7 minute read

Capítulo 11: Quanto tempo temos?

Next Article
Referências

Referências

CAPÍTULO 11: QUANTO TEMPO TEMOS?

Como dito anteriormente (p.113), só temos tempo para decidir nosso futuro na eternidade enquanto estamos em vida aqui na terra. Só temos tempo de aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador e consequentemente caminhar pela porta estreita enquanto não morremos ou enquanto Ele não volta. Se quisermos ser salvos precisamos fazer isso antes da:

Advertisement

1 – Morte: A Bíblia diz:

“E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez27, vindo, depois disso o Juízo.” Hebreus 9.27

A morte física é o jeito mais comum de chegarmos ao nosso destino (perdição/vida), porque depois que morremos fisicamente, passamos para a eternidade, em um desses dois destinos. Se entramos em vida pela porta larga e andamos pelo caminho amplo, aí vamos para o destino que esse caminho leva – a perdição. E uma vez falecidos, já era, não tem mais como se arrepender (p.113).

Se entramos pela porta estreita e andamos pelo caminho difícil, iremos para o destino que esse caminho leva – a vida. (Mateus 7.13-14; Filipenses 1.23).

E quando vamos morrer fisicamente? Bom, essa é uma pergunta que só quem tem a resposta é Deus (Jó 14.5). Podemos morrer em uma idade já avançada ou podemos morrer a qualquer momento, ninguém sabe a sua hora (Eclesiastes 9.12). A Bíblia diz que a gente não sabe do dia do amanhã (Jeremias 10.23).

Por isso, vamos aproveitar enquanto é tempo para nos entregar em um relacionamento com Deus, vamos aproveitar enquanto é tempo para entrar pela porta estreita, nós não sabemos se amanhã teremos mais a oportunidade.

27 Analisando esse versículo vemos que a ideia da reencarnação não é apoiada nas Escrituras, a Bíblia não diz que vamos reencarnar, mas que todos só morrem apenas uma vez.

2 – Volta de Jesus: Esse é um dos eventos de maior importância na Bíblia. Digo isso por causa da frequência, extensão e intensidade de sua menção nas Escrituras. Segundo Graham (1968) é mencionada em todos os livros do Novo Testamento, com exceção de apenas quatro.

Jesus falava constantemente de Sua volta, não só a Seus discípulos como também aos demais, e disse ao sumo-sacerdote:

“Tu mesmo o declaraste”, afirmou-lhe Jesus. “Contudo, Eu revelo a todos vós: Chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu!”

Mateus 26.64

A volta de Jesus foi predita pela maioria dos escritores do Antigo Testamento, por Moisés (Deuteronômio 33.2), Jó (Jó 19.25), Davi (Salmos 102.15), Isaías (Isaías 19.20), Jeremias (Jeremias 23.5), Daniel (Daniel 7.13), Zacarias (Zacarias 14.4) e por muitos outros. O fato da volta de Cristo foi proclamado por todos os Apóstolos em sua pregação. Foi proclamado por Pedro (Atos 3.20,21; 1 Pedro 1.7,13), Paulo (Romanos 8.23; 1 Tessalonicenses 4.15-17), João (1 João 2.28; 3.2), Tiago (Tiago 5.7-9), e Judas (Judas 14-15).

Hoje em dia, a pessoa de Cristo está oculta à vista, mas Sua presença é real e viva por intermédio do Espírito Santo (João 14.16-26). Hoje é o dia de fé. Naquele dia de Sua vinda, não será mais fé, porém visão (Romanos 14.11).

Seu primeiro aparecimento foi tranquilo e discreto – os pastores, a estrela e a manjedoura - veio para redimir a humanidade (Mateus 2.1-20). O segundo aparecimento será com todo o Seu poder e glória, para fazer justiça, e todo olho verá (Mateus 24.30). Esse é um assunto muito extenso e valioso, então irei abordá-lo em outra ocasião com mais detalhamento.

De forma resumida, esse evento ocorrerá em duas etapas. Gilberto et al. (2008) explica:

“A vinda de Jesus ocorrerá em duas fases distintas. Na primeira fase haverá o arrebatamento da igreja. Jesus voltará

invisível aos olhos do mundo, detendo-se nas nuvens, e, em abrir e fechar de olhos, arrebatará para si todos os santos. Isso ocorrerá antes da Grande Tribulação. A segunda fase da vinda do Senhor acontecerá sete anos mais tarde, já no fim da Grande Tribulação. A segunda fase da vinda do Senhor acontecerá sete anos mais tarde, já no fim da Grande Tribulação. Dessa vez, Ele voltará em grande poder e glória, visível aos olhos de todos e acompanhado dos santos que foram arrebatados. Virá, então, para salvar e restaurar o povo de Israel, destruir o anticristo, amarrar o Diabo e governar a Terra por mil anos.” (GILBERTO ET AL., 2008, p.626)

O arrebatamento da Igreja é ensinado de maneira bem clara em 1 Tessalonicenses 4.15-18. Segundo Renovato (2016) A palavra arrebatamento no grego é harpazo. Este vocábulo dá a ideia de rapto, ou de remoção repentina, de modo súbito. O arrebatamento da Igreja reunirá os que morreram em Cristo, isto é, confessaram a Jesus como seu Salvador e permaneceram fiéis até a morte (Apocalipse 2.10; 1 Tessalonicenses 5.23), e os que estiverem vivos andando no caminho estreito, aguardando o glorioso evento (1 Tessalonicenses 4.13).

E por que eu estou te explicando isso? Justamente porque só vai ser arrebatado quem estiver em Cristo, caminhando pelo caminho estreito. E será um evento que vai ocorrer de maneira repentina. Os pais não poderão avisar aos filhos; os esposos não poderão avisar às esposas e vice-versa. Todos esses alertas devem ser dados agora, no dia que se chama hoje. Porque, no arrebatamento, os eventos finais serão de uma rapidez surpreendente, “num abrir e fechar de olhos” (1 Coríntios 15.52). Além do mais, é um evento que pode acontecer a qualquer momento! A data desse acontecimento só Deus sabe (Marcos 13.32), mas muitos sinais da volta de Jesus já se cumpriram ou estão se cumprindo (Mateus 24), o que indica que esse evento pode acontecer em breve. A Bíblia diz:

“Portanto, ficai igualmente vós alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais.” Mateus 24.44

E como já dito, o arrebatamento será secreto no sentido de que, em um primeiro momento, ninguém vai saber que ele ocorreu. Aqueles que são deixados para trás na terra só irão perceber que isso aconteceu quando eles se tornam conscientes de que muitas pessoas desapareceram de repente, sem qualquer razão.

Uma série de filmes tentou retratar este arrebatamento nos últimos anos. Estes filmes mostram tipicamente pessoas espantadas perguntando o que aconteceu com seus amigos e entes queridos. Outra cena comum é a de carros desgovernados e aviões caindo, porque seus motoristas e pilotos eram pessoas que criam em Cristo e foram “arrebatados”. Imagine aviões sem pilotos caindo do céu, carros sem motoristas se chocando com outros e aquelas pessoas que foram “deixadas para trás” (pois não tinham entrado pela porta estreita) procurando ansiosamente seus entes queridos desaparecidos. Isso é uma possibilidade real, Jesus disse:

“Dois homens estarão na lavoura: um será arrebatado, mas o outro deixado. Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será arrebatada, a outra ficará pra trás.” Mateus 24.40

Após o arrebatamento, virão tempos terríveis, como nunca antes vistos na história da humanidade, chamado de “Grande Tribulação”28 (Marcos 13.19-20). Após esse período terrível, Jesus voltará visivelmente para fazer justiça sobre a terra (Marcos 13.24-27).

RESUMINDO

28 Nesse período ainda haverá uma oportunidade de salvação mediante a fé em Jesus Cristo, no entanto, será muito mais difícil, pois haverá grande perseguição aos que crerem em Jesus nesse período, o que indica que quem quiser ser salvo nesse período provavelmente acabará como um mártir (Apocalipse 6.9-11; 7.13-14; 20.4).

Precisamos nos decidir hoje. Ninguém sabe o dia de sua morte, podemos falecer a qualquer momento (Jó 30.23). O arrebatamento da igreja pode acontecer a qualquer momento (Marcos 13.32).

A porta larga pode ter suas vantagens, mas o fim dela é amargo, para sempre. A porta estreita pode ter suas dificuldades, mas o fim dela é glorioso, para todo o sempre. Esse singelo livro, é uma prova de amor de Deus por você! Jesus te ama, e quer te salvar!

Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez (Salmos 139.13). Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coincidência. Você está vivo porque Deus quis criá-lo (Salmos 139.16)!

Deus determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Ele deliberadamente escolheu todas as outras características. Ele fez seu corpo sob medida, exatamente do jeito que queria. Ele também determinou os talentos naturais que você possuiria e a singularidade de sua personalidade. Há um Deus que o fez por uma razão, e sua vida tem um profundo significado, você não é uma obra do acaso! E descobrimos esse significado e propósito somente quando tomamos a Deus como ponto de referência de nossa vida (Romanos 12.3).

Deus não força ninguém a nada, mas Ele convida. Deus está te dizendo: Vem filho para o meu caminho (João 3.16). Filha, o caminho para a salvação pode não ser fácil, mas Eu estarei com você todos os dias, te ajudando em tudo (Romanos 8.26). Eu não te quero sofrendo, quero te dar uma vida feliz na minha Presença (João 10.10). Eu te amo, e quero te salvar. Eu tenho uma história linda preparada para sua vida, vamos viver juntos essa vida e a próxima, na eternidade?

E aí, que caminho você escolhe?

This article is from: