Page 1

www.revistastudiobox.com.br

Excelência no pós-venda

é a receita para o sucesso da sua marca

Estilo

na passarela

Tendências que estão em alta na nova estação

Tradição

italiana

0 00 50 9 772176 249026

IS S N 2 1 7 6 - 2 4 9 X

A n o 1 2 Ed .5 0 R $ 1 5 ,9 0

Conceituado gelato agora em Santos

Adriana Rodrigues faria Com muito trabalho, a advogada construiu seu próprio império 1


U ma co leçã o de coz in ha s que celeb ra nossos 5 0 an os . Mas q ue foi fe it a para o am an hã .

CRIADA PARA CELEBRAR OS 50 ANOS DA S.C.A., A ATTICO É A NOVA COLEÇÃO DE COZINHAS QUE REÚNE TECNOLOGIA, CONECTIVIDADE E DESIGN.

COMPOSIÇÕES DE DIFERENTES CORES, MATERIAIS E SISTEMAS HIGH TECH DIFERENCIAM A COLEÇÃO, COMBINANDO O ESTILO E A PRATICIDADE DE SEUS PAINÉIS MÓVEIS E ACESSÓRIOS GOURMET DO BACK PANEL COM A INOVADORA POSSIBILIDADE DE TER UMA CENTRAL MULTIMÍDIA TOUCHSCREEN. 2


SANTOS RUA AZEVEDO SODRÉ, 07 | BOQUEIRÃO | F 13 3221.9142

3


carta do editor

D

izem que existem três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a oportunidade perdida e a palavra pronunciada. Pois bem, você já se arrependeu de ter dito algo? Juro que nunca havia passado por isso, de ser aquele que fere com palavras alguém que ama. Já fui ferido algumas vezes, mas ignorei, relevei, fingi que nada aconteceu e, depois de algum tempo, fingi ter esquecido. Isso me feriu, é claro. Mas, do fundo do coração... Como dói essa coisa de machucar alguém.

“Esqueça a noite passada, Porque está muito frio lá fora. Então, vamos apenas tirar novas fotografias Esqueça isso, deixe-me fazer você rir. Porque nós podemos ser tudo o que queremos ser, Vamos só fazer novas boas memórias.” (Photographs – Zeeba)

Passou o tempo e eu ainda não consigo esquecer as palavras que proferi como defesa e o silêncio que ressoou, o barulho do vento dentro do carro. Sim, eu estava me defendendo. Mas, do que, se eu estava rodeado de amor? Me defendia do meu ego? Da minha fragilidade? Ou do meu erro de querer ter razão ao invés de ser feliz? Por que não me mantive em silêncio? É o que mais me pergunto. Sou da geração do impulso, da prepotência, da conquista das coisas sem valor. Fujo disso, discurso contra isso, mas estou aqui, sentindo a cicatriz da ferida que causei no outro. Pode até dizer que não sentiu, que não feriu, que não magoou... Mas está doendo em mim. Estou ferido e magoado por ter feito e eu não sabia que essa dor podia ser tão grande e tão maior. Imaginei que nessa Carta ao Leitor eu falaria para vocês sobre resistência em tempos de crise ou sobre reinventar-se para sobreviver no mercado, mas meu coração mandou falar sobre perdão, reflexão, amor e resiliência. Depois dessa, vou pensar mais antes de falar, independentemente do estado em que eu esteja. Palavras são armas que ferem e cortam de forma invisível. E elas refletem mais em você do que em quem está sendo atacado. Errar é humano, perdoar é divino e calar é sábio. Vamos pensar nisso? Beijos e boa leitura,

Publisher 4

mayco

wmon

temor

Foto Iu de Rich ele

Maycow Montemor


5


Leia online Locação Prefeitura de Santos Beleza Espaço Votre Roupas Antonelze Calçados e acessórios Paula Dias Moda Davi Morilla Jr. Fotografia Paula Castro

A revista Studiobox também pode ser lida em tablets e smartphones gratuitamente. Basta baixar o aplicativo Studiobox para iOS ou Android nas respectivas lojas virtuais.

Capa

Última edição

Fale conosco Nós queremos saber o que você acha de cada edição lançada, evento promovido e post publicado. Curta, comente, compartilhe ou nos envie um e-mail e ajude a deixar a Studiobox cada vez mais com a sua cara.

contato@revistastudiobox.com.br

A edição #49 foi uma delícia! Conversamos com os chefs de cozinha Maísa Campos e Dário Costa sobre a realidade da gastronomia santista e mostramos dois lados incríveis desse panorama. Existe vida pós-reality show!

/studiobox

@revista_studiobox

@studiobox

Expediente M. Montemor Editora M.Montemor dos Santos Editora - ME CNPJ 09.400.313/0001-01 IE 633.675.615.111

6

Maycow Montemor Diretor

Juliana Justino

Av. Conselheiro Nébias, 703 conj.1810 Vila Rica - Santos/SP

José Carlos dos Santos

www.mmontemor.com.br contato@mmontemor.com.br (13)3028.1530

Léya Santana

Bruna Figo Paula Castro

Logística

Fotografia

Tesoureiro

Jornalismo, edição e diagramação


7


Índice :: studiobox 50

10

Reflexão

14

Arquitetura e Decoração

16 20 22 24 26 36 38 40 42 44 54 56 58 60

Adriana Mantovani

JM Arquitetura e Design Crônica Clara Monforte

Divã Márcia Atik

Educação Regina Claudia Fuschinni

Editorial de Moda Imagem Ana Hirigoyen

Moda Masculina João Freire

Moda feminina Renata Bala

Beleza Claudio Piovesana

Adriana Rodrigues Faria Psoríase Por Mariana Rio

Dermatologia Dra. Roseli Andrade

Oftalmologia Dr. Eduardo Paulino

Odontologia Dra. Rose Marques

8

62 64 66 68 70 72

Nutrição Maria Luiza Migotto

Fitness Toni Rodrigues

Marketing Diego Martins

Direito Christiane Fatalla

Economia Vanessa Stelzer

Assessoria jurídica Luciana Rodrigues Faria

76

Motor

78

Turismo

80 82 84

Eduardo Virtuoso

Vinhos Claudia Oliveira

Gastronomia Beth Teani

Cinema e TV Felipe Goulart

86

Cuordicrema

88

Lifestyle

96

Aqui em Santos Tem

98

Daniela Muniz

Comer em São Paulo Maísa Campos


9


foto: @borges_veraviaja

reflexão

“Essa felicidade que supomos, Árvore milagrosa, que sonhamos Toda arreada de dourados pomos, Existe, sim : mas nós não a alcançamos Porque está sempre apenas onde a pomos E nunca a pomos onde nós estamos.”

Vicente de Carvalho advogado, político e poeta santista

Quer ver sua foto publicada aqui? É só publicar uma foto de Santos no Instagram com a hashtag #revistastudiobox e torcer para ser a escolhida.

10


Nosso

Mundo Verde

também é seu. A maior rede de lojas de produtos saudáveis da América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável.

Temos uma enorme diversidade de produtos para atender todos, principalmente aqueles que buscam um estilo de vida saudável.

Vise noa loja! MIRAMAR SHOPPING Rua Euclides da Cunha, 21 Loja 86 Gonzaga - Santos - SP (13) 3394-2875

SANTOS Rua Doutor Epitácio Pessoa, 6 Boqueirão - Santos - SP (13) 3307-5556

@mundoverde_santos /mundoverdesantosfan

11


designer de interiores

cores

para o seu quarto

É

comum que, ao falarmos de cores, pensemos em muitas delas ao mesmo tempo. Principalmente as cores primárias - vermelho, amarelo e azul. A palavra ‘cor’ já remete ao colorido. Em um segundo momento, essas cores dão espaço em nossa mente para infindáveis tons que temos a nossa disposição. E na hora de escolher a cor e o tom certos para seu quarto, esse ambiente tão importante em nossas vidas, por onde começar? Quando pensamos em um projeto, a primeira coisa que fazemos é iniciar com uma boa conversa, sempre deixando a sensibilidade aguçada para poder captar qual a sensação que o cliente gostaria de ter ao entrar no seu quarto.

14

Fora isso, é importante prestar atenção nos detalhes, se ele tem um sono tranquilo ou se tem insônia, por exemplo. Temos que obter o máximo de informação possível, pois só assim podemos cruzar todas as informações e aplicá-las cuidadosamente na escolha das cores. Para quem não consegue relaxar tão facilmente, as cores escuras, como o preto e o marrom, são bastante indicadas. Isso porque essas cores trazem um aconchego e deixam o ambiente mais intimista e ainda ajudam a manter o ciclo do sono regulado, pois o quarto permanece escuro mesmo com uma certa incidência de luz da manhã. Mas, ambientes claros também são indicados para relaxar. A cor branca é um clássico e, quando bem mesclado com

arquitetura e decoração

Adriana Mantovani

tons claros de azul, creme e outras cores também claras e relaxantes, pode ser um grande aliado para criar um ambiente ideal para o descanso no quarto. O branco exagerado e com brilho intenso perde a finalidade do relaxamento e deixa o ambiente com uma sensação sufocante. Para quem está em busca de sofisticação, a paleta de cores off white é, com certeza, a melhor. E, a partir dessa base, podemos soltar a criatividade e agregar texturas nos tecidos, o verde das plantas e inserir peças decorativas em materiais diversos, como o cristal nas luminárias, para deixar tudo com a cara do cliente. Já para aqueles que curtem um quarto mais animado e tem muita facilidade para adormecer, as cores são livres, o que vale é a preferência de quem vai habitar. Paredes alaranjadas e estampas florais, por exemplo, trazem alegria e um pouco de agitação para o ambiente. O importante é captar as necessidades do cliente e corresponder as suas expectativas.


15


arquitetura e decoração

Por Juliana Justino

JM Arquitetura e Design Juliana Bouzas e Michele Santos mostram que as duas áreas podem - e devem - se completar perfeitamente

H

á pouco mais de dois anos, Arquitetura e Design de Interiores se unem e se completam com as sócias da JM Arquitetura e Design. Juliana Bouzas, 31 anos, é Arquiteta formada pela Belas Artes de São Paulo e Michele Santos, 25, é graduada Designer de Interiores pela Universidade Santa Cecília. Elas se conheceram trabalhando no setor de projetos em uma loja de móveis aqui da Região, quando ainda buscavam ter o primeiro contato com o mercado e, de forma muito natural, entenderam que duas cabeças pensam ainda melhor do que uma. 16

“Acreditamos muito que pessoas boas atraem coisas boas, por isso estamos juntas!” “Costumamos dizer que o destino conspirou a nosso favor. Quando nos juntávamos, o resultado era sempre um conjunto de coisas boas. Os clientes ficavam felizes e a gente, realizada”, conta Michele. “Cada vez mais nos sentíamos abençoadas, pois a gente tinha certeza de ter encontrado a

tampa da panela na vida profissional. Acreditamos muito que pessoas boas atraem coisas boas, por isso estamos juntas!”, completa. Seguindo o estilo contemporâneo, elas desenvolvem projetos residenciais, comerciais, corporativos e criação de mobiliário. “A base dos nossos projetos é a arquitetura limpa, definida pelas proporções equilibradas entre o uso de materiais e acabamento, o que permite brincar com diferentes estilos de móveis, acessórios, objetos e revestimentos”, explica Juliana. Misturar o passado e o presente de maneira harmoniosa, trazendo a personalidade do cliente para o ambiente, é a especialidade delas.


Aliás, a arquiteta deixa claro que as duas fazem parte de todo o processo criativo dos projetos do escritório. “Desde a primeira conversa com o cliente até a entrega da obra estamos juntas e por dentro de tudo! São nas miudezas que nos dividimos um pouco mais, e somente quando necessário, pois gostamos muito de estar presentes em todas as etapas”. Para elas, o diferencial da JM é não serem ‘engessadas’. Afinal, é normal que o profissional coloque sua personalidade em seus projetos, mas isso não quer dizer que o ambiente não vá ficar com a cara do cliente E isso é o mais importante! “Também gostamos de fazer com que o cliente se sinta parte do processo criativo. É importante ter essa troca, ouvir e levar a opinião do cliente em consideração no projeto”, diz Juliana. Já Michele aponta que a missão do escritório é prestar sempre um serviço de excelência, superando as expectativas dos clientes e proporcionando a melhor experiência e resultado, aliando estética e funcionalismo em cada ambiente. Cada cliente é único e, por isso, elas desenvolvem o projeto pensando em cada espaço e situação. É aí que entram os móveis planejados e suas diversas opções de materiais e acabamentos, contribuindo para a composição com os outros elementos do projeto, como piso, papel de parede e cortinas. “É isso que faz com que cada projeto seja único”, destaca a designer. Um dos projetos que têm um lugarzinho no coração das profissionais é um dormitório infantil feito para um menino de quatro anos que não conseguia dormir sozinho. “Foi muito gratificante

para nós saber que na primeira noite na casa nova ele dormiu sozinho em seu quarto. Um ambiente que fizemos para que ele pudesse brincar, estudar e sonhar! E a SCA nos ajuda a tirar esse

“É tão gratificante fazer o que gostamos que não dá nem para chamar de trabalho”

sonho do papel, tornando realidade. Sempre executando cada projeto com excelência dando todo o respaldo que o cliente merece”, conclui Juliana. Para Michele, o mais bacana é que “enquanto muitas empresas de planejados ficam presas a módulos prédefinidos, na SCA conseguimos criar de forma livre e atender muito melhor as necessidades do cliente, pois conseguem executar exatamente tudo que criamos”. Quando pensam no futuro, elas acreditam que ainda há um grande caminho a ser percorrido. “Continuamos sempre dando o melhor de nós em cada projeto para continuarmos trilhando esse caminho. Hoje, quando olhamos para trás e vemos que estamos conseguindo realizar todos os nossos sonhos de quando iniciamos a faculdade, nos sentimos realizadas!”, afirma a designer de interiores. “É tão gratificante fazer o que gostamos que não dá nem para chamar de trabalho”, comemora a sócia. 17


18


19


Clara Monforte

crônica

advogada, colunista social e escritora

morar perto do mar

faz bem

É

doce acordar e olhar o mar. Quem adquire esse hábito não o deixa. Jamais. É enorme o encantamento que inunda a alma de prazer. Traz a renovação espiritual ao ponto de pessoas fazerem suas orações matutinas vislumbrando a imensidão de sua beleza. E agora até a ciência comprova que morar perto do mar faz bem e nos dá sete razões verdadeiramente perfeitas. Foi da Nova Zelândia, na Universidade de Canterbury, que vieram as conclusões: 1) Diminui o estresse e, como consequência, garante melhor qualidade de vida, devido aos efeitos da cor azul ornamentada pelas flutuantes ondas.

20

2) É tal a adrenalina que penetra em nosso corpo, que a atividade física ou uma simples caminhada são estimuladas na presença do mar. 3) Está mais do que provada a importância de inspirar e respirar corretamente. Quando adotamos a postura certa nesse exercício, o ar salgado do oceano influi decisivamente no sistema respiratório, diminuindo os sintomas da asma e da bronquite. 4) Os níveis de serotonina também são equilibrados, resultando em mais energia, menos depressão e melhoria do sono, porque o ar marinho contém íons de hidrogênio que ajudam a absorver o oxigênio. 5) Caminhar à beira-mar aumenta as chances de exposição ao sol e, como

consequência, o organismo produz mais vitamina D, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando os níveis de endorfina, reduzindo o risco de câncer e diminuindo a osteoporose. 6) Maior hidratação da pele e aumento da circulação também são benefícios gerados pela água salgada. 7) A melodia dos cadentes sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro. E é daí que vêm as emoções e reflexões, o equilíbrio e a paz. Quantas coisas incríveis e inimagináveis que o mar nos oferece... E sem nada nos cobrar! Talvez, caro leitor, você pense: “Eu não posso rotineiramente estar tão perto do mar.” Ah, isso não é problema, digo eu. Ele está ali lhe aguardando. Aproximese ainda que de vez em quando, por breves momentos. Sinta seu frescor, pule as ondas, peça o que quer, agradeça o que tem e ele, em sua grandeza, lhe ouvirá. Sem dúvida!


Siga a tendência das flores: abra o sorriso. Comemore. A Coleção Primavera-Verão EGO

já está enfeitando as vitrines do Praiamar Shopping.

21


Márcia Atik

divã

psicóloga

vergonha de quê?

I

nverno acabando, primavera chegando e o olho já mirando o verão. Quando falamos em verão, muito além da limpeza do filtro do ar condicionado, começamos a reparar também nas gordurinhas excedentes, nas novas marcas de celulite - que, aliás, só as mulheres enxergam. Isso tudo acaba causando um distanciamento de si, encondendose dos seus próprios olhos e do seu parceiro e se comportando quase como uma vestal com seus sete véus. É um tal de luz apagada e roupas que escondem o corpo, e isso acaba, sem dúvida, repercutindo na vida sexual dos casais. Mas, precisa ser assim? Gordo, magro, baixo ou alto... Como diria minha avó: tem sempre um chinelo para um pé cansado. 22

Apesar da falta de romantismo da introdução, o importante é falar de diversidade, assunto com o qual já estamos acostumados. Inclusive, a ideia de que o modelo ideal existe já está um pouco balançada. Infelizmente, na sexualidade, essa expressão de corpo e alma que atende pelo desejo ainda está subjugada pelo invólucro - o corpo e suas nuances. E é ainda mais forte por parte das mulheres, reforçando algo que deveria estar longe da independência conquistada em pleno século 21: almejar a perfeição para ser aceita. Associar desejo, autoestima, abertura para o encontro sexual com a imagem de um corpo perfeito é uma autoflagelação feminina. A perda da possibilidade de realização sexual fica restrita, causando consequências emocionais.

O mais incrível dessa questão é que para os homens a percepção do corpo feminino não passa pelos mesmos aspectos com os quais as mulheres tanto se incomodam. Seios flácidos, celulite, uma gordurinha aqui ou ali, podem ser até aspectos estimulantes ou mesmo despercebidos, desde que essa mulher tenha a capacidade de entrar em contato com seu desejo e expressá-lo no encontro sexual, na entrega e no gozo de quem está por inteiro vivendo a situação. Nada disso tem a ver com a necessidade tanto feminina quanto masculina de se cuidar, quer seja do ponto de vista da saúde, da higiene quanto da sedução. Então, que tal dar mais valor ao desejar e ser desejada do que perder tempo com pequenezas que tornamos enormes e que acabam sendo um grande impedimento para a felicidade e realização? Inventar dor é uma especialidade nossa. Para que tornar a vida mais difícil do que precisa ser?


23


Regina Claudia Fuschini educação

pedagoga

qual a hora certa para um segundo idioma?

V

ivemos em um mundo totalmente globalizado, que atinge diretamente nossas vidas - mesmo que não consigamos perceber - e muitas mudanças acontecem interferindo no nosso cotidiano. Não podemos negar que o galopante desenvolvimento das tecnologias com as quais contamos geram benefícios, uma vez que temos acesso a uma série de produtos e serviços que facilitam nosso dia-a-dia. Diante deste cenário poliglota no qual estamos inseridos, uma das dúvidas mais frequentes dos pais é sobre reconhecer o melhor momento para o filho aprender outro idioma. Muitos especialistas defendem que é até os três anos de idade, outros dos três aos oito ou até os dez anos. A questão é bastante 24

discutida, pois, cada vez mais, os pais buscam atividades complementares para os seus filhos desde cedo. Uma coisa é certa: o melhor fase para introduzir o segundo idioma é a infância, pois nessa fase a adaptação do indivíduo a um raciocínio bilíngue é melhor. Introduzir uma língua estrangeira para a criança irá aumentar consideravelmente seu repertório, mas é preciso tomar cuidado com como isso será desenvolvido, para não prejudicar a alfabetização. Aulas clássicas e puxadas não são o caminho mais indicado para a introdução da segunda língua. O aprendizado de idiomas na infância deve ser de forma lúdica, por meio de brincadeiras, músicas, e sem cobranças.

O ensino para crianças não deve ser exagerado, permitindo que o aprendizado se desenvolva naturalmente, sem que ela se sinta pressionada ou desestimulada. Certamente, essa maneira deveria ser a regra para qualquer aprendizagem nessa fase de crescimento. Estudos apontam dois aspectos relevantes no desenvolvimento das crianças. Primeiro, mostram que a criança que não brinca ou brinca pouco tem um cérebro menos desenvolvido. E, segundo, além de aprender com muita facilidade, quem fala duas ou mais línguas tem maior poder de concentração. Outro ponto importante, que não pode ser descartado no momento de iniciar a educação bilíngue para seu filho, é que os pais participem de maneira ativa na formação desse conhecimento. Por isso, deve existir o estímulo à comunicação em uma outra língua dentro de casa, quando for possível. Será muito mais fácil para a criança aprender a se comunicar em outro idioma quando ela tem com quem praticar isso.


25


moda & beleza

Por Juliana Justino Fotos: Paula Castro

Todos os estilos

na passarela S

e a vida nos proporciona uma passarela, a gente tem mais é que desfilar! Aproveitamos a nova estrutura que liga o Praiamar Shopping ao Praiamar Corporate, no bairro da Aparecida, em Santos, para desfilar alguns looks que já são sucesso para a nova estação. Usando peças que podem ser encontradas nas melhores lojas do Praiamar Shopping, mostramos que todos os estilos têm seu lugar na passarela na Primavera/Verão 2017. E que, além de cada um ter suas combinações preferidas, podemos ter vários estilos: um para cada humor, clima, dia da semana, ocasião... Não importa! O que vale é se divertir, se sentir bem e arrasar nos looks! Já montou o seu?

Moda Davi Morilla Jr. Beleza Espaço Votre

(Make Diego Magio / Cabelo Zek Viana) Fotos Paula Castro Modelo Gabriela Baltazar .:2646 :.


Maiô Cia. Marítima Calça Shoulder Óculos Chilli Beans

27


Camisa Valisere Calรงa Rรกdio Nacional Sandรกlia Schutz Relรณgio Chilli Beans 28


Jaqueta Maze Conjunto Rรกdio Nacional 29


Maiô Cia. Marítima Shorts Rádio Nacional Veste Shoulder 30


T-shirt Rรกdio Nacional Calรงa Shoulder Scarpin Arezzo ร“culos Chilli Beans 31


Jaqueta Rรกdio Nacional Calรงa Shoulder Top Valisere Colar Shoulder Scarpin Arezzo Bolsa Schutz 32


Blusa Rรกdio Nacional Saia Duetz ร“culos Chilli Beans 33


Maiô Cia. Marítima Calça Shoulder Óculos Chilli Beans

34


Jaqueta John John Blusa Rádio Nacional Shorts Rádio Nacional Tênis Maze 35


Ana Hirigoyen

imagem

consultora de imagem

compre menos e melhor

E

stamos vivendo tempos de instabilidade econômica, e isto de alguma maneira se reflete em nossos hábitos de consumo, seja por necessidade, cautela ou conscientização. Sendo assim, o consumo ostensivo deve ser repensado e as compras por impulso evitadas. Tem dificuldade em sair do shopping sem uma sacola? Está com o armário cheio de peças com etiqueta? Aqui vão algumas dicas para diminuir suas aquisições e torná-las mais criteriosas e certeiras: 1) Análise do seu guarda-roupa Analise todas as peças do seu armário e monte vários looks. Faça uma lista

36

de tudo que sentiu falta para fazer mais produções bacanas com o que você já tem. Comece listando os básicos e neutros que você não tem. Aquele tipo de peça curinga, que combina com tudo. Por exemplo: uma calça de alfaiataria preta com modelagem impecável, camisa jeans de lavagem neutra, essas coisas. 2) Planejamento Com a lista em mãos, é hora de planejar as compras. Para isso, comece pensando no valor que pretende gastar e liste as prioridades. Se na análise do guarda-roupa você listou dez peças que gostaria de comprar, mas tem pouco dinheiro para gastar, eleja duas ou três peças nas quais irá investir.

O planejamento também serve para a época das compras, afinal, se é algo que você não tem urgência nem data certa para usar, espere para comprar em época de liquidação! 3) Foco e paciência Sabendo exatamente o que você quer comprar, parta para a ação! É hora de visitar algumas lojas e experimentar roupas e acessórios. Não se deixe levar pela empolgação! Uma dica que ajuda a evitar compras por impulso é fotografar tudo o que você prova. E, de preferência, provar o mesmo tipo de peça em diferentes lojas e marcas. Compare as fotos e peças, analisando corte, caimento, conforto, qualidade e preço. Só então, pensando no custo benefício de cada peça, faça efetivamente a compra. Estes três passos evitam gastos desnecessários e minimizam muito as chances de arrependimento. Afinal, você não comprará nada de que não esteja precisando. Boas compras conscientes!


37


consultor de moda e coolhunter

bolsas masculinas

para não perder nada

N

a antiguidade, elas tinham o objetivo de carregar itens como remédios, tabaco, rapé, chaves, e algumas até foram desenhadas especificamente para armazenar relíquias e livros.

a preferência, juntamente com as mochilas, pois deixam as mãos livres e são muito práticas.

Eram geralmente são feitas de couro e peles e foram mudando com o passar dos anos. Sempre estiveram presentes na vida do homem, porque, além de úteis, são um acessório poderoso para quem vive na correria.

A diferença é que as mochilas nem sempre se adaptam a qualquer look. No caso do modelo carteiro, que, além de fáceis de combinar e espaçosas, são perfeitas para quem carrega documentos e pertences pessoais. Quem frequenta a academia e vai direto do trabalho, ou faz viagens curtas, também se beneficia delas.

Para quem quer aliar a praticidade de ter todas as suas coisas em um só lugar e ainda agregar mais estilo a sua produção, as bolsas masculinas são perfeitas.

Mas quem não gosta de fazer a linha esportiva pode investir em um modelo mais sofisticado, de couro - que também é mais durável. São muito usadas pelos europeus.

O modelo carteiro já não é novidade faz tempo, mas, por ser versátil, lidera

As mochilas seguem firmes e fortes, mas ainda tem aquela pegada mais

38

moda masculina

João Freire

adolescente, até um pouco ‘escolar’. Certo? Errado! Tem tantos modelos, para diversas finalidades, que dificilmente você não vai encontrar uma com a sua cara. Dentre os modelos esportivos estão as básicas em couro e as descoladas, que combinam a praticidade das mochilas com o estilo das bolsas. O modelo portifólio, por exemplo, é muito prático, pois dá para carregar tranquilamente um iPad, uma agenda e outros pertences levando para cima e para baixo como se fosse um livro. Para os mais ousados, a pochete está super em alta. Marcas como Gucci, Prada e Ferragamo estão investindo muito a volta da pochete, mas em um tamanho maior. Afinal, a pegada é ser mais ousada mesmo. Seja qual for o modelo, não precisa ter receio de incorporar a bolsa no seu look. O importante é o homem se beneficiar dos acessórios e da moda para tornar o dia a dia mais prático, moderno e bacana.


D

D

E IF

E

R

S

IG

N

T EN

E

IN

O

EM

V

T

A

D

O

O OD

R

S

OS

ÂN

G

O UL

S

JÁ NAS LOJAS

39


blogueira e fashion lover

calça clochard a quarentona está de volta

C

om sua cintura alta e marcada, uma modelagem propositalmente mais larga no quadril e boca afunilada, a calça clochard é ideal para os dias que pedem uma produção mais confortável, mas, é claro, sem deixar de lado o toque fashionista.

Era uma peça usada por homens, que depois de muitas modificações se tornou popular entre as mulheres, principalmente nos anos 1980.

A origem da clochard é de Paris, na França, mas sua história não é lá muito glamurosa. Você acredita que ela era usada pelos mendigos que circulavam nas ruas da capital da moda? Pois é. Inclusive, clochard, em francês, significa ‘mendigo ou vagabundo’.

Se você é baixinha, opte pelos modelos mais compridos e combine com um tipo de sapato que deixe o peito do pé livre e à mostra.

Mas, não se preocupe: décadas depois ela se tornou um item vintage e muito chique para compor os seus looks. E o melhor mesmo: ela está de volta com força total. 40

Ficou interessada nesse modelo clássico e superconfortável, mas não sabe como usar? Aí vão algumas dicas para escolher o modelo certo.

Dê preferência para os tons nude, pois assim você ainda consegue criar uma ilusão de que suas pernas são mais longas, esticando a silhueta e equilibrando o visual. Para quem é muito alta, dá para abusar dos modelos que tenham comprimento

moda feminina

Renata Bala

midi, caso você queira quebrar a silhueta e disfarçar a altura. Se você tem pouco quadril, dê mais volume a essa região usando um modelo que afunile nas pernas. Assim, a diferença nas proporções do seu quadril e do seu tornozelo fica bem destacada. É comum que mulheres que têm quadril muito largo achem que esse modelo não é adequado para o seu tipo de corpo, o que não é verdade. Invista em modelos que tenham pernas retas. Isso vai amenizar as proporções, dando mais harmonias as suas formas. Agora uma dica final, super importante: preste atenção na cintura. Esse modelo ajuda a realçar a região da cintura e valoriza quem tem o corpo no formato pera, retângulo, triângulo invertido ou ampulheta. Mas, se seu tipo de corpo é o oval, então esse modelo não vai te favorecer e vai dar mais volume na região. Nesse caso, uma boa substituta é a calça baggy.


APRECIAR O GELATO CUORDICREMA É UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA Todos os nossos produtos são 100% naturais, sem adição de aromatizantes, corantes e conservantes. Além dos gelatos, você pode saborear nossas sobremesas e cafés especiais.

VENHA NOS VISITAR! Estamos localizados no Miramar Shopping - Térreo. cuordicremabr

cuordicrema

41


Claudio Piovesana

beleza

cabeleireiro e maquiador

alisar ou não? Eis a questão!

U

ma dúvida que está, literalmente, na cabeça de muitas mulheres: alisar ou não o cabelo? Se sim, qual método escolher? Embora os cachos tenham voltado com tudo após um longo período banidos, muitas mulheres acham mais fácil domar os cabelos de uma vez. Sabe aqueles minutinhos a mais de sono pela manhã? Elas preferem ganhar a ter que lidar com cabelos naturalmente revoltos. Mas será a opção mais saudável? Entre as muitas soluções para disciplinar os fios, há alguns modismos, como a escova de chocolate, a marroquina, a indiana... Não importa o nome que se dá a técnica, é imprescindível que se atente para os ativos que serão usados. Substâncias como formol e glutaraldeído não são

42

permitidas como alisantes e, por isso, são proibidos pela Anvisa. Antes de se aventurar, questione o profissional e veja a embalagem do produto a ser utilizado. É obrigatório que tenha registro na Anvisa para ser considerado seguro. Substâncias proibidas, de uso restrito e em condições e concentrações inadequadas podem irritar a pele e, se utilizados inadequadamente, podem causar queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda total ou parcial dos cabelos. Salões e profissionais sérios usam métodos tradicionais e confiáveis. A escova definitiva usa produtos com efeito termoativo. Depois, é passada a prancha de cerâmica. Com esse método, também chamado de alisamento japonês, os fios ficam bem

lisos, sem volume. Após fazer, não pode lavar ou prender o cabelo por três dias. E, conforme o cabelo cresce, a raiz nasce normal. Ou seja, fica diferente do resto do fio, que está alisado. A duração é grande: de quatro a seis meses. Já a progressiva usa um produto que amolece a fibra capilar. Depois, é feita uma escova e o profissional tem a opção de não deixar os fios muito lisos e manter ainda algum volume. Alguns também usam a chapinha. Nesse método, o cabelo fica com um aspecto muito mais natural, com balanço. A duração é de dois a três meses. Lembre-se: alterar a estrutura do fio sempre danificará um pouco o cabelo. Resolveu apostar nos fios comportados e vai alisar? O mais importante é saber qual produto está sendo utilizado e fazer apenas com um profissional de sua confiança. Ele poderá analisar o seu cabelo, se já tem alguma outra química, e recomendar os cuidados pós alisamento. Seguindo as dicas de manutenção direitinho, há mais chances de manter as madeixas belas por um longo período.


43


matéria de capa

Roupas Antonelze Calçados e acessórios Paula Dias Produção de Moda Davi Morilla Jr. Beleza Espaço Votre Locação Prefeitura de Santos 44


adriana rogrigues faria Com muita dedicação e esforço, a advogada fez as escolhas certas e conquistou seu lugar no mercado Por Juliana Justino

M

ulher, empreendedora e dona de força e sorriso contagiantes, a advogada Adriana Rodrigues Faria é um exemplo de superação.

Fotografia Paula Castro

Paulo e Brasília - junto com a irmã Luciana e o colega Paulo Faia, que conheceu ainda na faculdade.

Formada em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e pós-graduada em Direito do Trabalho e Direito do Consumidor pela Universidade Católica de Santos, Adriana teve uma infância simples e feliz em Santos, e sempre batalhou para dar o seu melhor e ter o que queria.

Revista Studiobox - Como foi a sua infância, tem boas memórias? Adriana Rodrigues Faria Minha infância, foi a melhor possível! Naquele tempo era viável brincarmos na rua com tranquilidade e sem preocupações, sentávamos em frente ao prédio em rodas de amigos, jogávamos bola... Eu tinha até um time de futebol! Brincávamos de taco e andávamos de mobilete no bairro do Marapé.

Com talento nato para liderar, abriu seu próprio negócio assim que se formou e hoje comanda as seis unidades do escritório Rodrigues Faria Advogados - presente em Santos, São

Você sempre foi a líder da turma? Praticamente! Eu sempre liderava a turma, agitava todo mundo para a praia, para andar de bicicleta ou mobilete, jogar bola na rua...

Organizava festas, bailinho, era muito divertido. Erámos uma turma boa de amigos que se encontrava sempre na esquina da Rua Carvalho de Mendonça com a Alberto Veiga. O mais legal de tudo é ver que dessa turma se formaram médicos, advogados, juiz, farmacêutico, engenheiros, empresários... E a sua adolescência? Você começou a trabalhar cedo? Meus pais eram feirantes, então aprendi desde cedo a importância do trabalho na nossa vida. Aos 12 anos, tive uma oportunidade de trabalhar no Shopping Miramar, em uma loja de roupas como balconista, e após seis meses de trabalho passei para responsável de loja. Sempre fui muito dedicada e compromissada com as coisas que 45


fazia, fiquei como balconista até 1997, quando prestei vestibular para o curso de Direito na Unimes. Precisou largar tudo para se dedicar aos estudos? Logo após a aprovação do curso de Direito, a loja em que eu trabalhava resolveu encerrar as atividades, e a dona, Dra. Zoé, me fez o convite para trabalhar em uma multinacional em Cubatão. Mas, como iria atrapalhar o horário da faculdade, tive que recusar, com muito aperto no coração. E daí comecei a procurar um emprego que não atrapalhasse a jornada na minha tão sonhada faculdade. Foi difícil? Após seis meses desempregada, uma amiga da faculdade me indicou para trabalhar como recepcionista no Sindicato dos Práticos em Farmácia, onde tive a oportunidade de trabalhar e estagiar, ficando até o ultimo dia da faculdade, em fevereiro de 2012. Foi aí que tive a certeza de estar fazendo a faculdade certa, pois ali eu já presenciava e acompanhava relações com o Direito do Trabalho - tanto ao lado do patrão como do empregado - e também do Direito Civil. O sindicato foi um grande incentivador cultural, sempre me inscrevendo em cursos, palestras, debates e congressos relacionados ao Direito do Trabalho. Normalmente as escolhas corretas não são as mais fáceis, né? O que importa nesse momento é que a vida é feita de escolhas, basta você arriscar e percorrer pelo caminho que almeja para sua vida. A seis anos atrás, eu fiz a escolha certa, em rejeitar - mesmo que com ‘dor no 46

coração’ - o convite para trabalhar em uma multinacional. Preferi ficar desempregada e arriscar, procurando algo ligado a minha área, minha formação e meus objetivos. Resolvi insistir no que era importante para a minha carreira, e talvez, se a escolha fosse outra, eu não teria o mesmo caminho percorrido, vivenciando o Direito no Sindicato como vivenciei, e que abriu portas para o meu sucesso profissional.

“Meu ‘bercinho’ era o engradado de verdura que ficava embaixo da barraca, e eu tenho muito orgulho disso, pois foi ali que aprendi a vender e respeitar cada cliente” Foi um sucesso conquistado com muito esforço e dedicação. Meus pais sempre foram feirantes, então minha infância foi na feira com eles e meus irmãos. Acordávamos muito cedo, fizesse sol ou chuva, e lá estávamos nós. Meu “bercinho” era o engradado de verdura que ficava embaixo da barraca, e eu tenho muito orgulho disso, pois foi ali que aprendi a vender e respeitar cada cliente que comprava as nossas frutas e verduras. Nunca tive nenhum privilégio e sempre conquistei as coisas com meu esforço, dedicação e muito trabalho.

Durante minha infância e juventude, nunca estudei em escolas particulares, pois meus pais não tinham condições financeiras para isso. Estudei no Olavo Bilac e no Primo Ferreira, e a faculdade de Direito foi a única paga, com muito custo e esforços. Então era preciso, sim, valorizar isso e fazer todo o possível para aproveitar a faculdade ao máximo. Você sempre quis ser advogada? Como foi essa escolha? Aos nove anos de idade, eu já sabia que queria ser advogada. Eu estudava no Olavo Bilac e brincava com uma amiga (Bárbara Mackevicius, hoje médica), cujo pai era advogado. Ele contava histórias que enchiam meus olhos de lágrimas, eu ficava emocionada mesmo! Nessa época já sonhava com a profissão, com as visitas à ‘Casa da Justiça’, fóruns e tribunais. O que o Direito representa para você? Representa minha vida. O Direito é tudo para mim: um sonho realizado, uma gratidão e respeito pela profissão, além de ser uma responsabilidade muito grande, pois temos um nome a zelar, nesse mercado tão competitivo. Como é sua relação com seus pais? Eu sempre fui uma filha muito ligada à família, sempre lutei pela união familiar. Procuro viajar sempre com meus pais e irmãos e, com o Direito, tive a grande oportunidade de unir ainda mais minha família com o meu trabalho. Hoje minha mãe, Dona Maria Aparecida, me auxilia tomando conta do escritório do Gonzaga e minha irmã - a Dra. Luciana Rodrigues Faria, que também é advogada - também me ajuda nas


.: 6547:.


unidades de São Paulo e Brasília. Meu irmão Joel me ajuda a administrar todas as seis unidades do ‘Rodrigues Faria Advogados’, localizados no Gonzaga e Centro de Santos, São Paulo e Brasília. Meu pai Joel é aposentado, mas procuro mantê-lo sempre ocupado com as tarefas extras do escritório, fazendo as compras de papelaria, mercado e reformas das unidades.

Mas, é necessário respeitar um ao outro, e o principal: saber respeitar a hierarquia. Durante o horário de trabalho não existe pai, mãe ou irmãos; somos todos tratados de forma profissional. É Dona Cida, Dra. Adriana, Dra. Luciana e Junior. E como temos diversas unidades, acaba que nos encontramos pouco

Qual a coisa mais importante que seus pais te ensinaram? Meus pais sempre me motivaram a estudar, fazer cursos extracurriculares e pós-graduações. Hoje meus pais e irmãos são os grandes incentivadores na gestão dos escritórios.

“É muito bom ter a família por perto, mas é necessário respeitar um ao outro, e o principal: saber respeitar a hierarquia”

Como é trabalhar em família? É muito bom ter a família por perto, principalmente pai, mãe e irmãos.

48

no dia a dia, às vezes está um em cada cidade. Você teve alguém que te ajudou no começo da carreira? Um mentor ou uma inspiração? Eu sempre fui uma pessoa que preserva as amizades e as oportunidades. E, por essa razão, a vida também me deu grandes incentivadores e bons patrões. Durante a faculdade, por exemplo, eu trabalhava de recepcionista no Sindicato, onde o Presidente, Sr. Jaime Porto, me incentivava a participar dos cursos, palestras, debates e congressos dos trabalhadores, aprimorando conhecimentos técnicos relacionados a área do Direito do Trabalho. Considero o Jaime o grande incentivador de tudo, além da minha


família, é claro, que sempre esteve ao meu lado. Quais foram as dificuldades que vc enfrentou na hora de abrir o seu próprio negócio? As dificuldades foram as piores possíveis! Imagine uma jovem recém formada, que decidiu abrir seu próprio escritório de advocacia, sem qualquer parentesco na área do Direito, sem cliente e sem dinheiro. Era bem difícil manter a primeira estrutura do Rodrigues Faria Advogados - localizado no Edifício Lex Urbis, Centro de Santos. Tinha que pagar aluguel, condomínimo, telefone, impostos... Eu vivia um dia de cada vez, sempre com a esperança de melhorar. Meus primeiros clientes foram meus parentes, avós, tios, vizinhos, primos

“Uma jovem recém formada, abrindo um escritório de advocacia, sem qualquer parentesco na área, sem cliente e sem dinheiro. Era bem difícil” e amigos. Daí foram surgindo outros, com muita determinação, humildade e lealdade. Os primeiros móveis do escritório foram doados e permaneceram por

muito tempo conosco. Depois de cinco anos só com a unidade do Centro, veio a do Gonzaga, e logo depois São Paulo e Brasília. Valeu a pena todo o esforço? Sim, com certeza! Hoje sou muito realizada profissionalmente e estou bem feliz com meu trabalho. Eu me sinto honrada por ter passado por todas essas dificuldades na vida e hoje, ao olhar para trás, me sinto abençoada. Fui abençoada pelas minhas escolhas e boas pessoas que me empurraram para atingir o tão sonhado sucesso profissional. Desde que abri a primeira unidade do escritório, meu sonho sempre foi o de expandir, ter várias unidades e também a estrutura para poder atender o maior número de casos. E foi, de fato, o que aconteceu. 49


Se fosse começar do zero novamente, o que faria diferente? Nada. Para eu entender o que vivo hoje, sei que foi necessário passar por todas as dificuldades e provações da vida. Ser forte, determinada, manter boas amizades, manter a fé, a humildade e a lealdade. Foi o que me trouxe até aqui, e eu não deixaria nada de lado. Qual foi o seu maior desafio profissional até hoje? Definitivamente, construir e manter todas as Unidades do Rodrigues Faria Advogados funcionando a pleno vapor. Nada é fácil nesta vida, mas, como diz o ditado: tudo se descomplica quando se tem força e determinação. Você imaginava chegar onde chegou? Se sente realizada na sua profissão? Eu sempre imaginei que iria conseguir uma carreira de sucesso, mas nunca que teria tantos escritórios, parceiros e colaboradores. Mas, acredito que com a estrutura que temos hoje, podemos ir ainda mais além. Além inclusive da minha imaginação! Eu me sinto muito realizada com o meu trabalho. Amo o que faço, adoro atender os clientes e resolver os problemas deles. O que você acha de viver e trabalhar em Santos? Viver em Santos é ter qualidade de vida! Me sinto muito bem trabalhando e vivendo aqui. No entanto, muitas vezes preciso visitar as unidades de São Paulo e Brasília durante a semana, seja para fazer reuniões com clientes, audiências ou acompanhamento de processos nos 50

Tribunais Superiores. O mercado de trabalho na minha área é muito competitivo em Santos, assim como em São Paulo, e, por isso, precisamos ser criativos e principalmente muito competentes para ter o diferencial necessário para atrair novos clientes.

O que ela tem de diferente de você na vida pessoal? Depois do expediente, procuro ter uma vida normal, como todo mundo! Passeio na praia, vou ao shopping fazer compras, brinco com meu cachorro... Adoro ir a um barzinho com meus amigos e viajar!

Como é a Dra. Adriana, a advogada e profissional? A Adriana advogada é muito centrada. O meu defeito provavelmente é querer tudo para ontem, mas, para contrabalancear, minha qualidade que mais se destaca é o compromisso com o cliente. Com tantos anos de experiência, aprendi que eu não posso exigir de uma pessoa aquilo que ela não é.

O que você faz para sair da rotina estressante e recarregar as baterias? Sou católica praticante e frequento as missas na Igreja da Pompeia aos domingos, pois é ali que renovo as minhas forças e energias para começar uma nova semana de luta e conquistas. Também adoro jantar, almoçar e passear nos shoppings de São Paulo nos finais de semana, viajar com a família e encontrar os amigos.

“Nada é fácil nesta vida, mas, como diz o ditado: tudo se descomplica quando se tem força e determinação”

Qual a sua paixão? Brincar com meu cachorro, o Théo. Ele é um Shih-Tzu de um ano e é maravilhoso, é ele que me distrai e me ajuda relaxar e esquecer um pouco do trabalho quando chego em casa após o expediente.

Lidamos com vários advogados, que são diferentes um do outro, e uns tem o perfil para cumprir prazos, enquanto outros para sustentar oralmente nos tribunais, ou para fazer audiências, para apresentação comercial, para atendimento... Enfim, aprendi a respeitar as qualidades e o valor de cada um.

Qual o seu maior orgulho na vida? Minha família e minha profissão. E os planos para o futuro? Manter-me equilibrada, confiante e com saúde para continuar trabalhando de dez a doze horas por dia. Respeitar os colegas, ter sabedoria e inteligência para administrar tudo e todos. É importante também atingir os objetivos dos clientes, pois sem êxito nos processos fica difícil mantê-los. E em um futuro ainda um pouco distante, quero casar e ter filhos, se Deus assim desejar.


51


52


53


saúde

Por Mariana Rio

Conheça os sintomas da

Psoríase

Exercício físico regular e alimentação balanceada acompanhados por profissionais garantem os resultados por mais tempo

M

uitas pessoas desconhecem o significado da palavra psoríase. O nome pode parecer estranho, mas se refere a uma doença inflamatória da pele, crônica e de decorrência comum, que afeta de 1 a 2% da população mundial. Ela é caracterizada por lesões avermelhadas ou até mesmo descamativas, que podem aparecer mais frequentemente no couro cabeludo, cotovelo e joelhos. Mas, na verdade, podem atingir diversas partes do corpo. A médica dermatologista Valéria Favacho Galvão relata que homens e mulheres são igualmente atingidos e na maioria dos casos a doença surge antes dos 40 anos. “O tratamento varia de acordo com o paciente, devido a localização e estágio das lesões”, aponta a médica.

54

Existem vários tipos de psoríase: em placas, invertida, em gotas, eritrodérmica, ungueal, artropática, pustulosa e palmoplantar. A psoríase em placas ou ‘vulgar’, é a mais comum, aparecendo em 80% dos casos. São lesões avermelhadas de tamanhos variados com escamas secas, prateadas ou cinzentas, que surgem no couro cabeludo, cotovelo e joelhos. Já a invertida apresenta as lesões mais úmidas, que ficam concentradas em áreas de dobras como couro cabeludo, joelhos e cotovelos. A psoríase gutata, nada mais é do que pequenas lesões em forma de gotas, resultantes de processos infecciosos. Elas se localizam no tronco, braços e coxas. Esse tipo atinge mais crianças e jovens adultos. A psoríase eritrodérmica consiste em lesões generalizadas em

aproximadamente 75% ou mais do corpo. Além disso, também há a ungueal, que provoca depressões ou manchas amareladas, principalmente nas unhas das mãos. Ainda tem a artropática, que pode ser associada a um comprometimento articular. Os principais sintomas são dores nas pontas dos dedos das mãos, pés e/ou outras articulações. E quando se fala de psoríase pustulosa, podem ocorrer manchas em todas as partes do corpo. O desenvolvimento é rápido e as consequências são bolhas de pus. Elas secam, mas podem reaparecer em questão de dias ou semanas. A doença generalizada pode causar sintomas comuns como febre, coceira e fadiga. E por fim, temos a psoríase palmoplantar, que são lesões em forma de fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.


Valéria explica que a causa da psoríase, independentemente da sua forma, é desconhecida, mas sabe-se que a predisposição genética pode ser um fator determinante; além de fatores ambientais e desordens emocionais. “Pode acometer as articulações, as unhas e o couro cabeludo. O objetivo do tratamento é controlar a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”. Na maioria das vezes, a doença interfere na autoestima do paciente, por isso é indicado o acompanhamento psicológico em alguns casos. Vale ressaltar ainda que uma boa alimentação e a prática de exercícios pode amenizar a doença e até desaparecer com os sintomas. “É imprescindível consultar o médico e seguir à risca o tratamento prescrito por ele. O paciente deve sempre ter também alguns cuidados, como evitar medicações associadas que possam atrapalhar o tratamento, ingestão de álcool, tabagismo, infecções, traumas e trabalhar muito bem os aspectos psicológicos relacionados à doença”, ressalta a dermatologista.

O tratamento pode ser realizado de duas maneiras: tópico nas formas leves da doença e/ou sistêmico nas formas moderada e grave. O tratamento tópico utiliza medicamentos como corticóides de média e alta potência, antralina, pomada de coaltar, calcipotriol, tazaroteno, pimecrolímus e tacrolímus; além de umectantes (hidratantes). A fototerapia também é indicada. No tratamento sistêmico a medicação é diferente e está associada a metotrexato; acitretina; ciclosporina e imunobiológicos.

Valéria reforça que o objetivo de todo o processo é melhorar as condições da pele do paciente, das articulações e dos aspectos sistêmicos, para que ele tenha uma qualidade de vida satisfatória. “A psoríase está relacionada a uma lista de comorbidades, inclusive obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia. Com a melhora dos significativos problemas que acompanham essa doença angustiante é possível controlá-la e ter qualidade de vida”, finaliza.

A doença pode interferir na autoestima do paciente, por isso é indicado o acompanhamento psicológico em alguns casos.

55


médica dermatologista CRM 91690 RQE 24843

vamos falar sobre unhas?

N

o consultório, as queixas de alterações das unhas são comuns: unhas frágeis, amolecidas, manchadas, quebradiças, rachadas, com estrias, que descamam nas extremidades ou crescem pouco são as queixas mais comuns. A unha é complexa e tem características específicas. Ela possui uma lâmina dura e transparente, formada por queratina, sais minerais, água e lipídios. A perda de água ou lipídios pode causar ressecamento e o endurecimento excessivo das unhas, deixando-as quebradiças. A maioria das causas de deformidades ungueais estão relacionadas a traumas locais repetidos. Traumas ocasionados por digitação, instrumentos musicais, produtos de limpeza, removedores de esmalte, exposição excessiva a água.

56

As alterações na dieta também podem colaborar para o aparecimento das unhas frágeis. Às vezes, temos ingestão adequada de nutrientes com deficiência na absorção pelo organismo, como nos casos de Síndrome do Intestino Irritável. Algumas doenças podem ocasionar alterações nas unhas, como a psoríase (unha rugosa, descamativa e quebradiça) e o líquen plano (unha fina, frágil e com pontos que se assemelham a um dedal). Uma das afecções mais comuns no consultório é a micose de unha, que causa descolamento, material farináceo, alterações da coloração e frequente engrossamento da unha (principalmente dos pés). O envelhecimento também pode tornar a unha um pouco mais frágil, com estrias e rugosidades. Muitos me perguntam sobre a colocação de unhas de gel e porcelana,

dermatologia

Roseli Andrade

para ter unhas bonitas e bem cuidadas por mais tempo. É uma opção para quem não consegue deixar as unhas crescerem ou tem o hábito de roer as unhas; porém não deve ser utilizada para esconder problemas na unha, que devem ser tratados antes de colocar unhas postiças. É necessária uma avaliação do dermatologista para diagnosticar e indicar o melhor tratamento para estas alterações, mas algumas dicas podem ajudar e fazer a diferença: - Evitar traumas de repetição nas unhas; - Usar luvas quando em contato com produtos de limpeza e químicos em geral; - Evitar o uso de removedores de esmalte com acetona; - Evitar a retirada em excesso da cutícula; - Hidratar a cutícula e as unhas todo dia; - Utilizar esmaltes de boa qualidade; - Evitar lixar a superfície da unha; - Evitar o uso do mesmo sapato por dias consecutivos ; - Secar unhas, cutículas e entre os dedos dos pés após o banho. Procure sempre um especialista!


57


médico oftalmogista CRM 29918

cirurgias refrativas

S

ão cirurgias que corrigem o grau da visão, miopia, astigmatismos, hipermetropia e presbiopia (vista cansada). O início da utilização destas técnicas foi nos anos 80, mas foi na década de 90 que surgiram os excimer lasers, hoje na quarta geração de evolução e principal ferramenta para cirurgias de córnea. Esse conjunto de cirurgias possui tipos que podem ser indicados precisamente para cada caso. As mais utilizadas são as cirurgias com excimer laser na córnea, que podem ser associadas ao Femto laser - que realiza um pré-corte no tecido. Nos casos em que as córneas sejam muito finas (quando é contraindicado o uso do laser), indicamos implantes de lentes especiais sobre a íris. A colocação dos implantes corrige graus mais elevados e é uma cirurgia totalmente reversível. 58

Para pessoas acima de 50 anos, podemos sugerir - em casos bem definidos - a troca do cristalino, a lente interna natural dos olhos, por uma que corrige o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, podendo inclusive ser multifocal, dando visão de longe e de perto. Existem outras técnicas, como implantes na córnea, anéis especiais e termoceratoplastias, com uso mais restrito. Com todo este arsenal terapêutico, podemos indicar a cirurgia à partir dos 18 anos - em casos de evolução estável - e não temos limite de idade superior. O oftalmologista especialista em cirurgia refrativa poderá estudar seu caso, indicar a melhor técnica dentro do seu tipo de grau de óculos, idade, profissão, expectativa de visão e de vida. O intuito de todas as cirurgias refrativas é trazer o que chamamos

oftalmologia

Eduardo Paulino

de visão social: aquela que permite realizar as funções de vida sem o uso de lentes corretoras de forma total ou esporádica, como, por exemplo, ao dirigir à noite na estrada. Uma cirurgia com excimer laser é feita somente com o uso de anestesia tópica (colírios) e demora de três a seis minutos. Já a cirurgia de implante de lentes sobre a íris é feita com colírio anestésico e discreta sedação, durando cerca de 15 minutos. No caso do implante definitivo de uma lente intraocular, é utilizado o mesmo tipo de anestesia tópica com sedação e leva em média 20 minutos. Restaurar a visão é uma forma de liberdade e maior interação com o mundo que nos cerca, seja para prática de esportes, realização de certos tipos de profissão ou tantas outras indicações. Para pessoas de maior idade, restaurar a visão é também uma forma de rejuvenescer. Sem dúvidas, as cirurgias refrativas são um dos maiores avanços da oftalmologia moderna.


59


dentista CRO 49425

Sorria!

rápido e sem dor

A

s maravilhas da ciência e da tecnologia servem os seres humanos há muito tempo nas mais variadas áreas da vida. E, na odontologia, não poderia ser diferente. Quando se pensa em implante de dentes, é comum pensar em dor e meses de espera para ter um resultado satisfatório. Hoje, não precisa mais ser assim. Profissionais devidamente habilitados para atuar com uma nova técnica chamada ‘Carga Imediata’ conseguem fazer em apenas um dia e o melhor: sem dor e sem sofrimento - aquilo que há alguns anos requeria longos prazos. O protocolo da Carga Imediata proporciona a colocação imediata 60

de vários implantes simultâneos na boca do paciente. Após uma tomografia e exames laboratoriais, é feita a análise do caso e marcada uma única data para a cirurgia. Num único procedimento cirúrgico é feito praticamente tudo. Com essa técnica, o especialista em implantodontia faz pequenas incisões de quatro milímetros para cada implante. O implante consiste na colocação de pinos de titânio onde serão fixados os dentes. Após essas colocações, são feitas, no mesmo dia, a moldagem e a prova da estrutura. Os dentes definitivos vão para finalização do protético e 24 horas depois já são colocados no paciente. Claro, é preciso que a clínica disponha de um laboratório de prótese

odontologia

Rose Marques

integrado para acelerar o processo e concluir tudo rapidamente. Costumo dizer que o processo é tão indolor quanto o ato de cortar as unhas, já que não há nervos envolvidos. Os inconvenientes das anestesias também são minimizados. Para se ter uma ideia de como a cirurgia é pequena, nessa técnica utiliza-se apenas 1/6 de um tubo de anestésico para cada implante, enquanto em um tratamento de canal são usados, em média, dois tubos por dente. Até os pacientes idosos podem ser beneficiados pelo protocolo de Carga Imediata. A única contraindicação é para quem é diabético não controlado e fumantes. Os resultados são excelentes, com ganhos imensuráveis na saúde bucal e na autoestima. Graças à tecnologia odontológica, a excelência, a rapidez e a estética dental podem andar juntas, resgatando sorrisos e devolvendo autoconfiança.


61


nutricionista clínica e esportiva CRN-3 26562

quem tem medo de gordura?

S

e você é uma dessas pessoas, saiba que não deveria! As gorduras são extremamente necessárias para a perda de peso. Calma, vou explicar. As gorduras e proteínas são macronutrientes essenciais. Especificamente, os ácidos graxos essenciais (EFAs) e aminoácidos essenciais (EAAs). Eles não podem ser produzidos pelo organismo e têm que ser consumidos na dieta. Se você não consumir quantidade suficiente destes nutrientes, a perda de peso será muito mais difícil e demorada. Enquanto o corpo não obter a quantidade suficiente destes nutrientes, vai enviar sinais para o cérebro, para que você coma até receber quantidades satisfatórias. E é nessa ‘compulsão alimentar’ você busca sempre a pior opção. 62

As gorduras ajudam no transporte e assimilação de vitaminas lipossolúveis. Estas vitaminas - A, D, E e K - são necessárias para funções importantes no corpo e desempenham papéis específicos, mas também têm um efeito sinérgico na perda de gordura.Por exemplo, a vitamina E protege os EFAs, que ajudam na perda de peso. As gorduras têm grande influência na digestibilidade do alimento. Elas diminuem o índice glicêmico da refeição, retardando o processo de digestão - similar ao efeito da ingestão de fibras. Comer um pouco de gordura na refeição é uma versão mais lenta da glicose na corrente sanguínea, mantendo altos os níveis de insulina, mobilizando os ácidos graxos e facilitando seu uso como combustível. Inúmeros estudos têm sido realizados para verificar se a suplementação de

nutrição

Maria Luiza Migotto

ácidos graxos essenciais na dieta é benéfico para a perda de peso. Um deles mostrou que homens que consumiam óleo de peixe (rico em ácidos graxos ômega-3) perdiam mais peso do que o grupo que não consumia, ingerindo a mesma quantidade de calorias no mesmo período de tempo. Falando sobre o processo da insulina, as gorduras saudáveis têm um efeito positivo sobre a sensibilidade à insulina. Melhor sensibilidade à insulina está relacionada com a melhoria da composição corporal. Quando a insulina é alta, o hormônio do crescimento é baixo. Ao silenciar esta resposta de insulina, os hormônios de mobilização de gordura do seu corpo podem trabalhar mais facilmente. Como você pode ver, as gorduras não são ruins, pelo contrário. Mas, tenha em mente que nem todas as gorduras são iguais. Tente consumir um saldo de polinsaturados, monoinsaturados, e sim – gorduras saturadas. Evite alimentos com gorduras trans e óleos parcialmente hidrogenados nos ingredientes, pois essas gorduras vão fazer exatamente o oposto de tudo que falamos aqui!


63


Toni Rodrigues

fitness

especialista em fisiologia do exercício CREF 050480

musculação e emagrecimento

A

lguns anos atrás, quando se falava em exercício físico e emagrecimento só se falava em atividades aeróbias.Isso porque se trata da ‘capacidade física’, que utiliza predominantemente os ácidos graxos como fonte de energia. Este cenário mudou com o avanço das pesquisas acerca do tema e hoje também podemos pensar no ‘treinamento de força’ ou musculação como uma poderosa ferramenta no processo de emagrecimento. Mas, é claro que não deixaremos o bom e velho treino aeróbio cair em desuso. Uma forma eficaz para mudança na composição corporal é o ‘balanço calórico negativo’, ou seja, o indivíduo ter um gasto calórico maior do que a ingestão de calorias. Sendo assim, imagine-se aumentando seu gasto 64

calórico diário e/ou diminuindo seu consumo de calorias. E é nesse contexto que entra a importância da musculação, onde um dos maiores aliados do processo é a Taxa Metabólica de Repouso (a capacidade do seu organismo de gastar energia em repouso para manter suas funções), que está intimamente relacionada à massa muscular - sua quantidade e atividade. Por isso, é importante preservar - ou mesmo aumentar - a massa muscular durante o emagrecimento, potencializando o gasto calórico, mesmo horas após o exercício, em repouso. Essa é a ideia, gerar autonomia ao seu metabolismo. E os estudos sinalizam que esse efeito pode ser obtido com o treinamento de força, a musculação.

Uma forma que utilizo muito em meus atendimentos, que é altamente motivante e que tem amplo amparo científico é o método de Circuit Training na musculação: exercícios em sequência com pequenos descansos ou descanso ativo, possibilitando o incremento de exercícios aeróbios dentro da sessão. O treinamento de circuito para a obtenção de resultados melhores para a perda de peso deve ser projetado e estruturado, utilizando as variáveis de acordo com o objetivo e individualidade. Além disso, a dieta durante o processo pode influenciar diretamente na composição corporal, tendo em vista o balanço calórico mencionado. Resumindo, o treinamento de força no modelo de circuito ou não - pode ser eficiente para o aumento do gasto calórico, assim como para o aumento do metabolismo basal e para a melhora do condicionamento, auxiliando no processo de emagrecimento, ressaltando-se a relevância da adoção de uma dieta saudável e balanceada.


65


Diego Martins

marketing

gestor de redes sociais e palestrante

big data

ele vai chegar até você

E

stamos literalmente conectados a tudo: roupas, TVs, carros, celulares, cartões de crédito, lojas. A internet das coisas e a mobilidade aumentaram ainda mais a quantidade de dados a serem analisados pelo varejo e marcas. Esses dados gerados, armazenados e muitas vezes utilizados com inteligência de negócio são chamados de ‘Big Data’ (grandes dados, em inglês). Acontece que marcas brasileiras, que até então armazenavam os dados e o utilizavam de maneira mais ‘caseira’, agora abriram suas informações a parceiros e conseguiram alavancar suas receitas gerando descontos personalizados. Mas, como isso funciona na prática? O case que exemplifica muito bem isso

66

é o do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que, através do Pão de Açúcar Mais e do Clube Extra vem oferecendo descontos aos seus clientes diretamente em seu aplicativo, tudo em tempo real e customizado pelo fornecedor. Sim, o fornecedor aplica os filtros conforme a característica de comprador que quer atingir e, voilá, oferece o desconto para o cliente. Todo esse novo processo muda a relação entre fabricante e lojista e entre lojista e consumidor; portanto, o fabricante não precisa ser mais esmagado nas negociações para gerar uma promoção, já que ele terá liberdade de controlar a venda e oferta do produto pelo aplicativo, gerando promoções. Enquanto o lojista terá mais volume de negócios e fidelização por todo o processo de melhor preço

e nova experiência de compra que seu cliente terá usando os aplicativos para obter descontos. O mais legal é que no processo absolutamente todos ganham, além do fabricante poder ‘pular’ a relação com o lojista e interagir diretamente com o consumidor do seu produto, tendo o feeling e inteligência de ‘nichar’ ofertas conforme seu interesse. Com toda certeza, mais e mais empresas utilizarão essa prática. Aplicativos genéricos exclusivos de descontos devem surgir com a leitura de QR code no ponto de venda e a atualização automática do perfil do consumidor, fazendo push de ofertas e dando benefícios em tempo real para a ponta da cadeia que move toda roda. Empresário, fique atento. Como todas as tecnologias que começam nos grandes, em breve ela estará acessível para você. Esteja certo de que a sua concorrência já está trabalhando nisso. O Big Data é um caminho sem volta: basta saber utilizar, que o resultado virá.


Levamos informação, entretenimento e cultura para Anas, Brunos, Sandras, Zenaides e milhares de pessoas. São elas que fazem nossa audiência aumentar a cada dia. Esse sucesso é real. É verdadeiro. A gente cresce há 15 anos. Mas o que aumenta mesmo é o nosso orgulho.

DSPA

Nosso agradecimento vai da aninha atÉ a zENAide.

VTV. HÁ 15 ANOS CRESCENDO DE A A Z

ANINHA, ADORA ASSISTIR BOM DIA & CIA

ZENAIDE, NÃO PERDE O RATINHO

facebook.com/redevtv

@redevtv

redevtv

67

www.vtv.com.br


advogada

contrato

intermitente de trabalho

E

m novembro, entra em vigor a reforma trabalhista, criando algo que não existia nas leis trabalhistas: o Contrato Intermitente de Trabalho. É a prestação de serviços, com subordinação, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador.

e ser chamado novamente pela empresa 20 dias depois.

O trabalhador só trabalha e recebe remuneração quando chamado, e não há garantia de jornada ou renda mínima. As empresas poderão contratar um funcionário para trabalhar esporadicamente e pagá-lo somente pelo período em que este lhe prestou serviço. O trabalho intermitente é remunerado por período trabalhado, e não de forma contínua, em forma de salário mensal. O funcionário pode trabalhar uma semana,

O empregado terá direitos previstos, como férias mais 1/3, depósito de FGTS, descanso semanal remunerado, 13º salário e contribuição previdenciária, proporcionais, além da garantia de um mês de férias após doze meses de prestação de serviços. O trabalhador receberá o chamado salário-hora, que não poderá ser inferior ao salário mínimo vigente ou ao piso salarial dos profissionais que exerçam a mesma função na

68

Com a regulamentação, o trabalho intermitente deverá ser pactuado entre as partes em contrato escrito especificando o período de trabalho e a atividade executada, por número de horas, dias ou meses e deverá ser anotado em carteira de trabalho do funcionário, remunerado de forma proporcional.

direito e cidadania

Christiane Fatalla

empresa e da atividade na qual a função exercida se enquadra. A convocação do empregado deve ser feita informando a jornada, com pelo menos três dias de antecedência, e o trabalhador terá um dia para dizer se aceita, presumindo-se recusada a oferta em caso de silêncio. Há multa de 50% da remuneração para o caso de descumprimento do pactuado. O empregado pode ainda prestar serviços a outros contratantes, pois se não estiver prestando serviços não estará à disposição do empregador. A justificativa para a inclusão dessa nova modalidade de contrato de trabalho na reforma trabalhista é regulamentar o que já ocorre em alguns setores do mercado, como bares, restaurantes e buffets, e é prática em outras economias, inclusive mais desenvolvidas que o Brasil. Os defensores da reforma trabalhista pregam que o espírito desta reforma é a valorização das negociações coletivas de trabalho e a inovação nas relações trabalhistas em nosso país, aumentando o número de empregos.


desde 1997

Há 20 anos com você! Líder absoluto em colunismo social eletrônico da região.

www.programajb.com.br

Segunda à sexta às 21:00 Sábado às 22:30 Domingo às 18:00 e 23:3069


jornalista especializada em Economia

Salário mínimo bem abaixo do mínimo

O

Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) divulgou uma pesquisa mostrando que o salário mínimo para sustentar uma família de quatro pessoas no Brasil deveria ser de R$ 3.810,36, quase quatro vezes maior que os atuais R$937. O salário mínimo de agora seria o suficiente para viver, segundo o histórico da pesquisa, entre o fim de 1999 e o início de 2000, época em que o valor oficial variou de R$136 a R$151. A sondagem considera os custos das necessidades básicas, como moradia, alimentação, educação, saúde e lazer. Vamos lá. Moradia. Levantamento da DMI-VivaReal mostrou que o preço 70

médio do metro quadrado residencial para locação no país era de R$ 22,78 em maio – último dado disponível. Imagine um imóvel modesto, uma quitinete, que tem, normalmente, entre 20 e 30 m2. O aluguel seria de R$455 a R$680. Em relação à alimentação, segundo o Dieese, a cesta básica em São Paulo custa R$445, ou 52% do salário mínimo, sendo necessárias quase 105 horas de trabalho para comprá-la.

economia

Vanessa Stelzer

pode variar de R$50 mil a R$80 mil. Nem vamos fazer essa conta em comparação ao salário mínimo porque seria irreal. Sobre a saúde, existe a pública, mas se você quiser um convênio familiar, ele pode variar de cerca de R$100 a quase R$2 mil. Existem várias medidas para classificar classes sociais. Vamos usar o IBGE: a classe E ganha até 2 salários mínimos, a D fica com 2 a 4, a C com 4 a 10, a B com 10 a 20 e a A recebe mais de 20 salários. A classe C se encaixaria no perfil do Dieese do salário de quase 4 mil reais.

Bem, aqui já acabamos com o salário mínimo, comendo uma cesta básica e morando modestamente. Mas vamos completar os outros quesitos do Dieese.

No entanto, essa classe, que ascendeu na pirâmide social e foi o motor do consumo e do crescimento recente da economia brasileira, agora está cortando despesas e adiando compras maiores, contribuindo para a turbulência econômica que vivemos.

No campo da educação, levandose em conta a superior, o curso de Direito, um dos mais procurados,

Enquanto isso, um parlamentar pode receber sozinho até R$ 83 mil por mês, mais benefícios.


Turismo . Eventos . Escolares . Eventos Corporativos . Feiras . Excursões

FRETAMENTO E TURISMO Curta e Compartilhe nossa Fan Page: �anslitoral �iagens e �ansportes

Siga nosso �anslitoral�iagens

Locação de ônibus, microônibus e vans.

Mais informações: (13) 33443011

www.translitoral.com.br

71


advogada

danos do amor e o preço da dor

C

ônjuges carregam a expectativa de uma vida feliz e harmoniosa, seja na satisfação de suas necessidades materiais ou afetivas. Mas, como nem sempre o casamento e a união estável são canções de amor, a separação representa o rompimento deste projeto. A falência do casamento apaga da consciência tudo de bom que aconteceu antes. Prevalecem os rancores e mágoas, que trazem os danos do amor pela frustração injustificada da comunhão de vida, lesão ao patrimônio ou quebra do compromisso e da exclusividade. O dever de lealdade se consolida na proibição do comportamento contraditório e se baseia no princípio da confiança. O casamento também traz a boa-fé, que deixou de ser negocial e passou a ser infiltrado no direito de família. 72

Agora, o Dano Moral tornou-se um ‘remédio para todos os males’. Ele está enquadrado em qualquer violação por fato ilícito, dano de injúria e danos à personalidade, ou seja, passou-se a tentar transformar desilusão pelo fim do amor em obrigação indenizatória. Com o divórcio, não se identifica mais a culpa de um dos cônjuges pelo fim do casamento. O Novo Código Civil aponta condutas a serem observadas pelos cônjuges, parentes, herdeiros, tutores e curadores, cujo descumprimento gera direito de indenização. Fato é que, quando a paixão se apaga, ninguém pode ser responsabilizado. O amor é uma via de mão dupla, na qual os dois são responsáveis pelos seus atos e suas escolhas. E, mesmo assim, a dissolução do casamento ainda é a causa mais comum na busca do dano moral.

assessoria jurídica

Luciana Rodrigues Faria

A violação dos deveres impostos ao casamento e à união estável não constitui, por si só, ofensa à honra e à dignidade a ponto de gerar danos morais. Por isso, não há como impor responsabilidade indenizatória. Exceto em alguns casos, como adultério, tentativa de morte, o fim do noivado dias antes do casamento, abandono de lar ou afetivo, perda de uma chance e condenação criminal. Já a conduta desonrosa só gera obrigação de indenizar se colocada de maneira pública, comprometendo a reputação, a imagem e a dignidade do parceiro. Nesse caso, cabem danos morais, desde que observados e comprovados os elementos caracterizadores da culpa, ou seja, que os atos praticados pelo cônjuge tenham sido martirizantes, advindo profundo mal-estar e angustia ao outro cônjuge. É importante lembrar que a boa-fé no casamento é definida como cláusula geral que impõe deveres de lealdade e respeito à confiança recíproca entre as partes de uma relação jurídica, e a quebra dessa confiança poderá gerar obrigação ressarcitória: é o preço da dor pelos danos causados ao amor.


ALGUMAS HABILIDADES QUE OS GESTORES MAIS BUSCAM EM CANDIDATOS: Inteligência emocional Visão estratégica Faro para oportunidades Inglês fluente

Seja um profissional mais competitivo. Desenvolva seu inglês na Wizard.

UNIDADES // POMPEIA – RUA EUCLIDES DA CUNHA, 232 – TEL.: (13) 3225-2750 PONTA DA PRAIA – AV. DOS BANCÁRIOS, 69 – TEL.: (13) 3261-2027 SÃO VICENTE I – AV. PRESIDENTE WILSON, 1026 – TEL.: (13) 3467-9229 SÃO VICENTE II – AV. ANTONIO EMMERICH, 519/521 – TEL.: (13) 3561-2812

73


publieditorial

tranquilidade e comodidade para quem tem seguro de automóvel

Benefícios oferecidos pelo Porto Seguro Auto vão muito além da cobertura tradicional ao veículo

O

Porto Seguro Auto lançou recentemente uma campanha publicitária que mostra segurados tranquilos em suas residências enquanto problemas do cotidiano acontecem com seus automóveis e moradias. O objetivo da ação é reforçar que o segurado do Porto Seguro Auto pode contar com diversos benefícios gratuitamente, além da proteção do automóvel. A fim de garantir a tranquilidade aos seus segurados por meio da resolução de situações adversas do cotidiano, o produto expandiu a cobertura tradicional dos automóveis para uma cartela de benefícios e serviços emergenciais para a residência, proporcionando ainda mais comodidade e segurança. Na Janco Corretora de Seguros, são oferecidos todos os produtos e serviços da Porto Seguro e um dos que mais se destaca é o seguro para automóveis. “Essa gama de serviços extras que o Porto Seguro Auto oferece é um diferencial

74

importante. As pessoas já conhecem a seguradora e com esses benefícios para residência, o cliente não precisa se preocupar com os imprevistos do dia a dia”, conta Rogério Freeman, da Janco Corretora de Seguros. A confiança do segurado de que seu problema será resolvido rapidamente e com qualidade é uma das principais vantagens identificadas. Por esse motivo, a seguradora oferece uma gama de assistências que vão desde a manutenção da rede elétrica e hidráulica até serviços de chaveiro. “Percebemos que, além das coberturas ao veículo, tínhamos abertura para oferecer aos nossos segurados benefícios adicionais. Por isso, ao contratar o Porto Seguro Auto, ele passa automaticamente a contar com uma série de conveniências, que podem ser acionadas gratuitamente. A utilização desses serviços, além de proporcionar mais tranquilidade, garante que seu planejamento financeiro não seja prejudicado por despesas inesperadas”,

explica Hermano Dreux, gerente da Porto Seguro Sucursal Baixada Santista. Os serviços podem ser acionados a qualquer momento tanto pelo aplicativo do produto, que está disponível nas plataformas Play Store e Apple Store quanto pela central de atendimento telefônico da seguradora. “A forma de acionamento também é um diferencial. Ao precisar de um dos serviços oferecidos, o segurado pode optar pela melhor data e horário para receber o prestador em sua residência, além de ter a garantia de que o reparo será feito com qualidade e sem dor de cabeça”, conclui Dreux. Alguns dos benefícios concedidos na contratação do Seguro Auto da Porto Seguro são: serviços de encanador, serviços de eletricista, suporte técnico para o computador, consulta veterinária para os pets e assistência para bicicletas. Consulte as condições gerais e regiões de abrangência no site www.portoseguro. com.br/auto.


Quem tem Porto Seguro Auto resolve tudo sem sair do sofá. Assistência 24h • Reparo elétrico • Reparo de eletrodomésticos • Entre outros Para mais informações, consulte-nos pelo telefone (13) 3222-6867 ou acesse portoseguro.com.br/semsairdosofa.

Informações reduzidas. Mão de obra gratuita para reparos, peças não inclusas. Consulte regiões de abrangência, detalhamento dos serviços, limites de utilização e as exclusões de cobertura nas Condições Gerais do site www.portoseguro.com.br/seguros/seguro-de-veiculos/seguro-de-automovel. Para mais informações, consulte seu Corretor. Automóvel − CNPJ: 61.198.164/0001-60 − Processo Susep: 15414.100233/2004-59 − Valor de Mercado e Valor Determinado. 333-PORTO (333-76786 − Grande São Paulo e Rio de Janeiro); 4004-PORTO (4004-76786 − capitais e grandes centros); 0800 72775 0800 (demais localidades) | 0800 727 2766 (SAC - cancelamento e reclamações) | 0800 727 8736 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) | 0800 727 1184 ou (11) 3366-3184 (Ouvidoria). O registro deste plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.


Por Juliana Justino Fotos: Bruna Figo

Motor

cliente satisfeito

é sempre um bom negócio

Quem compra um carro da Kia não se arrepende, e o serviço de atendimento e pós-venda da Akta Motors faz toda a diferença

N

ada é melhor do que sair da loja de carro novo e ainda ser bem atendido. É sempre ótimo ter um atendimento de excelência, seja durante ou depois da compra. Vanessa Paulella é empresária e feliz proprietária de uma New Sorento. Segundo ela, o modelo foi escolhido pelo custo-benefício. “Sempre gostei de carro grande e os que encontrei eram bonitos, mas nem sempre com o motor como eu queria. Por unir design, desempenho e preço, não tive dúvidas de que a New Sorento era a melhor opção”. Ela tinha uma Sorento desde 2013 e decidiu trocar pelo modelo novo este ano. Ela destaca o atendimento que recebeu quando comprou o carro na Akta Motors de Santos. “Foi incrível, eles 76

sabem vender muito bem os carros. E tudo muito rápido. Para ter uma ideia, eu levei minha Sorento para trocar a lanterna traseira e fui ‘dar uma olhadinha’ no showroom. Perguntei quanto era o modelo novo, se tinha a cor que eu queria e pelo preço que eu podia pagar”. Vanessa foi tão bem atendida pela vendedora, que cinco dias depois estava com o carro novo. “A Carol me atendeu e fez tudo muito rápido. Parecia um sonho, e quando acordei já tinha outro carro”, brinca. Desde maio com o carro novo, Vanessa virou mais um ‘case de sucesso’ da Akta Motors. “Estou muito satisfeita, pois a segurança oferecida pela Kia aliada ao conforto e ao desempenho, são incríveis”. Ela já usou os serviços de revisão, assistência técnica, troca de bateria e compra de estepe na loja e não tem do que reclamar. “Meus carros

Kia nunca deram problemas e, quando precisei, sempre fui muito bem atendida”. Paulo Mansur, empresário do ramo de comunicação, também virou fã do carro e do atendimento da Akta. “Há dois anos, fui tomar um café com o Gustavo (Gotfryd, proprietário da loja e Diretor do grupo Kia Akta Motors), que é meu amigo, e acabei gostando muito do Optima. Comprei e nunca tive problema, estou bastante satisfeito”, conta. Além do atendimento, descrito por Paulo como “perfeito”, ele ainda destaca a qualidade do carro. “É realmente do jeito que eu queria”, diz. Pela segurança, o empresário optou por um carro blindado. “O que mais gosto é o conforto, mas também valorizo a segurança. A Kia tem bom gosto, o carro é muito econômico, um excelente custo-benefício”, completa.


Para Vanessa, os diferenciais da Akta são a atenção que o proprietário recebe, o cuidado na aprovação do orçamento e, principalmente, a pontualidade na entrega do carro, além da clareza com que as informações são passadas. “Meu consultor é o Emerson, que sempre me atende muito bem. Ele explica tudo o que preciso fazer e oferece os melhores serviços para o carro. Uma vez, ele indicou uma higienização que parecia que tinha ganhado um carro novo”, ressalta a empresária. Paulo concorda. “Hoje em dia, as pessoas te atendem de forma robótica por aí. Na Akta é diferente, todos são alegres e estão felizes em te atender. Faz toda a diferença”, pontua. Vanessa conta que já teve carros de outras marcas, mas que nunca havia sido tratada com tanta atenção e comprometimento. “Parece que todos na Akta estão felizes e trabalham sempre da melhor maneira possível. Desde a entrada na oficina até o pagamento, todos são muito solícitos e alegres em seus atendimentos. Dá até gosto”, afirma. O melhor de tudo é que o atendimento é bom, mas nem é tão usado. Vanessa aponta que gosta muito

da Kia, pois seus carros nunca tiveram problemas. “Em quatro anos, precisei trocar uma bateria e uma lanterna. Me sinto muito segura em comprar um carro da marca”. Quando perguntada se compraria outro Kia, Vanessa nem pensa duas vezes: “sim, e não tenho o mínimo interesse em outra marca de carro. Aliás, agora, nem em outro carro, porque estou 100% satisfeita com o meu New Sorento”. Ela diz ainda que, assim como Paulo, já recomendou o carro para vários amigos.

“Desde a entrada na oficina até o pagamento, todos são muito solícitos e alegres em seus atendimentos. Dá até gosto!” Nosso editor-chefe Maycow Montemor também caiu nas graças da Kia com a sua Sportage. “Sempre sonhei ter

uma SUV e a nova Sportage é o que o mercado oferece de mais completo, considerando preço, funcionalidade e desempenho”, explica. Foi paixão à primeira vista, e ele não quer sair da Kia, só fazer um upgrade quando for trocar de carro. “O carro superou todas as expectativas, principalmente por ser tão econômico, comparado com todos os carros que já tive. O atendimento foi incrível e o carro é maravilhoso. É o carro que eu sempre sonhei mas nunca soube.”, finaliza. O proprietário da loja de Santos, Gustavo Gotfryd, explica que o atendimento é uma prioridade. “Nossos funcionários, tanto os técnicos quanto os consultores, são treinados diretamente pela fábrica semestralmente. Fazemos questão de que estejam sempre atualizados não só na mecânica e tecnologia do carro como também em técnicas de venda e atendimento. Assim, todos saem satisfeitos da nossa loja”, afirma. Quer conhecer os carros da Kia? Faça um test drive na Akta Motors, concessionária Kia em Santos, que fica na Av. Campos Sales, 126.

77


Fotos: Eduardo Virtuoso

Eduardo Virtuoso

turismo

radialista e fotógrafo

Inhotim

Minas Gerais - Brasil

A

pequena cidade de Brumadinho, no interior de Minas Gerais, passou a ser conhecida mundialmente depois que o Instituto Inhotim surgiu, aos poucos, na região. O que era uma propriedade privada do empresário mineiro Bernardo de Mello Paz acabou se tornando uma referência cultural por abrigar um enorme acervo de arte contemporânea. Hoje, o instituto é considerado o maior centro de arte ao livre da América Latina. O Inhotim é muito mais do que se ouve falar. É algo realmente grandioso que deve ser visitado por todos: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Isso mesmo! É um lugar para todos, visto que tem informação, cultura, interatividade e beleza por toda parte. 78

Turistas do mundo todo desembarcam em Belo Horizonte para ver de perto criações de Adriana Varejão, Tunga, Cildo Meireles, Yayoi Kusama e muitos outros. Além das obras de arte, os jardins do Inhotim também são uma atração, pois são extremamente bem cuidados e acolhem uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes. É necessário tempo e disposição para conhecer todas as galerias e jardins. Um dia não será suficiente, pois o lugar é enorme. Tanto é que carrinhos elétricos são disponibilizados para que você possa ir de uma galeria a outra, evitando assim, longas caminhadas. Em meio a tantas galerias, existem também bons restaurantes e cafés.

Uma pausa em qualquer um deles é necessária durante a sua visita. No restaurante Tamboril você se serve à vontade em um clima mais sofisticado. Já no Oiticica, o preço é por quilo e atende àqueles que preferem uma refeição mais rápida. Depois de curtir o dia, assistir ao pôr do sol é a melhor opção ao sair do parque. O bar e restaurante Topo do Mundo fica a aproximadamente uma hora de Brumadinho e faz jus ao nome já que é um dos pontos mais altos de Belo Horizonte. Dali, é possível assistir diversos aventureiros voando de asa delta e parapente enquanto o sol vai embora, bem ali na frente. Quem vai a Brumadinho deve obrigatoriamente passar por Belo Horizonte, a capital de Minas de Gerais. Por lá, a dica é dar a volta na Lagoa da Pampulha e conhecer o conjunto arquitetônico da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer. A igreja São Francisco de Assis, o museu de arte, a Casa do Baile e a Casa Kubitschek fazem parte do conjunto e estão muito bem conservados.


79


Claudia Oliveira

vinhos

sommelière

pizza e vinho

a combinação perfeita!

S

ua pizza predileta combina com qual vinho? Além do queijo, diversos ingredientes podem compor a redonda. E, então, qual vinho escolher? Um branco, rosé, tinto ou espumante? Se você for do tipo tradicional, pedindo uma muçarela, margherita ou até calabresa (sem ser picante), pode pedir um vinho tinto seco jovem de boa acidez, pouco corpo e taninos delicados. Uma ótima pedida é o famoso Chianti, da uva Sangiovese. Há outras opções, como um Merlot do Novo Mundo, um Cabernet Franc ou um Nero D’Avola. Se alguém na roda preferir um branco, que seja seco, bem fresco, boa acidez, como da uva Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Para a de calabresa apimentada, sugiro um Shiraz australiano, que sempre segura o picante. 80

Se preferir branco, vá de Torrontés ou Gewürztraminer, a doçura dessas castas vai contrapor a picância da calabresa. A sempre pedida pizza portuguesa, que leva ovos - ingrediente difícil de harmonizar - fica genial com um branco bastante seco e mineral, com toque salgado. Pode ser um Jerez Fino, ou até o vinho laranja (vinho de cor dourada cuja maceração é longa), vinho branco de alma tinta, poderoso! Aliche, a preferida do meu marido, fica mais gostosa degustando um branco Alvarinho ou até um espumante Brut. Mas você pode ousar com um rosé ou um tinto leve de Gamay. As vegetarianas de abobrinha e rúcula, que minhas filhas adoram, vão bem com um vinho mais herbáceo e jovem como os brancos Pinot Grigio ou Sauvignon

Blanc. Prefere tinto? Eleja um assemblage do Valle do Rhône, que tem a composição de Grenache, Syrah e Mourvèdre. Os orgânicos, biodinâmicos e naturais são muito bem-vindos! Harmonize a saborosa pizza de alho com um vinho rosé, como fazem os provençais! A combinação é tradição da região da Provence, na França. Combine o rosé também com a de atum, pois esse é um peixe de sabor forte que merece um vinho com um pouco de tanino e muito frescor. A pizza de quatro queijos é intensamente gordurosa, e irá muito bem com um espumante nature ou brut. Suas borbulhas neutralizam a gordura do queijo. Mas se você não resiste a um tinto com essa pizza, peça um rótulo da uva Dolcetto ou Barbera. A exótica pizza de alcachofra é resistente a muitas combinações, uma vez que deixa certo amargor no retrogosto. Tente um branco varietal de Chenin Blanc, ou um espumante mais adocicado, como o demi-sec ou o moscatel, e me diga o que achou! Bom apetite! Até a próxima taça!


PRESENTES CRIATIVOS

SHOPPING BALNEÁRIO SUPER CENTRO BOQUEIRÃO 81


gastrônoma e apresentadora de TV

sabor de portugal nas cataplanas

P

or ser um país montanhoso e com extenso litoral, Portugal não tem pastos para gado, e a predominância da alimentação está nos peixes. Do Atlântico, Portugal dispõe em abundância de ostras, camarões, atuns, vôngoles, lagostins, lagostas e mexilhões, que viram deliciosos pratos da gastronomia portuguesa. Mas, não podemos falar dos sabores de Portugal sem citar um dos diferenciais portugueses na culinária, que é o uso da ‘cataplana’ - recipiente muito utilizado no preparo de peixes e mariscos, além de frangos e outros deliciosos pratos, não somente nos restaurantes, mas também nas cozinhas das residências portuguesas. A literatura cita que as cataplanas foram criadas por meio de desenhos de um 82

dos maiores gênios da humanidade: Leonardo da Vinci. Ele era um grande apreciador da arte de cozinhar, trabalhou como chef de cozinha em alguns restaurantes de Florença e foi inventor de utensílios culinários, como o guardanapo, a máquina de fazer spaghetti e o conceito da cataplana. No livro ‘Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci’, muito nos surpreende este seu lado gastronômico, com grande interesse pela comida, formas de preparar e de apresentação. A considerada de melhor qualidade é a cataplana de cobre - que possui uma capacidade de rápida transmissão de calor - utilizada em preparações que exijam rigoroso controle de temperatura. Um dos meus pratos preferidos, que preparo na cataplana de cobre

gastronomia

Beth Teani

é o bacalhau. Uma receita antiga da família, muito fácil de preparar, com tomate, cebola e batata e outros ingredientes (veja receita abaixo). O uso da cataplana deve restringirse ao preparo do prato e sua apresentação à mesa. Lembre-se de que não é aconselhável guardar os alimentos na cataplana. Bacalhau na cataplana 1 kg de lombo de bacalhau dessalgado 1kg de batatas cortadas em rodelas 6 tomates concasse 3 cebolas cortadas em rodelas médias Azeitonas portuguesas a gosto Salsinha a gosto Azeite extra virgem Sal a gosto, se necessário Regue a cataplana com azeite e coloque metade da quantidade das cebolas e o bacalhau, as batatas, os tomates e o restante das cebolas. Salpique as azeitonas. Feche a cataplana e cozinhe no fogo baixo. Depois de pronto, acrescente salsinha por cima e leve à mesa.


emporiodoscolchoes

83


@flixdodia jornalista e publicitário

os 13 porquês (13 Reasons Why)

A

febre da série ‘13 Reasons Why’ já passou. Veio e foi tão rápido como uma gripe que se cura com um dia de repouso, canja de galinha e um chazinho de limão, mel e gengibre. Mas a reflexão que ela trouxe à tona não pode morrer como sua protagonista. Se você ficou alheio a toda essa repercussão, eu explico. A série é uma produção original da Netflix baseada no livro homônimo de Jay Asher, publicado no Brasil como “Os Treze Porquês”. Ele conta a história de Hannah Baker, uma adolescente que comete suicídio, mas antes grava uma série de fitas cassetes explicando o que e, principalmente, quem a levou a cometer esse ato de desespero. Essas fitas são entregues aos responsáveis, com instruções de passarem adiante 84

para o próximo da lista. A bola da vez é o garoto Clay Jensen, colega de escola, de trabalho e crush de Hannah. Fita por fita vamos conhecendo a vida de Hannah e de todos que a cercavam, seus dramas e conflitos, até o episódio que culmina no suicídio, uma sequência bastante forte e impressionante. A polêmica em torno da série não foi nem sobre sua qualidade técnica e/ou narrativa, mas sim em relação a levantar a lebre de um assunto tão tabu que é o suicídio. Os especialistas de tudo discutindo com os especialistas de nada nas redes sociais sem, obviamente, chegar a um consenso. De um lado estão aqueles que defendem que o tema é extremamente delicado e não se deve

cinema e tv

Felipe Goulart

tocar no assunto, para não “dar ideia” para quem já sofre de depressão. De outro, os que dizem o oposto, que é justamente por não se falar nisso que não se alerta para o problema, que já deveria ser tratado como uma questão de epidemia de extensão global, segundo dados da OMS, Organização Mundial da Saúde. Jung ou Freud à parte, a minha opinião se limita à qualidade audiovisual da produção. Produzida pela atriz e cantora Selena Gomez, que comprou os direitos de filmagem após ler o livro, a série foi sucesso de público e já tem sua segunda temporada garantida. É bem feita, prende a atenção e faz a gente ficar curioso do começo ao fim para entender o que se passou na cabeça de Hannah Baker. E claro, saber quando e como ela se matou. Mas ao mesmo tempo, não passa de uma série adolescente, uma ‘Malhação’ de grife. Ainda assim, vale a recomendação e o principal, vale a reflexão. Seja você pai, mãe, tio, professor, Hannah Baker ou Clay Jensen.


85


Lifestyle

Cuordicrema Gelato italiano artesanal

Primeira unidade do Litoral Paulista fica em Santos e oferece, além dos gelatos, sobremesas e cafés especiais da Illy

A

Cuordicrema, primeira franquia de gelato artesanal italiano do Brasil, escolheu a cidade de Santos para inaugurar sua primeira unidade no litoral paulista. A loja está localizada no Miramar Shopping ,no Gonzaga. Fundada em 2012, a marca respeita as tradições e os processos das legítimas gelaterias artesanais italianas e emprega todos os conceitos de saudabilidade: seus produtos são 100% naturais, sem nenhuma adição de aromatizantes, corantes e conservantes. Tais características despertaram o interesse do empresário Felipe Ventura. “Nosso primeiro contato foi 86

em uma visita à loja do shopping São Caetano. O que nos chamou muito a atenção foi a qualidade dos produtos, o ambiente da loja e o atendimento”, conta o empresário. Segundo o investidor, não era possível encontrar um produto com esses atributos na cidade. A veia empreendedora de Felipe e sua

Os produtos são 100% naturais, sem adição de aromatizantes, corantes e conservantes

esposa também foram determinantes para que o negócio se concretizasse. “Infelizmente não tínhamos até agora um sorvete com a qualidade que nós, como consumidores esperávamos. Sempre tivemos o sonho de empreender por meio de uma franquia, apesar de nunca ter qualquer tipo de relação com o mundo dos negócios”, explica Felipe. Por isso, estavam sempre ligados e pesquisavam em sites especializados em busca de alguma marca que seria interessante trazer para Santos. “Verifiquei que a Cuordicrema estava expandindo através de franquias e foi assim que tive certeza de seria a nossa oportunidade de trazer para a cidade esse produto de qualidade,


Expansão

satisfazendo nossos desejos de consumidor”, completa.

Foi no início de 2015 que a Cuordicrema começou o seu processo de expansão pelo modelo de franchising, tornando-se assim a primeira franquia de gelato artesanal do Brasil.

O modelo escolhido trabalha com parte do portfólio de produtos, apresentando em média oito sabores de gelatos. As receitas são preparadas com matérias-primas nacionais e importadas e as frutas são usadas in natura, fazendo com que o gelato tenha o mínimo de açúcar (apenas a frutose da fruta).

Nesse mesmo ano, a marca inaugurou sua primeira loja fora de São Paulo. Para Lorenzo Barbati, diretor e sócio da Cuordicrema, a abertura da loja no litoral paulista é importante para consolidar a presença da marca fora da cidade de São Paulo.

Outro diferencial é o processo de finalização do gelato em uma clássica máquina Cattabriga e o armazenamento dentro do pozzeto, com tampas de metal que protegem o produto da luz e do oxigênio, preservando sua textura lisa e cremosa. Além dos gelatos tradicionais, o cliente encontra ainda uma variedade de sobremesas servidas com o legítimo gelato italiano, como o Bolo de Churros e o Petit Gateau. Para deixar a experiência ainda mais completa, o quiosque oferece cafés especiais da marca Illy, milk-shakes e frappuccinos.

“Santos é uma cidade muito grande e tradicional no cenário brasileiro desde a época do Ciclo do Café, por isso é tão importante estar presente na região”, finaliza Barbati. Cuordicrema Miramar Shopping Rua Euclides da Cunha, 21 Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 22h www.cuordicrema.com.br Foto: Bruna Figo

Felipe e Clarissa Ventura no quiosque da Cuordicrema do Miramar Shopping

87


@pedropeugeot lifestyle

Inauguração Paula dias shoes O Supercentro Boqueirão ganhou um novo espaço para quem procura sapatos de qualidade e alinhados com as tendências da moda. A Paula Dias Shoes é uma multimarcas que trabalha com Uza, Carrano, Cecconello, Vicenza e Werner. Além dos sapatos lindíssimos, ainda dá para compar acessórios e montar o look completo de uma vez! Paula Dias Shoes. Rua Dr. Oswaldo Cruz, 319 - Loja 87/88. Telefone: (13) 3222-8262. Fotos: Bruna Figo.

