Page 1

www.revistastudiobox.com.br

Destination wedding

transforme seu casamento em uma viagem inesquecível

KIA

Sportage

4ª geração da SUV vem ainda mais esportiva

Street

StyleBR

moda de rua com estilo e atitude

claudio piovesana

personalidade forte que faz a cabeça dos santistas há mais de 20 anos


Hospital Oftalmológico Visão Laser alinha tecnologia e tradição há 80 anos.

LenS

Dr. Colombo Barboza CRM 19 555 Diretor Médico Hospital Visão Laser - Oftalmologia

AV. CONSELHEIRO NÉBIAS, 355 . VILA MATHIAS . SANTOS CENTRAL DE ATENDIMENTO: (13) 2104.5000 www.visaolaser.com.br


oficinadeidéias

Pela 7ª vez campeão do prêmio Top Of Mind Jornal A Tribuna


carta do editor

T

odo dia é dia de sair da curva óbvia que a sociedade impõe como a maior e melhor das regras. Todo mundo já sofreu em algum momento por se sentir sozinho e acabou se apegando àquela pessoa que só te fazia mal, seja por usurpar suas energias, bens ou apenas seu brilho.

As regras impostas servem para alguns, mas não para todos e vale refletir se é isso mesmo que você quer. Vale a pena se obrigar a agradar o mundo, quanto isso te faz melhor ou maior? Ser grande é realmente o sentido que você busca para sua vida? Já sonhei diversos sonhos, já quis ser e ter de tudo, mas comecei a compreender que minha felicidade está em coisas tão simples e que meu maior desafio é me superar pelo simples prazer de crescer dentro do meu próprio conceito. Cansei de sorrir amarelo por obrigação, estou presenteando apenas quem merece com meu olhar sincero e abraço apertado. Parei de criticar, julgar e apontar. Não estou praticando desapego material ou querendo ser santo, mas carregar bagagem desnecessária nessa jornada de vida torna-se algo completamente inútil.

“O meu desafio é andar sozinho Esperar no tempo os nossos destinos Não olhar pra trás, esperar a paz O que me traz A ausência do seu olhar? Traz nas asas um novo dia Me ensina a caminhar Mesmo eu sendo menino, aprendi” (João de Barro - Leandro Léo)

Procuro levar comigo apenas o fundamental para minha própria felicidade. Cansei de querer ser o que os outros acham que eu deveria ser. Minhas roupas podem ser mais alinhadas ou mais desleixadas de acordo com o que eu quiser a cada novo dia. Estou me permitindo andar sozinho e confesso que ter a solidão como companhia é bem mais fácil do que arrastar companhias que não merecem. Estou me poupando de falar e de ouvir e o resultado é menos aborrecimento. Deixo minhas conclusões para meu travesseiro que jamais vai usar isso contra mim ou jogar na minha cara que mudei de opinião). Já tentou mudar de opinião sobre algo e simplesmente ignorar a crítica que virá por ter tido essa atitude? Aconselho que o faça e depois gargalhe, ria, solte o maior sorriso que puder. Sabe por que? Ninguém vai realmente se importar contigo, mas sim com o ego ferido. Seja feliz como regra, comprando, economizando, gritando ou mesmo falando baixo. SEJA FELIZ da sua maneira, sozinho ou acompanhado, mas saiba que você e sua consciência sempre estarão juntos, rindo ou chorando. Eles não se desgrudam. Boa leitura,

Maycow Montemor Editor-chefe

@m a y c o

wmon

temor


Santos Miramar Shopping - Piso 2 Praia Grande | Litoral Plaza Shopping - Loja 113


www.tyrol.com.br |

amotyrol

tyroloficial


Leia online A revista Studiobox também pode ser lida em tablets e smartphones gratuitamente. Basta baixar o aplicativo Studiobox para iOS ou Android nas respectivas lojas virtuais.

Novo colunista! Ganhamos um super colaborador para a nossa coluna de suplementação: o fisiologista Luiz Fernando Miranda. Ele aborda o assunto de forma multidisciplinar e dá dicas de produtos incríveis para melhor seu desempenho no treino!

Última edição

Fale conosco Nós queremos saber o que você acha de cada edição lançada, evento promovido e post publicado. Curta, comente, compartilhe ou nos envie um e-mail e ajude a deixar a Studiobox cada vez mais com a sua cara.

A matéria de capa da edição #45 da Studiobox foi com a querida arquiteta Carla Felippi, que contou como alcançou o sucesso na carreira e desmistificou a tão temida reforma. Além disso, as matérias sobre o So Spa do Sofitel e Ilhabela mostraram que a vida é boa para quem quer!

contato@revistastudiobox.com.br

/studiobox

@revista_studiobox

@studiobox

Expediente M. Montemor Editora M.Montemor dos Santos Editora - ME CNPJ 09.400.313/0001-01 IE 633.675.615.111 Av. Conselheiro Nébias, 703 conj.1810 Vila Rica - Santos/SP www.mmontemor.com.br contato@mmontemor.com.br (13)3028.1530

Maycow Montemor

Juliana Justino

Diretor

Jornalismo, edição e diagramação

José Carlos dos Santos

Rafael Vaz

Tesoureiro

Fotografia

Léya Santana

Clara Monforte Leandro Amaral Fernanda Calfat

Logística

Agradecimentos Coluna Social


Índice :: studiobox 46

16

Reflexão

18

Cristal Residence

24 28 30 32 34 36 40 42 44 46 60 68 70 72 74 76

Por Juliana Justino

Irene Torre Por Juliana Justino

Crônica Clara Monforte

Divã Márcia Atik

Educação Regina Claudia Fuschinni

Filosofia Darrell Champin

Destination wedding Por Juliana Justino

Imagem Ana Hirigoyen

Moda Masculina João Freire

Moda feminina Renata Bala

Editorial de moda Claudio Piovesana Por Juliana Justino

Oftamologia Dr. Guilherme Colombo

Odontologia Dra. Renata Cavassa

Dermatologia Dra. Roseli Andrade

Nutrição Maria Luiza Migotto

Fitness Rodrigo Ramos

78 80 84 86 88 90 92 94 98 100 102

Suplementação Luiz Fernando Miranda

Cirurgia plástica Dr. Alexandre Nunes

KIA Sportage Por Juliana Justino

Marketing Diego Martins

Coaching Andrea Umbuzeiro

Direito e cidadania Christiane Fatalla

Economia Vanessa Stelzer

Direito empresarial Por Juliana Justino

Turismo Eduardo Virtuoso

Vinhos Claudia Oliveira

Gastronomia Beth Teani

104

Coluna Social

108

Aqui em Santos Tem

110

Daniela Muniz

Comer em São Paulo Maísa Campos


sca.com.br

TENDÊNCIAS QUE INSPIRAM TENDÊNCIAS.

Santos: Rua Azevedo Sodré, 07 | Boqueirão | F: 13 3221.9142


foto: @cutesbela

reflexão

“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.” Sigmund Freud

Quer ver sua foto publicada aqui? É só publicar uma foto de Santos no Instagram com a hashtag #revistastudiobox e torcer para ser a escolhida.

.: 16 :.


a kidz

che

gou! nova coleção primavera -verão

Pézinho de criança pede Kidz 13 3288.2730 KidzShoeStore @KidzShoeStore SHOPPING PARQUE BALNEÁRIO, lJ 43

Av. Ana Costa, 549 - Gonzaga - Santos


Arquitetura e decoração

Por Juliana Justino Fotos: André Monteiro

cristal residence

viva com estilo em Praia Grande

Morar de frente para a praia e ter à disposição tudo que um empreendimento de alto padrão oferece é uma realidade

N

os últimos anos, Praia Grande vem ganhando moradores que saem de outras cidades em busca de qualidade de vida e melhores oportunidades no mercado imobiliário, com preços atraentes e boas condições de negociação. E o Cristal Residence, o novo empreendimento da Construperes na cidade que mais cresce na Baixada Santista, é exatamente para estas pessoas.

Com uma vista incrível e localização privilegiada, o Cristal Residence fica de frente para a praia do Canto do Forte, na Avenida Presidente Castelo Branco, e tem acesso fácil ao Litoral Plaza Shopping, além de todos os benefícios de um edifício residencial de alto padrão. .: 18 :.


Com estilo contemporâneo, o projeto arquitetônico é de Dante Scalzaretto e a arquitetura de interiores foi feita por Carina Fontes, o Cristal Residence tem quase 20 mil metros quadrados de área construída e ótima relação custo-benefício. Mas o que não tem preço hoje em dia é poder chegar em casa depois de um

De frente para a praia, o Cristal Residence tem uma vista incrível e localização privilegiada

dia de trabalho e curtir a linda vista da praia na varanda ou poder atravessar a rua e botar os pés na areia no final de semana, sem preocupações. Os apartamentos possuem entre 137 a 200 m² com ambientes planejados para valorizar os espaços e tem três suítes, com até três vagas de garagem. Ou seja, conforto e praticidade são

.: 47 :.


primordiais desde o projeto até a finalização com os acabamentos de primeira de linha do prédio de 24 andares (sendo seis de garagens). Para uma experiência ainda mais exclusiva, o Cristal Residence oferece três apartamentos duplex na cobertura com 280 m². Se a vista nas varandas dos apartamentos já era incrível, nas coberturas, pode acreditar, é ainda melhor. O espaço gourmet, o salão de festas que é todo rodeado por um agradável terraço - e a sala de jogos são ótimas opções para quem gosta de receber a família e os amigos para reuniões e momentos de descontração.

Se a proposta é apreciar um bom vinho ou curtir um filme, a enoteca e a sala de cinema têm o clima perfeito

Se a proposta é mais introspectiva, para apreciar um bom vinho ou curtir um filme, a enoteca e a sala de cinema têm o clima perfeito para completar o programa. E, com a brinquedoteca, as crianças também

podem aproveitar o tempo livre para se divertir e fazer novos amigos. A área de lazer do prédio ainda oferece piscina climatizada - com vista para o mar -, deck seco e molhado, spa, sauna seca e úmida e sala fitness, equipadas para quem o morador não tenha gastos extras com clubes e academias e possa fazer tudo isso sem sair de casa. Acredita que o Cristal Residence seja perfeito para você e para a sua família? Então visite o showroom ou acesse o site construperescp. com.br e conheça as opções de plantas de apartamentos e condições de pagamento.

.: 97 :.


arquitetura e decoração

Por Juliana Justino

Irene torre somando arte e técnica para

fazer arquitetura

Destaque no salão do móvel 2016, os revestimentos em pedra natural surpreendem e ganham novas funções

H

á mais de 30 anos, Irene Torre trabalha com arquitetura e design para construtoras e clientes particulares, fazendo projetos residenciais e corporativos que combinam arte e técnica. Seu interesse pelos desenhos veio da infância e, apesar do pai engenheiro, a arte chamou mais sua atenção do que os cálculos. E assim, Irene se formou em Arquitetura na Unisantos e passou por um período de estágio com quem ela

.: 24 :.

considera seu grande mestre: o arquiteto Federico Antezana Mendez. “Logo que me formei, o mercado não tinha arquitetos trabalhando com Interiores, apenas decoradores, sem nenhuma formação universitária. Foi aí que alguns amigos solicitaram minha intervenção na reforma do apartamento deles e me encantei por essa especialidade. Nunca mais parei”, conta a arquiteta. Irene tem como objetivo de vida nunca se contentar. “Acho que nosso trabalho será sempre incompleto e pode ser

interrompido a qualquer momento, por isso estarei sempre realizando algo novo e buscando novos horizontes”, afirma. Para ela, a melhor parte do projeto é estar na prancheta e deixar a imaginação fluir, sempre com muitos lápis de várias espessuras e cores. E seguindo as tendências internacionais, a arquiteta destaca a linha Slimstone, da SCA. “É um produto inovador, uma revolução no uso de mármores e granitos, que possibilita inúmeras aplicações nos projetos. Minha favorita


é a retroiluminação, que dá um efeito maravilhoso. É um produto ecológico, leve, resistente e translúcido, dá para soltar a criatividade com ele”, explica. A pedra foi uma das grandes apostas do ISaloni, vitrine que norteia a indústria mundial do design e da arquitetura. Isso significa que a sofisticação e a nobreza desse elemento natural estão mais em alta do que nunca no universo da decoração de interiores.

Elegância e praticidade foram as palavras-chave exibidas no salão do móvel 2016. A pedra surge como protagonista, ganhando novas funções e integrando os mais variados ambientes. Os produtos da Slimstone também permitem que a passagem de luz, por meio da retroiluminação citada por Irene, seja um incrível diferencial para qualquer ambiente. Além disso, é ecológico devido ao melhor aproveitamento da pedra. A

“Se é para fazer, faça da melhor forma possível naquele momento” ligação com a madeira e o jogo de sensações que relaciona quente e frio fizeram do produto uma nova tendência para a arquitetura de interiores, que agrada e acolhe.

