacional do Livro, em 2017, no Rio de Janeiro; em 2018, em São Paulo, e em 2019, também no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA:
Livro: O Elo de Cally
Autora: Juliana Ramos
Editora: Flyve
Gênero: Fantasia
Classificação: 16 anos
Páginas: 236
Formato: 14x21
Link para compra: https://flyve.com.br/207/o-elo-de-cally Instagram da Autora: @julianaramosescritora