Folheto MAC final.pdf

Page 1

MOSTRA ALEMÃ DE CINEMA:

ELAS DIRIGEM!

2022



29 de setembro — 5 de outubro de 2022 sescsp.org.br/mostraalema



Diálogos e elaborações em aliança Danilo Santos de Miranda Diretor do Sesc São Paulo Se a constituição do Brasil enquanto nação deriva da mistura forçada entre povos e culturas de origens diversas, é nossa missão fazer a leitura crítica da história e escolher conscientemente as alianças que nos permitirão construir a contemporaneidade da maneira mais democrática possível. Com a Alemanha, aprendemos de sua filosofia, música, artes visuais, literatura, teatro, cinema, mas não só. As elaborações sobre seu passado se traduzem constantemente em construções para o futuro, cuja tentativa de manutenção se concretiza na transformação constante das instituições que levarão a cabo as políticas públicas. Em 2022, Sesc São Paulo e Consulado Geral da Alemanha realizam pelo terceiro ano consecutivo a Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! A seleção privilegia a produção contemporânea liderada por mulheres com a apresentação de sete filmes. Finalmente, a programação acontece em formato híbrido, possibilitando 21 exibições presenciais na sala do CineSesc e dois filmes com acesso gratuito via plataforma Sesc Digital. Além de estéticas diversas, os títulos abordam temáticas variadas através dos olhares das diretoras alemãs. Compreender as diferenças e aproximações de diferentes realidades nos auxilia a estabelecer diálogos e cooperações com atores sociais e instituições que nos fortalecem. Esperamos que a Mostra Alemã de Cinema: Elas dirigem! sirva como espaço de encontros e reflexões dos públicos tão heterogêneos que frequentam e ajudam a construir o Sesc São Paulo.



Aproveitem a mostra! Martina Hackelberg Cônsul-geral da Alemanha em São Paulo No mundo do cinema, as mulheres não somente desempenham um papel importante frente às câmeras, como também, e cada vez mais, como cineastas. Por esta razão, fico muito contente com o fato da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! estar sendo realizada pela terceira vez consecutiva. O evento exibirá filmes de cineastas mulheres de primeira linha – muitos deles pela primeira vez no Brasil. Durante a mostra, nós alemães, também comemoraremos o dia nacional da Alemanha, o 32º aniversário da nossa reunificação no dia 3 de outubro. Além de representar a unificação pacífica do nosso país, o dia também significa que podemos superar fronteiras e muros de todos os tipos. Nesse sentido, o filme de abertura “Preciosa Ivie” que ilustra a vida de uma jovem de família de origem senegalesa lutando contra preconceitos e procurando a própria identidade, mostra como é possível derrubar muros que ainda dividem nossas sociedades. Filmes abrem uma janela para entender melhor os desenvolvimentos e desafios atuais, os sentimentos humanos e contextos sociais. Por meio das imagens, eles nos ensinam e inspiram a refletir. Tenho certeza que os temas dos filmes selecionados para a mostra – entre outros, identidade, luta contra racismo e discriminação, amizade, amor - são de relevância mundial. Eles não só mostram a vida na Alemanha de hoje, mas contam também histórias universais permitindo descobrir semelhanças conhecidas e ainda desconhecidas entre a Alemanha e Brasil. Como primeira cônsul-geral da Alemanha recém-chegada a São Paulo e a primeira mulher neste cargo há 150 anos, fico ainda mais feliz com o foco desta Mostra de Cinema. Há muitos motivos para otimismo: Depois de dois anos de pandemia, podemos realizar este evento tanto presencialmente assim como virtualmente. E antes de tudo, temos a sorte de ter parceiros culturais tão importantes e motivados no Brasil. Portanto, gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a todos os apoiadores, e ao Sesc São Paulo em particular, e, claro, às inúmeras diretoras talentosas que disponibilizaram seus filmes.




Die Tochter DIREÇÃO Mascha Schilinski. Alemanha (2017). 103 minutos. 12 anos.

Helena Zengel, Karsten Antonio Mielke e Artemis Chalkidou. ELENCO

30/9, às 20h30. 3/10, às 18h. 5/10, às 15h30.


A Filha Dois anos após a separação de Hannah e Jimmy, o casal inesperadamente se apaixona novamente ao vender sua casa de férias em uma pequena ilha vulcânica no Mar Egeu. Ambos querem dar uma segunda chance ao relacionamento, mas não podiam prever que, por ciúme, sua filha de sete anos, Luca, fará tudo ao seu alcance para evitar que isso aconteça. Com esperteza infantil, Luca joga seus pais um contra o outro até que uma luta de poder abismal pelo trono da família surge em frente ao belo cenário da ilha.


Zum Tod Meiner Mutter DIREÇÃO Jessica Krummacher. Alemanha (2020). 135 minutos. 12 anos.

Birte Schnöink, Elsie de Brauw, Christian Löber, Gina Haller, Nicole Johannhanwahr, Thomas Wehling, Susanne Bredehöft, Wolfgang Rüter, Johanna Orsini e Konstantin Bühler. ELENCO

30/9, às 18h. 4/10, às 18h.


A Morte da Minha Mãe Kerstin, mãe de Juliane, tem apenas 64 anos, mas está muito doente e mora em um asilo. Ela só quer morrer em paz, por isso decide parar de beber e comer. Juliane consulta uma jovem médica que acredita que todos têm o direito de decidir sobre sua própria morte, mas ressalta que a eutanásia ainda é proibida na Alemanha, especialmente na casa de repouso católica onde Kerstin vive. Amigos e familiares vêm se despedir de sua mãe; memórias e antecipações de luto se misturam. Juliane luta contra o tempo, mas não pode fazer nada, além de encontrar uma maneira de acompanhá-la.


Das Vorspiel DIREÇÃO Ina Weisse. Alemanha e Fraça (2020). 100 minutos. 16 anos.

Nina Hoss, Simon Abkarian, Serafin Mishiev, Ilja Monti e Jens Albinus. ELENCO

29/9, às 18h. 3/10, às 15h30. 29/9 a 5/10, disponível em sescsp.org.br/cinemaemcasa


A Professora de Violino Anna Bronsky é professora de violino em uma escola de ensino médio focada em música. Ela detecta um talento notável em Alexander e começa a prepará-lo para o exame intermediário, negligenciando seu filho Jonas, que ela coloca em competição com seu novo aluno, e seu marido Philippe. Vivendo pressionada após falhar em um concerto, Anna concentra toda a sua atenção em Alexander, até que chega o dia do exame e os acontecimentos tomam um rumo trágico.


Die Saat DIREÇÃO Mia Maariel Meyer. Alemanha (2021). 97 minutos. 12 anos.

Hanno Koffler, Dora Zygouri, Anna Blomeier, Andreas Döhler, Robert Stadlober e Lilith Julie Johna. ELENCO

29/9, às 15h30. 1/10, às 20h30.


A Semente Com o suor na testa, Rainer trabalha em um canteiro de obras. Seu primeiro trabalho como gerente é sua grande oportunidade. O aumento dos aluguéis na cidade já obrigou a ele, sua esposa grávida e sua filha Doreen, de 13 anos, a se mudarem para uma casinha na periferia que precisa ser reformada. Doreen não estava empolgada com sua nova vida, até que conhece sua vizinha Mara, uma garota cujos pais são tão ricos quanto mesquinhos. Em pouco tempo, a nova amizade faz Doreen brincar com fogo. Mara a incita a fazer coisas desagradáveis e a envolve em um roubo. Enquanto isso, no trabalho, Rainer é rebaixado e substituído. Quando um funcionário mais velho está prestes a ser demitido, Rainer enfrenta seu novo superior e involuntariamente se torna o líder de uma resistência crescente.


Nahschuss DIREÇÃO Franziska Stünkel. Alemanha (2021). 106 minutos. 14 anos.

