1 minute read

A história do petit gâteau

Ingredientes

• 5 ovos inteiros

Advertisement

• 5 gemas

• 170 g de açúcar

• 100 g de farinha de trigo

• 250 g de chocolate meio amargo

• 250 g de manteiga sem sal

Modo De Preparo

1. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.

2. Em uma batedeira, bata as gemas, os ovos inteiros, o açúcar e depois junte a farinha peneirada.

3. Usando apenas manteiga sem sal, unte quatro pequenas formas redondas antiaderentes de 6 cm de diâmetro (o tamanho da forma é fundamental para que o petit gâteau esteja assado por fora e, por dentro, esteja fluido). Reserve em uma assadeira em lugar fresco.

Cheguei ao Brasil em outubro de 1994. Além do foie gras, eu trouxe para cá o petit gâteau, que, na verdade, tem outro nome na França: moelleux au chocolat. Logo apresentei a ideia da sobremesa ao sr. Vincenzo Ondei, que foi quem me trouxe para trabalhar no Brasil. Ele experimentou e disse que era maravilhosa, que iria revolucionar o país, mas que era muito pequena. Sugeriu então que eu a fizesse maior, porque o brasileiro tem o hábito de dividir a sobremesa. Mas minha ideia era que fosse uma coisa pequena mesmo, que despertasse o desejo de comer mais. Daí veio o nome inicial petit gâteau, que quer dizer “pequeno bolo”. Hoje é o termo em francês mais falado no Brasil e eu acho isso muito bonito, tenho muito orgulho dessa história. A minha receita, portanto, é a mais original, a verdadeira. Muita gente depois tentou imitar com outros sabores, e aí já não é mais o petit gâteau. O verdadeiro petit gâteau é só de chocolate, com pouco açúcar e farinha. E é isso aí! Bon appétit!

4. Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas até obter uma massa homogênea.

5. Coloque a massa nas formas e asse em forno preaquecido a 180 graus por 7 minutos. Assim que estiver com a superfície assada, coloque o forno no máximo.

6. Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva com uma bola de sorvete de creme.

Obs: se a massa estiver na geladeira, tirar 40 minutos antes para que esteja na temperatura adequada para ir ao forno. Nunca deixe a massa já na forminha na geladeira. Dificulta na hora de desenformar.

Perspectiva artística da fachada do Helbor Jardins por Artefacto