5 minute read

Cadernos de Orientação Pedagógica: ferramenta de inclusão

nas salas de aula em Casimiro de Abreu

O desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino é prioridade para a Secretaria Municipal de Educação. Dentro desta perspectiva, compreende-se a necessidade de formações continuadas para os profissionais da educação nas escolas sobre os diversos temas que norteiam uma educação de qualidade em todos os segmentos da educação básica ofertados em nosso Município.

Advertisement

A Coordenação da Educação Especial e Inclusiva vem cooperando para formações com os Cadernos de Orientações Pedagógicas sobre os diversos temas, subdivididos ao longo dos meses deste ano. Neste primeiro semestre já foram abordados temas como Síndrome de Down, TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), Altas Habilidades/ Superdotação. Neste mês de junho, a 4ª edição abordará o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Opositor Desafiador (TOD).

No Caderno, os profissionais da rede municipal de ensino são orientados a compreender como ocorrem os primeiros sinais em crianças e adolescentes de TDH e também do TOD: Transtorno Opositor Desafiador e que estratégias podem utilizar no processo de ensino, além de recursos para auxi- liar nas dificuldades que exigem atenção, entre outros. “Hoje, nossos cadernos de orientação já são referência para diversos municípios”, afirma Gracenir de Oliveira, secretária municipal de Educação. Atualmente, Casimiro de

Abreu possui 341 alunos em sua rede municipal de ensino que necessitam de apoio dentro e fora da sala de aula. Para isso, escolas como a Patrick Marchon Portal, no Centro, contam com uma AAE - Área de Atendimento Especializado.

Nessa sala, as crianças incluídas são orientadas por uma equipe multidisciplinar em suas dificuldades de aprendizagem. “Esse material serve de base de orientação para o planejamento pedagógico em nossas escolas e é uma importante fer- ramenta de inclusão social”, explica Aline Leal, coordenadora municipal de Educação Especial e Inclusiva.

Crianças com TDAH costumam ter muita dificuldade de atenção e concentração, dificultando sua permanência de pensamento no tema central das aulas, dificultando assim os momentos que exijam atenção para os assuntos trabalhados em sala de aula. A criança opositiva-desafiante (TOD) tem dificuldades para compreender regras e opiniões de terceiros, não lida bem com frustração e expressa o seu desconforto de modo agressivo.

Trabalhar com alunos inclusos, mais do que uma responsabilidade é um prazer. “São crianças que valem a pena conviver”, diz a diretora- adjunto da Escola Municipal Patrick Marchon Portal, Dilcilena da Silva Oliveira.

Entusiasta dos cadernos de orientação, Lena é de opinião que quanto maior o vínculo entre os profissionais da educação com o aluno, melhor é o benefício deles com a aprendizagem.

Cristo Redentor:

De braços abertos para um mundo mais sustentável e iluminado, o monumento ao Cristo Redentor foi o cenário de um espetáculo multicolor em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça-feira (6). O evento integra o calendário de shows da segunda fase do projeto 90 Anos de Luz, fase 2, realizado em uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e a Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto, que nasceu com a proposta de criar iluminações especiais para campanhas culturais de causas relevantes (Novembro Azul e Dia Internacional da Mulher), inaugurou, no ano passado, a nova iluminação do monumento ao Cristo Redentor.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que amplia as discussões sobre questões ligadas a um futuro mais sustentável, como mudanças climáticas, transição energética e hábitos de consumo. Para trazer luz sobre temas como estes, um espetáculo luminotécnico, ao som do grupo Pique Novo e dos cantores Rony Lúcio, do Grupo Tá Na Mente, e Fernando Cury, pôde ser apreciado de diversos pontos do Rio. O evento no Corcovado contou com a presença de integrantes da Academia de Dança Valéria Martins, da Cidade de Deus, de colaboradores da distribuidora e autoridades. O espetáculo foi transmitido ao vivo em live no Instagram @cristoredentoroficial, com apresentação do Padre Omar, reitor do Santuário, e do radialista da rádio FM O Dia, Alan Oliveira.