Lars Eidinger, Devid Striesow e Luise Heyer. ELENCO

3/10, às 20h30. 4/10, às 15h30. 5/10, às 18h.


A Última Execução Recém-formado em engenharia, Franz Walter recebe uma atraente oferta para trabalhar na agência de inteligência estrangeira da Alemanha Oriental. Deslumbrado com os muitos privilégios que o novo emprego traz, Franz aceita. Ele e sua namorada se mudam para o apartamento fornecido pela agência de espionagem e começam a se estabelecer em uma nova vida confortável. Franz também encontra um mentor que está bem-disposto a lhe ajudar e oferece conselhos e apoio durante suas missões no exterior na Alemanha Ocidental. As missões de Franz parecem, a princípio, meramente satisfazer uma necessidade de informação, mas logo se tornam mais substanciais e cada vez mais horríveis. Quando uma tarefa de trabalho exige que Franz recorra a meios que colocam em xeque sua consciência, ele decide desistir, mas a agência de espionagem não o deixa ir.


Kokon DIREÇÃO Leonie Krippendorff. Alemanha (2020). 95 minutos. 16 anos.

Lena Urzendowsky, Jella Haase, Lena Klenke, Elina Vildanova e Anja Schneider. ELENCO

30/9, às 15h30. 1/10, às 18h. 5/10, às 20h30.


Casulo Nora é uma tímida menina de 14 anos que vive em Berlim, rodeada por uma diversidade de pessoas de culturas e vivências variadas. Em um verão que vai mudar sua vida para sempre, ela passa por algumas de suas primeiras experiências: se apaixonando, amadurecendo de corpo e mente e tendo seu coração partido pela primeira vez. Selecionado para a Mostra Generation 14plus e indicado ao Teddy Award, prêmio concedido a filmes de temática LGBTQI+ no Festival de Berlim.


Ivie Wie Ivie DIREÇÃO Sarah Blaßkiewitz. Alemanha (2021). 117 minutos. 14 anos.

Haley Louise Jones, Lorna Ishema, Maximilian Brauer, Anne Haug e Anneke Kim Sarnau. ELENCO

29/9, às 20h. 1/10, às 15h30. 4/10, às 20h30. 30/9, às 20h, disponível por 48h sescsp.org.br/cinemaemcasa


Preciosa Ivie Ivie é uma garota afro-alemã que mora em Leipzig e procura um emprego estável como professora. Um dia, Naomi, sua meia-irmã de Berlim, a quem nunca conheceu, aparece em sua porta, com a notícia sobre a morte do pai. Juntas, decidem ir ao funeral do pai no Senegal, em busca de suas raízes, sem imaginar o que as aguarda. O envolvente filme de estreia de Sarah Blaßkiewitz aborda o tema atual e sempre espinhoso do racismo através de uma história contemporânea combinando um humor crítico e atuações incríveis de Haley Louise Jones e Lorna Ishema, que venceu o German Film Awards, “Oscar da Alemanha”, de Melhor Atriz Coadjuvante.


Grade de programação CineSesc

29/9

30/9

1/10

3/10

4/10

5/10

15h30

A Semente

Casulo

Preciosa Ivie

A Professora de Violino

A Última Execução

A Filha

18h00

A Professora de Violino

A Morte da Minha Mãe

Casulo

A Filha

A Morte da Minha Mãe

A Última Execução

20h

Preciosa Ivie*

20h30

A Filha

A Semente

A Última Execução

Preciosa Ivie

Casulo

*Sessão de abertura


Exibição online Sesc Digital Disponível online em sescsp.org.br/cinemaemcasa A Professora de Violino — 29/9 a 5/10 Preciosa Ivie — 30/9, às 20h, disponível por 48h


CineSesc Rua Augusta 2075 São Paulo - SP Tel.: 11 3087 0500 /cinesescsp sescsp.org.br/cinesesc

Apoio

Realização


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.