Page 1

000 52 9 772176 249026

ISSN 2176-249X

Ano 13 Ed.52 R$ 19,90

www.revistastudiobox.com.br

Excelência francesa Akta Motors inicia as atividades da Peugeot na Cidade

Premium partner

Ótica Martins firma parceria de sucesso com a alemã Zeiss

Viva

Las Vegas Conheça muito mais do que cassinos com a LATAM Travel

Dra. Rose

Marques Do interior de Goiás para Santos, a dentista trilha sua carreira com dedicação e força de vontade 1


Do Canal 1 ao 7, os melhores empreendimentos residenciais e comerciais estĂŁo aqui.

Construtora Miramar. 2


Realize o sonho de morar na praia, na melhor cidade para se viver:

oficinadeideias

SANTOS

Terrazas Ponta da Praia Plantão de vendas (13) 3261-7254

Stella Magna Ponta da Praia Plantão de vendas (13) 3261-2161

Ville de France Aparecida Plantão de vendas (13) 3227-7819

Praiamar Residence Aparecida Plantão de vendas (13) 3273-1267

LAZER COMPLETO | PRONTOS PARA MORAR FAÇA UMA VISITA EM NOSSA CENTRAL DE VENDAS Rua Guaiaó, 55 - Santos/SP ou ligue: 13 3261 6959 Construtora Miramar www.construtoramiramar.com.br 3


carta do editor

Nem sempre as coisas saem como planejamos, né? E quem foi que disse que planejamento é algo que, de fato, constitui nossa trajetória? Ultimamente, percebo que muitas vezes são esses mesmos planejamentos que destroem as nossas vidas.

“O que me impede de sorrir É tudo que eu já perdi. Eu fechei os olhos e pedi Para quando abrir a dor não estar aqui. Mas, sei que não é fácil assim, Mas vou aprender no fim.

Colocamos as nossas expectativas em tudo o que desejamos e nem sempre somos capazes de enxergar que isso pode não depender única e exclusivamente de nós.

Minhas mãos se unem para que Tirem do meu peito o que é de ruim. E vou dizendo:

Quando você sonha o sonho do outro, esquece que nem tudo aquilo se constituirá. Quando você cria planos para os seus filhos, por exemplo, esquece que aquilo muitas vezes não será o sonho dele, ou até mesmo pode ser que seja, mas apenas para te ver feliz.

Tudo vai ficar bem

E qual é o preço de forçar alguém a viver o seu sonho para te fazer feliz?

E as minhas lágrimas vão secar Tudo vai ficar bem E essas feridas vão se curar Eu sei que tudo vai ficar bem!” (Indestrutível - Pabllo Vittar)

Às vezes, é melhor deixar a vida acontecer. Deixar que os sonhos apareçam e também que desapareçam. Cada história é individual, cada visão de mundo é reflexo dessas histórias e não cabe a ninguém julgar. Afinal, cada um viveu uma vida diferente e é isso que faz com que sejamos únicos. Respeitar o não querer da outra pessoa é dizer ‘eu te amo, eu te entendo e te quero bem, seja com o meu ou com o seu sonho’. Beijos e boa leitura,

Maycow Montemor Publisher

4

wmon

temor

Foto Ro dolfo C orradin

mayco


CHEGAMOS EM SANTOS AKTA MOTORS. SUA CONCESSIONÁRIA PEUGEOT.

VENHA CONHECER ESTE NOVO UNIVERSO PERTO DE VOCÊ!

Pela vida. Escolha o trânsito seguro.

CONCESSIONÁRIO PEUGEOT AKTA MOTORS

Av. São Francisco, 62 - Centro - Santos (13) 3500-2850

5

www.aktapeugeot.com.br


Leia online Locação Estética Dental Fotografia Dudu Medeiros

A revista Studiobox também pode ser lida em tablets e smartphones gratuitamente. Basta baixar o aplicativo Studiobox para iOS ou Android nas respectivas lojas virtuais.

Capa

Última edição

Fale conosco Nós queremos saber o que você acha de cada edição lançada, evento promovido e post publicado. Curta, comente, compartilhe ou nos envie um e-mail e ajude a deixar a Studiobox cada vez mais com a sua cara.

contato@revistastudiobox.com.br

A edição #51 trouxe em sua capa a família Fuschini Miranda, que há gerações está à frente do Liceu São Paulo. Adoramos ver o carinho de todos que fizeram parte dessa história!

/studiobox

@revista_studiobox

Expediente M. Montemor Editora M.Montemor dos Santos Editora - ME CNPJ 09.400.313/0001-01 IE 633.675.615.111

6

Maycow Montemor

Juliana Justino

Diretor

Jornalista

Av. Conselheiro Nébias, 703 conj.1810 Vila Rica - Santos/SP

José Carlos dos Santos

Erika Martins

Tesoureiro

Fotografia

www.mmontemor.com.br contato@mmontemor.com.br (13)3028.1530

Léya Santana Logística

@studiobox


7


Índice :: studiobox 52

10

Reflexão

14

Praiamar Corporate & Residence

20 22 24 36 40 42 44 46 50 52 54 62

Boreal Iluminação Arquitetura e Decoração Renata Valeiro

Studio Mabeeh Pellegrini & Rodriguez Crônica Clara Monforte

Divã Márcia Atik

Educação Regina Claudia Fuschini

Ótica Martins Premium Partner Imagem Ana Hirigoyen

Beleza Claudio Piovesana

Rose Marques Por Juliana Justino

Dermatologia Dra. Roseli Andrade

8

64 66 68 70 74 76 78

Oftalmologia Dr. Eduardo Paulino

Odontologia Dra. Rose Marques

Nutrição Maria Luiza Migotto

Fitness Toni Rodrigues

Marketing Diego Martins

Economia Vanessa Stelzer

Assessoria Jurídica Adriana Rodrigues Faria

80

Akta Peugeot

86

Vinhos

88

Claudia Oliveira

Gastronomia Beth Teani

90

Las Vegas

94

Lifestyle

98

Aqui em Santos Tem Daniela Muniz


VOCÊ MERECE ESTE

CUIDADO ESPECIAL Sinta-se renovada em um dos melhores spas do mundo.

Descubra o poder de renovação dos tratamentos inspiradores no So Spa with L’Occitane. Além dos cuidados manuais com o melhor da cosmetologia francesa, você pode aproveitar uma experiência completa de beleza e bem-estar em um ambiente encantador no Sofitel Guarujá Jequitimar. AGENDE SEU HORÁRIO E VIVA A EXPERIÊNCIA SO SPA WITH L’OCCITANE.

SOFITEL GUARUJÁ JEQUITIMAR - Av. Marjory da Silva Prado, 1.100 - Praia de Pernambuco – Guarujá/SP Tel: 13 2104-3040 - www.sofitel.com | sospajequitimar@sofitel.com |

/sofiteljequitimar

9


foto: @driiimoura_mobgraphia

reflexão

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia. Porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.”

Augusto Branco pseudônimo de Nazareno Vieira de Souza, escritor e poeta brasileiro

Quer ver sua foto publicada aqui? É só publicar uma foto de Santos no Instagram com a hashtag #revistastudiobox e torcer para ser a escolhida.

10


A AKTA TRAZ TODA TECNOLOGIA E DESIGN KIA QUE VOCÊ MERECE.

INTERIOR COM

7 LUGARES Volante multifuncional Kit Multimídia Teto Solar Duplo Panorâmico Bancos com ajuste elétrico Rodas de liga leve aro 19”

CONHEÇA O NOVO KIA SPORTAGE E SURPREENDA-SE MAIS UMA VEZ.

O FUTURO CHEGOU E É LINDO.

TETO SOLAR DUPLO PANORÂMICO Volante multifuncional Kit Multimídia Motor 2.0 L flex 167 cv Bancos com ajuste elétrico Rodas de liga leve aro 19”

SANTOS

Av. Campos Sales, 126 Vila Nova 13 3223-1353

SÃO PAULO Av. Gastão Vidigal, 1082 ALPHAVILLE Estrada da Aldeinha, 356

11

Imagens meramente ilustrativas. O Grupo Akta reserva-se o direito de qualquer erro de digitação ou gráfico. Mais informações consulte a Akta Motors mais próxima de você. Se beber não dirija.


SANTOS: RUA AZEVEDO SODRÉ, 07 / BOQUEIRÃO / F: 13 3221.9142 12

s c a . co m . br

/


M AT I N A L C L ÁUDIA TA JES

CHEIRO DE PÃO NO AR, F RU TA S PR A RE F R ES C AR , B O LO D O U R A D O NO PR ATO , M AN T E IG A , GE L EI A E MEL . C A F É DA MA NH Ã NA COZ I N HA , V O C Ê E A SUA FA MÍ L I A. M U ITO M EL H O R Q U E H OT E L .

DES I G N Q U E INSPIRA M O ME N TO S .

13


arquitetura e decoração

Construtora Miramar inova com

empreendimento multiuso O novo conceito foi feito na medida certa para quem quer morar e trabalhar em Santos com conforto, segurança e a poucos metros do shopping

O

conceito imobiliário ganhou uma nova e especial página em Santos. Com o recémlançado Praiamar Corporate e o Praiamar Residence, a Construtora Miramar traz ao mercado um inovador edifício multiuso. O empreendimento é único no Litoral Paulista, agregando o conforto e a praticidade de trabalhar e morar, agora muito mais próximo das necessidades e praticidades do dia a dia. Afinal, uma passarela suspensa sobre via pública faz a integração com o Praiamar Shopping – o maior do Litoral Paulista. Muito bem localizadas no bairro da Aparecida, um dos mais nobres da cidade, e próximas à orla da praia, as 14

unidades possuem modernas instalações e acabamentos exclusivos, em uma área construída com mais de 138.000 m². Toda essa grandiosidade se reflete nas inúmeras características inovadoras

O edifício conta com heliporto com hangar para quatro helicópteros, o primeiro e único em empreendimentos corporativos no Brasil.

do empreendimento, das quais se destacam os 21 elevadores da marca Thyssenkrupp, tido como um dos mais velozes do Brasil, que pode chegar a velocidade de seis metros por segundo; o revestimento de cerca de 4.500 m² do mesmo tipo de pedra usada na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, importado de Portugal; além de um exclusivo heliporto com hangar para o estacionamento de quatro helicópteros – o primeiro e único em empreendimentos corporativos do Brasil. Reconhecida pela sua qualidade, a Construtora Miramar, empresa do Grupo Mendes, que atua a mais de 40 anos em Santos e região, incorporou ao empreendimento uma moderna tendência de arquitetura, com arrojadas


linhas de design e soluções criativas de aplicações tecnológicas que respondem às exigências do futuro.

e conforto aos ocupantes; vidros com tratamento termoacústico e forro de gesso acústico.

Tudo em um único edifício muito bem distribuído nas áreas corporativa, residencial e até mesmo hoteleira, com a já confirmada instalação do Sheraton Santos Hotel, de classe internacional.

As salas comerciais são compostas de terraços técnicos cobertos, sanitários para ambos os sexos de uso comum do andar, hall de elevadores estruturado para todas as situações, inclusive de emergência, sistema de pré-identificação com catracas e sensores de aproximação na entrada e automação nas áreas comuns, Business Center, estacionamento, acesso ao Praiamar Shopping por passarela suspensa e climatizada, além do exclusivo heliporto.

Para o empresário que busca uma solução nova, moderna, com ampla infraestrutura para atender seus clientes e colaboradores, a melhor opção é o Praiamar Corporate. Com um total de 407 unidades autônomas, das quais 401 são salas comerciais, entre o 5º e 29º pavimentos e 31º pavimento; além de seis lojas situadas no térreo e mezanino, ele foi projetado para oferecer maior versatilidade no espaço interno, propiciando um planejado personalizado. Com unidades que variam de 31,10 m² a 1.790,75 m², o empreendimento já possui preparação para piso elevado de 12 centímetros, com a finalidade de oferecer ampla flexibilidade de uso

No entanto, se o interesse é em encontrar um apartamento que atenda às necessidades da família e do jovem empresário, o Praiamar Residence é este lugar. Nele, o união da praticidade com o luxo faz toda a diferença. Localizado parte no pavimento térreo e parte entre o 20º e 29º pavimentos, ele contém dez apartamentos por andar, totalizando 100 unidades habitacionais, que

possuem entre 66,44 m² e 106,63 m². Com ampla e confortável área de lazer direcionada para adultos, o residencial dispõe de quadra de squash, quadra de paddle, minigolfe, espaço fitness, churrasqueira, espaço gourmet e salão de jogos. Naturalmente, o acesso é independente dos demais segmentos inseridos no edifício. A praticidade de interligação ao maior shopping do Litoral, além da proximidade com a praia, com bela vista para o mar, é outro fator para fazer brilhar os olhos. Não é a toa que, segundo o diretor do Grupo Mendes, Paulo Mendes, a acolhida do mercado ao empreendimento superou as expectativas iniciais. “Tínhamos uma expectativa de ocupar toda a torre em até três anos após o início das obras. Hoje, esse prazo caiu para um ano e meio”, explica. Todo o empreendimento possui instalações de prevenção e combate a incêndio, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e órgãos

O Praiamar Corporate oferece soluções versáteis para salas comerciais, além de moderna infraestrutura nas áreas comuns

15


fiscais competentes, iluminação de emergência, escada pressurizada e circuito fechado de televisão, levando mais segurança a todos. Desafios do projeto A cidade de Santos, de acordo com a sua posição geográfica, tende a dificultar a implantação de projetos de edifícios perante a posição e orientação solar. Por isso, o Praiamar Corporate foi trabalhado levando em consideração a posição do sol. A torre residencial que está no sentido leste, por exemplo, permite receber o sol da manhã, favorecendo o conforto térmico e ambiental dos apartamentos. No tocante às fachadas norte e oeste, com mais incidência solar, foram instalados vidros refletivos com performance diferenciada, justamente para permitir o controle solar em

16

A área residencial dispõe de quadra de squash, quadra de paddle, minigolfe, espaço fitness, churrasqueira, espaço gourmet e salão de jogos. relação à transmissão e reflexão de luz e calor, além de produzir baixos coeficientes de sombreamento, garantindo excelente isolamento térmico e racionalização no uso da luz elétrica. Na face sul, as curvas nas fachadas permitem a circulação dos ventos predominantes, criando um clima agradável em todo o edifício.

Outro desafio foi a implantação da fachada ventilada. O afastamento entre a parede do edifício e o revestimento propicia ventilação natural com efeito de chaminé: o ar frio entra pela parte inferior e empurra o ar quente para fora pela parte superior. Isso permite uma melhoria do comportamento térmico do edifício, além de facilitar a colocação das instalações elétricas e hidráulicas. Responsabilidade ambiental A fim de tornar o empreendimento e o seu entorno um espaço com mais beleza e segurança, o Praiamar Corporate realizou toda a instalação de fiação elétrica, cabos e transformadores, na divisa do edifício com a rua, de maneira subterrânea, possibilitando um visual de elegância, típico de um boulevard. Além de eliminar a poluição visual e, consequentemente, contribuir


para a revitalização e valorização do bairro e dos imóveis no entorno, também possibilita maior segurança e diminuição dos gastos de manutenção. Sustentabilidade A Construtora Miramar elabora seus projetos visando o menor impacto ambiental possível e, diante disso, busca soluções sustentáveis que agreguem valor. Por isso, no empreendimento foi realizada uma infraestrutura seca para cabeamento estruturado digital em

fibra óptica; instalação de iluminação LED; instalação de sistema de automação, onde será gerenciado o desempenho energético do edifício; e ar condicionado do sistema VRF (mais econômico que o Split).

Hoje, o Sheraton Santos Hotel já sinaliza com a criação de 200 novos empregos diretos, além do restaurante Outback Steakhouse, localizado no piso térreo do edifício, que já possui 100 funcionários trabalhando na unidade.

Novos negócios Estima-se que, assim que o empreendimento estiver em pleno funcionamento, o Praiamar Corporate irá gerar pelo menos quatro mil novos empregos diretos e indiretos.

Praiamar Corporate e Residence. Rua Guaiaó, 66 - Aparecida, Santos. Telefone: (13) 3228-7900. Outras informações no site construtoramiramar.com.br/ praiamar-corporate

17


BOREAL


publieditorial

Boreal iluminação

luz em todos os sentidos

O empresário Ulysses Vita fala sobre os desafios que enfrenta para se destacar no mercado da luminotécnica na Região

L

ançando o novo slogan de sua empresa, ‘Luz em todos os sentidos’, o empresário Ulysses Vita conta como vem se destacando no mercado e nos fala sobre os desafios desse primeiro ano da Boreal Iluminação. “Hoje vejo que os nossos projetos, filosofia e entendimentos são muito mais ligados à arte de criar efeitos e soluções únicas do que apenas uma forma de comercializar equipamentos. A iluminação vem se mostrando fundamental para o bem estar dos usuários, seja de qual for o ambiente”, explica o empresário. “A palavra ‘luz’ representa muito mais do que iluminação e nos últimos anos, com as pessoas cada vez mais atribuladas, vejo que um cliente que chega na empresa com um perfil mais reservado passa a sentir na claridade de um sorriso que o projeto que a ele será oferecido 20

grifará uma rotina de bem estar e qualidade de vida”, conta Ulysses, que não esconde a paixão pela profissão. Com projetos diferenciados e estudos constantes, empresas de peso confiaram na Boreal para modernizar seus projetos de iluminação, como o Cine Roxy, que tem a iluminação como uma atração à parte; a Blue Med Centro Médico, que contou com peças fabricadas em cores e padrões exclusivos alinhados ao novo layout da marca; bares como o Nosso Canto, cujo projeto de iluminação virou um marco na Av. Afonso Pena; em São Paulo, o espaço de eventos Alluier será uma referência na capital. Prédios como Estrela do Mar I e Estrela do Mar II têm a iluminação da fachada e sacadas como diferenciais e, nesse ano, o edifício Liberty será um dos primeiros do Brasil a contar com jogos de arandelas nas sacadas.

Além de projetos como esses, a empresa já finalizou mais de 180 obras residenciais. O empresário conta que o maior desafio é ter uma equipe de instalação que consiga ter um padrão equivalente aos projetos. “Esse ano passamos por muitos ajustes, precisei contratar equipe da capital para trabalhar por aqui e, depois de alguns problemas isolados, temos nossa equipe própria de instalação. A cada dia vamos nos aperfeiçoando”. Com poucas lojas exclusivas do segmento na cidade, o público-alvo da empresa é bem amplo. E os valores chegam a ser equivalentes aos de home centers, o que desmistifica a ida a São Paulo - que muitos clientes buscam na hora de iluminar seus ambientes. O equipamento a ser especificado para qualquer cliente deve se adequar a mais do que as necessidades do


mesmo, pois peças adequadas ao clima marítimo são fundamentais para nossa cidade. “Volta e meia somos procurados por clientes que têm peças enferrujadas ou oxidadas em casa, e é imprescindível saber o que especificar. Sempre falo a nossos clientes que não é porque eles pagaram caro em uma peça que o produto é adequado”, explica. “Infelizmente, ainda há um estigma em nossa cidade sobre isso. Não, não é porque é caro que é bom”, diz Ulysses ao comentar as diretrizes da empresa. A dinâmica e conhecimento dos profissionais é um dos segredos para o sucesso conquistado pela Boreal. Visando sempre a qualidade, a gama de fornecedores é selecionada e revisada periodicamente. A função e efeitos de iluminação esperados, quando alinhados ao grande know-how da empresa, fazem com que todo perfil de público tenha acesso a um projeto diferenciado, atendendo desde casais que estão montando seu primeiro

“Nossos projetos são mais ligados à arte de criar efeitos e soluções únicas do que uma forma de comercializar equipamentos”.

A Boreal Iluminação já conta com peças exclusivas desenhadas por Ulysses, que serão apresentadas ao público em três ambientes da Santos Arquidecor, a mostra de decoração mais relevante da cidade.

apartamento até grandes empresas que estão sendo modernizadas.

Um acordo com duas das principais fábricas do pais possibilitou mais esse sonho, sendo a única empresa da cidade com peças autorais e personalizadas milimetricamente para cada cliente, tendência presente em parcerias com alguns dos melhores escritórios de São Paulo como: Pietro Terlizzi Arquitetura e Studio Sá.

Um lounge no piso superior da empresa conta com ambientes decorados com iluminação diferenciada, melhorando a experiência do usuário. Os projetos são únicos, pensados individualmente e sempre possuem um aspecto exclusivo.

“Agradeço a todos os clientes e profissionais que têm nos procurado por se identificar com nosso perfil diferenciado e único na cidade. Um obrigado especial a todos os clientes que nos ajudaram com feedbacks nos períodos de ajustes mais marcantes da empresa”, ressalta o empresário.

De fato, não há na região uma empresa com esse perfil, o que torna o desafio ainda maior para Ulysses, que semanalmente busca novidades para oferecer aos clientes.

“Recomeçar do zero foi um desafio, mas, vendo o cenário atual do mercado, concluimos que nossas dificuldades foram transformadas em nossos pontos fortes.”, finaliza.

21


Desenho: Priscila Simões

arquiteta

customização ao gosto do cliente

U

ma tendência forte para o mercado de planejados é a customização, que é personalizar o projeto de acordo com as preferências dos clientes. Este diferencial pode ser feito com medidas fora do padrão, detalhes personalizados, cavas diferentes para puxadores, acabamentos inusitados, dentre outros.

fora de padrão ou recortes para colunas e pilares indesejáveis, eu sei que o móvel vai se adequar a cada necessidade, tornando o projeto único e diferenciado. Isso sem contar as infinitas opções de cores e texturas de acabamento.

Eu, como profissional de arquitetura, estou sempre atenta às novidades e tendências para atender às demandas dos meus clientes da melhor forma, principalmente daqueles que buscam exclusividade e estilo.

Com a experiência de mais de 15 anos no mercado, sinto que este tipo de móvel nos dá prazer em criar, com infinitas possibilidades, vestindo o ambiente na forma exata que o cliente espera e precisa em sua residência, além de trazer mais praticidade ao espaço.

E uma das vantagens da customização é a possibilidade de criar detalhes com o melhor aproveitamento e seguindo as medidas de cada espaço. Se o projeto exigir medidas especiais, profundidades 22

O resultado final é um móvel que não desperdiça espaço e que tem o estilo do meu cliente, seja ele qual for.

Neste ponto, poder mesclar no projeto os móveis customizados com peças de linha e de designers facilita o trabalho, assim como a possibilidade de contar

arquitetura e decoração

Renata Valeiro

com o conhecimento da equipe técnica de projetistas e montadores do fornecedor. Assim, o trabalho sai sempre impecável! Vale destacar ainda que os móveis customizados são perfeitos para atender também os projetos corporativos, nos possibilitando entender o tipo de negócio do cliente e otimizar os espaços de forma sofisticada e com baixo custo. Neste segmento, sabemos que muitas vezes os espaços são muito diferenciados, exigindo do arquiteto a elaboração de salas mais sofisticadas para equipe de executivos e estações de trabalho dos demais departamentos. Para projetos corporativos, os customizados ainda oferecem a opção de incluir peças, quando a empresa precisar ampliar suas instalações ou mesmo adaptar o projeto a uma nova sede. O efeito é a certeza do sucesso do projeto com uma criação exclusiva e personalizada ao cliente.


23


24


25


26


27


28


29


30


31


32


33


34


35


Por Juliana Justino Fotos: André Monteiro

arquitetura e decoração

Arquitetura Pellegrini & Rodriguez Duas personalidades que se completam para encontrar as melhores soluções

B

ianca Pellegrini e Carla Rodriguez transformam espaços em projetos com soluções personalizadas por meio da Arquitetura. Bianca começou na carreira com projetos públicos, como ciclovias, escolas, hospitais e um conhecido dos santistas: o Orquidário Municipal. Já Carla sempre se dedicou ao trabalho como autônoma. De forma despretensiosa, essa parceria teve início quando foram convidadas para desenvolverem o projeto de uma sala de jantar para uma mostra. A experiência foi ótima e acabaram abrindo um escritório juntas em 2014, quando Carla estava prestes a ter um bebê e precisava de uma parceira para tocar os negócios. 36

“A proposta do nosso escritório é agregar funcionários e parceiros ao nosso ambiente de trabalho com alegria. Somos realizadas por termos escolhido a profissão que amamos e traduzirmos a ideia de morar, trabalhar ou descansar aos nossos clientes”, aponta Bianca. O escritório trabalha com Arquitetura de Interiores. Elas elaboram os projetos desde o início, acompanhando a execução da obra e, como costumam dizer, vão até o porta-retrato, almofada e vaso de flores. “A arquitetura de interiores é nossa maior paixão. Quando o elogio e o agradecimento chegam até a gente é incrível, e a realização pessoal e profissional aflora em nós”, conta a arquiteta, que deixa bem claro que elas

também adoram um desafio e não têm medo de seguir por novos caminhos. Para elas, a personalização do projeto é o diferencial, sempre com muito respeito ao estilo do cliente e à história dos itens que possuem, como móveis de família e coleções. “Levar a vida leve, com otimismo e sempre sorrindo nos diferencia e traz leveza para o nosso trabalho”, ressalta. E isso fica bastante claro na missão que as duas definiram para guiar trabalho do escritório: “traduzir sonhos e desejos inconscientes aliados à funcionalidade e estética para que o ambiente se torne um refúgio da atribulada vida moderna”. Carla conta que se sente realizada profissionalmente, mas isso não diminui a


vontade de crescer. “Todo mundo sonha em ter um escritório, ser reconhecida e respeitada pelo seu trabalho, e é isso que temos hoje. Nossa parceria nos fez crescer e queremos, a cada dia mais, atuar com credibilidade no mercado. Como cada uma tem sua personalidade, o desenvolvimento de cada projeto acaba sendo um processo muito enriquecedor para ambas, como uma equipe. “Gostamos de todo o processo criativo que envolve a busca de soluções, finalizando em perspectivas 3D, onde visualizamos os acabamentos, revestimentos, iluminação e detalhes que compõem o projeto”, destaca a arquiteta. Um dos interessem em comum é o de conhecer novos materiais. “Uma parte importante e de que gostamos muito é identificar os materiais pessoalmente, sentir texturas e com harmonia fazer uma composição que acrescente no dia a dia do cliente”, completa.

“Levar a vida leve, com otimismo e sempre sorrindo nos diferencia e traz leveza para o nosso trabalho”. Durante o processo criativo, o primeiro passo é aliar funcionalidade e estética às necessidades do cliente. “Pesquisas, referências e vivências nos auxiliam a seguir no processo criativo e buscar soluções necessárias ou até mesmo alguma não usual”, explica Bianca. “Nesse processo sempre nos desafiamos ao ‘algo mais’, que seja diferente dos demais projetos, pois cada trabalho é único, assim como cada clientes”, acrescenta. Para realizar essa tarefa, é essencial contar com móveis planejados. “A segurança

e garantia de uma empresa qualificada como a SCA é uma das grandes vantagens, que para o cliente se reflete na excelência em executar e montar e na pós-venda”, ressalta. “A não limitação em modulações e a diversidade de acabamentos garante a fidelidade ao projeto, além de criar a possibilidade de inovar, que é tão importante para nós”. As peças de fábrica já cortadas e preparadas para ferragens e montagens ainda permitem uma obra mais limpa e ágil. A estante Tassus é bem versátil, deixa o visual leve e tem várias opções de acabamentos. No projeto apresentado nessa matéria as prateleiras são de laca, unindo cor e acabamento refinado. Na área da churrasqueira foi utilizado um acabamento com TS, da SCA, que tem o diferencial de poder ser usado em locais descobertos, permitindo uniformidade com o mobiliário do espaço gourmet.