Prepara o coração, porque vem aí um sorteio imperdível! Seis empresas incríveis de Cabo Frio se uniram para realizar um sorteio de tirar o fôlego no dia dos namorados, dia 12/06. E o melhor de tudo: o sorteio acontecerá online, ao vivo, às 15h. Não perca essa chance de ganhar prêmios incríveis! Confira os produtos que serão sorteados:

*Oralsin Cabo Frio: 02 Profilaxias completas e clareamento caseiro para você e seu amor terem um sorriso ainda mais radiante!

*Ótica Bem Mais Fácil: 02 óculos de sol para vocês arrasarem no estilo e protegerem os olhos com muito charme.

*Academia Viva 100%: 02 mensalidades para vocês cuidarem da saúde e ficarem em forma juntos!

*MDL Imports: 02 Copos Térmicos para manter suas bebidas favoritas na temperatura ideal.

* Pizzaria Realli: 01 Pizza Grande Calabresa e 01 Pizza Média Chocolate com Morango para vocês desfrutarem de uma deliciosa refeição romântica.

* Espaço Laser: 02 Depilações a Laser Axilas ou Faixa de Barba para vocês se sentirem ainda mais confortáveis e confiantes.

Para participar, siga as seguintes regras: Siga os perfis das empresas responsáveis pelo sorteio:

@espacolaser.cabofrio

@oticabemmaisfacil

@pizzariarealli

@oralsincabofrio

@viva100.cf

@mdlcabofrio https://www.instagram.com/p/CtJse43NJXP/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Curta esta publicação (FOTO OFICIAL) e marque 3 amigos nos comentários para que eles também possam participar e aumentar as chances de ganhar.

Compartilhe esta publicação no seu feed ou story marcando o perfil da empresa que mais gostou.

Lembrando que o sorteio será realizado no dia 12/06, às 15h, ao vivo. Fique ligado para conferir se você será um dos sortudos a levar esses prêmios incríveis para casa!

Boa sorte a todos e tenham um Dia dos Namorados cheio de amor e surpresas!

O projeto da nova iluminação do Cristo Redentor, com equipamentos mais modernos e eficientes, simboliza o compromisso da Enel com a descarbonização e a transição energética. “A Enel trabalha todos os dias por um mundo com menos emissões de carbono, mais sustentável e melhor para todos. Atuamos como parceiros de toda a sociedade nessa jornada”, afirma Anna Paula Pacheco, presidente da Enel Distribuição Rio. O Dia Mundial da Energia, para Anna Paula, também é uma oportunidade de discutir a importância de combater o furto de energia elétrica: “um crime que gera instabilidade no fornecimento e que pesa no bolso de todos os consumidores”, ressalta.

Padre Omar acredita que a tecnologia inserida nas iluminações e projeções aproxima ainda mais as pessoas deste símbolo máximo do país, tornando o Cristo Redentor uma referência turística e humanitária em todo o mundo. “Devemos nos atentar, também, ao momento crítico em que estamos vivendo, com mudanças climáticas e esgo- tamento de recursos naturais. Para salvar o planeta, é necessária a união de todos”, comenta o sacerdote.

Iluminação com redução de 68% no consumo Lançada oficialmente em março do ano passado, a primeira fase do projeto 90 Anos de Luz contempla a implantação de um sistema luminotécnico capaz de reduzir em 68% o consumo de energia a partir do uso de novas cores e maior definição da imagem do monumento ao Cristo Redentor. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz.

Outro recurso utilizado para evitar desperdícios é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. Além disso, a tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.

Uma curiosidade histórica: o Cristo Redentor foi iluminado pela primeira vez em 1931 a partir de um impulso elétrico disparado de Roma (a 10 mil quilômetros de distância), onde fica a sede do Grupo Enel.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

This article is from: