o teatro vila velha conta com apoio financeiro do governo do estado, através do fundo de cultura, secretaria da fazenda e secretaria de cultura da bahia.
data de fundação: 1964 instituição gestora: sol movimento da cena cnpj: 00.251.431/0001-20 redes sociais (clique para ver): e-mail: coordenacaotvv@gmail.com Facebook YouTube Instagram
LOCALIZAÇÃO
O Teatro Vila Velha está localizado em pleno Centro Antigo de Salvador, dentro da área verde do Passeio Público da cidade, com mirantes para a baía de Todos os Santos. endereço passeio público - av. sete de setembro campo grande, salvador - ba, 40080-001 (71) 3083-4600
O TEATRO VILA VELHA
foi criado em 1964 pela Sociedade Teatro dos Novos, formada por artistas liderados pelo diretor João Augusto. Juntos, encenaram diversos espetáculos e fundaram um dos mais importantes teatros da Bahia, inaugurado com o show “Nós, Por Exemplo”, que reuniu pela primeira vez em cena os músicos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia . O Vila é uma usina de criação e experimentação e ao longo da sua história lançou diversos artistas relevantes para cena cultural do Brasil.
O Teatro que foi reconstruído e ampliado em 1998, sua estrutura conta com palco e plateia inovadores, totalmente móveis, podendo receber os mais diversos tipos de configurações cênicas . O palco principal tem capacidade para até 400 espectadores; o Cabaré dos Novos, seu café teatro, tem capacidade para até 100 pessoas; possui também salas para ensaios ou oficinas, espaço para exposições e um setor de memória e pesquisa.
PÚBLICO E AÇÕES
Há 60 anos, o Teatro Vila Velha tem sido ponto de encontro para uma ampla diversidade de público, abrangendo *diversas faixa etárias e sociais. Sua audiência é composta especialmente por jovens e por pessoas com interesse em conteúdos inovadores. Possui um amplo plano de mediação e diálogo com comunidades do entorno, rede pública de ensino municipal e estadual, universidade federais e classe artística.
Consciente da importância da acessibilidade cultural, o Teatro Vila Velha assegura que os ingressos sejam acessíveis para todas as classes, facilitando o acesso à cultura e às artes para um espectro ainda mais amplo de pessoas. Essa iniciativa sublinha o compromisso do teatro com a inclusão social e cultural.
O Vila promove uma rica interação com as comunidades ao seu redor por meio de iniciativas de mediação cultural. Essas ações visam estreitar os laços com o público local, criando um diálogo enriquecedor entre as produções artísticas e os residentes da região. *Essa aproximação entre arte e comunidade reforça o papel vital do teatro como um centro de cultura viva, pulsante e inclusiva*.
O Teatro Vila Velha se destaca como um dos centros mais ativos na formação, criação e difusão das artes cênicas no Brasil. Além de produzir seus próprios espetáculos, o teatro também apoia projetos nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais. Essas ações contribuem significativamente para o desenvolvimento e a diversidade cultural no país, tornando o Vila um farol de inovação e inclusão no cenário artístico brasileiro.
ESPETÁCULOS
o Vila oferece uma programação intensa, criativa e diversa, produzida tanto pela companhia teatro dos novos, fundadora do teatro, quanto pelos grupos residentes como o bando de teatro olodum. coletivos teatrais, companhias de teatro e de dança, grupos musicais e performers também ocupam nosso palco com seus espetáculos.
[um tal de dom quixote - 1998] companhia teatro dos novos
ACESSE O PROGRAMA ► teaser
[sonho de uma noite de verão - 2006]
bando de teatro olodum
[habitat - 2008]
núcleo viladança
[do outro lado do mar - 2021]
companhia teatro dos novos
[cabaré coragem - 2023] grupo galpão (espetáculo convidado)
No dia 31 de julho, o Teatro Vila Velha fez aniversário: 59 anos. Inaugurando o ciclo de comemorações Vila + 60 com o mais tropicalista dos tropicalistas, o cantor e compositor Tom Zé, no show intitulado “59”.
Tom Zé retornou ao palco que lhe deu régua e compasso e que o lançou para o mundo, juntamente com Gil, Caetano, Bethânia e Gal, no show “Nós, Por Exemplo”, que inaugurou o Vila em 1964.
[59] tom zé ► teaser
Ainda comemorando o Vila 59, o teatro
realizou leituras de obras inéditas de dramaturgos baianos.
O CABARÉ DOS NOVOS
[o olho de deus - 2012] companhia teatro dos novos
[leitura dramática do roteiro do filme a matriarca - 2015] cine vila
FESTIVAIS E RESIDÊNCIAS
O Vila realiza e apoia festivais e residências artísticas, trazendo para a Bahia profissionais de todo o mundo.
O vivadança, filte e o fiac, por exemplo, todo ano têm parte de sua programação sediada no vila, incluindo espetáculos, residências, oficinas e mesas de debate. Além disso, o vila também promove residências artísticas para bailarinos, musicistas e artistas de teatro.
[r&j de shakespeare - 2011]
fiac - ba
[solos de stuttgart- 2015]
vivadança festival internacional
solos de stuttgart (2015)
vivadança festival internacional
[nii - nada novo sob o sol- 2016] vivadança festival internacional
[nós - 2016]
grupo galpão / fiac - ba
[batalha de break - 2017]
vivadança festival internacional
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO
incluem *universidade LIVRE*, programa de formação continuada por 3 anos; *Oficinas Vila Verão*, programa calendarizado de Verão que está na sua 27ª edição; e o projeto *Pé de Feijão - arte e educação* programa de iniciação e apreciação artística com conteúdo voltado para o público infantojuvenil, educadores e mediadores culturais.
A LIVRE, criada em 2013, é um programa de formação profissionalizante e oficinas das artes da cena, com convidados locais, nacionais e internacionais.
Na livre a teoria vem da prática e o processo é o produto. Além de se formarem enquanto atores, os participantes integram territórios nos quais aprendem e executam atividades nas áreas de gestão, comunicação, arquitetura da cena, memória, elaboração de projetos e audiovisual.
É também através da livre que o vila participa do kcena, projeto de intercâmbio artístico entre três países lusófonos: portugal, brasil e cabo verde.
[do-eu (intercâmbio com cabo verde) - 2015]
projeto kcena / universidade livre
[mostra vila verão - 2024]
As oficinas *vila verão* acontecem sempre nos meses de janeiro e fevereiro com oficinas artísticas e técnicas nas áreas do teatro, dança, música, cinema e gestão. Reúne um time de profissionais de relevância e um publico eclético, atendendo amadores e profissionais de varias faixas etárias.
O *Programa Pé de Feijão - arte e educação* realiza atividades voltadas para o publico infantojuvenil apresentando conteúdos artísticos através de contação de história e espetáculos com acesso gratuito. Possui amplo dialogo com a rede publica de ensino, comunidades e organizações sociais, promovendo também oficinas e workshops para educadores e mediadores culturais.
[oficina de butoh com tadashi endo - 2016]
universidade livre
► teaser
[TERRAQUOSA: um ato de nós por nós! - 2023]
universidade livre
EXPOSIÇÕES
O teatro vila velha recebe anualmente exposições produzidas pelos grupos que integram o teatro (residentes, LIVRE, teatro dos novos) e também por artistas convidados.
[exposição livre - 2019]
universidade livre
[eu, por exemplo - 2015]
VILA VIRTUAL
Em março de 2020, com a pandemia de Covid19, um novo vila virtual foi pensado, planejado e construido logo na primeira semana de confinamento. As primeiras atividades foram as da Padaria de Projetos, área que planeja a sustentabilidade do Teatro Vila Velha, na elaboração de novos projetos para captação de recursos. Em seguida foram as oficinas-experimento da universidade LIVRE e os ensaios da companhia teatro dos novos. Ao mesmo tempo, a recriação do palco em plataformas de transmissões; da memória, organizando, recuperando e exibindo os vídeos/registro de peças; do espaço expositivo, também em plataformas digitais; transformando o edifício físico num espaço virtual.
No período pandêmico, seis espetáculos inéditos foram produzidos, encenados e transmitidos ao vivo, radicalizando a pesquisa em webteatro desenvolvida pela Companhia Teatro dos Novos.
[casals+picasso+neruda: os três pablos guerreiros contra o dragão da maldade - 2021] companhia teatro dos novos [web teatro]
Ainda não foi sanado o estrago que as estruturas físicas do prédio e seus equipamentos sofreram, durante o tempo em que esteve fechado. Mas, ainda assim, a equipe artística e colaboradores técnicos e gerenciais do Vila, continuam mantendo o teatro vivo. Foram realizadas produções e temporadas vindas do web-teatro para o presencial, e o Pé de Feijão - Arte e educação, projeto de iniciação às artes que atendeu, em 2023, a mais de três mil crianças e educadores. O vila continua também a acolher coletivos e artistas para que muitas outras narrativas possam ser ouvidas.
AMIGOS DO VILA
buscando novas bases de sustentabilidade financeira, o teatro vila velha criou o Amigos do Vila, um projeto de financiamento continuado criado em dezembro de 2019, onde todo mundo pode contribuir financeiramente com o Teatro através de doações que vão de r$1 a r$250, além de receber recompensas que variam de acordo com o valor doado. Você pode se tornar um Amigo do Vila de duas formas: realizando um cadastro na plataforma Padrim, ou através do Paypal.
CLIPPING
1/12/2019
REVISTA MUITO
CORREIO 11/12/2019
26/12/2019
JORNAL A TARDE - CADERNO 2+
JORNAL A TARDE - CADERNO 2+ 20/01/2020
JORNAL A TARDE - CADERNO 2+
28/01/2020
JORNAL A TARDE - CADERNO 2+ 30/01/2020
30/01/2020
CORREIO
JORNAL A TARDE - CADERNO 2+ 25/09/2020
ficha técnica teatro vila velha
teatro vila velha
direção artística MARCIO MEIRELLES
coordenação executiva GUILHERME HUNDER
coordenação de projetos e captação CRISTINA CASTRO coordenação financeira VÂNIA PAIXÃO
gerência operacional MENIKY MARLA
núcleo de produção ANA PAULA BORGES, JANAHINA CAVALCANTE e LÍCIA AMARAL
chefe de palco MARCOS DEDÊ
sociedade teatro dos novos
organização fundadora do teatro vila velha
sócios MARCIO MEIRELLES . SONIA ROBATTO
sol movimento da cena
organização gestora do funcionamento do teatro vila velha
Presidente - Tiago basto
Vice Presidente - Eduardo Mattedi
Coordenador Geral - Guilherme Hunder
Coordenação Administrativa Financeira - Vânia Paixão
programa de formação
universidade LIVRE de teatro vila velha coordenação CHICA CARELLI E MÁRCIO MEIRELLES
núcleo de comunicação
coordenação AMANDA LOPES e BEATRIZ DE PAULA
designer RAMON GONÇALVES
estúdio do vila RAFAEL GRILO
nós por exemplo – centro de memória
MARCIO MEIRELLES
email coordenacaotvv@gmail.com
telefone
+55 71 99192-7307 | marcio meirelles
+55 71 9922-97391 | guilherme hunder
teatrovilavelha.com.br
teatrovilavelha/memoria
youtube do teatro vila velha
*para acessar os links, basta clicar no tópico de interesse.