






Em qualquer lugar do planeta, quando uma tragédia natural arrasa nossa rotina, nossos lares e nossos bens, logo em seguida recebemos ajuda humanitária e governamental. Pode demorar dias, meses, até anos, mas ela sempre é bem-vinda e ajuda bastante. Transportando este exemplo para nosso caso (trabalhista), desde 2017, nossa rotina, nossos lares e nossos bens começaram a ser arrasados pelas mudanças provocadas pelas decisões dos governos Temer e Bolsonaro. Perdemos direitos, nossas aposentadorias ficaram mais distantes de nós, nosso salário ficou pequeno diante das nossas necessidades básicas e nossos locais de trabalho enxugaram o quadro de pessoal, modificaram nossos horários, retiraram vários dos nossos benefícios garantidos, enfraqueceram os sindicatos (que são a única arma e escudo do trabalhador contra maus patrões e maus governos). A mudança do comando no governo federal, a partir de 2023, renova a esperança de uma vida melhor para todos os trabalhadores brasileiros e também para os milhões de desempregados e informais. Este ano, tivemos perdas significativas em nosso poder de compra. Nossas negociações de acordos coletivos e convenções
coletivas reafirmaram o fracasso total deste governo incompetente que não conseguiu conter a inflação nestes quatro anos, que prometeu aumento real nos salários e vai cumprir essa promessa somente depois do término de sua gestão. Este foi o pior governo da história do Brasil, que fez de tudo para cortar os “privilégios” dos trabalhadores (benefícios conquistados pelos sindicatos e pelos trabalhadores, com muita luta e negociação com os patrões e governos). Condenaram o 13º salário; condenaram férias e licenças; demonizaram auxílios, vales e cestas; dificultaram os novos processos de aposentadoria e pensão; condenaram o futuro do trabalhador e culparam todo seu passado feito com suor, dedicação, respeito, sacrifícios e ESPERANÇA EM DIAS MELHORES. Mas a capacidade do sindicato e do trabalhador renovarem a fé e a luta por melhores condições de vida e de trabalho é do tamanho de sua fé e esperança. Por isso mesmo e por muitas outras coisas, o brasileiro e a brasileira que sofreram na fila do banco, no supermercado, nos postos de combustíveis, nos terminais de ônibus, nas recepções das UPA’s, nas filas de vagas de creches e escolas públicas ou para pagar os boletos
de escola particular e transporte escolar, que sofrem para quitar boletos vencidos e contas antigas, estes verdadeiros patriotas desistiram de acreditar em conversinha fiada de governo mentiroso que privilegia somente gente do dinheiro. Hoje, é possível olhar para o fim do túnel e enxergar além de uma luz branca. É possível ver que os tempos piores estão indo embora e que aquela ajuda que necessitamos irá reconstruir aos poucos a nossa rotina, nossos lares e nossos bens que foram arruinados por uma tragédia nada natural, mas com nome, endereço e CPF bem conhecidos.
Saudações sindicais!
Marcos Araujo Presidente do SITACNo dia 04 de outubro, nosso presidente Marcos Araujo participou da segunda rodada de negociações dos setores de massas, cacau e sorvetes. No período da tarde, foi a vez da rodada de negociações do setor de torrefação e moagem café.
Ainda no dia 04 de outubro, nossos diretores Masiero e Estêvão entregaram o boletim informativo do SITAC aos trabalhadores das panificadoras e confeitarias da nossa base territorial.
No dia 06 de outubro, nossos diretores Tonhão, Masiero e Estêvão continuaram trabalhando na distribuição do boletim informativo do SITAC aos trabalhadores do setor de Panificação e confeitaria da nossa base territorial.
No dia 05 de outubro, nosso diretor Jeferson esteve na empresa Biguá Alimentos, em Campinas, para entregar aos trabalhadores o boletim informativo do SITAC, referente ao setor de Milho e Soja.
Entre os dias 09 e 10 de outubro, nossos diretores Jeferson, Tonhão, Jurandir e nosso vice-presidente Carlinhos estiveram na empresa Wickbold, em Hortolândia, distribuindo aos trabalhadores dos três turnos o boletim informativo.
No dia 13 de outubro de 2022, nossos diretores estiveram nas dependências da empresa AMBEV, em Jaguariúna, auxiliando e dando toda logística possível para que ocorresse as eleições da CIPA.
Nosso vice-presidente Carlinhos esteve no dia 14 de outubro, na cidade de Limeira, para participar de um encontro oficial de campanha de Geraldo Alckmin: candidato a VicePresidência da República na chapa de Lula (Brasil da Esperança).
No dia 14 de outubro, nossos diretores estiveram na empresa AMBEV, em Jaguariúna, finalizando os trabalhos de apoio e logística da eleição da CIPA na empresa.
No dia 17 de outubro, nosso diretor Jeferson realizou a entrega dos boletins informativos do SITAC aos trabalhadores da empresa Sustentare, localizada na cidade de Pedreira.
No dia 17 de outubro, nosso presidente Marcos Araujo participou da 3ª Rodada de Negociações dos setores de Cacau, Massas e Sorvetes. No mesmo dia também ocorreu a 2ª Rodada de negociações do setor de óleos vegetais, azeite e vinagre.
No dia 19 de outubro, nosso diretor Jeferson entregou o boletim informativo do SITAC aos trabalhadores da empresa BIMBO, em Jaguariúna.
No dia 20 de outubro, nosso vicepresidente Carlinhos e nosso diretor Tonhão estiveram entregando boletim informativo do SITAC aos trabalhadores da empresa Wickbold, em Hortolândia.
O Sitac implantou um novo WhatsApp a partir de 1º de novembro. É o mesmo número fixo de telefone da nossa sede, em Campinas. (19) 3790-2600.
No dia 27 de outubro, nossos diretores se dividiram em dois grupos para a entrega de boletim informativo aos trabalhadores dos três turnos de duas empresas: Pastifício Selmi (Sumaré) e Arcor/ Bagley (Campinas).
Nosso presidente Marcos Araujo esteve em São Paulo, no dia 7 de novembro, para participar da reunião de fechamento e assinatura da convenção coletiva de trabalho do setor de óleos vegetais.
No dia 8 de novembro, nosso diretor Jeferson esteve na empresa MEL BALDONI, em Campinas, para distribuir nosso boletim informativo aos trabalhadores.
No dia 8 de novembro, nosso diretores Jurandir e Estêvão estiveram na empresa NEOVIA, em Paulínia, distribuindo aos trabalhadores nosso boletim informativo.
No dia 16 de novembro, a partir das 10h15, nossa diretora Rose Castro mediou mais um “Bate-Papo” promovido pela ATRA. O evento ocorreu de forma on-line, através do Instagram da FETIASP.
No dia 17 de novembro, nossos diretores Jurandir e Estêvão estiveram na empresa Neovia, em Paulínia, para distribuir o mais recente boletim informativo para os trabalhadores da empresa.
No dia 24 de novembro, nossos diretores Jeferson e Masiero estiveram na Empresa Agroceres Multimix, em Campinas, para a realização da votação de acordos coletivos para o Banco de Horas 2023 e de Compensação de Horas 2023.
No dia 29 de novembro, nosso vice-presidente Carlinhos e nosso diretor Tonhão estiveram na empresa Wickbold, em Hortolândia, para a realização de votação de acordo coletivo de banco de horas do setor administrativo.
Entre os dias 23 e 24 de novembro, nossa diretora Rose Castro participou do Seminário Nacional de Bebidas, realizado pela Contac/CUT e pela UITA.
No dia 06 de dezembro nosso diretor Tonhão esteve na empresa Wickbold, em Hortolândia, realizando a entrega de boletim informativo do SITAC, aos trabalhadores dos 3 turnos da empresa.
Entre os dias 05 e 06 de dezembro, membros da nossa diretoria viajaram até Marília, com o intuito de auxiliar os trabalhos das eleições do Sindicato de Alimentação de Marília - STIAM.
A Federação da AlimentaçãoFETIASP, realizou uma Super Live com o tema “Violência no ambiente de trabalho, e as formas de violência.” Nossa diretora Rose Castro foi a mediadora do encontro.
A reforma trabalhista implantada no governo Temer completou cinco anos e o governo recém-eleito este ano já planeja fazer mudanças em algumas cláusulas das leis trabalhistas. Três pontos já estão em pauta para serem alterados em breve, para que os trabalhadores sejam beneficiados ou parem de ser prejudicados.
Segundo fonte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a princípio, a prioridade da reforma é atingir três setores principais: o trabalho intermitente, os acordos firmados entre empregados e patrões e a ultratividade das normas coletivas.
Uma das principais medidas é aquela que autoriza acordos entre empregados e patrões sem a mediação de um sindicato nas discussões deve passar por nova revisão.
Neste sentido, alguns magistrados,
ccomo é o caso do juiz Eduardo Rockenbach, da 30ª Vara de Trabalho de São Paulo, propõem reajuste só para sindicalizados. Este entendimento foi adotado ao julgar ação que diz respeito à atuação dos Sindicatos e à abrangência das suas conquistas.
Para o juiz, quem não contribui com o Sindicato não têm direito de receber em sua folha de pagamento as conquistas garantidas pela entidade. Dessa forma ele determinou que apenas trabalhadores sindicalizados podem receber os benefícios e reajustes dos acordos coletivos negociados pelo Sindicato. “Se é certo que a sindicalização é facultativa, não menos certo é que as entidades sindicais devem ser valorizadas e precisam da participação dos trabalhadores da categoria, inclusive financeira, a fim de se manterem fortes e aptas a defenderem os interesses comuns”,
argumentou Rockenbach.
Para o presidente do SITAC, Marcos Araujo, este exemplo é um caso ainda isolado, mas que pode mostrar um caminho mais justo para as futuras normas trabalhistas em geral. “A mesma liberdade que o trabalhador tem hoje de negociar livremente com o patrão, o sindicato deveria ter ao brigar apenas por aqueles que reconhecem a entidade como instrumento de luta e negociação por melhorias salariais e de benefícios”, disse.
“O sindicato anualmente precisa sentar com o patrão e negociar acordo ou convenção coletiva. Mas a coletividade acaba sendo algo fantasioso, porque o sindicato briga por todos os trabalhadores, independente se eles contribuem ou não com sua entidade sindical.
Então apenas uma parte da coletvidade ajuda a manter o sindicato e isso se torna algo bem desleal”, finaliza Marcos.
A Lactalis do Brasil, empresa de origem francesa, informou no último dia 12 de dezembro que adquiriu a DPA Brasil (Dairy Partners America), joint venture criada em 2003 entre a Fonterra e a Nestlé para fabricar e comercializar produtos lácteos em toda a América Latina.
Em 2013, a Nestlé/Fonterra redirecionou suas atividades para o Brasil e para a comercialização de lácteos refrigerados. Dona de 23 unidades fabris em oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ), pelo acordo firmado, a Lactalis do Brasil assumirá a DPA, empresa que reúne centros de distribuição, duas fábricas localizadas em Araras (SP) e Garanhuns (PE), ficando responsável pela fabricação e distribuição de produtos de diversas marcas, como Chambinho, Chamyto e Chandelle.
O acordo também prevê uma licença de longo prazo para o uso
de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit. A compra agregará marcas representativas ao portfólio de refrigerados da Lactalis do Brasil, que hoje já inclui a Parmalat, Président, Poços de Caldas, Batavo, Itambé e Elegê.
Como a Lactalis mantém péssima relação com as representações dos trabalhadores, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação - CNTA, mostrou-se preocupada e articula para manter os atuais direitos dos empregados.
“A Lactalis possui uma política radical e precária, no que toca ao relacionamento sindical. Em 2021, por exemplo, a empresa se negou a repor o índice inflacionário nas negociações coletivas, alegando dificuldades financeiras – pouco tempo depois, já está comprando unidades”, apontou Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA.
Após o anúncio, Artur se reuniu com o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo - Fetiasp, Antonio Vitor, com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Araras, Hélio Costa, e com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Garanhuns, Romerio Azevedo.
As entidades decidiram pela realização de uma assembleia no dia 15 de dezembro, na porta da unidade de Araras, com o objetivo de debater com os empregados sobre a compra e a política perversa que a Lactalis vem praticando no Brasil. “Os trabalhadores também estão bastante apreensivos com as mudanças. É preciso intervir e mobilizá-los, para unificar nossa luta em busca da garantia dos direitos conquistados”, finalizou Artur.
CATEGORIA / EMPRESA / PATRONAL
1º DE ABRIL/2022 11,73% 1.655,84 R$ 1º DE ABRIL/2022 10,00% 1.828,83 R$ 1º DE ABRIL/2022 10,00% 1.828,83 R$
1.434,82 R$ 1.930,82 R$
1º DE MAIO/2022 12,47% 1.939,59 R$
1º DE MAIO/2022 12,47% 1.950,00 R$ Abono 25% do Sal. Nominal jun/22 12,47% a partir julho/22 1º DE MAIO/2017 4,00% 1.150,00 R$ RAÇÕES BALANCEADAS 1º DE MAIO/2022 12,47% 1.860,25 R$ 8% 1º maio/22 1.469,50 R$ + 4,14% 1º setembro/22 1.530,34 R$ 1º DE MAIO/2022 12,47% 1.680,00 R$ 5% set/21 à mar/22 1.704,08 R$ 5,42% Abono set/21 à mar/22 87,96 R$ * 10,42 % a partir abr/22 1.792,05 R$
FRIO
1º DE SETEMBRO/2022 10,00%
1.926,99 R$
1.966,80 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 2.187,06 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 2.014,42 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 2.008,43 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 1.893,00 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 1.957,56 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 10,00% 1.991,00 R$ INORGANIZADOS FIESP 1º DE SETEMBRO/2021 10,42% 1.767,66 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 2.003,23 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 1.945,88 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 1.957,56 R$
BAGLEY DO BRASIL ALIMENTOS LTDA.
KERRY DO BRASIL LTDA. 1º DE SETEMBRO/2022
1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 1.955,00 R$ 1º DE SETEMBRO/2022 8,83% 1.970,00 R$
Salário de Contratação (4 meses ) até 60 empregados 1.473,57 R$ Salário de Contratação (4 meses ) a partir 61 empregados 1.588,81 R$
ALIBRA INGREDIENTES S.A. SORVETES, CONGELADOS, CONCENTRADOS E LIOFILIZADOS TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ
AMBEV S. A. - FILIAL JAGUARIÚNA 8,83%
1º DE SETEMBRO/2022
1º DE SETEMBRO/2022
1º DE SETEMBRO/2021 ÁGUA MINERAL 1º DE NOVEMBRO/2021
SUSTENTARE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA. 11,08%
Como ocorre todos os anos em nossa gestão, nosso Sindicato realizou mais um sorteio de valescompras para 40 sócios-ativistas. Os prêmios sorteados são valescompras do Carrefour no valor de R$ 500,00. Os sorteados receberam os vales e terão até seis meses para efetuarem suas compras. Neste ano, foram contemplados os trabalhadores das seguintes empresas de alimentação da
nossa base territorial: Agroceres Multimix, Ambev, Bagley/Arcor, Bimbo, Bambini, Heineken, Panificadora Nova Europa, Pastifício Selmi, Pepsico, Ranea, Rapadura Terra, Seara, Shinoda, Sustentare, Unilever, Wickbold.
Todos os sorteados já receberam seus vales: 27 trabalhadores vieram até a sede, em Campinas, em data e horário combinados para retirada e os demais que não puderam
comparecer já receberam em mãos através dos nossos diretores. Esta ação que já dura mais de uma década visa incentivar a categoria da alimentação da nossa base territorial, no fortalecimento não somente das atuações sindicais, mas também no reconhecimento da entidade como representatividade diante das relações trabalhistas entre empregador, sindicato e empregado.
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campinas * SITAC *
Presidente: Marcos Roberto da Silva Araujo
Sede Campinas - Rua José Paulino, 172 | Tel: 19 3790 2600
Sub-sede Hortolândia - Rua Euclides Pires de Assis, 132 | Tel: 19 3819 1493
Sub-sede Itu - Rua dos Andradas, 817 | Tel: 11 2715 7369 / 11 4022 7369
Sub-sede Jaguariúna - Ladeira Jorge Teodoro Lima, 53 | Tel: 19 3867 1878
Site: www.alimentacao.org.br
E-mails: sind.alimentacao@terra.com.br | imprensa.sitac@terra.com.br
Facebook: www.facebook.com/sitaccampinas
Instagram: www.instagram.com/sitaccampinas
Ano 08, nº 34 do Jornal “O Alimentador” Outubro/Novembro/Dezembro de 2022 EDIÇÃO DIGITAL NÃO IMPRESSA
Jornalista: Rodrigo Busnardo (MTB 35.167) Fotos: Carlos Reinaldo Silva Moreira, Rodrigo Busnardo e Diretores do SITAC
Revisão textual: Rodrigo Busnardo, Marcos Roberto da Silva Araujo, Carlos Reinaldo Silva Moreira NOVO WHATSAPP DO SITAC
Que a magia do Papai Noel entre em todos os lares dos nossos trabalhadores e nossas trabalhadoras nas indústrias de Alimentação, dos funcionários(as), prestadores(as) de seviços e diretores(as) do SITAC! E que 2023 seja um ano fantástico para todos nós!!!