Studiobox #52

Page 88

gastrônoma e apresentadora de TV

Gastronomia em tempo de Páscoa

O

maior evento cristão é a Páscoa, que remete à ressurreição de Cristo e sua primeira aparição entre os discípulos, após 40 dias no deserto e os sofrimentos da crucificação. Todo ano os cristãos comemoram a Páscoa com alegria, pois o exemplo de Jesus dá a oportunidade do renascimento do que há de melhor em cada um de nós. O costume de ‘dar ovos de páscoa’, vem de muito antes de Cristo, quando egípcios e persas presenteavam seus amigos com ovos naturais coloridos nas festas da primavera. Para eles, o ovo representava a forma do universo. O ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna, e por isso se tornou o símbolo da Páscoa. Foram os cristãos primitivos da Mesopotâmia que iniciaram o costume

88

do ovo na Páscoa. Na Armênia, retratos de Cristo e outras imagens religiosas, eram desenhados em ovos naturais. Naquela época, os ovos não eram de chocolate, mas de galinha, pintados e não comestíveis. Pelo que se sabe, o chocolate surgiu entre os Maias e Astecas, onde era usado como moeda. Quando chegou à Europa no século XVI, caiu no gosto dos europeus e tornou-se preferência popular. A substituição dos ovos naturais e pintados pelos ovos comestíveis feitos de chocolate foi feita por confeiteiros franceses, no século XVIII, tornando mundialmente famosos os ovos de páscoa de chocolate. Hoje nossa dica será um simples pão de trança, que significa a solidariedade entre as pessoas, para que o ensinamento de Cristo de repartir o pão esteja sempre presente em nossos corações e atitudes.

gastronomia

Beth Teani

Pão de trança 2 colheres de chá de fermento biológico seco 125 ml de leite morno 1 ovo tamanho extra 450 gramas de farinha de trigo 50 gramas de açúcar ¼ de colher de chá de sal 75 gramas de manteiga sem sal, derretida Óleo vegetal para untar 1 ovo batido para pincelar Opcional: 3 ovos para enfeitar, entre as tranças Dissolva o fermento no leite morno, deixe esfriar, adicione o ovo e bata bem. Reserve. Coloque a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela. Faça uma cova e despeje o líquido. Junte a manteiga derretida e incorpore aos poucos até formar a massa. Sove a massa por 10 minutos em superfície enfarinhada até ficar macia e flexível. Coloque em uma tigela untada, cubra com filme de PVC e deixe crescer por duas horas. Em uma superfície enfarinhada, pressione a massa e depois divida em três partes e faça três rolinhos de 30 cm de comprimento. Junte a ponta dos 3 rolinhos e comece a trançar. Durante a execução da trança, pode-se colocar três ovos, distanciados, para enfeitar. Deixe a trança frouxa com espaço para a massa crescer e esconda as pontas embaixo. Coloque na assadeira com papel manteiga, cubra com um pano e deixe descansar por duas horas. Pré-aqueça o forno a 190°, pincele o pão com ovo batido, leve ao forno e asse por 25 a 30 minutos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.