E elas não vêm somente de forma convencional, em bancadas, cubas, tampos e pias, mas também aparecem como revestimento de mobiliário. A SCA acompanha tudo de perto, e a Slimstone é referência quando o assunto é inserção de pedra natural nas frentes dos móveis. O mármore ou granito vem com uma espessura muito fina, de 5mm. Isso significa um produto 70% mais leve e resistente do que as rochas convencionais. Tudo isso graças a um processo tecnológico minucioso, que busca disponibilizar o que há de melhor e mais avançado em soluções para interiores. .: 97 :.


Clara Monforte

crônica

advogada, colunista social e escritora

ESPERANÇA versus fé

A

troca de ideias, o bate-papo inteligente entre amigos, para mim, é fantástico. Sempre nos trazem aprendizado sobre o que fazer ou não fazer, clareiam certas dúvidas e nos levam a alguma conclusão, ainda que, para nós, pareça um tanto remota. Foi assim que, durante um almoço, alguém me disse: “temos que ter esperança sempre!”. Ao que retruquei: “não sou uma pessoa esperançosa. Tenho, sim, meus desejos e sonhos na fé... sempre!”. Fiquei então com essa questão no pensamento... até porque quem falou é alguém que merece crédito, um vencedor na vida. O assunto não foi adiante e minha dúvida permaneceu. Vejo um enorme divisor de águas entre os dois sentimentos. A esperança é a expectativa

.: 28 :.

da realização daquilo que se deseja. É absolutamente passiva! Há séculos existe o ditado “quem espera sempre alcança”, que foi até objeto da música ‘Louvação’, interpretada pela saudosa Elis Regina: “quem espera sempre alcança, três vezes salve a esperança”. Como assim? Todos aqueles que esperaram teriam alcançado os seus objetivos? A esperança de comprar uma bonita casa, o carro do ano, um iate ou helicóptero, ou simplesmente e, o que é pior, “esperança de ser feliz”, no sentido genérico. Desafio a quem tenha alcançado os seus valores pessoais, amorosos ou profissionais passivamente. Já a fé é a certeza de conseguirmos nossos objetivos. É ilimitada. No momento em que temos um desejo, fixamos o pensamento e imaginamos o fato realizado, consumado... e ele

acontece! O importante é, com fé, jogar o objetivo, sem noção de tempo ou espaço. Isso não importa., o que vale é a convicção interior de que se realizará. Isso é o que chamo de fé inabalável. E mais: a renovação da esperança é constante na mente e no coração. A expectativa pode ser diária: “eu esperava tanto conseguir um emprego, mas não consegui”. A meu ver, fecham-se as portas desse e de um próximo emprego. Nesse comentário tão comum, a esperança foi por água abaixo. Por outro lado, se o sentir fosse a fé, a certeza na obtenção do emprego continuaria viva e forte. Além disso, quando a convicção é real, vem outra tão boa quanto. A negativa daquele emprego é o caminho sendo traçado para um bem melhor. Por essas e outras razões, afirmo: a esperança é passiva. A fé, ilimitada. Percebo que ao escrever estas linhas consegui resolver minha dúvida da agradável conversa naquele almoço. Sempre respeitarei a quem tem esperança, mas continuarei persistindo na minha fé... Inabalável e indestrutível.


Márcia Atik

divã

psicóloga

para eles ... e elas!

É

corrente o discurso de que para os homens, a coisa funciona de uma maneira natural e quase automática, na base do ‘usou, lavou, está novo’. Mas as coisas não são assim tão fáceis para eles, visto que a procura por terapia sexual aumentou muito nos últimos anos e é um sinal positivo, não um problema como se pode imaginar. Historicamente, ao homem era dado o lugar de senhor absoluto e nem ele entrava em contato com suas emoções e necessidades. Depois, quando surgiram os remédios para disfunção erétil masculina, imaginou-se que essa e outras disfunções sexuais masculinas eram coisa do passado. Porém, espantosamente, isso não aconteceu, pois apesar de ter uma ereção vigorosa ao usar a medicação, o homem percebeu outras dificuldades.

.: 30 :.

Recentemente recebi um e-mail de um leitor, com dúvidas quase ingênuas sobre falta de ejaculação. Nesse momento de ansiedade, falase muito de ejaculação rápida, a disfunção mais comum aos homens. Depois temos a disfunção erétil, antiga impotência que as medicações para esse fim popularizaram o conhecimento. Mas existem outras disfunções menos comuns, que têm um papel de grave insatisfação e desconhecimento, na sexualidade masculina. Falar de sexualidade masculina sempre é muito bom, pois entre os homens quando falam é sempre para alardear seus feitos e conquistas. E, quando um homem tem dúvida, geralmente ele se fecha e se afasta das pessoas e dos relacionamentos. Um isolamento que acaba agravando o problema.

Primeiro, é aconselhável procurar um urologista para descartar qualquer doença física, e a melhor pessoa para tratar disso e orientar é o médico. A falta de ejaculação esporádica não é problema e pode acontecer com qualquer um. Uma possibilidade é a reserva de líquido espermático pequena e a ejaculação não ser perceptível. Outra é o retardo ejaculatório, que é a demora em ejacular e, pela pressão do momento, acaba interrompendo a relação sexual e deixando a ideia de que não ejacula. Isso ocorre poucas vezes por questões orgânicas, mas muitas vezes por questões psicológicas e do casal. Nesse caso, a melhor saída é a terapia sexual. Qualquer inadequação ou disfunção sexual tem remédio. Seja como for, quando se enfrenta o problema ele é resolvido. E isso é muito importante, pois sei que as dificuldades sexuais são fonte de muito sofrimento, principalmente para os homens, pela solidão e incompreensão em que os coloca.


Regina Fuschini

Educação

pedagoga

limites:

é preciso respeitá-los

C

omo garantir um bom futuro para nossos filhos? Dúvidas sobre a melhor escola, atividades extracurriculares e até sobre fazer uma poupança para pagar os estudos futuros cruzam a mente a todo tempo. Devemos dar estímulos para desenvolver múltiplas habilidades ou deixá-lo com tempo livre para descobrir o mundo? As inúmeras perguntas chegam a tirar o sono e encher de culpa e trabalho extra até os pais mais resolvidos. Porém, o que mais importa para o desenvolvimento da criança não é a quantidade de informação introduzida em seu cérebro mas, sim, a forma como é desenvolvido o conjunto de habilidades como autocontrole, persistência, determinação, autoconfiança e a mais importantes de todas: limite. .: 32 :.

Ao determinar limites para a criança, pense que o que é estabelecido deve realmente ser cumprido, inclusive com as devidas consequências. Quanto a uma possível punição, o melhor será que ela aconteça, mas não deve durar muito tempo ou ser permanente. Para aprender com essa lição, a criança deve estar ciente do motivo pelo qual foi punida. Se o castigo for muito longo, chegará um momento em que ela não lembrará mais a razão de estar sendo punida se sentirá injustiçada, ou os pais abrirão mão e tudo ficará perdido no tempo e no espaço. Por exemplo, diga “hoje não fará algo” ao invés de “ficará um mês sem algo”. Os adultos devem agir com coerência em relação às regras e não devem desistir no meio do caminho, garantindo que os limites impostos se adequem

à vida cotidiana da família e todos colaborem com o processo. As crianças compreendem o que lhes é dito e as regras impostas, por isso se faz necessário o diálogo, explicando o que pode e o que não pode e os porquês de tais determinações. Também é importante que os adultos envolvidos na educação da criança estejam em sintonia, dentro e fora de casa. Se o combinado for descumprido durante um passeio ou na casa de outra pessoa, as consequências devem ser aplicadas assim que vocês chegarem em casa, impreterivelmente. Tios, padrinhos, avós e amigos não devem permitir atitudes proibidas pelos pais. A arte de educar um filho não é uma tarefa fácil. Não existem manuais para serem seguidos rigorosamente no dia-a-dia. Cada um tem um modo de agir, o que pode agradar ou não às outras pessoas. Alguns pontos básicos ajudam na educação da criança, mas cada família precisa se adequar à sua realidade. Afinal, educação, formação e condução da personalidade dos filhos é o principal legado dos pais.


Darrell Champlin

Filosofia

antropólogo

diga sim

C

omo já dizia Richard Branson, “se alguém lhe oferece uma oportunidade incrível para fazer algo e você não tem certeza se consegue, diga ‘sim’ mesmo assim. Aprenda como fazêlo depois”. A palavra ‘sim’ é mágica, mas tememos a vida, o fracasso. Prevemos o pior, não sabemos o que esperar do futuro.

Mas acabamos deixando nossos medos, em vez de nossa criatividade e amor, nos guiarem. As pessoas têm o hábito de dizer ‘não’ às oportunidades e gostam de convencê-lo a fazer o mesmo. Ditam porque estão certos e dão uma lista de motivos que fundamentam suas certezas. Às vezes até podem estar certas, mas nunca descarte uma ideia de pronto.

Por causa do medo, dizemos ‘não’ a muitas oportunidades. Rejeitamos chances incríveis que a vida oferece. Oportunidades surgem disfarçadas de novas perspectivas de carreira, promoção no trabalho, pedido surpresa de um amigo ou desafio desconhecido.

Apresento então motivos para dizer sim às oportunidades em sua vida:

Tudo que cria uma faísca de curiosidade dentro da gente ou gera um desejo que está dormente dentro da familiaridade de nossos dias é nossa intuição nos guiando para dizer sim. .: 34 :.

uma decisão bem pensada, existe algo dentro de você que quer que diga sim. O não é o óbvio, então preste atenção àquela parte de você que clama pelo sim. Ela pode estar correta. Dizer sim abre portas (o não as fecha): no início da minha carreira, resolvi deixar um emprego fixo pela incerteza do trabalho autônomo. Minha mãe questionou se não estava arriscando muito, indo até a ‘ponta do galho’ da minha árvore de vida. Pois é exatamente na ponta do galho que se encontram os melhores frutos. Uma oportunidade nem sempre surge de novo: a vida - e a sorte - favorece os destemidos. Quando você diz ‘não’ pode se arrepender depois. O arrependimento é um risco maior do que dizer ‘sim’.

Você impedirá o milagre se não o fizer: às vezes oportunidades surgem e tocam em você suavemente. Não espere um “timing” perfeito, porque ele não existe! Comece mesmo sem estar pronto.

Sim atrai positividade: a própria palavra ‘sim’ é convidativa e fortalecedora. É como dizer “mundo, entendi tudo, captei a mensagem”!

Há um número infinito de motivos para dizer não, mas algo agita o sim dentro de você: se algo coloca um ponto de interrogação em sua mente, mas exige

A vida é breve. Não pergunte o porquê, mas sim por que não? Um pouco de perspectiva nos ajuda a abandonar nossos medos. Abra-se para mudanças.


lifestyle

Por Juliana Justino Fotos: Rafael Vaz

destination wedding casamentos que se tornam viagens inesquecíveis

O

rganizar casamento é sempre uma tarefa difícil. Decidir o melhor buffet, colocar tudo que sempre se sonhou dentro do orçamento e enxugar a lista de convidados para este momento que gostaríamos de dividir com todos são dilemas que tiram o sono de muitos casais. Mas, então, por que não transformar o enlace em uma viagem inesquecível? É o que muitos casais têm feito: destination wedding. A moda é relativamente nova no Brasil, mas já é um sucesso em outros países, como nos Estados Unidos. Pela proximidade com o México, que tem moeda mais barata e praias incríveis, muitos casais americanos optam por viajar e se casar por lá, com poucos convidados muito próximos. Para os brasileiros, dependendo do destino escolhido, é possível realizar uma cerimônia para menos pessoas no exterior com um investimento semelhante - e até mais barato! - ao de um grande casamento feito com toda pompa e muitos convidados no Brasil. Como muitos hóteis são all-inclusive, isso já inclui o buffet do casamento, o que alivia bastante o orçamento. Um pacote de cerimônias pode sair por cerca de 2.500 .: 36 :.

dólares, para casar em um lugar bonito, com decoração simples e, normalmente, com uma vista incrível. Sobra a passagem e a hospedagem, que, comparando com o que se gasta em um casamento tradicional, saem bem em conta. E se vamos até outro país para fazer uma cerimônia linda com pessoas que amamos, precisamos levar um fotógrafo para registrar essa viagem tão especial. O fotógrafo santista Rafael Vaz tem experiência no assunto: já fotografou destination weddings em Cancún, Nova Iorque e Las Vegas e garante que foram experiências incríveis, pois além do casamento, os convidados passam


um final de semana juntos, curtindo muito. “A cerimônia que fotografamos em Cancún foi uma comemoração de bodas de 50 anos do casal, que junto com os filhos e netos aproveitaram o lugar ao máximo. Fizeram passeios, foram a parques e cavernas e se emocionaram muito na cerimônia. Esse é o espírito do destination wedding: a experiência. E nós amamos contar essa história pelas fotos”, conta Rafael. Ele explica que destination weddings não são feitos apenas no exterior, mas também dentro do Brasil. “Hoje em dia, com a internet, fechamos casamentos em vários estados. Nos últimos 10 anos, fotografamos mais de 500 casamentos, então as pessoas têm confiança para organizar uma viagem e contar com a gente para registrar o momento”.

