Jornal Amor Impresso nº 10

Page 1

ASDA - Associação Síndrome do Amor Ribeirão Preto SP Brasil Dez/2018

Nº 10

Cuidados amorosos Germano Neto Amorosos e famílias espalhadas pelo Brasil cumpriram a missão e organizaram eventos para o Dia da Conscientização da Síndrome de Edwards, garantindo sua divulgação em debates, a representatividade das famílias e o principal: visibilidade. Toda quarta, a partir das 5 horas da tarde, a psicóloga Gabriela Christovam Borges se encontra com um pequeno grupo de amorosas da Associação Síndrome do Amor. Juntas elas desenvolvem um trabalho especial: o Movimento Vital Expressivo (MVE). A atividade foi iniciada com o objetivo do Cuidado com o Cuidador, para amorosos e famílias. A aula tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento humano por meio do trabalho corporal, com a manifestação da experiência de expressão em quatro polos: físicas-energéticas, emocional-afetiva, mental e espiritual. As amorosas se organizam em diversas atividades para a recepção e cuidado de pais de crianças com Síndrome de Edwards. “São pessoas que cuidam muito e abrem mão da vida para cuidar, e muitas vezes acabam não sendo cuidadas”, explicou Gabriela, que foi indicada pela amorosa Paola Miorim.

Benefícios O trabalho proporciona a evolução da conexão e apropriação do próprio corpo, com exercícios que envolvem o toque, olhar, voz, noção de espaço e limites corporais. “Desta forma é possível quebrar padrões de condutas emocionais e psicológicos”, esclarece Gabriela. Segundo a profissional, o Movimento Vital Expressivo permite que as amorosas tenham o benefício de conhecer e reconhecer o próprio corpo, lapidando e descobrindo novas energias. “Essa é a proposta, que evolui em graus individuais e grupais”. A lista dos benefícios apenas aumenta quando se trabalha com o MVE. Cada amorosa poderá desenvolver a

expressão, entrar em contato com o mundo interno e sentir as energias que fluem, além de ter pensamentos e emoções transformados. “Elas saem se sentindo bem depois das aulas. O objetivo é a pessoa estar em meditação ativa, prestando atenção no presente, nas sensações do corpo. Algumas vezes, nós conseguimos, outras vezes não. O desafio é permanecer no presente com essas sensações”, disse a psicóloga. Cecília Faria, que faz parte da equipe de artesanato há mais de 10 anos, disse que a associação se preocupa muito com o bemestar das amorosas. “Essa aula é muito boa. Precisamos estar bem para atender as famílias, que muitas vezes passam por momentos muito tristes”.

Amorosas durante aula com psicóloga Gabriela


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.