8 minute read

XAPURI: AS BELEZAS DA PRINCESINHA DO ACRE

Conhecida como a princesinha do Acre, Xapuri é considerada o “berço” da Revolução Acriana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. O município é recheado de atrações, locais e monumentos históricos, recebendo assim muitas turistas de vários estados brasileiros.

Advertisement

A cidade ganhou grande projeção no mundo todo por causa de seu filho mais ilustre, o líder sindical Chico Mendes. Durante muito tempo, a história do seringueiro, que foi morto em dezembro de 1988, foi o maior atrativo turístico da cidade. Mas, agora a região aposta em um público novo, os apaixonados por turismo de aventura.

Na cidade, há ainda os seus filhos ilustres como o jornalista Armando Nogueira e o ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Mas, não deixe de conhecer a casa onde Chico Mendes morou e foi morto. Logo em frente à casa, há o Centro de Memória Chico Mendes que preserva as suas cartas, documentos, medalhas e fotos.

O nome da cidade tem origem no vocábulo indígena “Chapury” que significa “rio antes”, isto devido sua localização ser exatamente numa posição de encontro de dois rios: o Xapuri, (que deu nome à cidade), e o rio Acre, formando um só.

HISTÓRIA

Cidade histórica, distante 188 km da capital, Xapuri foi o primeiro povoado acreano e palco da revolução que resultou na incorporação deste pedaço de floresta ao Brasil, no início do século 20. O Vale do Acre tem ainda atrativos como o Casarão onde morou Plácido de Castro, herói da Revolução Acreana, no Seringal Bom Destino, município de Porto Acre, e o projeto de preservação do tracajá, no município de Plácido de Castro.

Xapuri, que está na desombocadura do Rio que lhe deu nome, com o Rio Acre, sempre teve destaque na história do Acre e da Amazônia. Durante os períodos conhecidos como “ciclos da borracha”, era a principal referência (em termos sociais e culturais) do Acre em outras regiões do país. Na época movida e dirigida por famílias de comercian- tes de origem sírio-libanesa, o município esbanjava luxo no pequeno centro urbano, e ocultava a situação de miséria social a que eram submetidas as famílias que moravam no interior da floresta extraindo o látex.

A partir da década de 1970, o município volta a chamar atenção devido à denúncias feitas pelo líder sindical Chico Mendes. Ligado a causa dos trabalhadores rurais, Chico Mendes é assassinado em 1988, mas deixa um legado importantíssimo na história do movimento ecológico mundial. Mudanças no cenário político municipal ocorreram após a morte de Chico Mendes, e alguns de seus companheiros foram eleitos a cargos do legislativo e executivo.

O QUE VISITAR Como sede de eventos importantes ligados à luta de Chico Mendes, Xapuri tem como um de seus principais atrativos a casa onde o famoso seringueiro foi assassinado em 1988. Outro atrativo importante, recentemente totalmente restaurado, o centro histórico de Xapurí, fez uma recriação da antiga atmosfera da cidade, nos seus sobrados, suas residenciais e, também nas casas comerciais das ruas do centro, que fica às margens do Rio Acre. A cidade é recheada de locais e monumentos históricos, pelo que, recebe muitas turistas de vários estados do Brasil e do exterior.

Igreja São Sebastião –Teve sua construção iniciada em 1950 em estilo eclético, embora presente forte influência da arquitetura greco-romana. Foi projetada pelos Padres Felipe Gallerane e Carlos Zucchini. Seu principal acervo é a imagem de São Sebastião trazida da Itália e doada à igreja pelo Dr. Epaminondas Jácome em 1915. É um importante cartão postal de Xapuri.

Praça São Sebastião –Situada à margem do Rio Acre, em frente a foz do Xapuri que é um dos maiores afluentes do Rio Acre, nela se encontra a estátua de São Sebastião, santo padroeiro do município. A praça é bem arborizada e bastante utilizada pelos visitantes para visualização dos rios.

Rua do Comércio – É a área mais antiga da cidade e foi recentemente restaurada. Nela ficavam localizadas as grandes casas comerciais do Alto Acre. Durante o apo- geu da borracha foi palco de grande parte das transações comerciais de mercadorias procedentes de Manaus, Belém, Estados Unidos e Europa. À sua frente ancoram os navios, gaiolas, vapores e chatas abarrotados de mercadorias que chegavam para abastecer os seringais da região.

Memorial Chico Mendes – Casa onde viveu e foi assassinado o mais expressivo líder sindical e ambientalista da história do Brasil. O espaço consiste em uma habitação simples, construída em madeira e coberta com telhas de barro. Após a morte de Chico Mendes foi transformada em centro de memória. E, logo depois da sua revitalização, em 2002, recebeu os antigos móveis e utensílios domésticos doados por parentes e amigos.

Casa Branca – A Casa Branca foi construída para funcionar como hotel e restaurante, na primeira década do século XX. Um anúncio publicado no jornal Folha do Acre, no dia 29 de novembro de 1910 (veja aqui), corrobora as afirmações do historiador. No entanto, a placa de tombamento da Casa Branca como Patrimônio Históri- co Cultural de Xapuri, como base numa mentira histórica, continua fixada ao lado da porta de entrada do prédio a espera de que alguém crie coragem de retirá-la pelo bem da verdade. Com a recente reforma, o prédio recebeu uma estação digital dotada de 10 computadores e a reorganização do acervo da antiga Biblioteca Pública Municipal, que funcionava onde hoje está localizado o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No prédio também estão expostas peças que relembram a Revolução Acreana, a atividade do seringueiro e obras de artistas locais e de outros pontos do Acre. Lá também estão expostas, em quadros padronizados, fotografias de vários prefeitos xapurienses. O Museu Casa Branca dispõe também de um auditório para cerca de 20 pessoas, onde são realizados eventos públicos e exibido o Cine Casa Branca.

Seringal Cachoeira –A 40 minutos do centro da cidade fica o Seringal Cachoeira, sede do Assentamento Agroextrativista Chico Mendes. O local foi palco do movimento de resistência dos povos da floresta (índios, seringueiros, castanheiros, ribeirinhos) em combate ao forte desmatamento que a região sofreu nas décadas de 70 e 80. Além de conhecer familiares, amigos e companheiros de luta de Chico Mendes, o lugar oferece um passeio ecológico em meio a uma densa floresta tropical e rústicos chalés da pousada ecológica que recentemente foi construída.

Praias do Inferno e Zaire – Duas praias do Rio Acre, localizadas próximas ao centro da cidade. Nelas, acontecem o Festival de Praia e Esportes.

Cachoeira dos Padres –Uma das únicas cachoeiras localizadas na porção leste do Acre. Fica a 4h de barco do Centro de Xapuri.

COMO CHEGAR De Rio Branco a Xapuri, são cerca de 170 km de viagem pela BR-317. Em Xapuri, é bom parar para conhecer a casa onde Chico Mendes viveu e foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, hoje um pequeno museu. Depois, segue-se pela BR-317 por mais 20 km de rodovia pavimentada e uns 12-15 km de estrada de terra até chegar à sede do Seringal. Embora a estrada seja bem sinalizada, é preciso ter cuidado com os buracos e com os animais silvestres que com frequência cruzam o caminho.

Carros populares

O governo federal publicou na terça-feira (06) a medida provisória que cria faixas de descontos para veículos populares conforme critérios de sustentabilidade econômica, ambiental e nacionalidade. Os descontos para os carros populares vão de R$ 2 mil até R$ 8 mil. O decreto está publicado no Diário Oficial da União. A medida foi anunciada na segunda-feira (05) pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Eles explicaram os critérios utilizados nas faixas de desconto, que variam de acordo com o preço, a eficiência energética e a densidade industrial.

Câmeras portáteis

Os agentes da Guarda Civil Municipal - GCM de Rio das Ostras, inicialmente dos departamentos do Grupamento de Operações Especiais – GOE, Trânsito, Patrulha Maria da Penha e Ronda Escolar, vão utilizar obrigatoriamente em seus uniformes câmeras portáteis. O objetivo da instalação do equipamento é dar mais transparência nos atendimentos e abordagens e proporcionar também mais segurança aos cidadãos e agentes em serviço. As 20 câmeras corporais que serão usadas são modernas, pequenas e leves, suportam até 12 horas de gravação contínua, tem conectividade 3G / 4G e Wi-Fi para transmissão em tempo real, bluetooth e GPS integrados, função rádio, visão noturna e lentes giratórias.

Receita

Tribuna dos Municípios

SanMon Rapidinhas Olho Vivo

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.

Marco Temporal

Santo Efrém

Senhor e Mestre da minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação, de domínio e de palavra vã. Concede a teu servo o espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade. Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém!

Nossa mente é um aparelho de rádio, que transmite nossos pensamentos e recebe os alheios. Mas só receberemos os pensamentos que quisermos. Depende de nós fixarmos nossa mente numa faixa elevada de vibrações de Bondade e Amor, para que só sejamos atingidos por pensamentos idênticos. Desta maneira, nenhum pensamento de maldade e de enfermidade nos poderá atingir.

Pássaros silvestres

O ministro André Mendonça pediu vista (mais tempo para análise) e adiou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que deve decidir sobre a aplicação do chamado “marco temporal” na demarcação de terras indígenas no país. Se aprovada essa tese, os povos originários só poderão reivindicar a posse de áreas que já estivessem ocupando na data de promulgação da Constituição de 1988. Terrenos sem a ocupação de indígenas ou com a ocupação de outros grupos neste período não poderiam ser demarcados. O julgamento na Corte começou em setembro de 2021. Até o momento, votaram: o relator do caso, Luiz Edson Fachin, contra o marco temporal; o ministro Nunes Marques, a favor; e o ministro Alexandre de Moraes, também contrário ao marco temporal.

Arroz De Galinha Caipira Com Palmito

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de óleo

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 xícaras (chá) de arroz branco cru

1 lata de milho escorrido

1 lata de ervilha escorrida

1 vidro de palmito picado (300g)

2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

2 tomates picados

4 e 1/2 xícaras (chá) de água morna Sal e cheiro-verde picado a gosto

Tributo

200g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Aqueça uma panela com o óleo e então frite a cebola e o alho até dourar. Em seguida, adicione o arroz e frite por 3 minutos. Acrescente o milho, a ervilha, o palmito, o frango, o extrato e o tomate e refogue por 3 minutos. Junte a água, tempere com sal e cheiro-verde e cozinhe com a panela semitampada até a água quase secar Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até a água secar completamente. Desligue, transfira para uma travessa, polvilhe com o parmesão e leve ao forno alto, preaquecido, por 5 minutos ou até gratinar. Retire e sirva em seguida.

Na quarta-feira (07), ocorreu uma apreensão de pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro no final da rua da madeireira indo para Rasa. A partir da ocorrência da Guarda Municipal Ambiental (GMA), foi solicitado o apoio da Fiscalização Ambiental que prontamente foi de encontro para ajudar. Os animais serão devolvidos na natureza, pois estão em bom estado de preservação. O homem responsável pela propriedade, e por manter esses animais em cativeiro foi encaminhado para 127º DP onde foi autuado.

This article is from: