Artium 4

Page 1

rtium

Edição. 04

ESPECIAL Gaby Haviaras

Colunistas

ARQUITETURA E DECORAÇÃO

Oksana Desportes Brice Desportes Paula Müller Pollyana Nunes Ana Bonim 1

Melissa Camargo Kotovski Bruna Bittencourt Marcos Bernardini Alexia Nascimento Cybele de Carvalho Priscila Goldenberg

A R T I U M


Í N D I C E

ÍNDICE

ARQUITETURA E DECORAÇÃO Oksana Desportes Brice Desportes

08

25

ARQUITETURA E DECORAÇÃO Paula Müller

72

FASHION NEWS Alexia Nascimento

77

PSICOLOGIA Cybelle de Carvalho

28

ARQUITETURA E DECORAÇÃO Pollyana Nunes

37

ARQUITETURA E DECORAÇÃO Ana Bonim

78

48

COUCHING Melissa Camargo Kotovski

A R T I U M

50

CULINÁRIA Bruna Bittencourt

56

ENTREVISTA ESPECIAL Gaby Haviaras

68

DIREITO Marcos Bernardini

2

UNIVERSO INFANTIL Priscila Goldenberg


Gaby Haviaras, atriz catarinense, é formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com Licenciatura e Artes Cênicas [2001]. Formou-se ainda como bailarina na Mahabhutas Companhia de Dança [1991-1998] e atuou como bailarina, diretora de arte e produtora do Kaiowas Grupo de Dança [2002 a 2005], de Florianópolis. Participou do Núcleo de Pesquisa do Ateliê de Criação Teatral (ACT) e no Teatro de Comédia do Paraná (TCP) [2003 a 2005], em Curitiba, realizando trabalhos de pesquisa, performances e leituras dramáticas e espetáculos teatrais. Atualmente faz o Curso Técnico em Comunicação da Escola de Rádio e mantém um blog de poesias autorais com mais de 10mil acessos.

Na Tv atualmente integra o elenco fixo da série “Conselho Tutelar”, produzida pela Visom Digital, com duas temporadas de sucesso na Rede Record e com previsão de terceira temporada ainda a ser gravada este ano. Na série, com direção-geral de Rudi Lagemann, ela interpreta Lidia Duninn, uma assistente social. A produção conta histórias reais baseadas no dia-a-dia de conselhos tutelares do país. O núcleo fixo de personagens é formado por dois conselheiros tutelares, sempre resolvendo os casos, ao lado de uma psicóloga e da assistente social. Gaby Haviaras foi indicada ao prêmio atriz revelação em 2014 por seu trabalho na série e seu envolvimento com o tema social.

Í N D I C E

Capa foto: Walmor de Oliveira.

A R T I U M 3


E D I T O R I A L

Editor Mihail Dudcoschi revistaartium@gmail.com

Editorial

Comercial RM EDITORES

“Artium vem do latim que em português significa artes”, “ars do latim para o português é arte”, que é técnica, habilidade natural ou adquirida que temos de fazer ou criar alguma coisa, quando vemos uma obra de arte sentimos estética e emoção como na pintura, música, dança, escultura, arquitetura, cinema, teatro e hoje ainda temos as criações digitais.

Projeto gráfico RM Editores Diagramação RM EDITORES Assessoria Cristina Moreira

A arte é o resultado da cultura de cada povo, e o artista manifesta suas emoções e ideias através de estilos ou comunicações visuais. Segundo a filosofia a arte é uma intuição, e expressão do mundo divino imaterial, sendo projetado no mundo material, usando o artista como veículo e intérprete da sua obra.

Revisão Regina Machado Distribuição RM Editores Periodicidade Bimestral

A importância da arte para a humanidade vem desde os primórdios dos tempos onde encontramos formas, construções arquitetônicas, pinturas rupestres, esculturas e é através delas que percebemos a evolução humana, pelos movimentos e manifestações artísticas, sendo a arte pré histórica e regionais como a grega, a romana e outras.

Impressão e acabamento RM Editores Assesoria jurídica Dr. Valmir Parisi Telefone: (41) 33392774 Revista Artium é editada pela RM Editores Rua: Leônidas Xavier de Freitas, 183 casa 02

O editor.

Bairro: Pilarzinho CEP 82.115-040 Curitiba - Paraná (41) 9265-29-32 www.revistaartium.com.br revistaartium@gmail.com

A R T I U M 4


Capitonate

A R T I U M

(41) 3408-82-87 - 9282-66-82 5


Cadeiras

Luiz Felipe 1

A R T I U M

DIAMANTE

VERGARA

NICE GROSS (2)

6


Capitonate

Poltronas

LISBOA

BARCELONA

HUG

FIRENZE CC

(41) 3408-82-87 - 9282-66-82 7

A R T I U M


A R Q U I T E T U R A e

Atualmente somos dois arquitetos em nosso escritório em

Copenhague Dinamarca que contribuem para a

Indeed. Oksana e Brice Desportes.

D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 8


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 9


A R Q U I T E T U R A

Oferecemos serviços de consultoria visando principalmente o campo de design. Nossa formação é arquitetura e engenharia com especialização em design sustentável, consideramos principalmente como solucões para. Urbanismo, arquitetura e design para a mobília em escala, com base em uma entidade única e comum: o ser humano.

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 10


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 11


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 12


Acreditamos que tudo é impulsionado por seu quadro de referência e as suas escalas. Referência é tudo o que está lá; o meio em que o produto será lançado, bem como o que ou quem vai ocupar o contexto, com todos os seus ingredientes - atores, espectadores, naturais ou artificiais - é a base de todos os pensamentos. Um é onde e quando se é.

A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 13


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 14


A escala é o grau em que referência será colocada sobre o produto e para o qual todos os seus componentes se relacionam com cada um dos outros. Proporção e hierarquia entre os elementos é fundamental e o principal elemento determinante da composição, não só esteticamente, mas também por meio de programação, funcionalidade, social ou espiritualmente, a fim de chegar a um resultado harmonioso que vai além de preferências subjetivas.

A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 15


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 16


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 17


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M

A integridade está no centro do nosso trabalho - para melhor ou para pior - e honestidade para com que oferecemos, como as relações de seus múltiplos componentes é essencial. Nossas respostas são projetadas exclusivamente, não de outra pessoa, e não menos do que o prometido.

18


Nós não acreditamos em conceitos em termos do que se tornou: edifícios como seixos no deserto que carrega as cores de uma bandeira, mas em ideias e linha de pensamentos ancorados em uma realidade legítima e racional das necessidades de condução. O ambiente é um ser complexo necessitando, portanto, uma resposta complexa. Esta resposta não precisa ser complicada embora.

19

A R T I U M


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 20


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 21


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

Esta forte noção de relatividade entre todas as peças destinadas a criar um todo coerente é totalmente dependente da total abertura dos nossos clientes no que diz respeito às suas necessidades, costumes, hábitos, disponibilidades e meios. Nós, portanto, incentivamos a partilha, tanto quanto possível, assim como se poderia falar com um médico sobre uma dor nas costas. Mais do que a resolução de problemas, o nosso objetivo é fazer com que nossos clientes sonhem.

“Projetando um edifício sem o seu contexto é como começar um quebra-cabeça sem bordas.”

A R T I U M

“Se a galinha atravessou a estrada ou a estrada atravessou a galinha depende do seu quadro de referência” Albert Einstein. Contatos: https://www.facebook.com/indeed.space/?pnref=lhc http://indeed.space/

22


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 23


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 24


QUARTO INFANTIL ARQUITETA PAULA MÜLLER

Rio de Janeiro Fotos: Arquivo pessoal

A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 25


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 26


abriga os livrinhos que poderão ser lidos e relidos por ambos. No dia da entrega, o beijo carinhoso da menina já respondeu tudo o que esperávamos para aquela doce reforma...

O casal já tinha uma menina. De forma planejada, veio após pouco tempo, o menino. O desafio era colocar duas crianças, ainda em berços, em um só quarto, de forma que o espaço permitisse, em breve, duas camas de solteiro. E tudo isto de forma leve, moderna, divertida e unissex. Desafio mais que aceito! Primeiro, definimos os tons: base cinza, com pitadas de verde, laranja, bege e branco. A madeira, que já aparecia no piso em taco, voltou nos móveis e acessórios, dando a sensação de aconchego necessária a qualquer quartinho de neném. Todos os estofados foram cuidadosamente escolhidos, combinando entre si, com características femininas e masculinas para cada um. O armário existente foi ampliado, adicionando uma porta a mais em espelho para que a menina, mais velha, pudesse curtir bastante, sem perceber a divisão do seu quarto com o novo irmãozinho. Letras com lâmpadas bolinha dimerizadas dão um charme, além de serem úteis no dia a dia. Suporte com rolo de papel risque-rabisque além de divertido,

A R Q U I T E T U R A e

Paula Müller Arquitetura e Interiores CasaShopping Sala 221 Bloco F 21 99152-5155 - 21 2108-6420

D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 27


A R Q U I T E T U R A

Projeto de área de lazer/área externa Ponte Nova - Minas Gerais Por: Pollyana Nunes Fotos: Marcelo Reale

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 28


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 29


A R Q U I T E T U R A

Pausa para respirar; este projeto assinado pela arquiteta e paisagista Pollyana Nunes, criado para atingir pontos determinados pelo cliente, uma área de lazer para receber e relaxar. Com aproximados 210m² de área externa e 120m² de área de lazer coberta, o espaço se diversifica unindo o rustico ao conforto da vida contemporânea. Na área da piscina foram aplicados porcelanatos com textura amadeirada e de pedra, para dar mais segurança pela textura anti derrapante e rusticidade. Um lugar sagrado e especial, onde possamos reestabelecer todas as nossas conexões com a natureza. Reunir amigos em torno de uma piscina nos dias quentes é um dos melhores programas que existem. Entre um mergulho e outro, a gente põe a vida em dia.

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 30


Fot

A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 31


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 32


A R Q U I T E T U R A e

Para descansar os olhos e a mente, a piscina ganha destaque juntamente com um pergolado ao fundo, em madeira com deck suspenso, aconchegante com almofadas e futons, trazendo aquela gostosa sensação de sossego. Mobiliários como a chaise Colmo , em vime com almofadas, á beira da piscina e posicionada para apreciar o por do sol, transforma o recanto ideal para uma pausa, a medida certa para restaurar as conexões com a natureza. Jogos de sofás também se destacam á beira da piscina e uma mesa de vidro redonda com cadeiras Pantons quebrando um pouco o rustico e dando um ar mais contemporâneo, foram distribuídos nas diversas direções proporcionando uma vista privilegiada tanto para o por do sol, quanto para o jardim. O ombrelone reúne e da sombra ao cantinho do violão e de uma boa prosa.

33

D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M


A R Q U I T E T U R A

Na área coberta, um espaço gourmet conjugado com sala de jogos e tv, composto por painel e nichos, parede com composição de quadros vintage e como não poderia faltar uma sinuca centralizada. Continuando a mesma leitura rustica e aconchegante, virou o lugar mais frequentado da casa. Uma grande bancada em granito com revestimentos em pedra Miracema, fogão a lenha e churrasqueiras com linhas retas, revestidos em porcelanato amadeirados e detalhes em pastilhas. Ao fundo a parede com revestimento com texturas de cimento queimado, decorados com paneleiro desenhado pela arquiteta. A vista da piscina ao fundo ao chegarmos neste ambiente nos faz abrir um sorriso, compõe toda a área trazendo uma sensação de frescor e relaxamento. Um espaço de lazer com múltiplo uso. Além de nadar e aproveitar o sol, fazer refeições ao ar livre, meditar, relaxar e respirar. Com um por do sol que compõe todo o cenário naturalmente espetacular. No jardim, criado pela arquiteta e paisagista, flores como Alamanda para cobrir a pérgola, suculentas, Bico de papagaio, bromélias e coqueiros, forração com grama dão o toque essencial nos fazendo esquecer por alguns minutos que estamos em uma região urbana.

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 34


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 35


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ăƒ O

Foto: Marcelo Breder

A R T I U M

Pollyana Nunes 36


Apartamento Juvevê Curitiba - Paraná Por: Ana Bonim Fotos: Karina Muller

A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

O escopo dela foi:

1. Troca do piso em carpet (corredor e sala intima) por piso em madeira sucupira. Madeira nobre e elegante. Rodapé Santa Luzia de 15cm foram instados.

A R T I U M 37


A R Q U I T E T U R A

Antes

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M

Depois

38


2. Substituição de móvel do antigo home (Tv) por móvel em MDF melhor distribuído no espaço em chanfro desta sala. Painel preto (padrão Onix) com finos frisos entre desenhos planejados para este fundo da TV. Gavetões com frentes em vidro preto. Estes gavetões servirão para guardar os brinquedos do filho de 4 anos do casal. O tampo acima e laterais das gavetas usamos o branco, iluminado com fita em led atrás deste painel, dando total destaque ao projeto.

A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 39


A R Q U I T E T U R A

Antes

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M

Depois

40


3. Projeto de gesso e iluminação foi destaque. Linhas modernas, fita em led e embutidos fizeram a transformação do espaço. Note que a solução encontrada para que as portas em abrir “ abrissem”, foi recuar o gesso, que acabou por se traduzir na solução mais original deste projeto, destacou o armário em espelho e deu amplitude e graça a esta circulação.

A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 41


A R Q U I T E T U R A

Antes

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 42


A R Q U I T E T U R A

4. Troca das portas em abrir com portas em correr em espelho. Além disto foi executado projeto do gesso e iluminação. Note-se a iluminação em cordão em led instada junto e acima ao roupeiro, dando especial destaque.

e D E C O R A Ç Ã O

Depois

43

A R T I U M


A R Q U I T E T U R A

5. Especificação de novos pendentes junto a mesa de jantar e mesa auxiliar, desta ultima foi feita também a substituição do tecido das poltronas. Luminárias modernas e que ao mesmo tempo acompanham o estilo clássico de algumas peças dos ambientes.

Antes

e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M

Depois

44


A R Q U I T E T U R A e D E C O R A Ç Ã O

A R T I U M 45


A R Q U I T E T U R A e

A reforma aconteceu em três semanas.

Objetivo principal do projeto foi transformar o ambiente em local mais aconchegante, moderno e melhor iluminado. Neste sentido foi desenvolvido projeto de teto em gesso com iluminação embutida, direta e indireta. O projeto luminotécnico, grande destaque deste projeto. Os circuitos executados e locais planejado, foram projetados levando em consideração a solicitação da cliente de ter ambientes menos iluminados em alguns momentos e mais em outros, que exigem a necessidade. A troca do piso em carpete por “estruturado de madeira” levou em consideração não só a estética nobre e moderna, mas também a praticidade na limpeza. Ponto alto do projeto também foi o móvel projeto para substituir o antigo rack. Utilizamos as cores preto e branco, em texturas e detalhes únicos. A dificuldade maior na execução deste móvel foi o “chanfro” que existia entre as duas paredes onde o móvel foi instalado, exigindo maior grau de detalhamento e principalmente comprometimento da marcenaria que executou o projeto, visto ao maior grau de dificuldade. Desta vez a parceira Facilita Ambientes. No quarto foi continuado o projeto de gesso e iluminação, assim como substituída as antigas portas em abrir do roupeiro por lindas portas em correr em espelho, que deram amplitude e leveza ao espaço. Foi também instalado papel de parede e pintura nova aos espaços.

D E C O R A Ç Ã O

Foto: Raquel Lima

A R T I U M 46


A R T I U M 47


C O A C H I N G

Coaching COMO DESPERTAR SEU MELHOR POTENCIAL Melissa Camargo Kotovski

meça com a internalização de crenças positivas e de qualidade que te elevem. O sucesso vem do progresso e progresso é continuidade. Decida que sua vida seja inspiradora como o movimento de uma gota caindo na água de um rio onde a água não fica parada e sim ocorrem ondas de movimento. O reflexo da evolução pessoal é a satisfação em várias áreas da nossa vida e a alegria de inspirar positivamente pessoas ao nosso redor.

O Sucesso é uma palavra que inspira e instiga emoções variadas. No dicionário tem significados como: conclusão, êxito e resultado feliz. Entender o que ele significa para cada um de nós é ir ao encontro do que realmente se almeja. A partir do momento que descobrirmos o que desejamos ter, podemos descobrir e potencializar nosso ser. Despertar nosso melhor potencial é reconhecer nossas forças, trabalhar nossas crenças para que sejam fortalecedoras e alinhar os nossos valores nas diferentes áreas da vida. Com toda essa potência, toda ação trará resultados positivos e de sucesso.

Para resultados positivos é necessário adotar medidas firmes e concretas. Não basta querer algo é necessário se comprometer verdadeiramente com aquilo que se deseja. Não ficar satisfeito enquanto aquilo que você se comprometeu a fazer seja realizado.

Potencial e crenças pessoais

É importante conhecer nossas crenças e os impactos que elas trazem em nossos comportamentos, pois o nosso potencial é influenciado por elas. Criar rupturas em nossas crenças limitantes e agir além do medo nos auxiliará a alcançar nossos maiores desejos e sonhos.

A R T I U M

Muitas pessoas começam coisas e não concluem seus objetivos, pois procrastinam, dão desculpas ou desistem por falta de foco. Aja sem medo do fracasso. Se algo não sair como o esperado tire uma aprendizagem e continue seu caminho. A energia vai para onde seu foco estiver, por isso é essencial que sua energia esteja em constante movimento.

Além de conhecer e entender nossos medos é importante se movimentar mesmo que ele esteja contigo. Entenda que, a única coisa que lhe impede de ser feliz e realizado é a história que você conta repetidamente para você. Não importa sua idade, sexo, religião, estrutura cultural ou social, você é aquilo que acredita ser.

Energia e Foco

Perceba sua linguagem, sua forma de falar, suas palavras e significados colocados na sua comunicação. Utilize palavras positivas, estimulantes e coerentes com o

Possuir uma vida de realização co48


que você deseja. Palavras geram reflexões poderosas quando percebidas e bem aproveitadas. Lembre-se: Perguntas poderosas geram respostas poderosas.

cisamos ser sucedidos e estar satisfeitos naquilo que realizamos. São sentimentos essenciais para a continuidade de forma positiva dos nossos objetivos.

Entenda que sua fisiologia, impacta em seus resultados. Utilize seu corpo e sua estrutura de forma que ela seja de excelência. Crie ações para ter um corpo saudável, postura forte, elegante e com muita energia. Energia é movimento assim como movimento é energia. Cuide de você e da sua energia, quanto maior ela for maior será sua produtividade em tudo que fizer.

Descubra seu propósito de vida e trabalhe a paixão nas coisas que você faz, seja no trabalho, na vida pessoal, familiar, no casamento ou com os amigos. Estar apaixonado é olhar aspectos positivos das pessoas, das situações e aprender a ser melhor. Desfrute de cada momento e assuma que você pode ser feliz em cada um desses momentos.

C O A C H I N G

Relacionamento e Conexão

Possuir relacionamentos de qualidade gera satisfação na vida e oportuniza novas aprendizagens sempre. Bons relacionamentos geram conexão e favorecem oportunidades de realização. Cuidar positivamente dos seus relacionamentos é conhecer a si mesmo. Quanto mais otimizado o nosso autoconhecimento, melhores serão nossos comportamentos, nossa empatia e a confiança nos outros. Melissa Camargo Kotovski é empresária, master coach e especialista em desenvolvimento humano a mais de 13 anos. Possui a missão de potencializar o melhor de cada pessoa e auxiliá-las no despertar da aprendizagem, na evolução e satisfação da vida de forma humanizada. Acredita em experiências transformadoras para aumentar desempenhos na vida, na carreira e nas organizações. Sócia-diretora da Potencial Desenvolvimento Humano, pedagoga, gestora educacional e formada pelos principais nomes e institutos de desenvolvimento humano e coaching.

Somos influenciados pelas pessoas com quem mais temos convívio. Escolha parceiros na vida que sejam positivos. Sejam eles: amigos, familiares, autores, professores, líderes, personalidades, pessoas que já atingiram o objetivo que você almeja, para conviver e te inspirar todos os dias. Esta ação te auxiliará a enxergar o trajeto a ser percorrido. Você irá entender os aspectos favoráveis e os desafios do seu objetivo e assim poderá trilhar seu caminho rumo ao sucesso.

Sucesso e Satisfação www.potencialdh.com.br www.facebook.com/melissacamargokotovski

Estas palavras estão diretamente ligadas quando se fala em felicidade. Pre-

49

A R T I U M


C U L I N Á R I A

Receita de Torta Banoffee Banoffee realmente é uma paixão! A combinação da banana e doce de leite em cima de uma massinha crocante, coberta com chantilly e um toque de canela é de dar água na boca em qualquer um mesmo…

Quer aprender como fazer essa sobremesa deliciosa e muito fácil? Vem comigo!

Torta Banoffee

A R T I U M

Ingredientes para a Banoffee:

1 pote de Doce de leite – cerca de 300g – (eu gosto dos argentinos, mas fique a vontade para usar seu preferido, ou até cozinhar a lata de leite condensado para fazer o doce) 1 pote de Nata 2 colheres (sopa) de açúcar 1 limão Taiti (opcional) Canela

2 “tubos” de Bolacha Maria (cerca de 280 g no total) 3 colheres (sopa) bem generosas de manteiga sem sal – em temperatura ambiente Um pouquinho de leite integral (para dar ponto na massa) 4 a 5 bananas grandes

50


Modo de Preparo:

1/2 xícara.

Bata a bolacha no liquidificar até virar uma farinha. Ligue o forno em temperatura máxima.

Pegue a travessa que for servir, ou em uma forma de aro removível e forre o fundo e as laterais com a massa. Leve para assar no forno por 10 minutos em temperatura mínima.

Em uma vasilha, coloque a “farinha” de bolacha, a manteiga, e uma pitada de canela. Misture amassando muito bem, até que a manteiga esteja completamente incorporada à massa.

Retire do forno e espere esfriar a massa. Com a massa fria, corte as bananas em rodelinhas, e se quiser esprema limão por cima, isso evita que elas escureçam e também corta um pouco do doce. Cubra a massa com o doce de leite e coloque as bananas cortadas em rodelas por cima, assim:

Você vai perceber que a manteiga não foi o suficiente para a massa “grudar”, então vamos usar um pouquinho de leite até a massa ficar bem homogênea. Tem que colocar, misturar e ir sentindo a massa. Mas é muito pouquinho, usei menos que

Massa já assada e fria, coloque o doce de leite, bananas em rodelinhas que foram previamente passadas no limão.

manteiga! Coloque o chantilly por cima das bananas para finalizar a torta.

Coloque a nata com 2 colheres de açúcar na batedeira e bata até ponto de chantilly.

Por cima do chantilly já “decorado”, ou liso mesmo, salpique canela. Eu passei um garfo em cima do chantilly para fazer risquinhos. Vejam de pertinho como ficou:

Cuidado para não passar e virar 51

C U L I N Á R I A

A R T I U M


C U L I N Á R I A

Com o chantilly pronto em cima da torta, salpique canela.

Dica: Ao invés da canela você pode salpicar chocolate em pó tipo “do Padre” por cima da torta. Fica maravilhoso também. Você pode escolher entre eles, ou usar os dois!

Leve a geladeira por pelo menos 30 minutos para firmar. Se quiser pode fazer de um dia para o outro, sem problemas! Só não se esqueça de cobrir bem com plástico filme para não ressecar, ok?

Se quiser assistir essa receita em vídeo acesse o Canal do Youtube Na Cozinha da Bruninha.

Torta pronta para servir, simplesmente deliciosa!

Um beijo, e até a próxima receita. Bruna.

Bruna Bittecourt

A R T I U M 52


A R T I U M 53


PROMAÇÃO ESPECIAL PARA OS LEITORES DA

A R T I U M

REVISTA ARTIUM OS PRIMEIROS 100 CLIENTES TERÃO PREÇO DE APENAS

$ 220,00 DOLARES + IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO + TRANSPORTE FOB (MIAMI - USA)

PEÇA SEU CODIGO DE PROMOÇÃO NO E-MAIL: revistaartium@gmail.com 54


ALEXIA MEDITATION SEAT nasceu para oferecer ao homem e mulher moderna uma forma de reduzir o stress através do seu desenho ergonômico, mantendo o corpo relaxado, em uma posição aberta e alinhada, corrigindo a postura por períodos mais longos. ALEXIA MEDITATION SEAT são portáteis e tem vantagens ergonômicas que são capazes de fornecer praticidade e versatilidade em áreas como casa, trabalho, espaço de meditações, estúdios de Yoga e muito mais. ALEXIA MEDITATION SEAT é produzido com materiais da mais alta quali-

dade com uma estrutura de metal leve ajudando e apoiando o corpo da forma correta. Conta também com uma variedade de tecidos, couros, e couros artificiais, em lindas cores. Quando você se senta em um de nossos assentos, vai reconhecer imediatamente na Meditação a qualidade superior que o ALEXIA MEDITATION SEAT tem para oferecer. Este projeto foi orgulhosamente premiado com Medalha de ouro de melhor design na Alemanha: Red Dot Design Alemanha 2013.

55

A R T I U M


E N T R E V I S T A

A R T I U M Foto: Walmor de Oliveira 56


GABY HAVIARAS Gaby Haviaras, atriz catarinense, é formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com Licenciatura e Artes Cênicas [2001]. Formou-se ainda como bailarina na Mahabhutas Companhia de Dança [1991-1998] e atuou como bailarina, diretora de arte e produtora do Kaiowas Grupo de Dança [2002 a 2005], de Florianópolis. Participou do Núcleo de Pesquisa do Ateliê de Criação Teatral (ACT) e no Teatro de Comédia do Paraná (TCP) [2003 a 2005], em Curitiba, realizando trabalhos de pesquisa, performances e leituras dramáticas e espetáculos teatrais. Atualmente faz o Curso Técnico em Comunicação da Escola de Rádio e mantém um blog de poesias autorais com mais de 10mil acessos.

E N T R E V I S T A

Na Tv atualmente integra o elenco fixo da série “Conselho Tutelar”, produzida pela Visom Digital, com duas temporadas de sucesso na Rede Record e com previsão de terceira temporada ainda a ser gravada este ano. Na série, com direção-geral de Rudi Lagemann, ela interpreta Lidia Duninn, uma assistente social. A produção conta histórias reais baseadas no dia-a-dia de conselhos tutelares do país. O núcleo fixo de personagens é formado por dois conselheiros tutelares, sempre resolvendo os casos, ao lado de uma psicóloga e da assistente social. Gaby Haviaras foi indicada ao prêmio atriz revelação em 2014 por seu trabalho na série e seu envolvimento com o tema social. Ainda na TV fez “Milagres de Jesus”, episódio “A Mulher Adúltera” em 2014 e em 2015 fez “Santo Forte” uma série do AXN, onde interpretou Lola uma argentina que mora no Brasil. Em 2011 fez Bianca em “Insensato Coração” da Rede Globo. É atuante na Companhia de Teatro Íntimo, no Rio de Janeiro, como atriz, produtora e diretora de movimento, ao lado do diretor geral Renato Farias. Pela companhia realizou os espetáculos “Veridiana e Eu” [2005 e 2006]; “Cara a Tapa” [2009], “Quebra Poética” e “Histórias da Democracia” [2008 e 2009]; “Janaína” [2011], “Adélia” [2010 a 2016]; “Erê Piá Curumim” [2013], “João Cabral” [2015]. Também nos palcos participou da oficina e do espetáculo-teatro “Bodas de Sangue” [2008 e 2009] e de “Escola de Molières” [2010 e 2011], com direção de Amir Haddad, no Teatro Tom Jobim. No cinema participou do longa metragem “A Suprema Felicidade”, de Arnaldo Jabor [2009] e dos curtas-metragens “Aurélia” [2009] e “Garoto de Aluguel” [2008], onde interpretou a travesti “Calipso” e ganhou destaque no Festival de Curtas na Croácia. Foi uma das fundadoras do Hotel da Loucura no Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira, pela Universidade Popular de Arte e Ciência, no Rio de Janeiro. Onde durante três anos desenvolveu um trabalho de pesquisa com teatro e loucura, realizando oficinas e apresentações de teatro de rua, baseados no trabalho de Nise da Silveira.

57

A R T I U M


E N T R E V I S T A

Qual a cidade que nasceu?

GH: Eu sou catarinense, nasci em Florianópolis, na antiga Ilha do Desterro em que chegou meu bisavô grego, único escafandrista na ilha, que foi contratado para construir os pés da Ponte Hercílio Luz.

1 (foto vô Jorge na ponte)

A R T I U M

Você já morou em Curitiba, gostou da cidade?

GH: Eu morei em Florianópolis até me formar em Artes Cênicas na UDESC. Quando terminei a faculdade tinha que fazer uma escolha, ou ficava na cidade e seguia carreira acadêmica ou saia para alçar outros voos na área. E Curitiba é uma cidade com potencial teatral muito grande, até então era próximo de casa para ir e voltar nos fins de semana. Morei dois anos em Curitiba, com trabalhos contínuos e aprendizados intensos, foi uma pós-graduação. Trabalhei no antigo ACT (Ateliê de Criação Teatral) que era regido pelo Luís Melo e a Nena Inouê e mais um sócio arquiteto. Fiz um espetáculo em turnê pelo estado do Paraná, Medéia Material, com o TCP (Teatro de Comédia do Paraná – Teatro Guaíra). E tive a honra de participar da inauguração do Teatro Regina Vogue com o espetáculo O Grande Rei Leão, meu nome está lá na placa, rs.

58


Foram dois anos intensos na cidade, fiz amados amigos, aprendi a me proteger do frio, a comer muita sopa e café. Gosto muito de Curitiba, volto com frequência para rever os amigos, comer bem, assistir peças de teatro em cartaz e família que ainda mora por ai.

2 (FOTO SOSSELA NA RUA XV)

59

E N T R E V I S T A

A R T I U M


E N T R E V I S T A

Gosta mais de dança ou ser atriz?

GH: De ser artista! Rs A dança me formou e a atuação me transforma. Eu não tinha coordenação motora quando era criança e muitas doenças respiratórias, então minha mãe me colocou no balé para ver se eu “dava um jeito”. A dança entrou com um papel fundamental: desenvolvimento de habilidades físicas, memória corporal, autoconhecimento, foco, disciplina. Tive um mestre que me formou a profissional que sou. Foram vinte anos intensos de aula, me tornei profissional com trezes anos, quando já praticava 8 horas por dia entre aulas e ensaios. Minha mãe conduzia esta minha dedicação com muito limite, pois não podia deixar os estudos e as notas de lado, caso isso acontecesse iria deixar de ir para os festivais. “Quanto mais liberdade, mais responsabilidade” este sempre foi o lema lá em casa. Desde sempre ser artista, passando por linguagens diferentes, sempre esteve relacionado à comunicação, transformar o mundo através do que me proponho a falar pela arte.

3(Espetáculo Escola de Moliéres – Direção Amir Haddad, foto: Rafae Silva)

A R T I U M

Poesia, da onde vem essa inspiração?

De dentro, do estado, do dia, do sentido e sentimento. Talvez herança da minha mãe que já tinha uma verve poética menina. Com uns oito anos também escrevia versos. Mas na escola me afastaram da poesia quando me ensinaram que para ler e escrever versos tinha que ser muito inteligente. A professora de literatura passou “Vou-me embora para Passágarda” numa ficha de leitura e tirei zero. Esta nota me deu certeza de que eu não tinha a menor capacidade de escrever poesia. Até que o teatro me trouxe ela de volta, me fez voltar a ler e escrever. Hoje em dia ela também faz parte da ferramenta de transformação, com algumas pessoas que acompanham o meu blog, me escrevem, falando que se encorajaram a escrever também, ou que aqueles versos retratavam o momento que estava vivendo. Isso dá sentido e direção ao que me potencializa. 60


E N T R E V I S T A

A R T I U M 61


E N T R E V I S T A

Para quando sai o livro?

Espero que logo! Rs Eu tenho já um rascunho de tudo que escrevi, preciso organizar, rever, corrigir e começar a direcionar para onde vai o primeiro livro. Escrever um livro é sempre um ato de coragem, já começamos a parte editorial com a RM Editores uma editora curitibana está na fase de produção com o lançamento previsto para este ano de 2017.

Novo contrato do conselho tutelar e a terceira temporada como se sente?

Fico muito feliz! Gosto muito de realizar este trabalho por ser uma série que tem um cunho social, está a favor da informação, da denuncia. Já tivemos resultados muito positivos nas primeiras temporadas, com o aumento das denuncias no Disque 100 quando a série foi para o ar. Prêmio atriz revelação em 2015 e 2016 por seu trabalho na série e seu envolvimento com o tema social. Na vida real desenvolve algum trabalho social? Sim! Eu sou uma das fundadoras do “Hospital da Loucura”. Um projeto de ocupação artística dentro do Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira aqui no Rio de Janeiro. Entramos lá propondo a ocupação de uma das enfermarias desativadas, com oficinas de teatro, musica, artes plásticas, yoga, artesanato. Fiquei três anos lá como voluntária até o projeto tomar corpo, ganhar novos voluntários. Tivemos experiências inefáveis, resultados em casos clínicos delicados, relações pautadas em amor incondicional, afeto. Até que ano passado o projeto foi desativado por questões políticas municipais. Um baque para todos nós e principalmente para os clientes que ficaram sem estas cores e amores.

A R T I U M (foto hotel da loucura) – arquivo pessoal

62


E N T R E V I S T A

(foto hotel da loucura) – arquivo pessoal

(calipso, adelia, joĂŁo cabral)

63

A R T I U M


E N T R E V I S T A

Calipso – Garoto de Aluguel - Foto Carol beiriz

Um trabalho que gostou de fazer como atriz?

João Cabral – foto Carol Beiriz

Até agora me orgulho de todos, sempre fiz escolhas ao dizer sim para algo, por que o envolvimento sempre é intenso. Claro que há os mais marcantes como a personagem “Calipso”, uma transexual no premiado curta metragem, “ADÉLIA” um espetáculo que circula há 6 anos com as poesias da Adélia Prado, o espetáculo “JOÃO CABRAL” com as poesias do João Cabral de Melo Neto, ambos da nossa Companhia de Teatro Íntimo. E própria Lidia do Conselho Tutelar me da muito prazer em fazer pelo que ela representa ali dentro.