Paula e sua mãe Nilma Dias

Michelle Ramos

Fabrícia Marques

Paula Dias e Fábio Freitas 88

Cris Bixiga, Érika Rodrigues e Paula Dias

Carol Mendes, Dani Muniz, Maycow Montemor e Fabi Cruz

Cecília e Rafaela Horn


Wine Days

no Sofitel Guarujá Jequitimar

A época de outubro é marcada pela colheita das uvas que dão origem aos mais deliciosos vinhos na França. Em homenagem a essa tradição, a rede de hotéis Sofitel realiza, em suas 120 unidades, o Sofitel Wine Days, um festival de vinhos com programação ao longo do mês, até o dia 28 de outubro. Considerado um dos mais completos e sofisticados resorts do litoral paulista, o Sofitel Guarujá Jequitimar entra na programação com jantar harmonizado no restaurante francês Les Épices, workshops de vinhos e degustações, tudo acompanhado pelo sommelier da casa. O ponto alto da programação é a noite especial de vinhos que acontece no dia 20 de outubro no Cassino Jequiti, onde os hóspedes poderão desfrutar dos melhores rótulos enquanto se divertem e vivenciam um ambiente de jogos inspirado nos maiores cassinos do mundo. Para os que, além de se deliciarem em sua estadia, querem levar vinhos especiais para casa, no dia 21 de outubro o evento conta com uma feira, com venda e consultoria de mais de 30 rótulos exclusivos. Mais informações: (13) 2104-2000 ou acesse sofitel.com 89


‘Chega aí’

com Maycow Montemor na VTV-SBT Agora dá para acompanhar o nosso publisher Maycow Montemor na TV também! Ele está no comando do quadro ‘Chega Aí’, que é exibido durante o programa VTV da Gente, na VTV, afiliada do SBT. Durante o quadro são abordados diversos assuntos sobre lifestyle, moda, bem-estar e vida digital. Os vídeos também ficam disponíveis no canal do YouTube do Maycow (youtube.com/ maycowmontemor)! Chega aí. Todas as quartas-feiras, a partir das 11h30, no VTV da Gente, no SBT ou pelo Facebook (fb.com/jornalismovtv)

Distribuindo sorrisos no Rock in Rio 2017

Daniel Zukerman O Colgate Plax Ice Glacial marcou presença no Rock in Rio com o enxaguante oficial do festival e fez o maior sucesso. Com um estande luminoso interativo e distribuição de produtos na Cidade do Rock, a marca chamou a atenção de famosos como a atriz Cleo Pires e o apresentador Daniel Zukerman, que passaram pelo local e interagiram com o público. 90

Cleo Pires


praiamar Fashion Day 2017

A 8ª edição do maior evento de moda da cidade aconteceu no Praiamar Shopping com o tema ‘A Moda é Você’, dando destaque para o estilo que cada pessoa cria, inspirada pelas tendências mundiais, mas também por suas próprias experiências. Um dos destaques deste ano foi um talk show com a presença do ator e apresentador Sérgio Marone. A praça central do shopping também recebeu os workshop com a consultora de estilo pessoal Bia Paes de Barros, a blogueira Juliana Issa e com os maquiadores Guilherme Camilo e Luciano Paiva.

Mostra D’Casa se inspira em personalidades santistas Vem aí a Mostra D’Casa de decoração! Grandes arquitetos Carla Felippi, Valéria Loureiro, Cris Fernandes, Juliana Abad, Bruno Neves e André Sant’ana - desenvolveram espaços para homenagear pessoas de destaque da nossa região. Os homenageados serão Vera Leon, Claudia Duarte, Ludmilla Rossi, Maycow Montemor e Fernando Torquatto. Em breve mais detalhes! 91


Piccole

multimarcas infantil A Piccole chega ao Litoral Plaza Shopping trazendo marcas como 1+1, Animê, Tyrol, :B, Two In, Fábula, Reserva Mini, Colcci Kids, Pampili, Perkys e New Balance. Uma seleção que vai do básico ao premium, com peças a partir de 19,90, para atender todos os gostos e públicos. Agora dá para montar o look dos pequenos para o dia a dia com leggings e blusinhas de malha, além das roupas sofisticadas e modernas para ocasiões especiais. Tudo super exclusivo.

Piccole. Litoral Plaza Shopping - Av. Ayrton Senna, 1511, Praia Grande. Telefone: 3474-5315

Coquetel de inauguração

Grand Cru

O Novo espaço Grand Cru em Santos é muito mais amplo e moderna. Com dois andares, deck e estacionamento, a casa passou por melhorias e, em breve terá um charmoso wine bar. A partir de agora, a casa contará com 1,5 mil rótulos, na sua maioria trazidos com exclusividade para o Brasil pela empresa. Grand Cru Santos. Rua Minas Gerais, 17. Tel: (13) 3307-0467.

Diego Pulenta, da vinícola Pulenta Estates

Horácio Bibiloni, da vinícola Humberto Canale 92

A nova casa conta mil e quinhentos rótulos

A sommelière e colunista Claudia Oliveira

Fernanda Lopes, do Boa Mesa


delivery saudável para facilitar sua vida Sob nova direção, a Original Green está com formato reinventado e cardápio mais extenso, cheio de quitutes deliciosos preparados com ingredientes superfrescos e aquele gostinho de comida caseira. Além das refeições, eles oferecem sucos e suchás funcionais, saladas, doces saudáveis, sopas e cremes. E ainda é possível contratar o serviço de buffet para o seu evento. Os pedidos podem ser feitos via Whatsapp (13) 98219-0004.

cONCEITO sTORE

mudou para melhor

Foto: Bruna Figo

Após oito anos, a loja de roupas Conceito Store, destino já conhecido dos homens mais descolados de Santos, na Rua Azevedo Sodré, voltou às origens e uniu forças com a Iriana Básico. As duas lojas voltam a dividir o mesmo endereço, ainda na Azevedo, mas em outro número. Preocupada em oferecer não somente ternos para reuniões ou eventos importantes como também bermudas para dias ensolarados, a Conceito Store busca agradar ao exigente gosto masculino proporcionando um ambiente agradável e aconchegante, totalmente pensado para eles e em suas necessidades. Conceito Store. Rua Azevedo Sodré, 54 - 2º andar (em cima da Iriana Básico). Acesse a loja virtual em conceitostore.com. 93


cozinha zero treze

no Roxy Premium Lounge Cinema e comida tem tudo a ver, e o Roxy Premium Lounge leva isso a sério com a parceria feita com a Cozinha Zero Treze, da chef Cris Guimarães. A proposta é a de um café e choperia super descolado, com comida boa e ambiente agradável. A decoração temática foi feita pelo artista plástico Erico Bomfim, com idealização do empresário Toninho Campos. Todos os dias, das 15 às 19h, é servido um café colonial com salgados, tortas integrais, bolos caseiros e uma variedade de quitutes produzidos artesanalmente na casa. Para os amantes de um bom chopp, o lounge oferece quatro tipos de chopps artesanais da Burgman e da Bamberg. Para acompanhar, petiscos dignos de um bom boteco, como dadinhos de tapioca, batatas rústicas e trio de burguers. Quer uma boa desculpa para conhecer o local? Eventualmente há debates sobre filmes e lançamentos. Recentemente, falaram sobre A Mulher Maravilha, Sepultura Endurance, It: A Coisa e rolou até uma homenagem ao ator Adam West, famoso por interpretar o Batman na TV. O espaço também recebe reservas para aniversários, chás de bebê e outras comemorações. O Roxy Premium Lounge fica no Cine Roxy 5, no Shopping Pátio Iporanga - Av. Ana Costa, 465, 1º piso.

30 anos Mendes Plaza Hotel

Daniel e Luciana Mendes 94

Setembro foi o mês de aniversário do Mendes Plaza Hotel, e a comemoração foi realizada com uma palestra da Claudia Matarazzo, jornalista e escritora especialista em etiqueta empresarial. Intitulada “Tempo, supremo luxo”, a palestra foi oferecida para os convidados e falou sobre como o tempo se tornou um bem precioso nos dias de hoje. O evento foi encerrado com um animado coquetel.


Clínica ATZ

Day Hospital em Santos

Com projeto inovador, o ATZ Day Hospital conta com estrutura para atendimento de pequenas e médias cirurgias. O hospital possui quatro andares, com sala cirúrgica, salas de consultórios, leitos de apartamento e de recuperação, salas de exames diagnósticos, salas de espera e um conforto médico. No local, as especialidades médicas altamente qualificadas atuam de forma integrada. Atualmente, o complexo oferece mais de dez especialidades médicas, entre elas urologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, cirurgia geral, oftalmologia, neurologia, proctologia, ginecologia, obstetrícia, gastroenterologia e fisioterapia. “A construção do Day Hospital é a realização de um sonho”, conta Fábio Atz Guino. “Temos o compromisso de proporcionar aos nossos pacientes o que há de mais moderno”. ATZ Day Hospital. Rua Lobo Viana, 23 - Boqueirão, Santos.

claudia duarte agora também colunista social Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A competente editora-chefe da AT Revista agora também faz parte da coluna social do Jornal A Tribuna, publicada todas as sextas-feiras. “É uma coluna nova, que veio com a proposta de somar com as que já existem, e tem uma pegada mais jornalística, com mais informações, notas políticas e conteúdo mais diversificado”, explica Claudia.

95


advogada e blogueira

GelEias

O

Lowe

s sabores que a avó culinarista Bebeth Miller Mello criava nunca deixaram sua memória, primeiro na infância e depois pelas mãos de seu pai Luiz Fernando, que herdou da mãe o dom pra cozinha. Foi em meio a esses sabores que o santista Luiz Carlos Santini Mello cresceu e decidiu trocar a carreira de empresário por muita pesquisa, estudo e busca de sabores inusitados para as suas geleias.

Assim nasceu a Geleias Lowe, uma marca artesanal de alta qualidade, da escolha dos ingredientes até preparação e embalagem. Um dos diferenciais das geleias é terem 50% menos açúcar do que qualquer geleia do mercado e menos açúcar do que uma geleia light. Elas são 100% fruta e tem consistência ímpar. As combinações de sabores inusitados (já são mais de 30) como

que encontraram uma veterinária especializada em nutrição, que indicou a alimentação natural.

Delivery

naturaldog Flávia Salles buscou muitas alternativas para as alergias da sua cadela Sky em diversos veterinários, mas, mesmo com medicação forte, as bolinhas e manchas vermelhas persistiam. Até 96

Como Flávia não encontrou uma empresa que fornecesse as comidas prontas em Santos, criou o Delivery NaturalDog no final de 2015. Ela queria trazer mais qualidade de vida para a Sky, mas deu um novo rumo para sua vida profissional, investindo na alimentação natural para cães. Procurou orientação especializada, comprou o equipamento, fez cursos, se adequou às normas exigidas e

aqui em santos tem

Daniella Muniz

Amora com Cachaça de Salinas, Figo com Nozes e Rum, Limão Siciliano e Maracujá com Gengibre e Angostura fazem com que sigam do café da manhã à sobremesa do jantar, passando pelo assado do almoço, o aperitivo com queijo e até uma colher da geleia de Blueberry com Armagnac na taça de espumante. Site: geleiaslowe.com.br Instagram: @geleiaslowe

hoje conta com uma equipe de funcionários e responsável técnico. Sabemos que a alimentação é importante para nossa saúde. Por que seria diferente com nossos mascotes? Os benefícios da alimentação natural para os cães são inúmeros. É comprovado que a alimentação balanceada ajuda a combater doenças, previne o mau hálito, diminui a queda de pelo, reduz o volume das fezes e melhora a qualidade de vida do animal. Delivery: (13) 98112-0918 Instagram: @naturaldogsantos


97


chef de cozinha

Bar da Dona ONça

L

cardápio é extenso – vai de massas frescas a carnes e peixes. Picadinho, stinco de porco, dobradinha, rabada com agrião e feijoada são alguns dos clássicos deste restaurante. Além dos pratos principais, muito bem executados e servidos em porções generosas, o cardápio de petiscos e bebidas – como a caipiroska de caju - é uma verdadeira perdição.

Pratos clássicos e porções com a cara dos botecos brasileiros são executados com ingredientes de primeira qualidade e técnicas altamente profissionais. O

Para petiscar, invista nos croquetes de carne de panela ou nas coxinhas de galinha caipira, que são de comer rezando! As sobremesas também não ficam para trás: peça o mini churros e encerre com chave de ouro!

ocalizado no térreo do icônico edifício Copan, construído nos anos 50 por Oscar Niemeyer, o Bar da Dona Onça é comandado pela experiente chef Janaina Rueda e é uma pedida certa no centro de São Paulo.

la guapa

Se você é daqueles que não resiste a uma empanada fresquinha e recém saída do forno, está na hora de conhecer a La Guapa, casa de empanadas da talentosa e badalada chef Paola Carosella. 98

O menu é simples: 8 versões do famoso “pastelzinho” portenho, saladas frescas e alfajores deliciosos. Os salgados clássicos argentinos levam banha de porco na massa e são super leves. Das clássicas salteñas, feitas com carne bovina, ovos caipiras e azeitonas às opções veganas, com massa de quinoa e recheadas com espinafre, abobrinha e nozes pecã.

Comer em são paulo

Maísa Campos

E que fique claro que, apesar do nome, o Bar da Dona Onça, vai muito além de um bar. É um sólido restaurante com um salão pitoresco e descolado, sede de alegres tardes de feijoada com rodas de samba aos sábados. O preço é justo, considerando a qualidade das opções apresentadas pela casa. Dos petiscos às sobremesas, tudo vale a visita! Bar da Dona Onça. Av. Ipiranga, 200, Centro, São Paulo. Telefone: (11) 3257-2016.

A casa oferece um combo com 6 unidades – ótima opção para conhecer as empanadas! Tudo é feito em um esquema prático e simples – paga-se a comanda e retira-se o pedido no balcão. Para adoçar a vida, o divino sorvete de doce de leite ou o Tabletón - folhas crocantes de massa com doce de leite cobertas com cacau em pó. La Guapa. Rua Bandeira Paulista, 446, Itaim Bibi - São Paulo. Telefone: (11) 3079-2631


DE SEGUNDA A SEXTA A SUA MELHOR OPÇÃO EM ALMOÇO

TEL.: 13.3224.2575

RUA JULIO CONCEIÇÃO,277 SANTOS

/lechefsantos 99


100

Studiobox #50  

Nesta edição, conversamos com a advogada Adriana Rodrigues Faria, que, com muita dedicação e esforço, fez as escolhas certas e conquistou se...

Advertisement