Revista Escolar do AEGSP - nº 19

Page 17

Viajar… cá de dentro, lá para fora

PÁGINA

17

É do conhecimento geral que estamos em crise; não só Portugal, mas toda a Europa. Temos um governo que, apesar de todas as medidas (sacrifícios do cidadão comum), não consegue pôr as coisas a andar para a frente. Segundo a opinião de alguns, devemos ser mais aventureiros e alargar os nossos horizontes. O futuro está fora do nosso país, dizem. Depois de muitos anos a estudar e a gastar dinheiro, finalmente chega o dia em que tens o “canudo”. Já és formado. Mas será que isso significa alguma coisa? Não. Continuas sem trabalho e sem certezas. Dizem eles que há professores, enfermeiros e médicos a mais. Que não devemos ser comodistas. Por isso, vamos lá sair do nosso país e procurar oportunidades em lugares onde não conhecemos ninguém, não sabendo o que aí nos espera! Vamos viajar! Não de férias, mas para procurar trabalho, muitas vezes precário e sem as mínimas condições. Os nossos governantes pensam em tudo! Eles não nos querem “ver pelas costas”, não. Quando nos dizem “viagem”, é porque se o trabalho não resultar pelo menos… conhecemos outro país! Pode é surgir outro problema, dinheiro para a viagem de regresso, mas isso é outro assunto. Eu não sou contra o facto de procurarmos oportunidades fora do nosso país, até porque somos “O Povo dos Descobrimentos”. A aventura e o desconhecido não nos assustam. Acredito é que cada um tem o direito de escolher e não devem ser os nossos governantes a fazê-lo por nós. Gostava de, um dia, poder aplicar os conhecimentos que adquiri ao serviço do meu país e contribuir para o seu desenvolvimento, mas desta forma não parece fácil.

FOTO

Rafael Fernandes, 8ºC

Página de um Diário... Domingo, 23 de novembro de 2014 Amigo Diário! Mais um dia passou! Como é habitual, vou contar-te os avanços e recuos em relação àquele assunto que tu sabes. Afinal, só tu sabes, porque é um segredo só nosso. Hoje, o dia começou sem surpresas. Levantei-me tarde, fiz os trabalhos de casa e almocei. De tarde, fui com a minha mãe às compras, e que bela surpresa tive! Adivinha quem estava lá?! Quando ia no corredor, em direção aos congelados, lá estava ela, linda como sempre! Tenho vontade de lhe falar, mas perco a coragem e não consigo. Ia tão distraído, que tropecei e quase caí, mas ao menos ela olhou para mim e riu-se!!! Acho que não lhe sou indiferente! Quando a vejo na escola, dáme a impressão que também quer falar comigo. Quem sabe ela é como eu e não tem coragem. Amanhã é outro dia. Vou encher-me de coragem e vou falar com ela. Sim, de amanhã não passa! Agora, vou dormir porque estou muito cansado e amanhã vai ser um dia muito especial, espero eu…! Obrigado por ouvires os meus desabafos. Até amanhã, amigo! Rafael Fernandes, 8ºC


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.