A R T I U M 64


Adelia – foto Carol Beiriz

E N T R E V I S T A

65

A R T I U M


E N T R E V I S T A

Quais os projetos para 2017? Lançar o livro de poesia, estrear um espetáculo chamado “220 Cartas de Amor”, produzir mais duas temporadas de “William e as Minas”, um programa que faço para o youtube e fora o que vier com os caminhos abertos, pois espero que seja um ano mais próspero para o nosso país. Corpo Meu Mando Eu? A foto da capa e estas de dentro da matéria também estão relacionadas a um projeto, conta para gente. Estas duas fotos são de um fotógrafo incrível chamado Walmor de Oliveira. Reencontramos-nos a pouco depois de vinte e três anos sem nos ver. Ele fez meu primeiro registro profissional quando eu tinha quinze anos e eu achei esta foto impressa há pouco tempo, resolvi postar no instagram marcando ele e nos achamos. Foi então que ele me convidou para participar do seu novo projeto chamado “Corpo Meu Mando Eu”. Um trabalho que põe o dedo na ferida na cultura do estupro, no machismo, na violência silenciosa que incide sobre as mulheres. Um projeto mais do que sobre a beleza do feminino, levanta a bandeira da liberdade de expressão dentro do gênero feminino. Mulheres que através da fotografia e do olhar poético do Walmor expõe, expurgam suas dores, relatam as violências sofridas na infância e hoje em dia. É preciso estar atento para os padrões machistas que a sociedade nos impõe, tanto para homens como mulheres que agem e pensam ainda dentro desta crença. As fotos no instagram do projeto (@corpomeumandoeu) sofrem frequentemente perseguição, comentários agressivos, denuncias e por isso mesmo precisamos falar mais sobre respeito e liberdade. Por isso abracei o projeto e me expus também. Mesmo sem nunca ter sofrido nenhum tipo de violência na infância, mas sofremos e nos impomos prisões e autopunições para estar dentro das “regras”. http://corpomeumandoeu.com.br/corpo-meu-mando-eu/

A R T I U M 66


E N T R E V I S T A

A R T I U M Foto: Walmor de Oliveira 67


D I R E I T O

Direito CLÁUSULAS ABUSIVAS NO CONTRATO DE ADESÃO O contrato é considerado de adesão quando as cláusulas são estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor, sem dar a oportunidade do consumidor rever o conteúdo e modificar as cláusulas. Geralmente é possível verificar a existência de contrato de adesão em planos de saúde, contratos imobiliários, contratos com seguradoras, bancários, etc.

do em consideração que o consumidor é a parte mais fraca da relação, a fim de manter a boa-fé. Portanto, de forma totalmente coerente, o Código de Defesa do Consumidor zela pelo consumidor que não possui o mesmo conhecimento que o fornecedor referente a seu próprio produto ou serviço. Destacando-se a vulnerabilidade do consumidor é importante ressaltar a possibilidade de reaver os contratos firmados judicialmente, a fim de constatar eventual nulidade de cláusula contratual. Desta forma, aquelas cláusulas que são extremamente prejudiciais ao consumidor poderão ser retiradas do contrato firmado entre as partes, a fim de se manter a boa-fé e o equilíbrio contratual.

Dentro do contrato de adesão temos cláusulas que beneficiam apenas o fornecedor, o que é totalmente vedado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que objetiva restringir a inclusão de cláusulas excessivamente onerosas. O CDC apresenta um rol de hipóteses que demonstram as ocorrências de cláusulas abusivas, como por exemplo: isentar o fornecedor por vícios no produto ou serviço; subtrair ao consumidor opção de reembolso de quantia já paga; autorizar o fornecedor em cancelar ou modificar o contrato de maneira unilateral; cláusulas que estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor, entre outras possibilidades.

A R T I U M

O consumidor muitas vezes se submete a aceitar determinadas regras impostas pelo fornecedor, por conta da limitação em que também lhe é imposta, ficando em extrema desvantagem em relação ao conhecimento técnico, jurídico, fático e informacional do fornecedor. Desta forma, a finalidade do Código de Defesa do Consumidor é exatamente estabelecer o equilíbrio contratual, levan-

Marcos Bernardini Advogado e Professor Universitário.

68


LANÇAMENTOS RM EDITORES

A R T I U M 69


RM EDI A R T I U M

Diagramação Criação de capa Ilustração Inscrição da obra no ISBN Impressão e acabamento artesanal ou industrial Livos e revistas Projeto gráfico Revisão e atualização ortográfica Tratamento de imagens

RM 70

Rua Leonidas Xavier de Freitas, 183 casa 02, Pila


ITORES

M EDITORES EDITORA E GRĂ FICA

arzinho, Curitiba, PR 82.115-040 41. 3408-82-87 celular71 41. 9265-29-32 rmeditores@gmail.com

A R T I U M


F A S H I O N

N E W S

A

Alex resolveu lan de Miami B quitetura, v seguidores

Alex o blog tem nal de infor Gilberto Ba programa T

A R T I U M 72


FASHION NEWS

Alexia Nascimento

F A S H I O N N E W S

Jornalista e Blogueira

xia Nascimento é jornalista e blogueira, brasileira casada, reside em Miami desde 2013. No mesmo ano nçar na web seu canal virtual “Celebrity Fashion Blog”. Por viver em meio o glamour e a modernidade Beach, Alexia que sempre foi antenada em comunicação, se interessa por diversos assuntos como arviagens, moda, beleza e saúde. Em 2013 começou a compartilhar suas ideias, opiniões e gostos com seus no Blog.

xia conta que recebe vários comentários pelo canal com elogios sobre suas dicas e recomendações. Hoje milhares de pagewiews e 25 mil seguidores no Facebook, tornando-se ponto de referência como carmações e dicas para brasileiros em Miami. Em 2015 Alexia firmou uma parceria com o apresentador arros, atuando como correspondente internacional da TV Leão. E atualmente, ela tem parceria com o TV Fama, da RedeTV!, em que atua como correspondente de celebridades em Miami. Conheça o trabalho de Alexia Nascimento, acesse: www.alexianascimento.com

73

A R T I U M


F A S H I O N

A tendência de moda dessa estação aqui em Miami é co calor, sofisticação e funcionalidade. Os acessórios chegam c um certo exagero em pedrarias. Mais a criatividade dos des Gucci Plataforma anabela em listras

Sapatos Gucci Mule com perolas

N E W S GUCCI Sneaker cano baixo em couro com tachas e brilho GUCCI Sneaker cano baixo em couro com tachas e pérolas

Dolce & Gabbana, bolsa leopard pink

Kruzin, sneaker Crazy Horse Gold

A R T I U M 74


olorida, metalizada, com muito brilho. Miami nos remete a com pĂŠrolas, tachas, plataformas, roupas bem floridas, e atĂŠ signers tornam cada detalhe Ăşnico. Fendi: mochila em couro com studs

F A S H I O N N E W S

Bolsa Fendi

A R T I U M 75


F A S H I O N

Dolce & Gabbana, nova coleção bem colorida com muito bordado, pedrarias, flores. Divina.

N E W S

Fendi, oculos purple metal

A R T I U M

Dior, oculos So Real

76


PSICOLOGIA A busca pela harmonia está em todas as áreas da nossa vida. Nas artes busca-se a harmonia nas cores, nos tamanhos, nos movimentos, enfim, tudo tem que estar bonito, ser belo, algo que encante aos olhos e o coração!

dadeiro ao coração! Um grande artista se diferencia por sua capacidade de se comunicar de maneira magistral através de sua arte! Sua arte seja ela de qual área for, encanta, preenche, inspira o expectador, extasia, enleva o espírito, o que nos produz emoções únicas! Esse é o poder da harmonia, tudo é possível! Entramos em um território mágico, fértil, onde tudo pode acontecer!

O ambiente natural nos ensina muito sobre harmonia, basta observarmos as cores e texturas da natureza, perfumes, sons, é um espetáculo completo e único! Em nosso carnaval, quando se avalia as Escolas de Samba, um dos quesitos mais importantes é a harmonia, que é a junção do ritmo e canto, ou seja, tudo deve estar em sintonia e em sincronia, como um só organismo, os membros da escola devem “respirar” juntos, no canto e no movimento!

P S I C O L O G I A

Como artistas da vida, como podemos viver em harmonia? Tocando o invisível e ouvindo o divino! Silenciando e ouvindo o som do seu corpo, do seu coração. Isso é estar em harmonia, é o que vai nos permitir acessar o sopro divino, a inspiração, e vivermos com a fonte inesgotável da criação, da criatividade.

Foto: Salete Kuyava.

Nosso mundo é uma profusão de imagens e estímulos, somos bombardeados e seduzidos diariamente com informações visuais e claro, tudo que é demais resulta em efeitos colaterais! Perdemos o essencial o que reflete diretamente na condução de nossa vida, perdemos nosso referencial interno! No sentido filosófico ou psicológico, quando falamos de harmonia é quando sentimos paz, uma sensação boa de que tudo flui leve. Até mesmo costumamos fazer uma analogia com a arte da interpretação, dizendo que o cenário está perfeito e agradável! A harmonia se traduz no equilíbrio de tudo, nas sensações, emoções, no comportamento em relação aos outros e em relação ao ambiente, é quase mágico! Difícil explicar, afinal como dizia o Pequeno Príncipe “o essencial é invisível aos olhos”! Invisível aos olhos, mas real e ver-

Cybele de Carvalho é Psicóloga e especialista em psicologia clínica. Amante das artes, trabalha como modelo e atriz. Acredita que toda e qualquer forma de expressão artística leva ao auto conhecimento. É apresentadora do programa BLEND, ministra palestras e cursos sobre a arte do viver. Al. Dom Pedro II, 456 - sala 4 - Batel - Curitiba Pr Contato (41) 99905-5559 e-mail : decarvalhocybele@gmail.com

77

A R T I U M


U N I V E R S O I N F A N T I L

Família, permitindo que aprenda e desenvolva ao lado das cadeira de refeições que cresce com a criança. A cadeira Tripp Trapp da empresa Stokke ganhou prêmios de melhor cadeira dos últimos tempos.

A R T I U M 78


U N I V E R S O I N F A N T I L

A R T I U M 79


U N I V E R S O I N F A N T I L

primeiro produto para crianças foi lançado em 1972 - a icônica cadeira Tripp Trapp projetada tambem por Peter Opsvik. A empresa é hoje liderada pelo CEO, Tomas Settevik - e fornece a distribuição mundial de mobiliário infantil de luxo e produtos além da cadeira de refeicões, carrinho de bebê, canguru e outros têxteis para o dia a dia com as nossas crianças.

É uma cadeirinha de refeições bem engenhosa que revolucionou a categoria de cadeira infantil em 1972, quando foi lançado pela primeira vez. Caracterizado pela simplicidade, minimalismo e funcionalidade, ela é projetada para caber até à sua mesa de jantar, trazendo seu bebê para o coração de seus familiares. O design inteligente permite a liberdade de movimentos com assentos ajustáveis em altura e profundidade. E, quando ajustado corretamente, seu filho é assegurado numa posição de assento confortável e ergonômico em qualquer idade. A Stokke foi fundada em Ålesund, na costa oeste da Noruega, em 1932, porém o

Colaboradora Priscila Goldenberg – Personal Shopper nos EUA. Personal Shopper nos EUA e Paris www.pgoldenberg.com

A R T I U M 80


Executivas

Genius - 4100

Genius - 4300

Capitonate

Prime - 6500

Tramare - 1724

(41) 3408-82-87 - 9282-66-82 81

A R T I U M


Flexi

Flexi - 1711

Flexi - 1713

Capitonate

A R T I U M

Flexi - 1723

Flexi - 1722

(41) 3408-82-87 - 9282-66-82 82


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.