Folha do Eugenio 2020

Page 1

Esta edição é online e tem conteúdos nas duas línguas: português e italiano!

Novembro 2020

Edição n.º004

Maya Gabeira obtém novo recorde mundial para maior onda já surfada por uma mulher Esportes p. 7

Cientistas criam tecido que “se lembra de sua forma” Ciência p. 5

Terra das especiarias: Conheça a rica culinária indiana Gastronomia p. 9

Eleitores de 5.570 municípios brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores Brasil p. 2


Brasil ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020 No dia 15 de novembro, acontecerá, em 5.570 municípios brasileiros, o primeiro turno das eleições para os cargos de prefeitos, viceprefeitos e vereadores. Nos municípios que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno, a votação será em 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, ou seja, no dia 1º de janeiro. O s p r e f e i t o s administram os serviços públicos, como: escolas, hospitais e transportes. Os vereadores elaboram leis de

acordo com os problemas do município e fiscalizam a atuação do prefeito. Os cidadãos brasileiros alfabetizados, maiores de 18 e menores 65 anos, por lei, são obrigados a votar. O voto não é obrigatório para quem tem de 16 a 17 anos e mais de 70, nem para os analfabetos. Quem não puder comparecer tem 60 dias para justificar a ausência. Caso contrário, terá que pagar multa no valor de R$ 3,50 por turno perdido e poderá perder o passaporte, entre outras punições.

Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 2

Candidatos a prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) Celso Russomanno (PRB) Guilherme Boulos (PSOL) Márcio França (PSB) Vera Lúcia (PSTU) Antonio Carlos Silva (PCO) Andrea Matarazzo (PSD) Arthur do Val (PPB) Jilmar Tatto (PT) Joice Hasselman (PSL) Levy Fidelix (PRTB) Orlando Silva (PCdoB) Marina Helou (REDE)


Mundo RATO FAREJADOR DE MINA TERRESTRE GANHA PRÊMIO NO REINO UNIDO

PARALISIA INFANTIL ESTÁ ERRADICADA NA ÁFRICA

No dia 25 de setembro, a organização veterinária britânica PDSA, concedeu uma medalha de ouro pela bravura e dedicação ao trabalho para Magawa, um rato africano de cinco anos. Magawa, que foi treinado pela instituição de caridade APOPO, farejou 39 minas terrestres e 28 itens de munição não detonados, salvando a vida de muitas pessoas. Entre 1975 e 1998 foram colocadas milhões de minas terrestres no Camboja, causando milhares de dezenas de vítimas.

Criança sendo vacinada - Foto OPAS

Magawa recebe medalha por bravura

No dia 25 de agosto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que a paralisia infantil finalmente foi erradicada na África. A luta pela erradicação foi alcançada quatro anos depois dos últimos casos na Nigéria. A doença foi praticamente erradicada no mundo inteiro, faltando acontecer em dois países, o Afeganistão e o Paquistão. A paralisia infantil será a segunda doença erradicada na história da humanidade, após a varíola em 1979.

Você sabia que... ... os povos indígenas foram os primeiros habitantes do nosso país?INDÍGENAS Hoje existem cerca de 300 etnias no Brasil.

BRASILEIROS

... os indígenas não têm uma palavra para aquilo que chamamos de arte? A arte dos índios está na pintura corporal, na construção das casas, nas performances musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas. ...são as mulheres indígenas que produzem a cerâmica, que são recipientes e também esculturas pintadas com padrões gráficos característicos? A cerâmica do povo marajoara é conhecida no exterior e foi a primeira arte de cerâmica brasileira. ...os povos indígenas dedicam seu tempo em atividades relacionadas à alimentação? Criar galinhas e porcos, caçar, pescar, coletar frutas na mata, preparar a roça e colher seus produtos fazem parte do seu dia-a-dia. Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 3


Opinião O QUE VOCÊ APRENDEU COM A PANDEMIA? O mundo está passando por muitas mudanças por causa da pandemia do Covid-19. Há cerca de 8 meses, em vários países, a população está em isolamento social e se adaptando para realizar as atividades do dia-a-dia, como: trabalhar, estudar e fazer compras, sem sair de casa. Quais aprendizados podemos ter com esta situação? Veja o que os nossos entrevistados responderam:

Maria Fernanda, 43 anos, disse que aprendeu a ter paciência e a ver a vida com mais facilidade.

Ana Victoria Prates, 12 anos, disse que não aprendeu nada.

"Aprendi a ajudar as pessoas e a valorizar o que tenho", disse Patrícia, 44 anos. Ilana, 41 anos, aprendeu a não ficar só com as informações dos jornais e da televisão, mas também a procurar nos sites das prefeituras, hospitais e OMS (Organização Mundial de Saúde). "Aprendi que tudo tem um propósito, como usar a máscara", disse Isabella, 9 anos.

Lorenzo Faria, 9 anos, destacou que “se a gente não se cuidar, o vírus pode ser fatal”.

Massimo Enea, 36 anos, disse que aprendeu a ficar mais tempo com a família.

Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 4

Theo Fernandes, aprendeu a ficar em casa.

9

anos,


Ciência e Tecnologia INVENÇÕES PARA DEFICIENTES As invenções criadas para pessoas com deficiências são importantes para sua inclusão na sociedade. Preocupados em ajudar estas pessoas, estudantes e profissionais de diversas áreas se dedicam a projetos que visam transformar suas incapacidades em ações. Veja alguns exemplos.

Protótipo do braço robótico Imagem/divulgação Intel

CIENTISTAS INVENTAM TECIDO QUE SE AJUSTA CONFORME SEU CRESCIMENTO Assim como um papel amassado volta à sua forma original após ser alisado, cientistas da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences (SEAS) Cambridge, divulgaram que inventaram um tecido que se ajusta no corpo automaticamente e, segundo eles, pode ser utilizado nas indústrias para diminuir o desperdício de tecidos. A fibra foi produzida a partir de queratina, proteína encontrada no cabelo e em unhas humanas, e de lã reciclada. "Com a proteína de queratina reciclada, podemos fazer tanto quanto o que já é produzido com a tosquia de animais ou mais. A partir disso, reduzimos os impactos ambientais da indústria têxtil e da moda", diz Parker, um dos autores do estudo.

Em 2018, na cidade de Taubaté, São Paulo, estudantes da rede estadual de ensino criaram óculos para pessoas com deficiência visual. Ele identifica objetos localizados acima do solo e emite um sinal sonoro. No dia 19 de agosto de 2020, a empresa Intel, em colaboração com o Hospital Família Alyn Woldenberg de Israel e com Accenture, apresentou a criação de um braço robótico que auxiliará a pessoa com deficiência física a fazer tarefas, como mover objetos e escrever.

Pessoas com deficiência no Brasil A - Deficiência visual: não consegue de modo algum 506.377 (500.000) B - Deficiência visual: grande dificuldade 6.056.533 (6.000.000) C - Deficiência auditiva: não consegue de modo algum 344.206 (340.000) D - Deficiência auditiva: grande dificuldade 1.798.967 (1.800.000) E - Deficiência auditiva: alguma dificuldade 7.574.145 (7.600.000) F - Deficiência motora: não consegue de modo algum 734.421 (700.000) G - Deficiência motora: grande dificuldade 3.698.929 (3.700.000) H - Deficiência motora: alguma dificuldade 8.832.249 (8.800.000) I – Mental / Intelectual: 2.611.536 (2.600.000)

Material é produzido a partir da queratina de lã reciclada. Fonte: Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences (SEAS)

Em um dos experimentos, uma folha de queratina impressa no formato de uma estrela de origami, foi amassada e colocada na água. Lentamente, a estrela retornou ao que era antes (ou parecido ao que era antes). "As implicações para a sustentabilidade de recursos naturais são claras", afirmou Parker. Ele sugere que a descoberta é revolucionária. "Com o projeto, mostramos que podemos não apenas reciclar lã, mas também construir coisas que até hoje não foram imaginadas."

Cultura Malasartes e o Duelo com a Morte

As aventuras de Azur e Asmar

Roteiro e direção Paulo Morelli, lançamento 2017, comédia e aventura. (Disponível no Youtube)

Direção e roteiro Michel Ocelot, lançamento 2006, animação.

Pedro Malasartes é um jovem muito esperto que sempre tenta enganar as pessoas para tirar alguma vantagem. Nesta aventura, ele precisa encontrar um jeito de pagar sua dívida com o irmão de sua amada. Ele tem esperança de ganhar de seu padrinho desconhecido, um bom presente de aniversário e com ele pagar a dívida. Mas o que ele não sabe é que seu padrinho é a Morte e que ela quer colocá-lo em seu lugar. Será que Malasartes conseguirá enganar a Morte?

(Disponível no Youtube)

Azur e Asmar são criados como irmãos pela mãe de Asmar. São separados, repentinamente, na infância. Eles se reencontram quando se tornam adultos e mesmo sendo inimigos, partem juntos para uma aventura em busca da fada dos Djins. Olá, pessoal! Meu nome é Yan, tenho 9 anos, meu passatempo preferido é jogar videogame e por isso planejo ser um gamer profissional. Vou dar duas dicas bem legais para vocês se divertirem. A primeira é o Minecraft, o game do f a m o s o m u n d o quadrado, onde você pode construir várias

coisas. No jogo tem vários tipos de vida, monstros, animais e até dragões. Dá pra acreditar?

papel dos impostores é eliminar os tripulantes e os tripulantes têm que acertar quem é o impostor.

A segunda dica é o Among us. O jogo pode ser jogado com, no máximo, 10 jogadores entre tripulantes e impostores alienígenas. Todos estão a bordo de uma nave espacial. O Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 5


Parcerias Povo originário Bruno Ferré Beconcini 3º Liceo

Esta terra tem dono! Sophia Gianni 3º Liceo

A dor do silêncio Sophia Bazzarella 3º Liceo

Nasceu na natureza E cresceu junto a ela Tem sua própria beleza Sua relação com ela é bela Tem muitos inimigos Pois conquistou muitas tribos Não matou nenhum inimigo Os acolheu em sua tribo

É virtuoso Diferente de seus rivais Com espírito misericordioso os conquistou com atos de paz

O índio andava nu na harmonia da floresta O canto do Uirapuru ecoava por toda esta

Com sua inocência, ele acabou

Na América o europeu chegou e de tudo ele se apossou Sua cultura, seus costumes, suas tradições, ele usurpou

Vive longe da sociedade Seguindo seu instinto Seu coração só tem bondade Índio – um humano distinto.

Muitos anos se passaram e a mata está calada Isso significa que poucos restaram Pois é, ser índio é uma cilada!

Se apossou de suas terras, e seu verde devastou

Eles ainda têm que guerrear por uma terra que sempre foi sua, provar que esta terra vasta e rica não é “terra de ninguém” Porque ela sempre teve dono, tinha e ainda tem!

O dia se inicia com dor suor, sacrifício e calor. Avisto um distante horizonte, um brinquedo, e um sol reluzente.

A ingenuidade puramente genuína de um infante, como relâmpago claramente a felicidade contagiante.

A alegria um dia roubada, de uma alma aflita e calada. Na face, um sorriso cerrado, olhos que temem o velado.

Infelizmente, por senhor algóz, por situação, impedem o direito, e ordenam a aflição desumana.

Trago um olhar vago, que clama por afago, em sonhos acorrentados por aqueles que oprimem o desejado. Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 6

A cruel capacidade de executar penas, torturar ingênuas inocências, lúdicas, amorosas almas no auge da sua florescência.


DOR

romântica Giulia Chiariello 3º Liceo

Dor é seca em alto-mar, é a falta do seu olhar é pensar que um dia você não vai estar, será o fim do nosso amar? É o fogo que me queima, que deixa marcado, é tudo o que no coração tenho guardado, as palavras que tenho carregado aquelas que nunca havia falado. Dor é o que me faz chorar, faz minha mão tremular, é não conseguir andar sem parar de tropeçar.

e se pelo menos pudesse escolher escolheria não sofrer. Sem voz, não consigo gritar, vejo a esperança as costas me dar, coisas impossíveis de lidar, meu único desejo é escapar. Dor é não achar luz na claridão, É sentir saudades em vão é isolar-se, é solidão, é estar sozinha na multidão. Peso que não me deixa levantar, só o ópio poderá me salvar, e olhar para baixo e o meu relógio parar, interromper tudo antes de acabar.

É implorar por pouco em vez de não ter, pois mais nada aguenta perder,

Esportes Fonte:

S U R F I S TA B R A S I L E I R A G A N H A CAMPEONATO DE ONDAS GIGANTES No dia 10 de setembro, a WSL (World Surfist League) anunciou Maya Gabeira como a vencedora do campeonato de ondas gigantes disputado na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. Ela estabeleceu um novo recorde mundial com a maior onda já surfada por uma mulher que foi de 22,4 metros. “Esta onda foi durante o campeonato Nazaré Tow Surfing e, apesar de achar que não sou uma pessoa competitiva, eu estava muito concentrada e mais corajosa do que o normal neste dia,” disse Gabeira. “Eu estava arriscando bem mais e, quando larguei a corda (do jet ski), tive a sensação de que poderia ser a maior onda da minha vida, mas não tinha certeza. A velocidade era muito alta e o barulho que a onda fez quando quebrou, me fez perceber que esta era provavelmente a maior onda que surfei.”

instagram/@maya

Maya Gabeira surfa onda gigante em Portugal Foto: Pedro Miranda

No dia 28 de outubro de 2013, Gabeira se acidentou nesta mesma praia. Ela caiu de uma onda e quase morreu. Ficou desacordada, foi resgatada por um jet ski e levada para um hospital próximo, onde ficou por um dia internada. Acabou com o tornozelo fraturado e ficou longe do surfe por três anos, até 2016. Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 7


Passatempo O QUE É, O QUE É?

LIGUE PONTOS

É pequeno e quando se assusta vira bola? Tem pé, mas não anda? Quanto mais cresce, mais baixo fica? Tem o nome de uma parte de um animal, mas é uma planta?

PALAVRA INTRUSA A) BISCOITO - MACARRÃO - ALMÔNDEGA - JARDIM - BRIGADEIRO B) VESTIDO - CAMISA - PANDA - CALÇA - SAIA - BERMUDA C) LIVRO - LÁPIS - RÉGUA - MORCEGO - COLA - CADERNO D) BOLO - MARTE - MERCÚRIO - TERRA - SATURNO - JÚPITER

Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 8

CAÇA-PALAVRAS ENCONTRE OS ANIMAIS


Gastronomia Modo de preparo da massa Misture as farinhas, a margarina e o sal. Adicione, aos poucos, cerca de 1/2 xícara (chá) de água morna. Amasse até obter uma massa homogênea. Modo de preparo do recheio Aqueça uma panela, adicione o azeite e coloque a mostarda. Quando começar a pipocar acrescente o gengibre. Frite rapidamente e adicione o açafrão, o coentro moído e o cominho. Junte a batata e misture. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por 3 minutos. Tempere com sal e adicione o coentro fresco picado, deixe esfriar. Sobre uma superfície lisa, polvilhada com farinha de trigo, abra a massa em círculos de uns 12 cm de diâmetro. Corte cada rodela ao meio e com cada pedaço forme um cone. Coloque um pouco de recheio preparado e feche bem. Para fechar bem os pasteis, umedeça as bordas de massa com água fria. Deixe sobre um pano umedecido. Asse no forno, até dourar dos dois lados.

CULINÁRIA INDIANA A culinária indiana tem uma tradição de mais de 2000 anos. A Índia é conhecida por ser um dos maiores países do mundo, além de ser diversa e antiga em tradição. O país é chamado de Terra das especiarias, porque nenhum país do mundo produz tantas variedades. As especiarias mais consumidas são: masala, curry, páprica, pimenta, gengibre, canela, feno grego, noz moscada, cominho, semente de mostarda preta, cúrcuma e cravo. PASTEL SAMOSA Selecionamos uma receita para você. Ingredientes da massa 3 xícaras (chá) de farinha de trigo. 1 xícara (chá) de farinha integral. 1 pitada de sal. 3/4 de xícara (chá) de margarina light derretida. Ingredientes do recheio 1/2 colheres (chá) de mostarda em grão. 1 colher (sopa) de azeite. 1 unidade pequena de gengibre ralado. 5 batatas cozidas, sem casca e cortadas em cubinhos. 1 colheres (chá) de cominho moído Coentro picado e sal a gosto.

Foto: Shutterstock

Terra das Especiarias - A Índia é responsável pela produção de 1.525.000 de especiarias, estando muito à frente de todos os outros países mencionados no gráfico.

Birutices RAPOSA PEGA SAPATOS DE MORADORES Em uma área residencial de Berlim, na Alemanha, uma raposa foi vista carregando chinelos azuis. Os moradores já tinham percebido que pares de sapatos e tênis estavam sumindo. Uma pessoa da região seguiu a raposa e encontrou os calçados abandonados. Não existe uma explicação de preferência e nem do motivo da raposa pegar os calçados.

Raposa flagrada roubando chinelo Foto: Christian Meyer

AEROPORTO OFERECE VOO FALSO PARA QUEM TEM SAUDADE DE VIAJAR O aeroporto de Songshan, de Taipei, em Taiwan, começou a oferecer, a partir de 2 de julho, simulações de voos para pessoas que estão com saudade de viajar. Na experiência, os participantes fazem check-in, recebem

cartões de embarque, passam pelo controle de passaportes e completam todo o processo até a aeronave, como se fosse uma viagem comum. Entretanto, o avião não levanta voo. A aeronave da experiência pertence à maior companhia aérea do país, a China Airlines. Ao entrar nela, os participantes recebem orientações da equipe de comissários de bordo sobre como se prevenir do novo coronavírus.

Já que muitos países estão restringindo viagens, a ideia da ação é que, além de matar a saudade de viajar, as pessoas possam ver as reformas feitas recentemente no aeroporto, já que quase ninguém estava circulando por lá. Cerca de 7 mil pessoas se inscreveram para participar da viagem falsa. Os selecionados são escolhidos aleatoriamente para aproveitar a experiência.

Voo de mentira Fonte: Wikimidea CommonsLegenda

Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 9


Globalizando IL SENTIERO DEI PARCHI ITALIANI Il Ministero dell'Ambiente e il CAI (Club Alpino Italiano) hanno elaborato un progetto che è stato approvato e che coinvolge le regioni italiane. Il progetto è iniziato quest'anno, cioè nel 2020 e terminerà nel 2033. Il progetto si sta facendo in Italia, dove ci sono 24 parchi naturali e 32 aree marine. Sarà possibile conoscere il territorio italiano e la ricchezza della sua biodiversità lungo un cammino di settemila chilometri e 400 tappe che attraversano tutte le 20 regioni italiane. Il percorso prevede parchi, riserve della biosfera, siti naturalistici Unesco e patrimonio culturale immateriale dell'umanità. E per chi si metterà sulle orme di questo sentiero avrà

una sorpresa, cioè avrà in regalo un passaporto in cui si riceverà un timbro per ogni regione italiana raggiunta, un riconoscimento simbolico per chi valorizza l'ambiente, la natura e la biodiversità. Una bella notizia del 2020, parola di... Nicola: “Il ministero e il Cai stanno facendo un progetto di questo tipo perché si possa arricchire il turismo che valorizza l'ambiente di tutta Italia.”. Júlia: “Penso che fanno questo progetto per la natura e gli animali, perché se non ci prendiamo cura di loro tutto sparisce.”. Sophia Lopes: “Io penso che questo progetto possa aiutare la natura e gli animali, sensibilizzando le persone a problemi come

