1 minute read

Equilíbrio de dentro para fora

O bairro dos Jardins está próximo ao epicentro paulistano dos negócios, na região da Avenida Paulista. Ao mesmo tempo, apresenta belos espaços residenciais. Para a arquiteta Fernanda Marques, responsável pelo projeto de interiores do Facces Jardins by Helbor, o empreendimento considera essa junção e valoriza o entorno.

“A região é bastante privilegiada. Não só pelos serviços oferecidos, mas do ponto de vista de sua paisagem. Procurei favorecer, ao máximo, a visualização desse entorno rico e vibrante”, explica a profissional.

Advertisement

Segundo a especialista, erguer construções em equilíbrio com o lugar onde estão localizadas é uma tendência mundial. “Precisamos inserir o espaço construído com leveza, sem a necessidade de se impor ao ambiente”, afirma.

Em um terreno de 1.559 m², os apartamentos do empreendimento têm 263 m² privativos, com quatro suítes. Há ainda a cobertura, com 520 m² privativos, e a unidade Garden, com 585 m² privativos. Entre os amplos ambientes comuns de lazer, há piscina coberta e aquecida, espaço fitness, sauna, lounge, salão de festa com espaço gourmet, brinquedoteca e playground.

A característica multidisciplinar que permeia a experiência profissional de Fernanda está presente no projeto do Facces. “Meu foco é sempre o conjunto, a integração entre todos os aspectos envolvidos em um projeto de interiores, como a luz, a transparência, os acabamentos, o diálogo entre os volumes. Mas penso, igualmente, na total atenção ao mobiliário e à arte nele inseridos”, explica.

Praticidade e eficiência são outros fatores priorizados por Fernanda em seu projeto para os ambientes do Facces Jardins: “Como em todos os meus trabalhos, estou em constante busca pela forma mais simples e clara de conceber as soluções. Eliminar qualquer excesso e explorar ao máximo os materiais e componentes são dois aspectos sempre presentes”, comenta.

Dos dois famosos bancos que levam a assinatura da arquiteta, Geomorph e Infinito, um pode ser visto no projeto do Facces. “O banco Infinito, em sua versão madeira, compõe o desenho do hall de entrada, contrapondo sua organicidade a um ambiente com pé-direito bastante pronunciado e linhas bem definidas”, finaliza Fernanda.

Fernanda Marques é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Reconhecida com diversos prêmios internacionais, assina projetos de arquitetura, interiores e design de produto no Brasil e em cidades como Lisboa, Nova York, Londres e Lisboa.

No empreendimento Helbor Wide

São Paulo, Carlos Rossi trouxe paredes (e até teto) verdes para áreas comuns, como o lobby (ao lado) e o rooftop (ao lado). No canto direito, o projeto para a Casa Cor pelo qual o arquiteto foi premiado