Y
CM
MY
CY
CMY
K
OBRAS PUBLICADAS: Vinhos de Portugal- Colares Editora – 1ª Edição 1997 Da Vinha ao ao VinhoVariedades e Regiões 2ª Edição 1999 Sua Excelência O Champanhe e os Nobres Espumantes Naturais Portugueses – Colares Editora: 1999. Vinho do Porto e a Região do Douro- História da Primeira Região Demarcada – Colares Editora 2002
As Regiões Vitivinícolas Portuguesas e Alguns dos seus Vinhos- A Arte da Prova e o Segredo do Uso- Edições Ex-. Ex-libris (Chancela do Sítio do Livro) 2019- 1ª Edição. 2ª Edição 2023.
www.sitiodolivro.pt
2.ª Edição
Vinho do Porto e a Região do Douro- A Arte de Beber Vinho do Porto- Iniciação e harmonia Gastronómica – Colares Editora 2007.
AS REGIÕES VITIVINÍCOLAS PORTUGUESAS E ALGUNS DOS SEUS VINHOS
M
Ceferino Carrera
C
A produção literária sobre o vinho é em Portugal tão variada e valiosa quanto diferenciadas são as castas brancas e tintas, as regiões demarcadas e as sub-regiões… que enlaçam concelhos e distritos, criando o mapa vinícola do País! O que é um vinho do Porto Vintage? Qual é, a diferença entre um vinho do Porto Vintage e um Vinho do Porto Very Very Old ou VVO ou W. Que sabemos das exigências dos caminhos e saberes da sua produção, antes que chegue ao nosso palatino? Há que conhecer a técnica e as práticas que lhe estão adjacentes e se desenharam e desenham, revolucionando saberes e formas de trabalho tradicionais apesar da continuidade indispensável de muitas delas, em especial a do trabalho braçal estimulado pelo nervo do Afecto que continua além dos novos trilhos percorridos. Quem nos fala e faz olhar as flores da videira?
Ceferino Carrera
AS REGIÕES VITIVINÍCOLAS PORTUGUESAS E ALGUNS DOS SEUS VINHOS A Arte da Prova e o Segredo do Uso 2.ª Edição
Ceferino Carrera, sobejamente conhecido no meio profissional, trabalhou, ainda muito jovem, no restaurante Tamariz (Estoril), na Cozinha Velha (Palácio de Queluz) e no Hotel Mundial. Como escanção-mor, inaugurou o Palácio Hotel de Vila do Conde e o Hotel Cibra no Estoril. Lecionou aulas na Sala Marquês de Pombal do Hotel Alfa e, desde 1973, exerceu docência na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A nível internacional foi consultor da cadeia hoteleira Husa -Internacional. Em 1983, foi escanção no Pavilhão de Portugal, em Hanôver e representou o nosso país no final do Concurso Internacional da “Cata de Vinos” na Rioja. Em 1985 ministrou um curso em Miami (E.U). Em 1986, é-lhe atribuído o prémio de “Melhor Escanção”.