O primeiro destination wedding que Rafael fotografou foi em Nova Iorque. A noiva foi comprar o vestido do casamento e tiveram a ideia de fazer o ensaio lá, pois o casamento seria no Brasil. “A noiva amou e programou todo o roteiro do ensaio. E os padrinhos adoraram a ideia. Resolveram que iriam todos viajar juntos e o casamento acabou acontecendo por lá mesmo”, diz o fotógrafo. A cerimônia foi realizada em um cartório tradicional de Nova Iorque, mas as lembranças foram únicas. Além das fotos incríveis, ainda fizeram compras, afinal, ninguém é de ferro! Casar no Brasil e fazer apenas o ensaio fotográfico no exterior, também é uma opção para quem não quer abrir mão de ter todo mundo por perto. Rafael conta que a experiência mais

inusitada foi a de fotografar um casal na Patagônia. “Tivemos que acampar por três dias e andamos mais de 60 km para chegar aos locais onde seriam feitas as fotos. Tudo isso com nossas roupas, comida, equipamento e barraca nas costas. Foi uma aventura, mas valeu muito a pena!” - É deste ensaio a foto que abre a nossa matéria. Inovar na hora de planejar o casamento é uma ótima ideia. Com esse tipo de fotografia, os casais guardam uma história, misturando fotojornalismo, criatividade e arte. Cansamos de ir em diversos casamentos em um mesmo ano em lugares semelhantes, com músicas e comidas iguais. Pense em experiências que fazem o casal feliz e marcam a vida de quem foi convidado para compartilhar esse momento!

Rafael Vaz


Ana Hirigoyen

imagem

consultora de imagem

gravidez com estilo

M

anter o estilo durante a gravidez não é tarefa fácil, mas com informação e atenção é possível!

silhueta visualmente. Então, a dica é buscar o equilíbrio e mesclar peças mais soltas com peças que delineiem as formas.

Adaptar o guarda-roupa antigo às novas medidas e investir apenas em algumas peças chaves é o segredo para manter-se estilosa sem gastar muito. Afinal, as marcas especializadas em moda gestante costumam ser bem caras.

Vestidos: os mais favoráveis são os com modelagem império - aquele ajustado abaixo do busto e soltinho na barriga. O legal é que se você tiver um vestido de modelagem mais soltinha, pode obter este resultado usando um cinto fininho logo abaixo do busto.

Antes de tudo, este é um momento em que, indiscutivelmente, o conforto deve vir em primeiro lugar, e isto faz com que muitas mulheres caiam no erro de usar todas as peças muito largas.

Blusas: peças com decote V, além de valorizar o colo, alongam o pescoço. Por conta do peso e volume do busto nessa fase, o sutiã deve ser reforçado, então evite alças muito finas e peças tomara-que-caia.

Este visual, além de ser pouco feminino, aumenta ainda mais a

Terceira peça: coletes, cardigãs e casacos com abertura frontal podem

.: 40 :.

ser usados durante toda a gravidez e deixam o visual bem interessante e mais alongado. Legging: são uma opção certeira, desde que sejam combinadas com blusas que cubram o quadril. Calça jeans: uma das peças mais difíceis de aproveitar dentre as roupas de antes da gravidez. Então, a dica é investir em uma peça de modelagem especializada para gestantes, com regulagem de cós, que será aproveitada durante toda a gestação. Sapatos: como nesta fase as palavras-chave são conforto e praticidade, deve-se evitar os saltos finos ou muito altos e apostar em tênis, sapatilhas e sapatos com plataformas médias. Nesta fase também é importante ficar atenta às modelagens e materiais da lingerie que se usa, ao tecido e caimento das roupas e investir em acessórios. Afinal, além de deixar qualquer produção mais interessante, eles podem ser aproveitados depois!


EGO

SER fashion ĂŠ assim: vocĂŞ coloca roupas e arranca suspiros. 200 lojas e marcas exclusivas para fazer sua vida mais fashion.

@shoppingpraiamar shoppingpraiamar www.praiamarshopping.com.br


consultor de moda e coolhunter

pattern mixing como fazer?

V

ocê com certeza já ouviu a famosa expressão ‘mix de estampas’, certo? Tão comuns quanto ‘preto & branco’, as estampas ganharam as roupas e estão presentes em praticamente todos os guarda-roupas, seja feminino ou masculino.

Ultimamente, tenho arriscado um pouco mais na hora de me vestir, mas sempre respeitando meu gosto e estilo pessoal. Antes de tudo, é preciso estar confortável com o que está você vestindo.

Mas você sabe como misturá-las para dar um toque de personalidade no seu look? Como combinar estampas diferentes em bermudas, calcas, camisetas, camisas e jaquetas? Não estamos acostumados a misturar estes padrões, mas funciona muito bem.

Uma dica fácil e certeira para misturar as estampas é usar padrões diferentes que sejam das mesmas cores. Quando você segue a mesma cartela de cor, as estampas não ‘brigam’ e o resultado quase sempre fica incrível – o mesmo vale para misturas de texturas e misturas de estampas com texturas.

Aqui vão dicas de como combinar peças com estampas diferentes em um único outfit – o resultado final fica super diferente mas ao mesmo tempo discreto, dependendo do tipo de estampa que você escolher.

Nessa proposta, ilustrada nas fotos acima, a cartela de cores que segui foi o cinza, o azul, o preto e o branco. Tons extremamente neutros, elegantes e masculinos que ganham uma bossa maior quando misturados.

.: 42 :.

moda masculina

João Freire

Outra dica é misturar estampas que sejam da mesma família, estampas geométricas com estampas geométricas, estampas tradicionais com estampas tradicionais – xadrez com xadrez, quadriculado com quadriculado. E quem já se sente seguro para ousar ainda mais, pode misturar todos os tipos de desenhos. Misturar alfaiataria com camiseta, alfaiataria com tênis baixo sem meia são também ótimas dicas para sair do comum e aumentar suas possibilidades na hora de se vestir. A intenção é fazer com que você se divirta e consiga sair da zona de conforto, optando por novas escolhas e combinações. Para os mais tímidos, adicionar outras estampas em acessórios é uma dica legal, como em gravatas, lenços e sapatos estampados. Essa proposta atende diversas ocasiões e eventos, e com certeza já é uma das minhas favoritas! E vocês, o que acharam? Quem se arriscará na mistura de estampas?


P A R A

COLEÇÃO

TATToO www.evolusbrasil.com.br 13 3222.4973 Rua Mato Grosso, 404 Boqueirão | Santos - SP @evolusbrasil

/Évolus Brasil


blogueira e fashion lover

top bardot:

mostre os ombros!

O

foco da temporada é nos ombros, que além de recortes, ganham decotes retos. Na sequência do boom dos croppeds, a protagonista da vez é o top Bardot, com os ombros à mostra. As alças permanecem, mas agora desabadas nos braços. Além de ser a forma mais fresh ‘n chic de mostrar a pele quando a temperatura estiver nas alturas, a tendência suaviza as gordurinhas entre os braços e o tronco e é cheia de sensualidade. A peça tornou-se uma das favoritas de Brigitte Bardot nos anos 60, quando virou uma febre. Daí veio a inspiração dos estilistas, um revival da peça chave daquele verão para o nosso em 2017. E o modelo, que também é conhecido como ‘ciganinha’ promete ser a IT peça da próxima estação.

.: 44 :.

Sinônimo de sedução e beleza, deixar os ombros à mostra é uma ótima alternativa para quem não quer se expor demais e busca um visual bastante feminino. Mas, então, como usar o top Bardot? A peça tem bastante volume na linha do decote, mas, para facilitar a vida de quem pretende usar a peça no ambiente corporativo, muitas marcas optaram por tecidos mais aderentes - como malhas e tricôs. Vai bem com uma calça de alfaiataria e até um terno por cima. Para as festas, versões em renda ganham espaço, especialmente se forem coordenadas com saias de tule ou tecidos mais estruturados. O top Bardot contempla os mais diferentes tipos de corpos, mas é preciso observar o volume natural da região superior do corpo. Para braços e ombros muito largos ou seios grandes, a dica

moda feminina

Renata Bala

é escolher estampas e modelagens que ajudem a diminuir as proporções. Escolha blusas Bardot mais compridas, acinturadas, de estampas miudinhas, cores lisas ou escuras para combinar com calças flare. Outra dica são as blusas Bardot com mangas mais longas. Elas podem ser justinhas 3/4 ou bocasde-sino oversized e com babados, que tiram o foco somente dos ombros. Ao contrário do que se pensa, o top Bardot muito solto pode dar a impressão de volume ainda maior. Prefira modelagens que definem a silhueta, mas sem marcar demais. Esse efeito pode ser obtido com peças de malha ou até algodão. A palavra-chave aqui é ‘modelagem’: nem muito justo, nem muito solto. E, por fim, seu look ficará mais interssante se você mostrar ombros dourados e iluminados, especialmente no verão. Se não der para tomar um sol, recorra aos iluminadores de pele na medida certa. Bom, dicas dadas. Agora, renda-se à sensualidade do Top Bardot!


moda

Por Juliana Justino

Street style

no Praiamar Fashion Day 2016

O

Street Style é a moda das ruas, a expressão mais sincera de cada um da sua visão de moda. É o estilo explorado no Praiamar Fashion Day e pode variar de acordo com gostos, influências e até o humor de quem está escolhendo a roupa na hora de sair de casa. Conversamos com a Carol Valladão, do blog StyleBR (stylebr.com), que é e referência nacional e especialista no assunto: sair pelas ruas e desbravar a moda que está sendo feita por desconhecidos aqui e agora, com muita atitude e criatividade. As mensagens são fortes: ter estilo é importante para se expressar e moda é acessível, pode ser feita por qualquer um. Fotos Rodolfo Corradin Modelo Carol Valladão Produção Davi Morilla Jr. Beleza Espaço Votre por Diego Mortagne Styling Carol Valladão e Davi Morilla Jr.

.: 46 :.


Camisa Shoulder Calça Lacoste Bolsa Lacoste Tênis Nike


Jaqueta Passarela.com.br Body Duetz Calça de linho Yuppie Tênis Schutz


Jaqueta Bomber Rádio Nacional Blusa Valisére Saia Duetz Óculos Chilli Beans

“O street style é uma moda verdadeira e natural. É despretensiosa, porque são desconhecidos que saíram de casa de manhã sem nem imaginar que poderiam influenciar outras pessoas” - Carol Valladão


Polo Lacoste Vestido Hope Óculos Chilli Beans Bolsa Vitor Hugo Anéis Pandora

Como não poderia ser diferente, Carol conta que tudo serve como inspiração, já que o street style é uma mistura muito pessoal. “Eu estou na rua vendo diversos estilos o tempo todo, então isso me inspira muito. Aprendo um pouco com tudo, com as pessoas na rua, um desfile que vejo, com tendências que surgem na rua mesmo”. Mas, como montar o look na hora de sair de casa? Ela explica. “Minha personalidade é muito única, por isso me inspiro bastante no meu humor diário. Se eu estou mais fechada, vou usar mais preto. Mas se estou bem humorada, em um dia de sol, acabo usando mais cores. É tudo estado de espírito!”


Vestido Duetz Jaqueta Bomber Shoulder Bolsa e sapato Arezzo


Saia Duetz Blusa Enjoy Sapato e bolsa Schutz


Macacão Enjoy Cinto Duetz

“Não tem receita para aderir ao street style. É uma coisa natural, de se vestir para você pensando na sua personalidade. A moda de rua é isso, o seu estilo chamando atenção.” - Carol Valladão


Óculos Chilli Beans Choker Swarovski Camisola Valisere Calça Levi’s Relógio Casio

O street style é internacional, mas também recebe elementos de cada cultura. “Tem um ‘momento’ global, coisas que o mundo inteiro está usando, como é o caso dos sneakers agora. Todo mundo está nesse movimento de conforto, de uma moda mais suave”, diz Carol. “E ao mesmo tempo tem a questão local, na Rússia as meninas podem estar usando tênis de uma forma diferente da que usamos aqui”, exemplifica. Os sneakers, aliás, são a peça principal do street style atualmente e não podem faltar na maioria das composições. A Carol adora: “as pessoas estão começando a ver que o tênis não é só para a academia, e dá para montar looks incríveis com ele, com vestido, saia, calça, jeans, uma infinidade de opções”. Uma das coisas bacanas do street style é ver as tendências serem criadas no dia a dia. “A um ano e pouco atrás eu vi a tendência do pompom, e no Brasil ninguém falava de deles.Quando eu mostrava, algumas pessoas até riam de mim. Hoje eu vejo todo mundo usando pompom e acho lindo, porque eu vi nascendo nas ruas”, conta.


Camiseta Lacoste Calça de seda Valisére Bolsa Anacapri Pulseira Swarovski Relógio Casio Sandália Schutz


Blusa Shoulder Calça Rádio Nacional Bolsa Victor Hugo Tênis Fila


Macacão Shoulder Jaqueta Bomber Enjoy Choker e pulseira Swarovski

“as pessoas estão começando a ver que o tênis não é só para a academia, e dá para montar looks incríveis com ele, com vestido, saia, calça, jeans, uma infinidade de opções”. - Carol Valladão


matéria de capa

Por Juliana Justino Fotos: Rafael Vaz

claudio piovesana Ousadia e dedicação são as marcas registradas do cabeleireiro

H

á mais de 20 anos no ramo de beleza em Santos, Claudio Piovesana é o queridinho de muita gente, que só confia as madeixas a ele. Descobrimos que o segredo para todo esse sucesso é muita dedicação e uma personalidade forte, de alguém que não tem medo de ousar, tentar, errar e aprender com os erros para alcançar tudo que deseja. Falamos com ele para entender o caminho trilhado para chegar a esse ponto da sua carreira, desde quando saiu do interior do Paraná aos 19 anos, e os desafios de quem deixou de ser funcionário de salão de beleza para empresário e dono do seu próprio negócio. Viver da sua arte não é fácil, mas ele adora!

.: 60 :.


Revista Studiobox - Como você começou sua carreira de cabeleireiro? Claudio Piovesana - Eu nasci cabeleireiro. Sou de Alvorada do Sul, uma cidadezinha no interior do Paraná. A gente morava em um sítio, e com seis anos de idade eu já penteava as bonecas de milho. Meu pai queria que eu fosse médico. Prestei vestibular, fiz de tudo, mas não adiantou: me tornei cabeleleireiro. Sempre gostei de cabelo e maquiagem, mas me profissionalizei mesmo aqui em Santos. Aqui, fiz o curso do Senac de cabeleireiro e depois de maquiador, e aí começou a minha carreira. O que te trouxe a Santos? Saí de casa com 19 anos, porque na minha cidade não tinha muita oportunidade de trabalho, e eu queria ser cabeleireiro. Então, arrumei um emprego em uma firma de contabilidade em São Paulo e fui atrás do meu sonho. Fiquei lá por dois anos, até que arrumei um trabalho no Guarujá e fui fazer o curso de cabeleireiro. Quando vim para a Baixada

.: 64 :.

Santista pela primeira vez, vi o mar e pensei “por que vou morar em São Paulo? Aqui é calmo, tem praia, quero morar aqui”. E, de fato, estou aqui há 25 anos. E como foi esse início? Quando eu me formei, o Serginho (do Serginho Coiffeur) pegou os melhores profissionais do curso e, como eu fui o primeiro colocado da turma, fui escolhido para trabalhar no salão dele. Aprendi muito com ele, dei meus primeiros passos. Depois montei um salão com uma amiga que também trabalhava lá, mas saí para trabalhar no Ângelo. Trabalhei também com o Celso Kamura, em São Paulo, por uns seis meses. E por que voltou? São Paulo é uma cidade louca e, apesar de gostar muito do Celso, não consegui ficar lá. Voltei para Santos e trabalhei novamente com o Ângelo, que é uma estrela e tem um trabalho lindo. Aprendi muito com ele, como ser humano. Ele é uma pessoa incrível.

Como você passou de funcionário de salão para empresário? Após essas idas e vindas, fui morar em Nova Iorque, mas quando as torres gêmeas caíram eu fui expulso de lá. Quando voltei, adivinha? Fui trabalhar com o Ângelo, mas logo apareceu um sócio-investidor e eu montei o salão onde estou hoje. Comprei a sociedade e aqui estou, há dois anos em carreira solo. Vale a pena o desafio de empreender? É incrível, delicioso. Tenho uma equipe super competente, que me ajuda em tudo, mas todas as decisões passaram a ser minhas e eu acho que assim funciona melhor. Tudo na vida tem um tempo. Foi importante ter um sócio e começar dessa forma, pois todos que passaram na minha vida me ensinaram muito para que eu pudesse chegar onde cheguei. Mas hoje estou bem feliz sozinho. A rotina é muito corrida? Eu vivo para o meu salão. Acordo de manhã, vou para a academia, venho para


o salão e só saio à noite, na hora de ir pra casa e dormir de novo. Não saio nem para o almoço. Amo meu salão, gosto muito disso, fico satisfeito. Não gosto nem de viajar, para não deixar o salão sozinho. Fico triste quando estou longe dele! Como foi juntar as duas áreas, maquiagem e cabelo? Eu sempre fiz cabelo, e quando fui fazer o curso de maquiador pensava que minha mão era muito grande, tinha a sensação de que ia esmurrar a cliente e não ia conseguir maquiar nunca. Mas hoje elas dizem que minha mão é leve, e eu acredito que minha maquiagem é muito boa. Faço isso há 22 anos, e tenho clientes que estão comigo desde o início, então devo estar fazendo um bom trabalho. Você estuda? Como se mantém sempre por dentro das novidades? Estou sempre me atualizando. Acho importante e vou em todos os congressos, sempre compro revistas pra ver as novidades. Faz parte da profissão. Eu vejo, estudo, olho, imagino como pode ter sido feito, tento fazer, erro, faço de novo... Aprendo todo dia. Sou fissurado na minha profissão, e acho que tem que ser assim. De onde vem tanta inspiração? Tem coisa que eu vejo e falo “nossa, eu quero fazer isso!” ou “queria muito ter feito aquilo, por que já fizeram?”. Mas

não perco a oportunidade de copiar. Afinal, por que não? Vejo o trabalho de outros profissionais e falo que achei lindo, que vou tentar fazer e ver se fica bom. Algumas pessoas têm a mão mágica, porque é demais o que fazem. Às vezes vou em um congresso e vejo algo que fico pensando se existe a possibilidade de ter sido feito por uma pessoa. Mas existe, eles fazem coisas lindas. E tudo é inspiração.

“Eu nasci cabeleireiro. Com seis anos de idade já penteava as bonecas de milho” Como levar isso para as clientes? Eu acredito que há um conceito de moda, mas existe também uma grande inspiração e você tem que mesclar isso no desejo da cliente. Tem gente que vem e quer cortar de um jeito só porque está em alta, mas não é assim que funciona. Acredito que esse é um dos motivos de eu fazer sucesso com as minhas clientes, porque respeito muito a vontade delas. Elas entendem quando você diz que não vai ficar bom?

Eu converso, explico o que ficaria melhor dentro do que eu acredito e a gente entra em um consenso. Assim, nem ela fica triste e nem eu fico decepcionado com o que fiz. É horrível fazer algo que você não concorda, eu não trabalho assim. Tem alguém da área que você admira como profissional? Tem vários. Trabalhei pouco tempo com o Celso Kamura, mas acho que ele é um dos mágicos da mão. Tem muitos que eu admiro, sempre tem alguma coisa linda que fizeram. Aqui em Santos tem um monte, muita gente boa. O mercado de beleza em Santos é bom? Acho que já foi melhor, em todos os campos profissionais. Apesar da crise, eu acredito em trabalhar mais nesse momento, tentar mais, fazer mais. Existe muita gente boa, e muita gente tentando. Tem para todo mundo, não estou criticando. Com trabalho simples, arrojado ou fantástico, todo mundo tem seu espaço. Mas hoje em dia tem muito salão. Pessoas que não são cabeleireiros abrem salão querendo ganhar dinheiro. Eu sou um profissional e vivo da minha arte, então acho que isso funciona de forma diferente. Quais são as diferenças? Vou falar por mim. Tive um sócioinvestidor, e quem investe quer retorno, .: 63 :.


não quer saber da mágica. Nosso trabalho é mágico, mas aí você fica voltado para o dinheiro e a magia vai se perdendo. Fica monótono, chato, irritante. E não é isso que funciona. É preciso ter paciência e entender que o cabeleireiro é um artista. Mas como empresário você também precisa pensar no dinheiro. Sim, eu sei administrar, mas considerando isso tudo. Não fico me cobrando para atingir metas. Se eu não tenho dívidas, está ótimo. Consegui trabalhar, fiz o que queria e não me violentei. Não vale a pena se violentar para suprir a necessidade do dinheiro. As pessoas querem ser como você, se inspiram no seu trabalho? Acredito que sim, não sei. Eu noto isso às vezes, quando chega um funcionário novo aqui no salão e ele vem com essa cabeça. Mas depois vê que é tudo muito mais simples, porque a beleza está no leve, sem exagero. Quando entendem que a simplicidade é linda, percebem que não precisam me colocar no pedestal. Eu sou normal, me dedico muito à profissão e melhoro cada dia mais, ainda tenho muito para melhorar.

Kleber Filetto, amigo meu, e ele cortou uma franja em 3D, que eu nunca tinha visto na vida. Falei pra ele que tinha sido fantástico, porque fui até lá e aprendi a cortar uma franja em 3D. E ele me disse que a grande busca de um profissional é isso, aprender. Nem que seja a cortar uma franja. E, ainda bem, tem sempre alguém te ensinando alguma coisa em todos os momentos da vida. Você imaginava chegar onde chegou? Não. Imaginava ser cabeleireiro, trabalhar em um salão, como eu comecei. O Serginho era um salão legal, assim como o Angelo, o Celso... Várias coisas legais aconteceram na minha vida. Eu imaginava ser um bom cabeleireiro, mas eu não imaginava ter o salão e a clientela que eu tenho, a vida que eu tenho, que graças a Deus e ao trabalho, eu consegui.

“Tem sempre alguém te ensinando alguma coisa em todos os momentos da vida”

Qual dica daria para estas pessoas? Paciência e muita dedicação. Todos os dias você vai fazer um cabelo que você poderia ter feito melhor, melhorar a ponta, a costeleta... E assim vai crescendo. Sou muito exigente comigo, se você não for exigente com você e o seu trabalho, não funciona. Não dá para se achar o top, the best. Tem que ter humildade e sempre querer melhorar.

O que você aprendeu nesse caminho? Respeito e humildade, a respeitar os outros profissionais. Quando a gente é novo tem um deslumbre, eu já passei por isso. Você acha que é o máximo, mas depois vai vendo que tem muito para aprender e tem que respeitar quem sabe mais, as pessoas mais velhas, os outros profissionais e ter humildade.

Foi assim que conquistou seu espaço? Sim, dessa forma que se chega longe. Tendo humildade de falar que não sabia e aprender. Uma vez fui em um curso do

O que Santos representa para você? Santos representa tudo pra mim. Minha família ainda mora no interior do Paraná e vou para lá duas ou três vezes por ano,

.: 64 :.

mas quando chego lá estou em um lugar estranho. E quando começo a descer a serra já me sinto em casa. Eu fiz minha vida em Santos e aqui me sinto acolhido, muito amado. Minhas clientes me amam e eu amo todas elas. Acabo me tornando amigo, confidente... Eu sou muito aberto, falo, choro, eu adoro isso. ´Me emociono com a vida delas, e elas com a minha. É uma grande troca, e é maravilhoso, pessoal e profissionalmente. Você respira beleza o dia inteiro. O que é beleza para você? Essa é uma pergunta profunda! Eu consigo ver beleza em tudo. Tudo pode ficar bonito ou melhorar com um bom corte de cabelo ou maquiagem. Não só externa como internamente. Não estou falando da beleza plástica, tipo Gisele Bündchen, que chega arrasando e parando tudo. Existem outros tipos de beleza e é importante assumir isso e não se esconder. Você passa isso pras suas clientes? Sim. Tem que deixar mudar, embora exista uma luta muito interior de cada cliente, tem gente que gosta assim, se imagina só assim. Mas algumas cedem e acabam ousando e brincando um pouco. A vida é muito rápida e as pessoas ficam naquela mesma coisa. Tem mulher que usa o mesmo cabelo desde a festa de 15 anos, não pode isso. Tem que brincar, mudar a cor, o corte, enrolar, esticar, prender, fazer coisas... Cabelo é isso. Você aplica isso na sua vida? Sim, em tudo. Inovar, ter atitude de mudar. A vida é um ciclo. Se eu tivesse a mesma cabeça de quando eu tinha 20 anos de idade... Deus me livre! A maturidade é incrível, mas você tem que evoluir junto, se modernizar, aprender... É uma grande evolução todos os dias.


De onde veio a inspiração para fazer a foto da capa da Studiobox? Certa vez, vi uma foto do Caetano Veloso piscando com um olho maquiado. Aí é aquela coisa de gostar e tentar reproduzir, mas não gostei do resultado. Então ficou com o olho aberto e maquiado mesmo, que é uma referência ao meu trabalho, com cabelo e maquiagem. Outra coisa interessante nessa foto é o colete que estou usando, que era do meu pai. Ele morreu há dois anos e resolvi fazer uma homenagem para ele.

Tem algum ritual de beleza? Tenho vários, sou muito certinho com isso. Por exemplo, acabei de tomar banho, fiz a barba, passei vitamina C, protetor solar e só então saí de casa. Agora vou escovar o cabelo, fazer o meu topete. Eu gosto, faz parte da minha profissão. Domingo e segunda ninguém me pega, nem a barba eu faço. Mas, para trabalhar... Eu me enfeito e me monto mais do que para sair para balada. Acho que é uma forma de respeito com minhas clientes, com a noiva que vou aparecer no álbum de casamento.

Como era a relação com o seu pai? Incrível! Ele era um fofo, e minha mãe também é. Eles sempre me apoiaram, eles e meus sete irmãos e irmãs, nos amamos muito.