37


38


39


Clara Monforte

crônica

advogada, colunista social e escritora

sete

letras

V

ocê sabe qual o significado da palavra ‘saudade’? Segundo o dicionário, é um “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosamente já vividas”. Então é isso mesmo, apenas? Ou será que para cada um a saudade tem um sentido, um formato, uma razão para se fazer presente? Para muitos poetas a saudade representa o “medo de esquecer”. A verdade é que são apenas sete letras, um número cabalístico, que pode exprimir três vezes o alfabeto completo, da frente para trás e de trás para a frente.

40

Os saudosistas têm milhões de lembranças guardadas desde a mais tenra idade e adoram revê-las. As fotos ocupam o primeiro lugar na fila para serem mostradas e publicadas. São capazes de chorar de saudade... Da infância, da juventude, dos filhos pequenos e depois de ver eles crescendo. Esse tipo de recordações não terão fim... Nunca! Saudade é algo tão abstrato como são todos os outros sentimentos: raiva, temor, paixão, ódio e, sobretudo, amor. Você pode senti-la não somente de uma pessoa, um lugar ou uma coisa que há tempos estão ausentes ou distantes. Muito pelo contrário! Na realidade, é algo tão complexo que pode surgir poucos minutos

após você ter passado por uma determinada situação. Sentimento “melancólico”, como a saudade é definida, também não é. O que faz falta é bom e o que é prazeroso não é triste! A falta que se traduz em saudade é de pequenas coisas que se tornaram enormes, imprescindíveis, algo que se deseja no aqui e agora. Alguns dizem que saudade é uma sensação. Será? Ao ver um colorido passarinho pousar no parapeito da janela da sua casa, você tem uma sensação de amor e paz. Por vezes, a imagem retorna, mas isso não é saudade. É uma agradável sensação. Concluo, então, que a saudade, ao menos para mim, é um sentimento interminável, independente do tempo, espaço ou lugar. E somente cheguei a essa certeza quando esse sentimento parou de fazer parte dos meus pensamentos e invadiu o meu coração.


41


Márcia Atik

divã

psicóloga

eu, tu e nós

C

O divórcio, após um apaixonamento súbito nunca é a saída mais certa nem inteligente, pois os apaixonamentos súbitos geralmente ocorrem para curar uma ferida ou até mesmo colocar um band-aid para esconder uma ferida.

omo terapeuta sexual e de casal tenho observado que a quantidade de casais que procuram resolver seus problemas com a intermediação está a cada dia maior.

importantes alegorias da história da Filosofia. Por meio desta metáfora é possível conhecer uma importante teoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível e do mundo inteligível .

Paixões devem percorrer um longo caminho até o amor, mas, afinal, o que seria esse tal de amor?

Para quem vê apenas o copo meio vazio pode parecer que os casamentos estão acabando, que a família não tem mais valor, mas não é bem assim.

Nesse sentido, entender o que está acontecendo com um e com o outro - e na relação - é um fator imponderável para que as famílias possam se reorganizar nesse novo modelo exigido.

Mas justifico que quatro letrinhas são muito pequenas para traduzir a construção de uma relação de confiança, de verdades, de segredos, de fraquezas e intimidades que vão muito além de corpos nus. Aí pode-se chegar ou não ao amor, mas, com certeza, as fundações estão alicerçadas e a construção pode e deve levar a vida toda.

O que fica claro é que os casais estão percebendo que um ou outro não são perfeitos, e estão enfrentando essa verdade; que os apelos, tanto sexuais como emocionais, estão o tempo todo batendo a nossa porta e que não estamos mais na caverna. O Mito da Caverna de Platão é considerado uma das mais 42

Gosto muito de representar o relacionamento conjugal na modernidade a partir do exemplo da Igreja da Sagrada Família em Barcelona, que apesar de ter sido projetada por Gaudì há 200 anos, ainda não está terminada e já foi e será inúmeras vezes restaurada.

Já disse reiteradas vezes que implico um pouco com essa palavra cantada e decantada em prosa e verso: amor.

Portanto, saber que os casais estão em busca de conhecimentos de si e do outro para que essa fundação aconteça com o melhor de cada um me enche de regozijo e esperança.


43


Regina Claudia Fuschini educação

pedagoga

como escolher a primeira escola?

M

uitos são os pontos avaliados na hora de escolher a primeira escola de um filho, e é normal que os pais sintam-se confusos. Além de se preocupar com a localização do colégio, alimentação no recreio e se os professores vão cuidar bem da criança, é preciso avaliar o método de ensino, valor da mensalidade e lidar com a separação. Esse costuma ser um período de angústia e peregrinação, sempre acompanhado da pergunta: como fazer a escolha certa? Um dos primeiros pontos é conhecer a proposta pedagógica da instituição de ensino. Diante disso, é preciso se perguntar se você quer uma formação com ênfase ao conteúdo ou não. Algumas escolas cobram muito do aluno, e a família deve estar de acordo com a exigência e ajudar o filho a dar conta do recado. Não tem motivo para os pais 44

colocarem o filho em uma escola que não tenha afinidade com a filosofia da família. Se discordarem do projeto pedagógico, entrarão em conflito com os educadores. Outro ponto importante é saber como os professores lidam com os alunos, principalmente os menores. Eles abraçam seus alunos? Claro que a resposta para essa pergunta será um sonoro “sim”. Mas, uma forma de os pais reconhecerem essa convivência é visitar a escola em funcionamento, principalmente na hora do lanche, assim poderão observar como o professor se relaciona com os alunos, se está no meio deles, se brinca e se envolve com a turma. Especialmente na educação infantil, essa relação afetiva é fundamental. É por ela que a criança se abre para aprender, falar dos sentimentos e perguntar quando tem dúvidas. E ser

afetivo não é beijar e abraçar. É olhar no olho, ouvir, se importar, dar atenção, acolher e proporcionar situações em que a criança se sinta capaz. Além da convivência com a criança, é preciso saber se os profissionais que lidarão com os alunos são graduados e habilitados para cada função. Por exemplo, o professor de natação ou recreação deve ser educador físico formado. E os professores titulares das salas de aulas devem ter suas habilitações e atualizações, pois o aprendizado é constante. É necessário ter espaço físico amplo? Os pais podem ter como um dos critérios de escolha o tamanho físico da escola. É preciso observar o uso desse espaço. Não adianta ter espaço e as crianças ficarem restritas a dois ou três pátios. Já algumas escolas menores fazem ótimo aproveitamento do espaço que têm. Depois de analisar vários pontos, cabe uma conversa familiar para efetivar a melhor escolha. A melhor escola para o seu filho será que melhor se identificar com sua família!


45


moda e beleza

Ótica martins & Zeiss parceria de excelência em serviços e tecnologia Loja premium partner, no Praiamar Shopping, traz o melhor de dois mundos: know-how regional e tecnologia alemã Por Juliana Justino Fotos: Erika Martins

U

ma das óticas mais tradicionais de Santos, a Ótica Martins está sempre antenada nas novidades para trazer o que há de melhor para a Região e atender os clientes mais exigentes. E foi pensando nisso que Rafael Martins, proprietário da Ótica Martins, firmou a parceria com a Zeiss, empresa alemã com mais de 170 anos no mercado e líder internacional em tecnologia óptica e optoeletrônica, e abriu a Ótica Martins Premium Partner Zeiss, no Praiamar Shopping.

46

“Esse movimento da Zeiss com parceiros começou lá fora, na Alemanha, e está vindo com tudo para o Brasil, crescendo bem rápido.

Eles buscam parceiros regionais, que têm qualidade de trabalho, boa expertise e sejam capazes de levar o nome da Zeiss onde ele deve estar: no topo”, explica o empresário.

“A Zeiss busca parceiros regionais, que têm qualidade de trabalho, boa expertise e capazes de levar o nome deles onde deve estar: no topo”.

Estabelecida no Brasil desde 2005, a Zeiss Vision Care, pertencente ao grupo da multinacional alemã, tem sede com planta fabril em Petrópolis (RJ) e mais de 11 filiais pelo país, empregando diretamente 750 pessoas. Sendo um dos fabricantes líderes mundiais de lentes oftálmicas, a Zeiss é sinônimo de conforto visual máximo. As lentes fotográficas e cinematográficas, os planetários,


binóculos e lunetas da Zeiss oferecem aos seus usuários uma qualidade óptica extraordinária. E agora este conceito está aliado a Ótica Martins, em Santos. Na loja Premium Partner, é possível encontrar, além dos modelos mais tradicionais, peças bem diferenciadas, com design mais moderno e ousado. Segundo Rafael, esse tipo de produto tem caído no gosto dos clientes santistas, que são super ligados na moda e nas tendências mundiais. “Muita gente comenta que a loja premium trouxe modelos que não eram encontrados aqui na cidade e, por isso, não precisam mais ir para São Paulo para comprar óculos. Para a gente, é um prazer poder atender essa fatia do mercado, todos ficam satisfeitos”, ressalta o proprietário.

muitos elogios dos clientes desde a abertura da loja.

“Além da variedade de produtos, também oferecemos uma experiência diferenciada, com atendimento de primeira e tecnologia de ponta”.

Toda a equipe passa por treinamentos para entregar a experiência Zeiss completa. Além disso, há ainda a possibilidade de utilizar recursos tecnológicos da Zeiss, como a máquina de realidade virtual e os equipamentos para tirar as medidas, tudo mais automatizado e com muito mais precisão.

Atendimento diferenciado

“Além da maior variedade de produtos, também oferecemos toda uma experiência diferenciada, com atendimento de primeira e tecnologia de ponta”, conta Rafael.

Outro forte diferencial da Ótica Martins Premium Partner Zeiss é o atendimento, que tem recebido

Ótica Martins Premium Partner Zeiss. Rua Alexandre Martins, 80 Praiamar Shopping, Santos.

Ao entrar na nova loja da Ótica Martins Premium Partner Zeiss, o cliente já percebe a diferença: tudo é feito para que ele se sinta bem e tenha suas necessidades atendidas.

47


MELHOR TALK SHOW? GANHAMOS. MELHORES REALITY SHOWS? GANHAMOS. MELHOR PROGRAMA INFANTIL? GANHAMOS. REVELAÇÃO DA TV? GANHAMOS. QUE TAL AGORA GANHARMOS UM ESPAÇO AINDA MAIOR NA SUA TV?

NO TROFÉU UOL TV E FAMOSOS 2017, O SBT DEU SHOW. ENTRE AS ESCOLHAS DO PÚBLICO E DOS CRÍTICOS, SETE PRÊMIOS. ESSE RECONHECIMENTO SÓ CONFIRMA PARA NÓS QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

LORENA QUEIROZ Melhor Talk Show Críticos e Público

48

Melhor Reality Show Críticos

Melhor Programa Infantil Críticos e Público

Melhor Reality Show Público

Revelação da TV Público


49


Ana Hirigoyen

imagem

consultora de imagem

seja clássica do seu jeito

M

esmo sabendo que moda e imagem pessoal são assuntos muitos abrangentes, quando se fala sobre estes assuntos é inevitável abordar o que mais os representam: roupas, acessórios e a forma de se vestir. As roupas são uma ferramenta poderosa de expressão: carregam mensagens e significados e dizem muito sobre quem as usa. Por isso, conhecer e ter segurança acerca de seu estilo pessoal é tão importante. Ninguém possui apenas um estilo, e muito menos deve ficar engessado a qualquer regra ou estereótipo, entretanto sempre haverá características de algum estilo que serão predominantes, e hoje falarei sobre o estilo clássico.

50

Pessoas clássicas são as que menos se deixam influenciar por modismos ou tendências. Gostam de investir em peças atemporais de modelagens tradicionais e geralmente preferem as cores neutras. No seu guarda roupa você encontrará muitos itens curingas, como peças de alfaiataria, e acessórios discretos e elegantes. Qualidade e durabilidade também são fatores importantes para pessoas clássicas. Afinal, como muitas de suas peças preferidas não saem de moda nunca, ela prefere investir em bons tecidos e modelagens impecáveis. Quando o assunto é lifestyle, o estilo clássico pode ser um aliado ou um ponto negativo. Por exemplo, para quem tem um trabalho que exige uma vestimenta mais formal com

regras de dress code, as peças mais tradicionais são perfeitas, e passam um ar de credibilidade e confiança que são bem-vindos neste ambiente. Porém, se seu trabalho é mais criativo e casual - como em agências de publicidade e escritórios de arquitetura - uma imagem conservadora pode ser um ponto negativo, e saber trabalhar contrapontos e explorar outros estilos assertivamente é importante. Enfim, independentemente de profissão ou estilo de vida, uma mulher clássica pode ter uma imagem que se traduza como: elegante e moderna, mas também pode ser vista como conservadora e ultrapassada. Há uma linha tênue que impede de cair neste erro. Então, saber brincar com modelagens, padronagens e acessórios é essencial! Um consultor de imagem pode ser um importante aliado neste processo de autoconhecimento e aprimoramento do estilo pessoal.


51


Claudio Piovesana

beleza

cabeleireiro e maquiador

2018 chegou

arrase na maquiagem!

O

novo ano está aí e é hora de se atualizar e ficar por dentro das tendências de maquiagem para essa temporada. As produções chegam em 2018 com peles muito frescas e iluminadas, com um efeito bronzeado. A ideia é sempre valorizar a beleza natural de cada mulher e criar um visual de cara limpa, lavada, com pontos de luz. Para conseguir esse efeito o produto hit da temporada é o iluminador. O primeiro passo é corrigir a pele com produtos que deem uma textura uniforme e bem leve. Lembre-se de que o objetivo é sempre deixar o rosto com uma aparência natural, saudável e bronzeado. 52

Com o iluminador, é possível criar um jogo de sombra e luz no rosto. Prefira os produtos cintilantes. Ele pode ser aplicado nas têmporas em forma de C, no V do lábio superior, no queixo, no osso do nariz e no cantinho interno dos olhos. Para as noites de festa, a maquiagem pode ficar mais divertida com tons cítricos, que estão super em alta e sempre fazem sucesso. Essa paleta mais vibrante e alegre pode ser usada nos olhos, por exemplo. Sempre lembrando de equilibrar o look com cores neutras nas outras partes do rosto. O laranja, que vira e mexe volta no verão, vem com tudo em 2018. As sombras também podem ter tons de rosa e coral, que funcionam muito

bem tanto para o dia como para a noite, além de dar um ar de saúde e vitalidade bem bacana. Quem prefere cores mais frias pode apostar no azul e lilás, que são as protagonistas da estação. Não esqueça a máscara de cílios para finalizar os olhos. Nas bochechas, dispense os contornos que reinaram ao longo desse ano. Agora, vale caprichar no blush para conseguir o tal efeito bronzeado e até combinar a cor dele com a sombra e o batom. Experimente brincar com o rosa, por exemplo, e veja que resultado surpreendente você vai ter! Se o blush tiver partículas de brilho suaves, melhor ainda. E para seguir a tendência da pele iluminada, o gloss voltou com tudo. Nada de batom matte, é hora de lábios com efeito molhado. Uma boa dica é usar o gloss transparente por cima dos batons que você já tem. Agora, é só brilhar em 2018!


53


matĂŠria de capa

54


Rose Marques rose marques

Do interior para o litoral, a dentista mostra que para vencer na vida é preciso trabalhar muito Por Juliana Justino

N

atural de São José do Rio Preto, a cirurgiã dentista Rosemeire Marques adotou Santos como sua cidade e é conhecida pelo seu talento no uso da tecnologia na Implantodontia e Estética. Apaixonada pela Odontologia e por seus pacientes, Rose acredita que a profissão é uma vocação e missão de vida. Por isso, ela está sempre estudando. Possui mais de 170 certificados de cursos de especialização e aperfeiçoamento e de participação em congressos, palestras e workshops no Brasil e no Exterior. Contribuiu em sua área com diversas inovações, como seu pioneirismo em reabilitação oral em 24 horas. Além disso, Rose realizou diversos cursos de hipnose, acupuntura, neurolinguística, reiki e relaxamento para poder proporcionar aos seus pacientes o máximo de afetividade e conforto.

Fotografia Dudu Medeiros

Revista Studiobox - Sua relação com a Odontologia vem desde cedo. Como foi sua infância? Rose Marques - Minha infância foi difícil, porque eu tive cárie de mamadeira. É causada pelo excesso de açúcar do achocolatado que é colocado no leite das crianças, que fica no dente e faz com que apodreçam. Eu não sorria, porque tinha vergonha desses caquinhos pretos que eram meus dentes. Não abria a boca, nem tirava fotografias. Naquela época, não existia a denominação de bullying, mas as outras crianças tiravam sarro dos meus dentes. Isso afetou bastante a sua autoestima. Com quatro anos de idade os meus dentes eram todos pretos e meu cabelo era crespo, muito armado, e eu tinha dificuldade para penteá-lo. Me sentia mal na escola, tinha vergonha. Aos oito anos, meus dentes permanentes nasceram e eu finalmente tinha dentes

brancos, mas, assim que nasceram eu cai de bicicleta e fraturei 80% do incisivo central, que é o dente bem da frente. E como você lidou com o problema? Uma tia me levou ao dentista e ele disse que não precisava fazer nada, que o dente ia crescer de novo. Hoje, sendo dentista, eu entendo melhor que ele quis dizer, mas isso acontece se é uma pontinha fraturada, não 80% do dente. No meu caso, jamais voltaria ao normal sozinho. Assim eu fiquei até os 14 anos e isso acabou com a minha autoestima na adolescência. Imagina, adolescente e sem o dente da frente! O que aconteceu, finalmente? Quando fiz 14 anos, minha irmã Sônia Mara me levou em um dentista em Bragança Paulista, chamado Caetano, que reconstruiu o meu dente com resina e um aparelho de luz fotopolimerizável. Ele tinha um espelhinho no refletor, 55


56


então, conforme ia esculpindo meu dente com a resina, eu observava. Achei incrível ele conseguir devolver um pedaço do meu corpo para mim. Quando vi meu dente inteiro, e que eu podia abrir a boca e sorrir, foi o momento em que eu virei dentista. Como foi o início da sua carreira? Comecei a trabalhar no sexto semestre da faculdade, em um consultório improvisado na cidade de Doverlândia (GO), onde meu pai morava. Era uma cidade bem carente, com cerca de quatro mil habitantes, sem asfalto e sem luz elétrica. A energia da cidade era gerada por um motor estacionário de caminhão. Lá, improvisei um consultório no meu quarto. Desmontei a cama, coloquei atrás do armário e passei a dormir no sofá. Não tinha dentista na cidade quando você começou? Doverlândia era uma cidade bem carente e não tinha nenhum dentista, por isso, o pouco que eu sabia era suficiente para ajudar as pessoas. Quando elas tinham dor de dente, procuravam um médico no hospital, que era o meu tio. E ele falava: “Rose, se forma logo, para você me ajudar, porque eu não sou dentista”. Ele me deu muito incentivo. Assim que eu improvisei o meu consultório, as pessoas que chegavam com dor de dente ele mandava para mim, para eu tratar. Como conseguiu esse seu primeiro consultório? Eu precisava trabalhar para ajudar o meu pai, que estava em uma situação bem difícil. Fui pagar o aluguel da república e uma pessoa perguntou se eu queria comprar um consultório (conjunto com cadeira e outros equipamentos

necessários para o funcionamento de um consultório odontológico). Me interessei, cheguei lá e estava tudo em uma garagem, empoeirado e estragado. Mas tinha um consultório de um modelo antigo, que nunca tinha sido usado. Foi o que eu comprei, com 15 dias para pagar, e ele me deu a cadeira velha de presente, para desocupar o espaço.

“Quando vi meu dente inteiro, e que eu podia abrir a boca e sorrir, foi o momento em que eu virei dentista.”

Foi um bom negócio, então. Sim. Achei um amigo que tinha uma caminhonete, levei o consultório usado para arrumar, lixei e pintei. Anunciei em cartolinas nas dentais e, em uma semana, vendi pelo preço que paguei no outro, que estava na caixa. Então a minha cadeira “nova” saiu de graça. Você estudava em Lins (SP). Como o consultório chegou em Doverlândia? Consegui um caminhão de boi, de um frigorífico, que ia para Goiás buscar os animais e levou o consultório de graça. Chegando lá, eu mesma fiz a instalação da cadeira, com o manual, consegui ligar o compressor e comecei a atender. E a resposta da população foi boa? Atendendo apenas nas férias, atendi 82 pessoas e ganhei 1500 reais. Eu falava que ia cobrar bem baratinho porque

não estava formada ainda. E com esse dinheiro eu comprei o meu primeiro Fusca. Assim, eu tinha carro para ir para a faculdade, porque eu morava a 7 km de distância e era morro acima. Eu tinha que carregar aqueles instrumentais pesados, e eu era a única pessoa da faculdade que não tinha carro. A faculdade era particular e tinha uns 80 alunos, todos com boa condição financeira. Fiquei muito muito feliz com o meu primeiro carro e aprendi que trabalhando e ajudando as pessoas eu também seria recompensada. E como foi quando você se formou? Assim que me formei, vendi o Fusca, que jamais conseguiria chegar em Doverlândia, e comprei o meu primeiro aparelho de Raio-X. Eu estudava muito, fechava as notas em outubro, ia para Doverlândia e trabalhava nas férias. Assim, quando me formei já tinha uma clientela formada: uma cidade inteira me esperando. Desde que me formei, a minha agenda está lotada. O que é a Odontologia para você? É um dom de Deus. E é um privilégio ter esse dom, porque eu sei como a pessoa se sente. Eu devolvo um pedacinho do corpo para a pessoa, da mesma forma que aquele dentista me devolveu um pedaço quando eu tinha 14 anos. A Odontologia é um grande amor, sou apaixonada por aquilo que eu faço. O trabalho para mim é uma grande diversão, as pessoas me abraçam, me agradecem, eu fico muito feliz. Você teve alguém que te ajudou a realizar tudo isso? A pessoa a qual sou mais grata na minha família é o meu pai. Ele foi um fazendeiro próspero, mas fomos vítimas 57


de uma enchente e meu pai perdeu tudo que tinha. Ficamos pobres, mas ele não tirou os quatro filhos da escola. Todos os meus irmãos são formados, médico, engenheira, e eu sou dentista. Para pagar a faculdade, meu pai trabalhou como leiteiro, acordava todo dia às três e meia da manhã e ia nas fazendas puxar leite para levar para o laticínio. O dinheiro que ele recebia com sua caminhonete remendada ia todo para a minha faculdade. Se hoje eu sou dentista é graças ao esforço do meu pai, que mesmo frente a uma grande adversidade, nunca desistiu da gente. Ele foi muito batalhador, íntegro e honesto. Devo muito a ele.

E aqui no Brasil, quem é a sua maior inspiração? Em 2000, conheci o melhor dentista do Brasil, o Dr. Paulo Kano, que considero um dos melhores do mundo. Ele mudou a minha concepção de como fazer um dente, tornando o sorriso mais natural. Ele revolucionou a Odontologia com os cursos dele, e foi um grande ‘pai odontológico’ para mim. Recentemente, fiz um curso com o Dr. Kano e ele está, mais uma vez, 50 anos na nossa frente. Ensinou uma nova técnica, chamada Cllones, com a qual podemos fazer cópias de dentes verdadeiros. Podemos escanear dentes, imprimir na impressora 3D e colocar no paciente.

Teve algum colega dentista que te ‘deu uma força’ no início? No começo da minha carreira aqui em Santos tive o Dr. Luiz Antônio Prantera Martin, que infelizmente já faleceu. Ele era especialista em ortopedia funcional dos maxilares e biocibernética bucal, além de meu vizinho de porta. Um dia ele entrou no meu consultório para fazer um raio-x da mãe dele e achou as próteses de porcelana que eu fazia bonitas. Acabei fazendo as da mãe dele, que virou minha paciente. A partir daí ele passou a me indicar muitos pacientes, mesmo eu sendo bem jovem, e me ajudou a formar a minha clientela na cidade.

Você fez muitos cursos fora do Brasil. O que isso acrescentou na sua carreira? Eu já fiz cursos no mundo inteiro, China, Japão, Alemanha, Estados Unidos, Liechtenstein, Suíça... Mas, quem mais acrescentou na minha carreira foram os alemães. Desde a primeira vez que fui lá. É incrível a precisão, como tudo funciona, como eles fazem tudo o mais correto possível. E eu procuro fazer isso também no meu dia a dia. Devagar, montei uma estrutura bem parecida com o que eu vi por lá. Hoje, inspirada pelos alemães, trabalho com essa tecnologia, para resolver questões difíceis com poucos procedimentos, de uma maneira confortável para o paciente e sendo o menos invasiva possível.

Seu trabalho também teve muita influência dos dentistas alemães, certo? Em 1997, eu conheci um alemão chamado Max Pfundtner, que me conseguiu um estágio na Alemanha. Ele me ajudou a ir para lá, mesmo com pouco dinheiro, e esse estágio mudou totalmente a minha visão de Odontologia. Depois disso, passei a ir praticamente todos os anos para a Alemanha para me atualizar. 58

Por que se aprofundar em áreas fora da odontologia, como acupuntura, neurolinguística e reiki? Quando eu estava na faculdade, queria publicar um trabalho científico sobre algo que fosse inédito nas jornadas acadêmicas. Eu praticava kung-fu, e na biblioteca do meu professor vi um livro de

acupuntura, onde achei uma técnica para anestesiar os dentes e resolvi apresentar esse trabalho na jornada científica. A neurolinguística descobri quando estava na faculdade, aos 18 anos. Fiz um curso chamado DOM (Desenvolvimento e Orientação Mental), que me ajudou muito a fechar as notas na faculdade, estudar para as provas, alcançar as minhas metas. Foi uma busca pessoal minha, sempre li muito sobre psicologia. Isso melhora a forma com que você se relaciona com os seus pacientes? O paciente não é só dente, existe um ser humano por trás desse sorriso. E cada pessoa tem uma expectativa e um anseio diferente. Alguns pacientes têm muitas queixas, e é importante ter uma sintonia com eles para captar o que realmente querem. Um diferencial do meu trabalho é essa facilidade, graças a todos esses treinamentos que fiz na área de humanas. Qual foi a maior dificuldade que encontrou ao abrir seu consultório? Em 1997, fui pioneira no sistema Targis Vectris no Brasil, que fazia os dentes sem metal. Eu importei esse aparelho da Alemanha e achei que ele faria tudo sozinho, mas descobri que, fora a fortuna que eu paguei no aparelho, eu teria ainda que montar o meu próprio laboratório de prótese. Eu não tinha dinheiro para fazer encanamento, então eu improvisei e coloquei em cima da privada do banheiro, eu recortava o gesso e dava descarga. Hoje o meu laboratório é de ponta, com tecnologia 3D, scanner, não precisa nem tirar molde mais. Valeu a pena? Em 25 anos, eu atendi - e ajudei - mais de sete mil pessoas. Que passavam


59


pelos mesmos problemas que eu passei, ou mais graves. Então, nossa, como valeu a pena! Um dia uma paciente falou “Doutora, eu quero que você sinta a felicidade que está me dando de volta”. E eu sinto a felicidade do paciente de poder voltar a sorrir. Nesses anos, fiz 47 mil dentes, tenho tudo guardado desde o meu primeiro paciente. Se fosse começar do zero novamente, o que faria de diferente? Eu faria tudo igual. Eu trabalhei mais do que os outros, cerca de 16 horas por dia por 20 anos. Só diminui a carga horária depois que o meu filho nasceu. O que eu faria de diferente? Teria abraçado e beijado mais o meu pai, agradecido mais enquanto ele estava vivo. Qual foi seu maior desafio profissional? Atendo casos grandiosos, coisas bem sérias e graves, até pessoas que vêm de longe, do Japão, Portugal, Estados Unidos... Atendo muita gente que vem me procurar como uma última esperança. Então, cada dia é um novo desafio. Às vezes, a gente acha que um caso é tão fácil, que já fizemos igual tantas vezes, mas nunca um caso é igual ao outro. Temos que estudar, se atualizar e reciclar para poder vencer os desafios de cada dia. Imaginava chegar onde chegou? Realmente, eu não imaginava. Uma pessoa que começou a carreira no interior de Goiás, em uma cidade que não estava no mapa... Hoje, eu sinto o reconhecimento quando recebo presentes, uma cartinha ou um texto no meu site agradecendo. Eu adoro! Mas não esperava, às vezes penso que eu nem 60

mereço tanto. Mas me sinto realizada, embora ainda tenha muita coisa para ser feita, ainda sou bastante jovem. Como você vê o mercado de Santos, gosta de trabalhar aqui? Eu adoro viver em Santos, acho uma cidade aconchegante. É litorânea, mas tem cara de inteiror, e conta com toda a estrutura de uma capital. A cidade me acolheu de braços abertos! Em 2013, eu recebi a medalha de honra ao mérito da Prefeitura de Santos, o que me deixou muito lisonjeada. Sobre o mercado, se a pessoa tem coragem de trabalhar, se trabalha de fim de semana e feriado, de noite... Ou seja, se trabalha quando os outros querem descansar, acho que não falta mercado.

“O paciente não é só dente, existe um ser humano por trás desse sorriso. E cada pessoa tem uma expectativa e um anseio diferente.”

Você tem algum hobby? Como se diverte fora da rotina do consultório? Eu já fiz voo livre, fui a primeira mulher sócia da Associação de Voo Livre da Baixada Santista. Também faço mergulho, mas meu principal hobby, que eu mais adoro na minha vida, é dançar. Eu amo dançar. E o seu maior orgulho? É ter honrado o sacrifício que meu pai fez

para que eu conseguisse me formar. Antes de morrer ele já tinha bastante orgulho de mim, adorava dizer para os amigos que tinha uma filha dentista. Também não posso deixar de mencionar que tenho um filho maravilhoso, um ser humano íntegro, trabalhador, extremamente amoroso e que tem o mesmo nome do meu pai, José Marques. Tem planos para o futuro? Acho que íamos precisar de umas três ou quatro edições da revista para eu enumerá-los. Sou uma pessoa bastante ativa e sempre estou pensando no futuro e em novas metas, e trabalho muito para atingi-los. Conta alguns para a gente, então. Um deles é contribuir para uma instituição e tratar dos dentes das pessoas gratuitamente, por meio de uma escola. Sempre sonhei em ter uma escola onde pudesse ensinar as pessoas a trabalhar e ao mesmo tempo felicitar as pessoas com um tratamento que elas não tenham um poder aquisitivo para pagar. Outra meta é outro livro, que não vou falar muito para não estragar a surpresa, mas que será bastante útil. Pretendo também continuar com as minhas palestras e cursos, acho muito bacana poder difundir as ideias e incentivar os novos profissionais. Isso é muito importante para mim, poder incentivar e servir de modelo. O que você gostaria de falar para quem está começando agora? Com garra, determinação, força de vontade e sem preguiça a gente consegue atingir os nossos objetivos. Então, a mensagem que deixo para os novos dentistas é essa: não tenham preguiça. Arregacem as mangas e trabalhem muito e com amor.


61


médica dermatologista CRM 91690 RQE 24843

cirurgia Bariátrica como afeta a sua pele?

A

busca pela saúde e pela qualidade de vida tem levado muitos pacientes à cirurgia bariátrica. Foram notificadas mais de 100 mil cirurgias no ano passado, e o Brasil já aparece como o segundo no mundo na realização deste tipo de procedimento. Este tipo de cirurgia, envolve profissionais de diversas áreas da saúde, além do cirurgião plástico: clínico, nutricionista, psicólogo ou psiquiatra e dermatologista, para ajudar nos efeitos sobre pele, cabelos e unhas deste paciente que chega a perder de 30 a 40% do seu peso muito rápido. Logo após a cirurgia, o paciente tem uma redução muito importante de peso, ocasionando sobras de pele e flacidez em todo o corpo. As cirurgias corretivas para melhora estética da pele 62

geralmente ocorrem de dez a 18 meses depois da bariátrica, e neste período o paciente fica suscetível a alergias e contaminação da pele por fungos e bactérias nas áreas de dobras. Após a cirurgia estética para retirada de excessos de pele, este paciente precisa de cuidados especiais nas cicatrizes cirúrgicas, que muitas vezes ocupam áreas extensas em braços, abdome, costas e pernas. Estas cicatrizes devem ser monitoradas no pós-operatório recente e muitas vezes tratadas com medicação tópica local e/ou procedimentos estéticos realizados por dermatologistas. O emagrecimento rápido também ocasiona alterações significativas no sistema musculoesquelético e desequilíbrio metabólico e proteico do organismo, sendo necessário suplementação de proteínas.

dermatologia

Roseli Andrade

Ocorre neste período uma diminuição da absorção intestinal dos alimentos, sendo necessário a suplementação de várias vitaminas, que devem ser ingeridas por meio de cápsulas por estes pacientes. A somatória de todas estas alterações tem reflexo na pele, cabelos e unhas. A pele se apresenta mais flácida, sem brilho e desidratada. Os cabelos tendem a cair bastante entre dois e três meses após a bariátrica, e perdem volume durante todo o processo do emagrecimento. As unhas são reclamações frequentes destes pacientes: passam a quebrar com facilidade, podem aparecer estriações e manchas na lâmina da unha, amolecimento e fragilidade. Todos estes transtornos dermatológicos podem ser amenizados e controlados com auxílio do dermatologista, que irá indicar os produtos e tratamentos adequados para esta fase tão importante na vida deste paciente. Sempre procure orientação médica!


63


médico oftalmogista CRM 29918

Glaucoma

uma doença silenciosa?

O

nome ‘glaucoma’ vem do grego (glaukos = verde + oma = tumor), pois quando os antigos viam casos extremos, o olho parecia duro e esverdeado, devido ao inchaço da córnea. Na verdade, o glaucoma é um conjunto de doenças que envolve o aumento da pressão dentro dos olhos, associado a doenças do nervo óptico - que leva a informação visual até o cérebro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a principal causa de cegueira irreversível do mundo, com prevalência de cerca de 1 a 2% na população mundial. Estima-se que no Brasil há cerca de 900 mil pessoas portadoras da doença. Há vários tipos de glaucoma: o crônico simples (às vezes, sem sintomas importantes), o agudo (com dor intensa), o congênito e os secundários.

64

As causas são diversas, como trauma, inflamações, certos tipos de catarata, infecções pós-cirúrgicas e até o uso indevido de medicamentos. O glaucoma é considerado uma doença silenciosa, sem grandes sintomas, que leva à morte progressiva e irreversível das células do nervo da visão. Isso é causado pelo aumento da pressão intraocular (acima de 20mmHg), que pode ser avaliada em uma simples consulta oftalmológica de rotina. Conforme a doença evolui, há perda de campo periférico da visão, que pode ser imperceptível ou chegar ao ponto de enxergar de forma tubular, como se olhasse através de um tubo estreito. Nos casos extremos, há perda da visão. Outros sintomas são a mudança constante do grau do óculos e ver luzes irisadas à noite (como um arco íris).

oftalmologia

Eduardo Paulino

O glaucoma é mais comum após os 40 anos, principalmente em afrodescendentes e pessoas com histórico familiar da doença. A presença de diabetes e outras doenças oculares, além do uso prolongado de colírios com corticóides, também aumenta o risco de ter glaucoma. A doença não tem cura, mas pode ser bem controlada com colírios que abaixam a pressão intraocular, uso de lasers e, em último caso, cirurgias específicas. E como prevenir o risco de perda da visão pelo glaucoma? Fazendo visitas regulares ao oftalmologista, para medir a pressão dos olhos, checar o nervo óptico e fazer exames específicos para dignosticar a doença no início, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Uma vez diagnosticado o glaucoma, o tratamento deve ser contínuo para preservar o nervo da visão, evitando a perda irreversível da mesma. Fuja desta triste estatística mundial fazendo seu check-up rotineiramente com seu médico oftalmologista.


Seu sorriso não precisa mais esperar. Agende uma visita.

TRATAMENTO EM APENAS 1 DIA

*

O One Day Visit é uma proposta do Instituto Implante Vida no qual o paciente realiza todo o seu tratamento odontológico em apenas um dia*. Isto somente é possível devido a integração das nossas diversas especialidades clínicas, praticadas por profissionais altamente qualificados, aliados à tecnologia moderna do Cerec (impressora 3D de próteses dentárias). *Depende de avaliação caso-a-caso feita na consulta inicial.

BENEFÍCIOS

Moldagem scaneada, evitando o incômodo que era gerado pelas moldagens convencionais

Visualização do resultado final antes da execução através de imagem gerada em computador

Perfeito enquadramento do dente na boca

Restaurações exatas da cor do dente

Colocação do dente definitivo

65


Dentista CRO 35078

salve a tecnologia tangível

T

ecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste por meio de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir desse conhecimento. A tecnologia tangível faz o nosso dia a dia mais fácil e mais seguro. Um exemplo simples disso é o Waze, um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em uma comunidade. Com ele, é possível juntar-se aos outros motoristas em sua área e compartilhar informações de trânsito das vias em tempo real, fazendo com que todos consigam economizar tempo e combustível em seus deslocamentos diários.

66

A odontologia moderna também utiliza essas tecnologias tangíveis todos os dias, melhorando a relação do dentista com seus pacientes e assim, otimizando os tratamentos e processos de atendimento. Quem não se lembra das moldagens para confecção de próteses ou para documentação ortodôntica dos pacientes que usavam “aparelho”? Hoje em dia, ainda bem, essas técnicas estão com os dias contados. Na esteira dessas tecnologias caminham os sistemas CAD/ CAM, que utilizam modernas câmeras intraorais para fotografar e transformar a arcada dentária em imagens digitais detalhadas, possibilitando a confecção de uma prótese em porcelana em uma impressora 3D.

odontologia

José Márcio do Amaral

Mas, como isso funciona na prática? Imagine que você acidentalmente quebrou um dente da frente e a indicação é a confecção de uma coroa em porcelana. Utilizando esses sistemas, vamos preparar o remanescente dentário, escanear com a câmera intraoral, criar um projeto digital - que é o desenho do futuro dente - e, por fim, é só dar o comando para impressora 3D confeccionar a coroa de porcelana final. Todo esse processo, que antigamente era muito mais demorado, desconfortável para o paciente e bem menos preciso, leva aproximadamente três horas. O resultado disso é um procedimento com mais precisão, melhor estética, mais agilidade e rapidez e com maior conforto, já que não é preciso realizar as antigas moldagens convencionais. Enfim, a tecnologia tangível está ao seu dispor!


67


nutricionista clínica, estética e esportiva CRN3 19444

comemore sem exageros

O

lá, meus amores! É um prazer estar de volta. As estripulias do carnaval acabaram, mas a Páscoa está aí e é sinônimo de chocolate. Tem aquela suculenta bacalhoada, regada no azeite, que, apesar das funções terapêuticas no controle do colesterol, esconde nove calorias por grama. Mas isso não é motivo para deixar de passar momentos agradáveis, à mesa com os familiares. Existem maneiras de comemorar sem culpa, evitando excessos e fazendo escolhas certas, comendo apenas o suficiente para a nossa necessidade. É importante associar ao cardápio o uso das fibras, que atuam no bom funcionamento intestinal. Outra forma de colaborar com o metabolismo é consumir alimentos que ajudam na digestão da gordura ingerida:

68

os chás (erva doce, boldo, erva cidreira, hortelã, alecrim e verde) e algumas frutas, como abacaxi e limão. Fique atento: cacau e chocolate não são a mesma coisa. O cacau é apenas a matéria prima do chocolate. Por isso, opte por chocolates com maior teor de cacau, pois estudos indicam que ele melhora o funcionamento cardiovascular. Seus flavonóides estão associados à elevação de óxido nítrico circulante, controlando a pressão arterial e diminuindo o risco de falhas cardíacas. Outros estudos mostram a capacidade do cacau em diminuir o mau colesterol oxidavél (LDL-ox) e aumentar o bom colesterol (HDL). Ele também atua no cérebro, melhorando o fluxo sanguíneo. Seu consumo pode auxiliar tratamentos de isquemias cerebrais, incluindo demências e doenças neurodegenerativas que

nutrição

Karina Abbud

aparecem com a idade. No diabetes, os flavonóides do cacau combatem os efeitos prejudiciais derivados da oxidação de determinados tipos de gorduras e marcadores inflamatórios. Em pesquisas recentes observou-se a interação do cacau com a microbiota, demostrando que o consumo aumenta a proliferação de bactérias benéficas, como os lactobacillus e bifidobacterium. Quando se trata de chocolate branco, a maioria dos produtos disponíveis no mercado é mais calórico e gorduroso, feito apenas com manteiga de cacau e não com as sementes do fruto. Além disso, ele é rico em gordura hidrogenada, que faz mal à saúde. Lembre-se: para ser gostoso não precisa ser prejudicial! Mantenha o controle, não coma todo o chocolate em um só dia, aproveite um pouquinho por vez. Experimente porcionar o ovo que ganhou em pequenos pedaços e comer ao longo da semana como sobremesa. Tudo que é bom deve ser aproveitado pelo maior tempo possível!


A MAIOR LOJA DE PRODUTOS SAUDÁVEIS DA AMÉRICA LATINA.

UM MUNDO DE PRODUTOS A GRANEL A medida certa para deixar seu dia a dia mais saudável. Disponível na loja do Boqueirão.

MIRAMAR SHOPPING Rua Euclides da Cunha, 21 - Loja 86 Gonzaga - Santos - SP (13) 3394-2875 @mundoverde_santos

SANTOS Rua Doutor Epitácio Pessoa, 6 Boqueirão - Santos - SP (13) 3307-5556 /mundoverdesantosfan

69


Toni Rodrigues

fitness

especialista em fisiologia do exercício CREF 050480

intensidade de treino

É

muito comum ouvirmos falar sobre ‘intensidade de treino’. Apesar de a intensidade ser um fator determinante para a obtenção dos resultados, ainda existem alguns malentendidos sobre o tema. Pensando em musculação, intensidade não é carga. Treinar em intensidade máxima é fazer o máximo que você consegue, independentemente da carga ou da quantidade de repetições. Por exemplo, se você levanta um peso considerado ‘leve’, faz 20 repetições e não consegue realizar a vigésima primeira repetição, a intensidade desse exercício foi máxima. Por outro lado, se você pegar um peso enorme e interromper antes de chegar à falha, você treinou

70

submáximo. Portanto, a intensidade relativa do primeiro caso será maior do que a do segundo, mesmo que a carga seja menor. Intensidade é regra, não exceção. Há quem fale que intensidade não é para qualquer um. Bobagem! O cálculo da intensidade leva em consideração a capacidade de trabalho, o que envolve desempenho e segurança. Por esse motivo, temos treinos intensos sendo usados por fisiculturistas, atletas de alto nível, idosos e até cardiopatas. Basta saber calcular a intensidade para cada caso. Intensidade e volume não se entendem muito bem. Quem faz um monte de exercícios e passa horas na academia normalmente não treina intenso, treina volumoso.

Mesmo sem perceber, nós diminuímos o esforço à medida que aumentamos a quantidade de coisas que fazemos. Isso é autopreservação. Se você sabe que correrá uma maratona, certamente não irá correr o mais rápido que pode desde o começo, certo? Na musculação é a mesma coisa. Você pode até ficar exausto após um treino de uma hora, mas a intensidade certamente será menor do que a de um treino de 30 minutos. Intensidade pode ser aplicada a diversos objetivos. Há estudos analisando treinos intensos para ganhos de força, massa muscular, perda de gordura, melhoras na saúde, dentre outros. Ou seja, intensidade pode servir para muita coisa, desde que seja bem aplicada e fundamentada. Por esses motivos, oriento minha equipe de professores e assessorados a sempre priorizarem o treino intenso, que nos permite melhores resultados e otimização do tempo de treino, sempre respeitando a individualidade de quem está realizando o exercício.


71


72


73


Diego Martins

marketing

gestor de redes sociais e palestrante

mudar o mundo ou ganhar dinheiro?

A

té o fim dessa década a geração Millenium (nascidos entre 1980 e 2000) deve ser a maior em número de adultos, e isso já propulsiona a maneira como grandes corporações se comportam na decisão de compra dessa massa consumidora. Caminha junto a Millenium e potencializa o consumo consciente a Geração Z (nascidos após o advento da internet). Juntas, essas gerações buscam negócios com propósitos e empresas que vendam muito mais do que uma bela história, eles buscam a essência. E um dos alicerces mais buscados é o impacto social e o compromisso das companhias com a mudança positiva no mundo. Temos cases famosos como a marca de alpargatas do Tom, que a cada par vendido, doa um. De forma tangível,

74

conseguimos assim mensurar quanto a marca impacta o mundo e quanto nós, como consumidores, estamos ajudando o próximo, calçando uma pessoa que não conhecemos. Um dos mais inovadores cases é o banco americano Aspiration, que com o slogan “Do Well. Do Good” (“Faça Bem. Faça o Bem.”, em inglês) já deixa claro seu compromisso. A empresa lançou um aplicativo no qual o usuário de seu cartão identifica as ações sociais e ambientais de vários varejistas, permitindo ao seu cliente escolher onde comprar conforme a essência da empresa. E ainda gera pontos para quem compra em lugares melhores classificados em seus índices. Agora, como aplicar esse conceito ao meu negócio? A grande dúvida é como usar o impacto social: incluir como estratégia de marketing, desenvolver um

modelo de negócio novo, criar novas linhas de receitas? Minha sugestão é que procure algo dentro da benemerência que converse com sua consciência, que você goste e se sinta impactado. Se você acreditar naquilo, conseguirá transmitir com facilidade tudo que deseja, em especial a verdade. Para quem não sabe como começar e quer estudar, a sugestão é a Artemisia. A organização, além de oferecer cursos à distância, possui uma aceleradora de projetos e toda sorte de assistência que você pode precisar para mudar o seu negócio e o mundo. O manifesto da Artemisia deve ser o alicerce dos novos negócios que surgirem e das estratégias comerciais e de marketing da sua empresa: “Entre ganhar dinheiro e fazer a diferença, escolhemos ficar com os dois”. Dá para fazer diferente, usar uma nova visão e ter lucro sustentável fazendo o bem. Acredite, remunerar a alma é uma riqueza que você ganha toda vez que ajuda alguém.


75


jornalista especializada em Economia

economia comportamental

I

magine que você planejou entrar em forma, perder uns quilos, voltar a usar aquela roupa que está mofando no armário. Então, você decide caminhar na praia. Depois de todo o esforço, passando por um carrinho de pastel, aqueles com cheirinho de fritura e recheios com aromas para todos os gostos, você pensa que merece um, não? Muitas vezes agimos assim, certo? Colocamos em conflito metas de curto e longo prazos. Por muito tempo, as teorias econômicas assumiam que nós somos racionais, que calculamos decisões que maximizem nosso bem-estar econômico, almejamos a riqueza, evitamos esforços desnecessários e tomamos todas as nossas decisões de forma que alcancem nossos objetivos.

76

No entanto, mais recentemente para a história da economia -, fala-se muito de economia comportamental. Ela incorpora pensamentos de áreas como psicologia, biologia e neurologia para melhorar o modelo do homem econômico, porque nem sempre somos racionais. Lembra do exemplo do começo? O homem dos modelos econômicos clássicos não comeria o pastel. Muitas vezes falhamos no autocontrole e não tomamos as melhores decisões, principalmente a longo prazo. E é verdade que a economia é essencial na vida de todos, mas com ressalvas. Os dados do país mexem com sua vida, mas duvido que todo dia antes de sair de casa você olhe todos os noticiários e baseie sua agenda neles. Funcionamos

economia

Vanessa Stelzer

de várias formas e juntar outras áreas à economia ajuda a nos explicar. A economia comportamental foi, aliás, a pauta do ganhador do último Nobel, Richard Thaler. Ela está ajudando, por exemplo, a estimular que as pessoas entrem em planos de previdência privada. Nossa citada falta de autocontrole deixa coisas importantes para trás. Segundo Thaer, somos influenciados por fatores emocionais, como aversão a perdas. Achamos ser melhor não perder R$10 a ganhar R$10. A decisão sobre previdência é influenciada por como ela é mostrada. Se temos que optar por deixar um plano de aposentadoria, o adotamos mais do que se precisarmos decidir por ter um. Se o dinheiro estiver na mão, já era. Aliás, tratamos dinheiro que ganhamos diferentemente. Já reparou o quanto lojas e bares em cassinos ganham? Os sortudos preferem gastar durante a euforia a poupar para tempos ruins.


77


advogada

alimentos

e a guarda compartilhada

C

om a dissolução da união afetiva familiar, acaba havendo uma redefinição das funções parentais, que resulta em uma divisão dos encargos. A necessidade do comprometimento de ambos nos cuidados com os filhos faz nascer a guarda compartilhada, que assegura maior aproximação dos filhos com os genitores. Os fundamentos desse tipo de guarda são constitucionais e psicológicos, garantindo o interesse da prole. Ela permite que os pais sejam presentes, estabelece pluralização de responsabilidades e democratização de sentimentos, permite que os pais sejam igualmente importantes e garante a participação no crescimento e desenvolvimento dos filhos. Não há necessidade de ser definido o lar de um dos genitores como referência. 78

Porém, quando há um ambiente de conflito, é melhor que seja determinado pelo juiz as atribuições de cada um e o período de convivência de forma equilibrada, regulamentando as visitações. Ocorre que os genitores e operadores do direito, na maioria dos casos, solicitam que as regras de democracia da guarda compartilhada sejam aplicados aos alimentos, o que não se confere. A regra de arbitramento dos alimentos determina que na fixação dos alimentos é necessário atender as necessidades de quem pleiteia e as possibilidades de quem paga. Os alimentos devem sempre permitir que o alimentando viva de modo compatível com sua condição social, ainda que este seja o direito do credor (filho), na quantificação de valores é necessário que se atenda às possibilidades do devedor de cumprir o encargo.

assessoria jurídica

Luciana Rodrigues Faria

Assim, ainda que o filho possa ter duas residências, dois domicílios e estar sujeito a guarda compartilhada ou alternada, tal fato não desonera o genitor que dispõe de melhores condições econômicas de pagar alimentos ao filho, podendo o pagamento ser ainda de forma diferenciada, ou seja, mais onerosa ao genitor que dispõe de melhores condições econômicas. Na prática, o juiz pode limitar o valor dos alimentos nos períodos em que o filho irá residir com o alimentante, como no período de férias escolares, não sendo admissível suspender todo e qualquer pagamento durante esses lapsos de tempo, pois as despesas persistem mesmo quando a criança não está presente, como acontece, por exemplo, com a mensalidade escolar. As confusões na história amorosa do casal acabam afetando a visão dos pais quanto ao seu papel como genitores e, na maioria dos casos, as pessoas obrigadas a pagar alimentos não enxergam tal dever como uma necessidade da outra parte, mas como um instrumento de vingança ou arma de manipulação.


ALGUMAS HABILIDADES QUE OS GESTORES MAIS BUSCAM EM CANDIDATOS: Inteligência emocional Visão estratégica Faro para oportunidades Inglês fluente

Seja um profissional mais competitivo. Desenvolva seu inglês na Wizard.

UNIDADES // POMPEIA – RUA EUCLIDES DA CUNHA, 232 – TEL.: (13) 3225-2750 PONTA DA PRAIA – AV. DOS BANCÁRIOS, 69 – TEL.: (13) 3261-2027 SÃO VICENTE I – AV. PRESIDENTE WILSON, 1026 – TEL.: (13) 3467-9229 SÃO VICENTE II – AV. ANTONIO EMMERICH, 519/521 – TEL.: (13) 3561-2812

79


mercado

Grupo akta motors

agora também é Peugeot

Nova concessionária da marca francesa chega a Santos para atender as necessidades dos clientes mais exigentes Por Juliana Justino Fotos: Erika Martins

O

Grupo Akta Motors, sob o comando de Gustavo Ofenhejm Gotfryd, já é reconhecido na Cidade de Santos pelo bom trabalho desenvolvido com a concessionária Kia, uma referência em qualidade de atendimento e pósvenda, desde 2015. O nome Akta é de origem sueca e foi escolhido por significar ‘original, firme, forte’, o que representa muito bem os valores da marca. A empresa foi inspirada nos princípios de venda a varejo de produtos por excelência da marca Kia, e tem como objetivo 80

ser líder de vendas em seu segmento de mercado e dar atendimento aos seus clientes com excelência, tanto em vendas como em pós-vendas.

que a empresa estava visando, na contramão das tendências do mercado, a fábrica nos convidou a representá-los na região”.

Para atingir esses objetivos, a Akta vem com ainda mais novidades e, a partir de 2018, conta com a concessionária Peugeot e a Akta Blindados, como parte do seu plano de expansão.

Ela explica ainda que expandir foi uma ação necessária para melhor atender as necessidades dos clientes. “Tudo isso aumenta a nossa gama de produtos de segmentos diferenciados e proporciona maior variedade aos nossos clientes, dentro de qualquer necessidade que tenham dentro do mercado automotivo”.

A gerente de marketing do grupo, Jo Mattos, conta que a expansão foi uma iniciativa da própria Peugeot. “Devido a solidez que adquirimos em pouco tempo e a expansão

A Akta Blindados fica na Rua Alexandre Herculano e é uma loja


especializada para veículos exclusivos: importados, blindados e customizados.

de café e espaço exclusivo para os veículos de Emotion Drive.

Já a nova loja Peugeot fica na Av. São Francisco, no Centro de Santos, e conta com uma área de mais de três mil metros quadrados, que inclui um showroom com mais de 680 metros quadrados, oficina e estacionamento, onde os clientes Peugeot têm o máximo conforto, comodidade e acessibilidade enquanto usufruem dos serviços exclusivos e de primeira linha oferecidos no local.

A loja está totalmente dentro dos novos padrões da marca, preparada para atender os clientes mais exigentes das linhas 3008, 5008 e PPC. O conceito chega para atender um público cada vez mais exigente,

Os destaques da loja são o showroom totalmente climatizado, o espaço exclusivo para entrega técnica e o espaço kids, para que os pais fiquem ainda mais à vontade para conhecer todos os detalhes dos veículos em que estiverem interessados. Além disso, todo o espaço é pensado para ser o mais confortável e receptivo possível, com lounge

“Devido a solidez que adquirimos em pouco tempo e a expansão que a empresa estava visando, a fábrica nos convidou a representá-los na região”

que está antenado e a procura de inovações, mas sem abrir mão do preço justo e acessível e de um serviço de pós-venda eficiente, o que a Akta Peugeot oferece com excelência. Os veículos e produtos são recheados de conteúdos tecnológicos e proporcionam uma experiência única ao dirigir. Um dos exemplos é o conceito inovador do i-cockpit, que permite que o motorista tenha uma posição de condução inovadora e estruturada ao volante. É um conceito esportivo de dirigibilidade que adiciona ainda mais precisão e agilidade, com um painel elevado que permite enxergar todas as informações importante do carro. Com uma estratégia baseada na excelência na prestação de serviços, além da tecnologia e inovação, a Peugeot chegou a Santos para

81


revolucionar esse conceito, com o programa Total Care, que é a nova política de pós-venda da Peugeot, ainda mais focada no cliente. O Total Care consiste em um conjunto de dez compromissos da montadora com o cliente, que incluem garantias de prazo de entrega, valores, controle de qualidade e serviços. Tudo com a garantia de que se algum compromisso for descumprido, o cliente pode acionar o SAC da Peugeot, pelo telefone 0800 703 2424, e resolver o problema. A Akta Peugeot oferece veículos novos e seminovos, assistência técnica e garantia, peças, acessórios e uma boutique da marca.

82

podem ser agendados na loja ou pelo site aktapeugeot.com.br.

O conceito chega para atender um público cada vez mais exigente, que está antenado e a procura de inovações, mas sem abrir mão do preço justo

Serviços profissionais, como funilaria e pintura, polimento, cristalização, espelhamento de pintura, hidratação de couro, lavagem a seco e vitrificação

Para conhecer melhor a loja e os veículos da Peugeot, é possível realizar um Emotion Drive, o test drive oferecido pela Peugeot para que o motorista possa vivenciar e constatar ao vivo as inovações das quais falamos. O mais bacana é que todos os modelos de passeio da marca estão disponíveis na loja. Akta Peugeot Santos. Av. São Francisco, 69, Centro. Tel: (13) 3500-2850. Akta Kia Santos. Av. Campos Salles, 126, Vila Nova. Tel: (13) 3223-1353. Akta Blindados (Imports). R. Alexandre Herculano, 216, Gonzaga. Tel: (13) 3301-9413.


83


publieditorial

cobertura de seguro de vida

com benefícios de previdência privada Porto Seguro lança o ‘Proteção Planejada’, opção que atrai quem quer manter o padrão financeiro e ter tranquilidade ao se aposentar

D

Rogério Freeman, da Janco Corretora de Seguros, trabalha com o ‘Proteção Planejada’ e acompanha seu sucesso perante os clientes.

durante o período contratado, o cliente precisar de dinheiro, poderá usar essa reserva para quitar as parcelas atrasadas do seguro por até 12 meses consecutivos. O produto é voltado para pessoas de 16 até os 64 anos de idade.

As parcelas são fixas do início ao fim da vigência e o cliente pode utilizar o saldo para quitar as parcelas do seguro.

“Esse seguro foi estudado e desenhado com diferenciais para oferecer proteção para o segurado e sua família e ainda permitir a formação de uma reserva de previdência, que pode ser transformada em renda no futuro”, explica o corretor.

iante das tendências do mercado, o Porto Seguro Vida e Previdência lançou o ‘Proteção Planejada’, que reúne, em um único produto, as coberturas de um seguro de vida com os benefícios de um plano de Previdência.

O aumento da expectativa de vida do brasileiro e a preocupação constante com a segurança financeira, sobretudo para manter o padrão de vida da família em caso de imprevistos que venham a acontecer agora ou no futuro, têm se intensificado diante das discussões em torno da reforma da previdência social. 84

O Porto Seguro ‘Proteção Planejada’ tem vigência mínima de cinco anos e as parcelas são fixas durante todo o período do contrato, o que ajuda bastante no planejamento familiar de longo prazo. Uma parte do valor pago garante o seguro de vida e a outra forma a reserva de previdência. Assim, se

Para contratar o ‘Proteção Planejada’ é necessário saber quanto dinheiro o cliente vai precisar, e por quanto tempo, para manter o padrão de vida da sua família posteriormente. “É muito importante que o cliente entenda desde já as suas necessidades para o futuro e, assim, possa adquirir o produto de acordo com o seu perfil. Nós, corretores de seguros, somos habilitados para ajudar as pessoas a fazerem as melhores escolhas”, finaliza Freeman.


Conquistar é o primeiro passo. O segundo é continuar aproveitando. Os planos de Previdência da Porto Seguro permitem que você se sinta seguro para investir hoje e realizar amanhã. Com essa tranquilidade, você consegue pensar no futuro e proteger tudo aquilo que conquistou. Conheça as vantagens: - Renda por toda a vida; - Coberturas com proteção financeira da sua família em situações inesperadas; - Aplicação em multifundos para a sua tranquilidade nas variações de mercado; Os seus planos dependem das suas ações agora.

Para mais informações, consulte-nos:

(13) 3222-6867

www.jancoseguros.com.br

85


Claudia Oliveira

vinhos

sommelière

vinho e chocolate é só prazer

C

omprovadamente, o chocolate é um poderoso antioxidante, que é capaz de proteger as nossas células sadias dos radicais livres. E quanto maior o percentual de cacau maior será esse efeito benéfico para o organismo. Sua absorção causa efeitos positivos na saúde cardiovascular, na circulação do sangue no cérebro, e ainda pode diminuir o colesterol ruim e regular a pressão arterial. O cacau também auxilia como antidepressivo, liberando serotonina e resultando em maior bem-estar. Para nós, apreciadores dos vinhos, nada mais prazeroso do que conciliar os dois. Aliás, consumido moderadamente, o vinho também é benéfico à nossa saúde.

86

Atualmente, combinar chocolate com vinho parece bem complicado diante de tantas variedades. Amargo e puro 100% cacau, amargos a 60 ou 70%, meio amargos a 40%, ao leite, com amêndoas, macadâmias, avelãs, frutas secas, frutas nativas brasileiras, frutas vermelhas, com recheios de cremes e licores e muito mais. Isso sem contar as inúmeras sobremesas, que são infinitas! O chocolate tem um sabor intenso, textura macia e aveludada, e vai do doce ao amargo. E, claro, o vinho selecionado deve combinar com esses sabores. Nessa hora dessa escolha, eu enfatizo sempre: o gosto pessoal deve ser considerado. Os fortificados doces, tecnicamente, são os mais recomendados para casar

com chocolate, por seu alto teor de açúcar e álcool. Para os mais detalhistas proponho: - Porto Rosé, Porto Ruby ou Porto Tawny, com o chocolate ao leite; - Porto Branco, Sauternes, Tokay, Moscatel de Setúbal, Vin Santo, Jerez Pedro Ximenez, Madeira ou Espumantes doces com chocolate branco; - Porto Vintage, LBV, Tawny 10, 20, 30 anos, Banyuls (fortificados intensos, estruturados e longevos) ou tintos secos encorpados (vinhos com acidez e taninos firmes, persistentes e algum residual de açúcar) com chocolate meio amargo e alto percentual de cacau em sua composição. Os fortificados e doces devem ser servidos entre 6 e 12°C, já os vinhos tintos secos encorpados ficam melhores entre 14 a 20°C. Aproveite as dicas, mas não exagere na dose: 50 ml é o ideal. Até a próxima taça!


87


gastrônoma e apresentadora de TV

Gastronomia em tempo de Páscoa

O

maior evento cristão é a Páscoa, que remete à ressurreição de Cristo e sua primeira aparição entre os discípulos, após 40 dias no deserto e os sofrimentos da crucificação. Todo ano os cristãos comemoram a Páscoa com alegria, pois o exemplo de Jesus dá a oportunidade do renascimento do que há de melhor em cada um de nós. O costume de ‘dar ovos de páscoa’, vem de muito antes de Cristo, quando egípcios e persas presenteavam seus amigos com ovos naturais coloridos nas festas da primavera. Para eles, o ovo representava a forma do universo. O ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna, e por isso se tornou o símbolo da Páscoa. Foram os cristãos primitivos da Mesopotâmia que iniciaram o costume

88

do ovo na Páscoa. Na Armênia, retratos de Cristo e outras imagens religiosas, eram desenhados em ovos naturais. Naquela época, os ovos não eram de chocolate, mas de galinha, pintados e não comestíveis. Pelo que se sabe, o chocolate surgiu entre os Maias e Astecas, onde era usado como moeda. Quando chegou à Europa no século XVI, caiu no gosto dos europeus e tornou-se preferência popular. A substituição dos ovos naturais e pintados pelos ovos comestíveis feitos de chocolate foi feita por confeiteiros franceses, no século XVIII, tornando mundialmente famosos os ovos de páscoa de chocolate. Hoje nossa dica será um simples pão de trança, que significa a solidariedade entre as pessoas, para que o ensinamento de Cristo de repartir o pão esteja sempre presente em nossos corações e atitudes.

gastronomia

Beth Teani

Pão de trança 2 colheres de chá de fermento biológico seco 125 ml de leite morno 1 ovo tamanho extra 450 gramas de farinha de trigo 50 gramas de açúcar ¼ de colher de chá de sal 75 gramas de manteiga sem sal, derretida Óleo vegetal para untar 1 ovo batido para pincelar Opcional: 3 ovos para enfeitar, entre as tranças Dissolva o fermento no leite morno, deixe esfriar, adicione o ovo e bata bem. Reserve. Coloque a farinha, o açúcar e o sal em uma tigela. Faça uma cova e despeje o líquido. Junte a manteiga derretida e incorpore aos poucos até formar a massa. Sove a massa por 10 minutos em superfície enfarinhada até ficar macia e flexível. Coloque em uma tigela untada, cubra com filme de PVC e deixe crescer por duas horas. Em uma superfície enfarinhada, pressione a massa e depois divida em três partes e faça três rolinhos de 30 cm de comprimento. Junte a ponta dos 3 rolinhos e comece a trançar. Durante a execução da trança, pode-se colocar três ovos, distanciados, para enfeitar. Deixe a trança frouxa com espaço para a massa crescer e esconda as pontas embaixo. Coloque na assadeira com papel manteiga, cubra com um pano e deixe descansar por duas horas. Pré-aqueça o forno a 190°, pincele o pão com ovo batido, leve ao forno e asse por 25 a 30 minutos.


89


Lifestyle

Las vegas

é muito mais do que cassinos

Compras, baladas, shows e até passeios pelo deserto encantam turistas do mundo todo no novo destino da LATAM Travel Santos & Região

C

onhecida como a Cidade dos Cassinos, Las Vegas é o novo destino da LATAM Travel Santos & Região. Se você gosta de fazer compras, curtir bares e casas noturnas, se hospedar em hotéis luxuosos, assistir a shows incríveis e ainda estar em contato com uma das maravilhas da natureza, Las Vegas é o lugar perfeito para a sua viagem. Durante a alta temporada, que vai de junho a agosto, a rota será operada pela LATAM Airlines três vezes por semana. De acordo com a Gerente Geral LATAM Travel Santos e Região, Cláudia Valerio, esta nova rota será a única ligação direta entre a América do Sul e os destinos norte-americanos, complementando outras operações regulares atuais para destinos como Miami, Orlando, Boston, Nova Iorque e Los Angeles. Então, mesmo que não seja o seu destino final, vale a pena curtir um 90

pouco de Las Vegas se você vai viajar para os Estados Unidos. A avenida principal, chamada de Strip, tem 16 corredores de lojas com preços que só encontramos nos Estados Unidos e, ainda melhor, cheios de saldos e pechinchas. Além das lojas das marcas mais desejadas, ainda é possível encontrar flagship stores dos mais famosos estilistas, como Michael Kors, Prada, Louis Vuitton, Gucci e Christian Louboutin.

Além de ser um bom negócio, fazer compras em Las Vegas pode ser bem divertido, quase como dar uma volta ao mundo.

Fazer compras em Las Vegas pode ser bem divertido, quase como dar uma volta ao mundo. O The Forum Shops at Caesars Palace simula as ruas de Roma ao entardecer (e tem a maior H&M do mundo), o The Grand Canal Shoppes at The Venetian tem uma reprodução do Grande Canal de Veneza (com direito a gôndolas e ofertas da Burberry) e o Le Boulevard Shops reproduz as ruas de paralelepídedos e vielas sinuosas dos bairros de Paris. O maior dos shoppings da Strip é o Fashion Show Las Vegas, com 185 mil metros quadrados e um elenco de lojasâncora de cair o queixo, como as gigantes Neiman-Marcus, Saks Fifth Avenue, Macy’s, Dillard’s, Forever 21 e Nordstrom. Todos os dias o Fashion Show realiza desfiles de moda na sua passarela de 25 metros. Se já não bastasse, lá ainda é um lugar ótimo para uma refeição casual, com restaurantes muito bacanas. No Wynn Esplanade, além da reunião de estilistas super renomados – é lá que fica


a primeira boutique exclusiva de Oscar de la Renta – ainda tem o showroom da Penske-Wynn, revendedora autorizada da Ferrari e Maserati. Mas, se você gosta mesmo é de desconto, os Premium Outlets South e North oferecem pechinchas de 25 a 65% em grandes marcas e acesso por transporte público. Entre as 140 lojas do Las Vegas Premium Outlets South estão marcas como Guess, New Balance, True Religion, Under Armour, Michael Kors, Loft Outlet e Coach Men’s, Calvin Klein, Nautica, Nike, Reebok, Levi’s, Danskin, Adidas, Bass, Greg Norman e VF Outlet. No Las Vegas Premium Outlets North encontre ofertas de Adidas, A|X Armani Exchange, Banana Republic, Coach, Dolce & Gabbana, Elie Tahari, Guess, Kenneth Cole, Lacoste, Michael Kors, Nike, Polo Ralph Lauren, Salvatore Ferragamo, St. John, Theory, Timberland e Tommy Hilfiger, entre outras. Vida noturna Las Vegas nunca para e, para onde quer que se olhe, há bares, clubes de dança,

entretenimento ao vivo e muito mais. O Nightclub XS foi eleito a melhor casa noturna de Vegas – um título de respeito! Tão badalada quanto é a Marquee Nightclub, no Cosmopolitan. A 1OAK leva um pouco da vibe de Nova Iorque para o deserto, com obras de arte e som e iluminação dos mais modernos. Para quem curte diversão ao ar livre, a área externa da TAO, a cachoeira da Tryst ou o terraço com as Fountains of Bellagio da Hyde são ótimas opções. Já os amantes da tecnologia vão se divertir no cenário futurista do Rain Las Vegas ou na pista com telão interativo da Haze. Quer um programa mais excêntrico? A boate Vanity, no Hard Rock, é decorada como o camarim de um astro de rock britânico, com paredes com espelhos, candelabros de US$ 250.000, baias de couro e paredes pretas. Esse é definitivamente um local para dançar e ser visto! Mas, se a intenção é tentar esbarrar com alguma celebridade, o Pure é o lugar. Com 36 mil metros quadrados, tem a clientela mais chique e é um dos destinos mais visados para festas na cidade.

Passeios gratuitos A ‘Capital do Entretenimento’ honra o título recebido e, de fato, é repleta de atrações para entreter todo tipo de turista por muitos dias. Apesar dos cenários exuberantes e tentações de consumo, Las Vegas é uma das cidades mais baratas de se conhecer, pois é possível se hospedar, comer e passear sem gastar muito, principalmente quando comparada com outros destinos norte-americanos. Os estacionamentos são gratuitos, assim como a entrada nos cassinos. E, como quanto mais frequentadores (e possíveis apostadores) melhor, eles costumam oferecer atrações gratuitas para animar a noite e atrair mais pessoas. Além dos cassinos, alguns programas são praticamente obrigatórios, como tirar uma foto na famosa placa ‘Welcome to Fabulous Las Vegas’, olhar as vitrines da Strip e assistir a uma apresentação da dança das águas em frente ao hotel Bellagio. Aliás, os hotéis são um passeio à parte. Sem gastar um centavo, você pode visitá-los e conhecer jardins, obras de

91


arte e atrações bem legais. No Luxor, por exemplo, tem o maior holofote do mundo - dizem que dá para ver do espaço! - e estátuas tipicamente egípcias, incluindo uma réplica da Esfinge de Gizé. No Mirage é possível testemunhar uma simulação de erupção vulcânica com chamas e fumaça que acontece de hora em hora. As lojas são ótimas atrações, independentemente das compras. Na loja da M&M tem brinquedos, um carro de corrida da Nascar e a parede mais colorida da cidade, cheia de confeitos de todas as cores. Já a da Coca-Cola é praticamente um museu, contando a história do refrigerante mais vendido no mundo. Um dos shows gratuitos mais assistidos de Vegas é o Sirens of TI, que acontece no Treasure Island diariamente e apresenta sereias e piratas com uma mistura de música, danças, combates com espada, pirotecnia e efeitos especiais. Todos os hotéis têm apresentações gratuitas em diversos horários e com temas variados, de acordo com a temática do hotel. Algumas atrações são bem inusitadas em Las Vegas. O Museu do Neon reúne

92

Las Vegas é uma das cidades mais baratas de se conhecer, pois é possível se hospedar, comer e passear sem gastar muito. placas que fizeram história na cidade e o banheiro masculino do Cassino Las Vegas (é isso mesmo que você leu) exibe um pedaço do Muro de Berlim. Dá até para degustar chocolates sem gastar nada. A Ethel M Chocolate Factory, que fabrica os confeitos M&Ms oferece uma visita para conhecer o processo de fabricação e oferece amostras grátis para quem vai conhecer suas instalações. Grand Canyon O Grand Canyon é um monumento da natureza que impressiona a todos por suas proporções. São 446 quilômetros de comprimento, 15 a 29

km de largura e quase dois quilômetros de profundidade. No caminho entre Las Vegas e o Grand Canyon é possível também visitar a Hoover Dam, considerada uma das maiores represas do mundo. Construído na década de 1930, o local é visto como um tesouro da engenharia da época. Os visitantes podem parar por ali e apreciar sua vista incrível e magnitude. Uma das estradas que une Las Vegas ao Grand Canyon é a famosa Rota 66 (Route 66), que também é um ponto de visitação famoso nos Estados Unidos. A estrada é excelente, com poucas curvas, muito bem conservada e, é claro, com uma vista incrível do deserto. Para aproveitar o máximo desta expedição, vale a pena passear pela Rota 66 sem pressa, aproveitando para parar em seus vários pontos interessantes.

LATAM Travel Santos & Região Av. Ana Costa, 465 R. Conselheiro Ribas, 498 Telefone: (13) 3323-4004 contato.santos@latamtravel.com fb.com/LATAMTravelSantos


Faz a sua viagem.

Voo direto

São Paulo Las Vegas

AS VEGAS Entrada de R$ 520,00 + 10x*

R$

296,00*

À vista a partir de R$ 3.480,00 Saída: 16/06 a 22/06/2018

Os preços são por pessoa, com saídas de São Paulo, calculados no dia 01/03/2018. Os. Consulte nossa loja para saídas de outras cidades e outras datas. Os preços são baseados nos voos que compõe a rota da „ATAM Airlines de menor tarifa entre as cidades, não abrangendo períodos de feriados, congressos, feiras ou eventos (exceto roteiro específico). Reservas sujeitas à disponibilidade do produto anunciado. Preços válidos para viagens de ida e volta). *Consulte nossa política de financiamento. Os preços anunciados não incluem valor da taxa de embarque. O valor da taxa de embarque estará disponível no ato da compra.

ATAM TRAVEL SHOPPING PÁTIO IPORANGA Tel.: (13) 3323-4004 Av. Ana Costa, 465 - Santos - SP contato.santos@latamtravel.com

ATAM TRAVEL CONSELHEIRO RIBAS Tel.: (13) 3322-4040 Rua Conselheiro Ribas, 498 - Santos - SP |

facebook.com/„ATAMTravelSantos

93


lifestyle

Santos

Arquidecor 2018 u O Se r Melho er Burg

De 4 de junho a 8 de julho será possível visitar a 20ª mostra SantosArquidecor, a maior mostra de decoração do Litoral Paulista e que já faz parte do calendário oficial da Cidade. Durante cinco semanas, a mostra traz arte, arquitetura, paisagismo e design criados por profissionais da Região e conta com 35 ambientes divididos em duas casas interligadas. O tema desta edição é ‘Arte e Movimento’. Arte como referência ao talento dos profissionais envolvidos e movimento no sentido social, já que um dos objetivos da mostra é arrecadar fundos para instituições filantrópicas mantidas pela Associação dos Ex-Alunos do Colégio Stella Maris (AEA). Toda a renda do evento será revertida para a manutenção e continuidade de um projeto social que mantém quase 300 crianças e adolescentes.

telefone ou whatsapp

98219-0006 /classicburgersantos

94

/classicburgersantos

Por isso, cada vez mais fornecedores e prestadores de serviços se interessam em participar da SantosArquidecor: além de valorizar os seus produtos, também apoiam o crescimento do evento e seu alcance social. Na mostra, serão realizadas palestras, lançamentos de livros, eventos de arte, exposições e workshops que atraem todo tipo de público. Participe e apoie a causa! SantosArquidecor. Av. Francisco Glicério, 655. De 4 de junho a 8 de julho de 2018, de terça a domingo, das 15 às 21h.


Blush tattoo para mulheres

A tatuadora santista Tatiana Alves (@tatianaalves) atua no mercado há uma década e conquistou um traço delicado e feminino, que faz sucesso tanto com as clientes como no Instagram. Em sua nova empreitada, aposta no atendimento personalizado para mulheres no seu próprio estúdio, junto com outras duas profissionais. Cada arte é exclusiva e lindíssima! Studio Blush Tattoo. Av. Conselheiro Nébias, 754 sala 2313. fb.com/blushtattoostudio

Studio Mabeeh A maior loja de móveis e objetos de decoração da Baixada Santista abriu as portas em Praia Grande, com o melhor do design brasileiro e pinceladas de design internacional. Além da rápida entrega, um dos diferenciais é encontrar tudo que é necessário para montar um apartamento, casa ou escritório em um só lugar. Isso sem contar o preço e as facilidades de pagamento oferecidas pela loja. As peças estão distribuídas em ambientes sofisticados, especialmente preparados para facilitar ao cliente final visualizar como vão ficar em sua casa. Os projetos são assinados por arquitetos como Gabriel Fernandes, Gil Medeiros, Carina Paiva, Edgar Pistelli e Márcia Debski. A filosofia da loja é de que o cliente precisa sentir, testar e trocar no objeto para ter a certeza da escolha. Studio Mabeeh - Av. Min. Marcos Freire, 3988 - Vila Antártica, Praia Grande. 95


Inauguração

Akta Peugeot Santos ganhou mais uma grande concessionária, graças ao bom trabalho do Grupo Akta Motors. É a Akta Peugeot, no Centro de Santos. A festa de inauguração contou com a presença de convidados ilustres da Cidade, que puderam conferir de perto o conceito da loja e os modelos top de linha da montadora. A loja conta com amplo showroom e todos os carros da Peugeot para test-drive. Akta Peugeot Santos. Av. São Francisco, 69, Centro. Tel: (13) 3500-2850.

Patrícia Stefanello no comando da Metallo A empresária agora está a frente das operações da Metallo, que oferece um espaço funcional para vivenciar os melhores produtos do segmento de banho: louças, metais, válvulas, ralos, acessórios e toda a linha de revestimentos cerâmicos e porcelanato. Metallo - boutique do banho. Rua Guaiaó, 149.

96


tabata bocatto

a rainha dos camarotes

Responsável por convidar os famosos e influencer para curtir e divulgar todos os camarotes Brahma do Brasil, Tabata Bocatto é formada em Comunicação Social com Bacharel em Jornalismo, e tem paixão pelo que faz. “Estou há quatro anos com a Brahma e este foi o terceiro Carnaval que, em parceria com a Fattima Amaral, cuido do mailing dos camarotes”, conta. Há mais de 15 anos no mercado, atuou nas grandes assessorias de imprensa de São Paulo e em empresas como Editora Globo e Editora Abril, o que lhe rendeu grande know-how na arte de comunicar. Atendeu grandes contas em segmentos como moda, beleza, gastronomia e personalidades. É assessora da top Ana Beatriz Barros e RP do Camarore Brahma. Atualmente é também colunista das revistas Check IT, Prado e Revista do Gramado, que circulam em Campinas (SP). Em 2015, lançou o primeiro coletivo de influencers do interior, o It Bloggers.

Até o próximo Carnaval, Tabata está focada nos rodeios. Em Abril, acontecem os de Londrina, Itapetininga e Ribeirão Preto e em Maio, o de Divinópolis (Divina Expo). 97


advogada e blogueira

quilha

Bar e Restaurante Inaugurado no início de 2016, o Quilha está de volta com nova proposta. Bruno Braga e Maíra Pabst viajam o mundo atrás de praias com as melhores ondas e trazem para Santos o melhor da gastronomia dos roteiros visitados, como Peru, Tailândia, Taiti, Havaí e Japão. A decoração é descolada, com ambiente moderno, onde o cliente se sente à vontade,

Cinza Burguer

98

podendo escolher uma mesa no deck ou um espaço mais reservado, no fundo do restaurante. O cardápio é cheio de delícias, com drinks, petiscos do happy hour e opções kids e vegetarianas, além de pitaya e açaí. Como entrada, destaco o Poisson Cru (R$ 35): cubos de atum com tomate, pepino, cenoura, limão e leite de coco. Como prato principal, o Lomo Saltado, um prato típico peruano (R$ 54): filé mignon salteado

O Cinza Burguer abriu as portas em janeiro e, da calçada, já dá para sentir o clima, com música animada e decoração charmosa. A área externa tem mesas individuais e uma mesa coletiva, em um ambiente bem descontraído. Para começar, o cardápio oferece três tipos de batata e um kibe vegano. Destaco a Fries Cheddar Bacon com creme de queijo cheddar derretido e bacon (R$ 18). Os hambúrgueres, fornecidos pela DeBetti Dry Aged, têm 100g e você pode escolher entre o simples ou o duplo. Com exceção do Cinza Burguer, com 180g, que é o carro chefe da casa.

aqui em santos tem

Daniella Muniz

com cebola roxa, tomate, arroz branco e batatas rústicas fritas. O happy hour acontece todo dia das 17 às 20h, com porções com preços promocionais e alguns drinks com opção de double. O Quilha é pet friendly e não cobra taxa de serviço. Quilha Bar e Restaurante. R. Azevedo Sodré, 81. Tel.: (13) 33854443 (delivery).

O Cinza Cheddar Farofa é uma mistura inusitada e deliciosa: hambúrguer com creme de cheddar e farofa da casa, servido no pão de brioche (R$ 24 simples ou 28 duplo). O Cinza Mexican Chilli (foto) tem a combinação perfeita de ingredientes: salsicha, creme de cheddar, carne moída e molho chilli, servido no pão tradicional de hot dog (R$ 13). A maionese da casa é divina e pode ser pedida como adicional. É imperdível! Cinza Burguer. R. Tolentino Filgueiras, 81. Instagram: @cinzageneralstore


EGO

Primeiro, você segue a tendência. Depois, os elogios seguem você.

99


100

Studiobox #52  

A matéria de capa desta edição é com a Dra. Rose Marques, que contou sua história profissional de sucesso saindo do interior de Goiás para S...

Studiobox #52  

A matéria de capa desta edição é com a Dra. Rose Marques, que contou sua história profissional de sucesso saindo do interior de Goiás para S...

Advertisement