Fonti: Ministero dell'Ambiente e CAI (Club Alpino Italiano)

quelli della plastica e degli incendi.”. Pietro: “Penso che hanno fatto questo progetto perché succede che molte foreste sono a rischio d'incendio e anche per proteggere la biodiversità in Italia.”. Sofia Reghenzi: “Penso che fanno questo progetto per la natura, la fauna e flora. È importante parlare di questi temi perché ci sono tanti problemi, come per esempio la spazzatura, che stanno influendo molto sulla natura.”. Luca: “ ...per preservare le vite degli animali, delle foreste. Se loro fanno questo progetto, possono aiutare anche altri a farlo e il mondo sarà migliore.”. Marco: “...e così possono

COVID E BAMBINI SOLO BUONE NOTIZIE 1 La scuola va al mare! Il primo giorno di scuola, il 24 settembre 2020, gli alunni di una s c u o l a d i Va s t o , i n provincia di Chieti, nel centro Italia, hanno fatto le lezioni in spiaggia, di fronte al mare, con i banchi sotto gli ombrelloni, per garantire il distanziamento per il C o v i d - 1 9 e continueranno ad andare a scuola al mare finché il tempo sarà bello. Io volevo fare questo ma siccome qui non c'è la spiaggia non si può! Isabella, Theo e Ana Lu

Il giorno 6 ottobre 2020 loro hanno fatto lezione in un trabocco. Il trabocco è un'antica macchina da pesca costruita su una palafitta. Il trabocco si chiama Cungarelle e si trova a Vasto. È molto bello perché rispettano le regole per evitare il Covid-19 e respirano l'aria pura della natura . Luca e Clara

A me sembra bello perché loro respirano aria pura, mantengono le distanze per il COVID-19 e stanno in una spiaggia. Io AMOOO la spiaggia!!! Caterina È un posto molto bello. Possono rispettare le regole per il Covid e respirare l'aria del mare e della natura. È un'aria buona. Vitor

aiutare anche a proteggere il loro territorio.”. Miguel: “Io penso che è per incentivare le persone a preservare l' ambiente e la biodiversità.”. Bia: “Io penso che questo progetto possa aiutare la natura e gli animali, perché c'è molto disboscamento e anche per valorizzare il turismo eco-sostenibile.”. Sofia Bonella: “Possiamo aiutare con questo progetto molte persone e la natura, che sta correndo molti rischi come per esempio quello degli incendi.”. Felipe Zimiani: È una bella notizia perché... è importante che la biodiversità sia sempre in equilibrio, tutta la vita è importante.”.

Classe V Primaria

Eduarda:“ Io penso che sia importante per mantenere le zone protette italiane e per aiutare la natura. Sarebbe importante che anche gli altri paesi potessero farlo.”.

COVID E BAMBINI SOLO BUONE NOTIZIE 2 Partite a tennis sui tetti! Due ragazze italiane di 11 e di 13 anni di nome Carola e Vittoria, di Finale Ligure in Italia, nel mese di aprile, durante il lockdown, si sono allenate tutti i giorni a tennis sul tetto dei loro palazzi Loro hanno registrato in video tutto il gioco e lo hanno pubblicato nelle reti sociali. Il video è diventato virale, così una squadra di giornalisti è andata a intervistarle e hanno chiamato Roger Federer. Cadu e Ana Lu

Il campione di tennis Federer è arrivato a sorpresa nel video delle due ragazze. Lui è il loro giocatore di tennis preferito. È un campione fortissimo. Dopo le ragazze hanno giocato a tennis con Federer sul tetto dei palazzi e tutti guardavano affacciati alle finestre e ai balconi. Dopo Federer e le due ragazze hanno mangiato insieme. Rocco e Julia Il video che hanno pubblicato è diventato molto famoso su Internet. Lara

Analu lezioni al mare Federer gioca sui teti con due ragazze

La lezione in spiaggia ripresa da un drone - Theo

Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 10


VISTI DA VICINO delle coccinelle Vi proponiamo la Tutto è cominciato da un'ape entrata in casa di Manu ricetta: è un piatto facile e Ÿ Prendere due pezzi di veloce da preparare, fresco e durante una lezione… pomodoro e sistemarli su ideale per l'estate! ogni cracker come le ali La curiosità, la voglia di delle coccinelle, unite da esplorare la natura in un una parte e leggermente momento in cui è complicato Ingredienti: aperte dall'altra farlo dal vivo e, soprattutto, Formaggio spalmabile, farlo insieme, l'idea nata Ÿ Posizionare un'oliva col a l l ' i m p r o v v i s o : “ E s e Olive snocciolate, foro in alto davanti alle ali, guardassimo il mondo degli Pomodorini ciliegine, nel punto in cui sono unite, invertebrati e degli insetti in Foglie di insalata, per fare la testa particolare attraverso la lente Ÿ Ta g l i a r e i g a m b i d e l Prezzemolo, d'ingrandimento delle prezzemolo a una tecnologie e le risorse del Cracker tondi, lunghezza di circa due web?” Aceto balsamico centimetri e infilarne due in Api, bruchi e farfalle, ciascun foro delle olive coccinelle, formiche e afidi per Procedimento: (saranno le antenne) noi non hanno più segreti! Con uno stuzzicadenti Ÿ Tagliare i pomodorini in All'osservazione, alla quattro parti (saranno le ali e l'aceto balsamico disegnare ricerca e allo studio abbiamo le caratteristiche macchioline per due coccinelle) aggiunto la fruizione e la nere sulle ali. Ÿ Posizionare le foglie di produzione di testi regolativi: Le nostre coccinelle insalata lavate e asciugate così abbiamo costruito su un piatto per fare il prato sono pronte! insieme farfalle di origami e p r e p a r a t o c o c c i n e l l e d a Ÿ Spalmare il formaggio sui cracker e appoggiarli mangiare! Buon appetito! sull'insalata per fare le basi

Le coccinelle di Giuseppe e l’ape di Manu

Classe III Primaria

Classe IV Primaria

NAVIGARE SICURI! Ma come in questo periodo le tecnologie sono state nostre preziose alleate. Ma come proteggere i nostri dati, come navigare in sicurezza, cosa condividere e quali tracce digitali è meglio non lasciare in rete? Ecco i nostri consigli per “incastrarci” nel grande puzzle del Web e interconnetterci con gli altri in sicurezza, con attenzione, rispetto e responsabilità!

Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p. 11


Se você procura uma educaçã o de vanguarda e que dê acesso à s universidades internacionais, venha conhecer a Eugenio Montale.

Editorial Folha do Eugenio Edição 4 | Novembro 2020 Trabalho realizado na disciplina de Língua Portuguesa para a Mostra do Saber Online 2020 Equipe de jornalistas: Alunos das classes III, IV e V da Scuola Primaria Supervisão e Direção: Lyris Degam Revisão: Marcella Olivati, Paola Capraro e Vanessa Squassoni Composição gráca: Fabiana Infante Contribuições: Donatella D'Amico, Lygia G.B.A.Fontanezi e Mara Munari Scuola Italiana Eugenio Montale Rua Dr. José Gustavo Bush, 75 www.montale.com.br www.montalecriativa.com.br secretaria@montale.com.br @escolamontalesp

@escolaeugeniomontale

Respostas do Passatempo da página 8! Ligue pontos

O que é, o que é: Tatu-bola Cama Rabo de cavalo Dente-de-leão

Palavra intrusa Jardim - Panda Morcego - Bolo Caça-palavras

7 erros

Folha do Eugenio |Edição 4 Novembro 2020 |p.

12

Ÿ Trilın ́ gue - italiano, portuguê s e inglê s, com Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

maté rias ministradas nas lın ́ guas. Pedagogia de vanguarda. Paridade - diploma vá lido na Europa e no Brasil. Nú mero reduzido de alunos por sala. Intercâ mbio na Itá lia no Ensino Mé dio. Laborató rio de ú ltima geraçã o, todas as salas digitais, professores madrelın ́ gua e muito mais.

Venha conhecer a Eugenio Montale e saber porque a pedagogia italiana é reconhecida mundialmente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.