Revista 30 web

Page 48

Espaço Saúde 48

Mudanças de hábito podem conter o avanço de caso de miopia

Nos últimos 50 anos, o número de indivíduos diagnosticados com miopia duplicou. Estima-se que em menos de três anos, ou seja, em 2020, um terço da população mundial terá o problema na visão. Em 33 anos, a previsão é que metade da população mundial será míope. “A miopia ocorre quando o olho é comprido ou curvo demais, o que faz com que a luz não atinja a mácula, um ponto específico do globo ocular. O principal sintoma da miopia é a dificuldade em enxergar de longe e visão embaçada. Geralmente, a miopia surge durante o desenvolvimento do indivíduo, podendo começar nos primeiros anos de vida até os 23 anos, em média”, explica a oftalmologista Leda Machado Silva. Se não for detectada e corrigida com lentes, a miopia pode progredir e, com o tempo, aumentar significativamente o risco de catarata, glaucoma, desprendimento da retina e maculopatia míope. Além disso, está entre as três primeiras causas de cegueira permanente no mundo.

“Epidemia global de miopia” O professor de desenvolvimento da visão e decano da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, Earl Smith é um dos pesquisadores à frente de um estudo que pretende investigar as causas e possíveis tratamentos da doença. “Estamos em meio a uma epidemia global de miopia”, afirma o professor. Tal epidemia tem mais incidência entre os jovens do leste da Ásia, em países como China e Coreia do Sul, onde o problema afeta entre 80% e 90% dos estudantes que concluem o Ensino Médio. Além disso, há evidências de que a porcentagem também esteja crescendo nos EUA e na Europa. Em outras regiões do mundo, embora os números não sejam tão alarmantes, a condição também avança.

“Em situações onde as demandas educacionais são intensas, as pessoas têm muita tendência a se tornarem míopes. Isso e o fato de elas passarem mais tempo em lugares fechados do que ao ar livre”, disse Smith em entrevista publicada no site da universidade.

Causas Os especialistas acreditam que a genética tenha um papel no desenvolvimento da miopia, mas não é o único fator. “Há algo em nosso comportamento e nosso ambiente que está contribuindo para o aumento de casos de pessoas míopes”, garante Smith. “A demanda educacional cada vez mais exigente e o fato de se passar mais tempo em espaços fechados são fatores que contribuem para que uma pessoa se torne míope. Nas situações em que há uma expectativa educacional alta, é mais provável que as pessoas desenvolvam miopia. Considere nossos próprios estudantes de optometria como exemplo: aproximadamente metade se torna míope durante os quatro anos de estudos aqui”, contou o professor da universidade de Houston.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.