Como é fazer parte desse momento especial na vida das clientes? É fantástico! Eu fiz parte de um dos melhores dias da vida de alguém. A pessoa me escolher entre tantos para maquiar e pentear em um dia tão especial faz com que me sinta extremamente importante. Fora que cada casamento é uma aventura, às vezes até engraçadas. E o fotógrafo que puxou o fio do vestido da noiva? Foi tirar uma foto, colocou uma coisa em cima e quando foi tirar puxou

Você é muito encanado com beleza? Sou super vaidoso, gosto de me cuidar. Me preocupo porque estou ficando careca, faço academia todo dia, estico tudo que posso esticar. Eu gosto, fazer o que? O importante é se sentir bem.

um fio do vestido, que era todo de seda. A gente tem que driblar e dar conta da situação. Eu fiz corte e costura quando tinha 15 anos, então acho que me preparei bem para ser cabeleireiro de noivas! E quando as coisas dão errado? Se dão errado, elas não sabem. Eu costumo dizer isso para as noivas: por que ficar tão nervosa? Se alguma coisa der errado no dia, ninguém vai saber, só você. Aqui é a mesma coisa. Se acontecer alguma coisa no cabelo, a gente contorna e ela não vai nem saber. Nesse dia não tem como ser de outra forma. Tem o contrário também, quando dá muito certo? Tem sim, e eu penso “nossa! que incrível isso que eu fiz!”, mas faço cara de que já estava tudo planejado. O que o futuro te reserva? Se Deus quiser, muito trabalho ainda, muita coisa. Tenho muitos projetos que vão acontecer. Planos ousados, mas que são segredo.


médico oftalmologista CRM 124474

boom

da miopia global

C

omputador, celular, tablet. Durante o dia, estamos de olhos vidrados neles. Essa sobrecarga da visão pela tecnologia já está trazendo consequências e, no futuro, o problema será ainda maior.

Conduzido pelo Instituto da Visão Brien Holden e com a participação da Academia Americana de Oftalmologia, o levantamento aponta para o fenômeno chamado entre os especialistas de “boom da miopia global nos tempos modernos”.

Recentemente, a revista Ophthalmology, uma das mais conceituadas na área, divulgou os resultados de uma pesquisa que traz um alerta importante.

As pessoas nunca demandaram tanto esforço visual como agora e, além disso, estão cada vez mais distantes de atividades ao ar livre. Essa transformação tão drástica do estilo de vida acarreta a miopia ocasionada pelo fator ambiental, e não genético, que é um dos fatores mais prevalentes.

Segundo a publicação, metade do planeta terá algum grau de miopia em 2050. E o Brasil segue a mesma tendência. O estudo aponta que em 2020, ou seja, daqui a quatro anos, a prevalência de míopes em nosso País será de 27,7%. Em 2050, a perspectiva é que metade dos brasileiros – 50,7% - seja míope. .: 68 :.

A miopia é um erro refracional que faz o indivíduo ter dificuldade para enxergar de longe. Como a miopia é uma condição, e não uma doença, ela não tem cura. É corrigida

oftalmologia

Guilherme Colombo

com óculos, lentes ou cirurgia, dependendo do caso. O aumento mundial dos míopes já é uma realidade. Metade dos adultos dos Estados Unidos e da Europa sofre de algum grau de miopia; na China, 96% dos jovens do sexo masculino de 19 anos têm miopia. Altas miopias – acima de 6 graus – aumentam o risco de descolamento da retina, catarata, glaucoma e degeneração macular. Mas podemos melhorar a situação com pequenas mudanças de hábito, como fazer pausas a cada hora de uso do computador, videogame ou celular. Um estudo de 2013 descobriu que estudantes de Taiwan solicitados a passar seu intervalo de 80 minutos ao ar livre em vez de dentro das salas tiveram uma incidência de miopia de 8% em comparação com os 18% de uma escola vizinha. Aparentemente, é tudo uma questão de equilíbrio. E, é claro, isso vale para todos nós!


dentista CRO 55068

da boca

para todo o organismo

H

oje, a odontologia estética é a maior preocupação dos pacientes e profissionais, tanto que pouco se elucida sobre os problemas que o comprometimento da saúde bucal pode causar ao nosso organismo. Algumas doenças sistêmicas, como diabetes, problemas cardíacos e até partos prematuros podem estar relacionados com problemas bucais. A cavidade bucal é rica em microorganismos, que convivem em harmonia mantendo o equilíbrio entre saúde e doença. Ao menor sinal de desequilíbrio, eles passam a ser os agressores. Por isso, muitas vezes a mucosa dá os sinais de alerta sobre o que ocorre em outros órgãos do nosso corpo. Um problema bastante comum é a inflamação gengival, conhecida como .: 70 :.

gengivite. Essas bactérias podem cair na corrente sanguínea e causar complicações, como: Problemas respiratórios: essas bactérias podem se alojar no pulmão e causar pneumonia ou mesmo agravar doenças pulmonares crônicas. Problemas cardíacos: pessoas que têm gengivite ou infecção dental apresentam um risco maior de ter complicações do sistema cardiovascular, com o dobro da possibilidade de um ataque fatal.

odontologia

Renata Cavassa

Um outro problema muito sério - e na maioria das vezes fatal - é a endocardite bacteriana, que acontece quando uma bactéria bucal cai na corrente sanguínea e se aloja no músculo cardíaco, levando o paciente a óbito rapidamente. Para agravar o cenário, o panorama da saúde bucal do brasileiro está em estado de alerta. Um estudo avaliou as condições de 4,3 milhões de pessoas, e o resultado não é animador: média de dentes sadios de 16, ou seja, pouco mais da metade dos 32 dentes permanentes. E ainda, 65% dos pesquisados tinham doenças relacionadas à gengiva.

Derrame: estudos revelam que há relação entre infecções bucais e risco de AVC (acidente vascular cerebral).

Não esqueça que a saúde da boca também é a saúde do corpo e que problemas bucais não são determinados apenas pela estética.Ter um sorriso saudável é o primeiro passo preventivo para se evitar a entrada de bactérias. Afinal, a saúde começa pela boca.

Já durante a gestação, devemos redobrar os cuidados para evitar um parto prematuro.

Por isso, siga as três regras básicas: boa higiene oral, dieta balanceada e consultas regulares ao seu dentista!


13. 3252.3757 13.99822.2222


médica dermatologista CRM 91690 RQE 24843

Acne

na mulher adulta

A

acne sempre foi considerada um quadro típico da adolescência. Mas hoje é cada vez mais frequente encontrar, no nosso consultório dermatológico, mulheres de 25, 30 e até 40 anos com queixas de cravos e espinhas. Quais são as causas desses problemas na idade adulta? O problema pode ser desencadeado, mantido ou agravado por condições simples, como higiene inadequada e uso de produtos inadequados para o tipo de pele, além de problemas hormonais e outras doenças. Higiene inadequada A higiene diária deve ser feita com produtos capazes de remover a oleosidade, mas sem causar um ressecamento exagerado. O objetivo .: 72 :.

é remover restos de maquiagem, poluição, controlar a oleosidade excessiva e evitar que os poros da pele fiquem obstruídos. A obstrução dos poros pode levar ao aparecimento de cravos e, posteriormente, de espinhas. Uso de cosméticos inadequados O veículo do produto cosmético utilizado pela paciente é tão importantes quanto o princípio ativo da formulação. Geralmente indicamos formulações em gel, sérum ou loção ‘oil free’ (livre de óleos) para pessoas com pele oleosa. Para peles secas, recomendamos formulações em loção cremosa ou em creme. Alterações hormonais Problemas hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, podem desencadear, agravar ou manter um quadro de acne.

dermatologia

Roseli Andrade

Estresse O estresse pode aumentar o cortisol do organismo e este pode acelerar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Dê prioridade a sua qualidade de vida! Dieta inadequada Estudos recentes mostram que há ligação entre a dieta e o aparecimento da acne. Isso se confirma em uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, que apontou o consumo de alimentos com alto índice glicídico como fator desencadeador de lesões acneicas. Outros estudos confirmam esse achado. Alimentos ricos em açúcares aumentam a produção de insulina, que acaba aumentando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O importante é buscar soluções. Existem vários tratamentos que podem ser realizados, desde cremes, remédios orais , peelings e lasers. Procure sempre orientação do seu dermatologista!


Nosso propósito é fazer uma significativa diferença em tudo que realizamos. Desenvolvimento Humano e Organizacional através de programas de Coaching, Treinamentos, Oficinas e Palestras. Total apoio a equipes de Recursos Humanos através de pesquisas, avaliações, aplicação - MBTI, Coaching individual e grupos. Programas especiais de orientação vocacional. Coaching Humanístico - Metodologia exclusiva, processo focado na pessoa, com ações práticas de desenvolvimento e aprimorameto pessoal. MBTI® - Myers-Briggs Type Indicator®, solução versátil e poderosa que ajudou milhões de pessoas em todo o mundo a compreenderem si mesmas e perceberem como elas interagem com os outros.

Atendimento individual • grupos • supervisão • certificação internacional Humanistic Coaching • workshop • cursos regulares

Contato: (13) 3022–2244 - (13) 7805-4665

engenhariadehabilidades.com.br

Av. Conselheiro Nébias 754 Cj. 1619 - 11045-002 Santos – SP


nutricionista clínica e esportiva CRN-3 26562

vitaminas

e sais mineirais

P

raticar atividades física é comum hoje em dia, seja diariamente ou em menor frequência, buscar um estilo de vida mais saudável já se tornou um hábito da população. É importante salientar que todos que praticam atividade física necessitam de vitaminas e sais minerais para mantê-los firmes, seja qual for o tipo de exercício. E esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos potencializadores da força, energia e desempenho. Consumir vegetais, frutas, sementes, proteínas e óleos variados é indispensável, mas nem sempre conseguimos atingir as necessidades recomendadas apenas com a alimentação. Ainda mais com a correria do dia a dia e a consequente falta de planejamento para uma alimentação adequada e completa. .: 74 :.

nutrição

Maria Luiza Migotto

Por isso, atletas amadores também precisam de suplementação. A regra é clara: quanto mais você pratica atividade física, mais precisará de nutrientes, sejam eles disponibilizados via alimentação ou suplementação.

Somente com as vitaminas e minerais regulados é possível ter um maior poder ativador de formar músculos e ainda trazer força para o desempenho das atividades. E, assim, conseguimos perfeita harmonia e equilíbrio, fazendo com que o corpo funcione perfeitamente.

Dica: A prática diária de exercícios físicos pode baixar sua imunidade, então é interessante consumir alimentos ricos em vitamina C depois do treino. Para isso, indico sempre o consumo de frutas, in natura e integralmente - fibras e suco, sem perda do alimento.

Além do bom desempenho em atividades físicas, independente da intensidade, vitaminas e minerais participam de diversas reações metabólicas, são indispensáveis para o sistema imunológico e bom funcionamento do aparelho digestivo, vias urinárias, sistema nervoso e sistema cardiovascular.

Também oriento sempre aumentar o consumo de água, pois isso ajudará a repor os níveis de hidratação no corpo, o que é fundamental. Além de ter uma alimentação equilibrada e de acordo com as suas necessidades!

O consumo diário desses nutrientes também impede que o organismo tenha deficiências que poder causar lesões ou injúrias celulares, principalmente em treinos intensos.

Eu acredito e defendo a teoria de que tudo é saudável se consumido de maneira correta e tudo que é ingerido de maneira excessiva - ainda que seja saudável - pode trazer problemas ao corpo. E o mesmo acontece com as vitaminas e os sais minerais. O segredo do equilíbrio é a quantidade certa!


Rodrigo Ramos

fitness

personal trainer

aeróbico

não emagrece?

S

e o assunto é definição muscular, os alunos logo me perguntam: vou fazer mais exercícios aeróbicos?

a respeito do direcionamento e da eficiência do treino aeróbico que é utilizado para promover a perda de gordura corporal.

Eu sempre respondo que não, para espanto deles. E exemplifico para eles. Afinal, quem tem o corpo mais definido: o atleta da ginástica olímpica ou o da maratona?

Isso acontece porque o corpo sempre busca o estado de equilíbrio e, se você fizer exercícios aeróbicos sem restrição de consumo de calorias a balança não vai se mexer.

Esse mito se estabeleceu porque os índices de obesidade aumentam a cada dia mais e muita gente passa pouco tempo praticando exercícios.

Por que o exercício aeróbico não emagrece?

Assim, cria-se um veredicto – que é falso – de que não conseguem emagrecer, mesmo praticando exercícios físicos. Graças a esse pensamento, começam a aparecer alguns questionamentos .: 76 :.

Vários artigos vem mostrando que só ter exercício aeróbico no seu programa de treino causa um emagrecimento muito modesto, de dois quilos no máximo. E aqui estamos falando de peso em geral, o que pode incluir também a massa muscular magra.

E para potencializar a perda de peso, deve-se introduzir o controle alimentar restritivo, pois, nesses casos, a soma de exercício aeróbico e dieta proporciona as mesmas perdas que fazendo apenas a dieta. O grande problema é que isso cria um ciclo vicioso do exercício aeróbico de baixa intensidade. Ou seja, você faz mais aeróbico e restringe a ingestão de calorias para emagrecer, mas o seu corpo responde degradando a massa muscular e aumentando sua porcentagem de gordura. E, dessa forma, você para de perder peso. O que podemos fazer? Como uma adaptação mais interessante, devemos focar em programas mistos de exercício, com foco no aumento da massa muscular - assim gastamos mais calorias em repouso - e nos treinos aeróbicos mais curtos e intensos, para aumentar a capacidade de queimar gordura em repouso sem afetar o ganho de massa muscular.


fisiologista CREF 064042-G/SP

cafeína

alta performance e emagrecimento

V

poupador de glicogênio, no qual a cafeína consegue aumentar a disponibilidade de gordura, que gira o ciclo de Krebs e acaba gerando mais energia.

É um potente estimulante direto do nosso sistema nervoso central, provocando a liberação de catecolaminas, o que melhora nosso estado de alerta, aumenta a diurese e a frequência cardíaca e diminui a sonolência.

Pensando nisso, estudiosos resolveram pesquisar o poder emagrecedor da cafeína. E não é que encontraram? Um recente estudo analisou dois grupos de mulheres obesas: um utilizou cafeína enquanto o outro usou placebo. Ambos tiveram o mesmo sistema alimentar e de treinamentos físicos durante dois meses e meio. O resultado foi a diminuição de 6 kg a mais no grupo que utilizou a cafeína. Eles concluiram que além dos efeitos estimulantes já citados, a cafeína também aumentou a taxa metabólica e ainda causou diminuição do apetite!

ocê com certeza já ouvir falar dela, mas acredito que não saiba muito a respeito dessa droga. Sim, a cafeína é uma droga. Da classe das metilxantinas, ela é encontrada em diversos alimentos, como café, guaraná, chás, chocolate e até em alguns refrigerantes.

Diversos estudos relacionam a cafeína com o alto rendimento no exercício físico. Estudos mostram que ingerindo doses entre 2 e 9 mg/kg de cafeína cerca de uma hora antes dos exercícios, os atletas apresentaram maior resistência à fadiga! Esses resultados são causados pelo efeito .: 78 :.

Simplificando, além de te fazer treinar melhor, ela te deixa com menos fome, mais estimulado, mais ativo e ainda

suplementação

Luiz Fernando Miranda

faz o seu metabolismo utilizar mais gordura como fonte de energia. Parece maravilhoso, né? Mas a cafeína também tem seus efeitos colaterais, como taquicardia, insônia, agressividade e hipertensão. Por isso, ela não é tão segura para todos, e é preciso usá-la com a orientação de um médico ou nutricionista, que fará os ajustes na dosagem de acordo com a tolerância e sintomas do paciente. Pensando nisso, algumas empresas investiram em suplementos a base de cafeína que respeitam as doses seguras para a sua utilização: o The Cutter, da GT Nutrition USA está entre os mais indicados por diversos profissionais e proporciona ótimos resultados. Procure um profissional para ajustar a dose ideal e melhorar sua performance e/ou emagrecimento! Para alcançarmos qualquer objetivo, precisamos alinhar quatro pilares: alimentação, treinamento físico, descanso e metabolismo. Por isso, não adianta sair comprando cafeína por aí sem ter em mente toda a estratégia para o seu objetivo!


cirurgião plástico CRM 86508

Lipo

ultrassônica

D

entro das inovações tecnológicas existem interações de tecidos com aparelhos que com bisturi, uma tesoura ou uma cânula sozinhos não conseguimos obter o mesmo efeito. Este é o caso da lipo ultrassônica, que emite pulsos acústicos vibratórios do ultrassom da ponta de um sonda. A vantagem é que, em contato direto no interior da pele, reduz a gordura e celulite e causa retração da pele. Outra vantagem é causar menos sangramento do que uma lipoaspiração convencional, menos dor e equimose (marcas roxas) e um pós-operatório que varia de paciente para paciente, mas que normalmente é mais rápido e menos doloroso. A lipoaspiração com cânula é usada depois do aparelho. Com a onda pulsada do ultrassom em contato direto .: 80 :.

com a gordura, ela se torna líquida, o que chamamos de emulsificação. Até aqui, a gordura não foi lipoaspirada, apenas derretida e remodelada. A seguir é passada a cânula para aspirar a gordura já tratada, sem necessidade de exercer força. Por isso, a técnica também é conhecida como lipoaspiração suave, que exigemenos força na mão de quem aplica a técnica. Esse tratamento está indicado para qualquer lipoaspiração, pois remodela a área da pele com celulite, trata a gordura facial, da ‘papada’, do braço com flacidez e dá um efeito mais modelador - o ‘efeito 4D’ - da gordura do abdômen. Pra quem ficou curioso, é só jogar “vaser lipo” no Google e ver as imagens dos resultados. Entre nós, cirurgiões plásticos, sabemos o quanto é importante

cirurgia plástica

Alexandre Nunes

oferecer qualidade na lipoaspiração utilizando a lipoaspiração superficial e profunda, porém muitas vezes temos a infelicidade de ter as marcas das cânulas passadas na pele. Com o advento da lipo ultrassônica, a lipoaspiração fica mais homogênea, pois as ondas se espalham e deixam a gordura da superfície mais homogênea e, consequentemente, obtemos maior retração da pele. No passado, muitos aparelhos de lipo ultrassônica foram lançados, porém eles podiam sofre um hiperaquecimento e causar queimadura dos tecidos. A evolução e segurança atual do aparelho utilizado nessa técnica está no fato de que ele causa o derretimento da gordura em um processo de cavitação e vibração intensa da gordura sem o aquecimento como agente principal. Assista ao vídeo explicativo no canal da Clínica Blanco: www.youtube.com /clinicblanco


motor

Por Juliana Justino

kia sportage

Quarta geração surpreende na esportividade Premiado em todo o mundo, o novo Sportage chega ao mercado brasileiro com ainda mais itens de conforto e de segurança

P

resente no Brasil há exatos 20 anos, o Sportage chega à quarta geração com design renovado e itens de conforto e segurança capazes de superar o seu modelo anterior, se posicionando no mercado com mais sofisticação, esportividade e dinamismo. A terceira geração do SUV foi um sucesso, com mais de 1,6 milhão de veículos comercializados no país entre 2009 e 2005, e agora a Kia Motors espera ultrapassar a marca de 3 milhões de unidades vendidas da quarta geração nos próximos cinco anos. “Certamente, o novo Sportage será mais um sucesso da Kia Motors pelo mundo. No Brasil, a .: 84 :.

partir da 3ª geração, o Sportage sempre foi nosso carro-chefe. Pela boa receptividade da 4ª geração, estou seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto”, elucida José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. O novo posicionamento entre os modelos premium da categoria SUV compacto é sustentado por quatro pilares: design, segurança, novos opcionais e alterações substanciais nas dimensões estruturais do veículo, que aumentou seu comprimento, altura e distância entre-eixos. Assim, além de proporcionar maior conforto para todos os ocupantes, o volume do porta-malas ainda subiu de 740 para 868 litros.

Sua parte dianteira impressiona tanto pelo design como pela funcionalidade, com luzes diurnas de navegação icônicas e circulares em LED, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas, luz de setas e faróis de neblina dinâmicos, com dois modelos distintos para as versões LX e EX. Na traseira, além das lanternas que ficaram mais sofisticadas, o modelo ganhou um spoiler com defletor lateral, reduzindo a resistência do ar e melhorando a eficiência de consumo de combustível. Para destacar o perfil esportivo, a versão de entrada da Sportage


conta com rodas de liga leve de 17 polegadas e a topo de linha, rodas de 19 polegadas. Por dentro, o novo modelo foi totalmente renovado para trazer mais conforto e conveniência para motorista e passageiros e, à primeira vista, já se nota a mudança do painel de instrumentos. A versão LX tem itens de série como ar-condicionado manual, piloto automático, chave tipo canivete, descansa-braço ampliado, portaobjetos e porta-copos, iluminação no porta-malas, rádio com CD e MP3, bluetooth e controle no volante ligado a um sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, travamento e vidros elétricos e câmera de ré. Já na versão EX, os itens de série são ainda mais exclusivos e incluem ar-

A Kia investiu pesado em programas de pesquisa para reforçar a segurança ativa e passiva de seus veículos condicionado digital, ajuste elétrico do banco do motorista, computador de bordo integrado e bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas em couro. A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico, que foi ampliado em mais de 20 cm². Mas como não dá para viver só do visual, o novo Sportage também

se destaca pelo desempenho. Está disponível com motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT. Alimentado com etanol, o motor entrega 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm. A Kia investiu pesado em programas de pesquisa e desenvolvimento para reforçar a segurança ativa e passiva de seus veículos e oferece nessa versão do Sportage os mais elevados níveis de proteção aos ocupantes. As duas versões do Sportage 2017 estão disponíveis ao mercado brasileiro com preços ao consumidor final de R$ 112.990,00 (LX) e R$ 137.990,00 (EX). O Sportage possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.


Diego Martins

marketing

gestor de redes sociais e palestrante

o senhor da imagem

A

primeira coisa que me vem à cabeça quando penso em fotos espontâneas e que não precisam de legenda para explicá-las é a figura de Barack Obama. Em tempo de transformação de mídias, velocidade e busca de engajamento, uma foto bem tirada representa 90% do resultado final do sucesso em uma postagem. Mas será função só do fotógrafo tirar uma boa foto? É mais como transformar a foto de uma figura em um jogo de dupla; fotógrafo e fotografado precisam interagir de forma perfeita e natural, porque muitas vezes não é possível repetir um movimento ou interação da audiência com o fotografado. .: 86 :.

A direção de arte de uma foto acaba sendo muito mais do fotografado, que faz movimentos esperando o feedback de terceiros para gerar fotos incríveis, do que do fotógrafo. Quem precisa de um design quando você tem uma foto incrível? Personalidades, políticos e influencers em geral são dependentes diretos destes mecanismos e, por consequência, marcas que usam essas figuras em posts também serão. O marketing mudou e a publicidade mudou junto. A foto que era feita em estúdio para um anúncio em revista do próximo mês virou uma foto para um post no Instagram realtime ou, mais recentemente, um ‘Snap’. O selfie, na minha opinião, está bem cansado, batido, chato... Então

seguimos para o próximo passo, e nele o mestre dos mestres é Obama. Podemos até chamá-lo de o ‘Senhor da Imagem’, pois domina de forma perfeita tempo e pessoas; sabe a hora certa de segurar o passo, sorrir, chorar, tocar... Sim, a inteligência emocional chegou às fotos, assim como o carisma e a direção de arte chegaram às fotos realtime. Sua marca, sua imagem e seu marketing pessoal dependem da foto que você tira, de onde você tira, de com quem você tira e como ela tirada! Você pode parecer um estúpido ou um vencedor. Por isso, pense bem. Uma foto não é mais uma lembrança, e cenas do cotidiano viraram anúncios. Agora é com você: filtro, brilho, contraste e tantos outros detalhes você ainda consegue corrigir em aplicativos. O problema está em tirar bem a foto e saber se vale a pena postá-la. Lembre-se: nas redes sociais o ‘não fazer’ também é uma ação. Desapegue, exclua a foto e parta para o próximo evento!


Andrea Umbuzeiro

coaching

humanistic coach trainer

o que importa agora é ‘ser’

Em um papo sobre saudade com um grupo de colegas, lembrando dos tempos de escola, alguém questionou: “E o ‘fulano’? Nunca mais vi. Deve trabalhar na NASA ou ser um empreendedor”. Naquele tempo, acreditávamos que ‘CDF’s (termo hoje substituído por ‘nerd’) seriam sempre os vitoriosos profissionalmente e financeiramente com exceção dos ‘profissão herdeiro’. Toda turma tem um “assessor de imprensa”, que ainda continua sabendo da vida de todos. E ele nos surpreendeu com um relato antagônico: a maioria dos nerds não conquistara tanto assim e muitos de nós, simples mortais, havíamos progredido mais, em comparação direta. Como explicar? O que pode ter acontecido na vida deles? Doença? Perda de alguém? Drogas? Decepção amorosa? .: 88 :.

Durante séculos aceitamos a educação formal sem contestá-la, depositando a confiança nas instituições de ensino e no intocável professor. O conhecimento técnico era o objetivo: fazer contas, classificar seres vivos, se localizar no globo, enfim, acumular conhecimentos para que as gerações futuras não regredissem ao tempo das cavernas e pudessem orientar o indivíduo a escolher um ofício, que o acompanharia durante toda a vida. Passamos décadas em instituições de ensino aprendendo um resumo das coisas. A única matéria que não nos ensinam é sobre nós mesmos. Sobre como funciona o comportamento humano e como podemos desenvolver habilidades e descobrir novas. Não nos ensinaram a conviver. O resultado é uma profunda deficiência de autoconhecimento,

fator preponderante na maior parte de conflitos relacionais. Não aprender sobre o comportamento humano gera questionamentos sobre quem somos e como podemos melhorar. Experiência e conhecimento atualmente não garantem mais a estabilidade financeira, profissional e emocional. Do lado pessoal, não nos vinculamos às pessoas por conhecimento técnico e experiência, mas por valores e comportamentos. No âmbito profissional, as empresas continuam a contratar pessoas pela sua experiência e conhecimento técnico, mas continuam a demiti-los por questões comportamentais. Não estou afirmando que conhecimento técnico não é importante, mas apenas que ele não é mais suficiente. Àqueles que demorarem a perceber este contexto, cada vez mais prejudicarão a qualidade de suas relações e sua própria sensação de felicidade, tornando-se seus próprios algozes, pois tratar os outros como se deseja ser tratado é um grosseiro equívoco. Pelo simples fato de eles não serem você!


advogada

lei maria da penha 10 anos de combate à violência

N

o dia 7 de agosto deste ano, a Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, que é um marco no combate à violência doméstica no Brasil, completou 10 anos. A lei traz o nome de Maria da Penha Fernandes, vítima de violência doméstica por mais de 20 anos, e que ficou paralítica após ter sofrido duas tentativas de assassinato por parte do então marido. Ela enfrentou uma árdua luta judicial e esperou quase 20 anos para vê-lo punido. Em 1998, em razão da morosidade no julgamento de seu ex-marido, Maria da Penha enviou seu caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos denunciando a tolerância do Estado com a violência doméstica. O Brasil foi condenado e a Corte recomendou a criação de lei para prevenir

.: 90 :.

e punir a violência doméstica. A Lei Maria da Penha é reconhecida pela ONU como pioneira e uma das melhores legislações do mundo na defesa dos direitos das mulheres. Hoje as mulheres podem contar com delegacias e policiais especializados em violência contra a mulher, diminuindo o constrangimento em ir a uma delegacia para denunciar a violência sofrida e registrar a ocorrência. Na maioria dos casos, o parceiro é o agressos, mas é importante destacar que a lei também contempla agressões de quaisquer outras formas, do irmão contra a irmã; genro e sogra; a violência entre irmãos ou filhos e contra a mãe e mulheres que tenham um relacionamento com outra mulher. Ela abrange qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral ou material.

direito e cidadania

Christiane Fatalla

Entre as inovações trazidas pela lei está a velocidade no atendimento aos casos. Depois que a mulher apresenta queixa na delegacia de polícia ou à Justiça, o juiz tem até 48 horas para analisar a concessão de proteção. Além disso, ampara a mulher dentro e fora de casa, uma vez que criou medidas protetivas à mulher em situação de violência e medidas obrigatórias ao agressor, de acordo com o risco que a mulher corre. O autor da violência não pode cumprir penas alternativas ou ser punido com multas, e pode ser enquadrado na suspensão da posse ou restrição do porte de armas, na prisão preventiva, no afastamento do lar, na proibição de contato com a ofendida e no pagamento de pensão alimentícia à família. A Lei Maria da Penha é um marco no despertar para uma sociedade mais justa, mostrando que um dos maiores problemas que geram violência contra a mulher é a desigualdade de gênero, tendo com isso, estimulado um encorajamento definitivo e sem retrocesso das mulheres para que busquem seus direitos e a igualdade de oportunidades.


jornalista especializada em Economia

o feijão

nosso de cada dia

A

Internet recentemente foi tomada por piadas sobre o elevado custo do feijão, mas a inflação no período desacelerou. Mas, então, como assim?

climáticas desfavoráveis. O feijão mulatinho aumentou 34% em junho. Em contrapartida, o custo da cenoura teve queda de quase 24% e o da cebola, 18%, em junho.

O mecanismo é simples: os índices de medição de preços no Brasil acompanham a realidade de todo o país, do consumo de variadas famílias e de vários produtos, fazendo com que a alta exagerada de um único item seja amenizada.

O IPCA é calculado tendo como base uma cesta de mais de 400 produtos - entre alimentos, transporte e serviços. Cada item tem um peso relativo no índice de inflação, dependendo de quantas famílias o consomem e em qual quantidade elas o fazem.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - o indicador da inflação oficial brasileira - subiu 0,35 por cento em junho, número inferior ao de maio, de 0,78%. Em maio, o quilo do feijão carioca subiu cerca de 7% e em junho saltou quase 42%, afetado por condições .: 92 :.

Claro que essa seleção de produtos medidos pelo IPCA pode não representar a sua realidade, se a sua lista de compras for diferente da média do brasileiro. E é por isso que você pode sentir em menor ou maior escala as oscilações mais fortes de alguns itens dessa lista.

economia

Vanessa Stelzer

O brasileiro médio consome cerca de 3 quilos de feijão por mês. O peso do feijão carioca no IPCA é de 0,24%. Então, se ele subir 50%, por exemplo, a inflação não vai ser de 50%, mas sim em um número condizente com a importância dele dentro do índice. Com esse grande aumento do preço do feijão, além das brincadeiras no Facebook, o Twitter se juntou contra o alimento, colocando nos trending topics do dia a hashtag com o pedido #TemerBaixaOPreçoDoFeijão. Em resposta, o presidente Michel Temer, liberou a importação do produto, em uma tentativa de conter os preços. As atenções se voltam agora para o arroz, que pode pegar o lugar do feijão nos memes e sátiras dos brasileiros na Internet em breve. Também por questões climáticas, houve quebra de algumas safras, o que pode elevar seus custos. E esse item pesa bem mais que o feijão no IPCA --0,69%. É, para o brasileiro não está fácil nem o arroz com feijão.


emporiodoscolchoes


negócios

Por Juliana Justino

Assessoria jurídica: fundamental para os negócios

Se você tem uma empresa e ainda não tem um bom escritório de advocacia para lhe aconselhar, acredite: você está perdendo tempo (e, provavelmente, dinheiro)

B

asta começar o assunto em qualquer roda de amigos para concluir que quem tem uma empresa de qualquer porte e área - já passou, está passando ou vai passar por algum problema com a justiça. Isso não quer dizer que o gerenciamento dos negócios está sendo de forma incorreta ou muito menos de .: 94 :.

má fé. Mas a verdade é que dificilmente os talentos administrativos vêm em combo com profundos conhecimentos jurídicos e, por isso, acabamos cometendo erros por não conhecer a lei e suas particularidades. A globalização, o dinamismo do mundo corporativo, a complexidade de fatores administrativos e a grande quantidade de negócios jurídicos

firmados diariamente são fatores que geram demandas judiciais, pois cada vez mais clientes, trabalhadores, consumidores e empresas buscam seus direitos junto ao Poder Judiciário. A melhor forma de lidar com isso é ter um escritório de advocacia que conheça o trabalho da sua empresa e que possa lhe aconselhar quando esse tipo de coisa acontece ou, de


preferência, que possa preveni-lo antes de acontecer. Afinal, nem sempre dá para evitar embates judiciais, mas é possível estar, ao menos, preparado para o que pode vir pela frente. Nesse momento, a Advocacia Preventiva é uma das ferramentas fundamentais para a redução dos custos tanto para empresários e prestadores de serviço como para os consumidores, com soluções jurídicas adequadas. Há 14 anos, o escritório Rodrigues Faria Advogados reuniu três sócios, as irmãs Adriana e Luciana Rodrigues Faria e o colega Paulo Rodrigues Faia, para trabalhar com essa diversidade de problema. Hoje, com quatro unidades no País - Brasília, São Paulo e duas em Santos, o escritório tem grande experiência em direito do trabalho, coletivo, civil, previdenciário, empresarial, marítimo e aduaneiro. Luciana explica que a assessoria jurídica preventiva, na maior parte dos casos, afasta os resultados negativos ou, pelo menos, ameniza os prejuízos, revertendo os resultados de forma satisfatória para o cliente.

“Nós tratamos os problemas dos nossos clientes como se fossem nossos e buscamos os melhores resultados possíveis, e é por isso que é tão importante estar sempre disponível para ouví-los e aperfeiçoar nossa relação de afinidade nos casos para atender as demandas”, afirma a sócia. Alguns casos importantes atendidos pelo escritório Rodrigues Faria Advogados tiveram o trabalho de assessoria jurídica como parte fundamental do processo - e do resultado, é claro. Um deles foi relacionado ao incêndio nos terminais da Tequimar e da Ultracargo, que aconteceu em Santos no ano passado. As ações partiram de motoristas autônomos, caminhoneiros e donos de caminhões que tiveram prejuízo pois não puderam trabalhar durante o incêndio. As empresas foram condenadas pelos danos e a decisão pode embasar as centenas de sentenças semelhantes que foram iniciadas nas varas santistas. Outro caso importante foi o acidente envolvendo duas


embarcações na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 2001. A colisão acarretou na morte de oito mergulhadores e, graças ao trabalho dos advogados do escritório que conseguiram mostrar que a justiça não havia sido feita e reabriram o caso, as viúvas dos mergulhadores e dois sobreviventes aguardam pela resolução do caso na justiça. Revisões judiciais decorrentes de práticas abusivas e ilícitas comerciais e financeiras também são comuns, assim como casos de assistência jurídica contenciosa e extrajudicial envolvendo como parte o INSS, que é o caso de aposentadorias, pensões e auxílios. Uma questão recorrente nas empresas são as ações de direito trabalhista, que regulamenta as

“Nós tratamos os problemas dos nossos clientes como se fossem nossos e buscamos os melhores resultados possíveis” relações de trabalho e sociais ao trabalhor, de acordo com as medidas de proteção que lhe são destinadas, como representações em acordos coletivos, negociação coletiva, férias coletivas, defesas trabalhistas e instrução processual, dentre muitas outras que podem surgir e ser resolvidas com o menor prejuízo possível para o cliente.

Luciana conta ainda que três palavras norteiam o trabalho do escritório, tornando mais fácil construir uma relação de confiança com os clientes: atenção, comprometimento e resultado. Como é de se esperar, é imprescindível que a empresa que busca o serviço e a assessoria que o oferece estejam alinhados sobre a forma de lidar com os problemas e as soluções apresentadas. Além disso, algo que os sócios do Rodrigues Faria Advogados prezam é pela atualização profissional. Atuando junto à Ordem dos Advogados do Brasil, eles participam ativamente de debates dos grandes temas jurídicos, aprimorando seus conhecimentos e mantendo-se sempre atualizados.

Paulo Rodrigues Faia, Luciana Rodrigues Faria, Luiz Sabatto e Adriana Rodrigues Faria


Se você não sabia que em Santos tem uma CBN, provavelmente há várias outras coisas que você deixou de saber.

99,7 FM Saiba tudo o que acontece na Baixada Santista, no Brasil e no mundo com a rádio que toca notícia 24 horas por dia. Sintonize na 99,7 FM e escute a maior rede de emissoras all news do país, filiada ao Sistema Globo de Rádio e eleita por 16 vezes a rádio mais admirada do Brasil*. CBN Santos – 99,7 FM. É rádio. Está em Santos. Só toca notícia. * Eleita pelo jornal Meio & Mensagem, pela 16ª vez consecutiva, a rádio mais admirada do Brasil na pesquisa “Veículos mais admirados: índice de prestígio das marcas”.


Fotos: Eduardo Virtuoso

Eduardo Virtuoso

turismo

radialista e fotógrafo

Austin

Estados Unidos

P

oucos sabem, mas a capital do Texas não é Dallas, nem Houston, é Austin! Sem o tamanho de uma grande capital, a cidade é acolhedora e deve ser destino certo daqueles que visitam o estado. Austin é vibrante, jovem e cheia de atrações. Dentro da cidade, o Zilker Park recebe anualmente o festival Austin City Limits, que esse ano acontece em outubro, com grandes bandas e cantores famosos. No dia a dia, o parque recebe moradores que correm, praticam esportes e brincam com as crianças enquanto apreciam o skyline da cidade ao fundo. Para quem curte grafite, a cidade é cheia deles. Uma galeria a céu aberto

.: 98 :.

surgiu em uma obra inacabada e hoje atrai diversos turistas. A Hope Outdoor Gallery permite que o visitante leve seu próprio spray e arrisque sua assinatura ou arte nas paredes. Outros murais famosos, que até viraram tema de souvenirs, também ficam espalhados pela cidade, mas esses não vou dizer onde ficam. A graça é exatamente caminhar pela cidade e ir atrás deles! Ainda à procura de arte, a Cathedral of Junk é um lugar de destaque, onde um acumulador resolveu construir uma ‘casa’ com os mais diversos tipos de sucata. O Mount Bonnell também é uma das principais atrações. Lá, depois de subir cem degraus, você consegue ver

a cidade de cima. O Rio Colorado é o que se destaca, já que o monte fica colado nele. Na beira do rio, mansões com piscinas e barcos prontos para navegar. Para o tradicional churrasco texano, o Rudys é surpreendente. Começando pela maneira de pedir: por quilo. Depois de degustar os diversos tipos de carne, você faz a sua combinação e saboreia o quanto desejou pesar. Diversos food trucks se reúnem no Barton Springs PicNic, uma boa opção para comer em um parque agradável com trucks estilosos. O bar The Oasis, que beira o Lake Travis, é um pouco afastado do centro da cidade, mas é perfeito para assistir ao pôr-do-sol. À noite, pingar de bar em bar é a dica certa! A 6th Street fecha e pessoas de todas as idades transitam entre os diversos bares que tocam músicas de vários estilos. Dando preferência à tradicional folk music, bandas e DJs animam o público. O Barbarella é um dos mais requisitados!


Claudia Oliveira

vinhos

sommelière

vin de constance lendário da África do Sul

S

anté! O Vin de Constance é um vinho doce produzido na África do Sul, na região de Constantia, subúrbio da Cidade do Cabo.

amante. Já Napoleão Bonaparte o tornou conhecido como o Vinho do Imperador, que, aliás, ele o bebeu até no exílio. Até o nosso José de Alencar destaca o vinho no seu romance “A Viuvinha”.

O Vin de Constance tem um passado de glórias e uma história que já soma mais de 300 anos. Seu vinhedo original foi criado pelo então governador, o holandês Simon van der Stel, em 1685 e permeava cerca de 750 hectares. Hoje em dia, a área já é bem menor.

Esse vinho lendário, disputado por grandes reis e rainhas, teve sua produção inibida no final do século XIX, com a chegada da temida praga conhecida como filoxera, quando os seus vinhedos foram quase totalmente devastados.

Esse vinho inspirou grandes representantes da literatura inglesa, como o autor Charles Dickens e Jane Austen. Também Friedrich Klopstock, poeta alemão. O boêmio francês Charles Baudelaire, em “As Flores do Mal”, compara o esplêndido vinho aos lábios de sua

Em função do apartheid, a vitivinicultura da África do Sul ficou estagnada. Todavia, nos anos 80 a região de Klein Constantia Estate se desenvolveu novamente e os sulafricanos, inspirados na reprodução do lendário vinho doce, se dedicaram a sua pesquisa e recriação.

.: 100 :.

O êxito veio, a tradição está mantida nas garrafas de 500ml e hoje o Vin de Constance acumula medalhas e todos os louros merecidos. Klein Constantia e Groot Constantia são atualmente os produtores que vinificam o Vin de Constance. Ele é elaborado a partir da uva Muscat de Frontignan extremamente madura, colhida tardiamente. Na sua vinificação, a fermentação é interrompida para a que doçura da fruta seja preservada ao final. Com teor alcoólico razoável e alta acidez, esse vinho promete vida longa, pois é possível guardá-lo por 20 a 30 anos. Eu tive a honra de sorver um Klein Constantia 2005. Vinho dourado com aromas de mel, pêssego, casca de laranja e frutas secas. Sua doçura, acidez e 12,5º de álcool equilibrados o tornam um néctar muito sedutor e envolvente. A harmonização é divina com queijo tipo roquefort e um bom fois gras. Até a próxima taça!


gastrônoma e apresentadora de TV

curiosidades da cozinha

O

s povos mesopotâmicos, junto com os egípcios, foram os primeiros a registrar suas receitas, com ilustrações em tumbas. Quando o homem dominou o fogo, há 500 mil anos, ele passou a ser utilizado para cozinhar alimentos. Devemos então refletir sobre a importância da alteração cultural do ser humano, quando transformou sua alimentação de crus para cozidos. A carne cozida é tão aceita que animais carnívoros a procuram após incêndios naturais. Ou seja, se estes animais soubessem cozinhar, comeriam assados todos os dias! Porém, ainda hoje, estas questões são próprias de cada indivíduo e cada cultura: o japonês aprecia o peixe cru, os europeus preferem cozido. Gosto é muito relativo. Ainda refletindo sobre a cozinha, temos plantas tóxicas que são comestíveis após

.: 102 :.

preparo correto, e o mesmo acontece com os cogumelos. A mandioca, com seu suco amargo e tóxico, que precisa de lavagem prolongada. Ainda há os processos de secagem e defumação das carnes, salgamento e todo tipo de fermentação controlada que permitem a conservação de alimentos por tempo prolongado, como cerveja, vinho, sidra, vinagre, queijos e chucrute, dentre outros. Todas essas técnicas para melhorar o sabor dos alimentos e torná-los comestíveis ou conservá-los fazem parte do que chamamos de cozinha. O trigo é um dos ingredientes básicos da culinária europeia e mediterrânica, enquanto na Ásia é o arroz. No entanto, alguns produtos foram exportados das suas regiões de origem, como a batata,

gastronomia

Beth Teani

originária dos Andes, que se tornou num dos alimentos principais no norte da Europa, ou o milho, originário das regiões norte do México, que é o alimento básico na África oriental. As espécies de animais existentes em cada região são também determinantes na dieta de cada povo. A invenção dos saca-rolhas é a história da engenhosidade que, movida pelo desejo de beber, despertou a imaginação criativa do homem. O saca-rolhas é a parábola perfeita entre a sede de vinho e o engenho humano empenhado em saciá-la. As frentes napoleônicas tinham mais dor de cabeça do que prazer com garrafas de vinho, já que tentavam de tudo para abrílas. Um dia, um combatente teve a ideia de usar a ferramenta espiral que limpava os resíduos dos canos dos mosquetes e a ‘inteligência militar’ foi bem-sucedida. Em 1795, ao tomar conhecimento da descoberta, o reverendo inglês Samuel Henshall teve a genial ideia de patentear o primeiro saca-rolhas em “T”, empregando uma rosca de metal aderida a um pedaço de madeira. Consta que foi o primeiro registro de um saca-rolhas na história.


Coluna Social

Por uma boa causa O Jantar “Por Uma Boa Causa”, realizado pelo Instituto Luiz Alca - ACAUSA, contou com a presença de mais de 1.200 pessoas no Mendes Convention Center. A festa beneficente é para arrecadar fundos e auxiliar no trabalho da instituição.

Zuleica Pereira e Clarice Esteves

Rogério Conde e Fabiana Carduz Conde

pequeno príncipe no sofitel

O resort Sofitel Guarujá Jequitimar traz o espírito lúdico de um dos personagens mais famosos e queridos de todos os tempos: o Pequeno Príncipe. A suíte temática, a primeira do mundo dedicada ao personagem de Saint-Exupéry, e os serviços especiais ficarão disponíveis aos hóspedes até o final de 2016. Os destaques são a cama, em forma de avião, e a riqueza nos detalhes da decoração. Reservas: (13) 2104-2000. Leia mais no site revistastudiobox.com.br


Por Maycow Montemor

nova caoa em santos

A nova loja da Hyundai Caoa fica na Av. Conselheiro Nébias, 650, no Boqueirão e vende toda a linha de importados, além do iX35 Flex e o Tucson Flex. Leia mais no site revistastudiobox.com.br.

Workshop de tapetes na kyowa A Kyowa promoveu aprimoramento profissional para arquitetos e decoradores com a série Workshop Casa Kyowa.

Sirley Cruz

Stephanie Mendes

Walid e Lolla Abdouni

Bia Pellegrini


a revolução do café

Os empresários e amigos Vinícius Ferreira, Vitor Ladaga, Lucas de Lorena e Rômulo Targon fundaram uma microtorrefação de cafés especiais orgânicos em Santos: a REVO Coffee Co. Após comprarem equipamentos e realizarem a reforma do espaço, inciaram uma campanha de financiamento coletivo para realizar a compra do café, começando, assim, suas atividades. Leia mais no site revistastudiobox.com.br e conheça a campanha de crowdfunding em benfeitoria.com/revolucione.

Café Bistrô Calixto

a cafeteria da pinacoteca A Pinacoteca Benedito Calixto inaugurou uma nova área de convivência, com a chef Vera Corrêa e Castro à frente do cardápio e carta de vinhos a cargo de Fernando Pons, sócio do empreendimento.

Silvia Teixeira, Fernando Pons e Vera Corrêa e Castro


‘Nossa Moda de Viola’ por Cavalera Leve e com uma pitada de ousadia, Alberto Hiar, diretor criativo da Cavalera, exaltou a cultura brasileira ao apresentar uma coleção inspirada no universo sertanejo no desfile de Verão 2017 da marca.

Alberto Hiar

Milionário e Marciano

Trio Parada Dura

aOnde vamos depois do fim?

Daniel Bovolento, autor de ‘Por onde andam as pessoas interessantes?”, lança seu segundo livro ‘Depois do Fim’, que fala sobre as mudanças na nossa fim após o término de um relacionamento. Leia mais no site revistastudiobox.com.br.


advogada e blogueira

amsterdam Gastronomia

O

Amsterdam mudou de endereço e reabriu suas portas no corredor gastronômico da R. Tolentino Filgueiras, com a missão de oferecer sabor europeu com inteligência. O chef Rafael Marmelo e o sous-chef Bruno Farah Barreto, junto com a equipe de funcionários de várias nacionalidades,

criaram um cardápio que faz uma homenagem à Europa, com os costumes, sabores e ingredientes mais utilizados no Velho Continente. E tudo é feito artesanalmente e com produtos frescos. A casa sugere um cardápio composto por couvert, entrada, prato principal, sobremesa, água e café por R$ 90 e não cobram 10%. Os pães são servidos quentinhos e as entradas são tão boas que é difícil escolher, assim como o prato principal e sobremesa.

Fantasia Store

A

franquia Fantasia Store nasceu no coração de dois apaixonados pela Disney, o casal Cristhiane e Marcelo, proprietários da loja do Shopping Pátio Iporanga desde agosto de 2014. A Fantasia Store possui cerca de 3 mil itens, uma completa e diversificada linha de produtos licenciados Disney e Marvel. Cristhiane ressalta que quando viu as lindas pelúcias e brinquedos ficou

aqui em santos tem

Daniella Muniz

O Amsterdam Gastronomia ainda tem um bar, com espaço para 20 pessoas sentadas e onde são servidos aperitivos, cervejas importadas, vinhos e drinks, e o salão principal para até 50 pessoas sentadas em um ambiente moderno e descontraído, de onde dá para ver a movimentação da cozinha e preparação dos pratos. Amsterdam Gastronomia. Rua Tolentino Filgueiras, 75, Santos. Telefone: 3394-0921

encantada e quis investir no negócio, para que todos tivessem acesso aos produtos na cidade. Se o seu filho quer se vestir como o Woody do filme Toy Story ou sua filha quer ser a Branca de Neve, a Fantasia é um lugar perfeito para realizar esse sonho. Venham conhecer e se encantar com um pedacinho desse mundo mágico! Fantasia Store. Av. Ana Costa, 465 - loja 222, Santos. Telefone: (13) 3327-2952


EXPERIMENTE

YAKISOBA ESPECIAL

DELICIOSO PRA VOCÊ SE APAIXONAR! Receita com

camarão. Aproveite!

Imagens ilustrativas.

Santos | 3289-5060 | R. Tolentino Filgueiras, 54


chef de cozinha

padoca do maní Da chef Helena Rizzo, o Padoca encanta pelo seu intuito: ser despretensioso! Lá,você encontra as gostosuras de padaria com execução e sabores impecáveis e diferenciados. O cardápio tem as opções ideais para o café da manhã perfeito de domingo. Sucos, iogurtes, granolas, ovos mexidos, sanduíches e saladas.

Chegar ao Padoca e ver o balcão recheado de delícias de vovó é tentador! Cuca de uva, bolo denso de chocolate, quiches, brigadeiros e quindim fazem parte do arsenal. Ao lado do balcão há cestas com pães caseiros, de fermentação natural, deliciosos e fresquinhos para levar. Na parte externa, mesas de madeira de demolição com vasinhos de flores do campo conferem mais charme ao local. Na parede, um grafite bem

ici Brasserie Inspirada pelos ares da capital francesa, indico uma brasserie, casas criadas para servir cervejas com pratos simples, mas com excelência e qualidade. O ICI Brasserie é uma empreitada do chef Benny Novak. No menu, os clássicos são bem apresentados: milanesa de vitela com salada de batatas, o bom boeuf bourguignon, tábuas de charcutaria, cogumelos salteados com ovo molet, e atum selado com creme de batatas.

Comer em são paulo

Maísa Campos

grande feito pela própria chef traduz um pouco de sua personalidade criativa e energizante. Os preços, obviamente um pouco mais caros do que as convencionais “padocas”, estão absolutamente condizentes com a boa qualidade, irreverência e conceito da casa. Padoca do Maní. R. Joaquim Antunes, 138. Pinheiros, São Paulo. Telefone: (11) 2579-2410.

Não esquecendo o hambúrguer - sempre presente nas brasseries - com blend de carnes, queijo emmental e cebola caramelizada. Olhe a carta de cervejas artesanais, nacionais e importadas. E, por fim, entregue-se às sobremesas – pain perdu com purê de pêra, profiterole de sorvete de creme na calda de chocolate e a mousse de chococolate são boas apostas! ICI Brasserie. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. Vila Olímpia, São Paulo.

Telefone: (11) 3078-1313


Studiobox #46 - Claudio Piovesana  
Studiobox #46 - Claudio Piovesana  

Nessa edição 46, conversamos com o cabeleireiro e maquiador Claudio Piovesana, que falou sobre como saiu do interior do Paraná para brilhar...

Advertisement